Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Agricultura biológica: a horta lá de casa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Agricultura biológica: a horta lá de casa

    Bom dia malta!

    Sei que já existe um tópico semelhante, mas penso que este acaba por se distinguir um pouco. Crio isto na esperança de aprender mais sobre este assunto agora que me estou a introduzir neste mundo.

    Pois é, estou nesta fase a terminar de preparar o terreno para começar a plantar produtos completamente naturais, sem qualquer tipo de químicos.

    São cerca de 45 m2 que deram muito trabalho a cavar, quer por causa dos detritos da obra de construção da casa, quer por presença massiva de ervas daninhas e montes de vegetação selvagem. Para garantir que tirava o máximo de raízes possível, tive que cavar bem fundo, e fui encontrando algumas relíquias arqueológicas - incluindo paralelos, garrafas, vidros e um anel de ouro!

    Para a semana devemos começar no processo de plantação!
    Iremos dividir o terreno em 4 lotes, para separar produtos competitivos e também para ir fazendo descansar a terra com o passar do tempo.
    Vamos circundar a horta de aromáticas e provavelmente colocaremos roseiras porque são uma boa forma de detectar precocemente algumas doenças ou pragas.

    Fico a aguardar as vossas experiências e sugestões!

    #2
    Interessante. Vai metendo fotos ;)

    Comentário


      #3
      Excelente!

      Uma das motivações para futuramente vir a ter uma moradia passaria exactamente por aí: poder cultivar de forma biológica.

      A agricultura biológica tem uma parte algo romântica associada. E digo romântica no sentido de ser muito mais complicado cultivar de forma biológica.

      Uma vez em conversa com um técnico na área dizia precisamente isso: para quem vive economicamente da agricultura é um desafio enorme. O tipo de conhecimento envolvido é extremamente complexo. Na agricultura tradicional sempre que aparece um desafio existe uma solução... na biológica ele não saberia o que fazer.

      Portanto para consumo próprio o que isto significa é que terás menos rendimento, terás de partilhar as culturas com algumas pragas, menor desenvolvimento de algumas espécies, etc. Em compensação... tens tudo o resto: nada de químicos.

      Força nisso.

      Comentário


        #4
        Pergunta chave: o terreno também é biológico? Já foi totalmente analisado e está livre de químicos nocivos?

        Comentário


          #5
          Essa pergunta é tudo menos chave. Não tenho interesse em ser certificado, apenas em não adicionar químicos, o que já é muito bom. Sendo que o terreno está virgem há talvez 10 anos.
          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
          Excelente!

          Uma das motivações para futuramente vir a ter uma moradia passaria exactamente por aí: poder cultivar de forma biológica.

          A agricultura biológica tem uma parte algo romântica associada. E digo romântica no sentido de ser muito mais complicado cultivar de forma biológica.

          Uma vez em conversa com um técnico na área dizia precisamente isso: para quem vive economicamente da agricultura é um desafio enorme. O tipo de conhecimento envolvido é extremamente complexo. Na agricultura tradicional sempre que aparece um desafio existe uma solução... na biológica ele não saberia o que fazer.

          Portanto para consumo próprio o que isto significa é que terás menos rendimento, terás de partilhar as culturas com algumas pragas, menor desenvolvimento de algumas espécies, etc. Em compensação... tens tudo o resto: nada de químicos.

          Força nisso.

          Ainda não cheguei a essa fase, mas estar a comer algo que foi cultivado por nós e pelos nossos filhos deve ser reconfortante.

          A ver se posto aqui umas fotos do estado do terreno antes e agora.

          Comentário


            #6
            eu cheguei a ter em casa dos meus pais 120 árvores de fruta de variadíssimas espécies, incluindo árvores tão distintas como 1 cerejeira, diospireiros, 1 castanheiro e 1 abacateiro. quando era pequenito, chegou-se a plantar tremoços! sinto falta desses dias, mas o trabalho era árduo. excluí ainda uvas brancas e pretas, um relvado e uma horta. eram 1200m2 de terreno com a casa e os anexos, além do galinheiro, onde tivemos, perús, patos, galinhas, coelhos. até ovos de pata comíamos e eu ainda vendia fruta, legumes e ovos à porta de casa no verão! agora em apartamentos e com filhas pequenas só cultivo o que vou buscar ao supermercado. além do mais, a minha mulher não gosta de nada do que é caseiro, sejam ovos ou frango.

            Comentário


              #7
              tinha 10 cerejeiras, morreram todas por causa do silvado
              no domingo cortei as silvas e as cerejeiras
              fiquei com uma que dá cerejas boas, mas vou cortar. tem que vir cá um homem com uma motoserra
              plantar umas 4
              o resto lá se vê
              couves ...sei lá
              mas tenho um quintal até espaçoso

              Comentário


                #8
                o meu também tem sacos de plástico, roupa (!), ferros, latas de sumo, garrafas...
                nem sei como se limpa isso!
                queimar é que não sei se ainda se pode...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                  Essa pergunta é tudo menos chave. Não tenho interesse em ser certificado, apenas em não adicionar químicos, o que já é muito bom. Sendo que o terreno está virgem há talvez 10 anos.
                  Ainda não cheguei a essa fase, mas estar a comer algo que foi cultivado por nós e pelos nossos filhos deve ser reconfortante.

                  A ver se posto aqui umas fotos do estado do terreno antes e agora.
                  Pensei que quisesses produzir hortícolas isentos de químicos.

                  Comentário


                    #10
                    O pior é mesmo cavar a terra à enxada

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por afc Ver Post
                      O pior é mesmo cavar a terra à enxada
                      Isso depende sempre do ponto de vista.

                      Ainda há-de vir o dia em que o pessoal vai cavar com Personal Trainers... desde que vi pessoal a pagar para ir à azeitona...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                        Isso depende sempre do ponto de vista.

                        Ainda há-de vir o dia em que o pessoal vai cavar com Personal Trainers... desde que vi pessoal a pagar para ir à azeitona...

                        Eu disponibilizo o espaço !

                        Comentário


                          #13
                          Agricultura biológica: a horta lá de casa

                          Aproveito o tópico

                          Para plantar manjericão, coentros, etc em vasos numa varanda de um apartamento. Como se faz?

                          É colocar os vasos do supermercado num vaso maior com terra?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por afc Ver Post
                            Eu disponibilizo o espaço !
                            Farto-me de brincar com isso. Aos meus amigos que andam no ginásio eu digo-lhes que faço agro-ginástica!!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                              eu cheguei a ter em casa dos meus pais 120 árvores de fruta de variadíssimas espécies, incluindo árvores tão distintas como 1 cerejeira, diospireiros, 1 castanheiro e 1 abacateiro. quando era pequenito, chegou-se a plantar tremoços! sinto falta desses dias, mas o trabalho era árduo. excluí ainda uvas brancas e pretas, um relvado e uma horta. eram 1200m2 de terreno com a casa e os anexos, além do galinheiro, onde tivemos, perús, patos, galinhas, coelhos. até ovos de pata comíamos e eu ainda vendia fruta, legumes e ovos à porta de casa no verão! agora em apartamentos e com filhas pequenas só cultivo o que vou buscar ao supermercado. além do mais, a minha mulher não gosta de nada do que é caseiro, sejam ovos ou frango.
                              #modo brasileiro on#

                              Pelo menos o pinto é caseiro.

                              #modo brasileiro off#

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por afc Ver Post
                                O pior é mesmo cavar a terra à enxada
                                Espero bem que sim... Ainda agora estive a tentar arrancar os pilares de um muro que tinha caído.

                                Já não me chegava ter que partir a terra, ainda tive que andar ali com força bruta para tirar penedos e pilares de betão...

                                Mas é um bom workout, sem dúvida.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu há cerca de 8 anos que tenho uma dessas hortas na minha vivenda. É de facto muito agradável colher a nossa própria comida, e saber que não tem pesticidas. E a agro-ginásica ao fim do dia ajuda a fazer exercício e a relaxar.

                                  Mas nem tudo são rosas. Dá muito trabalho e vais ter muitas desilusões, pois sem usar químicos vais ter ataques de lesmas, caracóis e outros rastejantes, pulgões, lagartas e o pior de tudo: fungos. Não é fácil fazer agricultura biológica. E vais ter também que fertilizar a terra, caso contrário, os vegetais não vão crescer.

                                  Quanto ao que semear/plantar, as espécies onde tive mais sucesso foram: tomate, alface, morangos, favas, ervilhas, espinafres e feijão verde. Tentei várias vezes couve flor e bróculos, sempre sem sucesso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    É sempre possível usar alguns produtos antifungicos, como o sulfato de cobre e o enxofre. Há algumas argilas e bicarbonatos disponíveis do mercado e totalmente aprovados para agricultura bio. Sempre são ajudas. Mas, com dizem, é muito mais exigente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tenho algumas coisas plantadas. O melhor jogo q tem saído são couves, rúcula e coisas assim. Já deu alguns morangos mas mto amargos.

                                      A minha especialidade é deves e relva e regar já agora. A minha mulher é q trata da horta. Qdo é preciso força para arrancar coisas é q entro eu.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Em tempos também tive horta na casa de férias (quando lá ia regularmente), o que se dava melhor eram as alfaces, cebolas, tomates, couve galega, feijão, favas, rucula, nabiça, orégão, beterraba e pouco mais(assim do mais vulgar), o que nunca pegou foi a melancia/melão e os bróculos. Batatas também davam algumas é bem boas.

                                        Para tratamento de pragas(piolhos, lagartas caracóis ) eu usava água com sabão (natural) era muito eficaz.

                                        Para quem gosta de esparregado aconselho a plantar almeirão, é mesmo muito bom. A folha é rija e dá algum trabalho mas para mim, não se compara ao espinafre.

                                        Aqui no terraço, ou melhor, no da namorada, apenas tenho um quadrado de 80x80cm e cultiva se pouco, tem apenas rúcula e canónigos.

                                        É um bom hobby mas é preciso gostar porque facilmente se torna desmotivante

                                        Comentário


                                          #21
                                          Há mudanças de mentalidades criticáveis, outras positivas. Há uns anos, quem andasse a fazer hortas junto à vivenda era agricultor no seu sentido mais pejorativo. Hoje é "chique", com a cereja biológica no topo do bolo! Mas ainda bem que assim é!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu comecei a tentar mas não tenho tido muitas alegrias....
                                            Consegui meia dúzia de rabanetes (ou caganetes, como diz o meu filho de 3 anos), hortelã à 5a tentativa, erva príncipe, alho francês e as sementes de tomate começaram a brotar. Coentros não consigo (os gatos do vizinho arrancam as mudas) e manjericão também não está fácil. Tenho uns 90m2 de terra no lado sul da casa, em solo muito arenoso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                                              Em tempos também tive horta na casa de férias (quando lá ia regularmente), o que se dava melhor eram as alfaces, cebolas, tomates, couve galega, feijão, favas, rucula, nabiça, orégão, beterraba e pouco mais(assim do mais vulgar), o que nunca pegou foi a melancia/melão e os bróculos. Batatas também davam algumas é bem boas.

                                              Para tratamento de pragas(piolhos, lagartas caracóis ) eu usava água com sabão (natural) era muito eficaz.

                                              Para quem gosta de esparregado aconselho a plantar almeirão, é mesmo muito bom. A folha é rija e dá algum trabalho mas para mim, não se compara ao espinafre.

                                              Aqui no terraço, ou melhor, no da namorada, apenas tenho um quadrado de 80x80cm e cultiva se pouco, tem apenas rúcula e canónigos.

                                              É um bom hobby mas é preciso gostar porque facilmente se torna desmotivante
                                              E no terraço, como plantar coentros num vaso?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
                                                E no terraço, como plantar coentros num vaso?
                                                Terra preta com muita matéria orgânica, muita luz mas pouco sol directo. Os coentros gostam muito de água, a terra tem de estar húmida (não encharcada).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Como fertilizante natural faz e utiliza chrume de urtiga.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Cá por casa, desde couve a bróculos, batatas, cebolas, ervas aromáticas, espargos, morangos, mirtilos e amoras, tomates, pimentos e favas.
                                                    Temos o plus de produzir humus, muitas minhocas a colaborar no reaproveitamento dos "subprodutos" das galinhas, ovelhas e cavalos.

                                                    É uma tarefa muito recompensadora, árdua, mas é com a combinação de culturas e outras plantações secundárias que controlamos pragas.

                                                    Sugiro, desde logo, um compostor.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tentei batatas: depois de as apanhar ficaram verdes =» lixo
                                                      Tentei couves: Ganharam tanto bicho que até faziam casulo nas paredes da casa.
                                                      Tentei melancias: Nem chegaram a nascer. Idem para as cenouras.
                                                      Tive pessegueiros: Os bichos adoraram.
                                                      Tive uma pereira: em 15 anos só deu pêras que se vissem, uma vez.
                                                      Tive duas cerejeiras: durante 1/2 dúzia de anos comi belas cerejas. Os pardais não deviam conhecer aquele fruto mas, a partir do momento em que descobriram que aquilo era comestivel, numa mais tive ordem de comer nenhuma. Começavam a comê-las ainda verdes. Nem fitas brilhantes, nem CDs pendurados, nem espantalhos os demoviam.

                                                      Agora tenho 2 laranjeiras, 2 tangerineiras, um limoeiro e o resto do quintal semeado de cimento. Há por ali uns vasos com flores e outros com ervas aromáticas.

                                                      Finalmente encontrei a tranquilidade.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Houve aí falhas no processo de cultivo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já tenho compostor, oferta do município. Uma excelente iniciativa, diga-se.

                                                          Obrigado pela partilha.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                            Terra preta com muita matéria orgânica, muita luz mas pouco sol directo. Os coentros gostam muito de água, a terra tem de estar húmida (não encharcada).
                                                            Numa varanda não é fácil não ter sol directo

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X