Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópicos dos verdadeiros apreciadores de café

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Drachen Ver Post
    Este é dos posts mais certinhos deste tópico (ha excecao da parte da Delta).


    Máquina Espresso
    [ATTACH=CONFIG]142718[/ATTACH]

    Depois e cada vez mais, gosto de apreciar o meu café em filtro, saborear os diferentes sabores e beber café seja ao pequeno-almoço como ao lanche. Assim uso...

    French Press:
    [ATTACH=CONFIG]142719[/ATTACH]

    Clever
    [ATTACH=CONFIG]142720[/ATTACH]

    V60
    [ATTACH=CONFIG]142721[/ATTACH]

    Chemex
    [ATTACH=CONFIG]142722[/ATTACH]


    Essa maquina de café é linda, qual é mesmo o nome e o modelo?

    desses exemplos que deste de "cafés manuais" qual achas que é melhor?

    Comentário


      #32
      melhor café do mundo:

      Comentário


        #33
        Café só comprado em antiga casa de café, lote seleccionado, e feito deste modo:

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
          Lol! Portugal já bebia excelente café ainda nem os nórdicos tinham acabado de definir as suas fronteiras! Foi só há poucas décadas que eles perceberam sequer que o café se podia beber sem nada misturado.


          Enviado por dispositivo móvel.
          É isso, e a maioria dos países nem expresso tem, e quando lá se encontra um, normalmente é italiano que já não é mau.

          E ainda têm muito o hábito de misturar todas as porcarias com a água tingida a que chama café. Expresso como o português conheço muito pouco.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
            Nao estou confuso. Vao la ver nas feiras internacionais de cafe ou no campeonato no mundo de baristas quantos Portugueses existem a trabalhar o cafe?

            1.....e é o meu irmao.

            Portugal esta muito atrasado a nivel de qualidade / modo trabalhar o cafe. Um cafe expresso para ser bem tirado precisa de uma boa agua, uma boa afinacao do moinho, uma boa torra e uma pressao exacta de agua.

            80% das pastelarias em Portugal nao cumprem esses requisitos. Um expresso bem tirado tem de correr 19-24 segundos. Contem la os segundos que vos demoram a tirar o cafe e vao ver que esta muito abaixo desse valor.

            E como ja referi, hoje em dia quem vende e quem bebe procura o mais barato. Se tiverem em lisboa passem na fabrica roasters e no Gaia no 7G roasters

            Vejam a diferenca de um expresso nesse sitio para uma pastaleria normal
            Não digo que não tenhas razão, deves saber muito mais do assunto que eu, mas a parte de no norte da Europa se beber bom café só se for em locais selecionados.

            Por essa Europa fora (especialmente países do norte) pedindo um expresso, a probabilidade de vir uma chávena de água tingida é bastante elevada.

            Às vezes estou de férias, acaba-se a pagar 3€ por um expresso e até me assusto com o que me servem.

            Não raras vezes acabo a pedir café com algo, porque nem vale a pena

            Comentário


              #36
              Já não estou habituado a abrir um tópico destes e não ler que o melhor café é o da Suíça...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                Expresso como o português conheço muito pouco.
                Até agora, por essa Europa fora só bebi café com qualidade idêntica a uma boa bica Portuguesa em... Itália.

                Comentário


                  #38
                  Tou dentro da area desde que nasci ja que meus pais tem um negocio com algum volume.

                  Quantos espacos fui ( pastelarias onde faziamos entrega de revenda) e desde falta limpeza dos moinhos, misturar o Po do cafe que acumula na base do moinho de novo para dentro do mesmo, ter como anunciado cafe delta mas depois 50% era marca branca para ganhar mais dinheiro.

                  Maior parte do Portugues bebe cafe com acucar. Isso altera logo a essencia do cafe por isso muita gente bebe agua suja mas nem da conta porque tem o acucar.

                  Eu continuo na minha. Ha bom expresso em portugal sem duvida, mas estamos muito atras no mundo do cafe no que se trata a trabalhar o mesmo.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                    Nao estou confuso. Vao la ver nas feiras internacionais de cafe ou no campeonato no mundo de baristas quantos Portugueses existem a trabalhar o cafe?

                    1.....e é o meu irmao.

                    Portugal esta muito atrasado a nivel de qualidade / modo trabalhar o cafe. Um cafe expresso para ser bem tirado precisa de uma boa agua, uma boa afinacao do moinho, uma boa torra e uma pressao exacta de agua.

                    80% das pastelarias em Portugal nao cumprem esses requisitos. Um expresso bem tirado tem de correr 19-24 segundos. Contem la os segundos que vos demoram a tirar o cafe e vao ver que esta muito abaixo desse valor.

                    E como ja referi, hoje em dia quem vende e quem bebe procura o mais barato. Se tiverem em lisboa passem na fabrica roasters e no Gaia no 7G roasters

                    Vejam a diferenca de um expresso nesse sitio para uma pastaleria normal
                    Que exagero. Quantos vinhos portugueses existem nas grandes lojas/montra mundiais? Se encontrares um Porto é uma sorte. Serão os vinhos portugueses uma treta?

                    O que estás a querer dizer é que a maioria não saber preparar/servir um café, mas no vinho também acontece a mesma coisa.

                    Comentário


                      #40
                      Andas desantento nesse aspecto desculpa la que diga.

                      Em qualquer pais encontras vinhos Portugueses no supermercado ou Wine bars com vinhos portugueses ou ate mesmo so de vinhos Portugueses. Olho aqui ao meu redor - Estonia tem muitos vinhos portugueses e um wine bar portugues. Letonia Idem...Helsinquia Idem e alem disso tem restaurantes portugueses. Na russia tens o mesmo em Moscovo e St Peter

                      E so te dei exemplo de paises que me circundam..

                      Se formos ali para a Polonia encontras vinhos, comida e etc. Vamos a mais paises?

                      E feiras internacionais ha sempre representantes de vinhos Portugueses para Exportacao.
                      Editado pela última vez por diogocoelho; 11 December 2017, 11:24.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Até agora, por essa Europa fora só bebi café com qualidade idêntica a uma boa bica Portuguesa em... Itália.
                        Em bebi bom café em outros países europeus, mas também era italiano.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                          Andas desantento nesse aspecto desculpa la que diga.

                          Em qualquer pais encontras vinhos Portugueses no supermercado ou Wine bars com vinhos portugueses ou ate mesmo so de vinhos Portugueses. Olho aqui ao meu redor - Estonia tem muitos vinhos portugueses e um wine bar portugues. Letonia Idem...Helsinquia Idem e alem disso tem restaurantes portugueses. Na russia tens o mesmo em Moscovo e St Peter

                          E so te dei exemplo de paises que me circundam..

                          Se formos ali para a Polonia encontras vinhos, comida e etc. Vamos a mais paises?

                          E feiras internacionais ha sempre representantes de vinhos Portugueses para Exportacao.
                          Talvez ande desatento. Em feiras e mostras e restaurantes de bairro, todos arranjam vinho português, isso é sabido.

                          Estives recentemente em Espanha e em vários supermercados o único que vi foi o rosé Mateus.

                          E o exemplo mais gritante é a loja de vinhos do aeroporto do Dubai, quem nem a porra de um único vinho português tinha quando visitei a loja. Mas seguramente que os 84 milhões de passageiros que lá passam não interessam para a elevada qualidade do vinho português. Ou será que o vinho português não tem qualidade para estar nesse local e "reduzir-se" a supermercados e restaurantes de bairro?

                          Comentário


                            #43
                            Em Lisboa definitivamente não se aprecia café. Vejo toda a gente aqui a pedir café cheio e a encher aquilo com montes de açúcar. Então quando pedem o pau de canela...

                            Um verdadeiro apreciador de café bebe café curto, sem açúcar e com os grãos moídos na hora.

                            Comentário


                              #44
                              Obvio que tem qualidade. Dos melhores do Mundo. Mas nao podemos comparar o mundo do cafe com o do vinho

                              Alem que o vinho e produzido em portugal e o cafe vem de fora.

                              Meu irmao foi ao campeonato do mundo em Seoul na Korea. 60 concorrentes de todo o mundo estavam la. Todos eles tinham patrocionadores, treinadores e um staff por detras.

                              Meu irmao foi o unico que esteve la sozinho sem equipa. Levou o material todo de Portugal para la e ajudas? poucas ou zero. Porque o cafe hoje em dia em portugal nao tem a mesma forma de trabalhar que tem noutros paises

                              O publico quer expressos baratos e o monte de pastelarias em todas as ruas ajuda para esse facto. Agora nao me digam que em portugal se bebe o melhor cafe porque isso de facto nao acontece.

                              Felizmente existem ja algumas roasters em Portugal que compram o Grao e fazem o seu roast. Mas o preco do cafe sobe nesse caso mas para Apreciadores, isso nao interessa. Pagam pela qualidade

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                Talvez ande desatento. Em feiras e mostras e restaurantes de bairro, todos arranjam vinho português, isso é sabido.

                                Estives recentemente em Espanha e em vários supermercados o único que vi foi o rosé Mateus.

                                E o exemplo mais gritante é a loja de vinhos do aeroporto do Dubai, quem nem a porra de um único vinho português tinha quando visitei a loja. Mas seguramente que os 84 milhões de passageiros que lá passam não interessam para a elevada qualidade do vinho português. Ou será que o vinho português não tem qualidade para estar nesse local e "reduzir-se" a supermercados e restaurantes de bairro?
                                A Le Clos, no aeroporto internacional do Dubai?! Vinhos do Porto, pelo menos, é aos pontapés. Vi lá um Dows vintage por pouco mais de 1000 euros que curiosamente cá em Portugal não se arranja por menos de 1500. Mas tinha muitos outros, e muitos de preço acessível.

                                Comentário


                                  #46
                                  Modéstia à parte, conheço muito razoavelmente todo o mundo ocidental, e como bom português que sou procuro sempre tomar um cafezinho depois das refeições ou logo de manhã, e a verdade é que o nosso café, em média, dá 10-0 a qualquer país.
                                  É claro que se procuramos o topo do topo é normal que países com maior poder de compra e com mais mercado consigam oferecer coisas que por aqui não é fácil. Há sempre mercado para trabalhar o café como quem trabalha vinhos de qualidade, etc. Mas isso são franjas, são nichos de mercado, porque em termos médio ainda estou para encontrar um país onde se beba café tão bom quanto o nosso. Itália e EUA, talvez, vá. Países Nórdicos nem pensar. Na Noruega, por exemplo, aquela malta anda sempre com um copo de café atrás e estão sempre a beberricar daquilo, mesmo no meio de reuniões. Mas a gente vai provar e aquilo é uma espécie de aguadilha de café que cá em Portugal ia logo para trás. O café (o grão) até pode ser de qualidade, não digo que não, mas a forma como o tomam é que não tem nada que ver connosco.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                                    Obvio que tem qualidade. Dos melhores do Mundo. Mas nao podemos comparar o mundo do cafe com o do vinho

                                    Alem que o vinho e produzido em portugal e o cafe vem de fora.

                                    Meu irmao foi ao campeonato do mundo em Seoul na Korea. 60 concorrentes de todo o mundo estavam la. Todos eles tinham patrocionadores, treinadores e um staff por detras.

                                    Meu irmao foi o unico que esteve la sozinho sem equipa. Levou o material todo de Portugal para la e ajudas? poucas ou zero. Porque o cafe hoje em dia em portugal nao tem a mesma forma de trabalhar que tem noutros paises

                                    O publico quer expressos baratos e o monte de pastelarias em todas as ruas ajuda para esse facto. Agora nao me digam que em portugal se bebe o melhor cafe porque isso de facto nao acontece.

                                    Felizmente existem ja algumas roasters em Portugal que compram o Grao e fazem o seu roast. Mas o preco do cafe sobe nesse caso mas para Apreciadores, isso nao interessa. Pagam pela qualidade
                                    O que se paga pouco pode ter a ver com qualidade. Temos dos melhores vinhos do mundo a uma fracção do preço de muitos outros.

                                    O café deve ter o maior custo na logística e lucros de intermediários. O custo de produção é muito baixo.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                      A Le Clos, no aeroporto internacional do Dubai?! Vinhos do Porto, pelo menos, é aos pontapés. Vi lá um Dows vintage por pouco mais de 1000 euros que curiosamente cá em Portugal não se arranja por menos de 1500. Mas tinha muitos outros, e muitos de preço acessível.
                                      Já há algum tempo que lá não passo, mas tinha zero quando visitei. Nem sequer um porto.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                        Modéstia à parte, conheço muito razoavelmente todo o mundo ocidental, e como bom português que sou procuro sempre tomar um cafezinho depois das refeições ou logo de manhã, e a verdade é que o nosso café, em média, dá 10-0 a qualquer país.
                                        É claro que se procuramos o topo do topo é normal que países com maior poder de compra e com mais mercado consigam oferecer coisas que por aqui não é fácil. Há sempre mercado para trabalhar o café como quem trabalha vinhos de qualidade, etc. Mas isso são franjas, são nichos de mercado, porque em termos médio ainda estou para encontrar um país onde se beba café tão bom quanto o nosso. Itália e EUA, talvez, vá. Países Nórdicos nem pensar. Na Noruega, por exemplo, aquela malta anda sempre com um copo de café atrás e estão sempre a beberricar daquilo, mesmo no meio de reuniões. Mas a gente vai provar e aquilo é uma espécie de aguadilha de café que cá em Portugal ia logo para trás. O café (o grão) até pode ser de qualidade, não digo que não, mas a forma como o tomam é que não tem nada que ver connosco.
                                        É isto. Estamos a falar de café comum que se encontra em qualquer esquina e nisso ninguém bate Portugal.

                                        Se estamos a comparar excepções e não a regra, então pode haver muitos bons.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                          É isto. Estamos a falar de café comum que se encontra em qualquer esquina e nisso ninguém bate Portugal.

                                          Se estamos a comparar excepções e não a regra, então pode haver muitos bons.
                                          Nos EUA há lojas de café absolutamente excepcionais. Há uma loja em Brooklin que tem um café qualquer que resulta de um processo muito longo e complexo, em que o café já nem sequer sai em pó, mas sim numa espécie de uma massa com zero de acidez e uma concentração de cafeina brutal. Aquilo toma-se em "tubos de ensaio" de para aí 30ml cada um e são 15 USD por "tubo". Mas lá está, isso são coisas gourmet levadas ao extremo.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Os portugueses têm uma tradição no café muito "estreita" e focada no expresso, analisam tudo o resto em comparação com esta realidade e não se deixam expandir mais os horizontes...há muitas maneiras de preparar café e a portuguesa não é "a certa", há para todos os gostos.

                                            Em 99% dos cafés em Portugal basta pedir um simples cappuccino para quem está a servir ficar a olhar como um burro para um palácio.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                              Os portugueses têm uma tradição no café muito "estreita" e focada no expresso, analisam tudo o resto em comparação com esta realidade e não se deixam expandir mais os horizontes...há muitas maneiras de preparar café e a portuguesa não é "a certa", há para todos os gostos.

                                              Em 99% dos cafés em Portugal basta pedir um simples cappuccino para quem está a servir ficar a olhar como um burro para um palácio.
                                              Claro. Mas isso também não significa que os outros é que são bons. É uma questão cultural. É óbvio que não se pode pedir a um nórdico que beba as quantidades industriais de café que ele bebe sob a forma de bicas. Passavam noites sem dormir e arranjavam um gastrite em 3 tempos!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Por 60 cêntimos não bebem melhor do que Portugal, não bebem nada mesmo, porque em mais nenhum lado são tão baratos

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                  Claro. Mas isso também não significa que os outros é que são bons. É uma questão cultural.
                                                  Exactamente, há que perceber quando não somos nós que estamos bem e os outros mal, simplesmente têm outros gostos. Tambem há máquinas de expresso nos outros países, usam-nas para fazer outras receitas (como cappuccinos), não servem expressos simples porque ninguem pede/gosta.

                                                  Os portugueses são bons na "arte" do expresso, mas praticamente mais nada, o café em Portugal é muito fraco a nivel de variedade. E isto nota-se logo em certas respostas neste topico, quando claramente muita gente subentende a palavra "café" como sinónimo de expresso sem parar para pensar que "café" não é só bicas.
                                                  Editado pela última vez por SRLA; 11 December 2017, 13:28.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                    Já não estou habituado a abrir um tópico destes e não ler que o melhor café é o da Suíça...
                                                    Vai na volta e o Diogo Coelho é o nome do supertrololo e "o que é Português é trampa"....

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                      Por 60 cêntimos não bebem melhor do que Portugal, não bebem nada mesmo, porque em mais nenhum lado são tão baratos
                                                      E estamos a falar de uma diferença brutal... basta ir aqui ao lado a Espanha e o preço é logo mais do dobro...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Para mim é curto e sem açúcar.

                                                        O texto tem uma falha. O café mais curto não tem mais cafeína que uma chávena cheia (pelo contrário). Está sim mais concentrada

                                                        E sim, café para mim é bica. As outras variedades com aromas a tudo e mais alguma coisa, não me dizem nada.


                                                        Cump.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                                          O texto tem uma falha. O café mais curto não tem mais cafeína que uma chávena cheia (pelo contrário). Está sim mais concentrada
                                                          Prepara-te para a discussão da praxe

                                                          Isto também está ligado àquela ideia errada que o café tem mais cafeína se for mais amargo, por isso tuga que é tuga vai ao tasco, bebe café rasca torrado quase até ser cinza e diz que é bom.
                                                          Editado pela última vez por SRLA; 11 December 2017, 14:00.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                            Um verdadeiro apreciador de café bebe café curto, sem açúcar e com os grãos moídos na hora.
                                                            Um verdadeiro apreciador não pode gostar de cafés longos?

                                                            Estas verdades absolutas feitas à medida do nosso espelho...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                              E estamos a falar de uma diferença brutal... basta ir aqui ao lado a Espanha e o preço é logo mais do dobro...
                                                              E se tivermos em conta que o café é dos produtos que mais margem de lucro dão em qualquer café ou pastelaria portugueses, é ver a miséria que é paga aos países produtores!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X