Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Subida de 13% no número de mortes na estrada. Porquê?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Há algum tipo de investigação ao acidente com vítimas mortais?

    Por exemplo confirmar a IPO, confirmar o estado dos pneus, confirmar o estado geral do veículo?
    Acho que sim mas mais na perspectiva de as seguradores para apurar responsabilidades o exigirem no auto da ocorrência...

    Comentário


      #62
      Desses mais 53 mortos, 39 foram em duas rodas, brilhante ideia deixar qualquer um conduzir 125 de um dia para o outro, tinha tudo para correr bem...

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
        Sem dúvida. Ainda este domingo apanhei alguns assim. Numa estrada 70km/h, um gajo a 40km/h, e uma fila interminável atrás. E depois tens a cereja no topo do bolo, quando se junta um gajo desses, com outra raça, que é o apressadinho/impaciente. Ultrapassa 4 ou 5 carros de uma vez, numa faixa contínua, passando uma rasante num carro que vinha de frente.

        Confesso que o gajo que ia a 40 a hora estava a tirar-me do sério, nem sequer encostava para deixar passar, mas o outro que se passou da cabeça tb não fez melhor.
        Bem lembrado sim senhor, já tenho comentado isso. Existe uma enorme incoerência na velocidade a que se conduz, uns muito acima dos limites, outros muito abaixo.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
          Já dei um exemplo, claro, que de contradição não tem nada, mas se preferes ser sarcástico e no final não acrescentar nada, por quem me tomas.

          Até podia meter aqui videos de pneus usados de marca a apresentar melhor resultados que novos de marca branca, mas hey, é contradição, bom é dizer que se compra papel higiénico usados...

          Desde que tenham segurança, isso interessa? Claro que para quem admite mau feitio é o drama.
          Sim, um michelin com 400 km, ou seja, usado, será à partida, melhor do que um liong liang novo.
          Sim, deste o teu exemplo isolado e particular, de mudares um jogo de pneus aos 4000 km.
          Mas não, ninguém faz isso. Só casos pontuais. As pessoas mudam de pneus porque estes chegaram ao final de vida. Isto representa 99% das vezes. Como é que há lugar para este mercado? Cumprem os prazos de validade? Tens a certeza que o pneu está equilibrado? Que garantias tens? Pois nada! Mas é um bom negócio como tu dizes!

          Comentário


            #65
            Falta também muita informação/ divulgação por parte das autoridades.

            Por exemplo, quantos daqui conhecem estas regras, do que fazer quando se aproxima uma ambulância?

            Editado pela última vez por Ryta; 05 December 2017, 14:21.

            Comentário


              #66
              Os pneus em topos de gama têm uma explicação.
              Muitos dos topo de gama do mercado são renting, e algumas empresas para reduzir os custos do renting retiram a opção de pneus incluídos, ou metem essa opção de 40.000 em 40.000km.
              Depois alguns estoiram os pneus em 20.000km, mas como têm de ser eles a chegar à frente e pagar uns novos, acabam por optar por pneus de marcas manhosas.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                Sim é claro.

                O que digo é que um carro mesmo que moderno mas com pneus carecas torna-se um perigo nos dias de chuva por exemplo.
                Vi agora q quase tudo é mortes derivados de motas...
                ach q torna um pouco obsoleto a discussao em torno de carros.

                Ja digo faz algum tempoo
                Apesar de haver quem ame motos, a verdade é q se fossemos a ser 100% correctos é um meio de transporte q nao creio q devesse existir no formato em que sao apresentados. Um carro tem de passar imensoes testes de segurança para ser aprovado a circular. Uma mota 0. Os seguros de moto deviam ser um afortuna

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                  Tive há uns meses um acidente, em que fui embatido por trás (no pun intended) por alguém que ia ao telemóvel no para-arranque, claro que não foi nada de mais mas mostra que o uso do telemóvel está cada vez mais presente na condução.

                  Também uso o telemóvel, mas somente para colocar música e abrir o Waze antes de arrancar, depois, tenho BT para chamadas (que no meu caso levam logo com "estou a conduzir" e desligo porque atrofia-me falar ao telemóvel e conduzir). Agora, estar com ele ao ouvido, ver Facebook... Pura idiotice.

                  Estes dados confirmam isso mesmo:

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                    Os pneus em topos de gama têm uma explicação.
                    Muitos dos topo de gama do mercado são renting, e algumas empresas para reduzir os custos do renting retiram a opção de pneus incluídos, ou metem essa opção de 40.000 em 40.000km.
                    Depois alguns estoiram os pneus em 20.000km, mas como têm de ser eles a chegar à frente e pagar uns novos, acabam por optar por pneus de marcas manhosas.
                    Qual é a desculpa, mesmo?

                    Não há dinheiro, não há vícios!

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                      Há algum tipo de investigação ao acidente com vítimas mortais?

                      Por exemplo confirmar a IPO, confirmar o estado dos pneus, confirmar o estado geral do veículo?
                      Acredito que sim.

                      Ha tempos deram-me um toque minimo no parachoques quando parei numa passadeira. Fiz a peritagem e tive acesso ao relatório do perito... constava a medição do rasto dos meus pneus em mm.

                      De notar que eu estava parado e o caso foi menor mesmo.

                      Portanto num caso sério imagino que sim.

                      Comentário


                        #71
                        Respondendo ao titulo do Tópico, aumento de 13% nos mortes na estrada, é fácil a Policia/GNR faz 0% Prevenção Rodoviária e 100% caça á multa, só que os acidentes não acontecem só por excesso de velocidade, mas sim em 1º lugar por manobras perigosas e condução perigosa, e isto em Portugal não é vigiado/sancionado.

                        Quantos helicópteros de controle de trânsito a filmar, controlam os condutores a fazerem "gincana" nas AE a alta velocidade?

                        Quantos locais em que existem muitos acidentes graves, são monitorizados?

                        O tempo que perdem em perseguições a alta velocidade, confundindo-se quem é o condutor prevaricador ou o guarda, até parece que vivemos no tempo do faroeste em que se faziam perseguições a cavalo, pois os mesmos não tinham matricula, dediquem tempo e recursos a prevenir os acidentes graves.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                          Qual é a desculpa, mesmo?

                          Não há dinheiro, não há vícios!
                          A desculpa é que o carro nem é deles, é da empresa. E ninguém quer gastar 600€ ou 800€ nuns pneus para um carro da empresa.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                            Acredito que sim.

                            Ha tempos deram-me um toque minimo no parachoques quando parei numa passadeira. Fiz a peritagem e tive acesso ao relatório do perito... constava a medição do rasto dos meus pneus em mm.

                            De notar que eu estava parado e o caso foi menor mesmo.

                            Portanto num caso sério imagino que sim.
                            Mas parece-me que essa info serve apenas para safar seguradoras...
                            Nunca vi nenhuma estatística a referir condição dos automóveis acidentados.

                            Comentário


                              #74
                              Ainda sobre os pneus, eu hoje costumo meter em Roadys e afins mas dantes metia numa casa da especialidade. O dono era meu conhecido e de facto o grosso do negócio era usados.

                              Lembro-me perfeitamente de passar lá a tomar um cafezito e era raro o cliente que entrava a pedir orçamento de novos. Havia inclusivamente espera por stocks de usados, que chegavam dia X...

                              Depois a seguir era o ultimo grito em Chinocas. Sempre uma marca que era nova mas muito fixe e tal porque ainda não tinha nome mas era mesmo mesmo boa.

                              Comentário


                                #75
                                aumento devido a motos -> + 39 (aumento de 65%)
                                peões -> +4 (+7,5%)
                                bicicletas -> +3 (+19%)
                                ligeiros -> + 3 (2%)
                                pesados -> +1 (20%)
                                outros -> +6 (+29)

                                o essencial do aumento está no aumento das mortes em acidentes de moto
                                o resto é secundário e até cabe dentro de uma flutuação estistica normal e provavelmente é normal dentro do aumento do trafego que se tem verificado nos últimos tempos

                                curiosidade, há mais mortes e feridos graves no verão que no inverno
                                seria também interessante analisar isto em função da distribuição geografica

                                Comentário


                                  #76
                                  Penso que o factor elevado de acidentes rodoviários, está ligado á nossa cultura mediterrânea e nível social também.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Mvieira79 Ver Post
                                    Vi agora q quase tudo é mortes derivados de motas...
                                    ach q torna um pouco obsoleto a discussao em torno de carros.

                                    Ja digo faz algum tempoo
                                    Apesar de haver quem ame motos, a verdade é q se fossemos a ser 100% correctos é um meio de transporte q nao creio q devesse existir no formato em que sao apresentados.
                                    É um risco que cada motociclista tem presente.
                                    Se não concordas, não andes de mota, agora restringir essa liberdade dos outros é um péssimo princípio.
                                    Depois onde paravas? a seguir proibias o automóvel e ia tudo de transportes públicos (ainda mais seguros)? Proibias bicicletas? Patins? Para-quedismo? mergulhos no mar? Carros clássicos?

                                    Um carro tem de passar imensoes testes de segurança para ser aprovado a circular. Uma mota 0.
                                    Desculpa mas é Falso.
                                    Claro que não têm tantos critérios de segurança como nos carros, e pela natureza da coisa as motas só têm segurança activa.
                                    E mesmo assim já é obrigatório o ABS por exemplo, e existem sistemas opcionais avançados de controlo de tracção/estabilidade etc também.
                                    Na segurança passiva tudo está no equipamento e só há obrigatoriedade de capacete, mas que também tem que cumprir normas.
                                    Portanto não é igual a zero.
                                    Os seguros de moto deviam ser uma fortuna
                                    De danos próprios já são bem complicados de fazer.
                                    E no primeiro ano de carta de moto também são caros.

                                    Agora contra 3ºs Porquê?
                                    As motos são mais culpadas que os carros nos acidentes ou criam mais danos a 3ºs?
                                    Não faz sentido nenhum essa ideia.

                                    E nesses números de sinistralidade das motos, como já se falou em tópico próprio, está directamente relacionado com o aumento de motas em circulação.
                                    Não houve alteração significativa de comportamento que justifique um "cada vez é pior"

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                      A desculpa é que o carro nem é deles, é da empresa. E ninguém quer gastar 600€ ou 800€ nuns pneus para um carro da empresa.
                                      Seja o carro teu, da empresa, ou do pai natal, quem vai lá dentro "és tu" (o condutor), se te despistares que se aleija, fica ferido ou morre, és tu, não é o teu chefe nem o dono da empresa de renting (a não ser que ao te despistares acertes neles por acaso )... Portanto esse tipo de pensamento é apenas auto destrutivo...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                        Seja o carro teu, da empresa, ou do pai natal, quem vai lá dentro "és tu" (o condutor), se te despistares que se aleija, fica ferido ou morre, és tu, não é o teu chefe nem o dono da empresa de renting (a não ser que ao te despistares acertes neles por acaso )... Portanto esse tipo de pensamento é apenas auto destrutivo...
                                        Mas não é o pensamento de 99% dos utilizadores de renting...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                          A desculpa é que o carro nem é deles, é da empresa. E ninguém quer gastar 600€ ou 800€ nuns pneus para um carro da empresa.
                                          Se é da empresa, de certeza que também vão imputar o custo dos pneus à mesma, ou não?

                                          Mais uma vez, fazem-se mal as contas e depois o orçamento não estica. Seja empresa ou não, a desculpa não serve.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                            Sim, um michelin com 400 km, ou seja, usado, será à partida, melhor do que um liong liang novo.
                                            Sim, deste o teu exemplo isolado e particular, de mudares um jogo de pneus aos 4000 km.
                                            Mas não, ninguém faz isso. Só casos pontuais. As pessoas mudam de pneus porque estes chegaram ao final de vida. Isto representa 99% das vezes. Como é que há lugar para este mercado? Cumprem os prazos de validade? Tens a certeza que o pneu está equilibrado? Que garantias tens? Pois nada! Mas é um bom negócio como tu dizes!
                                            Já vi muito pneu usado, se achas que os pneus usados estão carecas e com 5-6 anos em cima, então estás a mostrar que não sabes muito do assunto, perdoa-me a sinceridade.

                                            Há muito pneu, em 1-2 anos, poucos km a venda usado. Porque? Sinistros, boa parte.

                                            Sim há pneus mais a venda, mas quem se vai meter num pneu claramente careca e ressequido.

                                            Cabe a pessoa que compra o pneu, verificar o estado do mesmo e isso não é ciência espacial certamente.

                                            Pneus usados é uma boa maneira de se meter pneus bons, de boas marcas, por vezes, mais baratos, que os piores marca branca do mercado. Desde que se faça uma seleção do pneu, se verifique o mesmo, a própria oficina se for honesta nem aceita nada em más condições.

                                            Concordo que novo é novo e aí nem há discussão possível, mas quando o orçamento é limitado, entre um Michelin com 2-3000km com 1-2 anos em bom estado, e um Ling Long e tretas do gênero, sei bem o que ia meter no meu carro.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                              Pneus usados é uma boa maneira de se meter pneus bons, de boas marcas, por vezes, mais baratos, que os piores marca branca do mercado. Desde que se faça uma seleção do pneu, se verifique o mesmo, a própria oficina se for honesta nem aceita nada em más condições.
                                              Eu já meti pneus usados e não morri mas fazer fé que um pneu usado é melhor que um novo só revela muita inocência. Mesmo com todos os controlos possíveis do mundo, um pneu usado pode muito bem esconder uma futura "avaria" grave e que resulte no problema igualmente sério.

                                              Se até em novos acontece de quando em vez problemas, quanto mais num pneu que já andou em que condições e sabe-se lá por onde...

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                Já vi muito pneu usado, se achas que os pneus usados estão carecas e com 5-6 anos em cima, então estás a mostrar que não sabes muito do assunto, perdoa-me a sinceridade.

                                                Há muito pneu, em 1-2 anos, poucos km a venda usado. Porque? Sinistros, boa parte.

                                                Sim há pneus mais a venda, mas quem se vai meter num pneu claramente careca e ressequido.

                                                Cabe a pessoa que compra o pneu, verificar o estado do mesmo e isso não é ciência espacial certamente.

                                                Pneus usados é uma boa maneira de se meter pneus bons, de boas marcas, por vezes, mais baratos, que os piores marca branca do mercado. Desde que se faça uma seleção do pneu, se verifique o mesmo, a própria oficina se for honesta nem aceita nada em más condições.

                                                Concordo que novo é novo e aí nem há discussão possível, mas quando o orçamento é limitado, entre um Michelin com 2-3000km com 1-2 anos em bom estado, e um Ling Long e tretas do gênero, sei bem o que ia meter no meu carro.
                                                Já vi alguns pneus de usados que aparentavam estar em bom estado e algo tempo depois começaram a ressequir alguns pneus tem poucos kms mas já muitos anos de armazenagem...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  O motivo deve estar mais relacionado com a melhoria da economia e por consequente mais carros(e motas) a circular do que outra coisa qualquer.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
                                                    Já vi alguns pneus de usados que aparentavam estar em bom estado e algo tempo depois começaram a ressequir alguns pneus tem poucos kms mas já muitos anos de armazenagem...
                                                    Sim, um pneu Michelim usado, com 2.500 kms, e 5 anos armazenado sabe-se lá em que condições...

                                                    Eu não me queixo, porque felizmente é coisa que faço questão de não poupar, mas assusta-me saber que muita gente anda na estrada com manteiga nas rodas. Então nestes primeiros dias de chuvinha, era vê-los enfaixados noutros, no meio de rotundas ou nos rails...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Continuo a achar preferivel um novo de Marca de Oficina como Norauto, Feuvert and so on(nao incluo marcas chinesas manhosas por até essas sao incognitas a nivel de segurança novos), que o melhor Bridgestone, Michelin, Continental supostamente quase novos e com 5 ou 6 anos de armazem :P

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
                                                        Mais 53 mortos e 2000 feridos nas estradas portuguesas Subida de 13% no número de mortes revela inversão na tendência da última década.

                                                        A grande questão é: porquê?

                                                        É fácil colocar as culpas no (possivel) mau comportamento dos condutores, excesso de velocidade, etc, mas será mesmo assim? Com tantos radares Syncro novos ainda há mais mortes?
                                                        Qual a fonte e o período considerado ?

                                                        Pedrogão entra ?

                                                        Lembro-me, também, de ver algures que este ano é aquele que conjuga o maior número de feriados em dias úteis / pontes.

                                                        Respondendo a estas duas questões talvez "se desdramatize" a manchete bombástica.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                          Eu já meti pneus usados e não morri mas fazer fé que um pneu usado é melhor que um novo só revela muita inocência. Mesmo com todos os controlos possíveis do mundo, um pneu usado pode muito bem esconder uma futura "avaria" grave e que resulte no problema igualmente sério.

                                                          Se até em novos acontece de quando em vez problemas, quanto mais num pneu que já andou em que condições e sabe-se lá por onde...
                                                          Um novo, de marca branca, as típicas chinesas. Atenção a isso que o que dizes faz supor que estou a afirmar que um Michelin usado é melhor que um Michelin novo não é isso de todo que estou a dizer.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
                                                            Continuo a achar preferivel um novo de Marca de Oficina como Norauto, Feuvert and so on(nao incluo marcas chinesas manhosas por até essas sao incognitas a nivel de segurança novos), que o melhor Bridgestone, Michelin, Continental supostamente quase novos e com 5 ou 6 anos de armazem :P
                                                            Porque tem de ter 5-6 anos de armazenamento? Esses exageros para desvalorizar argumentos....

                                                            Se tiver meses de armazenamento e 1-2 anos de vida no total?

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                              Porque tem de ter 5-6 anos de armazenamento? Esses exageros para desvalorizar argumentos....

                                                              Se tiver meses de armazenamento e 1-2 anos de vida no total?

                                                              Ninguém dá nada a ninguém acho que pneus com essas características com muita certeza vem de carros sinistrados :P

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X