Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escola pública vs privada paga pelos contribuintes

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post

    Em relação a subsidiar o ensino privado em locais em que existe oferta pública, sou contra.
    Parece uma coisa tão óbvia e elementar que só admira como ainda ninguém conseguiu acabar com isso. Os lóbis em torno do ensino privado (igreja incluída) devem ser mesmo muito poderosos.

    Comentário


      #32
      Para mim o ME tem é que garantir a qualidade do ensino, se ele é publico ou privado não interessa, o que interessa é qual é que nos fica mais barato como contribuintes.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
        No geral concordo com o que dizes, que é, se o estado gasta mais dinheiro a financiar as privadas do que as publicas, então isso não deve acontecer.

        No entanto, isso que descreves da escola publica ser boa, não corresponde à verdade em muitos dos casos. Depende muito da escola. Deviam ser todas iguais, e sabemos que não é. E há muitos colegios privados em que os alunos têm melhores notas porque também se ensina com muito mais qualidade, embora depois haja facilitismos em alguns casos mas isso tambem acontece nas universidades privadas.
        Sim, as publicas não são todas iguais, e mesmo nas publicas há diferentes graus de dificuldade, e mesmo nas próprias, de professor para professor.
        Isto é a um factor que a meu ver devia-se tentar minimizar, devia-se colocar as escolas publicas todas com um bom ensino, porque é também para isso que o dinheiro dos impostos devia ser encaminhado.

        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
        estás equivocado. Uma das coisas que é fácil de constatar nas boas privadas (até pelos famigerados "rankings") é a relação equiparada entre as notas internas e as externas. Desculpa-me mas parece-me que estás a confundir boas escolas privadas com externatos da treta.

        Mas também não podemos esquecer que uma escola privada de renome seleciona os seus alunos enquanto um liceu leva com alunos do mais diverso que se possa imaginar.
        Sou contra isso de seleccionar alunos, sou contra as turmas A dos bons alunos e as turmas F dos arruaceiros. Sei que torna o ensino mais difícil mas também prepara os alunos pra vida.

        JBranco, há de tudo, e há privadas que são excepção e publicas também, estou mais virado para os externatos da trena como dizes, é verdade.
        Os bons alunos que vem das boas privadas safam-se tão bem quanto os bons das publicas, refiro-me mais aos dos externatos, mas sou contra qualquer uma privada que seja financiada pelo estado, queres então pagas.

        De salientar que por norma essas boas escolas privadas (colégios) tem mais carga horária e aulas extra que as outras, o que permite ensinar mais e melhor. Algumas que conheço até fazem exames ao sábado de manhã.

        Porque hás de colocar os teus filhos no privado se podes colocar na publica com a mesma qualidade? Tens medo que lhes roubem o lanche, bullying (ha nas duas), más companhias? isso só faz um indivíduo crescer. Mas isto é só o meu ponto de vista.

        Quanto às escolas estarem a cair de podre, as da minha zona (secundárias publicas) tem tido todas grandes intervenções e tem sido reconstruídas. Neste momento poucas são as que não estão completamente novas.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
          Sou 100% contra que qualquer escola privada seja financiada pelo estado.
          Sempre estudei em escola pública, e tinha mais que hipóteses de estudar num privado.
          Não sou contra o privado, de todo, sou é contra que o dinheiro dos contribuintes seja lá investido, quem o quer deve pagar.
          O ensino público é muito bom, a escola pública que eu frenquentei ta no top dos rankings daqui na zona.
          o que acontece é que a facilidade de obter notas no privado é muito maior.
          Tive colegas meus a saírem de pública para extrenato e a passar de 9 a 19 a matemática, e isto é porque ficaram inteligentes subitamente.
          A inflação de notas não acontece em todas as privadas, mas geralmente é mais fácil.

          A educação é a única coisa que nos permite melhorar o nosso futuro a partir do 0. Quanto melhor alunos formos melhor hipóteses teremos de singrar na vida. E neste caso as oportunidades deviam ser iguais para todos, depois quem as quiser aproveitar que aproveite.
          O inverso também acontece, e sei de um caso de uma rapariga que andou na mesma escola secundária que eu e no 12º foi para o privado, e no entanto manteve a mesma média da escola pública.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
            O inverso também acontece, e sei de um caso de uma rapariga que andou na mesma escola secundária que eu e no 12º foi para o privado, e no entanto manteve a mesma média da escola pública.
            Já se fala de privados que são mesmo privados e desses há de tudo, há os que são mesmos bons e vivem disso e há os que vendem notas e vivem disso, não vale a pena andarmos a tapar o sol com a peneira.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
              O inverso também acontece, e sei de um caso de uma rapariga que andou na mesma escola secundária que eu e no 12º foi para o privado, e no entanto manteve a mesma média da escola pública.
              Então não é o inverso, se dizes que ela manteve a média é porque deve ser umas boas privadas que não influencia a nota, dai ela ter continuado no mesmo patamar.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                Se quiseres falar sobre a escola privada que é paga por quem a frequenta abre um tópico e fala. Se quiseres falar aqui, também podes falar, mas é a mesma coisa que falar de Renaults num tópico sobre Hondas.
                O que quero dizer é que a escola pública também é paga pelos contribuintes.

                Por acaso até estudei numa das escolas "privadas" que tem aparecido na TV...:

                1 - uma das vantagens da escola em que eu estudava é que os professores eram muito mais saudáveis(modo irónico) que os do público. Raramente tinha um "furo"(como se chamava naquele tempo ao facto do professor faltar), enquanto que para meus o colegas do ensino público era certinho que semanalmente tinham umas "folgas".

                2- outra facto é que quando faltava um professor(1h que seja) a direcção encarregava-se de arranjar um em substituição

                3- A escola é privada; mas(pelo menos na altura) era grátis... Não se pagava nada tal como no público.

                Portanto não tendo opinião sobre o assunto, pergunto o que fica mais caro. Uma escola bem governada com contrato de associação ou à balda que é a escola pública?
                Editado pela última vez por Quark; 10 May 2016, 19:15.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Quark Ver Post
                  O que quero dizer é que a escola pública também é paga pelos contribuintes.

                  Por acaso até estudei numa das escolas "privadas" que tem aparecido na TV...:

                  1 - uma das vantagens da escola em que eu estudava é que os professores era muito mais saudáveis(modo irónico) que os do público. Raramente tinha um "furo"(como se chamava naquele tempo ao facto do professor faltar), enquanto que para meus o colegas do ensino público era certinho que semanalmente tinham umas "folgas".

                  2- outra facto é que quando faltava um professor(1h que seja) a direcção encarregava-se de arranjar um em substituição

                  3- A escola é privada; mas(pelo menos na altura) era grátis... Não se pagava nada tal como no público.

                  Portanto não tendo opinião sobre o assunto, pergunto o que fica mais caro. Uma escola bem governada com contrato de associação ou a balda que é a escola pública?
                  Então mudamos todas as escolas para privadas com contrato de associação, é isso?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Two Ver Post
                    Para mim o ME tem é que garantir a qualidade do ensino, se ele é publico ou privado não interessa, o que interessa é qual é que nos fica mais barato como contribuintes.
                    Ora aí está. O resto é ideologia bacoca.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                      Ora aí está. O resto é ideologia bacoca.
                      Foi exactamente aquilo que referi logo nos primeiros posts...

                      Depois começou a desviar-se a conversa(embora tenha alguma culpa)

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Quark Ver Post
                        O que quero dizer é que a escola pública também é paga pelos contribuintes.

                        Por acaso até estudei numa das escolas "privadas" que tem aparecido na TV...:

                        1 - uma das vantagens da escola em que eu estudava é que os professores era muito mais saudáveis(modo irónico) que os do público. Raramente tinha um "furo"(como se chamava naquele tempo ao facto do professor faltar), enquanto que para meus o colegas do ensino público era certinho que semanalmente tinham umas "folgas".

                        2- outra facto é que quando faltava um professor(1h que seja) a direcção encarregava-se de arranjar um em substituição

                        3- A escola é privada; mas(pelo menos na altura) era grátis... Não se pagava nada tal como no público.

                        Portanto não tendo opinião sobre o assunto, pergunto o que fica mais caro. Uma escola bem governada com contrato de associação ou à balda que é a escola pública?
                        Concordo em absoluto. E sempre andei no publico. Tanto liceus como faculdades (neste caso duas).
                        Deve ser analisado todo o processo nao de modo ideologico mas sim de modo economico. O que for melhor gerido (refiro-me promover melhor ensino e menos custos) deve ser o adoptado . O que quero como contribuinte é pagar o mesmo ou menos e disponibilizar a novas geracoes melhor ensino (quer seja privado ou publico). Mas isto para o comum dos portugueses é complicado de perceber... Mais vale a ideologia de um estado grande, viciado , caro e ineficiente... E curiosamente quem defende este modelo é visto neste País como a pessoa moralmente correcta. Enfim

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                          Então mudamos todas as escolas para privadas com contrato de associação, é isso?
                          Não sei... não tenho dados suficientes para ter uma opinião formada. Apenas deixei a minha experiência para demonstrar que nem tudo é mau no sistema "contrato de associação"; até pq a minha escola sendo privada era grátis e aceitava todos os que para lá queriam ir. Mas, tb por outro lado acredito que nem tudo seja bom... E que hajam casos e casos ... dependendo da escola.

                          O ideal é que discutisse a questão sem estar agarrado a dogmas ideológicos nem a interesses financeiros; mas, como estamos em Portugal... já se sabe que não vai acontecer.
                          Editado pela última vez por Quark; 10 May 2016, 19:23.

                          Comentário


                            #43



                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Sardinha19 Ver Post

                              Nada contra e tudo a favor, existem cá e em quase todos os países, são escolas como podia ser uma outra qualquer coisa privada, sustentada por dinheiros privados podem abrir e concorrer num mercado liberal onde a iniciativa privada permite que os mais capazes subsistam e os outros desapareçam...
                              em França as escolas privadas recebem dinheiro do estado

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por ThunderbyDawn Ver Post



                                Ja reparaste q o mesmo se aplica no inverso. Alias quem mais ganha , paga MUITO MAIS.
                                20% da populacao paga cerca de 80% do que vai para SS e Descontos de ordenado.

                                Atencao q nao estou a dizer ser ser contra ou favor. Apenas gosto de constatar a realidade. Nao sou simpatizante de demasiado demagogismo e hipocrisia.

                                Comentário


                                  #46
                                  se voçés me poderem responder :

                                  em Portugal , tem pais q se vêem "forçados" de colocar os filhos em escolas privadas por causa de certas escolas publicas serem mal frequentadas ?

                                  pergunto isso pq é meu caso em França

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                    se voçés me poderem responder :

                                    em Portugal , tem pais q se vêem "forçados" de colocar os filhos em escolas privadas por causa de certas escolas publicas serem mal frequentadas ?

                                    pergunto isso pq é meu caso em França
                                    Eu num dos liceus em que andei (e era ate considerado um liceu "chique") ja faz mais de 20 anos , quando tinha perto de 13 a 14 anos dia sim dia nao tinha e andava à porrada . Possivelmente numa escola privada teria outras chatices mas nao tanto esta. Maus professores tambem tive com fartura. Depois mudei de liceu e as coisas mudaram 180º (fui parar a uma turma de gajos que queriam entrar em medicina). Ambas publicas.

                                    Mas os colégios estilo lusofrances também atraiem algo que considero mau da sociedade. O culto desde cedo de se relacionar apenas com quem lhes pode dar proveito (dito isto da boca de varios amigos meus q la estudaram) . nao digo obviamente q seja pensamento comum. Mas os pais ja colocam muitos nessas escolas a pensar nisso. Mas o ensino é de facto tambem bom.
                                    Editado pela última vez por Mvieira79; 10 May 2016, 23:06.

                                    Comentário


                                      #48
                                      onde anda o meu filho (colègio privado ) , jà vi tb dois putos à porrada fora , meu filho tb jà viu dois da turma dele , mas é raro e depressa levam castigo

                                      aqui tb tem escolas publicas q são tão boas ou melhores q privadas , mas na cidade onde eu moro o colègio é mal frequentado ( turcalhada , arabes ) , onde so' querem trabalhar ums 6/8 numa turma de 27/30
                                      a maoria estão nesse colègio para passar o tempo e os pais so' lhes interessa o abono e outras ajudas, q são enormes aqui

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                        onde anda o meu filho (colègio privado ) , jà vi tb dois putos à porrada fora , meu filho tb jà viu dois da turma dele , mas é raro e depressa levam castigo

                                        aqui tb tem escolas publicas q são tão boas ou melhores q privadas , mas na cidade onde eu moro o colègio é mal frequentado ( turcalhada , arabes ) , onde so' querem trabalhar ums 6/8 numa turma de 27/30
                                        a maoria estão nesse colègio para passar o tempo e os pais so' lhes interessa o abono e outras ajudas, q são enormes aqui
                                        Eu acho que tanto uma opçao como a outra possuem coisas boas e más. Porque quem estuda em algumas privadas vive (desculpem a sinceridade) alienado um pouco da realidade ate atingir uma idade maior. Nao conhece bem o mundo em que vive. Mas tendo em conta idades é se calhar preferivel. Muito testosterona na adolescencia. Quem nao se lembra do que era... Complicado. Sao de facto idades a ter de controlar. Dores de cabeça para os pais.
                                        Qq coisa dá motivos para andarem à porrada e de certo modo tendo em conta as hormonas é praticamente impossivel de mais tarde ou mais cedo acontecer um caso ou outro. Mas isso é ate o menos. O importante é qualidade de ensino e evitar coisas piores (facadas e tiros)

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Mvieira79 Ver Post
                                          Eu acho que tanto uma opçao como a outra possuem coisas boas e más. Porque quem estuda em algumas privadas vive (desculpem a sinceridade) alienado um pouco da realidade ate atingir uma idade maior. Nao conhece bem o mundo em que vive. Mas tendo em conta idades é se calhar preferivel. O importante é qualidade de ensino e evitar coisas piores (facadas e tiros)
                                          em França hà escolas primàrias publicas e colègios publicos onde o aluno tem uma grande probabilidade de ficar mal , por essa razão vão para o privado

                                          jà nos liceus publicos , não tem problemas pq os alunos ruims saiem dos colègios para cursos inferiores

                                          eu contei a familiares q estão em Portugal quanto pagava , e acharam bem barato :

                                          para o meu filho no colègio pago 70 euros/més mais 6,25 euros para cada refeiçao das 12 h ( 4 refeições por semana )

                                          não se pagam os livros

                                          tem passe gratuito de autocarro

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                            se voçés me poderem responder :

                                            em Portugal , tem pais q se vêem "forçados" de colocar os filhos em escolas privadas por causa de certas escolas publicas serem mal frequentadas ?

                                            pergunto isso pq é meu caso em França
                                            Sim claro!
                                            E depois há dois tipos, os que podem e os que não podem seguir a força.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Quark Ver Post
                                              Não sei... não tenho dados suficientes para ter uma opinião formada. Apenas deixei a minha experiência para demonstrar que nem tudo é mau no sistema "contrato de associação"; até pq a minha escola sendo privada era grátis e aceitava todos os que para lá queriam ir. Mas, tb por outro lado acredito que nem tudo seja bom... E que hajam casos e casos ... dependendo da escola.

                                              O ideal é que discutisse a questão sem estar agarrado a dogmas ideológicos nem a interesses financeiros; mas, como estamos em Portugal... já se sabe que não vai acontecer.
                                              Essa escola era muita boa ninguém paga e ainda e privada,eles viviam do ar so pode lol ainda dizem que o pai natal não existe

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                                tem passe gratuito de autocarro
                                                Com a crise até com isso acabaram, agora é só para quem ganhe o salário mínimo ou ainda menos e penso que nunca chega a ser gratuito, penso que o desconto nunca vai além dos 60%, mesmo para rendimentos da ordem dos 400€ por cada elemento do casal.

                                                Por isso é que acho interessante ainda haver quem se sinta no direito de querer tratamento privilegiado sem nada pagar.

                                                Claro que era melhor quando não se pagava, ou se pagava muito pouco, mas isso são tempos que já lá vão. Quando eu estudava os meus pais pouco tiverem de pagar de transporte e ensino. Mas eu pelos meus filhos já tenho de pagar valores consideráveis, pago o transporte quando no meu tempo o preço era reduzido e, agora que estão na faculdade, até essa tem um preço significativo quando no meu tempo esse valor era insignificante.
                                                Editado pela última vez por Jbranco; 11 May 2016, 09:49.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Ainda não vi uma justificação válida, para os colégios privados não receberem ajudas estatais. Os pais das crianças que andam nos privados não pagam impostos? não pagam uma mensalidade nas privadas, e impostos como se os filhos andassem na publica?

                                                  O iluminado da Fenprof justificou a excelente qualidade da escola publica, com o facto da grande parte dos políticos terem andado lá...WTF

                                                  É mais importante perceber e explicarem, como é determinado o valor do subsídio, já se percebeu que existe uma grande disparidade entre colégios. Acredito que possa haver alguma aldrabice no meio disto tudo, mas também estamos em Portugal, o País do chico espertismo.

                                                  Que divulguem a lista dos colégios, e os valores envolvidos.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Essa do transporte também é interessante.

                                                    Até porque é uma falsa questão, pois transportes organizados só há nas cidades, quem precisa realmente não tem e bem que paga a empresas ou assim pede a uma avó.

                                                    Se os meninos de odivelas querem estudar em Lisboa (o bendito direito de escolha agora na moda) e têm vaga, então que vão, desde que os pais ou o passe os leve.
                                                    (e meninos com 12/18 anos.... é relativo).

                                                    Acho que transporte era para os putos da primária, no máximo até ao 9º.

                                                    Vivo perto de uma escola que vai até ao 9º e muitos meninos depois do 9º ou porque não querem andar nessa escola (como os percebo) iam de passe para a outra escola que fica mais longe (15 mins a pé).

                                                    E lá iam eles no autocarro, apinhado de putos até à outra escola, porque o passe era baratinho.
                                                    Eu sei porque passavam por mim, que ia a pé no mesmo trajecto.
                                                    Acabou a mama dos passes e lá vão eles agora a pé.
                                                    Quem não gostou muito da jogada foi a empresa de transportes... pudera!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por pmfp Ver Post
                                                      Ainda não vi uma justificação válida, para os colégios privados não receberem ajudas estatais. Os pais das crianças que andam nos privados não pagam impostos? não pagam uma mensalidade nas privadas, e impostos como se os filhos andassem na publica?

                                                      O iluminado da Fenprof justificou a excelente qualidade da escola publica, com o facto da grande parte dos políticos terem andado lá...WTF

                                                      É mais importante perceber e explicarem, como é determinado o valor do subsídio, já se percebeu que existe uma grande disparidade entre colégios. Acredito que possa haver alguma aldrabice no meio disto tudo, mas também estamos em Portugal, o País do chico espertismo.

                                                      Que divulguem a lista dos colégios, e os valores envolvidos.
                                                      A única justificação é e sempre foi, se existe vaga numa escola publica esse menino que quer ir para o privado tem de o pagar.

                                                      Analogia: tens a cantina gratis e tens o restaurante (perto um do outro), se se optares por ir ao restaurante não podes querer que o estado te pague o almoço . Deu para perceber ?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Creio que era na zona de Sto Tirso, onde há um colégio com contrato de associação, que foi feito antes da rede pública de escolas. O que fazer nestes casos, onde os colégios privados com contrato de associação são anteriores às escolas públicas?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por pmfp Ver Post
                                                          Ainda não vi uma justificação válida, para os colégios privados não receberem ajudas estatais. Os pais das crianças que andam nos privados não pagam impostos? não pagam uma mensalidade nas privadas, e impostos como se os filhos andassem na publica?

                                                          O iluminado da Fenprof justificou a excelente qualidade da escola publica, com o facto da grande parte dos políticos terem andado lá...WTF

                                                          É mais importante perceber e explicarem, como é determinado o valor do subsídio, já se percebeu que existe uma grande disparidade entre colégios. Acredito que possa haver alguma aldrabice no meio disto tudo, mas também estamos em Portugal, o País do chico espertismo.

                                                          Que divulguem a lista dos colégios, e os valores envolvidos.
                                                          O pessoal sem filhos também paga impostos, até mais que os pais das crianças, queres ajudas estatais para fábricas de preservativos?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Querem ter os filhos no privado que os tenham,agora que não usem o dinheiro dos contribuintes para pagar esses mesmo colégios,esta medida so tarda por tardia.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por serginhoguti Ver Post
                                                              Querem ter os filhos no privado que os tenham,agora que não usem o dinheiro dos contribuintes para pagar esses mesmo colégios,esta medida so tarda por tardia.
                                                              Sou da mesma opinião, tirando nos locais onde não existe alternativa.

                                                              Por outro lado, acho que devia haver uma gestão das escolas públicas melhore, e não serem professores a fazer a gestão por carolice ou sem nenhuns conhecimentos de gestão ou administração.
                                                              Editado pela última vez por BrunoBrlto; 11 May 2016, 12:48.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X