Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gás propano canalizado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
    Atenção que há 2 tipos de placas elétricas. Indução e outras.

    As de indução são bem caras.
    Acho que toda a gente tem estado a falar das placas de indução.
    As placas de indução já têm preços relativamente baixos, pelo que acho que não se justifica comprar qualquer outro tipo de placa vitrocerâmica.
    As vitrocerâmica (não indução) começam por volta dos 150 €, e as de indução começam por volta dos 250 €. Considerando que quando apareceram no mercado começavam nos 1000€, já desceram muito.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
      Está mais que provado em vários testes que uma placa de indução gasta menos em eletricidade que uma placa a gás natural. Que fará comparar com gás propano.

      Placa de indução é de longe o mais económico. A parte chata é teres de trocar os tachos e panelas todos (têm de ser compativeis com indução).

      Obvio... uma placa a gas não gasta electrecidade

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por MVA Ver Post
        X = Preço por kWh do gás natural = 6,7 centimos
        Y = Preço por kWh da electricidade = 20 centimos
        Z = Preço por kWh do gás propano = 28 centimos
        f = eficiência/rendimento termodinâmico de uma placa de gás natural = 25%
        g = eficiência/rendimento termodinâmico de uma placa de indução = 83%
        h = eficiência/rendimento termodinâmico de uma placa de gás propano = 30%


        Custo de aquecer 1 kWh usando uma placa de gás natural = X/f = 6,7/0,25 = 26,80 centimos
        Custo de aquecer 1 kWh usando uma placa de indução = Y/g = 20/0,83 = 24,09 centimos
        Custo de aquecer 1 kWh usando uma placa de gás propano = Z/h = 28/0,30 = 93,33 centimos

        Menos...

        Os queimadores a gas têm uma eficiencia de 66%

        http://www.meireles.pt/pt/meireles.1...cia.a1578.html

        Esquentadores têm eficiencias de 89% ou mais.

        Tens muito para aprender.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
          Mesmo que seja 34%, fica pouco mais barato que a placa de indução. Mas se tiver tarifa bi-horária, a placa de indução passa novamente a ser mais barata.
          Costumas começar a fazer o jantar às 22 horas?

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
            Costumas começar a fazer o jantar às 22 horas?
            Não, mas há o ciclo semanal em que durante o fim de semana dá para usar a tarifa bi-horária.

            Comentário


              #36
              Voltando ao tema inicial do tópico, os únicos fogões que usam gás propano (que eu conheça) são aqueles industriais, por exemplo, nos restaurantes. Acabam por gastar bem mais do que um fogão normal de gás butano, mas também são muito mais potentes. Um exemplo que eu conheço (precisamente num restaurante) gasta em média 2 garrafas de 45kg por mês...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por AJ2005 Ver Post
                Bom dia,

                Tenho gás propano canalizado (aquelas urbalizações que têm umas botijas gigantes numa espécie de armário junto aos prédios).
                Preciso comprar um novo fogão.
                Não sei que fogões dão para este tipi de gás porque tudo o que vejo é para propano (de botija em casa) ou gás natural canalizado.

                Alguém me sabe dizer se algum destes é compatível com o gás propano canalizado que tenho?

                Butano/Propano usam os mesmos injectores.

                Gás Natural usa outros.

                O antigo gás de cidade usava outros.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                  Fortuna em luz por causa da placa de indução?
                  Só se tiver algum restaurante...
                  Ele que veja bem aonde está a gastar electricidade, porque eu tenho placa de indução, e não gasto nenhuma fortuna em luz. Gasto cerca de 50€ de electricidade por mês, mas tenho dois filhos, e é máquina de louça e roupa sempre a bombarem, mais combinado, mais arca, mais várias TV's, mais forno, etc.
                  xixa só 50€?!!!...roubas ao vizinho a energia?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                    xixa só 50€?!!!...roubas ao vizinho a energia?
                    Afinal fui ver melhor e até gasto menos do que isso. Mas tenho tudo electrodomésticos classe A, e lâmpadas de LED.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                      Mesmo que seja 34%, fica pouco mais barato que a placa de indução. Mas se tiver tarifa bi-horária, a placa de indução passa novamente a ser mais barata.

                      Além disso, acho esse valor do gás natural muito baixo, eu pago 8 cêntimos, o que já torna o valor praticamente igual ao da placa de indução (no caso de ser 34%), há uma diferença de cerca de 1 cêntimo por kwh.

                      Mas só o que se poupa em trabalho, esfregões e detergentes para limpar a placa a gás e o fundo dos tachos, acho que compensa largamente a placa de indução, nem que fosse um bocado mais cara do que o gás.
                      Cozinhas de noite para comer durante o dia?

                      O gás natural tem a vantagem de manter o baixo preço a qualquer hora.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                        Voltando ao tema inicial do tópico, os únicos fogões que usam gás propano (que eu conheça) são aqueles industriais, por exemplo, nos restaurantes. Acabam por gastar bem mais do que um fogão normal de gás butano, mas também são muito mais potentes. Um exemplo que eu conheço (precisamente num restaurante) gasta em média 2 garrafas de 45kg por mês...
                        Qualquer fogãozeco tem injectores gás propano/butano. A placa da treta dos meus pais e a placa vitroceramica que tenho em casa, por exemplo.
                        Tenho 2 garrafas 45kg de propano. Quando uma acaba, troca automaticamente pra outra. Somos 5 numa vivenda a usar o gás para esquentadores e fogões. R/chao está 1 casal e 1º andar um casal com 1 filha. A casa está habitada durante todo o dia, o que faz com que o consumo seja maior do que quem saia para trabalhar e regresse ao final do dia.
                        De inverno cada garrafa dura 1 a 2 meses. De verão dura 3 a 4 meses. Custa o balúrdio de 85 a 90 eur, vai variando.
                        Editado pela última vez por GPLduradouro; 14 March 2018, 16:44.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                          Qualquer fogãozeco tem injectores gás propano/butano. A placa da treta dos meus pais e a placa vitroceramica que tenho em casa, por exemplo.
                          Tenho 2 garrafas 45kg de propano. Quando uma acaba, troca automaticamente pra outra. Somos 5 numa vivenda a usar o gás para esquentadores e fogões. R/chao está 1 casal e 1º andar um casal com 1 filha. A casa está habitada durante todo o dia, o que faz com que o consumo seja maior do que quem saia para trabalhar e regresse ao final do dia.
                          De inverno cada garrafa dura 1 a 2 meses. De verão dura 3 a 4 meses. Custa o balúrdio de 85 a 90 eur, vai variando.
                          Não duvido que sim, mas eu disse "os únicos que usam", não digo que aquelas placas "normais" não possam usar com o redutor de pressão correcto, apenas que ninguém vai usar, porque é menos rentável.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                            Compra mas é um fogão eléctrico e esquece o gás propano, que é caríssimo.
                            Eu nem Mexia na conta da electricidade...

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X