Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Por que chamamos "doutor" a médicos??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Thatsme Ver Post
    Nunca vou esquecer deste episódio: ainda antes de ir para a universidade, estava a tirar um curso profissional.

    No estágio para terminar o curso estive numa empresa de reparações eletrónicas que trabalhava, entre outras companhias, com laboratórios de universidades.

    Uma vez cheguei à FCT com o rapaz da empresa que ia fazer a reparação. Ele teve de atender uma chamada e eu fui avançando para o local onde ia buscar o equipamento. Assim que chego à sala vira-se o professor: senhor engenheiro, é este o equipamento avariado.

    Eu calei-me e fui ao encontro da máquina para tirar as ligações e pôr o equipamento no carrinho.

    Portanto em situações como esta não digo nada, naturalmente não me intitulo engenheiro ou dr ou doutor. Noto é que muitas vezes parte das outras pessoas.
    Isso é o mais normal no meio das empresas.
    Um gajo recebe um telefonema, e ser chamado de Engº, ...enviar um email e na resposta vir lá " Sr. Engº"...
    Não sei porquê, mas o pessoal como não conhece o outro e então o melhor é começar logo com " o Sr. Engº .."...

    Comentário


      Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
      Quem lhe institui esse direito?
      O facto de ser formado em Medicina.

      MD, Doctor of Medicine. É igual daqui à China.

      Comentário


        MD = medical doctor

        doctor of medicine é capaz de ser doutor em medicina.. n sei. (eles tb usam PhD = philosophical doctor)

        Comentário


          Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
          MD = medical doctor

          doctor of medicine é capaz de ser doutor em medicina.. n sei. (eles tb usam PhD = philosophical doctor)
          MD é a expressão em latim para Doctor of Medicine.

          Um médico doutorado é um MD PhD, leia-se doutor ao quadrado

          Comentário


            Originalmente Colocado por Thatsme Ver Post
            Nunca vou esquecer deste episódio: ainda antes de ir para a universidade, estava a tirar um curso profissional.

            No estágio para terminar o curso estive numa empresa de reparações eletrónicas que trabalhava, entre outras companhias, com laboratórios de universidades.

            Uma vez cheguei à FCT com o rapaz da empresa que ia fazer a reparação. Ele teve de atender uma chamada e eu fui avançando para o local onde ia buscar o equipamento. Assim que chego à sala vira-se o professor: senhor engenheiro, é este o equipamento avariado.

            Eu calei-me e fui ao encontro da máquina para tirar as ligações e pôr o equipamento no carrinho.

            Portanto em situações como esta não digo nada, naturalmente não me intitulo engenheiro ou dr ou doutor. Noto é que muitas vezes parte das outras pessoas.
            Na FCT é normal, com a quantidade de professores, investigadores e até alunos já de curso feito que lá ficam, e todos engenheiros, é mais fácil apanhar alguém e chamar engenheiro
            Também me aconteceu parecido, num outro local e ainda enquanto estudante, chamaram-me engenheiro porque entrei lá todo limpo e com os equipamentos de protecção lavados ainda expliquei que não era a um, mas depois continuaram à mesma, há casos que é mais pelo hábito e como nem sempre nos lembramos dos nomes de toda a gente, não com algum propósito extra, penso que seja válido em mais profissões/postos.

            Comentário


              Em Coimbra, há 50 ou 60 anos, qualquer gajo bem apresentado era tratado por Dr.

              Comentário


                Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                Quem lhe institui esse direito?
                O direito ao nome está consagrado no código civil Portugues, institui que toda a gente tem direito ao nome e a ser tratada por ele, logo se colocares no teu documento de identificação a palavra Doutor (Dr.) Isso vai fazer parte do teu nome e tens tanto o direito que usem o Dr. como que usem o teu nome próprio.
                Editado pela última vez por JEDI; 14 September 2017, 13:04.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                  O direito ao nome está consagrado no código civil Portugues, institui que toda a gente tem direito ao nome e a ser tratada por ele, logo se colocares no teu documento de identificação a palavra Doutor (Dr.) Isso vai fazer parte do teu nome e tens tanto o direito que usem o Dr. como que usem o teu nome próprio.
                  Doutor como nome próprio? Essa havia de ter piada!

                  Comentário


                    É das coisas mais ridículas aqueles tipos que se apresentam como Dr. fulano de tal. As pessoas não têm noção do ridículo. É que é tão foleiro que até mete pena.

                    Eu costumo dizer: Olha, este pensa que é doutor de nome próprio.

                    Agora lembrei-me disso.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                      Doutor como nome próprio? Essa havia de ter piada!
                      Não disse Doutor como nome próprio, disse que tens tanto o direito à que te chamem Dr. Branco como te chamem Branco... Se está lá é porque é o teu nome, mas não percebo a dificuldade de algumas pessoas chamarem Dr. Qualquer coisa a alguém, sentimentos de inferioridade?
                      Eu não sou Dr. nem nada do género, mas como já disse sempre que vejo um documento de identificação de alguém onde conste Dr. XXXXX eu uso esse nome, acho que é simplesmente boa educação.
                      É como chamar Sr. Ministro a um ministro... Ou Sr. Presidente ao Presidente da República, há aqui malta que o tratava por " mano" Marcelo...

                      Comentário


                        Nunca vi um documento de identificação em que constasse o titulo académico. Por documento de identificação entenda-se os oficiais. BI, passaporte, carta de condução, etc.

                        E... Sentimentos de inferioridade? Porquê??

                        edit: Por exemplo aqui nesta nota oficial da Siemens onde encontras o titulo académico. E olha que o Melo Ribeiro até tem duas licenciaturas! É economista pelo ISEG e Gestor pela Católica. E fez os dois cursos em simultâneo!!! Ou quase, se a memória não me falha acabou um deles um ano antes do outro... Mas nem assim o tratam por Dr. na noticia. Coitado do senhor.

                        http://w5.siemens.com/portugal/web_n...-portugal.aspx
                        Editado pela última vez por Jbranco; 14 September 2017, 13:29.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                          Nunca vi um documento de identificação em que constasse o titulo académico. Por documento de identificação entenda-se os oficiais. BI, passaporte, carta de condução, etc.

                          edit: E... Sentimentos de inferioridade? Porquê??
                          Sei lá, porque tem aqui comentários que sugerem isso... então por alguém querer que o tratem por Dr. xxxxx já quer dizer que se arma em melhor que os outros, que tem a mania etc etc... o contrário também pode ser possível e a intolerância a usar essas deferência pode ser sinal de algum complexo.
                          Relativamente aos documentos, sim já vi muitos cartões de cidadão e cartas de condução com o "Dr" lá...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                            Sei lá, porque tem aqui comentários que sugerem isso... então por alguém querer que o tratem por Dr. xxxxx já quer dizer que se arma em melhor que os outros, que tem a mania etc etc... o contrário também pode ser possível e a intolerância a usar essas deferência pode ser sinal de algum complexo.
                            Relativamente aos documentos, sim já vi muitos cartões de cidadão e cartas de condução com o "Dr" lá...
                            Um tipo andar em bicos de pés a querer ser tratado por Dr. é foleiro, demonstra falta de educação, E não o estou a sugerir, estou a afirmar.

                            Uma coisa é naturalmente ser-se tratado por dr. Outra é querer ser tratado por dr, ou pôr o dr em documentos, nem que seja um simples cartão de visita. É foleiro, ponto final.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                              Relativamente aos documentos, sim já vi muitos cartões de cidadão e cartas de condução com o "Dr" lá...
                              Em que sítio do cartão? Nos campos de Nome e Apelido de certeza que não, porque estes têm que ser absolutamente iguais aos nomes que constam do assento de nascimento. A não ser já andem a registar os bebés como doutores...
                              Só se for na assinatura, não? Aí há toda a liberdade, de facto. Mas convenhamos que é o cúmulo do pedantismo, assinar no CC com um prefixo Dr. ou Coronel, ou coisa assim!

                              Comentário


                                Pois... Só se for na assinatura... Nem me tinha ocorrido que possa haver quem faça isso... Mas, realmente, tudo é possível.

                                edit: Mas sim, agora que penso nisso, já vi assinaturas começadas por Dr., Eng., ou o que seja... Mas é muito raro, talvez tenha visto isso uma ou duas vezes ao longo da minha vida... Mas assinar dessa forma no cartão de cidadão, essa não me tinha ocorrido.
                                Editado pela última vez por Jbranco; 14 September 2017, 13:57.

                                Comentário


                                  Nos cartoes de cidadão não vou jurar a pés juntos, mas nas cartas de condução é mesmo no campo nome, não na assinatura...
                                  Ainda hoje me passou pelas mãos uma assim...

                                  Comentário


                                    Esta história dos títulos faz-me lembrar uma entrevista final de emprego que fui há uns 8 anos atrás. Já tinhamos acertado tudo, estava com o administrador da empresa e com o responsável técnico. O administrador vira-se para mim, diz que não gosta muito de formalismos, ainda menos entre colegas, para o tratar pelo primeiro nome. E vira-se o responsável técnico: Sim, comigo também esteja a vontade, trate-me por engº. . E eu cá pra mim: Bem, isto está a começar bem...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                      Nos cartoes de cidadão não vou jurar a pés juntos, mas nas cartas de condução é mesmo no campo nome, não na assinatura...
                                      Ainda hoje me passou pelas mãos uma assim...
                                      Não querendo por em causa o que afirmas, acho que só por erro de emissão!

                                      Comentário


                                        Quando me surgir novamente vou fotografar e colocar aqui...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                          Não disse Doutor como nome próprio, disse que tens tanto o direito à que te chamem Dr. Branco como te chamem Branco... Se está lá é porque é o teu nome, mas não percebo a dificuldade de algumas pessoas chamarem Dr. Qualquer coisa a alguém, sentimentos de inferioridade?
                                          Eu não sou Dr. nem nada do género, mas como já disse sempre que vejo um documento de identificação de alguém onde conste Dr. XXXXX eu uso esse nome, acho que é simplesmente boa educação.
                                          É como chamar Sr. Ministro a um ministro... Ou Sr. Presidente ao Presidente da República, há aqui malta que o tratava por " mano" Marcelo...
                                          Outra vez arroz. Vamos lá com calma...

                                          O teu nome é UNICAMENTE o que está no cartão de cidadão.

                                          O direito ao nome decorre do direito à identidade, e está sim na Constituição.

                                          Repara que eu disse que é o presente no cartão de cidadão que conta, porque de facto pode ser diferente daquele que te deram quando nasceste. Questões de paternidade, casamento, divórcio ou até mudança de sexo, estão previstas, como tal pode ser diferente. Salvaguardando que se alteram/adicionam apelidos, nos três primeiros casos, claro.

                                          Por outros motivos também poderás solicitar, e depois o conservador lá analisa, dentro de regras fixadas. Por vezes um pouco dúbias na sua aplicação prática, mas não ao ponto de meter dr. ou eng. ao barulho.

                                          E é, de forma simples, isto.

                                          Não há o "se lá está é o porque é o teu nome" ou "gosta que o chamem assim".

                                          Comentário


                                            Até ver, não é possível colocar outra coisa no campo do nome que não esteja no assento de nascimento.
                                            Está na Lei do Cartão do cidadão de 2007

                                            A alteração de este ano a esta Lei permite a introdução do título profissional no campo de observações do chip integrado mediante um validação do IMA IP.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Munny Ver Post
                                              Outra vez arroz. Vamos lá com calma...

                                              O teu nome é UNICAMENTE o que está no cartão de cidadão.

                                              O direito ao nome decorre do direito à identidade, e está sim na Constituição.

                                              Repara que eu disse que é o presente no cartão de cidadão que conta, porque de facto pode ser diferente daquele que te deram quando nasceste. Questões de paternidade, casamento, divórcio ou até mudança de sexo, estão previstas, como tal pode ser diferente. Salvaguardando que se alteram/adicionam apelidos, nos três primeiros casos, claro.

                                              Por outros motivos também poderás solicitar, e depois o conservador lá analisa, dentro de regras fixadas. Por vezes um pouco dúbias na sua aplicação prática, mas não ao ponto de meter dr. ou eng. ao barulho.

                                              E é, de forma simples, isto.

                                              Não há o "se lá está é o porque é o teu nome" ou "gosta que o chamem assim".
                                              Qualquer documento emitido por entidade pública onde conste nome, assinatura e fotografia serve como documento de identificação.
                                              Por isso se está lá o Dr., que queres que te faça?

                                              Comentário


                                                Não sou eu que lá ponho o Dr. , limitei-me a dizer que já vi vários.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                  Não sou eu que lá ponho o Dr. , limitei-me a dizer que já vi vários.
                                                  Acredito.
                                                  Neste país tudo é possível...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                    Não sou eu que lá ponho o Dr. , limitei-me a dizer que já vi vários.
                                                    Mas como, se tem de lá estar apenas e só o nome, sem lugar a dúvidas?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Munny Ver Post
                                                      Mas como, se tem de lá estar apenas e só o nome, sem lugar a dúvidas?
                                                      Acompanha o tópico que um dia destes coloco aqui uma fotografia.
                                                      Teres um grau académico, título honorífico, título nobiliarquico etc lá escrito não muda o nome de nascimento... Sei lá eu, sei que já o vi em mais que um documento, e não, não foi em cartões de crédito!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                        Acompanha o tópico que um dia destes coloco aqui uma fotografia.
                                                        Teres um grau académico, título honorífico, título nobiliarquico etc lá escrito não muda o nome de nascimento... Sei lá eu, sei que já o vi em mais que um documento, e não, não foi em cartões de crédito!
                                                        Vou acompanhando, mais que não seja para me indignar.

                                                        Comentário


                                                          Quando trabalhava em Portugal no primeiro trabalho também me chamavam, principalmente pessoas mais velhas, de engenheiro.

                                                          Foi uma luta para me passarem a tratar pelo nome ou apelido.

                                                          Acho uma necessidade de compensação idiota quando vejo, cheques, cartões bancários, ou mesmo cartões de visita com denominação do título antes do nome.

                                                          Comentário


                                                            Não vejo o mal em tratar um médico, por doutor. Eu, faço-o. Curiosamente, já tive um médico que me ripostou para o tratar pelo nome, sem doutor.

                                                            Mas porquê ter que tratar um assistente social, com uma licenciatura de 3 anos num politécnico, por doutor? Qual é mesmo o sentido? Isto é que eu não percebo, e por conhecimento de causa, já que lido com vários assistentes sociais, praticamente todo(as) exigem ser tratados por "doutor".

                                                            Mas também não vejo mal em tratar um médico, por senhor. Então e se estiver na rua, longe do contexto de instituições de saúde, e me debruçar num individuo que é médico, sem saber que é, não o vou tratar por o Sr, ou a Sr? Assim como faço com qualquer pessoa a quem tenho que dirigir a palavra.

                                                            Por você, não trato ninguém. Tive uma vez uma professora de português que repreendeu-me por isso.

                                                            Comentário


                                                              Já me passaram umas largas centenas de cartões de cidadão pelas mãos e nunca vi "Doutor" em nenhum deles
                                                              Nomes estranhos aparecem alguns

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X