Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Veículos Pesados - Não deveriam estar isentos de portagens nas AE's ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Na verdade são mesmo um luxo.
    Foram pagas por todos, mas só alguns é que podem andar nelas.
    Pelo menos regularmente.
    Tem as nacionais na mesma, como nos anos 90. Ainda por cima pessoal que não quer ou não pode pagar a autoestrada ao lado, vai pela nacional como se fosse na AE.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por eu Ver Post
      Relativamente a este assunto, eu tenho uma opinião radical: TODAS as estradas (incluindo AEs) deveriam ser livres, sem portagens, e integralmente pagas a partir do orçamento de estado.

      Porquê? Porque as vias de comunicação são (ou deviam ser) uma infraestrutura comum, que existem para servir toda a economia e todas as populações.

      Com uma medida destas, toda a gente saía a ganhar. As empresas ganhavam competitividade, as nacionais passavam a ter menos trânsito, logo mais segurança e haveria menos acidentes, menos mortos e menos feridos.

      Teriam que ser aumentados os impostos? Sim, mas muito pouco (bastava aumentar os combustíveis uns cêntimos).
      Ia escrever exactamente nesse sentido; e eu sou uma pessoa com ideias de direita (na maioria dos casos).

      O problema está na base pois o estado não deveria ter ido no sentido de PPPs ou de concessionar. Agora o mal já está feito e o estado está amarrado a um sistema, e só aos poucos o pode modificar.
      Deveria ter construído aos poucos, com lógica, mas sem meter privados ao barulho.
      Como o colega "eu" disse, isto são infraestruturas essenciais para o país. Transportar bens (e realizar serviços) com rapidez e eficácia é importante e indirectamente toda a gente é beneficiada por isso.
      Há depois a questão das taxas de mortalidade e dos inválidos.
      E há a questão do factor tempo, que acho que qualquer cidadão valoriza. Seria também importante ao nível do turismo, principalmente para zonas mais interiores do país, bem como para tentar fixar pessoas nessas zonas.

      Mas como disse o sistema foi tão mal concebido (nas PPPs são contratos em que o estado foi empalado), que agora é complicado ... os pórticos - por exemplo - são uma aberração, um remendo; não é um sistema minimamente voltado para o utilizador. Tendo que haver pagamento, um modelo com vinhetas como o Suíço, parece interessante (pois o valor segundo me lembro era razoável).

      A questão dos pesados destruirem as AEs. Tudo bem, mas seria sinal de vitalidade económica. Na zona de Dortmund, quer no sentido em direcção à Bélgica, quer no sentido em direcção à Hanover o tráfego é uma coisa que só visto. E as AEs não são pagas.
      Editado pela última vez por DMA; 23 October 2016, 19:39.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por eu Ver Post
        Pois se calhar temos que começar a encarar as Auto Estradas, não como um luxo, mas como infraestruturas comuns básicas, essenciais à economia...

        Se pegasses na frase completa verias que eu falei de todo o panorama, com as SCUTs a coisa mudou, pois pegaram em traçados no mínimo duvidosos e depois arranjaram maneira de ganhar dinheiro com isso. Não compreendo como existem 3 alternativas de AE entre Lisboa e Porto e não exista nenhuma entre Viseu e Coimbra, por exemplo. Ir de Viseu a Coimbra em AE é um luxo que não podemos ter, mesmo que quiséssemos pagar.
        Também não concordo que se dê subsídios aos camiões, aliás, quem paga o frete é o cliente e duvido que a empresa não cobre as portagens também, ou no limite cobram e depois o cliente espera porque foram pela nacional, haverá de tudo. Porque carga de água o camionista não paga portagem e o autocarro paga, ou o taxi, ou eu que vou para o trabalho,??? A haver alguma alteração, que seja para todos, colocam as SCUT à borla e acabam com as concessionárias, acho simplesmente que dar subsídios é manter a coisa indeterminada até alguém resolver, aliás, como é costume neste país.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
          Não compreendo como existem 3 alternativas de AE entre Lisboa e Porto e não exista nenhuma entre Viseu e Coimbra
          Sim, de facto a rede de Auto estradas não foi bem planeada.

          O ridículo é que algumas SCUT foram construídas para servir de alternativa "não paga" à A1, e agora temos AEs pagas lado a lado...

          Comentário


            #95
            O problema real é que algumas foram feitas nitidamente para encher a gamela de quem estava encostado ao executivo; não tiveram em conta os reais interesses da população.
            Esse gasto em excesso atrofia a acção do estado em outras áreas (por exemplo manter as nacionais, construir novas vias realmente necessárias, etc.).
            As PPPs rodoviárias custam ao estado mais de 1000 milhões de euros anuais (penso que já foi mais). A isso há que somar o valor arrecadado com os pórticos. Logo a população (pois o dinheiro do estado não aprece do vácuo) anda a inchar algo como 1400-1600 milhões de euros (varia consoante o ano) para PPPs rodoviárias.
            Editado pela última vez por DMA; 23 October 2016, 20:09.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
              Se pegasses na frase completa verias que eu falei de todo o panorama, com as SCUTs a coisa mudou, pois pegaram em traçados no mínimo duvidosos e depois arranjaram maneira de ganhar dinheiro com isso. Não compreendo como existem 3 alternativas de AE entre Lisboa e Porto e não exista nenhuma entre Viseu e Coimbra, por exemplo. Ir de Viseu a Coimbra em AE é um luxo que não podemos ter, mesmo que quiséssemos pagar.
              Também não concordo que se dê subsídios aos camiões, aliás, quem paga o frete é o cliente e duvido que a empresa não cobre as portagens também, ou no limite cobram e depois o cliente espera porque foram pela nacional, haverá de tudo. Porque carga de água o camionista não paga portagem e o autocarro paga, ou o taxi, ou eu que vou para o trabalho,??? A haver alguma alteração, que seja para todos, colocam as SCUT à borla e acabam com as concessionárias, acho simplesmente que dar subsídios é manter a coisa indeterminada até alguém resolver, aliás, como é costume neste país.
              que 3 alternativas sao essas?

              Comentário


                #97
                Os pesados são os que mais estragam o asfalto, e por isso mesmo ainda deveriam ser beneficiados!!!!!!!
                Tá certo sôr Zé, tá certo.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por NOSmeoVODAFONE Ver Post
                  Os pesados são os que mais estragam o asfalto, e por isso mesmo ainda deveriam ser beneficiados!!!!!!!.
                  Os pesados gastam muito mais combustível, logo pagam muitos mais impostos (sobre os combustíveis). Este acréscimo de impostos não será suficiente para cobrir esse desgaste adicional?

                  E já agora: nas estradas nacionais, os pesados também não provocam mais desgaste?

                  Comentário


                    #99
                    Sobre os assuntos das AE´s invariavelmente escrevo a mesma coisa. Discutir sobre se construímos a mais ou a menos só deve servir para responsabilizar quem o fez. O resto é simples, um gestor deve tirar o mais possível dos activos que têm, se temos uma boa rede de AE então devíamos rentabilizar isso de forma mais inteligente que aumentar portagens. Se queremos ser um país de turismo, e não devemos só pensar no externo, as portagens deveriam ser reduzidas substancialmente. Naturalmente o tráfego ia subir e as receitas subirem.
                    Mas é óbvio que no contexto actual isto é dificílimo, pois os orçamentos estão feitos a contar com receitas da forma habitual. Eu por vezes penso que muitas das pessoas que fazem escapadinhas de fim de semana não fazem conta às portagens, pois os valores são absurdos.

                    Valores para reflectirem:
                    - Lisboa/ Carvalhos 21,20 €
                    - Lisboa/Elvas 16,15 €;
                    - Porto/ Vilar Formoso 14,45 €;
                    - Porto/Albufeira 41,20 €;
                    - Lisboa/Albufeira 20,20 €.

                    Comentário


                      A ideia em parte faz sentido.
                      A questão das autoestradas é o negócio que lhes deu origem e que tem de ser pago.
                      O sector do transportador anda a pagar as negociatas do sector da construção.
                      Em rigor, andamos todos a pagar (pesados e ligeiros) estas negociatas entre politicos, banca e construtoras.
                      No final ao Estado o que interessa é recolher euros da forma mais fácil e rápida possível, mesmo que o país ganhasse mais de outra forma.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                        Sobre os assuntos das AE´s invariavelmente escrevo a mesma coisa. Discutir sobre se construímos a mais ou a menos só deve servir para responsabilizar quem o fez. O resto é simples, um gestor deve tirar o mais possível dos activos que têm, se temos uma boa rede de AE então devíamos rentabilizar isso de forma mais inteligente que aumentar portagens. Se queremos ser um país de turismo, e não devemos só pensar no externo, as portagens deveriam ser reduzidas substancialmente. Naturalmente o tráfego ia subir e as receitas subirem.
                        Mas é óbvio que no contexto actual isto é dificílimo, pois os orçamentos estão feitos a contar com receitas da forma habitual. Eu por vezes penso que muitas das pessoas que fazem escapadinhas de fim de semana não fazem conta às portagens, pois os valores são absurdos.

                        Valores para reflectirem:
                        - Lisboa/ Carvalhos 21,20 €
                        - Lisboa/Elvas 16,15 €;
                        - Porto/ Vilar Formoso 14,45 €;
                        - Porto/Albufeira 41,20 €;
                        - Lisboa/Albufeira 20,20 €.
                        Claro que é completamente absurdo, num país tão pequeno os valores das portagens. Numa palavra: negociatas.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por mok Ver Post
                          que 3 alternativas sao essas?
                          Tens zonas em que isso acontece, por exemplo, tens a A1, A8 (nesta zona penso que já é A17) e a A13 distanciadas por poucos kms, de qualquer das formas tens sempre 2 e por vezes a A13, ou seja, tens 3 AE que ligam Coimbra pela zona sul e nenhuma que ligue Coimbra a Viseu para norte. Andei nesta A13 no verão e aquilo é mesmo à moscas.

                          Comentário


                            Não li o tópico todo, mas a ideia é pagarmos as portagens aos pesados para podermos (ou termos de) usar nacionais? Era mesmo o que faltava...

                            Comentário


                              Deviam é proibir as corridas de elefantes a que assistimos diariamente nas AE.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                Não li o tópico todo, mas a ideia é pagarmos as portagens aos pesados para podermos (ou termos de) usar nacionais? Era mesmo o que faltava...
                                Então é melhor leres bem

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                  Sobre os assuntos das AE´s invariavelmente escrevo a mesma coisa. Discutir sobre se construímos a mais ou a menos só deve servir para responsabilizar quem o fez. O resto é simples, um gestor deve tirar o mais possível dos activos que têm, se temos uma boa rede de AE então devíamos rentabilizar isso de forma mais inteligente que aumentar portagens. Se queremos ser um país de turismo, e não devemos só pensar no externo, as portagens deveriam ser reduzidas substancialmente. Naturalmente o tráfego ia subir e as receitas subirem.
                                  Mas é óbvio que no contexto actual isto é dificílimo, pois os orçamentos estão feitos a contar com receitas da forma habitual. Eu por vezes penso que muitas das pessoas que fazem escapadinhas de fim de semana não fazem conta às portagens, pois os valores são absurdos.

                                  Valores para reflectirem:
                                  - Lisboa/ Carvalhos 21,20 €
                                  - Lisboa/Elvas 16,15 €;
                                  - Porto/ Vilar Formoso 14,45 €;
                                  - Porto/Albufeira 41,20 €;
                                  - Lisboa/Albufeira 20,20 €.
                                  Aliás, são preços bem próximos de alguém usar o comboio para o mesmo percurso. Ridículo.

                                  Só uso ae em contexto profissional. Em deslocações particulares, e sendo de lazer, é sempre por nacional.

                                  Comentário


                                    Como já alguns referiram é uma questão de custo Vs tempo.
                                    As portagens são caras, o trajeto que faço mais em AE é de 140 km, e pago 10€. Sendo ida e volta no mesmo dia, são 20€.
                                    Já usei a alternativa mas isso implica quase dobrar o tempo de viagem (com tudo associado, incusive cansaço).

                                    Até faz sentido menos portagens, mais trafego nas AE, maior rapidez, menor sinistralidade, etc etc. não acredito é que tenha que ser o Estado a financiar essa atividade, de privados, que devem ter em consideração nos seus custos e fazer refletir nos seus preços também as portagens - se usarem as AE. A não ser no caso de generalizar a medida para todos.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                      A ideia em parte faz sentido.
                                      A questão das autoestradas é o negócio que lhes deu origem e que tem de ser pago.
                                      O sector do transportador anda a pagar as negociatas do sector da construção.
                                      Em rigor, andamos todos a pagar (pesados e ligeiros) estas negociatas entre politicos, banca e construtoras.
                                      No final ao Estado o que interessa é recolher euros da forma mais fácil e rápida possível, mesmo que o país ganhasse mais de outra forma.
                                      E se as transportadoras pagam portagens absurdas, esse custo é embutido no custo dos produtos e serviços, que ninguém dá nada à ninguém. Como dizes (e bem), toda a gente acaba por pagar estas negociatas.

                                      Como o Esprit referiu, o valor cobrado nas portagens inibe fortemente o turismo feito por cidadãos nacionais. É uma pena para zonas interiores do país, que poderiam ter nesta fonte de receita (turismo) algum alívio na dificuldade que enfrentam.
                                      Eu gostava de ir muitas mais vezes a Seia, Guarda, Piódão, Tomar, Mirandela, Chaves ... há tanto lugar engraçado para visitar (ou revisitar). Agora com os custos duma viagem de 150-200 km para cada lado? Fica complicado ...

                                      Comentário


                                        Eu sou a favor de portagens mas não ao preços que são praticados.

                                        Comentário


                                          Eu sou favorável a iniciativa privada, mas há áreas em que faz sentido o estado ser o fornecedor, pois basicamente não há forma de existir concorrência. Fornecimento de serviços sem concorrência normalmente dá barraca. Por isso para mim (embora sendo liberal) o estado não deveria ceder o controle do fornecimento de energia, água e da rede de estradas.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                            Então é melhor leres bem
                                            Não és meu pai, não mandas em mim :p

                                            ok, li enviesado e não mudei de opinião.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                              Como já alguns referiram é uma questão de custo Vs tempo.
                                              As portagens são caras, o trajeto que faço mais em AE é de 140 km, e pago 10€. Sendo ida e volta no mesmo dia, são 20€.
                                              Já usei a alternativa mas isso implica quase dobrar o tempo de viagem (com tudo associado, incusive cansaço).

                                              Até faz sentido menos portagens, mais trafego nas AE, maior rapidez, menor sinistralidade, etc etc. não acredito é que tenha que ser o Estado a financiar essa atividade, de privados, que devem ter em consideração nos seus custos e fazer refletir nos seus preços também as portagens - se usarem as AE. A não ser no caso de generalizar a medida para todos.
                                              Eu até percebo que quem investe milhões queira ter alguma forma de minimizar o risco, mas não conheço negócios em que alguém garanta rendimento mesmo se eu não tiver clientes.
                                              Ao ter uma forma de remuneração artificial, as concessionárias vêem-se livres de fazer o jogo mais difícil para qualquer empresa, que é ajustar o preço ao valor precebido pelo cliente.

                                              Originalmente Colocado por DMA Ver Post
                                              E se as transportadoras pagam portagens absurdas, esse custo é embutido no custo dos produtos e serviços, que ninguém dá nada à ninguém. Como dizes (e bem), toda a gente acaba por pagar estas negociatas.

                                              Como o Esprit referiu, o valor cobrado nas portagens inibe fortemente o turismo feito por cidadãos nacionais. É uma pena para zonas interiores do país, que poderiam ter nesta fonte de receita (turismo) algum alívio na dificuldade que enfrentam.
                                              Eu gostava de ir muitas mais vezes a Seia, Guarda, Piódão, Tomar, Mirandela, Chaves ... há tanto lugar engraçado para visitar (ou revisitar). Agora com os custos duma viagem de 150-200 km para cada lado? Fica complicado ...
                                              É irreal que eu ainda há pouco tenha feito viagens, e os custos tenham sido, a primeira 34€ hotel (bom negócio) e 35€ de portagens só ida, a segunda 48€ de Hotel (em cima da hora) e 24€ de portagens. É irreal, que numa viagem a portagem mais que uma vez tenha um valor superior ao combustivel ou refeições durante a mesma!

                                              Comentário


                                                Concordo a 100% com a tua primeira parte. Isto é um exemplo cristalino do "crony capitalism" que está a dar uma péssima imagem do capitalismo. É uma pena, porque do que estamos a falar é (duma forma pura e dura) de uma simbiose entre empresas/executivo sob a forma de processos corruptos de maneira a extrair dinheiro do erário público.
                                                Logo é como dizes: não interessa se há clientes ou não; a fonte vai pingar sempre.

                                                Quanto a segunda parte continuo a concordar. É ver o preço que se paga numa passagem aérea e depois comparar com o que se gasta numa viagem em AE. O exemplo que deste dos hotéis também é bom. Nestas condições as pessoas vão pensar duas vezes antes de visitar lugares que fiquem à alguma distância.

                                                *** ***

                                                Façam uma pergunta a vocês mesmos: ao preço por km que se cobra nas AEs em Portugal, que custos teria fazer o transporte de mercadorias através dum país da dimensão da Alemanha?
                                                Editado pela última vez por DMA; 24 October 2016, 14:34.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                  Aliás, são preços bem próximos de alguém usar o comboio para o mesmo percurso. Ridículo.

                                                  Só uso ae em contexto profissional. Em deslocações particulares, e sendo de lazer, é sempre por nacional.
                                                  Eu também uso muito nacionais. Mas há certos percursos que é dificil evitar os AE's. Lisboa-Porto por nacional é um martírio e demora quase o dobro do tempo que no AE.

                                                  Lisboa-Grândola também é uma seca via IC1. Já entre grândola e faro é uma maravilha fazer de IC1.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por DMA Ver Post
                                                    E se as transportadoras pagam portagens absurdas, esse custo é embutido no custo dos produtos e serviços, que ninguém dá nada à ninguém. Como dizes (e bem), toda a gente acaba por pagar estas negociatas.

                                                    Como o Esprit referiu, o valor cobrado nas portagens inibe fortemente o turismo feito por cidadãos nacionais. É uma pena para zonas interiores do país, que poderiam ter nesta fonte de receita (turismo) algum alívio na dificuldade que enfrentam.
                                                    Eu gostava de ir muitas mais vezes a Seia, Guarda, Piódão, Tomar, Mirandela, Chaves ... há tanto lugar engraçado para visitar (ou revisitar). Agora com os custos duma viagem de 150-200 km para cada lado? Fica complicado ...
                                                    A questão é mesmo essa: o custo das portagens não é "embutido" nos custos de transporte, porque os camiões têm ordens expressas para fugirem às auto-estradas e fazem-no claramente, e fazem-nos porque em Portugal o preço de transporte praticado não permite pagar os custos que se cobram nas AE's.
                                                    Tal como não permite que um particular viaje com frequência pelo seu país.
                                                    Como já disseram atrás numa viagem de carro de ida e volta do Porto - Algarve não devem chegar 90€. Completamente absurdo num país que é tão pequeno e pior ainda, completamente periférico.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                      Os pesados gastam muito mais combustível, logo pagam muitos mais impostos (sobre os combustíveis). Este acréscimo de impostos não será suficiente para cobrir esse desgaste adicional?

                                                      E já agora: nas estradas nacionais, os pesados também não provocam mais desgaste?

                                                      Cada imposto é canalizado para diferentes fins, e o que os pesados pagam nas portagens é o valor justo.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por NOSmeoVODAFONE Ver Post
                                                        Cada imposto é canalizado para diferentes fins, e o que os pesados pagam nas portagens é o valor justo.
                                                        Mostra lá os cálculos que te levam a fazer essa afirmação.

                                                        Comentário


                                                          Os preços praticados pelas portagens em portugal no geral são um absurdo!!!! em todo os escalões!
                                                          Se cobrassem 20% do que actualmente está em vigor, ia ter muito mais receita...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por NOSmeoVODAFONE Ver Post
                                                            Cada imposto é canalizado para diferentes fins
                                                            Não, não é assim que funciona. Os impostos vão (quase) todos para o mesmo bolo e depois são distribuídos em função das políticas.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                              Mostra lá os cálculos que te levam a fazer essa afirmação.
                                                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                              Não, não é assim que funciona. Os impostos vão (quase) todos para o mesmo bolo e depois são distribuídos em função das políticas.

                                                              Não é a mim que me compete fazer cálculos, mas quem os fez deve ter tido em conta várias factores para chegar aos valores que estão em vigor, agora se teve ou não em conta todos os factores isso é outra história, mas basta ver em Lisboa junto das para de autocarros o alcatrão mais estragado e logicamente por causa dos autocarros e nas nacionais e AE é mesma coisa. Da minha maneira de ver está claro que devem pagar mais, tal como também acho mal os monovolumes pagarem igual a um ligeiro mais pequeno só porque lhes puseram a frente mais baixa, uma Sharan (por exemplo) não é propriamente um Fiat Panda.
                                                              Mas isso parte tudo dos problemas da economia e por isso mesmo isto anda tudo num reboliço e as conclusões não podem ser isentas de partidarismo e interesses de grupos económicos que compram os governos e antes e depois das eleições.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X