Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quando um governo usa a desculpa da austeridade para ir longe demais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
    Com todo o devido respeito pelos bombeiros (e tenho um enorme respeito e admiração por eles) acho que o perigo de vida é muito superior numa frente guerra do que num incêndio. E no incêndio, mesmo que passes 2 ou 3 dias de pé a combater as chamas, no final vais para casa abraçar a familia e descansar. Na guerra arriscas-te a que te caia um missil em cima enquanto dormes.

    De qualquer forma tem mais louvor combater as chamas que matam o teu país do que ir combater para outro país. Até porque um é por amor ao país e à terra e outro é em muitos casos por dinheiro.
    Opinião pessoal.

    Quantos militares portugueses morrem por ano em cenários de guerra? E quantos bombeiros?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
      Homens cuja missão é defender a soberania ou bandeira de um país com recurso às armas têm que ser pagos e respeitados condigamente.

      Os inúmeros cortes alguns cegos feitos no tempo do anterior governo dão agora frutos e muito maus frutos, infelizmente.
      Porquê? os 12.000€ antes dos cortes faziam a diferença?
      Mas que hipocrisia meu Deus.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
        Li agora uma noticia no CM (sim, já sei, mas eles de vez em quando também reportam noticias verdadeiras) que me deixou literalmente de cabelos em pé pela tremenda injustiça, para não chamar filha-da-p*tice, criada pelo anterior governo (isto apesar de eu não ter nada a ver com as pessoas afectadas por isso).

        Essencialmente, já devem ter lido sobre Gil Benido, o militar Português assassinado a tiro a 18 de junho por terroristas da Al-Qaeda durante um atentado no Mali, certo?

        Pois fiquei a saber que a viuva e duas filhas menores só vão receber 1263 euros para as primeiras despesas após a morte em serviço do militar. Esta verba 'enorme' é para ser gerida até que a Caixa Geral de Aposentações (CGA) atribua uma pensão de sangue à viúva, que será paga em data ainda por determinar.

        Já sabemos o tempo que estas coisas demoram em Portugal, não?

        Esta remuneração é denominada subsídio por morte e é paga a todos os servidores do Estado inscritos na CGA. O cálculo deste pagamento, no entanto, foi alterado pelo anterior Governo.

        A lei de orçamento de Estado de 2012 fez com que os beneficiários deixassem de receber o equivalente a seis vezes o salário bruto do funcionário público falecido, e passassem a receber três vezes um valor conhecido como indexante de apoio social, que está agora fixado em 421,32 euros. O salário mensal de Gil Benido rondava, à data da morte, cerca de 2 mil euros. "Caso não tivesse havido a referida alteração legal, a família iria receber cerca de 12 mil euros. Assim, a verba a entregar não passa dos 1263 euros.

        Agora pergunto eu: quantos militares e policias morrem anualmente no cumprimento do seu dever que justificasse, de alguma maneira sequer, esta alteração absolutamente mesquinha feita pelo anterior governo para poupar uns trocos?! Poupavam muito mais se cortassem nos cafézinhos à borla dos deputados no parlamento!

        Como é que esta familia vai sobreviver até lhes ser atribuida uma pensão de sangue?! O pai destas miudas dá a vida pelo país e estes fdp destes governantes, que não têm outro nome, atiram-lhes com uma 'esmola' de 1,263 Euros?!!

        Oh pá, eu se fosse militar... nem digo mais. Como é que é possivel?!

        http://www.cmjornal.pt/portugal/deta...?ref=HP_Grupo1
        A grande maioria das pessoas tem uma ideia errada acerca das "benesses" dos militares.

        Sou ex-militar e conhecia o Benido, era da minha Arma, Transmissões.

        Não faço mais comentários. É um assunto onde a maioria demonstra muita ignorância e "pequenos" ódios de estimação, tipo o Jimbo com a FP.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
          Quantos militares portugueses morrem por ano em cenários de guerra? E quantos bombeiros?
          Exacto, o risco mede-se não se "julga" pelo medo da coisa.
          Exemplo, muita gente tem medo de andar de avião, mas o risco ao andar de carro é bem maior e ninguém tem medo de andar de carro.

          Quanto à história do militar, até estar concluído o processo (seguros etc) acho que nos deveríamos abster de julgar.

          É triste cortar nessas indemnizações, sim, especialmente caso não haja mais formas de compensação pelo serviço prestado e especialmente dada a pouca expressão que isso tem nas contas.
          Mas não podemos reduzir tudo a um caso e se formos pragmáticos e frios, foi apenas mais um dos cortes, todos levamos com eles +/- por igual e a pensão posterior não deixa de ser uma compensação.

          Resumindo, é um excelente tópico para polarizar fóruns e para gerar cliques ao CM e indignações no FB.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por kursk Ver Post
            Foi atentado terrorista...negligência de quem? do morto?
            Obviamente. Estamos a falar de um militar profissional e não de um civil. Ou a responsabilidade (ou falta dela) é toda a mesma?

            Sendo profissionais terão procedimentos a seguir em todas as situações. Os procedimentos foram todos seguidos?

            Pensa numa situação como andares numa obra de construção sem capacete e te cair algo na cabeça e provocar a morte...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por MVA Ver Post
              Com todo o devido respeito pelos bombeiros (e tenho um enorme respeito e admiração por eles) acho que o perigo de vida é muito superior numa frente guerra do que num incêndio. E no incêndio, mesmo que passes 2 ou 3 dias de pé a combater as chamas, no final vais para casa abraçar a familia e descansar. Na guerra arriscas-te a que te caia um missil em cima enquanto dormes.

              De qualquer forma tem mais louvor combater as chamas que matam o teu país do que ir combater para outro país. Até porque um é por amor ao país e à terra e outro é em muitos casos por dinheiro.
              Opinião pessoal.
              Pergunta isso às famílias dos bombeiros mortos e feridos...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                A grande maioria das pessoas tem uma ideia errada acerca das "benesses" dos militares.

                Sou ex-militar e conhecia o Benido, era da minha Arma, Transmissões.

                Não faço mais comentários. É um assunto onde a maioria demonstra muita ignorância e "pequenos" ódios de estimação, tipo o Jimbo com a FP.

                O pessoal anda todo com ideias erradas, os militares é que estão certos.

                Não me lixes, conheço pessoal do exército e da força aérea e sei bem o que a casa gasta. Estes militares que saem do país, salvo excepções, vão por dinheiro. Só conheço um que iria de forma voluntária para qualquer frente de guerra, onde houver acção ele quer lá estar. Outros fazem a carreira militar toda sem sair de Portugal, e se der para fazer com pouca chatice tanto melhor.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                  Exacto, o risco mede-se não se "julga" pelo medo da coisa.
                  Exemplo, muita gente tem medo de andar de avião, mas o risco ao andar de carro é bem maior e ninguém tem medo de andar de carro.

                  Quanto à história do militar, até estar concluído o processo (seguros etc) acho que nos deveríamos abster de julgar.

                  É triste cortar nessas indemnizações, sim, especialmente caso não haja mais formas de compensação pelo serviço prestado e especialmente dada a pouca expressão que isso tem nas contas.
                  Mas não podemos reduzir tudo a um caso e se formos pragmáticos e frios, foi apenas mais um dos cortes, todos levamos com eles +/- por igual e a pensão posterior não deixa de ser uma compensação.

                  Resumindo, é um excelente tópico para polarizar fóruns e para gerar cliques ao CM e indignações no FB.
                  E só conhecemos um ângulo da história. Foi falado se a viúva vai ou não ter outro tipo de de ajudas? Os filhos vão receber subsídio de sobrevivência pela morte do pai? É que só falam de um subsídio, mas pode ser um entre vários...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                    A grande maioria das pessoas tem uma ideia errada acerca das "benesses" dos militares.

                    Sou ex-militar e conhecia o Benido, era da minha Arma, Transmissões.

                    Não faço mais comentários. É um assunto onde a maioria demonstra muita ignorância e "pequenos" ódios de estimação, tipo o Jimbo com a FP.
                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                    Obviamente. Estamos a falar de um militar profissional e não de um civil. Ou a responsabilidade (ou falta dela) é toda a mesma?

                    Sendo profissionais terão procedimentos a seguir em todas as situações. Os procedimentos foram todos seguidos?

                    Pensa numa situação como andares numa obra de construção sem capacete e te cair algo na cabeça e provocar a morte...
                    ... como eu disse.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                      O pessoal anda todo com ideias erradas, os militares é que estão certos.

                      Não me lixes, conheço pessoal do exército e da força aérea e sei bem o que a casa gasta. Estes militares que saem do país, salvo excepções, vão por dinheiro. Só conheço um que iria de forma voluntária para qualquer frente de guerra, onde houver acção ele quer lá estar. Outros fazem a carreira militar toda sem sair de Portugal, e se der para fazer com pouca chatice tanto melhor.
                      Diz lá, onde e quando cumpriste o teu Serviço Militar?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                        ... como eu disse.

                        Não disseste nada que contrariasse o que eu disse.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                          Diz lá, onde e quando cumpriste o teu Serviço Militar?
                          Ui, vamos puxar de galões, é?

                          Esquece lá isso que não dou nunca informações pessoais. Mas nada do que digo é baseado em boatos mas sim em militares que estão no activo e a fazer carreira nas várias forças armadas (tirando marinha que não conheço ninguém de lá).

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                            Ui, vamos puxar de galões, é?

                            Esquece lá isso que não dou nunca informações pessoais. Mas nada do que digo é baseado em boatos mas sim em militares que estão no activo e a fazer carreira nas várias forças armadas (tirando marinha que não conheço ninguém de lá).
                            Mas cumpriste ou não?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              Obviamente. Estamos a falar de um militar profissional e não de um civil. Ou a responsabilidade (ou falta dela) é toda a mesma?

                              Sendo profissionais terão procedimentos a seguir em todas as situações. Os procedimentos foram todos seguidos?

                              Pensa numa situação como andares numa obra de construção sem capacete e te cair algo na cabeça e provocar a morte...
                              O homem estava de folga num hotel, a descansar, a relaxar. Estava com outro camarada...de repente entra um tipo , dispara e acerta-lhe. Que raio de negligência pode haver aqui..?

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por kursk Ver Post
                                O homem estava de folga num hotel, a descansar, a relaxar. Estava com outro camarada...de repente entra um tipo , dispara e acerta-lhe. Que raio de negligência pode haver aqui..?
                                Muitas.

                                O hotel é num cenário de guerra? Falou com o Solnado que lhe deu umas orientações de como suspender a guerra? Porque escolheu esse hotel? Que referências tinha do hotel? Face à informação que tinha disponível foi uma escolha inconsequente ou não? Estava sozinho apenas com outro camarada num ambiente hostil? Qual a razão? Era expectável que estando "descuidado" num cenário hostil, fosse um alvo? E se está de folga é acidente de trabalho? Se é acidente de trabalho que procedimentos tomou para se proteger mesmo estando de folga?

                                Não estou a dizer que o militar teve responsabilidade, o que pretendo suscitar é que ele tem obrigações a cumprir para protecção da própria vida e que isso deve ser apurado. Não só por uma questão de verdade mas por uma questão de melhoria de procedimentos de auto protecção.

                                Conheço civis que fazem muito mais perguntas de segurança do que eu fiz "em cima do joelho" neste post...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                  Mas cumpriste ou não?
                                  Achas?

                                  Os militares são alvo fáceis, a minha vida militar não foi canja, mas regressava, a maioria não quer estar lá, ou pessoal que nunca colocou os pés na tropa, não querem aquilo mas estão sempre de arma em punho apontada aos militares e ex-militares, meus amigos não é uma vida fácil, ou se ama ou se odeia.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                    Porquê? os 12.000€ antes dos cortes faziam a diferença?
                                    Nem entendo essa pergunta. Para ti uma diferença de 10.737€ não representa nada?!

                                    Se bem entendi, este valor são para 'primeiras despesas', isto é, servem para 'aguentar' a familia até passar a receber uma pensão de sangue. Infelizmente já todos sabemos o que a casa gasta em Portugal quando se trata de questões burocráticas, eu, por exemplo, estou há 1 ano há espera que me enviem a renovação da carta de condução.

                                    Agora imaginem que demora 6 meses até a familia começar a receber efectivamente a pensão de sangue: há uma 'pequena' diferença entre conseguir esticar 1.200€ vs. 12.000€ durante 6 meses para pagar rendas, alimentação, escola das miudas, combustivel, etc... Num morres à fome ou és obrigado a depender da caridade alheia (como consegue uma familia de 3 pessoas sobreviver com 200€ por mês?!) noutro pelo menos aguentas-te relativamente bem.

                                    Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                    Quantos militares portugueses morrem por ano em cenários de guerra? E quantos bombeiros?
                                    Precisamente o meu argumento, e repara que eu incluí bombeiros e policia como profissões públicas de alto risco! Se houvesse tanta gente nestas profisões a morrer no exercicio das suas funções que uma indemenização 'choruda' (se é que se pode chamar choruda a 12.000€ lol) fizesse uma diferença significativa no orçamento do Estado, ainda era capaz de perceber (não concordar, mas pelo menos entender)... mas não é de todo por aí!!!

                                    É por isso que acho o corte brutal que o anterior governo fez algo absolutamente mesquinho e sem qualquer motivo ou resultado prático! Em vez de honrar os homens e mulheres que arriscam - e algumas vezes dão - a vida pela pátria, ainda lhes cuspimos na cara!

                                    É o cortar só pelo cortar, sem pensar nas implicações! É por isso que tinhamos um óptimo SNS e agora só lá vai quem quer morrer (e falo por experiência própria)!

                                    Quanto aos militares, parece-me que há muita gente que ainda não percebeu que os militares são como um seguro: achamos um desperdicio de dinheiro até ao dia em que acontece uma desgraça. Aí já são a nossa salvação.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Nessas missões vão por dinheiro. Ninguém anda a dar a vida por pátrias.
                                      Sabia do risco, da alteração das regras. Só continuou porque quis.
                                      E ganhou o que ganhou por causa desse risco.
                                      Ora - ainda ganham mais por causa do risco e querem quando morrem ( que já estava a ser assegurado com o ordenado) receber fortunas?
                                      Não faz qualquer sentido.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                        Muitas.

                                        O hotel é num cenário de guerra? Falou com o Solnado que lhe deu umas orientações de como suspender a guerra? Porque escolheu esse hotel? Que referências tinha do hotel? Face à informação que tinha disponível foi uma escolha inconsequente ou não? Estava sozinho apenas com outro camarada num ambiente hostil? Qual a razão? Era expectável que estando "descuidado" num cenário hostil, fosse um alvo? E se está de folga é acidente de trabalho? Se é acidente de trabalho que procedimentos tomou para se proteger mesmo estando de folga?

                                        Não estou a dizer que o militar teve responsabilidade, o que pretendo suscitar é que ele tem obrigações a cumprir para protecção da própria vida e que isso deve ser apurado. Não só por uma questão de verdade mas por uma questão de melhoria de procedimentos de auto protecção.

                                        Conheço civis que fazem muito mais perguntas de segurança do que eu fiz "em cima do joelho" neste post...
                                        Volta lá à Terra....o homem está numa missão militar no estrangeiro. Por definição, os militares estão em plena disponibilidade para o serviço, quando no território nacional (e daí a atribuição do suplemento da condição militar), ou seja, não há férias quando querem, não há folga quando querem nem feriados, pontes...quando em missão no estrangeiro,consideram-se sempre em serviço, ate regressarem ao territorio nacional. Ele não estava a passar ferias no hotel. Estava autorizado a fazer folga em instalação previamente escolhida pela ONU e UE como sendo apto para receber os militares em descanso, na capital do Mali. As zonas em conflito são a centenas de kilometros dali. Quando foi o ataque, ele chegou a entrar em confronto com os terroristas. Teve azar, foi atingido e morreu. Compreendido agora...?

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por kursk Ver Post
                                          Volta lá à Terra....o homem está numa missão militar no estrangeiro. Por definição, os militares estão em plena disponibilidade para o serviço, quando no território nacional (e daí a atribuição do suplemento da condição militar), ou seja, não há férias quando querem, não há folga quando querem nem feriados, pontes...quando em missão no estrangeiro,consideram-se sempre em serviço, ate regressarem ao territorio nacional. Ele não estava a passar ferias no hotel. Estava autorizado a fazer folga em instalação previamente escolhida pela ONU e UE como sendo apto para receber os militares em descanso, na capital do Mali. As zonas em conflito são a centenas de kilometros dali. Quando foi o ataque, ele chegou a entrar em confronto com os terroristas. Teve azar, foi atingido e morreu. Compreendido agora...?
                                          Excelente e detalhado relatório técnico.

                                          Deve ter sido pela distância que quando aconteceu o atentado terrorista de 11 de Setembro, a Europa nem pestanejou, estava tudo a milhares de kms de distância... e precisamos descansar.

                                          Que segurança tinha o hotel?

                                          Comentário


                                            #51
                                            Há aqui pessoas neste fórum que parece que têm um pedregulho no lugar do coração. Isso é até um dia a desgraça os afectar pessoalmente. Aí mudarão radicalmente de discurso...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Há aqui pessoas neste fórum que parece que têm um pedregulho no lugar do coração. Isso é até um dia a desgraça os afectar pessoalmente. Aí mudarão radicalmente de discurso...
                                              Ora bem.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                Excelente e detalhado relatório técnico.

                                                Deve ter sido pela distância que quando aconteceu o atentado terrorista de 11 de Setembro, a Europa nem pestanejou, estava tudo a milhares de kms de distância... e precisamos descansar.

                                                Que segurança tinha o hotel?
                                                Tu queres à viva força que o homem seja culpado de ter morrido...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  Há aqui pessoas neste fórum que parece que têm um pedregulho no lugar do coração. Isso é até um dia a desgraça os afectar pessoalmente. Aí mudarão radicalmente de discurso...
                                                  A experiência ensina muitas coisas...principalmente com familiares.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                    Há aqui pessoas neste fórum que parece que têm um pedregulho no lugar do coração. Isso é até um dia a desgraça os afectar pessoalmente. Aí mudarão radicalmente de discurso...
                                                    Isso faz-me lembrar aqueles que defendem a pena de morte dizendo:
                                                    - Se matassem alguém da tua família queria ver o que dizias ?
                                                    Ao que respondo
                                                    - Se o condenado fosse da tua família e tu o que dirias?

                                                    Não quero dizer com isto que a situação não é injusta e injustificada, apenas que personalizar este tipo de situações é sempre "dramático" principalmente quando se desconhece a totalidade da situação.

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X