Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escola pública vs privada paga pelos contribuintes

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
    Vou dizer isto calmamente.
    Não podes discutir mais filtros de casos específicos porque ninguém conhece quais são os casos específicos que vão perder alunos.
    Podes discutir no geral, os princípios que orientam estas decisões, os objectivos, para além disso só quando conhecermos os casos específicos que ainda não conhecemos é que podemos falar sobre eles.
    Certo, é por isso mesmo que o exemplo serve só para fazer um exercício teórico das variáveis em causa e das implicações que possam ter. Nesse exemplo a escola pública até pode ter capacidade de absorção total, noutros casos nem por isso. A questão aqui é mesmo discutir cenários e os caminhos onde levam cada um.

    Sabes que nem mesmo o Estado compra sempre o mais barato, há outros critérios de adjudicação que também são decisivos. E olhar de forma "numérica" para este assunto parece-me completamente ridículo, quando o Estado não o faz (nem deve fazer) noutras áreas de actividade.

    Comentário


      Esta matéria está a ser instrumentalizada pelos lobies criados em redor de negócios com verbas públicas a ser atribuidads a privados, muitas das vezes sem qualquer justificação. E é destes casos que se fala e são estes que dão a maior polémica porque são estes os que se queixam.

      Temos agora semanalmente às quartas-feiras a utilização de crianças para manifestações, coisa nunca antes vista, mas que convinha contabilizar no universo estudantil... teriamos manifestações de 0,0000001 % de alunos.

      Para quem ainda não percebeu, ou já percebeu mas continua a tentar ludibriar os outros, respondam a este pequeno questionário:

      1. Quantos colégios privados existem
      2. Quantos colégios privados têm contrato de associação
      3. A medida anunciada abrange quantos
      4. Dos que abrange qual o alcance imediato da medida, isto é, qual a redução efetiva já


      Segundo li por aí, existem mais de 2000 colégios privados.
      Com contrato de associação menos de 80
      A medida prevê abranger aqueles em que exista nas proximidades oferta publica disponivel, portanto será apenas para parte dos 80
      A medida no imediato prevê a manutenção das turmas existentes apenas impedindo a criação de novas pelo que não existe redução, apenas limitação de aumento

      Quem passa os dias aqui no forum a queixar-se das despesas do estado devia sofrer menos de umbiguismo, toda a despesa do estado é má menos aquela que me pode beneficiar

      Comentário


        Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
        Já te disse porque continuas a perguntar, há IPSS'«s nas mais diversas áreas que deixaram de ser financiadas pelo estado e tiveram de fechar.
        E desde quando as IPSS são públicas? Têm é o grave problema de ter apenas um único cliente, e o negócio estar dependente dele.

        Comentário


          Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
          Parece que os colégios também simplesmente vêm o seu contrato terminar.
          Mas não te preocupes que se os colégios despedirem, ainda assim o estado pagará... subsídios de desemprego.
          Acaba o contrato e vão para o desemprego... ou não porque grande parte deles, professores até entram directamente para o Estado devido aos anos de serviço e depois lá teremos mais umas centenas a ganhar sentados em casa.
          Os que forem despedidos, lá o estado terá que pagar, é o normal. A diferença é que teremos mais gente a ganhar directamente do estado, não sei se isso é bom ou mau...

          Mas diga-se que nesta discussão nunca referi os despedimentos ou o direito de escolha como argumento para fechar ou não estas escolas, porque não é isso que está em causa em minha opinião. Mais ainda porque defendo que no fim não vai haver poupança nenhuma, o que vai acontecer é que serão contratadas outras pessoas e no fim o deve e haver será insignificante.

          Debato qualidade, custos e os alunos que acho é o que tem que ser discutido.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
            E desde quando as IPSS são públicas? Têm é o grave problema de ter apenas um único cliente, e o negócio estar dependente dele.
            Lá está, devias saber do que discutes. (não te vou explicar porque é que estás completamente errado)

            Comentário


              Originalmente Colocado por Sardinha19 Ver Post
              Esta matéria está a ser instrumentalizada pelos lobies criados em redor de negócios com verbas públicas a ser atribuidads a privados, muitas das vezes sem qualquer justificação. E é destes casos que se fala e são estes que dão a maior polémica porque são estes os que se queixam.

              Temos agora semanalmente às quartas-feiras a utilização de crianças para manifestações, coisa nunca antes vista, mas que convinha contabilizar no universo estudantil... teriamos manifestações de 0,0000001 % de alunos.

              Para quem ainda não percebeu, ou já percebeu mas continua a tentar ludibriar os outros, respondam a este pequeno questionário:

              1. Quantos colégios privados existem
              2. Quantos colégios privados têm contrato de associação
              3. A medida anunciada abrange quantos
              4. Dos que abrange qual o alcance imediato da medida, isto é, qual a redução efetiva já


              Segundo li por aí, existem mais de 2000 colégios privados.
              Com contrato de associação menos de 80
              A medida prevê abranger aqueles em que exista nas proximidades oferta publica disponivel, portanto será apenas para parte dos 80
              A medida no imediato prevê a manutenção das turmas existentes apenas impedindo a criação de novas pelo que não existe redução, apenas limitação de aumento

              Quem passa os dias aqui no forum a queixar-se das despesas do estado devia sofrer menos de umbiguismo, toda a despesa do estado é má menos aquela que me pode beneficiar
              Isso já foi mais que enunciado por cá, mas não faz ECO. As escolas privadas têm de continuar porque não se sabe bem porquê, mas têm de continuar.
              As vezes parece que é só porque se o governo quer fazer isso então vou ser contra.
              Editado pela última vez por hiace1; 19 May 2016, 15:07.

              Comentário


                Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                Lá está, devias saber do que discutes. (não te vou explicar porque é que estás completamente errado)
                São instituições constituídas por iniciativa de particulares, sem finalidade lucrativa, com o propósito de dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça entre os indivíduos, que não sejam administradas pelo Estado ou por um corpo autárquico, para prosseguir, entre outros, os seguintes objetivos:
                • Apoio a crianças e jovens
                • Apoio à família
                • Proteção dos cidadãos na velhice e invalidez e em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho
                • Promoção e proteção da saúde, nomeadamente através da prestação de cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitação
                • Educação e formação profissional dos cidadãos
                • Resolução dos problemas habitacionais das populações.
                Se a entidade pública nem pode escolher os empregados da IPSS, então ela não me parece que possa ser considerada pública. Quando muito será de serviço público.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                  Se a entidade pública nem pode escolher os empregados da IPSS, então ela não me parece que possa ser considerada pública. Quando muito será de serviço público.
                  Agora pensa lá num colégio privado financiado e vê lá se não é isso que aí está.

                  Comentário


                    Uma coisa tenho de tirar o chapéu, são super organizados como é que tão poucos conseguem fazer tanto alarido!!!

                    Logo por aí vê-se bem o dinheiro que está envolvido!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                      Agora pensa lá num colégio privado financiado e vê lá se não é isso que aí está.
                      Sim, e então?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                        Ótimo, é nesse espírito que o governo deveria actuar e já deveria ter despedido professores de horário 0 há muito tempo.

                        Os colaboradores dos colégios não são mais do que os de uma fábrica de cuecas, certo, mas vou esperar que me apresentes meia dúzia de pessoas que foram assim despedidas pelo Estado, que também sintam na pele o que sente uma empresa quando fecha.

                        Em todo o caso a minha preocupação é mais com os alunos.
                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                        Sim, e então?
                        Tu pediste pessoas que como os colaboradores dos colégios sintam na pele o que é ser despedido pelo estados.
                        Disse-te que há muito disso nas IPSS.

                        Claro que aquilo era bacorada a ver se entalava alguém mas como não te convém a resposta, mais uma vez, já dizes, sim e depois...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                          Tu pediste pessoas que como os colaboradores dos colégios sintam na pele o que é ser despedido pelo estados.
                          Disse-te que há muito disso nas IPSS.

                          Claro que aquilo era bacorada a ver se entalava alguém mas como não te convém a resposta, mais uma vez, já dizes, sim e depois...
                          Mas o problema é que as IPSS não são do Estado. O problema é que as IPSS têm um só cliente que é o Estado.

                          O que quis dizer é que é fácil para Estado deixar de comprar/pagar serviços a entidades privadas, sejam IPSS ou colégios, mas não tem capacidade, dentro de portas, de despedir do seu pessoal.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                            Mas o problema é que as IPSS não são do Estado. O problema é que as IPSS têm um só cliente que é o Estado.

                            O que quis dizer é que é fácil para Estado deixar de comprar/pagar serviços a entidades privadas, sejam IPSS ou colégios, mas não tem capacidade, dentro de portas, de despedir do seu pessoal.
                            Sim, e o que é que isso tem a ver com esta questão dos colégios privados?
                            Que não despede pessoas da FP e que devia já todos sabemos.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              Mas o problema é que as IPSS não são do Estado. O problema é que as IPSS têm um só cliente que é o Estado.

                              O que quis dizer é que é fácil para Estado deixar de comprar/pagar serviços a entidades privadas, sejam IPSS ou colégios, mas não tem capacidade, dentro de portas, de despedir do seu pessoal.
                              Sindicatos!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                Sim, e o que é que isso tem a ver com esta questão dos colégios privados?
                                Que não despede pessoas da FP e que devia já todos sabemos.
                                Tem a ver com os colégios privados como tem a ver com IPSS e outros mais. Se há capacidade de alegadamente reduzir custos afectando terceiros, porque não houve ainda capacidade de reestruturação de recursos internos?

                                Mas isto já é uma crítica que extravasa a questão dos colégios privados.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                  Tem a ver com os colégios privados como tem a ver com IPSS e outros mais. Se há capacidade de alegadamente reduzir custos afectando terceiros, porque não houve ainda capacidade de reestruturação de recursos internos?

                                  Mas isto já é uma crítica que extravasa a questão dos colégios privados.
                                  Não vamos desculpar uma borrada com outra borrada pois não?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                    Não vamos desculpar uma borrada com outra borrada pois não?
                                    É mais o contrário, se é para fazer "borrada", que sejam coerentes e a façam nas várias vertentes/sectores.

                                    Comentário


                                      Esta questão so é complexa porque se mistura ideologia onde nao deveria
                                      porque de resto é muto simples
                                      As escolas privadas com contrato presta um serviço publico com gestao privada e isto nao tem nada que saber

                                      e é ate bastante simples

                                      - quanto custa ao estado um aluno numa e noutra
                                      - qual obtem melhoers resultados
                                      - qual preferem os pais/contribuintes para os seus filhos

                                      respondendo as estas 3 questões a decisão nao tem nada que saber

                                      agoar eu nao aceito quando se diz ha uma esola privada ao lado de uma escola publica as moscas , entao vamos fechar a privada !!! então e não se quer saber porque esta a privada cheia e a outra a meio gás?
                                      Secalhar em muitos casos acabam-se os contratos de associão mas noutros tantos ou ate secalhar na maioria, é preferivel fechar a publica que esta as moscas a alargar o contrato da privada .

                                      è que na realidade o que se deve optar é pela que presta o melhro serviço com o mesmo dinheiro o resto é retorica

                                      Declaração de inetersses, os meus filhso estao nuam escola privada SEM contrato paga inegralmente por mim
                                      - nao gosto de ter de pagar a publica dos outros
                                      - mas também nao os vou sujeitar a uma escola se condições cheia de "xungaria" ( ja sei nao se deev rotular e tal , mas é um facto ) , em que os professores fazem greve todos os meses faltam quando lhes aptecece e passa meses sem aulas.
                                      - aquilo que eu gostava é que aqueles que nao podem pagar como eu posso o estado lhes deveolvesse pare dos impostos paar poderem usufruir de um serviço de qualidade como eu, isso sim era justo
                                      Editado pela última vez por pmct; 19 May 2016, 18:26.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                        [/COLOR][/B][/I][/U]Ê pá, vamos lá ouvir essas soluções melhores e mais económicas e que ainda têm de bónus um melhor ensino?????? eu estou super curioso.
                                        lê aquilo que escrevi lá para atrás, lê e entende o que outros escreveram

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                          Esta questão so é complexa porque se mistura ideologia onde nao deveria
                                          porque de resto é muto simples
                                          As escolas privadas com contrato presta um serviço publico com gestao privada e isto nao tem nada que saber

                                          e é ate bastante simples

                                          - quanto custa ao estado um aluno numa e noutra
                                          - qual obtem melhoers resultados
                                          - qual preferem os pais/contribuintes para os seus filhos

                                          respondendo as estas 3 questões a decisão nao tem nada que saber

                                          agoar eu nao aceito quando se diz ha uma esola privada ao lado de uma escola publica as moscas , entao vamos fechar a privada !!! então e não se quer saber porque esta a privada cheia e a outra a meio gás?
                                          Secalhar em muitos casos acabam-se os contratos de associão mas noutros tantos ou ate secalhar na maioria, é preferivel fechar a publica que esta as moscas a alargar o contrato da privada .

                                          è que na realidade o que se deve optar é pela que presta o melhro serviço com o mesmo dinheiro o resto é retorica

                                          Declaração de inetersses, os meus filhso estao nuam escola privada SEM contrato paga inegralmente por mim
                                          - nao gosto de ter de pagar a publica dos outros
                                          - mas também nao os vou sujeitar a uma escola se condições cheia de "xungaria" ( ja sei nao se deev rotular e tal , mas é um facto ) , em que os professores fazem greve todos os meses faltam quando lhes aptecece e passa meses sem aulas.
                                          - aquilo que eu gostava é que aqueles que nao podem pagar como eu posso o estado lhes deveolvesse pare dos impostos paar poderem usufruir de um serviço de qualidade como eu, isso sim era justo
                                          Isso obrigaria muitas vezes a fechar a sagrada escola publica e a manter a privada

                                          já tinha dito isso, muitas vezes vai fechar a melhor escola, manter a pior e baixar o nivel da educação

                                          sem que se saiba qual das alternativas seria a mais economica

                                          Comentário


                                            Isso seria um sacrilégio. Fechar uma escola pública perto de uma privada.

                                            Comentário


                                              Quem quiser filhos nos privados que pague com o seu dinheiro,e não com o dinheiro de todos os contribuintes.

                                              Comentário


                                                Viva,

                                                Falo como ex-aluno dos Salesianos de Manique, e sinto alguma revolta quando existem directores(as) de escolas públicas circundantes, a pedir o cancelamento dos acordos. No caso da escola Mucana, nem condições têm para albergar 7 turmas de alunos no 5ª ano, as condições são miseráveis e com praticamente os mesmos fundos dos salesianos, é um cancro de escola.

                                                Os Salesianos de Manique têm quase 1400 alunos, e porquê? Não é pela piscina de certeza, mas se calhar pelos valores e educação que os alunos ganham a pagar ou não. Esta escola não é apenas uma escola paga pelo estado, mas uma escola que se distingue de muitas não só na zona como no país, e isso é um facto irrefutável. O ensino público em alcabideche depende dos Salesianos, caso fosse extinta, não haveria vagas/colocações nas escolas circundantes. Gente triste e parasita, lá porque a maioria das escolas não tenham as condições necessárias não quer dizer que estar mal é estar bem, antes pelo contrário! Deveriam pegar neste excelente exemplo e tentar fazer algo melhor.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por serginhoguti Ver Post
                                                  Quem quiser filhos nos privados que pague com o seu dinheiro,e não com o dinheiro de todos os contribuintes.
                                                  Podemos dizer o mesmo de quem espera por uma cirurgia no público? Se tem pressa que pague no privado?

                                                  Isso de quem quiser algo no privado que pague, é para tudo ou só para o que der jeito?

                                                  Eu sou mais do género, quem quer fundações que as pague do próprio bolso. Educação e saúde não me choca nada existir participação privada.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por serginhoguti Ver Post
                                                    Quem quiser filhos nos privados que pague com o seu dinheiro,e não com o dinheiro de todos os contribuintes.
                                                    isso é um chavão que nao passo disso mesmo
                                                    os pais desses miudos tambem pagam impostos que vao para essa escola e nao vao para a outra
                                                    esse argumento vale zero
                                                    porque entao os pais que pagam a escola privado integralmente deviam agar menso impoosto a mesma coisa com a saude e por ai fora certo?

                                                    Comentário


                                                      Podem fechar o topico
                                                      vai tudo para a escola publica ate vão fazer fila

                                                      BE defende inclusão do surf nos currículos escolares - See more at: http://www.rtp.pt/noticias/index.php....8MYOF7qZ.dpuf

                                                      Se me é permitido recomendo tambem o pole dance

                                                      Comentário


                                                        As escolas publicas foram feitas para todos,quem não quer e tem condições de os meter em colégios privados que paguem,mas sem andar a sacar dinheiro aos bolsos dos outros,colegios privados é uma escolha e não uma opção para todos.

                                                        Comentário


                                                          Não estou a ver qual é o problema do surf em relação a outros desportos! Sendo certo que em Viseu ou Castelo Branco é mais difícil...

                                                          Comentário


                                                            Acho muito bem, a ver se o pessoal conhece outros desportos além do futebol.

                                                            Comentário


                                                              Nao faz sentido ensinar surf nas escolas, é uma logística que nao é compatível com os horários escolares.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X