Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Arrumar ou não o tabuleiro - uma questão existencial

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
    Dado os milhões que as empresas de reciclagem ganham todos os anos á nossa conta, esta seria a forma mais evidente de remunerar quem lhes faz o serviço de separação
    Seria mesmo o mais lógico. Muito à semelhança do que era tradicional pagar a tara de vasilhame. Seria aplicada uma taxa por embalagem e quem quisesse de volta teria de devolver nos sítios devidos.

    Agora andarem a pedir para trabalhar de "graça", não obrigado.

    Comentário


      Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
      aqui na Irlanda, a recolha de lixo é privada e há quatro companhias privadas a operar.

      isto na prática significa que o serviço é excelente, nunca há greves, no Natal e ano novo não há lixo amontoado pelas ruas e os homens do lixo não são uns animais que mandam os caixotes de qualquer maneira, e que vão a correr atrás do camião a mandar crladas. E se por alguma razão, não estiveres contente com o serviço, mudas de empresa.

      cada casa tem os seus caixotes, o lixo é pesado, paga-se ao peso, mas a reciclagem é gratuita, logo há todo o interesse em reciclar o máximo possível.
      Esse é outro sistema que me parece bem. O pagamento apesar de indirecto incentiva diminuir o lixo ao mínimo.

      Comentário


        Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
        aqui na Irlanda, a recolha de lixo é privada e há quatro companhias privadas a operar.

        isto na prática significa que o serviço é excelente, nunca há greves, no Natal e ano novo não há lixo amontoado pelas ruas e os homens do lixo não são uns animais que mandam os caixotes de qualquer maneira, e que vão a correr atrás do camião a mandar crladas. E se por alguma razão, não estiveres contente com o serviço, mudas de empresa.

        cada casa tem os seus caixotes, o lixo é pesado, paga-se ao peso, mas a reciclagem é gratuita, logo há todo o interesse em reciclar o máximo possível.
        Não conheço a realidade irlandesa, mas como descreves parece-me bastante razoável.

        Embora a ideia de cada um ter de se deslocar (com ressalvas, claro) e depositar o seu próprio lixo ainda me colhe mais simpatia. Não há contentores do lixo, apenas os pequenos caixotes elevados que fazem parte do mobiliário urbano para depositar lenços, garrafas, etc...

        O resto fica a cargo de cada um...

        Comentário


          Eu sobre este tema uso o seguinte critério. Se é um self service que tem preços de restaurante então não me dou ao trabalho de arrumar o tabuleiro porque entendo que esse serviço já está pago com a refeição. Se for uma coisa barata e em conta aí já sou capaz de o levar.

          Nos lavabos nos centros comerciais, áreas de serviço, estações e lugares do género só vou mesmo se não puder evitar e raramente vou ao urinol devido à fauna que normalmente deambula por esses locais... que se lixe o litro de água a mais...

          Comentário


            Originalmente Colocado por Adams Ver Post
            Não conheço a realidade irlandesa, mas como descreves parece-me bastante razoável.

            Embora a ideia de cada um ter de se deslocar (com ressalvas, claro) e depositar o seu próprio lixo ainda me colhe mais simpatia. Não há contentores do lixo, apenas os pequenos caixotes elevados que fazem parte do mobiliário urbano para depositar lenços, garrafas, etc...

            O resto fica a cargo de cada um...

            na Irlanda não és obrigado a contratar uma empresa destas... se quiseres há centros onde levas tu o lixo e a reciclagem e não pagas nada.

            estas empresas prestam-te é a comodidade do transporte.

            além disso, aqui os únicos caixotes de lixo públicos são também esses pequenos de mobiliário urbano. Todos os outros são propriedade (alugados) de cada casa e só são metidos na rua no dia da recolha (recebes um sms da empresa na véspera ;) )

            Comentário


              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
              Seria mesmo o mais lógico. Muito à semelhança do que era tradicional pagar a tara de vasilhame. Seria aplicada uma taxa por embalagem e quem quisesse de volta teria de devolver nos sítios devidos.

              Agora andarem a pedir para trabalhar de "graça", não obrigado.
              Não se trata de trabalhar de graça...

              Ao invés da comunidade ter de pagar todos os custos associados à recolha e triagem dos resíduos, ter de levar com contentores espalhados nas ruas, etc., simplifica-se todo o processo e cada um faz a sua parte.

              Fica mais barato a todos e do ponto de vista do planeamento urbano é mais clean.

              Mas isso já dava tema para uma tese.

              Por outro lado, é óbvio que com as condicionantes cá do burgo isto seria impraticável, nomeadamente longe dos longes centros, uma vez que os custos disparariam desde logo que densidade populacional baixa.

              Comentário


                Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                na Irlanda não és obrigado a contratar uma empresa destas... se quiseres há centros onde levas tu o lixo e a reciclagem e não pagas nada.

                estas empresas prestam-te é a comodidade do transporte.

                além disso, aqui os únicos caixotes de lixo públicos são também esses pequenos de mobiliário urbano. Todos os outros são propriedade (alugados) de cada casa e só são metidos na rua no dia da recolha (recebes um sms da empresa na véspera ;) )
                Assim sendo...

                Não conheço o País, mas acreditando no teu testemunho parece-me muito bem.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Adams Ver Post
                  Não se trata de trabalhar de graça...

                  Ao invés da comunidade ter de pagar todos os custos associados à recolha e triagem dos resíduos, ter de levar com contentores espalhados nas ruas, etc., simplifica-se todo o processo e cada um faz a sua parte.

                  Fica mais barato a todos e do ponto de vista do planeamento urbano é mais clean.

                  Mas isso já dava tema para uma tese.

                  Por outro lado, é óbvio que com as condicionantes cá do burgo isto seria impraticável, nomeadamente longe dos longes centros, uma vez que os custos disparariam desde logo que densidade populacional baixa.
                  A taxa que pago de resíduos urbanos, é fixa. Directamente, é indiferente o tratamento que dou ao lixo.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                    A taxa que pago de resíduos urbanos, é fixa. Directamente, é indiferente o tratamento que dou ao lixo.
                    Isso é o que nos vendem... num contexto de total seriedade, simplesmente acabar com intermediários é o mais económico.

                    Bem sabes da promiscuidade de empresas de recolha com municípios...

                    Comentário


                      mamar e para os lados da Areosa,e so virgens ofendidas

                      Comentário


                        Mais um que não arruma. Porque? simples:
                        1- Nos CC costumamos pagar mais do que fora. Quando vou a um restaurante não estou á espera de no final ter de arrumar a mesa.
                        2- Evito ao maximo frequentar CC's. Considero-os um cancro da nossa economia. São locais que quase sempre, exploram os funcionários.
                        3- Já referiram os postos de emprego para pessoas a levantar tabuleiros e dignidade deste mesmos postos. E então o pessoal que trabalhar a virar os hamburgers?( sem querer ofender ninguém). Esses postos de trabalho devem ter cá uma componente intelectual.
                        4- Nos dias que correm, se não houver mesas limpas, facil, existem caixas de sugestões/reclamações e emails ( eu costumo usar). Isto de se querer cada vez mais lucros, passando os custos para os funcionários ou neste caso os próprios clientes, tem muito que se diga.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por jotaeme5450 Ver Post
                          Mais um que não arruma. Porque? simples:
                          1- Nos CC costumamos pagar mais do que fora. Quando vou a um restaurante não estou á espera de no final ter de arrumar a mesa.
                          2- Evito ao maximo frequentar CC's. Considero-os um cancro da nossa economia. São locais que quase sempre, exploram os funcionários.
                          3- Já referiram os postos de emprego para pessoas a levantar tabuleiros e dignidade deste mesmos postos. E então o pessoal que trabalhar a virar os hamburgers?( sem querer ofender ninguém). Esses postos de trabalho devem ter cá uma componente intelectual.
                          4- Nos dias que correm, se não houver mesas limpas, facil, existem caixas de sugestões/reclamações e emails ( eu costumo usar). Isto de se querer cada vez mais lucros, passando os custos para os funcionários ou neste caso os próprios clientes, tem muito que se diga.

                          Há uma coisa que a maioria do pessoal não percebe. É que a limpeza das zonas publicas de restauração ou zona de mesas, é da responsabilidade do CC e não dos restaurantes.
                          Essa limpeza é paga com as rendas que os lojistas pagam todos os meses, tal como a limpeza dos WC's e das zonas publicas.
                          E não podem dizer que é apenas os restaurantes que devem pagar porque a restauração é em si um chamariz de clientes ao CC e por consequência para as restantes lojas. Tal como os hipermercados.
                          Logo, quem está a poupar na limpeza é a gestão do CC e não os restaurantes, excepto dentro das suas áreas privadas.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                            Há uma coisa que a maioria do pessoal não percebe. É que a limpeza das zonas publicas de restauração ou zona de mesas, é da responsabilidade do CC e não dos restaurantes.
                            Essa limpeza é paga com as rendas que os lojistas pagam todos os meses, tal como a limpeza dos WC's e das zonas publicas.
                            E não podem dizer que é apenas os restaurantes que devem pagar porque a restauração é em si um chamariz de clientes ao CC e por consequência para as restantes lojas. Tal como os hipermercados.
                            Logo, quem está a poupar na limpeza é a gestão do CC e não os restaurantes, excepto dentro das suas áreas privadas.
                            Se falarmos em restaurantes em CC essa ainda é outra.

                            Eu já só falava dos mcdonald´s de rua.

                            Seja como for: arrumo a p*t* que os pariu. Querem empregados, paguem-lhes.

                            Comentário


                              Começo a ver que aqui também há aquilo que já constatei em muito Portuguesinho com que me vou, infelizmente, cruzando: se pago tenho direito. Mesmo que as coisas nunca estejam verdadeiramente incluídas, muito gostam eles de soltar o "Mas eu paguei!". Como se isso fosse sinónimo de tudo e mais alguma coisa...

                              Comentário


                                O arrumar o tabuleiro é como o lavar da loiça. O menu está mais do que pago e já é um favor ao estabelecimento, esperar em pé, e trazer para a mesa.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                  Começo a ver que aqui também há aquilo que já constatei em muito Portuguesinho com que me vou, infelizmente, cruzando: se pago tenho direito. Mesmo que as coisas nunca estejam verdadeiramente incluídas, muito gostam eles de soltar o "Mas eu paguei!". Como se isso fosse sinónimo de tudo e mais alguma coisa...
                                  Se calhar também deixas os passageiros á porta de casa, e como és simpático até abres a porta, afinal eles pagaram..


                                  PS: Hoje fui comer ao Mcdonalds, (lá depois do trabalho) e arrumei o tabuleiro, e constatei que 2/3 pessoas fizeram o mesmo, a funcionária de limpeza andava entretida com outros a fazeres (tipo limpar chão, e WCs)

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                    Se calhar também deixas os passageiros á porta de casa, e como és simpático até abres a porta, afinal eles pagaram..
                                    E deixo, desde que esteja contratado.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                      Começo a ver que aqui também há aquilo que já constatei em muito Portuguesinho com que me vou, infelizmente, cruzando: se pago tenho direito. Mesmo que as coisas nunca estejam verdadeiramente incluídas, muito gostam eles de soltar o "Mas eu paguei!". Como se isso fosse sinónimo de tudo e mais alguma coisa...
                                      Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                      Se calhar também deixas os passageiros á porta de casa, e como és simpático até abres a porta, afinal eles pagaram..


                                      PS: Hoje fui comer ao Mcdonalds, (lá depois do trabalho) e arrumei o tabuleiro, e constatei que 2/3 pessoas fizeram o mesmo, a funcionária de limpeza andava entretida com outros a fazeres (tipo limpar chão, e WCs)
                                      O problema dele com o "se o pago tenho direito a ser bem servido" tem um nome: UBER.

                                      Perguntam se música e temperatura está ao gosto, não andam de camisa desabotoada, suada e mal-cheirosa e ainda fazem o favor de trazer os carros limpos e sem odores daqueles pinheirinhos de cheiro do continente.

                                      Os outros, é um favor que fazem ao cliente levá-los a algum dele. E um grande favor.

                                      Depois revoltam-se e apedrejam a concorrência...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Adams Ver Post
                                        O problema dele com o "se o pago tenho direito a ser bem servido" tem um nome: UBER.

                                        Perguntam se música e temperatura está ao gosto, não andam de camisa desabotoada, suada e mal-cheirosa e ainda fazem o favor de trazer os carros limpos e sem odores daqueles pinheirinhos de cheiro do continente.

                                        Os outros, é um favor que fazem ao cliente levá-los a algum dele. E um grande favor.

                                        Depois revoltam-se e apedrejam a concorrência...
                                        E depois aparecem aqueles que se julgam iluminados e misturam alhos com bugalhos...

                                        O jogador89 sabe que eu posso desempenhar uma certa actividade ao nível de condução (e não, eu nem sequer posso conduzir um táxi! Cruzes credo!), daí o comentário que me fez.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                          E depois aparecem aqueles que se julgam iluminados e misturam alhos com bugalhos...

                                          O jogador89 sabe que eu posso desempenhar uma certa actividade ao nível de condução (e não, eu nem sequer posso conduzir um táxi! Cruzes credo!), daí o comentário que me fez.
                                          Nem eu fiz o post a pensar no disse ou deixou de dizer o jogador89.

                                          Mas sim pela tua postura noutro tópico...é igual. Pago, quero ser servido.Quem melhor servir...

                                          Comentário


                                            naturalmente e claro que se deve arrumar o tabuleiro, quem la trabalha não seu escravo so porque pagam um paar de euros para comer o seu amburger em um restaurante fast food barato.

                                            a unica coisa que conseguem ao não arrumar o tabuleiro è fazer a vida de quem la trabalha mais difícil que desculpas mais ridículas se arranja para não fazer uma coisa que não custa nada so porque um paar de eurinhos que lhes saiem do bolso mesmo a tuga,
                                            acham mesmo que se decidirem empregar alguém para esse eventual serviço so porque não arrumam os tabuleiros não tem reflexo no preço posteriormente! caramba nem tao cepos. è so birra não quero arrumar o tabuleiro porque paguei para comer..... coitados
                                            Editado pela última vez por singularidade; 05 September 2016, 06:51.

                                            Comentário


                                              claro que tem reflexo no preço, no preço do aluguer do espaço do restaurante
                                              no preço das refeições não tem, até porque grande parte são cadeias multinacionais que praticam o mesmo preço em todo o território nacional

                                              o aumento do custo de não arrumar o tabuleiro (aumento para o centro comercial, que quase sempre tem margem de lucro muito elevadas) deve-se basicamente a aumentos com o custo com o pessoal, ou seja a terem de contratar mais pessoas para a limpeza

                                              olha o drama moral, é preferível contribuir para o tio Belmiro de Azevedo ter lucros maiores, mais uns milhões, ou para a tia ana e a tia Miquelina terem um salario mínimo para sustentar as suas famílias?

                                              não é nenhuma obrigação, quase nunca lá comi, nada diz nas regras de funcionamento de espaço de restauração de um centro comercial que é obrigatório arrumar o tabuleiro, claro que os donos do centro comercial irão tentar convencer os ingénuos que é um ato de civismo arrumar o tabuleiro e contribuir assim para que os seus lucros sejam maiores. Quem quiser que compre essa ideia, ou por mim considero essa ideia uma parvoíce, só comi nos centros comerciais uma meia dúzia de vezes, na maior parte delas não arrumei o tabuleiro, quando o fiz foi porque vi pessoas
                                              em pé à espera de mesa

                                              quem lá trabalha se não tiver esse trabalho para fazer deixa de lá trabalhar, tão simples quanto isso, o dono do centro comercial não vai empregar ninguém se essa pessoa não estiver ocupada

                                              não se importam de arrumar o tabuleiro, é com vocês, mas é uma parvoíce achar que é um dever cívico
                                              se querem implementar essa obrigação que façam como com os carrinhos de compras, deixa-se uma moeda que se recupera quando se devolve (e mesmo assim já me ocorreu estar com muita pressa e não recuperar a moeda)

                                              quando ao restaurante dos centros comerciais serem baratos, aconselho a sair para a rua, só por anedota ou falta de experiencia de vida se pode dizer que os restaurantes de fast food sejam baratos. Há dezenas deles mais baratos e com melhor qualidade fora dos centros comerciais. Aliás como podiam ser baratos se têm de pagar rendas mensais de 5 ou 10 mil euros por mês, mais uma percentagem do valor das vendas?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                                Se calhar também deixas os passageiros á porta de casa, e como és simpático até abres a porta, afinal eles pagaram..


                                                PS: Hoje fui comer ao Mcdonalds, (lá depois do trabalho) e arrumei o tabuleiro, e constatei que 2/3 pessoas fizeram o mesmo, a funcionária de limpeza andava entretida com outros a fazeres (tipo limpar chão, e WCs)
                                                Vamos lá ver, a funcionária de limpeza que andava a limpar o chão e WC's caso todos deixassem o tabuleiro na mesa iria continuar a limpar o chão e Wc's... Teriam que contratar outra pessoa para essa função. facilitem-lhe muito a vida que acaba é sem emprego como muitos já ficaram com a introdução das maquinas automáticas.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                  Mobilia com 30 anos?
                                                  A minha tem 3 anos e já estou farto dela!
                                                  Não aguentava tanto tempo com uma mobília.
                                                  És casado ou tens filhos? Se não fores/tiveres, sugiro que nunca o faças pois vais cansar-te ao fim de... uns 5 anitos!

                                                  E depois vêm para aqui falar em poluição, reciclagem e meio-ambiente...

                                                  Originalmente Colocado por UpsetCyborg Ver Post
                                                  Portugal é definitivamente um país dos filmes dos feios, porcos e maus. No wonder que somos e sempre seremos eternos ciganos.

                                                  Pela vossa linha de pensamento, quando vão a um WC no shopping, também deixam aquilo tudo cagado, pois afinal o centro comercial é que tem que ter empregados para limpar. Até aposto que vocês são daqueles que vão mesmo é urinar para as sanitas.

                                                  Santa paciência, já começo mesmo a perder a esperança. Isto é como tentar educar ciganos, não vale a pena e ainda nos insultam ou agridem.
                                                  Claro que tem que ter quem limpe, ou esperavas que fossem os clientes a fazê-lo? Mas comparar com o levantamento dos tabuleiros...

                                                  Mostras bem a tua ignorância no que respeita ao mundo que te rodeia. Nunca deves ter saído de Portugal e os ciganos perto dos ingleses, que são supostamente civilizados, são super limpos!

                                                  Comentário


                                                    Engraçado quando dizem que não arrumam o tabuleiro porque pagaram o suficiente para o restaurante contratar empregados para arrumarem os tabuleiros.

                                                    E para vos levar o tabuleiro à mesa também pagam? E para vos puxar a cadeira e empurrar para se sentarem?

                                                    Quem não arruma o tabuleiro só pode ser é um calão.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por LeonHeart Ver Post
                                                      Engraçado quando dizem que não arrumam o tabuleiro porque pagaram o suficiente para o restaurante contratar empregados para arrumarem os tabuleiros.

                                                      E para vos levar o tabuleiro à mesa também pagam? E para vos puxar a cadeira e empurrar para se sentarem?

                                                      Quem não arruma o tabuleiro só pode ser é um calão.
                                                      Isto já cansa, o pagar o suficiente tem a ver com a comparação de preços com outros locais onde te servem à mesa...
                                                      A questão tem a ver com a forma como estas multinacionais que ganham milhões em lucros e ainda te fazem uma lavagem cerebral para pensares que estás a ser cívico e a ajudar o empregado ao arrumares a tua mesa.
                                                      Nem estás a ser cívico nem a ajudar o empregado.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por LeonHeart Ver Post
                                                        Engraçado quando dizem que não arrumam o tabuleiro porque pagaram o suficiente para o restaurante contratar empregados para arrumarem os tabuleiros.

                                                        E para vos levar o tabuleiro à mesa também pagam? E para vos puxar a cadeira e empurrar para se sentarem?

                                                        Quem não arruma o tabuleiro só pode ser é um calão.
                                                        Fizeram-te muito bem a lavagem ao cérebro Já implantaste o chip?

                                                        Comentário


                                                          Como é que podem usar termos como civismo ???

                                                          Estão dentro de uma empresa privada, não tem fins solidários nem sociais, visa o lucro. A ajuda que poderiam dar a arrumar o tabuleiro não é convertida em nada em favor de utilizador ou de outros. Pagaram para usufruir do espaço, produtos e do serviço, não está incluído no contrato o cliente arrumar o tabuleiro... E falam em civismo?!?!?!? Onde?!?!?!?

                                                          Então aquando de uma ida a um restaurante mais tradicional, quando estiver cheio com pessoas à espera, quando terminarem ajudem o empregado a levantar a mesa para que os próximos clientes não esperem tanto, que dizem????

                                                          Continuem a deixar que vos lavem o cérebro.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Adams Ver Post
                                                            Se falarmos em restaurantes em CC essa ainda é outra.

                                                            Eu já só falava dos mcdonald´s de rua.

                                                            Seja como for: arrumo a p*t* que os pariu. Querem empregados, paguem-lhes.
                                                            Não falo de McDonalds e afins porque simplesmente não os frequento.
                                                            Sen quiser comer mal vou comer á casa das minhas sobrinhas, que não sabem cozinhar

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Adams Ver Post
                                                              Nem eu fiz o post a pensar no disse ou deixou de dizer o jogador89.

                                                              Mas sim pela tua postura noutro tópico...é igual. Pago, quero ser servido.Quem melhor servir...
                                                              Exacto, misturas alhos com bugalhos. Aqui o tema é uma coisa, lá no outro, o assunto é outro. Simples.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X