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Poderá o aeroporto de Beja trabalhe em parceria com o de Lisboa?

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    #91
    Originalmente Colocado por kursk Ver Post
    A pista de Alverca está abaixo do nivel das águas do rio Tejo. Quando chove, não escoa...
    E quando a fizeram já sabiam isso ou começou a chover mais nos últimos tempos?

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      E quando a fizeram já sabiam isso ou começou a chover mais nos últimos tempos?
      Sempre foi assim....inicialmente nem sequer havia pista, mas apenas terreno de descolagem e campo de aeroesteiros.

      Comentário


        #93
        Agora que anda tudo excitado com o aumento de turismo em Lisboa, ponham-se a mandar os turistas para aeroportos distantes e sem meios que vão ver aonde é que o turismo vai parar.

        Porque, não há dúvida, que as lowcosts mandam os seus avioes para onde for apenas com o intuito de poupar uns €€€.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Grenadier Ver Post
          Agora que anda tudo excitado com o aumento de turismo em Lisboa, ponham-se a mandar os turistas para aeroportos distantes e sem meios que vão ver aonde é que o turismo vai parar.

          Porque, não há dúvida, que as lowcosts mandam os seus avioes para onde for apenas com o intuito de poupar uns €€€.
          Isso é algo que a malta não percebe. Alguém acha que o turismo de fds está disposto a fazer uma viagem de 180km entre Beja e Lisboa?

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Grenadier Ver Post
            Agora que anda tudo excitado com o aumento de turismo em Lisboa, ponham-se a mandar os turistas para aeroportos distantes e sem meios que vão ver aonde é que o turismo vai parar.
            O aeroporto de Lisboa tem capacidade de movimentar 42 voos por hora.
            A semana passada foram feitos numa hora 46 pedidos. Ou seja, houve 4 aviões que não puderam aterrar e tiveram de andar às voltas no ar durante 20 minutos até haver uma abertura.

            O aeroporto de Lisboa tem crescido acima dos 10% ao ano e prevê-se que em 2025 haja procura para 70 movimentos por hora. Mas...... o aerporto só tem capacidade para 42 !!!

            Ou se constrói um aeroporto complementar (e não há espaço dentro da cidade de Lisboa) ou avisa-se os turistas para não virem para cá, pois não temos capacidade para os receber.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por MVA Ver Post
              O aeroporto de Lisboa tem capacidade de movimentar 42 voos por hora.
              A semana passada foram feitos numa hora 46 pedidos. Ou seja, houve 4 aviões que não puderam aterrar e tiveram de andar às voltas no ar durante 20 minutos até haver uma abertura.

              O aeroporto de Lisboa tem crescido acima dos 10% ao ano e prevê-se que em 2025 haja procura para 70 movimentos por hora. Mas...... o aerporto só tem capacidade para 42 !!!

              Ou se constrói um aeroporto complementar (e não há espaço dentro da cidade de Lisboa) ou avisa-se os turistas para não virem para cá, pois não temos capacidade para os receber.
              Ok, tudo certo, Lisboa +1 faz sentido, ninguém colocou isso em causa.

              Mas Lisboa + Beja vai colmatar essa procura? Duvido

              Comentário


                #97
                A ligação ferroviaria de alta velocidade entre Beja e Lisboa só faria sentido integrada numa rede europeia de TGV com ligação ao ramal espanhol em Sevilha

                Comentário


                  #98
                  Já que se fala em datas e prazos, suponhamos que a preparação de Beja começa em 2017.

                  Quanto tempo será preciso até ter o aeroporto a funcionar em pleno?

                  Falam em ligações ferroviárias melhoradas aentre Beja e Lisboa, mas quantos anos demora tudo isso a ser construído?

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Grenadier Ver Post
                    Já que se fala em datas e prazos, suponhamos que a preparação de Beja começa em 2017.

                    Quanto tempo será preciso até ter o aeroporto a funcionar em pleno?

                    Falam em ligações ferroviárias melhoradas aentre Beja e Lisboa, mas quantos anos demora tudo isso a ser construído?
                    Montijo pelo menos 4 anos. Falta fazer praticamente tudo. Só existe a pista de aterragem, mais nada. Falta o terminal de passageiros, controlos, novo acesso para a Ponte Vasco da Gama e novo terminal fluvial para ligar a baixa de Lisboa directamente ao aeroporto.
                    E acrescenta aí pelo menos mais 1 ano a isto devido aos protestos e providências cautelares que a força aérea vai colocar.

                    Beja demora 1 ano (está praticamente tudo feito, falta eletrificar alguns km de via férrea e contruir 10 km de ferrovia nova entre Beja e o Aeroporto.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                      O aeroporto de Lisboa tem capacidade de movimentar 42 voos por hora.
                      A semana passada foram feitos numa hora 46 pedidos. Ou seja, houve 4 aviões que não puderam aterrar e tiveram de andar às voltas no ar durante 20 minutos até haver uma abertura.

                      O aeroporto de Lisboa tem crescido acima dos 10% ao ano e prevê-se que em 2025 haja procura para 70 movimentos por hora. Mas...... o aerporto só tem capacidade para 42 !!!

                      Ou se constrói um aeroporto complementar (e não há espaço dentro da cidade de Lisboa) ou avisa-se os turistas para não virem para cá, pois não temos capacidade para os receber.
                      Mas qual é o problema do aeroporto de Lisboa? As pistas, o parqueamento, os terminais?

                      Comentário


                        Dizendo eu, na minha ignorância porque não pesco nada disto, mas, imaginando que se concretizava o projecto para o Montijo, o tráfego aéreo iria aumentar consideravelmente sobre a zona de Almada...

                        Ora, isto não iria causar confusão aos aviões ao tentarem não cruzar as rotas

                        Comentário


                          O aeroporto de Beja tem vários problemas, para começar está entre dois aeroportos:

                          - Faro, que apesar do Algarve ter uma população de meio milhão de habitantes o que mexe o aeorporto de Faro são os turistas, porque se vamos estar à espera dos locais nem 5 voos por dia havia.

                          - Lisboa onde está uma grande concentração de industria e turismo.

                          O Aletenjo é um buraco no meio, que não tem nem população nem turismo para gerar voos. Lisboa está muito longe e o aeroporto de Faro não precisa de ajuda.

                          O Alfa pendular está sempre com boas taxas de ocupação, mas para já o grande problema da linha é a parte entre o algarve e o alentejo, essa parte é que precisa de uma linha nova. E depois vamos lá ver uma coisa, ninguém quer aterrar em Beja e esperar 3 horas pelo comboio ou autocarro para Lisboa ou Faro. Pela europa fora quando este tipo de aeroportos existem vêm junto com boas vias de comunicação para os mercados que querem servir.

                          É um problema da galinha e do ovo juntamente com falta de vontade. O mais facil era o Alentejo ter algo que gere movimento e com isso depois se tentar alagar à zona de influencia de Faro e Lisboa, mas como tem zero e só consegue gerar movimento se roubar a Lisboa ou Faro é complicado, mais vale ficar como aeroporto de carga, boa ligação ao terminal de Beja, e uns dois voos de verão e pronto.

                          Comentário


                            Não entendo uma coisa, basta ver o exemplo de Paris ou Londres que têm mais do que um aeroporto, não entendo celeuma de criar uma infraestrutura mais pequena junto à cidade de Lisboa para receber mais vôos, tipo, Ota, Cascais, ... Não teria que ser mais um "grande" aeroporto, mas o exemplo de Luton, Gatwick ou Stanted não são propriamente grandes aeroportos.
                            Editado pela última vez por Afcivic; 26 October 2016, 15:45.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por JFML Ver Post
                              Dizendo eu, na minha ignorância porque não pesco nada disto, mas, imaginando que se concretizava o projecto para o Montijo, o tráfego aéreo iria aumentar consideravelmente sobre a zona de Almada...

                              Ora, isto não iria causar confusão aos aviões ao tentarem não cruzar as rotas
                              Não. Continuam a entrar pela foz do Tejo/Caparica. na aproximação por Norte já é diferente.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                Mas qual é o problema do aeroporto de Lisboa? As pistas, o parqueamento, os terminais?
                                Terminais e parqueamento. Pistas só em picos de movimento.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                  Não entendo uma coisa, basta ver o exemplo de Paris ou Londres que têm mais do que um aeroporto, não entendo celeuma de criar uma infraestrutura mais pequena junto à cidade de Lisboa para receber mais vôos, tipo, Ota, Cascais, ... Não teria que ser mais um "grande" aeroporto, mas o exemplo de Luton, Gatwick ou Stanted não são propriamente grandes aeroportos.
                                  Pelo que li, passaram por Gatwick, em 2015, o dobro dos passageiros que passaram pela Portela, e Stansted, praticamente o mesmo número do que Lisboa, portanto, não são propriamente aeroportos pequenos.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                    Pelo que li, passaram por Gatwick, em 2015, o dobro dos passageiros que passaram pela Portela, e Stansted, praticamente o mesmo número do que Lisboa, portanto, não são propriamente aeroportos pequenos.

                                    Sim, mas o transito aeroportuário de Londres não é o mesmo de Lisboa, ou seja, queria apenas tirar a duvida se haveria algum problema em desmultiplicar as possibilidades e não ter que ter apenas uma para uma cidade, Londres e Paris são exemplos disso, há por lá inúmeros aeroportos para servir a cidade (independentemente do tamanho), porque não fazer o mesmo em Lisboa em vez de criar um imenso aeroporto?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por now Ver Post
                                      Era uma piada, se bem que em Portugal tudo é possível. É possível que haja autocarro do Montijo até a estação do Pinhal Novo. E quem quiser ir para Lisboa tem a opção do barco como dizes.
                                      Há ligação de autocarro, entre o Montijo (mas não do Samouco, que é onde fica realmente a base aérea) e o Pinhal Novo. Demora uma eternidade...


                                      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                      Montijo pelo menos 4 anos. Falta fazer praticamente tudo. Só existe a pista de aterragem, mais nada. Falta o terminal de passageiros, controlos, novo acesso para a Ponte Vasco da Gama e novo terminal fluvial para ligar a baixa de Lisboa directamente ao aeroporto.
                                      E acrescenta aí pelo menos mais 1 ano a isto devido aos protestos e providências cautelares que a força aérea vai colocar.

                                      Beja demora 1 ano (está praticamente tudo feito, falta eletrificar alguns km de via férrea e contruir 10 km de ferrovia nova entre Beja e o Aeroporto.
                                      Basta voltarem a activar o terminal antigo do Montijo e deixar o Alto do Seixalinho exclusivo para o aeroporto. Assim, quem usa os barcos diariamente não tem de levar com os turistas (à semelhança do que acontece com a carreira E28 da Carris, que não serve as populações dos bairros lisboetas por onde passa).


                                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                      Mas qual é o problema do aeroporto de Lisboa? As pistas, o parqueamento, os terminais?
                                      O problema maior é mesmo o estacionamento, ou seja, mesmo para operações de embarque e desembarque não tens condições para o fazer (mesmo usando o método tradicional autocarro + escadas).
                                      Editado pela última vez por DeCeIi; 26 October 2016, 17:05.

                                      Comentário


                                        Se dotar o Montijo de todas as condições demora 4 anos e a Portela já esta a atingir capacidade, então não entendo o porque de estar tudo em banho Maria.

                                        Já lá deviam estar com as pás e cimento.

                                        Se é obvio que o turismo em Portugal tem tendencia a crescer, mais passageiros, mais rotas, mais aviões ninguem no poder consegue ver que um novo aeroporto low cost é para ontem?
                                        Editado pela última vez por Paulinhonanet; 26 October 2016, 19:29.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                          O aeroporto de Beja tem vários problemas, para começar está entre dois aeroportos:

                                          - Faro, que apesar do Algarve ter uma população de meio milhão de habitantes o que mexe o aeorporto de Faro são os turistas, porque se vamos estar à espera dos locais nem 5 voos por dia havia.

                                          - Lisboa onde está uma grande concentração de industria e turismo.

                                          O Aletenjo é um buraco no meio, que não tem nem população nem turismo para gerar voos. Lisboa está muito longe e o aeroporto de Faro não precisa de ajuda.

                                          O Alfa pendular está sempre com boas taxas de ocupação, mas para já o grande problema da linha é a parte entre o algarve e o alentejo, essa parte é que precisa de uma linha nova. E depois vamos lá ver uma coisa, ninguém quer aterrar em Beja e esperar 3 horas pelo comboio ou autocarro para Lisboa ou Faro. Pela europa fora quando este tipo de aeroportos existem vêm junto com boas vias de comunicação para os mercados que querem servir.

                                          É um problema da galinha e do ovo juntamente com falta de vontade. O mais facil era o Alentejo ter algo que gere movimento e com isso depois se tentar alagar à zona de influencia de Faro e Lisboa, mas como tem zero e só consegue gerar movimento se roubar a Lisboa ou Faro é complicado, mais vale ficar como aeroporto de carga, boa ligação ao terminal de Beja, e uns dois voos de verão e pronto.
                                          O problema é que o nosso país é uma nódoa a nível de transportes e é aqui que temos de melhorar independentemente para onde vá o novo aeroporto. Terá de haver transportes públicos(autocarro/comboio, etc) com mais ou menos regularidade conforme a horas com mais movimento do aeroporto.
                                          Esperar 3 horas é inadmissível, no máximo será 1 hora.

                                          Outra opção, não seria difícil transferir algum tráfego aéreo para Faro ou Porto, complementando depois com comboio de alta velocidade regular para Lisboa.

                                          Estou curioso para ver qual vai ser a decisão tomada.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                            Se dotar o Montijo de todas as condições demora 4 anos e a Portela já esta antigir capacidade, então não entendo o porque de estar tudo em banho Maria.

                                            Já lá deviam estar com as pás e cimento.

                                            Se é obvio que o turismo em Portugal tem tendencia a crescer, mais passageiros, mais rotas, mais aviões ninguem de poder consegue ver que um novo aeroporto low cost é para ontem?
                                            Só vão começar, quando os aviões tiverem de andar 2 horas no ar à espera para aterrar. Ou então até que algo grave aconteça...

                                            Comentário


                                              O Aeroporto do Montijo já está a ser planeado e projectado nos bastidores.

                                              Mas há ainda várias questões complexas em termos de financiamento entre o Governo, a ANA, que pertence à Francesa VINCI que é o maior construtor civil do Mundo e que ao que tudo indica ficará encarregue por todo o projecto técnico, e a Comissão Europeia.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                Não entendo uma coisa, basta ver o exemplo de Paris ou Londres que têm mais do que um aeroporto, não entendo celeuma de criar uma infraestrutura mais pequena junto à cidade de Lisboa para receber mais vôos, tipo, Ota, Cascais, ... Não teria que ser mais um "grande" aeroporto, mas o exemplo de Luton, Gatwick ou Stanted não são propriamente grandes aeroportos.
                                                Paris ou Londres têm mais de um aeroporto mas não estao a 200 Km do centro.

                                                Mas mesmo estando distantes têm ligações muito frequentes e rápidas para a zona central da cidade.

                                                Vai haver comboios de 30 em 30 min de Beja para Lisboa?
                                                De certeza que não.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post


                                                  Se é obvio que o turismo em Portugal tem tendencia a crescer, mais passageiros, mais rotas, mais aviões ninguem no poder consegue ver que um novo aeroporto low cost é para ontem?
                                                  Concordo que um aeroporto low-cost é para ontem mas também nao vale a pena espetar com o aeroporto no deserto, longe de tudo e de todos, em distancia e tempo.

                                                  Comentário


                                                    4 anos para meter o montijo a funcionar???
                                                    só mesmo na cabeça de alguns, aquilo precisa de 1 "contentor" para servir de terminal, um pouco maior que o terminal 2 de lisboa, digo maior porque se abrir a ryanair vai atacar forte e feio

                                                    a pista de lisboa não aguenta mais trafego só em certas alturas do dia e porque não tem taxiway até ao inicio da pista 21
                                                    Em termos de parquemento era retirar os de carga, retirar os que passam dias e dias parados e alguns vips e ja dava 1 ajuda

                                                    não é 100% comparavel, mas gatwick e stansted tambem só tem 1 pista, quer dizer gatwick tem 2 mas só opera 1, servindo a outra como taxiway

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Grenadier Ver Post
                                                      Paris ou Londres têm mais de um aeroporto mas não estao a 200 Km do centro.

                                                      Mas mesmo estando distantes têm ligações muito frequentes e rápidas para a zona central da cidade.

                                                      Vai haver comboios de 30 em 30 min de Beja para Lisboa?
                                                      De certeza que não.
                                                      Estás a ver a coisa ao contrário, não acho que seja no mínimo viável uma situação de Beja como complemento a Lisboa, refiro antes os pequenos aeródromos que circundam Lisboa em serem esse complemento, por isso referi Ota, Cascais,...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                        Estás a ver a coisa ao contrário, não acho que seja no mínimo viável uma situação de Beja como complemento a Lisboa, refiro antes os pequenos aeródromos que circundam Lisboa em serem esse complemento, por isso referi Ota, Cascais,...
                                                        Ah mas aí estou de acordo.

                                                        Até falei mais atrás se Sintra ou Tires não seriam alternativas.
                                                        Aparentemente não são viáveis.

                                                        Mas isso sim, são verdadeiras alternativas.

                                                        Centrais, com bons acessos e com um investimento relativo necessário.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                                          Se dotar o Montijo de todas as condições demora 4 anos e a Portela já esta a atingir capacidade, então não entendo o porque de estar tudo em banho Maria.

                                                          Já lá deviam estar com as pás e cimento.

                                                          Se é obvio que o turismo em Portugal tem tendencia a crescer, mais passageiros, mais rotas, mais aviões ninguem no poder consegue ver que um novo aeroporto low cost é para ontem?
                                                          É isso que eu não entendo também. E também não entendo os cuidados todos e as pinças com que estão a tratar a Força Aérea.

                                                          Percebo que seja o PR e não o Governo o comandante supremo das Forças Armadas e percebo o poder das mesmas e até o facto de o Montijo ser uma localização estratégica.

                                                          Acho que é óbvio que, para o interesse e economia nacionais, a FAP tem de largar aquilo e depressa.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                                            4 anos para meter o montijo a funcionar???
                                                            só mesmo na cabeça de alguns, aquilo precisa de 1 "contentor" para servir de terminal, um pouco maior que o terminal 2 de lisboa, digo maior porque se abrir a ryanair vai atacar forte e feio
                                                            1 ano para estudos de impacto ambiental
                                                            1 ano entre abertura do concurso público e inicio das obras
                                                            1 ano até que o tribunal se pronuncie sobre a providência cautelar que a força aérea vai (de certeza) meter
                                                            2 anos para conclusão das obras (não só do aeroporto em sim, mas também do terminal fluvial e do novo acesso à ponte Vasco da Gama)

                                                            Tudo somado dá 5 anos.
                                                            Antes de 2022 não há aeroporto do Montijo operacional

                                                            Comentário


                                                              E porque razão a Força Aérea iria meter providência cautelar...que aliás não pode fazer? Caso o Montijo avance, é com a concordância do MDN, o que inclui a FAP e a Marinha, que também lá tem instalações (Esquadrilha de Helis)

                                                              Comentário

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