Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Hoje morreu um professor, mas isso não foi notícia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
    Se isto é efectivamente um relato veridico, significa isto que esse professor não passa de um banana.
    Tal como o director da escola. Um aluno que seja apanhado a fumar um charro numa escola tem de ter expulsão imediata da escola. Não é suspensão, é mesmo expulsão.

    Nas escolas há muito a politica do deixa andar, live and let live...
    Se um aluno é problemático, se anda a fumar ganzas ou à porrada é expulsá-lo. O mal corta-se pela raíz!

    MVA, não sei se tens filhos em idade do secundário ou não, mas posso dizer-te por experiência própria que na Comercial em Setubal e no Liceu onde os meus filhos fizeram o 11º e 12º ano, esta Picture deste relato estava e está á vista de qualquer pai que estacione o carro e fique lá uns bons minutos observando.

    E não, ninguém tem coragem de cortar o mal pela raíz. Fumar charros e traficar encostados ao muro exterior destas duas escolas é um problema de ordem publica, e não de disciplina e rigor das escolas, nenhuma delas se intromete, só o fazem se houver flagrante delito inside, ou por queixa.

    Levei este assunto muitas vezes ás reuniões de pais.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por semnome Ver Post
      Mas por ser um "banana" é justificável que seja gozado/insultado/agredido diretamente?

      Quase toda a gente apanhou um professor banana ou com tiques nos maneirismos, na fala etc. e quase toda a gente fez troça desse professor fora das aulas. Nas aulas tentava-se esquecer essas "bananices" e aprendia-se (ou fingia-se que se aprendia) qualquer coisa. Dentro da sala era uma coisa, cá fora era outra.
      Pois apanhámos. E não havia respeito por ele nem cá fora e muito menos na sala de aula. Desde guerras de folhas de papel, até meter pioneses na cadeira do professor, valia tudo. Nesse ano, a todas as turmas que o apanharam, aprenderam zero. Foi no 7º ano de matemática. Ninguém da turma deu gente na disciplina. A culpa disto? Primeiro, do professor, a seguir da direcção da escola que sabia o que se passava e deixou passar um ano inteiro com o professor, e por fim os alunos, que também foram os mais prejudicados. No meu caso, estou a falar de há 27 anos, em 1990/1991, e numa escola algo problemática (preparatória da Maia).

      Há professores que simplesmente não nasceram para aquilo! E devia haver uma maior selectividade e rigor para a profissão. Tínhamos professores que, sem ele dizer nada, nós nem um pio dávamos, outros metiam um pouco de galhofa pelo meio, e sabiam ensinar e sobretudo cativar os alunos, lembro-me da professora de Português do 6º ano, substituta de uma outra, entrou no primeiro dia de aulas, avisada que a nossa turma era problemática, entrou a matar. Depois entrou em confiança connosco, fazia de nós o que queria! Toda a gente subiu nessa disciplina.

      Comentário


        #63
        Este tópico vem a propósito dos próximos 15 dias de férias que eles vão ter?
        Que se juntaram aos outros 7 que tiveram?
        Que chato... ainda estamos em Abril...

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
          Este tópico vem a propósito dos próximos 15 dias de férias que eles vão ter?
          Que se juntaram aos outros 7 que tiveram?
          Que chato... ainda estamos em Abril...
          Outra vez arroz?

          Já dei para esse peditório...

          Comentário


            #65
            Metam os gajos do Canelas a dar aulas!!!

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por 330i Ver Post
              ????

              podes desenvolver?
              Acredita que muita teoria de como se deve educar um filho e o que não se deve fazer, se deve precisamente a muita gente que se sentiu enxovalhado em criança.

              Já reparaste na forma como te olham se, por exemplo, deres uma palmada num local público? Não é apelar à violência mas às vezes um bom abanão resolve muita coisa...

              Depois, em Portugal ninguém é chamado severamente à responsabilidade se um filho fizer asneira. Era começar a aplicar coimas e até mesmo algumas horas de trabalho comunitário (já nem digo prisão) aos encarregados de educação.

              E também podemos culpar o sistema laboral. As tais horas extras que muitos são obrigados a fazer, poderiam muito bem ser aplicadas na educação da prol...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                Ah?
                Ainda és muito novo.
                Digo-te que foi sempre assim ( e pior se calhar ).
                Não inventem...
                Muitos com os seus 50 falam e tal, mas na altura sabe deus o que faziam nas escolas. Pior.
                Hoje em dia os putos têm muito mais educação, higiene e noção.


                Vieste de onde?
                Planeta 39?
                Só podes estar a ironizar.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                  Eu penso que o cerne da questão reside algures aqui. Haverá outras questões mas esta é principal.

                  Quando, por exemplo, há uma greve de funcionários, profs ou afins e encerra uma escola, aparece sempre um pai a ser entrevistado em pânico porque "não tem onde depositar o filho".

                  A escola é encarada como um depositão. Deixa-se lá a cria e depois quando se sai do trabalho vai-se buscar. Sendo que se passa lá tanto tempo transfere-se também esta obrigação de educar no sentido lado.
                  Não tens filhos?

                  Depositar os filhos? Uma greve na escola pode ter muitas implicações. Imagina que és medico e vais fazer urgência nesse dia. Chegas à escola e tens de ficar com o miúdo. Como fazes? Quem for à urgência que se lixe? É que nem todos têm empregada em casa. E por algum motivo existe um calendário escolar.

                  Comentário


                    #69
                    proverbio africano:

                    É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança

                    por isso um professor não é apenas um instrutor, mas também um educador
                    nem todos têm vocação para isso e também seriam precisos mais meios para os professores desempenharem melhor essa função.
                    Mais meios, não quer dizer mais €€€, mas sim que a autoridade do professor deve ser reforçada e os comportamentos de indisciplina devem ser firmemente corrigidos. Se não forem corrigidos pode deixar apenas de ser apenas indisciplina e tomarem dimensões mais graves.

                    Comentário


                      #70
                      É possível que haja escolas boas e que a experiência deste professor mesmo recorrendo á metáfora ou até á hipérbole, seja uma minoria, mas o que é certo é que revivi naquele texto alguns detalhes de relatos na pessoa da minha mulher nos anos 90 enquanto deu aulas, e de muitos e excelentes professores que conheço e tive como professores.

                      Há escolas na linha de Sintra , Chelas, Margem Sul, grande Porto, onde se calhar a metáfora e a hipérbole não o são assim tanto..

                      Comentário


                        #71
                        Tendo eu uma professora em casa já à muitos anos ela constantemente diz, cada vez é mais difícil dar aulas, e ela era daquelas que mandava um berro e os putos antigamente tremiam e cumpriam. Agora a falta de educação que trazem de casa é tanta que ainda gozam e depois é como ela diz. Que posso eu fazer? Se lhe toco na ponta de um cabelo vão para casa dizer que lhe bati e sou logo lixada.

                        Ela dá aulas ao 1º ciclo e já teve uma aluna a portar-se mal em que ela a ameaçou que ou se portava bem ou levava uma chapada e a resposta da miúda foi: "Tu não me podes bater, se me bateres eu faço queixa de ti". Miúdos do 1º ciclo a responderem isto.

                        Os miúdos vêm com uma falta de educação de casa cada vez maior, os professores não precisam de ser bananas, cada vez têm menos meios para os educar e na realidade um professor não serve para educar mas sim para ensinar. A educação deveria vir de casa, porque não é um professor que agora é obrigado a dar aulas a mais de 20 miúdos que vai conseguir educar 20 mal educados.

                        Depois apesar de vivermos na aldeia, já tivemos o caso de ela chumbar um miúdo e os pais virem a nossa casa ameaçá-la que ou o passava ou ia dar mer**. Mas aí meteram-se no sítio errado, ela própria se virou para o pai e lhe disse que ou se metia na rua ou ia dar mesmo mer** mas era para o lado dele, e ele lá teve que se ir embora!!

                        Esta é a sociedade de hoje em que os meninos mal educados e burros têm que passar ou a culpa é do professor...

                        Comentário


                          #72
                          Vamos ter sempre ao mesmo sitio.

                          A origem, os pais, a educação, os valores.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                            É lixado ser professor nas Honduras.
                            Não é preciso ir tão longe.
                            Cá na zona norte, há uma escola elogiada por um Secretário de Estado da Educação como sendo modelo e a prova de que as políticas da educação estão a funcionar em pleno... só se esqueceu de dizer - provavelmente nem o saberia - que as centenas de participações disciplinares elaboradas pelos professores, durante o ano lectivo, foram simplesmente colocadas no shredder pela direcção.
                            Não há registos, não há problemas

                            O que chega às instâncias superiores e à comunicação social é apenas uma pequena parte do que realmente se passa na escola.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              Não tens filhos?

                              Depositar os filhos? Uma greve na escola pode ter muitas implicações. Imagina que és medico e vais fazer urgência nesse dia. Chegas à escola e tens de ficar com o miúdo. Como fazes? Quem for à urgência que se lixe? É que nem todos têm empregada em casa. E por algum motivo existe um calendário escolar.
                              Precisamente. Uma greve em que se encerra uma escola tem este tipo de impactos. E por isso mesmo convém talvez reavaliar o papel da "Escola" na sociedade.

                              Afinal, é apenas um local onde se transmite conhecimento mais ou menos técnico? Ou terá um papel social como uma unidade de saúde ou uma esquadra? E porque não fecha uma unidade de saúde em que os médicos fazem uma hipotética greve geral?

                              É aqui nesta clivagem que começam as dúvidas. E é precisamente aqui que os pais começam inconscientemente a delegar certas funções na "Escola". Se lá ficam tantas horas deve ser parte da educação, de forma abrangente.

                              Vi um doc sobre um país onde a escola estava aberta 24h por dia. Aí se uma pessoa tivesse uma emergência deixava lá a criança e havia um educador a tomar conta dela. Suponho que não fossem dar aulas de trigonometria. Portanto estaremos a falar da outra educação, no sentido mais abrangente.

                              O mundo mudou um pouco. Eu no meu tempo aos domingos na minha cidade não havia uma loja aberta. Nem mesmo nos dias de semana às 21h. Hoje é o oposto, são momentos chave para o comercio e até certo tipo de serviços. E a escola continua com o mesmo horário. Portanto, e como ficam os filhos desses trabalhadores? A flexibilidade é apenas para um lado.

                              Convém repensar toda esta dinâmica porque é nestes detalhes que se começa a perder o pé. Convém discutir o papel da escola na sociedade, se será apenas para conhecimento técnico, e aí venha o prof de matemática, ou se terá um papel mais social com outro tipo de atribuições e valências.

                              (@obtuso, se leres agora o meu post como resposta ao do @330i talvez o percebas de outra forma.)

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
                                Depois apesar de vivermos na aldeia, já tivemos o caso de ela chumbar um miúdo e os pais virem a nossa casa ameaçá-la que ou o passava ou ia dar mer**.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
                                  O topic pode fechar.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Hoje morreu um professor, mas isso não foi notícia

                                    Eu não afino nada por este diapasão. Este é daqueles temas em que a clivagem de gerações está mais exposta. É muito fácil cair no discurso de que os jovens de hoje em dia são uns indisciplinados, que antes é que havia respeito, etc e tal. Mas eu não acredito nada disso. Os jovens hoje em dia têm mais formação, escolar e cívica, chegam às universidades mais bem preparados, são mais competitivos, são muito mais conscientes em vários temas, são mais respeitadores do ambiente, são muito mais respeitadores das diferenças étnicas, de género, etc...

                                    E a educação democratizou-se e massificou-se nos últimos 40 anos. Claro que o facto de a educação se ter massificado fez com que entrasse neste mundo uma franja de estudantes que antes se calhar não passava da terceira classe se é que chegava a ir à escola. Ora, naturalmente surgem casos de problemas e indisciplina mais ou menos graves por causa disso, mas não passam de franjas. São excepções.

                                    Em suma, os jovens não são piores do que nós fomos no nosso tempo. São apenas diferentes. E a meu ver para melhor.

                                    Eu passei a fase mais arriscada da adolescência nos anos 80 e podem crer, a situação era bem mais complicada do que agora. A nível do contacto com drogas então, nem se fala.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post

                                      (...)

                                      Os jovens hoje em dia têm mais formação, escolar e cívica, chegam às universidades mais bem preparados, são mais competitivos, são muito mais conscientes em vários temas, são mais respeitadores do ambiente, são muito mais respeitadores das diferenças étnicas, de género, etc...
                                      (...)
                                      Concordo se estivermos a falar apenas no subconjunto dos melhores alunos.
                                      Em relação ao aluno médio e fraco, a coisa está a degradar-se aos poucos.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                        Concordo se estivermos a falar apenas no subconjunto dos melhores alunos.
                                        Em relação ao aluno médio e fraco, a coisa está a degradar-se aos poucos.
                                        Pois eu acho precisamente o contrário.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                          Pois eu acho precisamente o contrário.
                                          Pelo que te chega da comunicação/vida social ou tens experiência no campo (a montante da produção das estatísticas)?

                                          Comentário


                                            #81
                                            Os prof mais novos tb são mt moles. Não sabem o que é a vida. Qd é preciso ameaçar dum chapo é porque já se perdeu logo o respeito.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                              MVA, não sei se tens filhos em idade do secundário ou não, mas posso dizer-te por experiência própria que na Comercial em Setubal e no Liceu onde os meus filhos fizeram o 11º e 12º ano, esta Picture deste relato estava e está á vista de qualquer pai que estacione o carro e fique lá uns bons minutos observando.
                                              .
                                              Não sei se agora é assim, mas no meu tempo, o Liceu era a escola dos betinhos (até pelo bairro onde se encontra), havia de tudo e mais alguma coisa, mas com os pais por trás a encobrir. Os meninos em vez de andarem a pé andavam de mota (alguns morreram, outros ficaram paraplégicos; outros, já com carro, morreram e mataram ao volante). Fumavam ganzas na mesma à porta da escola, vendiam para dentro e para fora das escolas... apenas eram mais protegidos. Quanto à comercial... bem, era a loucura...
                                              De qualquer forma, professores que não sabiam lidar com alunos, sempre houve. E as crianças/jovens são como os cães, cheiram o medo e bebem dele até à exaustão.
                                              Eu andei na aranguez e lembro-me perfeitamente de haver um rapaz que se orgulhava de ter posto uma prof de baixa, com um esgotamento, que quando ela voltou, ele tratou de lhe enfernizar a vida novamente e pô-la de novo de baixa...

                                              Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
                                              Ela dá aulas ao 1º ciclo e já teve uma aluna a portar-se mal em que ela a ameaçou que ou se portava bem ou levava uma chapada e a resposta da miúda foi: "Tu não me podes bater, se me bateres eu faço queixa de ti". Miúdos do 1º ciclo a responderem isto.
                                              E não pode mesmo! Não faltava mais nada... Estando o problema nos pais, nas mães, nos vizinhos, no cão, no gato, ou no piriquito, na professora, ou na criança, uma professora não tem que bater em ninguém. E sim, uma chapada é bater.
                                              Tem algum problema, confronta os pais, põe a criança fora da aula, há muitas soluções (muitas delas, que não são pacificas, compreendo).

                                              Mas ameaçar de uma chapada? Fosse isso com o meu filho, e ia ter que me ouvir, sim. Há muitas formas de punição.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
                                                E em 1969 se as notas fossem péssimas porque o professor era incompetente (sim nessa altura já havia péssimos professores também), não havia ninguém que pudesse fazer nada. Tudo funcionava com base na ameaça e no medo e a maioria dos pais em Portugal nem sequer teriam discernimento e instrução para tomar uma atitude.

                                                Cheguei a fazer parte de turmas excelentes que tinham na generalidade boas notas a todas as disciplinas excepto uma em que tínhamos todos más notas. Estando a falar de um grupo heterogéneo de pessoas, isso não é expectável...a única coisa que tínhamos em comum naquele contexto era o professor.

                                                P.S. Mas compreendo que essas imagens fiquem bem no FB. Tudo a bater palmas e a lembrar os tempos em que tudo era maravilhoso.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Bem ou mal ameaçar é sinal que nunca meteu respeito. Dizer que da e não da é abrir logo o jogo. Para isso dá logo. Ameaça e não fax nada... Livro aberto... As pessoas tem receio do que não podem prever. Deviam ter formação e fazia lhes jeito nao so para dar aulas mas para td a vida!

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                    Eu não afino nada por este diapasão. Este é daqueles temas em que a clivagem de gerações está mais exposta. É muito fácil cair no discurso de que os jovens de hoje em dia são uns indisciplinados, que antes é que havia respeito, etc e tal. Mas eu não acredito nada disso. Os jovens hoje em dia têm mais formação, escolar e cívica, chegam às universidades mais bem preparados, são mais competitivos, são muito mais conscientes em vários temas, são mais respeitadores do ambiente, são muito mais respeitadores das diferenças étnicas, de género, etc...

                                                    E a educação democratizou-se e massificou-se nos últimos 40 anos. Claro que o facto de a educação se ter massificado fez com que entrasse neste mundo uma franja de estudantes que antes se calhar não passava da terceira classe se é que chegava a ir à escola. Ora, naturalmente surgem casos de problemas e indisciplina mais ou menos graves por causa disso, mas não passam de franjas. São excepções.

                                                    Em suma, os jovens não são piores do que nós fomos no nosso tempo. São apenas diferentes. E a meu ver para melhor.

                                                    Eu passei a fase mais arriscada da adolescência nos anos 80 e podem crer, a situação era bem mais complicada do que agora. A nível do contacto com drogas então, nem se fala.

                                                    Deixa-me dar-te a minha visão, que é a visão de alguém da geração baby-boom (nascidos entre 1960-1964), e vamos definir uma janela temporal, porque isto do "antigamente", depende, como já percebemos o meu antigamente, o teu e o de outros não é o mesmo. Então vamos falar de 1970 a 1989. Porque a partir de 1990 começou -se a chegar á faculdade aos magotes e sem grandes filtros.

                                                    Concordo que o perimetro da educação se alargou a classes que nos anos 70 e 80 não concluíam sequer a primária. Concordo que no geral os melhores chegam em muito maior numero e melhor preparados, mas não são a regra. No passado eram muito menos os que chegavam, mas os que chegavam chegavam com base num filtro cuja malha hoje quadruplicou de diâmetro, e a média qualitativa baixou, os miúdos chegados ao ensino superior são mais incultos têm menos conhecimento geral quer na profundidade das matérias quer na diversidade. A ligeireza é hoje o Standard das maiorias. De 2006 a 2011 tive oportunidade de constatar isso mesmo por dentro, e é comum ouvires este feedback de professores universitários.

                                                    E sim, o comportamento e as práticas anti-sociais dos jovens estudantes de hoje é claramente diferente, mas para pior, são claramente mais indisciplinados, mais insolentes, mais intolerantes á exigência, e destetam trabalhar, investir, ir á descoberta do conhecimento. Em suma a maioria não têm cultura de aprendentes, e isto leva-nos ao ponto de partida. A casa, a educação, os valores e a exigência.

                                                    Sobre drogas, permite-me a assertividade, mas não conheces suficientemente o drama que são hoje as escolas secundárias no escalão dos 15 aos 18 anos, principalmente nos grandes centros urbanos e periferia. É um verdadeiro problema nem arrisco escrever aqui um numero percentual.

                                                    Tenho dois filhos, um com 22 que acabou agora a licenciatura e um outro com 18 acabado de entrar, ambos fizeram um percurso misto. Ensino privado até ao 10º e ensino publico até ao 12º ano, basta pedir-lhes o feedback sobre o que é fumar e vender charros nas escolas secundárias. Escolhe uma amostra de jovens que estejam com cabeça tronco e membros no secundário ou tenham acabado de sair recentemente acerca desse flagelo, e pede-lhes uma amostra estatística.

                                                    É brutal. Basta olhar para as pautas em cada final de ano...
                                                    Editado pela última vez por 330i; 05 April 2017, 11:19.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Excelente post @330i.

                                                      Só queria fazer uma ressalva: os flagelos da droga, violência gratuita e outros fenómenos degradantes que nem vale a pena concretizar aqui, não são assim tão maiores nos centros urbanos e arredores.

                                                      Há uma mistificação muito grande (e genérica) de uma pretensa pacatez e boa vontade do "interior" profundo.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                        Excelente post @330i.

                                                        Só queria fazer uma ressalva: os flagelos da droga, violência gratuita e outros fenómenos degradantes que nem vale a pena concretizar aqui, não são assim tão maiores nos centros urbanos e arredores.

                                                        Há uma mistificação muito grande (e genérica) de uma pretensa pacatez e boa vontade do "interior" profundo.
                                                        Excelente escolha de palavras.
                                                        Miúdos do básico a um passo do coma alcoólico logo à primeira hora da manhã e outros que chegam perto do fim do ciclo de estudos já com sequelas intelectuais (e físicas também) bem marcadas, por causa do abuso de substâncias - e mais uma vez o álcool não é menos droga do que aquelas que se fumam ou se injectam -, são uma fáceis de encontrar sem ser preciso procurar muito.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                                          Excelente escolha de palavras.
                                                          Miúdos do básico a um passo do coma alcoólico logo à primeira hora da manhã e outros que chegam perto do fim do ciclo de estudos já com sequelas intelectuais (e físicas também) bem marcadas, por causa do abuso de substâncias - e mais uma vez o álcool não é menos droga do que aquelas que se fumam ou se injectam -, são uma fáceis de encontrar sem ser preciso procurar muito.
                                                          Nos anos 70 havia salas de aula em Portugal (ainda profundamente rural) que às 9 da manhã cheiravam a álcool, patrocinado pelos pais. A sorte é que muitos deles acabaram por desaparecer das escolas rapidamente e os equivalentes atuais continuam a estudar.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Chowhound Ver Post
                                                            E em 1969 se as notas fossem péssimas porque o professor era incompetente (sim nessa altura já havia péssimos professores também), não havia ninguém que pudesse fazer nada. Tudo funcionava com base na ameaça e no medo e a maioria dos pais em Portugal nem sequer teriam discernimento e instrução para tomar uma atitude.

                                                            Cheguei a fazer parte de turmas excelentes que tinham na generalidade boas notas a todas as disciplinas excepto uma em que tínhamos todos más notas. Estando a falar de um grupo heterogéneo de pessoas, isso não é expectável...a única coisa que tínhamos em comum naquele contexto era o professor.

                                                            P.S. Mas compreendo que essas imagens fiquem bem no FB. Tudo a bater palmas e a lembrar os tempos em que tudo era maravilhoso.
                                                            Se calhar o cartoon tem mais conteúdo do que um simples bater palmas no FB a lembrar como era maravilhoso há 50 anos atrás.

                                                            Aquilo que eu vejo ali são extremos. Passou-se de um caso em que quem apanha é o aluno, para outro em que quem apanha é o professor.

                                                            Como é óbvio nenhum dos extremos é bom. No entanto as discussões sobre este tema normalmente resumem-se a defender um deles.

                                                            Daqui a uns anos talvez tenhamos um terceiro extremo, que é o dos culpados serem os pais independentemente de tudo o resto. E enquanto isto for um jogo individual de empurrar responsabilidades e não de equipa a puxar todos para o mesmo lado teremos sempre grandes problemas.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                                              Excelente escolha de palavras.
                                                              Miúdos do básico a um passo do coma alcoólico logo à primeira hora da manhã e outros que chegam perto do fim do ciclo de estudos já com sequelas intelectuais (e físicas também) bem marcadas, por causa do abuso de substâncias - e mais uma vez o álcool não é menos droga do que aquelas que se fumam ou se injectam -, são uma fáceis de encontrar sem ser preciso procurar muito.
                                                              ... há de tudo, há droga, há violações, há miudas a fugir para ir para a estrada, há rapazes agredidos sexualmente por serem "panisgas". Só muda mesmo o cenário... há de tudo como na "cidade"

                                                              Off-Toppic: Eu quando trabalhei com empresas do interior também esperava ser muito bem acolhido, politicos com boa vontade e com abertura,etc. A realidade é que é tudo igual, boa gente e má gente há em todo o lado. E a vontade política e empresarial, a burocracia, as rasteiras, os entraves, etc... é bem pior que no centro urbano. Há é uma enorme mistificação do velhote com a enxada e o canito deitado.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X