Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viver sozinho

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Bom, acho que já tens algumas opiniões sobre quem já passou e quem nunca passou pelo mesmo, agora é uma questão de avaliares se podes suportar ou não.

    Mas é fácil, vê quanto precisas de pagar de contas na zona onde vais viver, se der saldo positivo, força.

    A escolher, eu procuraria um local próximo do trabalho, parecendo que não mas se puderes dispensar o carro e deslocar-te a pé, é uma boa quantia que poupas por mês!

    Comentário


      #32
      Tendo em conta o sitio onde vives e conseguindo arranjar casas para esses valores de renda dá para viveres, não dá para fazer grandes extravagancias nem vai sobrar muito ao final do mês, mas dá...

      Comentário


        #33
        Um dia vão perceber que o mal necessário desta vida é avançar sozinho e deixar os outros para trás, se os outros nem com ajuda se impõem.

        Faz denúncia do teu pai ( e indica que os outros em casa nada fazem e compactuam) e sai.

        Ambientes venenosos são pior que pobreza.

        Comentário


          #34
          Um user perguntou se fumo. A resposta é não e também não tenho uma vida social muito activa. Saio de vez em quando mas é raro porque os meus amigos mais próximos estão a viver fora do país. Falei na sporttv porque é se calhar o meu grande vício. Gosto muito de ver bola. Mais uns filmes e umas series e vou ocupando grande parte do meu tempo livre dessa forma.

          Comentário


            #35
            Viver sozinho

            Originalmente Colocado por syberbauer10 Ver Post
            Vivo e trabalho em Barcelos e pretendo que continue assim. O meu salário são 730 euros líquidos. As contas que fiz baseadas na situação de um familiar que vive sozinho foram:

            250e renda
            150e agua + lixo + luz + gás + tlf + NET + TV + sporttv
            150e alimentação e manutenção (detergentes , produtos de higiena,etc)
            40e gasolina

            Não gasto nada com tlm pq uso o do trabalho.

            Se assim for, estamos a falar de 590 euros. Sobram 140e para do despesas que possam aparecer.
            Com jeitinho consegues metade desses €150 em contas da casa*, mas como é óbvio sem Sportv (pessoalmente acho um luxo, a não ser que vivas para a bola) e cartão móvel que dizes ter do trabalho.

            *gás e eletricidade é variável mas se somares tudo e fizeres o anual e dividires por 12 deves conseguir os €75/mês, em média.

            Eu com tudo elétrico e duas pessoas gastava num T1 ~€40 de edp (só 3.45 kVa de potência, que para ti sozinho chega) e ~€10 de água.

            Portanto tu sozinho deves conseguir €40/mês ou no máximo €45 em energia e água.

            Depois net TV ja depende, só pago €25,90, mas isso já não consegues sendo novo cliente. Portanto conta com €32/33 para um pacote 3P.

            Em hiper se quase nunca comeres fora e sem grandes luxos consegues na boa orientar-te com €150 (a poupar bem até €100 devem dar).

            Se comeres mais fora gastas menos em hiper, mas claro que gastas mais no geral [emoji4]

            Eu considerava como já disseram as despesas com o carro e fazia o anual de tudo e dividia por 12.

            É preciso ter muita atenção a estas despesas "fantasma" que como são anuais as pessoas não contam no orçamento mensal.

            Ou então falem sempre de tudo em anual, salário e despesas.

            Os subsídios eu nem os considerava para despesas obrigatórias. Ficava para poupança, roupa, saúde ou algum pequeno luxo.

            E mensalmente o ideal é poupares pelo menos €100. Até porque há sempre imprevistos e vai haver meses que és bem capaz de gastar mais do que recebes.

            Os nossos "amigos" carros são não raras vezes os maiores responsáveis por esses meses...

            É pneus, IUCs, IPO, revisões, avarias etc.


            Originalmente Colocado por syberbauer10 Ver Post
            Pago 92 euros de seguro de 3 em 3 meses. Tenho cerca de 1000 euros de lado, por agora. Em relação ao recheio da casa, quero arranjar um apartamento já mobilado para não ter que me preocupar com isso.
            Mesmo com apartamento mobilado era ideal teres mais algum de lado, mas se queres mesmo sair de casa dos pais "que saf0d@".

            Há quem tenha menos de €100 ao fim do mês todos os meses... [emoji849]


            Isso ainda são €368/ano ou ~€31 mês. Não é de todo negligenciável.

            Não é por acaso que muita gente tem mota, gasta-se muito menos dinheiro em despesas correntes.



            Edit:

            Só agora vi o último post, se realmente vives para a bola esquece o que disse. É um pequeno luxo, mas se usufruis e gostas é dinheiro bem empregue.


            Atenção que se tiveres aquecimento (seja a gás ou elétrico) como é óbvio vais gastar bem mais do que eu gastava. Nesse T1 onde vivia antes não precisava de aquecimento, a casa não era fria.
            Editado pela última vez por ClioIIIRS; 25 December 2017, 22:56.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por syberbauer10 Ver Post
              Vivo e trabalho em Barcelos e pretendo que continue assim. O meu salário são 730 euros líquidos. As contas que fiz baseadas na situação de um familiar que vive sozinho foram:

              250e renda
              150e agua + lixo + luz + gás + tlf + NET + TV + sporttv
              150e alimentação e manutenção (detergentes , produtos de higiena,etc)
              40e gasolina

              Não gasto nada com tlm pq uso o do trabalho.

              Se assim for, estamos a falar de 590 euros. Sobram 140e para do despesas que possam aparecer.
              Em Barcelos não tenho dúvidas que consigas viver com o teu ordenado sem problemas. E o meu conselho é: fá-lo o mais rápido possível. Ainda por cima de o ambiente que tens em casa não é o melhor.
              Vivo fora de casa desde que fui para a faculdade e não consigo sequer imaginar ter que voltar para casa dos pais. Só se estivesse mesmo com muitas dificuldades. E não é por o ambiente ser mau, pelo contrário, sempre me dei, e dou, bem com eles.

              Vivo numa cidade que terá +/- o mesmo custo de vida, pago um pouco mais de casa do que isso mas é dividido com a maria, ganho um pouco mais que tu e vivo sem problema nenhum. Ainda poupo sempre 100-200-300€ por mês.

              Não gasto muito em saídas, mas como bastante fora e tenho vícios. Também não me privo de ir ao cinema quando me apetece e uma escapadinha num fds de vez em quando. Sem problema nenhum, vivo bem desafogado.

              Com o carro não tenho grande despesas: é 30-40€ de combustível por mês e ~150€ de seguro por ano.

              Portanto o meu conselho é: enquanto não sais vai juntando um pé de meia, para qualquer imprevisto, e tenta encontrar uma casa boa o suficiente pelo preço mais baixo possível. Quando estiveres preparado, faz a mudança e bem vindo ao mundo dos adultos

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por syberbauer10 Ver Post
                Boa noite.

                Estou a pensar seriamente em sair da casa dos meus pais e encontrar a minha primeira casa. O meu salário é de 730 euros. Estou a pensar alugar um apartamento, de preferencia um t0 que é mais do que suficiente para mim. Gostava que pessoal com mais experiencia me desse uma ideia mais concreta (valores) que terei de fazer face todos meses. A maior extravagância que estou a pensar ter é sporttv de resto sou um gajo simples que não precisa de muito para estar bem.

                Agradeço desde já as respostas e bom natal para todos.

                Poupa o máximo possível enquanto puderes estar com os teus pais. Viver sozinho tem pouca piada a não ser pelo facto de poderes andar em boxers todo o dia pela casa e teres sitio para martelar uma gaja a qualquer hora do dia.

                O melhor enquanto puderes é ficares com os teus pais e poupares o maximo possivel para depois teres um bom pé de meia para algo melhor quando quiseres juntar os trapinhos com alguém. Até lá compensa mais ires dar umas pinocadas de vez em quando para um hotel e ir dando outras no carro. Segue este conselho e daqui a 5 ou 6 anos vais ver que não podias ter feito melhor opção


                Edit: Só li agora que afinal queres sair por problemas com os teus familiares, se é assim contas á vida e força, mas é importante pensar em 2 coisas:

                Se precisares de voltar ele vai receber-te de volta sem problemas?

                As outras pessoas (tua mãe ou irmãos menores por exemplo) ficarão em segurança com a tua saída?
                Editado pela última vez por blakke; 26 December 2017, 00:10.

                Comentário


                  #38
                  A menos que trabalhe há pouco tempo ou ajudes muito em casa, 1000€ de poupança para esse salário líquido parece muito pouco.

                  Por isso das duas uma, ou se verifica umas das situações referidas ou parece-me que vai passar aperto, pois não demonstra muita capacidade de poupança.
                  Editado pela última vez por ponto; 26 December 2017, 04:34.

                  Comentário


                    #39
                    Acho que estas a fugir de um problema, em vez de o enfrentar. O que poderá agravar esse problema familiar, e vais começar a viver no limite do teu salário.
                    Procura ajuda para o teu pai... e depois se não aceitar ser ajudado, faz a tua vida.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por syberbauer10 Ver Post
                      Vivo e trabalho em Barcelos e pretendo que continue assim. O meu salário são 730 euros líquidos. As contas que fiz baseadas na situação de um familiar que vive sozinho foram:

                      250e renda
                      150e agua + lixo + luz + gás + tlf + NET + TV + sporttv
                      150e alimentação e manutenção (detergentes , produtos de higiena,etc)
                      40e gasolina

                      Não gasto nada com tlm pq uso o do trabalho.

                      Se assim for, estamos a falar de 590 euros. Sobram 140e para do despesas que possam aparecer.
                      Se meteres "daquela" sporttv, já poupas mais uns €

                      Comentário


                        #41
                        140€ de sobra é muitooooo pouco, basta teres de ir ao medico , exames , um problema qualquer no carro etc que lá se vao ... Para nao falar da vida social ..

                        Comentário


                          #42
                          Já tinha uma noção do que me esperava e as várias respostas dadas ao tópico ajudaram a deixar as coisas mais claras. Obrigado e continuação de boas festas para todos.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                            eu entendo. o meu tb é alcoolico
                            qd vivia aqui portava-se bem se não ia dormir para o quintal

                            Como entendo esse filme, vai já amanhã e nem que andes à rasca. Isso vai-te atrofiar todo e não tem preço saíres daí.

                            IMAGINO ESSE PROBLEMA DE ALCOOLISMO MAS TEMOS QUE PENSAR NA MÃE DELE ....


                            desculpem a letra grande ....

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                              140€ de sobra é muitooooo pouco, basta teres de ir ao medico , exames , um problema qualquer no carro etc que lá se vao ... Para nao falar da vida social ..
                              Na minha opinião, qualquer valor abaixo de 500€ teóricos de sobra é pouco. 140€ é simplesmente brincar com o fogo.

                              O mínimo dos mínimos seria 250€. Dos 250€ aos 500€ é pouco. A partir dos 500€ permite algum sossego em termos de imprevistos, mas também depende da vida que cada um leva.

                              Comentário


                                #45
                                Também acho que 740 será pouco para essas despesas, porque terás sempre que contar com um percalço, uma despesa inesperada, etc

                                Só para perceberes um pouco como é a vida gostaria de saber se neste momento a viver com os teus pais consegues poupar mais ou menos quanto por mês ????

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por ponto Ver Post
                                  A menos que trabalhe há pouco tempo ou ajudes muito em casa, 1000€ de poupança para esse salário líquido parece muito pouco.

                                  Por isso das duas uma, ou se verifica umas das situações referidas ou parece-me que vai passar aperto, pois não demonstra muita capacidade de poupança.
                                  E então? Eu já tive 3000€ juntos, 2000 para carta pesados, e os outros 1000, já foram. E não houve cá PS4, nem PCs, nem nada do genero. São imprevistos que vão aparecendo. Fases mais apertadas. Em Outubro tive um patrão que deixou de pagar, e até mandou embora o pessoal, 2000€ que ando a berrar. Foi comprada uma 125 (pagar aos soluços) sem conhecimento da situação da empresa.





                                  Mas eu gosto tanto destes topicos, vai aparecendo sempre alguém a dar dicas sobre a carteira dos outros.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                    E então? Eu já tive 3000€ juntos, 2000 para carta pesados, e os outros 1000, já foram. E não houve cá PS4, nem PCs, nem nada do genero. São imprevistos que vão aparecendo. Fases mais apertadas. Em Outubro tive um patrão que deixou de pagar, e até mandou embora o pessoal, 2000€ que ando a berrar. Foi comprada uma 125 (pagar aos soluços) sem conhecimento da situação da empresa.




                                    Mas eu gosto tanto destes topicos, vai aparecendo sempre alguém a dar dicas sobre a carteira dos outros.
                                    diz isto o gajo que não sai de casa da mãe e ainda pensa que é uma obrigação ter de dar algum para despesas da casa...
                                    mais valia estares calado, que tu és o pior exemplo que pode haver...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                      diz isto o gajo que não sai de casa da mãe e ainda pensa que é uma obrigação ter de dar algum para despesas da casa...
                                      mais valia estares calado, que tu és o pior exemplo que pode haver...
                                      Até parece que tens alguma coisa a ver com isso. Estes tópicos são tão engraçados, há sempre alguém a mandar na carteira dos outros

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                        Até parece que tens alguma coisa a ver com isso. Estes tópicos são tão engraçados, há sempre alguém a mandar na carteira dos outros
                                        são engraçados para ti, que és um esbanjador e nem sabe o que quer da vida, nem muito menos sair da casa dos pais, assim também eu...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por ricbarata Ver Post
                                          Também acho que 740 será pouco para essas despesas, porque terás sempre que contar com um percalço, uma despesa inesperada, etc

                                          Só para perceberes um pouco como é a vida gostaria de saber se neste momento a viver com os teus pais consegues poupar mais ou menos quanto por mês ????
                                          Dou 300 euros àinha mãe todos os meses, gasto em gasolina só para me deslocar para o trabalho 60 euros por mês. O resto em teoria é para poupar. Até à pouco tempo poupava para comprar um carro, entretanto poupei para fazer um tratamento de saúde que à muito precisava. Às tantas vou ter mais gastos com a minha saúde entretanto... São de facto as despesas inesperadas que me provocam mais receio porque como já refer não sou um gajo que se meta em muitas despesas.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                            são engraçados para ti, que és um esbanjador e nem sabe o que quer da vida, nem muito menos sair da casa dos pais, assim também eu...
                                            Se ás vezes soubesses da minha ias roubar para me dar.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Bem, há aqui muito pessoal que gosta muito da casa da mamã
                                              O ordenado dele dá pra viver sem problema nenhum numa cidade como Barcelos, basta ter um bocadinho de cabeça

                                              Dizer que é preciso 500€ de sobra pra poder viver sozinho chega a ser insultuoso para as famílias que vivem com esse montante por mês.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Em termos de numeros pode parecer fácil dizer que " sobram 140 euros " .

                                                Mas há sempre qualquer coisa : uma avaria no carro, cano entupido em casa, etc etc.

                                                Infelizmente é viver sempre na linha de água.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  Em termos de numeros pode parecer fácil dizer que " sobram 140 euros " .

                                                  Mas há sempre qualquer coisa : uma avaria no carro, cano entupido em casa, etc etc.

                                                  Infelizmente é viver sempre na linha de água.

                                                  É por isso que o melhor investimento desta vida é ferramentas e acesso à internet...ou um amigo que saiba fazer essas coisas.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                                    E então? Eu já tive 3000€ juntos, 2000 para carta pesados, e os outros 1000, já foram. E não houve cá PS4, nem PCs, nem nada do genero. São imprevistos que vão aparecendo. Fases mais apertadas. Em Outubro tive um patrão que deixou de pagar, e até mandou embora o pessoal, 2000€ que ando a berrar. Foi comprada uma 125 (pagar aos soluços) sem conhecimento da situação da empresa.





                                                    Mas eu gosto tanto destes topicos, vai aparecendo sempre alguém a dar dicas sobre a carteira dos outros.
                                                    Já cá faltava o André Pinto com o seu discurso. Poupa-me.

                                                    Entretanto o user já disse que dá 300 euros à mãe, ao contrário de ti meu esbanjador egoísta.

                                                    Isso ajuda a explicar a pequena poupança, ainda assim acho pouco para quem vive com os pais, ou então trabalha há pouco tempo.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Mustaine Ver Post
                                                      Bem, há aqui muito pessoal que gosta muito da casa da mamã
                                                      O ordenado dele dá pra viver sem problema nenhum numa cidade como Barcelos, basta ter um bocadinho de cabeça

                                                      Dizer que é preciso 500€ de sobra pra poder viver sozinho chega a ser insultuoso para as famílias que vivem com esse montante por mês.
                                                      Se uma pessoa ou família que vive com 500€ por mês é oficialmente considerada pobre, que insulto é esse?

                                                      Quem infelizmente vive com 500€ por mês terá uma taxa de poupança muito baixa e uma incapacidade real em ter acesso a bens essenciais.

                                                      Quem fica com 100€ por mês na carteira não consegue pagar um imprevisto, seja a nível de saúde, educação, carro, etc.

                                                      Daí que, que quem tiver oportunidade de poupar pelo menos 500€ por mês, poderá ter alguma almofada para se poder desenrascar em caso de uma emergência.

                                                      Aqui não se fala de um mundo ideal, mas sim de contas que cada um devia fazer.

                                                      Quem faz contas e tem os seus gastos apontados sabe que todos os meses há sempre um gasto inesperado, nem que seja umas calças e uma camisola para os filhos ou uma conta de luz ou gás mais alta.

                                                      Ou seja, esses teóricos 500€ na realidade não deverão ultrapassar os 400/420€ reais.

                                                      Por isso para quem chega ao fim do mês com uma poupança expectável de 100/150€, o mais provável é acabar quase a zeros.

                                                      Para quem não tem mais nenhuma hipótese infelizmente terá de se sujeitar ao que tem.

                                                      Para quem pode e puder cortar em gastos supérfluos, o valor real de 500€ é um valor mínimo simpático para alguém se precaver de algum gasto imprevisto.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        Em termos de numeros pode parecer fácil dizer que " sobram 140 euros " .

                                                        Mas há sempre qualquer coisa : uma avaria no carro, cano entupido em casa, etc etc.

                                                        Infelizmente é viver sempre na linha de água.
                                                        Não faltam casais que nem isso poupam, principalmente quando metem prestações a comerem a mesa...

                                                        Mais uma vez não deixo de ver neste tópico, certos estigmas típicos de fóruns com uma certa nata da sociedade que gosta de bota-abaixo nos outros.

                                                        Primeiro, o rapaz não vive nem no Porto nem em Lisboa. Portanto, ele não precisa de ir para a estrada dar o corpo para a renda.

                                                        Segundo, podemos viver bem sem estar sempre a nadar na ilusão consumista e sem ter vícios.

                                                        Agora, se ele não tiver uma poupança antes de partir para outra, a coisa torna-se complicada.

                                                        Aqui o problema é a situação familiar que ele tem em mãos. O pai dele precisa de ajuda.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por ponto Ver Post
                                                          Já cá faltava o André Pinto com o seu discurso. Poupa-me.

                                                          Entretanto o user já disse que dá 300 euros à mãe, ao contrário de ti meu esbanjador egoísta.

                                                          Isso ajuda a explicar a pequena poupança, ainda assim acho pouco para quem vive com os pais, ou então trabalha há pouco tempo.
                                                          Se soubesses ás vezes da minha vida ias roubar para me dar

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Em termos de numeros pode parecer fácil dizer que " sobram 140 euros " .

                                                            Mas há sempre qualquer coisa : uma avaria no carro, cano entupido em casa, etc etc.

                                                            Infelizmente é viver sempre na linha de água.
                                                            basta só ficar doente e ter de ficar em casa, mete logo as contas todas viradas do avesso...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                              É por isso que o melhor investimento desta vida é ferramentas e acesso à internet...ou um amigo que saiba fazer essas coisas.
                                                              E um amigo com uma oficina já agora ou com formação em canalizações, porque se não por muito boa que seja a vontade, não temos milagres e há sempre coisas que se pagam nem que seja o material.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X