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Metro Lisboa - Linha amarela terminará em Telheiras
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Apesar de eu não concordar nada com estas opções, nas noticias que têm saído têm falhado na divulgação do que se passará a seguir.
Este é apenas o primeiro passo. Notem que com este primeiro passo a linha amarela fica 'desconectada' das linhas azul e vermelha, obrigando sempre a 2 transbordos caso se queiram ir para essas linhas.
O segundo passo, será feito com fundos comunitários do próximo quadro 2021/2027 e consiste em:
- fazer a expansão Telheiras/Pontinha, ligando assim a linha amarela à azul;
- fazer a expansão Aeroporto/Campo Grande, ligando assim a linha amarela à vermelha (o Campo Grande passa a ser uma espécie de hub)
- expandir a linha vermelha até Campo de Ourique, passando pelas Amoreiras.
Para já é isto que está previsto, a nível oficial.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostTransbordos em Londres incomodam menos porque as composições passam com pouco tempo de intervalo.
O metro de Paris está teoricamente organizado para que o tempo necessário em qualquer transbordo seja exactamente o tempo que um passageiro em passo normal leva desde a chegada de uma composição a uma linha até a outra composição noutra linha dessa mesma estação. Outra curiosidade é as estações terem sido pensadas para nunca se estar na cidade a mais de 500m a pé de uma boca de metro.
Em relação à linha circular em Lisboa, se não estou em erro, nos seus primórdios (ou pouco depois) já existiu.
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Originalmente Colocado por MVA Ver Post
O segundo passo, será feito com fundos comunitários do próximo quadro 2021/2027 e consiste em:
- fazer a expansão Telheiras/Pontinha, ligando assim a linha amarela à azul;
- fazer a expansão Aeroporto/Campo Grande, ligando assim a linha amarela à vermelha (o Campo Grande passa a ser uma espécie de hub)
- expandir a linha vermelha até Campo de Ourique, passando pelas Amoreiras.
Para já é isto que está previsto, a nível oficial.
Só não deve chegar a Belém/Restelo, é preciso manter essa zona segregada do resto da confusão (já há turistas suficientes nos pastéis que mais parece uma Apple Store em dia de lançamento do iPhone)
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostAcalmem-se lá.
Aquele já está a fazer juízos de valor... valha-me Santa Maria do dizer mal.
Vejam o mapa, a linha verde passará a ser circular, não vai acabar nada, propriamente dito.É uma alteração, quero querer que isto foi estudado por pessoas com um pouco mais de conhecimento sobre tráfego e transportes do que propriamente "vontade de dificultar a vida às pessoas"
Não obstante, sei bem dos problemas e da queda nos últimos anos da qualidade de serviço do metro. Mas isso é independente do traçado das linhas.
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostAcalmem-se lá.
Aquele já está a fazer juízos de valor... valha-me Santa Maria do dizer mal.
Vejam o mapa, a linha verde passará a ser circular, não vai acabar nada, propriamente dito.É uma alteração, quero querer que isto foi estudado por pessoas com um pouco mais de conhecimento sobre tráfego e transportes do que propriamente "vontade de dificultar a vida às pessoas"
Um grupo de especialistas em transportes ligados ao Técnico e à Nova defendem que esta solução é uma aberração. Eu concordo com estes ultimos.
A nível politico o PS está isolado nesta solução. Todos os outros partidos são contra. O que lhes vale é que o governo é PS, a CML é PS e a administração do metro é PS. Portanto, esta linha circular é o resultado daquilo que parece caracterizar o PS ultimamente, que é o "quero, posso e mando" ou o "todos os outros estão errados e eu sou o unico que estou certo".
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Originalmente Colocado por MVA Ver PostApesar de eu não concordar nada com estas opções, nas noticias que têm saído têm falhado na divulgação do que se passará a seguir.
Este é apenas o primeiro passo. Notem que com este primeiro passo a linha amarela fica 'desconectada' das linhas azul e vermelha, obrigando sempre a 2 transbordos caso se queiram ir para essas linhas.
O segundo passo, será feito com fundos comunitários do próximo quadro 2021/2027 e consiste em:
- fazer a expansão Telheiras/Pontinha, ligando assim a linha amarela à azul;
- fazer a expansão Aeroporto/Campo Grande, ligando assim a linha amarela à vermelha (o Campo Grande passa a ser uma espécie de hub)
- expandir a linha vermelha até Campo de Ourique, passando pelas Amoreiras.
Para já é isto que está previsto, a nível oficial.
- Fechar aquele pequeno percurso entre Telheiras e Pontinha/Carnide
- Ligar o aeroporto ao Campo Grande ou mesmo ao Lumiar/Ameixoeira (acredito que esta demore por não quererem mexer muito mais no Aeroporto)
- Expandir a linha vermelha além de S. Sebastião, pelo menos até Alcântara (para não dizer Ajuda/Belém), passando pelas Amoreiras (provavelmente mais complicada)
Ou seja, o importante é construir estes percursos que faltam, a questão de serem linhas circulares ou não... Não me parece relevante.
Para mim até se podiam cortar certas estações no centro da cidade, para melhorar os tempos de percurso... P.e., na linha verde há demasiadas paragens na Almirante Reis, nem sei se Arroios devia reabrir, podiam ter aproveitado o embalo para fechar de vez e fechar também no Intendente. Acho sinceramente (sem qualquer estudo que o suporte) que Martim Moniz, Anjos e Alameda serviriam.
Por outro lado, em relação às alterações que já estão decididas e prestes a avançar, também me custa um pouco a entender porque motivo se fecha do Rato ao Cais de Sodré, em vez de se aproveitar a oportunidade para expandir por esse lado até Alcântara. Ou seja, seria qualquer coisa tipo Rato - Estrela ou Infante Santo - Alcântara Terra, não necessariamente fechando com uma paragem em Santos (há o comboio). Da mesma forma, ao permitir a construção de um novo hospital privado entre Alcântara Mar e Alcântara Terra, perdeu-se a oportunidade de finalmente de aproximar as 2 estações e criar ali um hub que poderia ser muito importante.
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Originalmente Colocado por pjota Ver PostIsso é que é vontade.
Originalmente Colocado por MVA Ver PostCuriosamente, são pouquíssimos os especialistas em transportes que defendem esta solução.
Um grupo de especialistas em transportes ligados ao Técnico e à Nova defendem que esta solução é uma aberração. Eu concordo com estes ultimos.
A nível politico o PS está isolado nesta solução. Todos os outros partidos são contra. O que lhes vale é que o governo é PS, a CML é PS e a administração do metro é PS. Portanto, esta linha circular é o resultado daquilo que parece caracterizar o PS ultimamente, que é o "quero, posso e mando" ou o "todos os outros estão errados e eu sou o unico que estou certo".
Quanto à questão política, acredito que seja um problema.
Isto é algo que afecta a nível profundo toda a cidade, deveria ser aberto o debate, e haver mais soluções em cima da mesa, sem dúvida.
Reduzir esta questão ao "agora tenho que fazer mais um transbordo, que vergonha" é que sou contra, só isso, pois isso por si só não diz nada da solução.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostTEm relação à linha circular em Lisboa, se não estou em erro, nos seus primórdios (ou pouco depois) já existiu.Editado pela última vez por Jbranco; 15 March 2018, 10:32.
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