A semana passada usei os serviços do metro. Entrei na carruagem, sentei-me e reparei que debaixo do banco à minha frente se encontrava uma máquina fotográfica provavelmente esquecida por alguém.
Na carruagem só estava eu e um casal de velhotes mais atrás.
Peguei na máquina, liguei-a e verifiquei que estava em chinês, japonês ou outro idioma asiático.
Sai na estação da minha área de residência e em casa enviei um e-mail aos serviços perdidos e achados do metro a referir o sucedido e a perguntar se alguém os tinha contactado.
Entetanto consegui por a máquina em Português para ver se havia alguma foto do hotel onde estariam ou de alguma pista que me ajudasse a encontrar o dono.
Apenas encontrei uma foto de um albergue em Espanha um mês antes, contactei o hotel a explicar o que aconteceu, disse a data e se me poderiam fornecer um e-mail ou contacto. Disseram que iam averiguar e até agora nada...
Entetanto o metro respondeu-me ao e-mail dizendo apenas para entregar a máquina e a que balcão me dirigir, sem me dizerem se tinham encontrado o dono ou não, terminaram o e-mail com uma série de ameaças legais caso não o faça. Não gostei nada dessa atitude!
Estou a pensar entregar na PSP, no entanto tenho algumas questões:
- caso o legítimo proprietário não apareça, tenho direito a ficar com a máquina?
- posso ficar como fiel depositário?
Segundo o artigo 1323 do código civil tenho esse direito mas estou mesmo a ver o PSP que me atender a dizer que não, que tem de ficar lá e passado uns tempos pega na máquina e leva-a para casa.
Posso entregar em qualquer posto da PSP ou tem de ser perto do local onde encontrei?
Gostava mesmo que a máquina fosse devolvida ao legítimo dono, até porque têm fotos de mais de um mês. Recordações que provavelmente não vai repetir.
No entanto caso o dono não tenha informado a perda prefiro ficar eu com a máquina do que deixá-la ir para leilão, para casa de um PSP ou ficar a apodrecer no posto!
Na carruagem só estava eu e um casal de velhotes mais atrás.
Peguei na máquina, liguei-a e verifiquei que estava em chinês, japonês ou outro idioma asiático.
Sai na estação da minha área de residência e em casa enviei um e-mail aos serviços perdidos e achados do metro a referir o sucedido e a perguntar se alguém os tinha contactado.
Entetanto consegui por a máquina em Português para ver se havia alguma foto do hotel onde estariam ou de alguma pista que me ajudasse a encontrar o dono.
Apenas encontrei uma foto de um albergue em Espanha um mês antes, contactei o hotel a explicar o que aconteceu, disse a data e se me poderiam fornecer um e-mail ou contacto. Disseram que iam averiguar e até agora nada...
Entetanto o metro respondeu-me ao e-mail dizendo apenas para entregar a máquina e a que balcão me dirigir, sem me dizerem se tinham encontrado o dono ou não, terminaram o e-mail com uma série de ameaças legais caso não o faça. Não gostei nada dessa atitude!
Estou a pensar entregar na PSP, no entanto tenho algumas questões:
- caso o legítimo proprietário não apareça, tenho direito a ficar com a máquina?
- posso ficar como fiel depositário?
Segundo o artigo 1323 do código civil tenho esse direito mas estou mesmo a ver o PSP que me atender a dizer que não, que tem de ficar lá e passado uns tempos pega na máquina e leva-a para casa.
Posso entregar em qualquer posto da PSP ou tem de ser perto do local onde encontrei?
Gostava mesmo que a máquina fosse devolvida ao legítimo dono, até porque têm fotos de mais de um mês. Recordações que provavelmente não vai repetir.
No entanto caso o dono não tenha informado a perda prefiro ficar eu com a máquina do que deixá-la ir para leilão, para casa de um PSP ou ficar a apodrecer no posto!
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