Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Um mestrado é um bom investimento?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Por acaso fiquei surpreendido ao ver muita gente de 30 e muitos,40,50 e até mais de 60, num caso, a tirar cursos superiores. Assim de repente lembro-me de mais de uma dezena.

    Por outro lado, uma das Psicólogas mais reputadas e com grande contributo na área académica licenciou-se aos 50 anos.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
      330i, inspirado pelo teu bem pensado e oportuno avatar, escolho para meu, o saudoso Spitfire.

      já tinha reparado.

      OT. Tive um Fiat 124 Spider até há dois anos atrás.

      Comentário


        #33
        Baseado no meu caso pessoal há vários aspetos a ponderar:

        O custo (que foi elevado);
        O benefício (que em termos monetários não foi significativo ou quase inexistente);
        O tempo/esforço investido (muito até porque queria terminar com boa nota);
        A motivação (que sofreu algumas oscilações ao longo do mesmo);
        A realização pessoal (talvez a melhor componente no meio disto tudo).

        Resumindo, passados que são 10 anos e já posso avaliar com algum distanciamento: não me arrependo nada!

        Btw, área da gestão da informação, 3 semestres de aulas e mais 3 para a tese!

        Comentário


          #34
          Tenho andado a pensar nisso mas o meu contexto é um pouco diferente.

          Licenciatura concluída em 2014, comecei no mesmo ano um mestrado mas interrompi para fazer um estágio profissional. Tenho 4 cadeiras feitas, faltam mais 4 e tese/projecto/estágio.

          Termino o estágio profissional em Janeiro do prox. ano e não sei se termino logo o mestrado ou não...

          Comentário


            #35
            Tenho uma licenciatura em Engenharia pré-Bolonha e estou neste momento a tirar o mestrado na área da Gestão.
            Sendo cedo para dar o feedback do retorno (até por que só estou no primeiro ano), tenho para já alguns pontos positivos a realçar:

            - a minha rede de contactos está a aumentar pois estou numa faculdade com pessoas muito perto dos centros de decisão.
            - no "meu tempo" não havia tanta interacção entre a Universidade e o exterior. Numa das disciplinas estou a participar num programa que envolve empreendedorismo com o apoio da embaixada dos EUA.

            Julgo que lá para Julho terei uma opinião mais abrangente mas para já parece-me ter sido uma boa aposta!

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
              Sei perfeitamente disso. Só não entendi tirarem-se mestrados em areas que não têm nada a ver com a lic.
              Tem bastantes vantagens, desde que se saiba conjugar as áreas.

              E até mesmo misturar licenciaturas tão diversas como ciências Económicas e Financeiras com Direito pode fazer todo o sentido, não é fácil mas pode trazer uma enorme vantagem a quem o consiga.

              Vem-me à memória o exemplo do mui ilustre Rogério Fernandes Ferreira.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Nero1 Ver Post

                As questões são: no mercado de trabalho actual é um mestrado realmente valorizado? E quem o fez, notou que em questões de conhecimento complementa uma licenciatura, ou sentiram que foi dinheiro deitado ao lixo?

                Também convém dizer que não sou uma pessoa muito teórica, será melhor apostar numa pós-graduação?

                O que eu acho é que fazer o mestrado só te pode beneficiar no longo prazo.
                No curto prazo pode não ter qualquer efeito significativo.

                Com a vulgarização dos mestrados de bolonha, o valor acrescido dos Mestrados passou ser mais baixo.

                Tenho actualmente 2 colaboradores num trabalho: 1 com mestrado ou outro com licenciatura. O da licenciatura ganha mais 300€ mês. Porquê? Porque soube negociar melhor no início.

                Portanto isso só comprava que o que interessa mais não são os cursos mas a forma como as pessoas se sabem vender.

                Logo, esperar por aumentos de salário só pq tem mestrado é uma ideia errada.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                  Tenho andado a pensar nisso mas o meu contexto é um pouco diferente.

                  Licenciatura concluída em 2014, comecei no mesmo ano um mestrado mas interrompi para fazer um estágio profissional. Tenho 4 cadeiras feitas, faltam mais 4 e tese/projecto/estágio.

                  Termino o estágio profissional em Janeiro do prox. ano e não sei se termino logo o mestrado ou não...
                  Foi +/- o meu contexto, comecei a trabalhar depois de acabar a licenciatura mas até acabar a licenciatura fiz parte do mestrado (faltava 2 cadeiras e a tese).

                  vê o que falta, no sentido de consegues acabar essas 4 cadeiras sem estar lá sempre? ( p.e. tens colegas para te dar material ou os profs disponibilizam os acetados online etc). A tese talvez se teres uma ideia ou propostas podes começar ja a trabalhar nisso sem estar inscrito e depois é só inscrever e entregar.

                  Acredita que no final receber o certificado de mestre compensa o esforço, e deixar coisas por acabar vai ficar atravessado principalmente quando teres que por a cruz em Bsc e não em Msc ou teres que perder 30 segundos a explicar porque tens um mestrado incompleto.

                  Comentário


                    #39
                    Este dava jeito a muita gente...

                    Comentário


                      #40
                      Vou ser o unico a dizer que em termos de investimento financeiro, não vale a pena.
                      Em termos de investimento pessoal, sim em principio valerá a pena.

                      Eu tenho 2 mestrados (um na área da licenciatura e outro noutra área). Posso dizer que na minha área de trabalho, o que importa é apenas a experiência profissional, nada mais. A licenciatura é fundamental, mas ter mestrado ou não, não ganhas mais um centimo por isso.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                        Tenho uma licenciatura em Engenharia pré-Bolonha e estou neste momento a tirar o mestrado na área da Gestão.
                        Sendo cedo para dar o feedback do retorno (até por que só estou no primeiro ano), tenho para já alguns pontos positivos a realçar:

                        - a minha rede de contactos está a aumentar pois estou numa faculdade com pessoas muito perto dos centros de decisão.
                        - no "meu tempo" não havia tanta interacção entre a Universidade e o exterior. Numa das disciplinas estou a participar num programa que envolve empreendedorismo com o apoio da embaixada dos EUA.

                        Julgo que lá para Julho terei uma opinião mais abrangente mas para já parece-me ter sido uma boa aposta!

                        Como temos em comum a pré-bolonha posso saber onde estás a fazer o mestrado em Gestão? Se quiseres podes responder por PM

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por 330i Ver Post

                          Na altura já tinha criado a minha empresa, e colocar esses modelos e essa aprendizagem na minha empresa foi uma experiência incrível como gestor, e como aprendente, partilhá-los com outras pessoas ainda mais (passei também a fazer consultoria). Vê-los aplicados e acompanhar o seu desempenho é muito gratificante.

                          Portanto, sim ás pós-graduações ou mestrados, mas depois de pelo menos uns dois anos no mercado de trabalho.

                          Engraçado que qd comecei a tirar a licenciatura já me encontrava a trabalhar e é muito interessante esse exercício de aliar os conhecimentos técnicos que se vai adquirindo na faculdade com as situações práticas que ocorrem no terreno.

                          Estive pra montar um negócio, mas ao realizar o business plan conclui que iria demorar muito tempo a ser viável e com toda a instabilidade económica no país ficou esse sonho para 2o plano... Pensei em prosseguir os estudos, talvez porque, me orientasse na construção de uma ideia melhor, actualizar conhecimentos (acabei a licenciatura em 2011) e se calhar fazer uns contactos interessantes... Fugindo claro de indivíduos como J. Sócrates e afins..

                          Obrigado pelo testemunho!

                          Comentário


                            #43
                            Interessante. Há uns anos coloquei esta mesma questão num outro forum e não tive nem uma única resposta positiva :P

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por cobola Ver Post
                              O que entendes por "investimento"?

                              Se é para ganhares mais dinheiro, só a empresa te poderá responder.
                              Mas há carreiras em que isso, efetivamente, é uma condição para se subir de escalão, por exemplo.

                              Se é um investimento na formação, isso depende da entidade formadora, do plano de estudos e dos formadores. Como em tudo, há boas e más ofertas educativas.
                              Mas uma boa estratégia consiste em fazer licenciatura numa área, e depois o 2º Ciclo noutra que a complemente. Esta é uma das vantagens de Bolonha com a divisão das antigas licenciaturas em 2 ciclos: uma vez terminado o 1º Ciclo, é permitido mobilidade na escolha e focar melhor a área de especialização.

                              Simplesmente, vale a pena? Depende... há empresas que ligam muito, outras que não. E há áreas em que, manifestamente, os 3 anos de uma licenciatura são poucos, pelo que convém acrescentar mais formação. Por isso, muitas engenharias optaram pelo modelo de licenciaturas a 5 anos com mestrado integrado.
                              Tirei uma licenciatura numa entidade pública, um politécnico de razoável credibilidade, o erro que talvez tenha cometido foi tirar a licenciatura numa área específica, um mestrado em gestão talvez abrisse mais algumas portas. Basicamente fazer o contrário do que disseste e talvez consertar o erro..
                              Não desgostei da licenciatura mas agora sinto que se calhar não é suficiente, talvez devesse aprender mais...
                              "Investimento" defino como retorno de conhecimentos e não tirar só para enfeitar CV, como já aqui disseram. Sei que como retorno salarial vai ser difícil, porque as empresas em Portugal pagam mal neste momento...
                              E claro, a tirar mestrado seria numa faculdade credível..

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                Tem bastantes vantagens, desde que se saiba conjugar as áreas.

                                E até mesmo misturar licenciaturas tão diversas como ciências Económicas e Financeiras com Direito pode fazer todo o sentido, não é fácil mas pode trazer uma enorme vantagem a quem o consiga.

                                Vem-me à memória o exemplo do mui ilustre Rogério Fernandes Ferreira.
                                Não sabia. Pensava que só dava na mesma área. Assim um dia tiro outro ;P

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                  Vou ser o unico a dizer que em termos de investimento financeiro, não vale a pena.
                                  Em termos de investimento pessoal, sim em principio valerá a pena.

                                  Eu tenho 2 mestrados (um na área da licenciatura e outro noutra área). Posso dizer que na minha área de trabalho, o que importa é apenas a experiência profissional, nada mais. A licenciatura é fundamental, mas ter mestrado ou não, não ganhas mais um centimo por isso.
                                  se for numa publica tb nao é assim mto $

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                    Vou ser o unico a dizer que em termos de investimento financeiro, não vale a pena.
                                    Em termos de investimento pessoal, sim em principio valerá a pena.

                                    Eu tenho 2 mestrados (um na área da licenciatura e outro noutra área). Posso dizer que na minha área de trabalho, o que importa é apenas a experiência profissional, nada mais. A licenciatura é fundamental, mas ter mestrado ou não, não ganhas mais um centimo por isso.
                                    É assim em todo o lado e tem toda a lógica. A Google quando contrata colaboradores olha para o CV, talvez a parte de ter curso superior possa ser importante (mas nem isso tenho a certeza), mas depois o candidato tem de saber da poda. Estão todos em pé de igualdade quando vão a uma entrevista.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post

                                      Tenho actualmente 2 colaboradores num trabalho: 1 com mestrado ou outro com licenciatura. O da licenciatura ganha mais 300€ mês. Porquê? Porque soube negociar melhor no início.

                                      Portanto isso só comprava que o que interessa mais não são os cursos mas a forma como as pessoas se sabem vender.

                                      Logo, esperar por aumentos de salário só pq tem mestrado é uma ideia errada.

                                      Sem dúvida... Além de que habilitações literárias não revela de forma concreta a qualidade de trabalho de um colaborador...

                                      Já lidei com "mestres" que eram muito bons a lidar com folhas de cálculos, mas em soft skills, poder de negociação e resolução de conflitos era para esquecer.. A minha prioridade como disse anteriormente é aprofundar competências.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Muita gente não equaciona, mas não é assim tão difícil candidatar a uma faculdade Alemão ou Sueca, ou até mesmo inglesa, e fazer o mestrado lá. Em inglês e custos relativamente baixos ou iguais a fazer em Portugal (fora da area de residência).


                                        É uma das coisas que me arrependo do meu percurso estudantil, devia ter feito as coisas de maneira diferença e o mestrado devia ter sido feito numa univ. inglesa ou alemã.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Nero1 Ver Post
                                          Sem dúvida... Além de que habilitações literárias não revela de forma concreta a qualidade de trabalho de um colaborador...

                                          Já lidei com "mestres" que eram muito bons a lidar com folhas de cálculos, mas em soft skills, poder de negociação e resolução de conflitos era para esquecer.. A minha prioridade como disse anteriormente é aprofundar competências.
                                          Nalgumas áreas as soft skills são tão ou mais importantes que as hard skills, porque liderança, exemplaridade, mobilização, formação de equipas, só para citar estas, assenta fundamentalmente nas primeiras.

                                          Quase sempre são estas que guiam um profissional até ao topo.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                            Muita gente não equaciona, mas não é assim tão difícil candidatar a uma faculdade Alemão ou Sueca, ou até mesmo inglesa, e fazer o mestrado lá. Em inglês e custos relativamente baixos ou iguais a fazer em Portugal (fora da area de residência).


                                            É uma das coisas que me arrependo do meu percurso estudantil, devia ter feito as coisas de maneira diferença e o mestrado devia ter sido feito numa univ. inglesa ou alemã.
                                            Qt se paga numa Inglesa?
                                            Tipo 20k? Não deve ser como aqui 1.5k.
                                            Nem sei...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                              Qt se paga numa Inglesa?
                                              Tipo 20k? Não deve ser como aqui 1.5k.
                                              Nem sei...
                                              Tipo 4k pounds, mas só dura um ano. Se for um mestrado com saida é facil ter acesso a bolsas e/ou emprestimos para estudantes.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Na London School of Economics um Masters custava cerca de 20 mil GBPs por ano há 10 anos, já com tudo incluído, campus também. Mas depois eles têm uns programas de acesso a bolsas pelo que se consegue cortar aí uns 40 pct. É caro e muito daquilo serve essencialemte para pagar a "marca". Mas é um excelente cartão de visita e abre portas em todo o lado.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                  Tipo 4k pounds, mas só dura um ano. Se for um mestrado com saida é facil ter acesso a bolsas e/ou emprestimos para estudantes.
                                                  Desculpa a pergunta mas onde viste isso? Só tenho encontrado acima de £10k

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Nero1 Ver Post
                                                    Desculpa a pergunta mas onde viste isso? Só tenho encontrado acima de £10k
                                                    Vi algo de direito por 10k ou mais...
                                                    Nem sei.
                                                    Mas tb por agora não importa. Um dia informo melhor...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Nero1 Ver Post
                                                      Desculpa a pergunta mas onde viste isso? Só tenho encontrado acima de £10k

                                                      Fui rever as fontes, os 4k era na univ. de Sheffield mas realmente já era um valor subsidiado pela bolsa.

                                                      Alemanha ou Suecia continuam a ser mais baratas.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                        Fui rever as fontes, os 4k era na univ. de Sheffield mas realmente já era um valor subsidiado pela bolsa.

                                                        Alemanha ou Suecia continuam a ser mais baratas.
                                                        Vi por alto e era aos 10k para cima...
                                                        :P

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X