Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico da Agricultura

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por hollyjoint Ver Post
    Após algumas pesquisas, despertou me o interesse pela Agricultura Biológica, pelo que percebi é um tipo de agricultura, que pode gerar mais retornos, e melhor para quem tem terrenos mais pequenos que é o meu caso..

    E também porque me parece ser o futuro, na Europa em vários Países, é um agricultura que esta a crescer muito, e no futuro penso que as pessoas cada vez mais vao querer comer bem produtos com qualidade e naturais.

    Qual é a vossa opinião?
    Tenho serias duvidas já que a Sonae está a comprar a envolver-se muito nisso...e já se sabe o que a Sonae faz aos fornecedores.

    Começou por comprar a GoNatural, para abrir uma rede de supermercados, e agora adquiriu 100% dos supermercados Brio ( também biológicos ) que vão passar todos a ser GoNatural...

    O Biológico é um mercado em amplo crescimento...infelizmente uma das coisas que caracteriza o biológico é a agricultura sustentável e com respeito pelos fornecedores. Associar Sonae a estes termos...é para mim muito difícil.

    Comentário


      #32
      Ando numa de escavação de tópicos...

      Alguém tem um pequeno quintal ao qual se dedique pontualmente, por exemplo aos fins de semana?

      Já pensaram em comprar uma estufa? Vale a pena?

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
        Ando numa de escavação de tópicos...

        Alguém tem um pequeno quintal ao qual se dedique pontualmente, por exemplo aos fins de semana?

        Já pensaram em comprar uma estufa? Vale a pena?
        Na minha família toda a gente tem quintal, ninguém tem estufa, ou melhor, ninguém tem estufa digna desse nome.

        Os produtos hortícolas são cultivados conforme a época do ano em que se está, sendo que desses alguns são para consumir durante um curto período e outros dão para conservar para o resto do ano. Alguns dão para ter praticamente o ano todo.

        Pode até parecer um pouco desequilibrado consumir produtos mais intensamente durante uma época do ano do que distribuídos durante o ano todo, mas na verdade estamos a consumi-los na época de melhor qualidade num esquema rotativo.
        O conceito de "fruta da época" de certo modo assenta nesta base, onde por exemplo não se espera comer melão no inverno ou kiwi no verão.
        Mas cada um faça como entender, se acha que vai tirar partido disso.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

          Na minha família toda a gente tem quintal, ninguém tem estufa, ou melhor, ninguém tem estufa digna desse nome.

          Os produtos hortícolas são cultivados conforme a época do ano em que se está, sendo que desses alguns são para consumir durante um curto período e outros dão para conservar para o resto do ano. Alguns dão para ter praticamente o ano todo.

          Pode até parecer um pouco desequilibrado consumir produtos mais intensamente durante uma época do ano do que distribuídos durante o ano todo, mas na verdade estamos a consumi-los na época de melhor qualidade num esquema rotativo.
          O conceito de "fruta da época" de certo modo assenta nesta base, onde por exemplo não se espera comer melão no inverno ou kiwi no verão.
          Mas cada um faça como entender, se acha que vai tirar partido disso.
          Quando falo em estufas falo nisto:
          https://shop.agriloja.pt/pt/-/estufa...0&cat=201&pc=1


          Deste tamanho ou, no limite o dobro.

          Ou seja falamos do tipo de agricultura que referes e dentro das épocas normais do ano. No entanto parece-me que desta forma poderi ater uma rentabilidade maior e um menor dispêndio de tempo.

          Ou não?

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Omega Ver Post

            Quando falo em estufas falo nisto:
            https://shop.agriloja.pt/pt/-/estufa...0&cat=201&pc=1


            Deste tamanho ou, no limite o dobro.

            Ou seja falamos do tipo de agricultura que referes e dentro das épocas normais do ano. No entanto parece-me que desta forma poderi ater uma rentabilidade maior e um menor dispêndio de tempo.

            Ou não?
            Sim, podes. Porém, não é assim tudo tão linear.

            A estufa tem custos e não é muito durável, pelo menos a avaliar pela que os meus sogros tiveram. Além disso, se vier "vento a sério" é bem capaz de ir-se embora!

            Outra vantagem da estufa é que fica bastante mais protegida da "bicharada" (insetos e pássaros) e permite gastar menos água...

            Tens que ser tu a avaliar, mas se for para avançar faz as coisas bem feita e compra uma estufa já com alguma qualidade...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Omega Ver Post

              Quando falo em estufas falo nisto:
              https://shop.agriloja.pt/pt/-/estufa...0&cat=201&pc=1


              Deste tamanho ou, no limite o dobro.

              Ou seja falamos do tipo de agricultura que referes e dentro das épocas normais do ano. No entanto parece-me que desta forma poderi ater uma rentabilidade maior e um menor dispêndio de tempo.

              Ou não?
              Qual a zona do país?

              Não me parece que essa estufa seja assim tão resistente, ainda para mais é pequena. 6m2
              ​​​​​​Compras uns varões de ferro de armadura de pilares, dobras em arco para enfiar na terra em arco. Depois por cima um plástico transparente que seja fácil de colocar e tirar, e algo para tapar as laterais.
              Só vale a pena usar a estufa enquanto a cultura é pequena, ou para as sementeiras, a vantagem da estufa é proteger de geadas, sobretudo se vierem fora de época.

              Para proteger da passarada podes sempre utilizar rede anti pássaro, que é mais barata e deixa passar a água e luz.

              Na minha opinião, mais importante do que investir em estufas, é conhecer o clima e o solo para saber o que se dá bem nesse terreno e vale a pena cultivar. Nada como observar os terrenos das redondezas e ver o que lá existe, falar com as pessoas locais que tenham hortas, por norma são a melhor ajuda, e com sorte ainda trocam produtos ou sementes para plantar

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                Qual a zona do país?

                Não me parece que essa estufa seja assim tão resistente, ainda para mais é pequena. 6m2
                ​​​​​​Compras uns varões de ferro de armadura de pilares, dobras em arco para enfiar na terra em arco. Depois por cima um plástico transparente que seja fácil de colocar e tirar, e algo para tapar as laterais.
                Só vale a pena usar a estufa enquanto a cultura é pequena, ou para as sementeiras, a vantagem da estufa é proteger de geadas, sobretudo se vierem fora de época.

                Para proteger da passarada podes sempre utilizar rede anti pássaro, que é mais barata e deixa passar a água e luz.

                Na minha opinião, mais importante do que investir em estufas, é conhecer o clima e o solo para saber o que se dá bem nesse terreno e vale a pena cultivar. Nada como observar os terrenos das redondezas e ver o que lá existe, falar com as pessoas locais que tenham hortas, por norma são a melhor ajuda, e com sorte ainda trocam produtos ou sementes para plantar
                Leiria - zona urbana/redondezas.

                Os objetivos, além dos que já referi e dos que tu também referes, são minimizar/controlar mais facilmente a quantidade de ervas que nascem, minimizar as regas através da instalação de um sistema automático e naturalmente ter tudo um pouco mais controlado, nomeadamente cultivo de tomates, feijões, couves, .... algumas flores e mais uma coisa ou outra. Batatas normais e doce tennho intenção se semear fora da estufa. Costumo plantar cerca de 50/60 pés de batata doce. A batata normal +- o dobro. As couves vão-se plantando ao longo do ano, sendo que umas são para comermos outras para meia dúzia de aves que existem sempre ao longo do ano. Tudo para consumo/uso próprio.

                A estufa poderia ser essa ou provavelmente uma com o dobro do tamanho. Eu percebi que de facto não é muito resistente, mas penso que enterrando-a um pouco na estrutura base e segurando-a adicionalmente nos cantos e a meio nas laterais talvez fique segura.
                A estufa de maior (18m2) deve ocupar 1/4 do terreno, sendo que há sempre uma parte que alternadamente vai ficando em pousio, pois não há tempo para mais ...
                Editado pela última vez por Omega; 11 December 2023, 17:45.

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X