Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alimentação nas escolas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Tenho a mais velha na escola pública, e todos os dias tenho perguntado o que foi o almoço e se ela gostou.

    Ela tem dito que sim, mas ou não gostou do feijão, ou era peixe, ou tinha ervilhas, enfim, o que também faz em casa... Em conversa com outros pais, ninguém ainda ouviu as crianças a queixarem-se do que quer que fosse, mas sabemos como são as crianças.

    Já "dei o toque" à Associação de Pais, para fazerem uma visita e depois darem feedback a todos os pais. A ver se o fazem.


    Relativamente ao que o LIC escreve, lá na escola é:
    - Se o aluno não tiver senha, deixam tirar senha com multa (com o dinheiro no cartão)
    - Se não tiver dinheiro no cartão, telefonam aos pais para ir buscar a criança

    Isto é na teoria, porque na prática a simpática senhora da reprografia carrega o cartão com 2€ e aponta no livro, depois as crianças pagam. Nunca soube de caso nenhum que negassem.


    Da cantina da universidade tenho boas recordações da comida. Como era comum ir almoçar tarde (14h30) já queriam era despachar a comida, e raras vezes não repeti ou comi prato de peixe e depois de carne, apenas com 1 senha... a única coisa que não deixavam repetir eram as sobremesas doces (fruta era uma peça para a sobremesa e duas para o lanche). Bons tempos!

    Comentário


      #32
      Hoje, por aqui o almoço foi esparguete com carne de vaca. A carne estava com bom aspecto e cor, tinha molho, e o esparguete estava normal. Portanto, hoje a comida estava especialmente boa.

      @LIC, isso não é assim.. Quem quer almoçar na escola, tem senha. Sem senha, nada feito. É assim que funciona, não podem oferecer almoços a todos. Já há os mais carenciados que têm subsídio e não pagam a senha. Se não têm senha, foi porque se esqueceram. Claro que há sempre o argumento de que "ah e tal, há sempre carenciados que não têm subsídio e não podem pagar as senhas".. Pá, isso é uma questão da segurança social, não da cantina do eb2,3, a qual só tem a obrigação de dar a refeição a quem passar o cartão e tiver a senha.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
        Relativamente ao que o LIC escreve, lá na escola é:
        - Se o aluno não tiver senha, deixam tirar senha com multa (com o dinheiro no cartão)
        - Se não tiver dinheiro no cartão, telefonam aos pais para ir buscar a criança

        Isto é na teoria, porque na prática a simpática senhora da reprografia carrega o cartão com 2€ e aponta no livro, depois as crianças pagam. Nunca soube de caso nenhum que negassem.
        Por aqui também existe uma multa, acho que acresce 30 centimos, se for comprada no dia antes. Acho que no próprio dia já não dá, acho. Nem com multa nem sem multa.. Mas não tenho a certeza dessa situação.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por JonasPower Ver Post
          Por aqui também existe uma multa, acho que acresce 30 centimos, se for comprada no dia antes. Acho que no próprio dia já não dá, acho. Nem com multa nem sem multa.. Mas não tenho a certeza dessa situação.
          Na "minha" podes "comprar" senhas pela Net, acho que 1,46€. Se for no dia, só no bufete, e acresce 0,30€ ou 0,40€, já não sei, mas deixam comprar até às 12h.

          Comentário


            #35
            Sim, por aqui também. Aqui é 1,46€, e com a multa (para quem comprar no dia antes) acresce 30 cents.

            Bufete não há aqui..

            O site é este, e já agora, aqui fica a ementa de amanhã (com a multa):

            Comentário


              #36
              Oh João Silva, o site é o mesmo, uma nulidade em termos de usabilidade

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                Tenho a mais velha na escola pública, e todos os dias tenho perguntado o que foi o almoço e se ela gostou.

                Ela tem dito que sim, mas ou não gostou do feijão, ou era peixe, ou tinha ervilhas, enfim, o que também faz em casa... Em conversa com outros pais, ninguém ainda ouviu as crianças a queixarem-se do que quer que fosse, mas sabemos como são as crianças.

                Já "dei o toque" à Associação de Pais, para fazerem uma visita e depois darem feedback a todos os pais. A ver se o fazem.


                Relativamente ao que o LIC escreve, lá na escola é:
                - Se o aluno não tiver senha, deixam tirar senha com multa (com o dinheiro no cartão)
                - Se não tiver dinheiro no cartão, telefonam aos pais para ir buscar a criança

                Isto é na teoria, porque na prática a simpática senhora da reprografia carrega o cartão com 2€ e aponta no livro, depois as crianças pagam. Nunca soube de caso nenhum que negassem.


                Da cantina da universidade tenho boas recordações da comida. Como era comum ir almoçar tarde (14h30) já queriam era despachar a comida, e raras vezes não repeti ou comi prato de peixe e depois de carne, apenas com 1 senha... a única coisa que não deixavam repetir eram as sobremesas doces (fruta era uma peça para a sobremesa e duas para o lanche). Bons tempos!
                Na Uni como era teso tinha sempre dezenas delas. Os serviços davam.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por JonasPower Ver Post

                  @LIC, isso não é assim.. Quem quer almoçar na escola, tem senha. Sem senha, nada feito. É assim que funciona, não podem oferecer almoços a todos. Já há os mais carenciados que têm subsídio e não pagam a senha. Se não têm senha, foi porque se esqueceram. Claro que há sempre o argumento de que "ah e tal, há sempre carenciados que não têm subsídio e não podem pagar as senhas".. Pá, isso é uma questão da segurança social, não da cantina do eb2,3, a qual só tem a obrigação de dar a refeição a quem passar o cartão e tiver a senha.
                  Sim, concordo que tem que haver algum rigor. Mas nas situações referidas foi uma por estar meia doente e uma das funcionárias que, por acaso, conhece bem a criança em questão, não fez nada. Mas isso sim, seria mais da mentalidade da pessoa que responsabilidade social da empresa. De acordo.
                  Quanto à questão da minha família. Não sabia que não dá para comprar senhas no próprio dia.
                  Concordo com o ZylmhuinVII. Poderia-se comprar no próprio dia (em vez do meio-dia digamos 10 e 30 da manhã).
                  Agora deixar a criança sem almoço só porque se esqueceu de comprar/levantar senha no dia anterior. Nem que tivesse que pagar o valor de 2 senhas.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                    Eu tenho uma prima que foi proibida de almoçar na cantina porque não tinha a senha.
                    Isso é estúpido. Nem a um adulto se nega um prato de comida, quanto mais a uma criança.

                    Quando eu andava na mesma escola, aquilo era do Estado (hoje em dia é cantina concessionada) e sempre comi bem, como o Ruibadboy, também cheguei muitas vezes a repetir a comida. E às vezes até nos chamavam lá para dentro para comer.
                    Na Secundária, apesar de estatal, a comida era pior e dizem que um rapaz da minha terra, pediu para repetir e as mulheres a servir riram-se na cara dele.
                    Do que tenho conhecimento, mesmo que uma criança esteja a passar mal, essas empresas, nem um cházito dão.

                    Nas cantinas da Universidade já me aconteceu por 2 vezes uma costeleta vir ainda com sangue, mas foi só. De resto, sou de um tempo em que na Universidade mudavam a ementa de 3 em 3 meses, mas toda a gente ia às cantinas e estavam sempre cheias.
                    Hoje em dia mudam a ementa todas as semanas e é raro o dia em que enchem a sério.
                    Como já disse atrás, nunca comi de forma razoável numa cantina, fosse ela estatal ou concessionada.

                    Quanto ao repetir, há quase 20 anos foi - me proposto pela presidente da escola que passasse a adquirir duas senhas, porque comia muito.

                    Na faculdade, só no 1o ano recorria à cantina. Nos outros dois ia a casa.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                      ...porque comia muito.
                      Já somos 2 Mas nunca me propuseram esse negócio.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                        A minha prole está no privado. Uma cena dessas e no dia seguinte tinham de meter as instalações à venda para indemnizar os pais.

                        Se forem para o público vão ter cartão refeição para irem onde quiserem.
                        A minha também, e sabes qual é a empresa que gere a cantina? A Uniself.
                        Ainda não estou preocupada, mas ando atenta.
                        Ainda para mais porque os meus miúdos são boa boca, limpam tudo. O pequenino então, nunca se queixou de nada.

                        Comentário


                          #42
                          frango cru está muito mal, mais valia ser sushi

                          se o serviço de aulas não é famoso porque deveria ser bom o serviço de refeitório?

                          Comentário


                            #43
                            Os putos não querem comer na escola, chulam os papás com 5 Euros por dia e vão vão comer cachorros e kebabs...
                            Depois queixam-se que actualmente somos os mais gordos da UE!!!

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por lll Ver Post
                              frango cru está muito mal, mais valia ser sushi

                              se o serviço de aulas não é famoso porque deveria ser bom o serviço de refeitório?
                              Seria o mínimo!!
                              Mas nem as escolas (professoras, auxiliares, associações de pais, etc) controlam a mer$&%da que os putos consomem. O que é pena!! Mas assim também não há responsabilidades destes e quanto menos responsabilidade tiverem...melhor!! É esta sociedade que temos e que se rege pelo faciú

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Celecanto Ver Post
                                ... que os putos consomem..
                                E quando abri este tópico era mesmo a alimentação dos putos e não dos adolescentes e jovens universitários porque estes já sabem defender-se...digo eu

                                Comentário


                                  #46
                                  Na minha opinião o serviço de refeitório está ao nivel dos restantes oferecidos pelas escolas. Tendo em conta a minha experiência, no publico é apenas ate ao 12, ja.que frenquentei o ensino superior fora, o refeitório sempre foi péssimo, recordo-me perfeitamente no meu tempo de ciclo preparatório, comer na cantina era impossivel devido à falta de tudo, desde higiene, diversidade nutricional e qualidade na confeção, no secundario era identico melhorando a higiene e o facto de aí ter direito a uma carcaça para acomapanhar. Sempre se comeu mal nas cantinas das eacolas publicas. A unica evolução que encontro desde o meu tempo até hoje foi apenas na qualidade do ensino que desceu para o nivel da alimentação

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                    A minha também, e sabes qual é a empresa que gere a cantina? A Uniself.
                                    Ainda não estou preocupada, mas ando atenta.
                                    Ainda para mais porque os meus miúdos são boa boca, limpam tudo. O pequenino então, nunca se queixou de nada.
                                    No meu caso é gestão própria, mas é indiferente. Iam logo de vela.

                                    Comentário


                                      #48
                                      https://sicnoticias.pt/programas/inv...-com-refeicoes

                                      Comentário


                                        #49
                                        No meu tempo era com os livros subsidiados. Era cada jogada entre as escolas e os fornecedores dos livros que deu para muita gente fazer a sua casa e comprar o seu carro novo. A corrupção, seja grande ou pequenina está entranhada nos ossos do tuga

                                        Comentário


                                          #50
                                          "No setor público, o Estado comprou quase 50 milhões de refeições por apenas 1,18€ cada."

                                          Sabendo que as refeições custam 1,46€, metade disso, ou zero (depende foi escalão de apoios), não vejo grande lucro aqui, nem deve dar para pagar a luz da cantina...



                                          "No setor privado, o cenário é ainda mais gritante. Refeições compradas às empresas a menos de 2€ chegam a ser vendidas nos colégios privados por quase 10€."

                                          É privado, faz o que quiser.
                                          Podem comprar a X e vender a 10X, seja refeições, material, etc.
                                          Os pais decidam se querem continuar a financiar os Porsches ou não...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                            Nos inícios/meados dos anos 90, comia-se muito bem na escola e repetia sempre.

                                            A pior comida que alguma vez comi, foi na tropa, Regimento Cavalaria N3 em Estremoz, ao almoço era obrigado a ir lá, ao jantar era sempre num restaurante.
                                            Também por lá passei e realmente tens razão, a comida era execrável, isto em finais de 99.
                                            Também fui brindado com um dia no refeitório e sabes o que aconteceu ao peixinho do jantar que sobrou (solha frita)?
                                            Tudo o que não foi frito, (cerca de 2 caixas de plástico) e já enfarinhado foi tudo lavado para tirar a farinha e voltado a congelar, foi esse o meu trabalho nesse dia.
                                            Passado cerca de 2 semanas houve lá uma intoxicação alimentar provocada por pescada estragada, foram quase metade dos recrutas para a enfermaria e os casos mais graves para o hospital militar de Évora, esses até receberam a visita do CEME.
                                            Referir ainda que a comida para os oficiais e sargentos era trazida por uma empresa de catering diariamente.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                              "No setor público, o Estado comprou quase 50 milhões de refeições por apenas 1,18€ cada."

                                              Sabendo que as refeições custam 1,46€, metade disso, ou zero (depende foi escalão de apoios), não vejo grande lucro aqui, nem deve dar para pagar a luz da cantina...



                                              "No setor privado, o cenário é ainda mais gritante. Refeições compradas às empresas a menos de 2€ chegam a ser vendidas nos colégios privados por quase 10€."

                                              É privado, faz o que quiser.
                                              Podem comprar a X e vender a 10X, seja refeições, material, etc.
                                              Os pais decidam se querem continuar a financiar os Porsches ou não...

                                              No publico há as mesmas jogadas, se calhar não andam é de porsche para não dar nas vistas

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por MCXXXIX Ver Post
                                                No publico há as mesmas jogadas, se calhar não andam é de porsche para não dar nas vistas
                                                Acredito, mas não é com o lucro das refeições...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                  "No setor público, o Estado comprou quase 50 milhões de refeições por apenas 1,18€ cada."

                                                  Sabendo que as refeições custam 1,46€, metade disso, ou zero (depende foi escalão de apoios), não vejo grande lucro aqui, nem deve dar para pagar a luz da cantina...



                                                  "No setor privado, o cenário é ainda mais gritante. Refeições compradas às empresas a menos de 2€ chegam a ser vendidas nos colégios privados por quase 10€."

                                                  É privado, faz o que quiser.
                                                  Podem comprar a X e vender a 10X, seja refeições, material, etc.
                                                  Os pais decidam se querem continuar a financiar os Porsches ou não...
                                                  Isto é muito grave mas pouco se fala, não interessa, são crianças.

                                                  Os colégios fazem autenticas fortunas com estes esquemas na alimentação, pode não ser ilegal, pois cada um pagão que quer, mas é imoral certamente.

                                                  As pessoas pagam a mensalidade, os apoios e agora também as refeições são tratadas com o objetivo do lucro e não da preocupação nutricional/qualidade da confeção.

                                                  No público apesar de não estar em causa o dinheiro, visto as refeições serem muito mais baratas (e ainda existem os escalões), deveria sem dúvida existir uma maior preocupação com a qualidade da alimentação das crianças.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                                                    Isto é muito grave mas pouco se fala, não interessa, são crianças.

                                                    Os colégios fazem autenticas fortunas com estes esquemas na alimentação, pode não ser ilegal, pois cada um pagão que quer, mas é imoral certamente.

                                                    As pessoas pagam a mensalidade, os apoios e agora também as refeições são tratadas com o objetivo do lucro e não da preocupação nutricional/qualidade da confeção.

                                                    No público apesar de não estar em causa o dinheiro, visto as refeições serem muito mais baratas (e ainda existem os escalões), deveria sem dúvida existir uma maior preocupação com a qualidade da alimentação das crianças.
                                                    As actividades extra são outra fonte de rendimento dos colégios...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                      As actividades extra são outra fonte de rendimento dos colégios...
                                                      Obviamente, mas mesmo isso parece-me muito menos grave do que a questão da alimentação.

                                                      Estamos a falar de anos em que as crianças andam a comer refeições que custam menos de 2€ e são vendidas muito mais caras.

                                                      Aqui a questão é que pelo valor que são vendidas nos colégios, os produtos confecionados poderiam ser frescos e não alimentos processados e congelados como têm de ser ao custar menos de 2€.

                                                      Até porque aqui a questão do preço não se coloca porque os pais já pagam as refeições a 5,6,7,8€ para cima, logo deveria ser exigido alimentação de qualidade para as crianças.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                                                        Obviamente, mas mesmo isso parece-me muito menos grave do que a questão da alimentação.

                                                        Estamos a falar de anos em que as crianças andam a comer refeições que custam menos de 2€ e são vendidas muito mais caras.

                                                        Aqui a questão é que pelo valor que são vendidas nos colégios, os produtos confecionados poderiam ser frescos e não alimentos processados e congelados como têm de ser ao custar menos de 2€.

                                                        Até porque aqui a questão do preço não se coloca porque os pais já pagam as refeições a 5,6,7,8€ para cima, logo deveria ser exigido alimentação de qualidade para as crianças.
                                                        Concordo com tudo.

                                                        Mas sendo privado, os clientes têm que se pronunciar, e quem estiver insatisfeito, mudar de "fornecedor".

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Eu gostava de saber como é possível fazer uma refeição por 1,18€, seja com produtos congelados seja produtos frescos, seja o que for! Ou até mesmo por 1,46€ como o estado paga no escalão A pelo país todo.
                                                          Diria que é uma das vergonhas nacionais, mas que passa ao lado de qualquer discussão seja porque os pais não sabem seja porque não há interesse que se saiba, etc.

                                                          Quanto aos privados, muitas vezes as refeições (10€ deve ser a excepção da excepção e mesmo assim deve incluir lanches) são apenas um complemento da mensalidade.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Não vejo grande dificuldade em fazer uma refeição saudável por 1,46 €, se esse for apenas o preço dos alimentos e não estiver incluído o custo dos funcionários da cantina e cozinha da escola, nem o custo do gás e equipamentos, isto se a refeição for confecionada na escola.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                                              Não vejo grande dificuldade em fazer uma refeição saudável por 1,46 €, se esse for apenas o preço dos alimentos e não estiver incluído o custo dos funcionários da cantina e cozinha da escola, nem o custo do gás e equipamentos, isto se a refeição for confecionada na escola.
                                                              Esse é o preço pago a empresas fora de uma escola obviamente... em alguns casos estamos a falar de 100 refeições, que além de serem feitas ainda têm que ser transportadas, 5 ou 10km por exemplo.
                                                              Estamos a falar de uma refeição que inclui pão, sopa, prato e sobremesa.
                                                              Ou noutro caso confeção refeições, transporte das mesmas e pessoal que serve as refeições às e lava a loiça e afins incluído, 2,90€ por refeição, valor máximo.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X