Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Denúncia de "medo" e "escravatura" nos barcos do Douro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    A senhora que limpa o chão trás 1500€ limpos para casa?!? Está bem, está...
    Se fosse assim, até tinham fila de candidatos à porta.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
      Mas atenção que essa malta traz toda mais de 1500 limpos pra casa. Com comida, cama e roupa lavada.

      1500 os cargos mais baixos.

      Só lá estão porque querem.
      Err, depende da companhia. Na Douro Azul não tens esses salários, nem de perto. Talvez com as gorjetas, mas isso já depende das semanas. De resto, sim, têm comida, cama e roupa lavada. Gastos, apenas para os vícios. Os barcos-hotel são uma excelente escola e dá para juntar algum dinheiro. De resto, como já disse acima, não é para qualquer um, exige uma grande capacidade de sacrifício pessoal, e ficar semanas inteiras longe da família, conviver sempre com as mesmas pessoas, além dos turistas, para o bem e para o mal. É um bocado tipo big-brother. Noutras vezes, é a família que vai ter com a tripulação nas folgas, ou na Régua, ou Pinhão, ou até mesmo em Barca D'alva. Cheguei algumas vezes a ir ter com a minha mulher, namorada na altura a Régua e ao Pinhão. Até era giro, e algo romântico. Namorávamos há menos de 1 ano, estávamos a semana toda sem nos vermos, e batia sempre aquela saudade. Então ia de Comboio na sexta desde Ermesinde até a Régua ou Pinhão ter com ela.

      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
      Teorias... se não houver força de trabalho portuguesa, recorrem a outras nacionalidades.
      No Douro ainda não, mas no Guadiana, já tem muitos filipinos a trabalhar no Barco cruzeiro que lá anda.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        A senhora que limpa o chão trás 1500€ limpos para casa?!? Está bem, está...
        Na Croisieurope, recebem por França, de acordo com a tabela salarial francesa. Quanto é o salário mínimo francês? Depois tem mais uma série de subsídios pelas horas, o estar nos barcos, etc.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
          Na Croisieurope, recebem por França, de acordo com a tabela salarial francesa. Quanto é o salário mínimo francês? Depois tem mais uma série de subsídios pelas horas, o estar nos barcos, etc.
          A trabalhar em Portugal e a receber pela tabela salarial francesa ? Não pode ser...
          É o mesmo que dizer que os trabalhadores da VW Autoeuropa recebem pela tabela salarial alemã ou...uma empresa portuguesa em França, pagar pelo salário da tabela portuguesa ! Cada empresa paga segundo o país onde está e não onde é a sua sede.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
            A trabalhar em Portugal e a receber pela tabela salarial francesa ? Não pode ser...
            É o mesmo que dizer que os trabalhadores da VW Autoeuropa recebem pela tabela salarial alemã ou...uma empresa portuguesa em França, pagar pelo salário da tabela portuguesa ! Cada empresa paga segundo o país onde está e não onde é a sua sede.
            Estás a incorrer numa imprecisão.

            Salvo nas situações onde o salário tem de obedecer a uma "tabela", imposta por lei e/ou acordo por concertação social, por exemplo... qualquer empresa é livre de aplicar a "tabela" salarial que quiser, desde que respeite os mínimos impostos por lei (SMN).

            ;)

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
              A trabalhar em Portugal e a receber pela tabela salarial francesa ? Não pode ser...
              É o mesmo que dizer que os trabalhadores da VW Autoeuropa recebem pela tabela salarial alemã ou...uma empresa portuguesa em França, pagar pelo salário da tabela portuguesa ! Cada empresa paga segundo o país onde está e não onde é a sua sede.
              Até te digo mais. Os funcionários acabam por ser emigrantes, cá dentro. Pagam impostos em França, e para a segurança social de lá.

              Agora, há outra coisa. Podes ser transferido por exemplo para trabalhar no Danúbio. Acho que nunca aconteceu, pelo menos involuntariamente, mas está no contrato. Houve pessoal que pediu para ser transferido para outros países. A formação é toda feita em Estrasburgo/Paris.

              Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
              Estás a incorrer numa imprecisão.

              Salvo nas situações onde o salário tem de obedecer a uma "tabela", imposta por lei e/ou acordo por concertação social, por exemplo... qualquer empresa é livre de aplicar a "tabela" salarial que quiser, desde que respeite os mínimos impostos por lei (SMN).

              ;)
              Exatamente. Desde que seja para cima, não há problema algum. Da mesma forma que para uma empresa portugueses p. exemplo ir fazer uma obra em França, durante esse período, os funcionários que lá estão devem receber de acordo com a tabela francesa. é muitas vezes critério para podermos concorrer lá.
              Editado pela última vez por darkwings; 11 September 2017, 14:14.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                Até te digo mais. Os funcionários acabam por ser emigrantes, cá dentro. Pagam impostos em França, e para a segurança social de lá.

                Agora, há outra coisa. Podes ser transferido por exemplo para trabalhar no Danúbio. Acho que nunca aconteceu, pelo menos involuntariamente, mas está no contrato. Houve pessoal que pediu para ser transferido para outros países. A formação é toda feita em Estrasburgo/Paris.



                Exatamente. Desde que seja para cima, não há problema algum. Da mesma forma que para uma empresa portugueses p. exemplo ir fazer uma obra em França, durante esse período, os funcionários que lá estão devem receber de acordo com a tabela francesa. é muitas vezes critério para podermos concorrer lá.
                Podes mostrar-nos um recibo de vencimento de alguém que faça lá limpezas, trabalho de manutenção dos barcos, guias ? O salário mínimo francês passa dos 1250 eur (base).

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                  Podes mostrar-nos um recibo de vencimento de alguém que faça lá limpezas, trabalho de manutenção dos barcos, guias ? O salário mínimo francês passa dos 1250 eur (base).
                  Claro que não. Nem ia pedir isso a ninguém que trabalhasse lá, muito menos para meter num forum publico.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                    Podes mostrar-nos um recibo de vencimento de alguém que faça lá limpezas, trabalho de manutenção dos barcos, guias ? O salário mínimo francês passa dos 1250 eur (base).
                    Decerto que o salário desta gente é inferior aos praticados na Coreia do Norte...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                      Claro que não. Nem ia pedir isso a ninguém que trabalhasse lá, muito menos para meter num forum publico.
                      Obviamente era sem os dados pessoais da pessoa !
                      Então queres-nos convencer que alguém que faça limpeza no barco, trabalho de manutenção, cozinheiro, guia, ganha tudo acima de 1250 eur(minimo dos minimos) como ordenado base e que portanto, ganha acima de 1500 de salário base porque trabalha mais de 40h semanais.
                      Não precisas mostrar a folha de ordenado, o tipo que denunciou isso e por isso é exposto, diz exactamente o contrário.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                        Obviamente era sem os dados pessoais da pessoa !
                        Então queres-nos convencer que alguém que faça limpeza no barco, trabalho de manutenção, cozinheiro, guia, ganha tudo acima de 1250 eur(minimo dos minimos) como ordenado base e que portanto, ganha acima de 1500 de salário base porque trabalha mais de 40h semanais.
                        Não precisas mostrar a folha de ordenado, o tipo que denunciou isso e por isso é exposto, diz exactamente o contrário.
                        Podes tentar candidatar-te e veres quais são as condições oferecidas. De resto, não quero convencer ninguém, atenção! Somos livres de acreditar (ou não) no que quisermos. Sei do que falo, com conhecimento de causa em primeira mão, agora se acreditas ou não é lá contigo!

                        Não vou chegar ao pé de ninguém a pedir para digitalizar um recibo de vencimento!

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                          Podes tentar candidatar-te e veres quais são as condições oferecidas. De resto, não quero convencer ninguém, atenção! Somos livres de acreditar (ou não) no que quisermos. Sei do que falo, com conhecimento de causa em primeira mão, agora se acreditas ou não é lá contigo!

                          Não vou chegar ao pé de ninguém a pedir para digitalizar um recibo de vencimento!
                          Pergunto-te directamente, já que dizes ter conhecimento de causa, alguém que vá fazer limpeza aos barcos, ganha mais de 1 480,27 € de salário base ?
                          Fui consultar o valor exacto para o ordenado mínimo em França. Atenção, isto é o salário mínimo, nem estou a olhar para a tabela salarial que existe no CCT francês, que desconheço.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                            Pergunto-te directamente, já que dizes ter conhecimento de causa, alguém que vá fazer limpeza aos barcos, ganha mais de 1 480,27 € de salário base ?
                            Fui consultar o valor exacto para o ordenado mínimo em França. Atenção, isto é o salário mínimo, nem estou a olhar para a tabela salarial que existe no CCT francês, que desconheço.
                            Respondo-te diretamente, como já te disse acima. Quem trabalha nestes barcos, para esta empresa, para todos os efeitos, trabalha como se estivesse em França. Desconta para a ss francesa, imposto sobre rendimentos, julgo que também, portanto, de acordo com a tabela salarial francesa! A minha mulher tem direito a uma (pequena) reforma por parte de França, pelo tempo que trabalhou na empresa.

                            Se acreditas tudo bem, se não acreditas tudo bem na mesma.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                              Respondo-te diretamente, como já te disse acima. Quem trabalha nestes barcos, para esta empresa, para todos os efeitos, trabalha como se estivesse em França. Desconta para a ss francesa, imposto sobre rendimentos, julgo que também, portanto, de acordo com a tabela salarial francesa! A minha mulher tem direito a uma (pequena) reforma por parte de França, pelo tempo que trabalhou na empresa.

                              Se acreditas tudo bem, se não acreditas tudo bem na mesma.
                              Acredito se digitalizares o recibo de vencimento da tua esposa, tapando os dados pessoais dela, evidentemente.

                              EDIT: Não se trata de uma questão de acreditar, trata-se de matéria de facto. Se houve alguém que denunciou, foi até noticia e tu contradizes os salário baixissimos, alguém aqui está a faltar à verdade. Eu, que não conheço os salário, por uma questão de lógica, não estou a ver pagarem o ordenado francês, porque carga de água se podem pagar o ordenado português ? Portanto, só tens uma forma de provar, mostrando o recibo de vencimento.
                              Editado pela última vez por GPLduradouro; 11 September 2017, 15:34.

                              Comentário


                                #75
                                No barco onde estive no Douro os portugueses começaram a desistir muito rapidamente. Quando cheguei havia vários e, quando saí, só quatro meses depois, estava eu e mais dois. Eram quase só trabalhadores estrangeiros.
                                Estamos muito selectos e queixinhas...

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                  Se têm melhores condições noutro lado que vão... se não, é porque querem ficar, então que não se queixem. Básico...
                                  Também não podemos ver as coisas assim.

                                  Eu também não sou nada a favor desta esquerda moderna e gourmet que quer é direitos e nada de deveres mas o que defendo é que o trabalho deve ser digno e os trabalhadores respeitados.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Munny Ver Post
                                    Pois isso é muito bonito, a questão é: como?

                                    Isto é pernicioso no nosso contexto, porque se é verdade que um empregado pode mandar à fava a entidade patronal, não é menos verdade que quase todos os que lá estão, precisam mesmo. E quem fala dos empregados de limpeza ou de mesa dos barcos do Douro, fala de qualquer área pouca qualificada em geral.

                                    Não queres? Não há problema, há uma fila de 1000 para ocupar o teu lugar...

                                    Ganhas 700 ? Arranjo quem faça o mesmo por 600!

                                    Não gostas de fazer 60h semanais? Arranjo quem faça 70.

                                    É assim, não há volta a dar, pelo menos para já.

                                    É a lei da oferta e da procura. E a verdade é que há muiiiiita oferta.

                                    Que neguem um princípio básico da economia como este, é que não percebo...
                                    Não percebi bem a questão inicial deste teu post, mas no entanto concordo com tudo o que disseste, é que eu não vejo melhorias destas situações pelo menos nos próximos tempos.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                      Acredito se digitalizares o recibo de vencimento da tua esposa, tapando os dados pessoais dela, evidentemente.

                                      EDIT: Não se trata de uma questão de acreditar, trata-se de matéria de facto. Se houve alguém que denunciou, foi até noticia e tu contradizes os salário baixissimos, alguém aqui está a faltar à verdade. Eu, que não conheço os salário, por uma questão de lógica, não estou a ver pagarem o ordenado francês, porque carga de água se podem pagar o ordenado português ? Portanto, só tens uma forma de provar, mostrando o recibo de vencimento.
                                      Atenção, que estou a falar de UM operador, não estou a falar dos outros.

                                      Não que te tenha de provar nada, vou ver se ainda tenho os recibos dessa altura. Foi em 2004, já devemos ter deitado fora.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                        Atenção, que estou a falar de UM operador, não estou a falar dos outros.

                                        Não que te tenha de provar nada, vou ver se ainda tenho os recibos dessa altura. Foi em 2004, já devemos ter deitado fora.
                                        Certo, até não compreendi porque disseste "não é Cruise Europe mas sim Croisieurope". Na noticia não falavam nem de uma "Cruise Europe", nem da Croisieurope.

                                        2004 ?! Não querias dizer 2014 ?

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                          Certo, até não compreendi porque disseste "não é Cruise Europe mas sim Croisieurope". Na noticia não falavam nem de uma "Cruise Europe", nem da Croisieurope.

                                          2004 ?! Não querias dizer 2014 ?
                                          Trabalhou na Croisieurope em 2003 e 2004. Em 2006 tirou a carteira profissional de guia interprete, e lançou-se como freelancer, sendo que tem trabalhado desde então como freelancer, sendo a sua maior cliente precisamente a Croisieurope, conhecendo e dando-se bem com a tripulação dos diversos barcos.

                                          Na notícia, que entretanto já corrigiram o nome dizia: "Há várias operadoras a actuar nas águas durienses. Além da líder Douro Azul, do empresário Mário Ferreira, há outras como a Tomaz Douro, a Douro Acima, a Manos do Douro, a Rota do Douro, a Três Séculos, a Croisi Europe, a Viking Cruise, a Barcadouro, a Feeldouro. "

                                          Onde diz Croisieurope, antes dizia Cruise Europe.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                            Trabalhou na Croisieurope em 2003 e 2004. Em 2006 tirou a carteira profissional de guia interprete, e lançou-se como freelancer, sendo que tem trabalhado desde então como freelancer, sendo a sua maior cliente precisamente a Croisieurope, conhecendo e dando-se bem com a tripulação dos diversos barcos.

                                            Na notícia, que entretanto já corrigiram o nome dizia: "Há várias operadoras a actuar nas águas durienses. Além da líder Douro Azul, do empresário Mário Ferreira, há outras como a Tomaz Douro, a Douro Acima, a Manos do Douro, a Rota do Douro, a Três Séculos, a Croisi Europe, a Viking Cruise, a Barcadouro, a Feeldouro. "

                                            Onde diz Croisieurope, antes dizia Cruise Europe.
                                            Ok. Ficamos então a aguardar para ver o recibo de vencimento, mesmo que seja de guia-interprete e não de uma profissão com menos habilitações.

                                            EDIT: Já agora, em 2003...deveria estar no inicio o negócio dos cruzeiros pelo Douro, digo eu...já lá vão 14 anos.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                              Ok. Ficamos então a aguardar para ver o recibo de vencimento, mesmo que seja de guia-interprete e não de uma profissão com menos habilitações.
                                              Ela não era guia-interprete quando lá trabalhava! Era animadora de bordo. Guia-interprete é o que é agora, por conta própria, e a pagar os impostos cá. Não faço ideia se ainda mantenho recibos com 13 anos lá guardados.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                                Ela não era guia-interprete quando lá trabalhava! Era animadora de bordo. Guia-interprete é o que é agora, por conta própria, e a pagar os impostos cá. Não faço ideia se ainda mantenho recibos com 13 anos lá guardados.
                                                Tudo bem. Se encontrares, digitaliza. Não te esqueças...é ordenado base e não o ordenado final com horas extra e etc. É o ordenado base é que tem de ser superior ao mínimo de França.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                                  Certo, até não compreendi porque disseste "não é Cruise Europe mas sim Croisieurope". Na noticia não falavam nem de uma "Cruise Europe", nem da Croisieurope.

                                                  2004 ?! Não querias dizer 2014 ?
                                                  E isso que importa?
                                                  É dever dos média verificarem nomes de empresas.
                                                  Quanto a datas. O user disse que há não sei quantos anos foi guia. Que importa se é 2004 ou 10 anos depois?

                                                  Temos é que discutir os factos. Não podemos, nem devemos é (quase) obrigar pessoas a demonstrar coisas só porque sim.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                    Não percebi bem a questão inicial deste teu post, mas no entanto concordo com tudo o que disseste, é que eu não vejo melhorias destas situações pelo menos nos próximos tempos.
                                                    Estava a dizer que não vai quem quer...vai quem precisa.



                                                    No entanto, perante a informação de que a senhora da limpeza leva para casa 1500 € limpos, com comida, dormida e roupa lavada, tenho de dar a mão à palmatória.

                                                    É que não conheço assim tanta gente na mesma situação.

                                                    Só me dou com a ralé, está visto.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      1500 euros ? osga-se ? bem bom ! Isso ganham muita malta das obras a trabalhar ao sol e à chuva sujeitos a cair de um andaime !

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        1500 euros ? osga-se ? bem bom ! Isso ganha pouca malta das obras a trabalhar ao sol e à chuva sujeitos a cair de um andaime !
                                                        fixed

                                                        Não é assim tão fácil encontrares pedreiros, ladrilhadores, carpinteiros de cofragem etc. a ganhar isso. Mesmo com o que passa pela "porta do cavalo"...

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                                          é interessante ver como o PCP se começa a preparar para as eleições.

                                                          o terrorismo social está em alta, e basta aparecer uma empresa com bons resultados que é logo perseguida e atacada pelas brigadas sindicais.

                                                          é este o preço de fazer gerigonças e vender a alma aos radicais - legitima-se esta forma de fazer política, esta forma de manipular e enganar os trabalhadores, radicalizando-os e condenando as empresas à falência e os funcionários ao desemprego.


                                                          nunca imaginei que 40 anos depois do PREC voltássemos ao mesmo inferno. A política de terra queimada comunista está de volta. A máquina de destruição social está novamente na estrada.
                                                          Se leres o artigo, verás que o PCP é dos que menos se interessa pelo assunto.

                                                          Mas como sempre, nunca podes estar calado e tens sempre de mandar a alfinetada, mesmo em terra de ninguém. E ainda tens tu a lata de falar na K7 do PCP...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Curioso este mundo tão moderno, tão digital: 3 tipos criam uma "plataforma" resolvem fazer uma manifestação e conseguem espaço em. pelo menos 3 jornais para denunciar o seu escandaloso assunto. A manifestação conseguiu atingir a impressionante participação de 3 pessoas (nenhum dos promotores faltou) 2 a segurar o único cartaz mais uma com os braços livres. Há 10 anos isto não seria notícia fora da casa de cada um dos participantes (onde seriam gozados); hoje em dia conseguem o impressionante feito de ver noticiada uma manifestação que não existiu e ter 10 vezes mais participantes aqui no forum do que no terreno.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Falaste pouco mas disseste tudo! [emoji23]
                                                              Editado pela última vez por darkwings; 11 September 2017, 19:07.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X