Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gigafactory 2 em Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
    28500 trabalhadores. 6500 na fábrica da Tesla e 22000 postos indirectos que serão criados para fornecer componentes à fábrica.
    Aonde obtiveste esses números?
    E os indirectos não serão criados no mesmo local, obviamente. E muitos nem serão criados, mas sim serão postos de trabalho actuais que passarão a fabricar para essa fábrica em compensação de outros projectos que se perdem.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
      Que 10 mil... Se a Tesla vier para Portugal vão ser abertas 28500 vagas de emprego só para isso.
      Isso é mais que a população de Beja.

      Uma fábrica não consiste apenas de operários. Há muito engenheiro a trabalhar nas fábricas e há uma enorme dificuldade em recrutar pessoal qualificado para locais no interior.

      Depois Sines não tem ferrovia. Vão exportar milhares de carros para a Europa em camiões, queres ver...
      As unicas opções viáveis em termos de população, portos e ferrovias são Margem Sul, Grande Porto e Aveiro.
      Se metermos o factor sol ao barulho a melhor opção será Margem Sul, na zona onde está actualmente a Autoeuropa.
      Quase de certeza que não vão ser abertas tantas vagas, e muito menos serão todas no mesmo sitio.
      Não é Sines que precisa de ter ferrovia, mas sim o ponto de localização da fábrica.
      Desde Setúbal até Viana do Castelo qualquer ponto é viável (desde que próximo de um ramal de caminho de ferro, ou constroi-se um), e mesmo indo mais para o interior, como Viseu ou Castelo Branco, acho que deve dar.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por MVA Ver Post
        Há 15 anos que os sucessivos governantes anunciam projectos de ferrovia para Sines.
        Até agora bola.

        E depois estás mesmo a ver 28500 pessoas a irem para Sines trabalhar. Nem casas há para tanta gente.

        Esqueçam o Alentejo e o Algarve.
        A vir isto virá para Margem Sul, Aveiro ou Porto. E aposto muito mais na Margem Sul por causa do sol.
        E achas mesmo que esses 28500 postos de trabalho serão criados no Alentejo? Boa parte deles poderão ser, mas os fornecedores que já têm fábrica no nosso país, apenas vão aumentar a produção e colocar alguns trabalhadores novos.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
          Quase de certeza que não vão ser abertas tantas vagas, e muito menos serão todas no mesmo sitio.
          Não é Sines que precisa de ter ferrovia, mas sim o ponto de localização da fábrica.
          Desde Setúbal até Viana do Castelo qualquer ponto é viável (desde que próximo de um ramal de caminho de ferro, ou constroi-se um), e mesmo indo mais para o interior, como Viseu ou Castelo Branco, acho que deve dar.
          Concordo com quase tudo, no entanto apenas acho que a localização poderá ser de Sines até Aveiro. Mas mais importante que um porto, será uma boa ligação ferroviária ao centro da Europa.

          Comentário


            #35
            A Espanha é o país ideal para a Tesla. A única vantagem de Portugal são os salários mais baixos, mas eles têm um mercado gigantesco que compensa os salários um pouco superiores. Portugal pode é ficar com alguns fornecedores.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por now Ver Post


              Espero que a vir para Portugal, a fábrica seja instalada na zona de Beja.
              Assinava por baixo já.

              Pessoalmente sou por este tipo de desafios.

              Comentário


                #37
                Évora, para dar uso ao aeroporto

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                  Assinava por baixo já.

                  Pessoalmente sou por este tipo de desafios.
                  No facebook do grupo "Bring Tesla Gigafactory to Portugal!", fala-se exactamente sobre a localização da fábrica em Beja. E parece que vai entrar em contacto com a câmara municipal, para ver qual é a posição da mesma.


                  Se acham que trazer este tipo de investimento para o interior não faz sentido, aconselho a leitura: http://www.tribunaalentejo.pt/artigo...opa-dos-aviOes

                  Comentário


                    #39
                    Podem por em Évora ao lado da Embraer e companhia !

                    Comentário


                      #40
                      Beja é uma aldeola dentro dos padrões globais. Não tem potencial humano para um investimento desta natureza, não tem supplychain nas proximidades, está longe dos consumidores.
                      Eu se escolhesse portugal, seria no eixo Aveiro Viseu pq é a zona de gente trabalhadora com razoável capacidade em termos de supplychain derivada da antiga fabrica PSA que promoveu know how local.
                      Nunca em Beja e só em ultimo caso no eixo Setubal Vendas Novas...
                      Mas isso sou eu a tentar ser racional com o dinheiro dos outros...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        Beja é uma aldeola dentro dos padrões globais. Não tem potencial humano para um investimento desta natureza, não tem supplychain nas proximidades, está longe dos consumidores.
                        Eu se escolhesse portugal, seria no eixo Aveiro Viseu pq é a zona de gente trabalhadora com razoável capacidade em termos de supplychain derivada da antiga fabrica PSA que promoveu know how local.
                        Nunca em Beja e só em ultimo caso no eixo Setubal Vendas Novas...
                        Mas isso sou eu a tentar ser racional com o dinheiro dos outros...
                        Mas e o fator Sol? É que para a Tesla isso foi o fator decisivo para a localização da Gigafatory 1.
                        E a nossa grande vantagem (e de Espanha também) é precisamente o Sol que temos no Sul.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                          Beja é uma aldeola dentro dos padrões globais. Não tem potencial humano para um investimento desta natureza, não tem supplychain nas proximidades, está longe dos consumidores.
                          Eu se escolhesse portugal, seria no eixo Aveiro Viseu pq é a zona de gente trabalhadora com razoável capacidade em termos de supplychain derivada da antiga fabrica PSA que promoveu know how local.
                          Nunca em Beja e só em ultimo caso no eixo Setubal Vendas Novas...
                          Mas isso sou eu a tentar ser racional com o dinheiro dos outros...
                          Em Beja, temos talvez o preço mais baixo por metro quadrado para compra de terreno. Mais sol do que em qualquer parte do país.
                          O porto de Sines não está assim tão longe, sendo possível a ligação por ferrovia a Sines e a Espanha.

                          Quanto a falta de mão d'Obra, Beja não é uma cidade fechada. Portanto se a fábrica for para lá, é certo que irão pessoas, famílias mudar-se também.
                          Existe algumas cidades, vilas, tanto em Portugal como na Europa que cresceram a volta de fábricas.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                            Mas e o fator Sol? É que para a Tesla isso foi o fator decisivo para a localização da Gigafatory 1.
                            E a nossa grande vantagem (e de Espanha também) é precisamente o Sol que temos no Sul.
                            Acho que a decisão vai ser entre Portugal e Espanha. Em ambos os lados existe sol com fartura. Cabe ao nosso governo saber fazer a diferença e pensar um bocadinho no país em vez de estarem sempre a olhar para o umbigo.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              Eu se escolhesse portugal, seria no eixo Aveiro Viseu pq é a zona de gente trabalhadora com razoável capacidade em termos de supplychain derivada da antiga fabrica PSA que promoveu know how local.
                              É deslocarem-se para Beja ou Margem Sul conforme está a ser defendido neste tópico.
                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              Nunca em Beja
                              Vê o que escreveram acerca da localização da fábrica nos US e depois tenta defender o "nunca em Beja".

                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              ...e só em ultimo caso no eixo Setubal Vendas Novas...
                              Queres elaborar para se perceber ou é um gosto/recalcamento pessoal?

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por now Ver Post
                                Em Beja, temos talvez o preço mais baixo por metro quadrado para compra de terreno.
                                Para a Tesla vir para cá, o governo ou a autarquia local vão ter de lhes oferecer o terreno, portanto o preço por m2 é irrelevante para a Tesla, pois não serão com certeza eles que o irão pagar.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por orator Ver Post
                                  É deslocarem-se para Beja ou Margem Sul conforme está a ser defendido neste tópico.


                                  Vê o que escreveram acerca da localização da fábrica nos US e depois tenta defender o "nunca em Beja".



                                  Queres elaborar para se perceber ou é um gosto/recalcamento pessoal?
                                  qual recalcamento?
                                  Onde é que estão localizados os principais fornecedores de componentes auto portugueses? Ficam nestes 2 eixos q referi.

                                  Vendas Novas pq é polo automotive há mais de 50 anos. Simples.

                                  Se é por por causa do sol, então parece-me o local ideal pois é similar a Beja.
                                  Nada pessoal contra Beja...

                                  Comentário


                                    #47
                                    É estranho pensarem que a sul de Paris o m2 tem alguma importância num projecto deste.... Indiferente. Não falta terra plana por aí abaixo à borla e até a pagar para la instalarem fabricas assim. Nem precisam passar a fronteira francêsa...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                      Para a Tesla vir para cá, o governo ou a autarquia local vão ter de lhes oferecer o terreno, portanto o preço por m2 é irrelevante para a Tesla, pois não serão com certeza eles que o irão pagar.
                                      em rigor, vão pagar com subsidios e borlas fiscais. Quem der mais borlas fica nelhor posicionado. Contudo, para mim, a proximidade de fornecedores , vias principais e portos de contentores é muito crítica...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                        Para a Tesla vir para cá, o governo ou a autarquia local vão ter de lhes oferecer o terreno, portanto o preço por m2 é irrelevante para a Tesla, pois não serão com certeza eles que o irão pagar.
                                        Para mim é me igual se têm que comprar o terreno ou se é oferecido pelo governo ou autarquia. Quero é que o governo faça tudo, para trazer para o nosso país este investimento que vai dar bastantes empregos.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                          Eu se escolhesse portugal, seria no eixo Aveiro Viseu pq é a zona de gente trabalhadora com razoável capacidade em termos de supplychain derivada da antiga fabrica PSA que promoveu know how local.
                                          Nunca em Beja e só em ultimo caso no eixo Setubal Vendas Novas...
                                          Mas isso sou eu a tentar ser racional com o dinheiro dos outros...
                                          Vou tentar também ser racional. O mercado da Tesla será o mercado europeu. Como tal, tem de haver uma ligação rápida à Europa para exportar carros e baterias. E isto tem de ser por comboio, não vamos exportar milhares de carros recorrendo a camiões. Isto parece-me óbvio. Os projectos que existem da parte da Peninsula Ibérica para ligar esta ao resto da Europa, através de linha ferroviária de mercadorias em bitola Europeia é o seguinte:





                                          Os portos Ibéricos que irão ser ligado à Europa por ferrovia em bitola europeia são:

                                          Algeciras - com ligação ao Mediterrâneo
                                          Sines - com ligação ao Atlântico


                                          A fábrica da Tesla terá, na minha opinião, de ficar instalada nas proximidades da linha vermelha da imagem acima, de modo a facilitar as exportações. Do lado Português, esta linha irá ter o seguinte troço:





                                          A meu ver, por causa das exportações, a fábrica só fará sentido se ficar localizada nas proximidades de Setúbal ou Évora.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                            Vou tentar também ser racional. O mercado da Tesla será o mercado europeu. Como tal, tem de haver uma ligação rápida à Europa para exportar carros e baterias. E isto tem de ser por comboio, não vamos exportar milhares de carros recorrendo a camiões. Isto parece-me óbvio. Os projectos que existem da parte da Peninsula Ibérica para ligar esta ao resto da Europa, através de linha ferroviária de mercadorias em bitola Europeia é o seguinte:





                                            Os portos Ibéricos que irão ser ligado à Europa por ferrovia em bitola europeia são:

                                            Algeciras - com ligação ao Mediterrâneo
                                            Sines - com ligação ao Atlântico


                                            A fábrica da Tesla terá, na minha opinião, de ficar instalada nas proximidades da linha vermelha da imagem acima, de modo a facilitar as exportações. Do lado Português, esta linha irá ter o seguinte troço:





                                            A meu ver, por causa das exportações, a fábrica só fará sentido se ficar localizada nas proximidades de Setúbal ou Évora.
                                            @MVA, excelente post! Bastante esclarecedor.

                                            Só uma achega, no caso da VW Autoeuropa, quando os carros eram enviados para o Porto de Setúbal de comboio(actualmente são de camião), cada comboio tinha cerca de 60/70 carruagens e cada carruagem levava 2 carros.
                                            No entanto pelo que tenho visto aqui em Wolfsburg, como a fábrica fica localizada no meio do país e um pouco longe dos portos, as carruagens levam mais carros, ou seja cada carruagem leva 6 carros.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Vendas Novas está na linha.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                Vendas Novas está na linha.
                                                Sim, e a meu ver é uma localização que faz sentido, quer pelos motivos que tu já enunciaste, quer pelo facto de ser uma zona com muitas horas de exposição solar. E a isso pode-se juntar o facto de haver para esses lados enormes descampados planos com vários hectares ao abandono.

                                                Se analizarmos o mapa das linhas de mercadorias, Vendas Novas não só apanha a nova linha em bitola europeia que segue para Paris via Madrid, como também a linha 'tradicional' em bitola ibérica com ligação ao Entrocamento (que no Entrocamento bifurca para seguir para Coimbra/Aveiro/Porto/Braga e para a Covilhã/Guarda), o que também permite receber rápidamente componentes de fornecedores destas regiões.

                                                O eixo Poceirão - Vendas Novas será possivelmente, em termos geoestratégicos, a melhor localização em Portugal para uma fábrica com as características da Tesla.
                                                Editado pela última vez por MVA; 25 November 2016, 12:21.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por now Ver Post
                                                  @MVA, excelente post! Bastante esclarecedor.

                                                  Só uma achega, no caso da VW Autoeuropa, quando os carros eram enviados para o Porto de Setúbal de comboio(actualmente são de camião), cada comboio tinha cerca de 60/70 carruagens e cada carruagem levava 2 carros.
                                                  No entanto pelo que tenho visto aqui em Wolfsburg, como a fábrica fica localizada no meio do país e um pouco longe dos portos, as carruagens levam mais carros, ou seja cada carruagem leva 6 carros.
                                                  Já tinha lido que a Autoeuropa estava a usar camiões em deterimento dos comboios, para o Porto de Setúbal. O que os levou a seguir esta estratégia?

                                                  Há uns tempos li uma entrevista com o antigo director da AE, que referia que para exportarem para a Europa tinha de enviar os carros de barco. Levavam os carros até ao Porto de Setúbal e depois os barros transportavam os carros para outros portos da Europa, tipo Roterdão, Hamburgo, etc.), o que era ridiculo, pois actualmente não é possível transportar mercadorias para o resto da europa.

                                                  Quer dizer, é possível, mas chega-se à fronteira com França e perde-se 4 horas a trocar de bitola.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    O problema de Vendas Novas (e sul em geral) é a mão de obra altamente sindicalizavel e com ritmo de trabalho normal.
                                                    Na zona Aveieo Viseu, um operario trabalha 50% mais e veste mais a camisola. Alem disso, a iniciativa privada empresarial é incomparávelmente superior. São factores culturais diferentes.
                                                    Eu, sem fazer contas em rigor, daria preferencia à zona de Aveiro Viseu para implementar industrias.
                                                    Mas admito que tem os problemas logísticos e de clima.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                      O problema de Vendas Novas (e sul em geral) é a mão de obra altamente sindicalizavel e com ritmo de trabalho normal.
                                                      Na zona Aveieo Viseu, um operario trabalha 50% mais e veste mais a camisola. Alem disso, a iniciativa privada empresarial é incomparávelmente superior. São factores culturais diferentes.
                                                      Eu, sem fazer contas em rigor, daria preferencia à zona de Aveiro Viseu para implementar industrias.
                                                      Mas admito que tem os problemas logísticos e de clima.
                                                      Há coisa de 2/3 meses a UE chumbou o projecto que foi enviado pelo anterior governo PaF que consistia na criação da linha ferroviária que saia do Porto de Leixões em direção a Aveiro e ia em direção a Madrid. Seria mista, de mercadoria e passageiros:

                                                      Passageiros: Porto - Aveiro - Viseu - Guarda
                                                      Mercadorias: Porto de Leixões / Porto de Aveiro - Viseu - Guarda - Salamanca - Madrid - Barcelona

                                                      O projecto foi chumbado porque o anterior governo PaF enviou o projecto à UE com apenas duas páginas e uma imagem manhosa feita no photoshop, sem quaisquer estudos de tráfego.

                                                      O actual governo disse que vai re-enviar o projecto e pedir que este seja re-apreciado.

                                                      Mas, julgo eu, que isto seria em bitola ibérica, ou seja, apenas para servir a peninsula ibérica. Poderia seguir daqui para Paris, mas nos Pirinéus teria de ser feita a troca de bitola, que leva 3 a 4 horas.

                                                      Mas poderia ser uma boa opção para a Tesla. Ainda assim penso que a Margem Sul / Vendas Novas apresenta menos condicionantes.
                                                      Editado pela última vez por MVA; 25 November 2016, 13:01.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                        O problema de Vendas Novas (e sul em geral) é a mão de obra altamente sindicalizavel e com ritmo de trabalho normal.
                                                        Na zona Aveieo Viseu, um operario trabalha 50% mais e veste mais a camisola. Alem disso, a iniciativa privada empresarial é incomparávelmente superior. São factores culturais diferentes.
                                                        Eu, sem fazer contas em rigor, daria preferencia à zona de Aveiro Viseu para implementar industrias.
                                                        Mas admito que tem os problemas logísticos e de clima.
                                                        Só há o problema do clima, porque em termos logisticos, a linha da Beira Alta está electrificada e faz ligação à Europa. E já existe ligação férrea até ao porto de Aveiro.

                                                        E se AE exporta os carros de camião e depois barco, então se calhar ter uma linha férrea não é assim tão importante.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                          Só há o problema do clima, porque em termos logisticos, a linha da Beira Alta está electrificada e faz ligação à Europa. E já existe ligação férrea até ao porto de Aveiro.
                                                          Essa linha não permite grandes velocidades e tem uma distância de 260 km, contra os 190 km da linha proposta (a vermelho):




                                                          A actual linha existente (da Beira Alta) tem velocidades máximas de 100 km/h e leva no máximo 1040 toneladas de carga.

                                                          A linha proposta a vermelho terá velocidades máximas de 200 km/h e poderá levar até 1600 toneladas.

                                                          Aliado a isto ainda tem menos 70 km.

                                                          Espero sinceramente que esta linha avance.
                                                          Mas estamos já a divagar da Tesla
                                                          Editado pela última vez por MVA; 25 November 2016, 13:23.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                            O problema de Vendas Novas (e sul em geral) é a mão de obra altamente sindicalizavel e com ritmo de trabalho normal.
                                                            Na zona Aveieo Viseu, um operario trabalha 50% mais e veste mais a camisola. Alem disso, a iniciativa privada empresarial é incomparávelmente superior. São factores culturais diferentes.
                                                            Eu, sem fazer contas em rigor, daria preferencia à zona de Aveiro Viseu para implementar industrias.
                                                            Mas admito que tem os problemas logísticos e de clima.
                                                            E esta tua opinião é baseada em que tipo de análise estatistica?

                                                            Vejam bem que eu sou da Margem Sul, trabalho em Lisboa e até directas faço sem receber mais um tostão.

                                                            Numa primeira fase mencionas que o Eixo Setúbal/Vendas Novas "só em último caso" e Beja jamais.

                                                            Após o excelente post do MVA já achas que Vendas Novas faria sentido mas.....em Aveiro é que é!

                                                            Só estou a tentar perceber as tuas flutuações de opinião.

                                                            Não exitindo mais argumento em relação a Aveiro, agora Aveiro é bom porque vestem mais a camisola e abaixo do Tejo e Sul é só sindicatos e trabalham a ritmos "normais".

                                                            Costumas ter excelentes posts e tópicos mas confesso que sempre que se fala no Sul do País existe uma aversão da tua parte ao mesmo.

                                                            Espero que não sejas politico, o último que demonstrou tal aversão ao Sul do nosso País de forma tão abrupta aniquilou a própria carreira politica.

                                                            Só falta mencionares que abaixo do Tejo é só comunistas e estamos conversados em relação à tua relevância de comentários em tópicos que façam alusão ao Sul de Portugal.

                                                            E nem acho que a Margem Sul seja o local ideal para implantar a dita fábrica mas após a análise do MVA a minha opção pelo Alentejo, para dinamizar de certa forma aquela região, também cai por terra.
                                                            Editado pela última vez por orator; 25 November 2016, 13:40.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                              O problema de Vendas Novas (e sul em geral) é a mão de obra altamente sindicalizavel e com ritmo de trabalho normal.
                                                              Na zona Aveieo Viseu, um operario trabalha 50% mais e veste mais a camisola. Alem disso, a iniciativa privada empresarial é incomparávelmente superior. São factores culturais diferentes.
                                                              Eu, sem fazer contas em rigor, daria preferencia à zona de Aveiro Viseu para implementar industrias.
                                                              Mas admito que tem os problemas logísticos e de clima.
                                                              Não sei onde vais buscar essas ideias. A produtividade do trabalho na zona centro é de 18.160 euros por trabalhador, no Alentejo é de 17.850 e na grande Lisboa é de 28.960 euros...
                                                              Um trabalhador de Aveiro até pode trabalhar 50% mais (o que eu discordo), mas o que é certo é que produz pouco mais que um alentejano e muito menos que um de Lisboa.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X