Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual o maior defeito do português /da portuguesa? E a maior virtude?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Somos um Povo mesquinho e avarento. E desrespeitador do próximo e regras de sociedade.

    No que é que somos bons? Na comida. Mas nada daquelas coisas gourmet e estrelas Bibbedum...
    Discordo de sermos desrespeitadores num âmbito mundial estaremos bem acima da média.
    Temos pouco sentido cívico se calhar comparando com o Norte da Europa, mas e o resto?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por PePa Ver Post
      Discordo de sermos desrespeitadores num âmbito mundial estaremos bem acima da média.
      Temos pouco sentido cívico se calhar comparando com o Norte da Europa, mas e o resto?
      Confunde-se simpatia com respeito ou civismo.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Tux Ver Post
        As fabricas tem prazos curtos devido os gestores de trampa que estão lá dentro sentadinhos.
        Estipulam prazos sem consultar a linha de montagem, e depois dá nisso.
        Sei do que falo pois já trabalhei numa assim. Estávamos a produzir um material para entregar e já estavam a chover pedidos para adicionar mais produção.
        Alguns se fossem consultar a linha de montagem eles diziam que era para o mês que vem.

        Os líderes são ensinados que quanto mais dão a mão, mais lhes puxam o braço.

        É preciso é que cheguem a meio termo.

        Comentário


          #34
          Disse uma vez um estudioso dos comportamentos que o grande traço transversal aos portugueses era... a inveja.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por PAFFY Ver Post
            Alguns se fossem consultar a linha de montagem eles diziam que era para o mês que vem.

            Os líderes são ensinados que quanto mais dão a mão, mais lhes puxam o braço.

            É preciso é que cheguem a meio termo.
            Concordo, mas não lhes ocorre que se tratarem os funcionários com desconfiança, nunca terá a confiança deles e tudo o que de bom vem daí.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
              Disse uma vez um estudioso dos comportamentos que o grande traço transversal aos portugueses era... a inveja.
              Mais típico é o gajo que acha que os outros têm inveja dele, basta ver os Facebooks e as frases "indirectas" ridículas dedicadas aos "haters".
              Normalmente é quem mais sente inveja pelos outros.

              Comentário


                #37
                Além de muitas das coisas que já disseram, o português é um povo muito fechado e desconfiado.

                Tentem lá vender qualquer coisa online e vão comprovar o que eu digo. Aliás Portugal é dos países desenvolvidos com mais resistência às compras online, o que só comprova isso mesmo.

                Mas não é só online. De uma forma geral, o português (genericamente falando) tem a mania que os outros são todos aldrabões.

                É um dos motivos pelos quais, por exemplo, as vizinhanças nunca são grande coisa em Portugal. Já morei em alguns países e dava-me bem com muitos vizinhos, alguns dos quais inclusive fiz grandes amizades. Em PT moro num prédio com 50 apartamentos e devo conhecer uns 2 ou 3 vizinhos razoavelmente bem. A maior parte deles diz Olá, bom dia e vai à sua vida.

                Comentário


                  #38
                  Não somos perfeitos.

                  Mas no geral, o nosso povo está entre os melhores do mundo.

                  E isto vê-se em vários indicadores, por algum motivo somos o país continental mais seguro do mundo...e não é por nos faltar testosterona para andarmos todos à batatada, nem por sermos resmungões, desconfiados ou invejosos, é mesmo porque como povo, temos dignidade e valores colectivos que hoje em dia estão em extinção.

                  A "nossa gente" é o melhor que temos. O meu medo é que com tanta publicidade a "nossa gente" vá desaparecendo e daqui a 50 anos sejamos mais uma França, Alemanha ou Reino Unido.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                    Além de muitas das coisas que já disseram, o português é um povo muito fechado e desconfiado.

                    Tentem lá vender qualquer coisa online e vão comprovar o que eu digo. Aliás Portugal é dos países desenvolvidos com mais resistência às compras online, o que só comprova isso mesmo.

                    Mas não é só online. De uma forma geral, o português (genericamente falando) tem a mania que os outros são todos aldrabões.

                    É um dos motivos pelos quais, por exemplo, as vizinhanças nunca são grande coisa em Portugal. Já morei em alguns países e dava-me bem com muitos vizinhos, alguns dos quais inclusive fiz grandes amizades. Em PT moro num prédio com 50 apartamentos e devo conhecer uns 2 ou 3 vizinhos razoavelmente bem. A maior parte deles diz Olá, bom dia e vai à sua vida.
                    Concordo, o chico-espertismo leva à desconfiança e negativismo, é pescadinha de rabo na boca.

                    P.S. Apesar disto tudo gosto de "nós", as qualidades são boas e humanas. Somos quentes e afectuosos.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                      Além de muitas das coisas que já disseram, o português é um povo muito fechado e desconfiado.

                      Tentem lá vender qualquer coisa online e vão comprovar o que eu digo. Aliás Portugal é dos países desenvolvidos com mais resistência às compras online, o que só comprova isso mesmo.

                      Mas não é só online. De uma forma geral, o português (genericamente falando) tem a mania que os outros são todos aldrabões.

                      É um dos motivos pelos quais, por exemplo, as vizinhanças nunca são grande coisa em Portugal. Já morei em alguns países e dava-me bem com muitos vizinhos, alguns dos quais inclusive fiz grandes amizades. Em PT moro num prédio com 50 apartamentos e devo conhecer uns 2 ou 3 vizinhos razoavelmente bem. A maior parte deles diz Olá, bom dia e vai à sua vida.
                      Apontar o facto de não conheceres a vizinhança um problema de Portugal?

                      É amplamente sabido que maior parte dos países da Europa são bem mais frios e fechados com outras pessoas que nós.

                      Comentário


                        #41
                        Falta de visão a longo prazo, o que leva a corrupção ("bora encher os bolsos enquanto posso") e ao caso da thread das rendas (centralizar todo o emprego nacional na capital quando no resto da europa só os ricos vivem na capital...deslocalizar emprego e transportes publicos não...tá quieto).

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por PAFFY Ver Post
                          Apontar o facto de não conheceres a vizinhança um problema de Portugal?

                          É amplamente sabido que maior parte dos países da Europa são bem mais frios e fechados com outras pessoas que nós.
                          Europa norte (escandinavos) podem ser mais fechados, não conheço.

                          Na Europa mais central (Alemanhas, Holandas etc) podem ser frios mas ao mesmo tempo são mais pragmáticos, é mais fácil meter conversa com um estranho, fruto de serem menos desconfiados.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por PAFFY Ver Post
                            Apontar o facto de não conheceres a vizinhança um problema de Portugal?

                            É amplamente sabido que maior parte dos países da Europa são bem mais frios e fechados com outras pessoas que nós.

                            Não disse que era um problema. Disse que, por exemplo, isto acontecia como consequência de sermos desconfiados.

                            - Em outros países tu tens 50 vizinhos. Dás-te bem com todos. Se algum dia tiveres razão para desconfiar de um deles, cortas o relacionamento.

                            - Em Portugal, tu tens 50 vizinhos. Não falas com ninguém. Se depois de 5 anos achares que alguém merece a tua confiança, começas a falar.


                            basicamente, é assim que o português funciona. Exagerado, como é óbvio.

                            Comentário


                              #44
                              No Norte é diferente. Até no Porto (estava 2 meses num sitio por ano) e conhecia toda a gente do predio e no tasco...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por MartinsTM Ver Post
                                Não somos perfeitos.

                                Mas no geral, o nosso povo está entre os melhores do mundo.

                                E isto vê-se em vários indicadores, por algum motivo somos o país continental mais seguro do mundo...e não é por nos faltar testosterona para andarmos todos à batatada, nem por sermos resmungões, desconfiados ou invejosos, é mesmo porque como povo, temos dignidade e valores colectivos que hoje em dia estão em extinção.

                                A "nossa gente" é o melhor que temos. O meu medo é que com tanta publicidade a "nossa gente" vá desaparecendo e daqui a 50 anos sejamos mais uma França, Alemanha ou Reino Unido.
                                Bis.

                                Por mim, tenho duas observações a fazer.

                                Somos anarquistas, variante de boca pequena. Temos um ódio arreigado à autoridade, e resmordemos entre dentes "Oh p'ra ele a dar ordens, espera aí que já te lixas". Paradoxalmente, se alguém tiver autoridade suficiente para se nos impor convincentemente, acatamos de bom grado. (Mais ou menos )

                                Somos optimistas. Daqueles que acham que no último dia ainda vai dar, que o espaço dá para a ultrapassagem ... por vezes corre mal

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                  No Norte é diferente. Até no Porto (estava 2 meses num sitio por ano) e conhecia toda a gente do predio e no tasco...

                                  eu moro no Norte e não vejo nada disso.
                                  Não é que as pessoas sejam antipáticas, mas são "burocráticas".

                                  É bom dia, boa tarde e pouco mais. Qualquer tentativa de conversa mais aprofundada não vai muito longe, a não ser que o tema seja reclamar do condomínio

                                  Mas também posso ser eu que tenho azar com a vizinhança

                                  Comentário


                                    #47
                                    Poderia falar alguma coisa sobre isto, dado que não nasci em Portugal, e cheguei cá com 20 anos.

                                    Para começar, achei uma
                                    diferença notória entre as pessoas que nasceram antes e depois de 1975 (mais ou menos).

                                    Começan
                                    do com o grupo de nascimento posterior a 1975, o que mais me chamou a atenção foi a hospitalidade, a ideia e estares a tratar com um grupo empregados de bom nível, ou um grupo de monges, enfermeiros, algo assim.

                                    Pela negativa, e não me parece algo propriamente negativo, é a sensação e estar a li
                                    dar com gente que não tem muita ideia do seu potencial. Há uma identidade meio esquecida, ou falta de se reencontrar...

                                    A impressão geral foi mais positiva
                                    do que esperava. Fica uma ideia de gente que nasceu para ser prestável aos comandos do que é solicitado.

                                    Em relação aos anteriores a 1975, em media, achei mais um espírito fechado, umas vezes nostálgico, outras vezes, tacanho.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Reanimo aqui este tópico para pôr um vídeo que fiz estes dias com um mau exemplo dado pelo nosso próprio PM de algo que é tipicamente português. Eu presencio situações destas com tanta, mas tanta frequência!!

                                      https://youtu.be/Kwe0_b14gAk

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X