Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Subida de 13% no número de mortes na estrada. Porquê?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
    Epá, falo por mim. Quando estou a conversar ao telefone (E faço-o muitas vezes), não tiro os olhos da estrada, continuo atento a mesma. Quando vou por exemplo com a minha mulher ao lado, há mais a tendência a olhar para ela. Quando vou com os putos atrás, tenho de me conter para não os meter na mala por estarem sempre a briga um com o outro. Nesse aspeto, qualquer GPS potencialmente distrai mais que uma conversa ao telefone. Mas estares numa cidade desconhecida, a olhar pra cima para as placas das ruas, ainda é muito pior!

    Quanto ao aviso da pessoa ao lado... é quase como num cruzamento, o pendura meter a cabeça a frente para ver se vem algum carro. Leva logo nas orelhas, pois tapa-me a visão. Quem tem de ver sou eu. Já apanhei vários sustos graças a minha mulher ver uma coisa qualquer na estrada, que eu até já tinha visto, e estava atento, e manda-me um berro. Quando alguém berra, temos tendência a olhar para a origem do som, e podem ser fracções de segundo cruciais.
    Há tempos vi uma noticia que dizia que nos 10 minutos a seguir a uma chamada telefónica se cometiam mais erros de atenção que o normal. Não era só durante a chamada que a atenção diminuia.
    Era indiferente usar sistema de mãos livres ou não, para a diminuição da atenção após a chamada.

    Comentário


      Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
      Bem, por essa ordem de ideias aquilo na Alemanha deve ser uma mortandade por causa das Autobahn. Oh pera, não é, antes pelo contrário.

      Exceder o limite de velocidade é realmente (muito!) grave dentro das localidades porque, entre muitos outros motivos, a qualquer altura pode sair alguém por entre dois carros estacionados e tu não tens tempo de reação. Numa AE com separador central, por outro lado... tem muito mais a ver com manobras perigosas, distrações ao volante, e velocidade excessiva para as condições (quer de trânsito, quer de tempo) que com a velocidade em si.
      Velocidade excessiva é uma realidade, juntar a isso com a típica conducao sem noção Portuguesa, da no que da.

      Concordo que nem sempre se pode culpar a velocidade de tudo, mas há situações que eram perfeitamente evitadas andando mais devagar. Seja onde for.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
        Concordo que nem sempre se pode culpar a velocidade de tudo, mas há situações que eram perfeitamente evitadas andando mais devagar. Seja onde for.
        Evidentemente. Eu tenho o pé pesado nas AE, mas faz-me uma tremenda confusão quando vejo malucos a alta velocidade a zigue-zaguear entre os carros quando está um trânsito brutal, ou a encostarem-se práticamente ao pára-choques do outro. E aqueles nas nacionais que fazem ultrapassagens malucas a quatro ou cinco carros de uma vez sem qualquer visibilidade?

        Mas agora repara: o problema aqui é o excesso de velocidade ou é a completa falta de consciência destas pessoas que resulta em manobras extremamente perigosas?

        De resto sou como o JBranco, quando chove ou faz nevoeiro sou um dos mais lentos da AE (aprendi a minha lição com a chuva logo no primeiro ano de ter tirado a carta, felizmente sem consequências de maior). Nas localidades evito sempre passar dos 50 Km/h e abrando sempre em cruzamentos mesmo que tenha prioridade. Se vou na A2 a grande velocidade e apanho um conjunto de carros à minha frente, abrando logo para os 140 Km/h até ter a certeza que nenhum dos carros na faixa da direita se vai de repente meter à minha frente ou iniciar uma ultrapassagem porque não me viu. Se vir alguém com o pisca metido, abrando e deixo-o meter-se à minha frente com uma boa distância de segurança. Não sou fução. Tudo isto é só e apenas prudência e senso comum.

        Na Alemanha não há de facto limites *em certas zonas da Autobahn*, mas, em contra-partida, as regras estão muito bem definidas e, sobretudo, interiorizadas: não há cá encostos, andar na faixa do meio, ou 'açambarcar' a faixa da esquerda (até porque, mesmo que tu vás a 200 Km/h, pode vir de lá outro a 300 Km/h). Tudo isto é pesadamente punido por lei. Como não há limites, as pessoas andam também com muito mais atenção na estrada.

        Mas mais: se tiveres um acidente acima do limite recomendado (130 Km/h), mesmo que não seja culpa tua arcas na mesma com uma quota-parte das responsabilidades por ires acima do tal limite recomendado. Considero isto justo, por exemplo.

        Em Portugal até nem se conduz muito mal, se compararmos com, por exemplo, uma Rússia, uma China, ou um qualquer país Africano. Por comparação somos uns santinhos.
        Editado pela última vez por JcRabbit; 07 December 2017, 13:55.

        Comentário


          A velocidade nao é o principal causador ! A esmagadora maioria dos acidentes ocorrem em nacionais municipais e afins , ou nao pararam no stop , ou sairam de um posto de combustivel sem olhar , nao cedem passagem , passam vermelhos ....

          As mulheres sao tambem do pior em estrada , andam nas faixas do meio com luzes desligadas durante a noite e ainda a falarem ao telemovel , nao teem nenhuma percepção ao volante , andam em contra mao .

          Como tal as AE sao as estradas mais seguras e a velocidade nao é um caso preocupante !

          Comentário


            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
            A velocidade nao é o principal causador ! A esmagadora maioria dos acidentes ocorrem em nacionais municipais e afins , ou nao pararam no stop , ou sairam de um posto de combustivel sem olhar , nao cedem passagem , passam vermelhos ....

            As mulheres sao tambem do pior em estrada , andam nas faixas do meio com luzes desligadas durante a noite e ainda a falarem ao telemovel , nao teem nenhuma percepção ao volante , andam em contra mao .

            Como tal as AE sao as estradas mais seguras e a velocidade nao é um caso preocupante !
            Com tantas certezas neste post, dever ter um fornecedor de estatisticas muito fiável.
            Ou será ironia e estás só a gozar com os disparates que "escrevestes"?

            Comentário


              Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
              Culpar terceiros das nossas irresponsabilidades é das maiores infantilidades que um adulto pode fazer.

              Se o sistema é complicado tem 3 hipóteses:

              - não usa
              - encosta
              - não compra o carro

              Se tiver um acidente por estar a prestar atenção a tudo menos a condução... Temos pena. Fosse mais responsável.

              Tarda nada estamos como os americanos, que precisam de avisos para tudo e mais alguma porque a lógica, sensatez ou noção não se deve aplicar.
              Essa é uma visão tipica da juventude actual, nada pragmática, chegando por vezes ao ponto de estar disposto a ceder parte da própria vida para ter 1/2 dúzia de tretas tecnológicas e ecrãs à frente da cara enquanto conduzem.

              Por exemplo. Conduzi a pouco o novo a4 com aquele ecrã que toda a gente adora todo pipi a frente do volante. Durante a noite é como ter um tablet constantemente à frente da cara. Mas esta malta nova adora aquela treta

              Comentário


                Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                Essa é uma visão tipica da juventude actual, nada pragmática, chegando por vezes ao ponto de estar disposto a ceder parte da própria vida para ter 1/2 dúzia de tretas tecnológicas e ecrãs à frente da cara enquanto conduzem.

                Por exemplo. Conduzi a pouco o novo a4 com aquele ecrã que toda a gente adora todo pipi a frente do volante. Durante a noite é como ter um tablet constantemente à frente da cara. Mas esta malta nova adora aquela treta





                Tirei esta foto há um mês , os jovens que saíram da viatura já não eram bem jovens


                Editado pela última vez por afc; 07 December 2017, 21:53.

                Comentário


                  Cada vez mais os condutores estão distraídos enquanto conduzem..

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                    Essa é uma visão tipica da juventude actual, nada pragmática, chegando por vezes ao ponto de estar disposto a ceder parte da própria vida para ter 1/2 dúzia de tretas tecnológicas e ecrãs à frente da cara enquanto conduzem.

                    Por exemplo. Conduzi a pouco o novo a4 com aquele ecrã que toda a gente adora todo pipi a frente do volante. Durante a noite é como ter um tablet constantemente à frente da cara. Mas esta malta nova adora aquela treta
                    Sim, a visão dos velhos do Restelo é culpar a marca pela sua irresponsabilidade ao volante. Maturidade... Realmente.

                    Pragmática? Estás a usar tal palavra de modo errado, o que dizes não é ser pragmático mas sim, irresponsável. Também concordo que a geração actual é mais responsável ao volante e dá mais atenção a segurança que a gabalorice ao volante para impressionar outros homens. E ainda bem...
                    Editado pela última vez por Carmaniaco90; 07 December 2017, 22:05.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por afc Ver Post
                      Tirei esta foto há um mês , os jovens que saíram da viatura já não eram bem jovens


                      Achar que os jovens actuais preferem tecnologia a segurança é uma enorme falta de noção, então depois dar exemplos de A4 que está virado para uma demografia já bem adulto, enfim...

                      Comentário


                        Toda a gente sabe que os jovens desta geração andam cheios de dinheiro para comprar carros desses e tudo

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Quark Ver Post
                          Quantos de vocês cumprem no geral os limites de velocidade impostos pelo código?
                          Não é "no geral", é sempre!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
                            Por outro lado, numa conversa ao telemóvel com mãos livres tu não viras a cabeça para dar atenção à pessoa que está ao lado a falar contigo. Eu pessoalmente quando estou a conduzir não tiro os olhos do trânsito e NUNCA olho para a pessoa que está a falar comigo - mas pelo que tenho visto creio que devo pertencer a uma minoria.
                            Não és o único, eu também nunca olho para o lado quer esteja a usar o mãos livres quer esteja a conversar com alguém.

                            Afinal estou a conduzir um carro, não estou numa esplanada a tomar café.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                              Usar telemóvel seja com que sistema mãos livres for é uma enorme distração e deveria ser completamente proibido e os carros deveriam até ter um bloqueio para não poderem ser usados de todo. Quem diz telemóvel diz tablets e toda a panóplia tecnológica que há actualmente e que incompreensívelmente a maioria dos carros tem como opção. Há carros que actualmente prejudicam a conducao, por ex. para mudar o caudal da ventilação ou temeratura tem que se percorrer uma serie de menus e sub-menus no lugar de haver, como seria normal, um simples botão de acesso directo a essa função. Na minha opinião actualmente os fabricantes de automóveis são culpados por muitos acidentes que acontecem diariamente nas nossas estradas
                              Se tens dificuldade a fazer esses ajustes em movimento, fá-los quando o carro está parado nuns semáforos, trânsito etc.

                              Comentário


                                Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes

                                O artigo do expresso atribui as mortes a se poder conduzir motas com carta de ligeiros e o uso das faixas bus pelas motas.

                                Comentário


                                  Que artigo mais pouco rigoroso esse
                                  Até digo mais, dos últimos acidentes que têm saído nas notícias são motos com cc superior a 125.

                                  Ridículo este suposto estudo, serve apenas a vontade do presidente do acp e da associação das escolas de condução (que acaba por ser o mesmo, até porque o acp tem também as escolas de condução do clube)

                                  Ainda se aquando dos acidentes (principalmente os que envolvem feridos graves e mortos) as autoridades preenchessem o auto com essa especificação... Caso contrário o artigo parece encomendado.
                                  Editado pela última vez por JN1984; 25 December 2017, 23:35.

                                  Comentário


                                    A culpa são dos imigrantes portugueses no natal, vá digam lá!

                                    Comentário


                                      Normalmente as sprinter com bancos pregados ao chão não chegam sequer aqui...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                        A culpa são dos imigrantes portugueses no natal, vá digam lá!
                                        Esses só são culpados pelo aquecimento global, cheiro forte a azeite e picos de parolice. Acidentes, não.

                                        Comentário


                                          Esta semana que passou, apesar de não haver chuva, vi cada acidente mais estúpido... em retas e zonas onde só mesmo a má condução pode provocar um acidente.

                                          A minha teoria passa pelo "quero, posso e mando", da falta de fiscalização da policia, do sentimento de impunidade, e talvez, em último caso que nem sei se pode aplicar, a malta dos 18 anos que é viciada em GTA pensar que é vida real.

                                          Anda-se a conduzir muito mal hoje em dia....

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                            A culpa são dos imigrantes portugueses no natal, vá digam lá!
                                            Depois queixam-se que são vítimas. Mas o teu post faz algum sentido neste tópico?!

                                            Comentário


                                              A maior parte das mortes este ano é em motas de mais 600cc e com idades acima dos 40 anos.

                                              Mas isso não encaixava no artigo encomendado...

                                              Comentário


                                                Para mim as muitas mais mortes devem-se ao facto de haver muitas mais pessoas a conduzirem motas.
                                                Aqui é por proporcionalidade directa: mais pessoas a andarem em motas (sejam 50cc ou 1300cc), mais acidentes e consequentemente mais mortes.
                                                Depois de ano para ano, pelo menos na área da grande Lisboa parece que o pessoal fica mais maluco. Vejo cada manobra de "arriscar tudo" de mota ou de carro que é de uma pessoa ficar parva. Fora os dias de chuva que há muito boa gente a conduzir como se estivesse o piso seco.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X