Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cetelem exigência cópia CC

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
    como se isso fosse muito difícil de obter sem ter a cópia

    Basta ter alguém conhecido que trabalhe num centro de saúde, hospital, segurança social ou mesmo qualquer entidade privada onde tenhas ido e pronto. Deve ser das coisas mais fáceis de obter quando se quer mesmo saber algo sobre alguém. Estes números (CC + SS + número fiscal) são do domínio público, não são secretos. Até mesmo a matrícula do teu carro é pública. Qualquer pessoa pode saber de quem é determinado carro, basta querer. Acho que muita gente não consegue perceber esta parte e age como se fossem o PIN do cartão bancário ou coisa do género.
    Que seja possível saber, não duvido.
    Agora que me digas que o teu histórico médico é de domínio publico? Tem lá calma.

    Comentário


      #62
      O que fazer quando alguém lhe exige uma fotocópia do seu cartão de cidadão?

      Comentário


        #63

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
          O drama, é que ninguém tem que ter acesso a números meus, para os quais não têm direito. O número de utente é um deles.
          Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
          como se isso fosse muito difícil de obter sem ter a cópia

          Basta ter alguém conhecido que trabalhe num centro de saúde, hospital, segurança social ou mesmo qualquer entidade privada onde tenhas ido e pronto. Deve ser das coisas mais fáceis de obter quando se quer mesmo saber algo sobre alguém. Estes números (CC + SS + número fiscal) são do domínio público, não são secretos. Até mesmo a matrícula do teu carro é pública. Qualquer pessoa pode saber de quem é determinado carro, basta querer. Acho que muita gente não consegue perceber esta parte e age como se fossem o PIN do cartão bancário ou coisa do género.
          Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
          Que seja possível saber, não duvido.
          Agora que me digas que o teu histórico médico é de domínio publico? Tem lá calma.

          hmmmmm.. não me lembro de ter falado em histórico médico, mas sim em números. Deve ser do vinho

          Comentário


            #65
            Então, para esclarecer, no caso de abertura de conta deverá bastar apenas o bancário ver o número e escrevê-lo onde precisar. E não pode recusar essa abertura por não ficar com uma fotocópia.

            Podemos apenas ditar o número, ou o operador ver e registar o número, é isto?

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
              Então, para esclarecer, no caso de abertura de conta deverá bastar apenas o bancário ver o número e escrevê-lo onde precisar. E não pode recusar essa abertura por não ficar com uma fotocópia.

              Podemos apenas ditar o número, ou o operador ver e registar o número, é isto?
              No banco é outra história. Segundo me disseram, são ordens do Banco de Portugal tirar cópia. As próprias agências não sabem muito bem o que fazer...

              Comentário


                #67
                Serviços públicos, banco e empresas de trabalho temporário são sítios onde já deixei ou enviei fotocópia do meu CC sem qualquer tipo de 'malabarismo'.

                Não me tira o sono, mas sei que estou sujeito a surpresas desagradáveis.

                Mas irei optar por escrever por cima a quem se destina a cópia, parece-me boa ideia.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                  hmmmmm.. não me lembro de ter falado em histórico médico, mas sim em números. Deve ser do vinho

                  O numero de utente é de domínio público?
                  PS: sem vinho

                  Comentário


                    #69
                    É uma coisa que sempre achei um bocado estapafúrdia: porque é que a mesma pessoa tem vários números de identificação consoante o serviço público a que se dirige? Para identificação civil tem numero de BI/CC, para s finanaças tem número de contribuinte, para a saúde tem número de SNS... é sempre a mesma pessoa, porque não há-de um número servir para tudo?

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                      É uma coisa que sempre achei um bocado estapafúrdia: porque é que a mesma pessoa tem vários números de identificação consoante o serviço público a que se dirige? Para identificação civil tem numero de BI/CC, para s finanaças tem número de contribuinte, para a saúde tem número de SNS... é sempre a mesma pessoa, porque não há-de um número servir para tudo?
                      Imposição constitucional.

                      PEnso que tenha como justificação evitar o que infelizmente aconteceu, o controlo e redução do cidadão a número...

                      Comentário


                        #71
                        o Banco de Portugal e a CNPD não se entendem
                        http://www.jornaldenegocios.pt/econo...tao_de_cidadao



                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                        No banco é outra história. Segundo me disseram, são ordens do Banco de Portugal tirar cópia. As próprias agências não sabem muito bem o que fazer...

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                          É uma coisa que sempre achei um bocado estapafúrdia: porque é que a mesma pessoa tem vários números de identificação consoante o serviço público a que se dirige? Para identificação civil tem numero de BI/CC, para s finanaças tem número de contribuinte, para a saúde tem número de SNS... é sempre a mesma pessoa, porque não há-de um número servir para tudo?
                          Porque são coisas distintas.Um estrangeiro pode ter NIF e não ter CC.... Já agora, também era fixe ter logo um número de telemóvel quando se fizesse o registo, não era?

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                            O numero de utente é de domínio público?
                            PS: sem vinho
                            Não é propriamente algo que esteja em algum lado numa lista para consulta pública, mas em teoria é público. Não são dados confidenciais.

                            Comentário


                              #74
                              Aproveitando este tópico, acho que no futuro será possível massificar a identificação das pessoas através do CC + característica física como por exemplo impressao digital + PIN. Imaginem um cenário onde todas as instituições, sejam elas públicas ou privadas, têm um leitor de cartões com PIN e leitor de impressões digitais. Desta forma seria possível validar com alguma segurança a veracidade e a propriedade do documento, evitando falsificações. Se em todo lado (instituições, bancos, aeroportos, hotéis, etc, etc) fosse preciso apresentar cartão, inserir PIN e ler impressão digital, em vez da simples conferência de dados, então as falsificações não fariam mais sentido, ou teriam de ser extremamente sofisticadas. Se quisermos ser ainda mais picuínhas, poderíamos exigir a validação dupla para certos casos mais sensíveis, por exemplo através de mensagem enviada para um telemóvel associado, como já acontece com o home banking.

                              Comentário


                                #75
                                Eu dou sempre o CC mas rasurado. Faço 2 traços e escrevo a entidade no meio. Pronto, já nada pode ser feito com aquele documento.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                  Aproveitando este tópico, acho que no futuro será possível massificar a identificação das pessoas através do CC + característica física como por exemplo impressao digital + PIN. Imaginem um cenário onde todas as instituições, sejam elas públicas ou privadas, têm um leitor de cartões com PIN e leitor de impressões digitais. Desta forma seria possível validar com alguma segurança a veracidade e a propriedade do documento, evitando falsificações. Se em todo lado (instituições, bancos, aeroportos, hotéis, etc, etc) fosse preciso apresentar cartão, inserir PIN e ler impressão digital, em vez da simples conferência de dados, então as falsificações não fariam mais sentido, ou teriam de ser extremamente sofisticadas. Se quisermos ser ainda mais picuínhas, poderíamos exigir a validação dupla para certos casos mais sensíveis, por exemplo através de mensagem enviada para um telemóvel associado, como já acontece com o home banking.
                                  E fazer também uma pergunta secreta. [emoji23]

                                  Comentário


                                    #77
                                    E quando alguém se lembra de usar a fotocópia para fazer o mal?

                                    Aqui está um exemplo do que pode acontecer:


                                    https://www.noticiasaominuto.com/pai...-que-nao-e-sua

                                    E sim, isto pode acontecer com uma simples fotocópia do CC!

                                    Comentário


                                      #78
                                      Culpa de quem atribui empréstimos , deixa criar empresas ou fazer tudo no dia a dia com fotocópia ou documentos falsos

                                      Comentário


                                        #79
                                        pensava que o assunto tinha morrido, mas eis que hoje, depois de eu mandar cancelar o cartão por falta de resposta deles às minhas mensagens/emails , recebo a seguinte informação:

                                        "informamos que o tema em questão está em análise, no Banco de Portugal, nosso regulador."

                                        fónix, isto teve de ir para o BP ? e cumprir as leis, não?

                                        LOL

                                        trek

                                        Comentário


                                          #80
                                          Esta é uma questão de princípio pela qual todos nós devemos lutar. Temos que fazer vingar o nosso direito à privacidade e bater o pé às empresas que nos pedem dados pessoais que não necessitam.

                                          Tive também uma pega destas com uma seguradora e após várias iterações, tive que fazer uma carta com uma linguagem de parecer jurídico, que finalmente os convenceu.

                                          Os bancos também me pediram cópia do CC e eu invoquei a lei. Estou a aguardar pela resposta...

                                          PS: no caso dos bancos, parece-me bem que exista uma exceção legal, no entanto essa exceção não foi (ainda) legislada...

                                          Comentário


                                            #81
                                            Porque te parece bem?

                                            A bizarria de teres que de 5 em 5 anos mostrares um novo cartão também te parece bem?
                                            SE és o Luís das Couves no dia em que abres a conta, não continuas a ser o luis dali por 5 anos?

                                            Comentário


                                              #82
                                              fim do filme: chegou hoje no correio o novo cartão

                                              trek

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                Esta é uma questão de princípio pela qual todos nós devemos lutar. Temos que fazer vingar o nosso direito à privacidade e bater o pé às empresas que nos pedem dados pessoais que não necessitam.

                                                Tive também uma pega destas com uma seguradora e após várias iterações, tive que fazer uma carta com uma linguagem de parecer jurídico, que finalmente os convenceu.

                                                Os bancos também me pediram cópia do CC e eu invoquei a lei. Estou a aguardar pela resposta...

                                                PS: no caso dos bancos, parece-me bem que exista uma exceção legal, no entanto essa exceção não foi (ainda) legislada...
                                                Tu não confias no banco para ficar com uma copia do cc mas depois confia-lhes acesso total ao teu dinheiro é a chamada logica da batata

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por RPMcMurphy Ver Post
                                                  Tu não confias no banco para ficar com uma copia do cc mas depois confia-lhes acesso total ao teu dinheiro é a chamada logica da batata
                                                  O receio manifestado não é para com o Banco mas sim com os funcionários que lá trabalham e que podem utilizar a cópia CC para fins fraudulentos.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por astramaster Ver Post
                                                    O receio manifestado não é para com o Banco mas sim com os funcionários que lá trabalham e que podem utilizar a cópia CC para fins fraudulentos.
                                                    Isso resolve-se colocando 2 traços paralelos no canto superior e nome da entidade entre os traços. Eu sempre fiz isso.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por INSIGHT Ver Post
                                                      Isso resolve-se colocando 2 traços paralelos no canto superior e nome da entidade entre os traços. Eu sempre fiz isso.
                                                      Isso resolve-se com photoshop e nova impressão/fotocópia. Facílimo!
                                                      E, para além disso, para que precisa o banco de saber os meus números SS e SNS?

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por astramaster Ver Post
                                                        O receio manifestado não é para com o Banco mas sim com os funcionários que lá trabalham e que podem utilizar a cópia CC para fins fraudulentos.
                                                        Os funcionários são o banco, se os funcionários não forem honestos mais depressa metem a mão na tua massa.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por astramaster Ver Post
                                                          Isso resolve-se com photoshop e nova impressão/fotocópia. Facílimo!
                                                          E, para além disso, para que precisa o banco de saber os meus números SS e SNS?
                                                          Mas por essa lógica não é preciso sequer aceder a uma cópia do teu CC. Basta pegar num CC quallquer, mudar os dados (nome, numero, etc), e colocar uma fota tua apanhada algures numa busca do Google (provavelmente vinda do facebook).

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por PAFFY Ver Post
                                                            Culpa de quem atribui empréstimos , deixa criar empresas ou fazer tudo no dia a dia com fotocópia ou documentos falsos
                                                            Ora nem mais. Acho que aqui é que bate o ponto. Eu ainda há poucos meses, para abrir uma conta bancária de uma pessoa colectiva da qual sou representante, me pediram uma fotocópia do meu CC por e-mail. Depois no dia em que fui ao banco assinar os papéis reparei que estava lá o meu CC imprimido numa folha A4 com um carimbo a dizer "fotocópia fiel do original"! E eu nunca cheguei a mostrar o original. Claro que o funcionário do Banco fez isso para adiantar trabalho e não me incomodar, mas a verdade é que eu podia ter enviado um CC de outra pessoa qualquer com a minha foto lá...

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por RPMcMurphy Ver Post
                                                              Os funcionários são o banco, se os funcionários não forem honestos mais depressa metem a mão na tua massa.
                                                              No dinheiro não podem tocar sem deixar registo!
                                                              Já nas fotocópias e uso fraudulento próprio ou para venda (intencional ou não, atenção!, porque basta uma incorrecta eliminação de um documento físico para que este possa transitar de mãos), não fica registo nenhum...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X