Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Piso Radiante - Opiniões

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    o chão é sempre frio, por isso ter o piso aquecido é o ideal.

    eu já usei o AC por muitos anos e se estiver colocado no local correto não sofres com correntes de ar.

    pena que seque o ambiente e isso trás alguns problemas respiratórios durante a noite.

    o aquecedor a óleo é bom, mas demasiado lento e muito gastador.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por msantos Ver Post
      Isto eu não sabia, quanto custa a mais instalação do que um sistema tradicional?
      É uma questão de pedir um orçamento... eu penso que a diferença não é muito grande...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
        pena que seque o ambiente e isso trás alguns problemas respiratórios durante a noite.
        O AC só seca o ar na função de arrefecimento. No modo de aquecimento, não seca o ar.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por asjesus Ver Post

          Mas o piso radiante tem a vantagem de aquecer a temperaturas mais baixas, evitando estar a gastar tanto para aquecer o mesmo espaço.
          Lamento mas quem te deu essa informação está a mentir descaradamente.

          O que determina o consumo energetico de uma casa é apenas uma coisa, o seu isolamento.

          Tens de repor o calor que sai, com o que vem do sistema de aquecimento, qualquer que ele seja.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
            O que determina o consumo energetico de uma casa é apenas uma coisa, o seu isolamento.
            Sim, fundamentalmente tens razão, mas há um pequeno "mas"...

            De facto, numa situação de equilíbrio, o sistema de aquecimento apenas tem que repor as perdas. O isolamento da casa é assim fundamental para reduzir as perdas e é por aí que se deve começar sempre. Isolar bem as paredes, com especial atenção às pontes térmicas, escolher boas caixilharias, com bons vidros e ter uma especial atenção aos tectos e coberturas, pois é por aí que se escapa muito calor.

            Então e o "mas" ? É simples: quanto menor for a temperatura da água usada no piso radiante, melhor será a eficiência da fonte de calor. Isto é particularmente importante nas bombas de calor.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por eu Ver Post
              Mas o conforto do aquecimento por AC é miserável. Cria correntes de ar, aquece mais a zona da cabeça do que os pés, faz barulho e quando se desliga, a casa arrefece logo...

              Em termos de conforto, é o pior dos sistemas de aquecimento...
              Finalmente alguém que concorda comigo!
              Então se houver alguma pessoa em casa com rinite alérgica, o AC fica desligado o ano inteiro.

              O piso radiante como aquece a temperaturas muito baixas, obriga a ter o sistema ligado pelo menos umas 15 horas por dia.
              E é o mais caro, claro está.

              Eu optei pelo aquecimento central, mas a pellets. Gás nem pensar! A pellets ou lenha fica baratíssimo o aquecimento central.

              Comentário


                #37
                possível, mas que os miúdos estão muito melhores isso te garanto.

                pode ser pela menor variação térmica também, mas apostava mais nos AC.

                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                O AC só seca o ar na função de arrefecimento. No modo de aquecimento, não seca o ar.

                Comentário


                  #38
                  Eu tenho piso radiante aqui pelas Suíças e não quero outra coisa. Não há nada melhor do que ter a casa sempre a 23/24º nas áreas comuns e a 21º no quarto. Além do conforto já mencionado por aqui, tem também uma vantagem para quem tem filhos pequenos - não há radiadores quentes que possam queimar crianças curiosas.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
                    Eu tenho piso radiante aqui pelas Suíças e não quero outra coisa. Não há nada melhor do que ter a casa sempre a 23/24º nas áreas comuns e a 21º no quarto. Além do conforto já mencionado por aqui, tem também uma vantagem para quem tem filhos pequenos - não há radiadores quentes que possam queimar crianças curiosas.
                    Tenho radiadores e estão limitados a 40 graus. Ninguém se queima lá. Mesmo na loucura só dão 65 graus no máximo, que assustam mas não queima efectivamente ninguém.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                      O piso radiante tem a vantagem e desvantagem de ter grande inercia, basicamente é para estar sempre ligado se queres uma solução mais on off e com a lareira, acho que é mais interessante teres paineis solares para AQS, lareira com recuperador a agua e radiadores.
                      Existem pisos radiantes de baixa inércia. Todos os sistemas de aquecimento/arrefecimento são mais eficientes se estiverem sempre ligados ( que é diferente de estarem a consumir energia).
                      A lareira também pode ser ligada ao piso radiante.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                        Tenho é uma dúvida. É possivel aplicar soalho em madeira ou pavimento flutuante em piso radiante. Possível é. Resta saber se tem o mesmo rendimento que mosaico.
                        respondeste bem , sim é possivel
                        existe piso flutuante especial para piso radiante ( sim em França conheço quem fez isso , faz rir quem entende do assunto ) , mas é uma anedota
                        é a mesma coisa q estar a acelarar e travar ao mesmo tempo com o teu carro
                        o melhor acabamento q podes colocar é o granito pq transmite muito bem o calor

                        jà agora : o q é "capoto " ?

                        Comentário


                          #42
                          O que faz variar a inércia do piso radiante é a quantidade de massa colocada por cima, não se trata de tecnologia. Quanto maior a espessura de massa, mais tempo demora a aquecer e mais tempo demora a arrefecer.

                          Em 2009 - 2010 coloquei piso radiante por resistências elétricas em 2 moradias, o custo foi de cerca de 4000€ em cerca de 200m2, acresce a vantagem de não necessitar de outra fonte, como salamandras ou bombas de calor. O consumo máximo era de 60w/m2, cerca de 600€ por inverno.

                          Hoje passei na Larinox e fiquei 😱. Têm muitos produtos a metade do preço. Por 2700€ é possível comprar uma salamandra de pellets de água com 28kw de uma marca de topo. É de aproveitar

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                            respondeste bem , sim é possivel
                            existe piso flutuante especial para piso radiante ( sim em França conheço quem fez isso , faz rir quem entende do assunto ) , mas é uma anedota
                            é a mesma coisa q estar a acelarar e travar ao mesmo tempo com o teu carro
                            o melhor acabamento q podes colocar é o granito pq transmite muito bem o calor

                            jà agora : o q é "capoto " ?
                            Basicamente, isolamento térmico pelo exterior.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Adams Ver Post
                              Basicamente, isolamento térmico pelo exterior.
                              obrigado , não sabia q davam esse nome para esse sistema de isolação

                              Comentário


                                #45
                                Caros amigos,

                                Obrigado pelas opiniões!

                                Confesso que muitas das coisas que li aqui não compreendi , até porque nunca tive grandes preocupações com questões de aquecimento. Só que desta vez, e porque terei oportunidade de instalar algo de raiz, pensei em colher algumas informações.

                                Ontem estivemos a falar com um amigo ligado às áreas das engenharias e ao ramos da construção e que nos disse claramente que com este clima e exposição solar (Lisboa e Vale do Tejo) e com a casa projectada para um nível de eficiência A, que o piso radiante seria mais um luxo do propriamente uma mais valia imprescindível. Do estilo volante e bancos aquecidos no carro. É giro, dá jeito naqueles dias muitos frios, mas realisticamente falando, não é nenhum extra fundamental e que utilize muitas vezes.

                                Falaram-me também numa bomba de calor ligada aos painéis solares e a ventiloconvectores. Que daria para o inverno e verão. Em recuperadores de calor a pellets daqueles para grandes superfícies, ou mesmo o vulgar recuperador de calor a lenha mas potente. Que aquece bem uma casa, deixando o resto do "trabalho" ser feito pelo isolamento.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                  Caros amigos,

                                  Obrigado pelas opiniões!

                                  Confesso que muitas das coisas que li aqui não compreendi , até porque nunca tive grandes preocupações com questões de aquecimento. Só que desta vez, e porque terei oportunidade de instalar algo de raiz, pensei em colher algumas informações.

                                  Ontem estivemos a falar com um amigo ligado às áreas das engenharias e ao ramos da construção e que nos disse claramente que com este clima e exposição solar (Lisboa e Vale do Tejo) e com a casa projectada para um nível de eficiência A, que o piso radiante seria mais um luxo do propriamente uma mais valia imprescindível. Do estilo volante e bancos aquecidos no carro. É giro, dá jeito naqueles dias muitos frios, mas realisticamente falando, não é nenhum extra fundamental e que utilize muitas vezes.

                                  Falaram-me também numa bomba de calor ligada aos painéis solares e a ventiloconvectores. Que daria para o inverno e verão. Em recuperadores de calor a pellets daqueles para grandes superfícies, ou mesmo o vulgar recuperador de calor a lenha mas potente. Que aquece bem uma casa, deixando o resto do "trabalho" ser feito pelo isolamento.
                                  Vai de encontro à minha opinião.
                                  O que aconselho na fase de construção andar "em cima" na altura em que estão a aplicar os isolamentos, pois podes estar a gastar um balúrdio nisso e se for mal aplicado de pouco ou nada serve.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Se a casa for bem isolada nem sequer precisas de um recuperador com grande potencia, o que tens que ver é se tens acesso barato a lenha, se tiveres lareira a lenha é boa opção, caso contrario pellets é mais interessante o rendimento é melhor porque ocupa menos espaço e dá menos trabalho.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                      Vai de encontro à minha opinião.
                                      O que aconselho na fase de construção andar "em cima" na altura em que estão a aplicar os isolamentos, pois podes estar a gastar um balúrdio nisso e se for mal aplicado de pouco ou nada serve.
                                      Pois, eu costumo passar lá todos os dias.

                                      Hoje por acaso encontrei lá o construtor e estive um bocado à conversa com ele. O homem disse-me que os isolamentos são mesmo bastante bons e o recuperador é classe 1. Disse-me também que mandam depois o calor lá para cima através de duas saídas, para manter o piso superior agradável.

                                      Basicamente pôs-me à vontade até para eu perguntar a pessoas com casas feitas por ele acerca da qualidade. Aliás até me disse logo, "toque aqui nesta casa à frente da sua que também foi feita por mim e pergunte se estão satisfeitos com o isolamento e em questões de temperatura".

                                      Sinceramente, creio que me vou manter assim. Mas vou investigando e caso mude de ideias, ainda vou a tempo.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                        Pois, eu costumo passar lá todos os dias.

                                        Hoje por acaso encontrei lá o construtor e estive um bocado à conversa com ele. O homem disse-me que os isolamentos são mesmo bastante bons e o recuperador é classe 1. Disse-me também que mandam depois o calor lá para cima através de duas saídas, para manter o piso superior agradável.

                                        Basicamente pôs-me à vontade até para eu perguntar a pessoas com casas feitas por ele acerca da qualidade. Aliás até me disse logo, "toque aqui nesta casa à frente da sua que também foi feita por mim e pergunte se estão satisfeitos com o isolamento e em questões de temperatura".

                                        Sinceramente, creio que me vou manter assim. Mas vou investigando e caso mude de ideias, ainda vou a tempo.
                                        o q te diz o construtor é uma coisa , as tecnicas q ele vai aplicar são outras , olha q muita pouca gente incluindo construtores entende de isolamente / humidades

                                        jà q tens um amigo q entede de construção , pq não lhe pedes para encontrar o construtor e conhecer as tecnicas e materiais q ele vai utilizar ?

                                        o teu amigo tem razão , nesse local não precisas de piso radiante

                                        com uma casa bem construida , precisas so' de uma salamandra /forno a lenha ( não sei bem como dizem ai ) para os dias mais frios ( q são muito poucos por ai )
                                        uma larreira daquelas abertas , são lindas mas so' servem para aquecer os pàssaros
                                        uma larreira com o forno em ferro fundido embutido , so' é bom se for um forno de grande qualidade e duvido muito q o encontres em Portugal
                                        por isso recomendo uma salmandra/forno a lenha q ocupa menos espaço , não sei é se consegues uma bora marca em Portugal

                                        jà agora , a tua casa vai ser construida com caixa de ar por baixo da primeira placa ?

                                        Comentário


                                          #50
                                          No mínimo coloca a pré instalação para o aquecimento central. Mete as tubagens. No futuro se te vieres arrepender basta colocar os radiadores.
                                          Os meus pais passados 15 anos montaram radiadores e caldeira a lenha. Apenas tínhamos recuperador de calor e a casa estava sempre gelada. A eficiência das janelas é zero porque são de madeira. Mas para uma vivenda eu colocaria sempre aquecimento a radiadores, com caldeira a pellets ou lenha.
                                          Se comprasse casa nova neste momento, mesmo no Algarve nunca compraria sem aquecimento instalado ou pré instalação.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                            Pois, eu costumo passar lá todos os dias.

                                            Hoje por acaso encontrei lá o construtor e estive um bocado à conversa com ele. O homem disse-me que os isolamentos são mesmo bastante bons e o recuperador é classe 1. Disse-me também que mandam depois o calor lá para cima através de duas saídas, para manter o piso superior agradável.

                                            Basicamente pôs-me à vontade até para eu perguntar a pessoas com casas feitas por ele acerca da qualidade. Aliás até me disse logo, "toque aqui nesta casa à frente da sua que também foi feita por mim e pergunte se estão satisfeitos com o isolamento e em questões de temperatura".

                                            Sinceramente, creio que me vou manter assim. Mas vou investigando e caso mude de ideias, ainda vou a tempo.
                                            Isto não é grande coisa, com o tempo vai ficar amarelado na zona de saída e num caso extremo pode-te acontecer como aconteceu a um amigo meu que saiu com tanto calor que estalou o estuque todo à volta da saída.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Eu também vou desistir de ter aquecimento por ar canalizado.

                                              Até tinha em vista um modelo muito interessante. Este:

                                              http://www.ecoforest.es/pt/producto/oslo-insert


                                              Mas com o tempo as saidas de ar ficam com a envolvente amarela e como diz o msantos, o estuque poderá estalar.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                Eu também vou desistir de ter aquecimento por ar canalizado.

                                                Até tinha em vista um modelo muito interessante. Este:

                                                http://www.ecoforest.es/pt/producto/oslo-insert


                                                Mas com o tempo as saidas de ar ficam com a envolvente amarela e como diz o msantos, o estuque poderá estalar.
                                                Bem bonita, por acaso tem havido uma evolução muito grande no design destas estufas e salamndras.
                                                Quando comprei a minha não havia tanta escolha mas mesmo assim como ia ser colocada num canto consegui arranjar um modelo um pouco diferente das "normais" quadradas. Fui para este modelo:

                                                http://www.bronpi.com/index.php/pt/g...66-princesa-pt

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Eu para o projeto da minha estou a ponderar algo assim. É para aquecimento de água.

                                                  igualmente da ecoforest.

                                                  http://www.ecoforest.es/pt/producto/...nsert-24-30-38

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                    Eu também vou desistir de ter aquecimento por ar canalizado.
                                                    Além do mais, o aquecimento por ar quente é pouco confortável e saudável.

                                                    Eu continuo a dizer que é um erro muito grande não optarem por piso radiante em construções novas.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      A pergunta é: vias ter algum tipo de climatização em casa?

                                                      Eu quando comprei a minha casa ela já tinha aquecimento a gás com radiadores nas paredes. Agora adaptei uma salamandra a pellets.

                                                      O piso radiante é uma espécie de radiador gigante, mas espalhado pelo chão. Sozinho não aquece nada, é preciso uma fonte de calor para a água que lá circula. Uma das vantagens é que a água não precisa (nem deve!) ser muito quente (ao contrário dos radiadores tradicionais de parede que andam pelos 70 a 80ºC).

                                                      Como fonte de calor podes usar várias coisas: recuperador a biomassa (lareira/pellets), gás, solar, bomba de calor, o que quiseres. Normalmente é aquecido um depósito grande cheio de água (funciona como armazém de energia) com temperaturas bastante elevadas, e depois o circuito do chão passa pelo depósito aquecendo até uma temperatura adequada (normalmente mais baixa). Também dá para aquecer a água dos banhos. É por isso que as instalações de aquecimento e de águas quentes para WC e cozinha são normalmente pensados em conjunto.

                                                      A bomba de calor é essencialmente uma espécie de ar condicionado, funciona a electricidade mas conta com um consumo de 1/3 face a radiadores a óleo tradicionais. Também pode fazer arrefecimento no verão (coisa que outras soluções não fazem).

                                                      Como disseram, é muito importante é que o projecto de térmica da casa esteja bem feito, porque uma coisa é aquecer, outra coisa é repor a energia que se escapa, e isto é que fica verdadeiramente caro em consumo energético se a casa deixar fugir (ou entrar) demasiado calor. Quanto mais bem isolada poupas em combustível/electricidade e até podes ter equipamentos menos potentes (menos painéis solares, bombas de calor mais pequenas) com resultados muito bons.

                                                      Já por aqui disseram umas verdades, foi uma boa ajuda, mas também mandaram uns mitos sobre o assunto. Há fóruns mais especializados em coisas da casa...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                                        Caros amigos, venho aqui pedir a vossa preciosa opinião.

                                                        Então é assim, estou em fase de construção de uma moradia e hoje o empreiteiro em conversa falou-nos no piso radiante a água. Disse-nos que está a fazer noutra casa e que são 9000€.

                                                        Ficámos de investigar e pensar no tema, mas dando um pouco os dados, a casa terá cerca de 180 m2 e dois pisos e será nos arredores de Lisboa (para sul).

                                                        A minha questão aqui não é tanto os 9000€ mas sim se valerá a pena o investimento, preços de manutenção futuros, possíveis avarias, facturas mensais, etc. Já agora a casa terá lareira com recuperador de calor.

                                                        Fazendo uma breve pesquisa vejo muita gente contente, mas a grande maioria das pessoas estaria contente se conduzisse diariamente um V8; pois o que eu gostaria saber era se esse enorme sorriso quantos litros de gasolina gasta, preços de aquisição e manutenção, etc.

                                                        Tendo em conta os nossos invernos não muito rigorosos, a zona não muito interior e fria, a certificação energética A do imóvel, e a lareira com recuperador de calor, a hipótese mais viável e económica não seria pôr lenha naqueles dias mais frios e poupar esses 9000€?

                                                        Ou será um bom investimento?

                                                        Obrigado!
                                                        Piso radiante nem dado, quanto mais por 9000€! Pelo que disseste e pela classificação energética da casa, no Verão provavelmente não irás precisar de mais que umas ventoinhas e no Inverno tens o recuperador de calor, que provavelmente nem seria preciso! O que eu faria seria uma pré-instalação de ar-condicionado, que depois a ser necessário compravas um multi-split!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Um dos maiores mitos que persistem é o de que, com um bom isolamento, não é preciso aquecimento ou arrefecimento na casa.

                                                          Um bom isolamento é essencial para reduzir as trocas térmicas com o exterior, mas... não faz milagres. Após vários dias seguidos de frio ou de calor, mesmo as casas com bom isolamento ficam muito frias/quentes.

                                                          Portanto, é um erro pensar que pelo facto de a casa ter classe energética A++++++++ não precisa de sistemas de aquecimento e arrefecimento.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Coloca o piso radiante.

                                                            Moro numa moradia com uma área ligeiramente superior à tua, construída a pedido e "configurada" pelos meus pais e em termos térmicos, no Inverno é ridículamente fria, a casa.

                                                            E apesar de estar numa área húmida (Margem Sul, zona da Aroeira), não vivo propriamente no Interior Norte...

                                                            O piso debaixo ser todo em granito é uma solução péssima em termos de conforto térmico, que piora com a tipologia open-space entre a sala de estar, jantar e escadaria para os pisos superiores. Há uma escapatória de ar gigante! Chego a ter mais frio em casa do que na rua, durante o dia, em dias de Inverno.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Caros amigos, mais uma vez obrigado pelas opiniões!


                                                              Li todas as opiniões, mas não vou responder individualmente a todas, vou antes fazer um apanhado.


                                                              Decididamente, não vou colocar piso radiante. São vários os motivos, e não só o factor dinheiro. Continuo a não ver este investimento como uma mais valia para o que pretendo. Vejo-o como ter volante e bancos aquecidos no carro. É bom, é confortável, é giro, mas pagar por isso...não.


                                                              Na minha actual casa (de 2000) tenho aquecimento central. Houve invernos que nem o liguei. Inclusive este ano tinha os radiadores "colados".


                                                              Tenho ar condicionado em casa. Se o ligo 5 vezes num ano é muito...


                                                              Este ano, e com o muito frio que fez, a minha conta da luz (total) subiu num mês para 84€ e noutro para 94€. Nunca tinha pago tanta luz na vida. E somos 4...


                                                              Depois sou muito sensível a mudanças de temperatura (tenho sinusite crónica), logo não procuro chegar a casa e andar de calções. Quando chego a casa prefiro vestir um bom roupão e um pijama mais quente e pôr mais uma manta na cama se necessário do que ter grandes fontes de calor. A minha questão principal sempre foi o não passar frio e não o "posso andar em casa de calções". Porque basicamente era só pôr um pé fora de casa e automaticamente ficava à rasca da garganta, nariz, etc...


                                                              Eu tenho noção que só um bom isolamento não faz milagres, mas como podem ver as minhas necessidades de calor são mínimas, logo não vejo necessidade de investir tanto dinheiro em algo que para mim seria para utilizar "meia dúzia de vezes" durante um ano.


                                                              Tenho a noção que as minhas necessidades de calor sempre foram mínimas porque vivo num apartamento pequeno e que agora vou passar para uma moradia com 1º andar. É verdade, são coisas diferentes. Mas também não deixa de ser verdade que não estarei totalmente sozinho (é uma moradia geminada), vai apanhar sol de frente durante toda a tarde, os níveis de construção e isolamento são muito superiores ao que tenho agora, e terei uma lareira com recuperador de calor.


                                                              Também tenho noção que muitos construtores são uns tretas e que fazem grandes falcatruas. O meu pai construiu a casa dele naquela zona há 10 anos e sabia da boca de construtores que até no isolamento aldrabavam. Punham o isolamento, esperavam os fiscais, e depois a seguir tiravam grande parte desse isolamento. Entre outras artimanhas do estilo.


                                                              No meu caso não posso garantir a 100% que não venha também a ser aldrabado (até porque construção civil não é definitivamente a minha praia), mas tenho várias coisas a favor: uma é que eu e a minha mulher passamos lá na casa 3 a 4 vezes por dia, tal como o meu pai vai passando lá também com frequência. Depois o construtor está sempre disposto a mostrar-me e a explicar-me tudo e a que eu vá lá ver a obra. É uma pessoa humilde e atenciosa, mas não daquele estilo "jaburdas" e trafulha que tipicamente associamos aos empreiteiros. Quando for para escolher materiais disse-nos para irmos com ele e escolhermos. Ou seja, pôr a mão no fogo não posso pôr, obviamente, mas a ideia que fiquei logo quando o conheci é que é uma pessoa honesta e que gosta de fazer bem o trabalho.


                                                              Aliás, tenho várias casas ao lado da minha (relativamente recentes) já com sinais de humidade nas paredes. Da mesma altura dessas só está lá uma (mesmo à frente da minha) que continua impecável. Foi feita pelo mesmo construtor. Rondando a zona, as casas que ele fez continuam com bom aspecto e sem sinais de desgaste, o que é sem dúvida um bom sinal. Posso garantir-vos que tenho visto algumas relativamente novas e que já estão com algum mau aspecto...


                                                              Depois terei a tal lareira com recuperador de calor e pré instalação de AC (que já lá irei). Eu sei que as saídas que vão para cima irão ficar amarelas com os anos, e eventualmente até a parede ali à volta, mas caramba, tudo necessita de manutenção! Um AC necessita de manutenção, radiadores idem, uma caldeira também, painéis solares também, tal como o piso radiante... ora se fizer 15 ou 20 lareiras por ano (que não faço) não virá nenhum mal ao mundo se tiver de pintar uma parede ou mudar as saídas do calor de 5 em 5 anos...


                                                              Em relação ao AC, é possivelmente o que irei fazer. Vou ter pré-instalação de AC. Sei que para alguém nas minhas condições um AC poderá ser algo venenoso. Mas a minha ideia é comprar um bom AC, extremamente eficiente, e utilizá-lo muito esporadicamente, em situações mais criticas. Os AC estão cada vez mais eficientes (em todos os sentidos), e permitem fazer muita coisa, desde sensores que detectam a presença humana num espaço até o poderem programar-se automaticamente, controlo através da internet e apps, etc. Ou seja, a pessoa pode ligar e desligar o AC sem estar em casa, reduzir a exposição directa ao ar, etc. Dentro daquilo que procuro, parece-me o mais racional e prático. Basicamente é ver o tempo de manhã, programar o AC para começar a trabalhar antes de entrar em casa, e desligar quando chego a casa. Depois é fechar portas, janelas e estores.
                                                              Editado pela última vez por cjr; 17 February 2017, 21:23.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X