Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico da Suíça

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This topic is closed.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por PePa Ver Post
    Tudo certo, mas a questão subjacente, é que parece é que os "outros" é que estão bem, é que são avançados e tal.
    Levanta-se sempre essa conversa quando faz frio, que cá as casas são mal feitas e o diabo a sete.
    Seria como colocar o sol do alentejo em Oslo e depois chamar atrasados aos Noruegueses por viverem em estufas de madeira.
    Por cá temos 3 meses de frio digno desse nome, é óbvio que não faz sentido ter sistemas de aquecimento e isolamento brutais por causa de tão curto período.
    Nem investir em casacões caros, que só serviriam na rua e sem sol a dar.

    O verdadeiro problema que temos cá é o disparate do custo da energia Vs rendimentos, a taxa de esforço é brutal.
    1000kWh cá custam 19,6% do ordenado médio português.
    A mesma conta na Noruega dá 3,6%

    Não me venham falar em isolamentos, cultura, roupas etc, fosse o esforço menor e tínhamos todos a casas a +20º de Novembro a Fevereiro


    Há também a questão cultural que é a de suportarmos pouco o frio, eu sempre suportei bem o frio, ando todo o ano com meias de algodão, raramente visto mais que 2 peças + casaco, durmo sempre descalço etc, e vivo a norte do Tejo.
    A construção é realmente diferente e o isolamento em Portugal fica muito mais em segundo plano. Menos nos últimos anos.

    Mas mesmo com bom isolamento o custo para manter uma casa a "20ºC" são grandes nesses países (que têm sim electricidade mais barata, obrigado nuclear). Disfarçadas ou não na conta do condomínio/aluguer. Que é coisa que alguns neste tópico talvez não percebam porque se saem com o clássico "caldeira comum do prédio, nem sei o que são contas de gás e electricidade para aquecer a casa" Não sabem porque dá jeito não saber quando as pagam indirectamente

    Quanto à questão cultural acho exactamente o contrário. Os portugueses suportam melhor. Passa-se, de facto, muito mais frio em Portugal.
    Editado pela última vez por Andre; 22 December 2017, 11:55.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
      Então inteligente é construir e não haver preocupação com a qualidade da construção e isolamento porque só faz frio a sério 3 meses... Está certo.
      É essa a conclusão (distorção) que tiras... Está certo

      1. É normal e lógico que países mais frios tenham casas mais bem isoladas para tal, é uma questão de custo/benefício.
      Agora é favor não distorcer isto, pois não significa isto que cá não deva haver preocupação e isolamento.
      Apenas que é normal, aceitável e inteligente que não se despenda tanto em isolamento. Qualquer engenheiro te dirá isto.


      2. Tens muitos sítios por essa europa fora, com construção antiga, má eficiência energética, e não passam frio, porquê? Porque têm capacidade para estar sempre e meter calor.

      3. O que quis dizer com a minha questão, é que o facto de haver casas frias cá, é quase sempre justificado como estás a apontar, cá as casas são uma treta e pronto, como é hábito, é o escândalo do preço da energia por cá que ninguém fala !

      Comentário


        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
        A construção é realmente diferente e o isolamento em Portugal fica muito mais em segundo plano. Menos nos últimos anos.

        Mas mesmo com bom isolamento o custo para manter uma casa a "20ºC" são grandes nesses países (que têm sim electricidade mais barata, obrigado nuclear). Disfarçadas ou não na conta do condomínio/aluguer. Que é coisa que alguns neste tópico talvez não percebam porque se saem com o clássico "caldeira comum do prédio, nem sei o que são contas de gás e electricidade para aquecer a casa" Não sabem porque dá jeito não saber quando as pagam indirectamente

        Quanto à questão cultural acho exactamente o contrário. Os portugueses suportam melhor. Passa-se, de facto, muito mais frio em Portugal.

        Verdade sobretudo para quem tem menos posses.
        Esta questão do preço da energia depois tem esse efeito perverso.

        Quanto ao suportar depende também da zona do país, um Lisboeta em Trás-os-Montes falecia

        Comentário


          Originalmente Colocado por PePa Ver Post
          É essa a conclusão (distorção) que tiras... Está certo

          1. É normal e lógico que países mais frios tenham casas mais bem isoladas para tal, é uma questão de custo/benefício.
          Agora é favor não distorcer isto, pois não significa isto que cá não deva haver preocupação e isolamento.
          Apenas que é normal, aceitável e inteligente que não se despenda tanto em isolamento. Qualquer engenheiro te dirá isto.


          2. Tens muitos sítios por essa europa fora, com construção antiga, má eficiência energética, e não passam frio, porquê? Porque têm capacidade para estar sempre e meter calor.

          3. O que quis dizer com a minha questão, é que o facto de haver casas frias cá, é quase sempre justificado como estás a apontar, cá as casas são uma treta e pronto, como é hábito, é o escândalo do preço da energia por cá que ninguém fala !
          Mas Portugal é um país frio de Inverno! Investir em isolamento é inteligente porque só o fazes uma vez na vida e ao longo dos anos o que se poupa em energia é significante.

          Isso da energia é uma verdade, extremamente cara mas ninguém quer saber... O mesmo para o gás etc mas a culpa é dos ladrões que controlam essas indústrias em PT e não propriamente do povo.

          Aqui de Verão desligo o aquecimento, é calor dentro de casa...

          Comentário


            Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
            Mas isso e o que ve neste forum.
            As pessoas falam de ideias que ouviram mas nunca experimentaram.

            Quando referem que 1 pessoa nao teve experiencia feliz por aqui esquecem-se das 20 que nao se deram bem em Portugal.

            A diferença é que em Portugal dos 20:1 sao locais.

            Enquanto aqui e 1 emigrante que nao correu bem.
            É fácil correr bem quando se emigra para desempenhar tarefas indiferenciadas ou pouco diferenciadas para um país com rendimento médio mais elevado. Vai-se ganhar facilmente sempre mais (muito na comparação absoluta face ao que se ganharia para tarefa idêntica em Pt, menos na relativa mas mesmo assim mais ou ninguém permaneceria emigrado), logo, é um objectivo fácil e simples de atingir.

            Agora...qual é mesmo a novidade sobre o que é emigrar, e os seus prós e contras? Tu é que és um complexado e tentas fazer da emigração algo que ela não é. Quando superares o trauma e saíres do pior cliché avec, vais ver que o mundo melhora e deixas de verborrear parvoíce tópico atrás de tópico com um completo desrespeito para todos os outros (nomeadamente com os portugueses que como tu se tiveram que fazer à vida e que levam com a má imagem do emigrante parvinho e novo-rico de nada que crias).

            Comentário


              Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
              Então inteligente é construir e não haver preocupação com a qualidade da construção e isolamento porque só faz frio a sério 3 meses... Está certo.
              A parte mais estupida de todas na construção em Portugal, é que a diferença entre um excelente isolamento térmico e zero isolamento representa menos de 5% do custo total de construção da casa. É um investimento que se recupera em 7/8 anos em poupanças de electricidade e/ou gás.
              É absolutamente estupido não se investir em isolamento. Felizmente já é obrigatório desde há meia duzia de anos que todas as casas novas possuem elevadas espessuras de isolamento térmico (caso contrário a obra é embargada).

              Comentário


                Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                A construção é realmente diferente e o isolamento em Portugal fica muito mais em segundo plano. Menos nos últimos anos.

                Mas mesmo com bom isolamento o custo para manter uma casa a "20ºC" são grandes nesses países (que têm sim electricidade mais barata, obrigado nuclear). Disfarçadas ou não na conta do condomínio/aluguer. Que é coisa que alguns neste tópico talvez não percebam porque se saem com o clássico "caldeira comum do prédio, nem sei o que são contas de gás e electricidade para aquecer a casa" Não sabem porque dá jeito não saber quando as pagam indirectamente

                Quanto à questão cultural acho exactamente o contrário. Os portugueses suportam melhor. Passa-se, de facto, muito mais frio em Portugal.
                E 20 graus é um mínimo, qualquer alemão/norte da europa, se não pode andar de tshirt em casa e dormir de boxers, mesmo que esteja -10 na rua, é porque a casa está fria e tem de aumentar o aquecimento . Porque até nem acho caro manter uma casa aquecida, para mim 20euros mês chega, aquecimento no minimo chega para manter a casa quente (desde que as temperaturas não sejam negativas, ai tem de subir para 2 em 5), fruto do bom isolamento. Mas como a regra é ter de dar para andar de tshirt em casa e dormir de boxers, o aquecimento é bem mais alto do que é necessário.

                Em Portugal nem temos a tradição de ter aquecimento em Casa, quanto muito AC, independentemente do custo de aquecer a casa nem temos o sistema para aquecer, e dou de barato a justificação de só faz frio 3 meses. Tal como os do norte não têm AC ou outro sistema de refrigeração porque "só faz calor 3 meses".

                Como alguem escreveu uma vez neste forum, em Portugal só os lares de idosos e pouco têm isolamento semelhante ao norte da europa.. e realmente já estive num lar e aquilo tinha qualidade.

                Comentário


                  O que eu noto muito quando ando por aí é que a humidade tem uma grande influência na sensação de desconforto quando está frio. Por vezes estou em Zurich com 0º por exemplo. Faço uns quilómetros para ir ao Bodensee e lá, com os mesmos 0º, rapo muito mais frio, só por causa da humidade do lago. Parece que chega aos ossos!
                  Por isso é que, admitindo certamente que em Portugal há menos isolamento nas casas, me parece que as coisas não podem ser vistas de forma tão linear.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                    A parte mais estupida de todas na construção em Portugal, é que a diferença entre um excelente isolamento térmico e zero isolamento representa menos de 5% do custo total de construção da casa. É um investimento que se recupera em 7/8 anos em poupanças de electricidade e/ou gás.
                    É absolutamente estupido não se investir em isolamento. Felizmente já é obrigatório desde há meia duzia de anos que todas as casas novas possuem elevadas espessuras de isolamento térmico (caso contrário a obra é embargada).
                    Isolamento esse, que depois leva com janelas e portas do mais barato, e todas as vantagens do bom isolamento das paredes.. se dissipa... literalmente.

                    Comentário


                      Já cá faltava o mito das casas aquecidas a 25º de inverno, se for para um bom condomínio sim, em apartamentos mais antigos e baratos o aquecimento central é ligado quando o senhorio quer

                      O melhor é que como não pagava eletricidade podia ter aquecedores a óleo ligados 24 horas por dia...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                        Já cá faltava o mito das casas aquecidas a 25º de inverno, se for para um bom condomínio sim, em apartamentos mais antigos e baratos o aquecimento central é ligado quando o senhorio quer

                        O melhor é que como não pagava eletricidade podia ter aquecedores a óleo ligados 24 horas por dia...
                        Talvez em casa dos montes ou vilas perdidas no mapa . Todas as casas os aquecedores têm contadores (contadores manhosos é certo), mas têm contadores e acertos anuais. Quanto muito o sistema de aquecimento em alguns prédios (mais antigos normalmente) é desligado no verão.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                          Afinal há mais gente frustrada em Portugal do que eu imaginava.
                          Ele exagera em muitas coisas mas vocês conseguem mostrar que não são melhores.
                          Calma lá, moço!

                          Brincar com uma situação não significa necessariamente frustração.

                          Até tenho uma opinião muito Suíça, ou seja, neutral: o que é melhor para um, não o é para outro e cada deve decidir o que melhor for...

                          Agora se o superfast todos os dias nos traz uma estatística diferente para "mostrar" que na Suíça é o céu e em Portugal o inferno, essa frustração se calhar assenta melhor nele.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                            Talvez em casa dos montes ou vilas perdidas no mapa . Todas as casas os aquecedores têm contadores (contadores manhosos é certo), mas têm contadores e acertos anuais. Quanto muito o sistema de aquecimento em alguns prédios (mais antigos normalmente) é desligado no verão.
                            Em Moscovo o aquecimento central é da cidade, e não do apartamento e nem sequer do prédio. A câmara liga-o por volta do final de Setembro, inícios de Outubro. Este aquecimento é feito com água quente vinda de várias centrais a carvão nos arredores da cidade.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                              A parte mais estupida de todas na construção em Portugal, é que a diferença entre um excelente isolamento térmico e zero isolamento representa menos de 5% do custo total de construção da casa. É um investimento que se recupera em 7/8 anos em poupanças de electricidade e/ou gás.
                              É absolutamente estupido não se investir em isolamento. Felizmente já é obrigatório desde há meia duzia de anos que todas as casas novas possuem elevadas espessuras de isolamento térmico (caso contrário a obra é embargada).
                              É a minha opinião... É um investimento a longo prazo mas que compensa largamente.

                              Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                              Isolamento esse, que depois leva com janelas e portas do mais barato, e todas as vantagens do bom isolamento das paredes.. se dissipa... literalmente.
                              Isso também é verdade, mas atualmente acho que nesse aspecto já está melhor porque já se encontram coisas minimamente decentes a preços simpáticos.
                              Mas tens razão no que escreves.

                              Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                              Já cá faltava o mito das casas aquecidas a 25º de inverno, se for para um bom condomínio sim, em apartamentos mais antigos e baratos o aquecimento central é ligado quando o senhorio quer

                              O melhor é que como não pagava eletricidade podia ter aquecedores a óleo ligados 24 horas por dia...
                              Na outra casa o aquecimento era incluido no preço final da renda, assim como água e luz ... nesta pago a luz a parte mas não é por ai, sempre que necessário uso o aquecimento e pronto.

                              Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                              Calma lá, moço!

                              Brincar com uma situação não significa necessariamente frustração.

                              Até tenho uma opinião muito Suíça, ou seja, neutral: o que é melhor para um, não o é para outro e cada deve decidir o que melhor for...

                              Agora se o superfast todos os dias nos traz uma estatística diferente para "mostrar" que na Suíça é o céu e em Portugal o inferno, essa frustração se calhar assenta melhor nele.
                              Só lê o que ele escreve quem quer e só comenta quem quer.
                              Se concordo com o que ele escreve ou não é uma coisa, mas não é por isso que tenho o direito de fazer troça (até nem achei nada de mais a piada) do que quer que seja. Opinar de forma educada sim.

                              É o que digo, civismo e educação ainda é algo desconhecido a muitos...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                Em Moscovo o aquecimento central é da cidade, e não do apartamento e nem sequer do prédio. A câmara liga-o por volta do final de Setembro, inícios de Outubro. Este aquecimento é feito com água quente vinda de várias centrais a carvão nos arredores da cidade.
                                Na minha cidade o aquecimento também central da cidade. É feito com gás natural distribuído por toda a cidade e está sempre disponível.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                  Talvez em casa dos montes ou vilas perdidas no mapa . Todas as casas os aquecedores têm contadores (contadores manhosos é certo), mas têm contadores e acertos anuais. Quanto muito o sistema de aquecimento em alguns prédios (mais antigos normalmente) é desligado no verão.
                                  Eu nem disse onde foi, nem em que país...

                                  Na cidade de Nova Iorque os senhorios só são obrigados por lei a manter as casas a uma temperatura mínima de 16 graus...
                                  Editado pela última vez por Bolide; 22 December 2017, 12:56.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                    Na minha cidade o aquecimento também central da cidade. É feito com gás natural distribuído por toda a cidade e está sempre disponível.

                                    O problema dos moscovitas é que não podem decidir quando querem ligar ou desligar o aquecimento. Ainda há muitos prédios mais antigos onde os radiadores nem sequer têm torneira para abrir ou fechar, chegando a haver casos de pessoas que abrem as janelas a meio do inverno para conseguirem baixar um pouco a temperatura dentro das casas!

                                    Comentário


                                      HPD Heat Complaint Statistics as of Yesterday, December 19, 2017
                                      # of Heat Complaints Yesterday
                                      721
                                      Min. Temp. (F) Yesterday
                                      41
                                      # of Heat Complaints YTD Current Heat Season
                                      71,547
                                      Número de queixas devido a problemas de aquecimento nas casas em NYC...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post

                                        Só lê o que ele escreve quem quer e só comenta quem quer.
                                        Se concordo com o que ele escreve ou não é uma coisa, mas não é por isso que tenho o direito de fazer troça (até nem achei nada de mais a piada) do que quer que seja. Opinar de forma educada sim.

                                        É o que digo, civismo e educação ainda é algo desconhecido a muitos...
                                        E desde quando é que a imagem faltou à educação a alguém?

                                        Não achas que uma imagem onde não se insulta nem menoriza ninguém mas em que se faz uma caricatura aos exageros do superfast não é motivo suficiente para alguém não ser educado, certo?

                                        O achares piada ou não... é pá, está no teu direito.

                                        Eu ri-me com a imagem do jonas e com a minha própria imagem mas eu sou uma pessoa alegre e de riso fácil, é um defeito que tenho.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                          E desde quando é que a imagem faltou à educação a alguém?

                                          Não achas que uma imagem onde não se insulta nem menoriza ninguém mas em que se faz uma caricatura aos exageros do superfast não é motivo suficiente para alguém não ser educado, certo?

                                          O achares piada ou não... é pá, está no teu direito.

                                          Eu ri-me com a imagem do jonas e com a minha própria imagem mas eu sou uma pessoa alegre e de riso fácil, é um defeito que tenho.
                                          Deixa lá, nós é que somos frustrados porque estamos constantemente a falar cá no fórum que Portugal é muita bom, rendas e comida barata, muito sol e gajas boas, e que a Suíça não presta. Não, espera...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                            As pessoas só podem falar do que conhecem.

                                            É como aquela cena do "nevar é muito giro". Sim, quando estás de férias pode ser. Quando não tens obrigações também pode ser. No dia-a-dia é uma chatice. As ruas/valetas ficam imundas de neve castanha/preta que dá um cenário muito longe do idílico, conseguir sair de casa pode ser uma aventura (nomeadamente se moradia). O risco de quedas é enorme, conduzir exige muito mais atenção, etc. A mobilidade tanto a pé como de carro numa cidade com neve é muito diferente (e não para melhor!).
                                            De acordo. Também não acho muita piada à neve e moro em PT. Só a conheço em férias ou nas deslocações em trabalho.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                              As pessoas só podem falar do que conhecem.

                                              É como aquela cena do "nevar é muito giro". Sim, quando estás de férias pode ser. Quando não tens obrigações também pode ser. No dia-a-dia é uma chatice. As ruas/valetas ficam imundas de neve castanha/preta que dá um cenário muito longe do idílico, conseguir sair de casa pode ser uma aventura (nomeadamente se moradia). O risco de quedas é enorme, conduzir exige muito mais atenção, etc. A mobilidade tanto a pé como de carro numa cidade com neve é muito diferente (e não para melhor!).
                                              Acrescenta lugares de estacionamento que desaparecem ( são transformados em entulhos de neve). E o gelo é um problema grave, principalmente nos dias a seguir quando a temperatura oscila entre o positivo e negativo, transformando a neve em gelo.

                                              Comentário


                                                Eu gosto muito desta interacçao porque mostra que nos somos o Pais da cultura da tragedia, do nivelar por baixo.

                                                Em quase todos os posts refere-se aspectos negativos e quando se retrata emigrante prefere-se a imagem do tipo que perdeu tudo ou perdeu algo por dinheiro.

                                                Seria um exercicio engracado, analisar a decisao de todos os directores aqui no banco e em companhias de seguros, reinsurance, etc.

                                                Porque mudaram eles? Tipos com 50 anos 4 filhos e vivendas na california. Vieram os tipos p a neve e falta de sol...

                                                Podiamos comecar com o program test manager da minha area: 3 filhos 62 anos, Londrino e casa,paga em londres e chipre.
                                                Segundo voces deve ser maluquinho...
                                                Editado pela última vez por Superfast; 22 December 2017, 13:40.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                  Eu gosto muito desta interacçao porque mostra que nos somos o Pais da cultura da tragedia, do nivelar por baixo.

                                                  Em quase todos os posts refere-se aspectos negativos e quando se retrata emigrante prefere-se a imagem do tipo que perdeu tudo ou perdeu algo por dinheiro.

                                                  Seria um exercicio engracado, analisar a decisao de todos os directores aqui no banco e em companhias de seguros, reinsurance, etc.

                                                  Porque mudaram eles? Tipos com 50 anos 4 filhos e vivendas na california. Vieram os tipos p a neve e falta de sol...

                                                  Podiamos comecar com o program test manager da minha area: 3 filhos 62 anos, Londrino e casa,paga em londres e chipre.
                                                  Segundo voces deve ser maluquinho...
                                                  Todos os emigrantes que conheço, sem excepção, estão melhor na vida do que quando cá estavam. E não conheço ninguém cuja imagem do emigrante seja diferente disto.
                                                  Quando se retrata emigrante, é descrito o típico basófias (como tu) que não se cala com o "na Suisse é assim e assim, e aqui vocês fazem assim e não presta". Esse é que é o problema. Porque eu e muitos outros aqui não temos problemas com emigrantes, aliás até admiro quem larga uma vida cá para criar uma vida completamente nova.

                                                  Comentário


                                                    O Superfast vê qualquer leve sugestão de crítica, do alto do seu pedestal, como um indicador de algo de mau da cultura de Portugal.
                                                    E não se coíbe tirar grandes conclusões e lições de vida baseados em exemplos anedóticos, referências a conhecidos e exemplos pontuais, para generalizar, tudo num discurso sem fio condutor e que é difícil perceber.

                                                    Para ele, uma crítica à gabarolice "mosta algo" e não percebe que nem todos têm como prioridade na vida, dizer que o vizinhos tem um porsche ou achar que o suprassumo automóvel é definido em packs de equipamentos.

                                                    A sua necessidade de rebaixamento do seu país natal face ao que o acolhe agora transpira por todos os posts.
                                                    E depois quem, como eu, acha isto ridículo ou tenta contrapor, é sempre por inveja/atrasadice etc.

                                                    haja paciência para tanta necessidade de aceitação ...deixo uma sugestão

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                                      E desde quando é que a imagem faltou à educação a alguém?

                                                      Não achas que uma imagem onde não se insulta nem menoriza ninguém mas em que se faz uma caricatura aos exageros do superfast não é motivo suficiente para alguém não ser educado, certo?

                                                      O achares piada ou não... é pá, está no teu direito.

                                                      Eu ri-me com a imagem do jonas e com a minha própria imagem mas eu sou uma pessoa alegre e de riso fácil, é um defeito que tenho.
                                                      Não te dá jeito perceber o que quis dizer.
                                                      Eu sou o primeiro a dizer que o que o Superfast diz não corresponde a realidade, pelo menos não é a realidade que eu conheço mas não é por isso que vou andar a satirizar com ele. Se quem aqui comenta conhece tão bem a realidade dos dois países porque é que se chateia tanto ? Muitos dos que aqui comentam nunca passaram uma fronteira.

                                                      Eu ri-me com a imagem do jonas e com a minha própria imagem mas eu sou uma pessoa alegre e de riso fácil, é um defeito que tenho.
                                                      E olha, isso não é um defeito, é uma virtude.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                                        Deixa lá, nós é que somos frustrados porque estamos constantemente a falar cá no fórum que Portugal é muita bom, rendas e comida barata, muito sol e gajas boas, e que a Suíça não presta. Não, espera...
                                                        Tudo isso só é possível com salários miseráveis (ja sei que todos ganham 3k mês em PT) ... é bom para quem ganha bem e não tem que sobreviver com os 500 ou 600 euros mensais.

                                                        Por outro lado é essa realidade pobre que faz valer a pena a pessoas como eu (sem formação superior nem empregos de gabarito) emigrarem ... o lucro está na diferença de realidades.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                                          Todos os emigrantes que conheço, sem excepção, estão melhor na vida do que quando cá estavam. E não conheço ninguém cuja imagem do emigrante seja diferente disto.
                                                          Quando se retrata emigrante, é descrito o típico basófias (como tu) que não se cala com o "na Suisse é assim e assim, e aqui vocês fazem assim e não presta". Esse é que é o problema. Porque eu e muitos outros aqui não temos problemas com emigrantes, aliás até admiro quem larga uma vida cá para criar uma vida completamente nova.

                                                          Pois eu quando estou em PT faço os possíveis para passar despercebido seja em que situação for, não menciono nada da Suíça, só a matricula do carro me denuncia.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                                                            Pois eu quando estou em PT faço os possíveis para passar despercebido seja em que situação for, não menciono nada da Suíça, só a matricula do carro me denuncia.
                                                            também eu, ainda não é tempo suficiente para ganhar sotaque emigra.

                                                            Unica coisa que sou o tipico emigra que lá fora é que é bom é com a cerveja.. depois de provar cerveja a sério nem consigo beber mais a cerveja portuguesa

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                              também eu, ainda não é tempo suficiente para ganhar sotaque emigra.

                                                              Unica coisa que sou o tipico emigra que lá fora é que é bom é com a cerveja.. depois de provar cerveja a sério nem consigo beber mais a cerveja portuguesa
                                                              Mas por cá os tugas dizem que temos das melhores cervejas do mundo e arredores.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X