Anúncio

Collapse
No announcement yet.

seca em Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Ó kevincego isso dá quantos m3 isto é quantos mil litros ? Isto porque o preço da factura da água varia muito conforme os concelhos.
    9m3, consumo diário de 0.29m3.
    Litros não sei.

    Comentário


      #92
      Para quem não sabe a California está com cerca de 5 anos consecutivos de seca extrema, 58% do estado tem o pior nível de seca e foi declarado estado de emergência há uns anos, este ano melhorou um pouquinho mas está longe de estar resolvido. Não há neve na serra Nevada (a ironia...) e Napa Valley famosa pelo vinho hoje em dia parece um deserto (imaginem o Douro a parecer o Alentejo).




      Implementaram uma série de medidas, privadas e públicas que pretendiam reduzir o gasto de água de cada pessoa em pelo menos 20%, mais reduções dramáticas a nível agro-pecuário e florestal.

      Havia incentivos para troca de sanitas por modelos mais eficientes, troca de jardins que requeiram pouco uso de água e todo um leque alargado de medidas com penas graves para quem não cumprir.





      Lembro-me de ser puto e nas aulas de Geografia do ciclo ou liceu ler que o sul de Portugal e Espanha um dia seriam desertos e uma extensão natural do Sahara, evitar que isso aconteça depende de cada um dos Portugueses.

      Comentário


        #93
        Se é assim... estamos condenados!!

        Simplesmente falta-nos a cultura para tal...

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por PePa Ver Post
          Fica a dica para quem não sabe, façam isto e são menos 100 litros por mês por pessoa (pelo menos)



          O autoclismo é o que me faz mais confusão em casa, uma grande carga de água potável para despejar dejectos...
          Para quando sistemas que usem águas do duche (são relativamente limpas) para usar nos autoclismos?
          O ideal é a família toda que habita em casa combinar uma hora certa para irem à sanita.

          Desse modo fazem cócó uns a seguir aos outros e o último é que puxa o autoclismo. Só se gasta água uma vez.

          E tem outra vantagem, todos os que forem a seguir ao primeiro apanham o tampo da sanita quentinho, o que dá bastante jeito no inverno.

          Convém que as pessoas mais velhas do sexo masculino sejam as primeiras a ir porque normalmente quanto mais velhas são mais pendidos estão os testículos e se forem em último lugar batem com eles nos submarinos que lá estiverem

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
            9m3, consumo diário de 0.29m3.
            Litros não sei.
            Ok, 9000 litros, bom saldo, então, eu cá em casa que somos 2 pessoas foram 15 mil litros !!!!!

            Banhos da maria chegam a passar os 20 min !

            Comentário


              #96
              Vocês abusam!

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                O ideal é a família toda que habita em casa combinar uma hora certa para irem à sanita.

                Desse modo fazem cócó uns a seguir aos outros e o último é que puxa o autoclismo. Só se gasta água uma vez.

                E tem outra vantagem, todos os que forem a seguir ao primeiro apanham o tampo da sanita quentinho, o que dá bastante jeito no inverno.

                Convém que as pessoas mais velhas do sexo masculino sejam as primeiras a ir porque normalmente quanto mais velhas são mais pendidos estão os testículos e se forem em último lugar batem com eles nos submarinos que lá estiverem

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  Ok, 9000 litros, bom saldo, então, eu cá em casa que somos 2 pessoas foram 15 mil litros !!!!!

                  Banhos da maria chegam a passar os 20 min !
                  15 mil é muita fruta. Em relação ás banhocas de 20 minutos fazes como eu, começas a baixar a potência do esquentador, ela fica convencida que o gás está a acabar e despacha-se [emoji6]

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                    15 mil é muita fruta. Em relação ás banhocas de 20 minutos fazes como eu, começas a baixar a potência do esquentador, ela fica convencida que o gás está a acabar e despacha-se [emoji6]
                    Ou isso ou vais com ela para o chuveiro. Ela para não te aturar até se despacha rápido!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                      Ou isso ou vais com ela para o chuveiro. Ela para não te aturar até se despacha rápido!
                      Isso já é mais complicado se ela se começa a baixar para apanhar a esponja... [emoji16]

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                        Ou isso ou vais com ela para o chuveiro. Ela para não te aturar até se despacha rápido!

                        é como cá em casa... até foge ... lol

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                          15 mil é muita fruta. Em relação ás banhocas de 20 minutos fazes como eu, começas a baixar a potência do esquentador, ela fica convencida que o gás está a acabar e despacha-se [emoji6]
                          Fonix, não dá gás natural aqui

                          Comentário


                            A nascente do Douro secou

                            https://www.jn.pt/nacional/reportage...u-8908800.html

                            A 20km da nascente do Douro o cenário é este:







                            Comentário


                              E o pessoal continua a fazer piadinhas bacocas e a falar de banhos de 20 mins... Concordo com o Lino, não haverá muito a fazer.

                              Comentário


                                Nem são os banhos, é mais o consumo de 15m3 para 2 pessoas...

                                Comentário


                                  os delegados politicos não se interessam por este tópico
                                  não lhes interessa o país, só lhes interessa a guerrilha partidária, postam porque o partido lhes delegou essa tarefa e só têm opinião quando o partido tem opinião

                                  Comentário


                                    Por causa da seca já deixei de beber água.

                                    Agora só bebo heineken e dou cabo da água dos holandeses.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                      E o pessoal continua a fazer piadinhas bacocas e a falar de banhos de 20 mins... Concordo com o Lino, não haverá muito a fazer.
                                      a 70 % do consumo total de água é feito na agropecuária e pelo que tenho lido cerca de metade dessa água é perdida devido a más práticas de rega
                                      há aqui muito a fazer
                                      além que na replantação dos nossos bosques/florestas há muito a fazer, na escolha das espécies mais adequadas a um clima mais seco
                                      há também bastante a fazer no consumo doméstico, na criação e gestão de albufeiras, eventuais e polémicos transvazes

                                      Comentário


                                        Banhos? Em vez disso deixem de comer bifinhos....

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por TheEmpress Ver Post
                                          Banhos? Em vez disso deixem de comer bifinhos....
                                          Exacto, comer carne, especialmente carne de vaca consume muitos recursos.

                                          Comentário






                                            o estado do tejo, perto da nascente em espanha
                                            La cabecera del río Tajo seca y arruinada: baja otros 3 hm3 y está al 10% de su capacidad

                                            18/09/17

                                            há quase dois meses atrás

                                            e entretanto entretemo-nos com jantares em cemitérios
                                            Editado pela última vez por lll; 15 November 2017, 08:32.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                              Fica a dica para quem não sabe, façam isto e são menos 100 litros por mês por pessoa (pelo menos)

                                              O autoclismo é o que me faz mais confusão em casa, uma grande carga de água potável para despejar dejectos...
                                              Para quando sistemas que usem águas do duche (são relativamente limpas) para usar nos autoclismos?
                                              Vou contar um segredo... Estás a ver a bóia? na outra extremidade tens um parafuso para regular o nível de accionamento da mesma... não é preciso andar com garrafas, só regular a bóia.
                                              Eu tenho os meus sempre a meio.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                E o pessoal continua a fazer piadinhas bacocas e a falar de banhos de 20 mins... Concordo com o Lino, não haverá muito a fazer.
                                                Só quando se abrir a torneira e não pingar é que o pessoal se vai lembrar e preocupar-se.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                  Vou contar um segredo... Estás a ver a bóia? na outra extremidade tens um parafuso para regular o nível de accionamento da mesma... não é preciso andar com garrafas, só regular a bóia.
                                                  Eu tenho os meus sempre a meio.
                                                  Ah ah ! Thanks !

                                                  Comentário


                                                    Acho bem que se comece a pensar em racionar a água às habitações, com cortes periódicos.

                                                    Nos anos 70 era vulgar isso acontecer. O pessoal ia aprender num instante.

                                                    Infelizmente, com a atitude despreocupada que se vê, um dia isto vai acabar mal...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                      Vou contar um segredo... Estás a ver a bóia? na outra extremidade tens um parafuso para regular o nível de accionamento da mesma... não é preciso andar com garrafas, só regular a bóia.
                                                      Eu tenho os meus sempre a meio.
                                                      O resultado não é o mesmo do método da garrafa, porque com esse método a água fica mais baixa e saiu com menos pressão.

                                                      O método da garrafa é mais eficaz: usa menos quantidade de água mas mantém a pressão...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                                        Acho bem que se comece a pensar em racionar a água às habitações, com cortes periódicos.

                                                        Nos anos 70 era vulgar isso acontecer. O pessoal ia aprender num instante.

                                                        Infelizmente, com a atitude despreocupada que se vê, um dia isto vai acabar mal...
                                                        Com os cortes funciona assim:

                                                        Nas horas em que há água as pessoas enchem bacias, banheiras e alguidares porque a água vai faltar.
                                                        Quando a água regressa deitam fora a água das bacias banheiras e alguidares, dos quais só gastaram 20%, porque afinal a água já voltou.
                                                        No dia seguinte repete.

                                                        Isso não dá nada, pelo contrário...

                                                        Comentário


                                                          Tem de se começar a cobrar mais nos escalões superiores.
                                                          Deixo aqui a tabela de Aveiro, caso queiram compara com a vossa.



                                                          Mais info em: http://www.adra.pt/files/2534.pdf

                                                          Comentário


                                                            Talvez se justificasse um aumento temporário do preço da água a partir de um determinado gasto por pessoa.

                                                            Comentário


                                                              No meu concelho (Oliveira de Azeméis) a Indaqua penaliza e bem utilizadores que gastem mais água

                                                              E isto os que têm água canalizada, que grande parte do concelho não tem.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X