Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Processo de Bolonha: Doutores e Engenheiros a Nú

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    citação:Originalmente colocada por primus

    boas civil no isep tem 5 anos 3+2 porque nao aderiu para ja ao bolonha. para ja ainda nao se sabe nada dos mestrados no isep pois estao em negociaçoes. tenho muitos engenheiros que nunca percisaram da ordem e dizem que so serve para pagar as cotas so interessa pertencer a ordem se for para trabalhar em cargos publicos.
    eng mecanica esta a ser alvo de um processo de acreditaçao por parte da ordem.
    darth vader nao te preocupes pois mesmo que nao de para fazeres o mestrado aqui no isep podes sempre ir para a feup ou outras para fazeres os restantes anos, mas quando chegares ao terceiro penso que o isep ja vai estar acreditado na ordem se tiveres duvidas fala com alguem de mecanica do isep que o povo explica-te.
    ok;)

    Comentário


      #62
      citação:Originalmente colocada por jomaso

      Eu acho que o problema mesmo é aqueles que como eu têm uma licenciatura de 5 anos e que a curto prazo vão ter colegas com a mesma "licenciatura" de 3 anos....
      É como o problema dos licenciados "enganados" (aqueles que escolheram tal curso porque... sim!! e porque talvez tinha muitas gajas!!), não arranjarem emprego nessa área, tirarem uma pós-graduação e passarem a exercer outra função completamente diferente... e ganharem tão mal (pela inexperiencia) que f***m as hipoteses dos outros que já cá andam há 10 anos!! e ainda vêm com o "rei na barriga"...

      Passa-se nas pós-graduações de Higiene e Segurança...

      Comentário


        #63
        Foliv é ao contrario, o que nunca teve equivalencia lá fora era a licenciatura.

        O titulo internacional BACHELOR, era equivalente ao bacharel antigo, e vai ser equivalente a nova licenciatura.

        Comentário


          #64
          citação:Originalmente colocada por primus

          darth vader nao te preocupes pois mesmo que nao de para fazeres o mestrado aqui no isep podes sempre ir para a feup ou outras para fazeres os restantes anos, mas quando chegares ao terceiro penso que o isep ja vai estar acreditado na ordem se tiveres duvidas fala com alguem de mecanica do isep que o povo explica-te.
          Acreditarem um curso com 3 anos? [xx(]

          Ainda para mais dum Politécnico?

          Duvido muuuuito que isso aconteça.

          Comentário


            #65
            é possivel ei tirar o mestrado na feup?como faço para isso?

            Comentário


              #66
              darth vader

              Para quem tirou licenciaturas PRÈ bolonha, os mestrados são com sempre foram:
              - ter uma licenciatura reconhecida na area a que te propoes
              - licenciatura concluida com no minimo 14 valores

              os novos mestrados integrados são apenas para quem vai entrar agora em bolonha, ou para quem está ainda a estudar na licenciatura antiga e prentede mudar para bolonha.
              Nestes casos o mestrado é obrigatorio para reconhecimento de habilitação nas ordens, e o igresso no mestrado é automatico.

              Comentário


                #67
                citação:Originalmente colocada por Foliv

                não confundam o TITULO ACADEMICO com a HABILITAÇÂO!!!!

                OS novos licenciados (3 anos ) de titulo internacional BACHELOR tem rigorosamente a mesma formação que os antigos liceiciados, os curriculos são os mesmos.... on atingos bachareis portugueses é que não tinham nenhuma habilitação de jeito em termos curriculares, daí que os novos licenciados ( bachelors) de bachareis não tem nada, são tão licenciados quanto os antigos em termos de habilitação e curriculo, so que é dada em 3 em vez dos antigos 4 anos...

                O que desaparece definitivamente do mapa são os baicharelatos portugueses bem como os seus curriculos, estes continuam isuficientes e como tal não terão equivalencia á licenciatura ( BACHELOR) de bolonha..

                Lembrem-se, anos a menos não implicam formação a menos, as novas licenciaturas de 3 são iguais ás de 4 anos antigas. A catga horaria aumentou, e os trabalhos tambem para compeçar o ano a menos.



                PS: isto não se aplica ás engªs estas continuma com 5 anos, 3+2 obrigatorios, e precisamente por o mesmtrado ser obrigatorio não vão pagar mais propina por isso, o valor de propina nos mestrados integrados é igual ao da licenciatura.


                Cuidado cas palavras!
                Olhe q ofende mtos milhares de profissionais q construiram a pca industria q temos, e q projectaram mtas "obras".

                Comentário


                  #68
                  citação:Originalmente colocada por Nuno_Cabral

                  Passei para o segundo ano de civil, o segundo de 5, agora vai entrar o tratado de bolonha e ainda nao percebi nada.

                  Creio que vou ter 16 cadeiras este ano.

                  Antes o bracharelato tinha 3 anos, e nao servia para nada, agora nao existe, e passa a ser apelidado de licenciatura.

                  a licenciatura tinha 5 anos, agora passa a ser apelidada de mestrado.

                  Enfim, ainda nao percebi mta coisa.

                  se alguem tiver alguma informaçao a mais, agradecia.
                  estudas onde?

                  tb estou no mesmo curso mas na minha faculdade e já ao abrigo de bolonha apenas terei mais 1 cadeira este ano...o que perfaz 11 no total!

                  no ultimo ano terei 8 cadeiras mais a tese de mestrado!

                  Na minha opinião, os alunos são os mais beneficiados no meio deste processo. Os professores e toda a estrutura administritativa das escolas e ministério tem sido uma mudança trabalhosa...

                  Comentário


                    #69
                    citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                    citação:Originalmente colocada por primus

                    boas civil no isep tem 5 anos 3+2 porque nao aderiu para ja ao bolonha. para ja ainda nao se sabe nada dos mestrados no isep pois estao em negociaçoes. tenho muitos engenheiros que nunca percisaram da ordem e dizem que so serve para pagar as cotas so interessa pertencer a ordem se for para trabalhar em cargos publicos.
                    eng mecanica esta a ser alvo de um processo de acreditaçao por parte da ordem.
                    darth vader nao te preocupes pois mesmo que nao de para fazeres o mestrado aqui no isep podes sempre ir para a feup ou outras para fazeres os restantes anos, mas quando chegares ao terceiro penso que o isep ja vai estar acreditado na ordem se tiveres duvidas fala com alguem de mecanica do isep que o povo explica-te.
                    ok;)
                    Curioso.
                    Pensei q o isep fosse equivalente ao de Lisboa.
                    Podes sempre vir pa Lisboa, até te empresto os testes resolvidos.;);)

                    Comentário


                      #70
                      citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                      N tenho aqui o link.
                      Mas se procurar no google por cv europeu ou europass encontra depressa.

                      E já agora, pós colegas Eng. ou futuros, habituem-se a visitar o site da ordem e das associações estrangeiras.
                      Se forem reconhecidos pela asme(para eng. mecÂnicos) são aprovados para trabalhar no mundo inteiro.
                      ESPRIT fico grato pelo conselho!;)

                      mas já agora que associaçoes estrangeiras referes?Ordens estrangeiras...?

                      Comentário


                        #71
                        A para aqui uma confusões que meu deus....

                        Epah:

                        Quem tem a velha licenciatura, os 5 anos, tem mais habilitações do que a nova licenciatura (3 anos). Esqueçam lá a porcaria da palavra licenciatura e pensem é nas habilitações.

                        Conclusão 1: Velha licenciatura = ser acreditado pela Ordem

                        Conclusão 2: Nova licenciatura = ao velho bacharel

                        Conclusão 3: Velha Licenciatura != (leia-se diferente) de Nova licenciatura (Podem ver isto pelas ordens que vão acreditar os graus….)

                        Conclusão 4: A palavra licenciatura veio substituir a palavra bacharel apenas para ser mais pomposo, mas bonito, mais xique.Portugal no seu melhor diga-se de passagem...




                        Comentário


                          #72
                          citação:Originalmente colocada por PDCouto

                          O bacharelato antigo é que era ridiculo, não servia para nada...
                          Nada de mais errado...

                          Com um bacharelato já te permitia trabalhar.

                          Aliás, existem empresas que preferiam aceitar bachareis e que fizessem a licenciatura ao mesmo tempo que trabalham na área que abraçaram.

                          Comentário


                            #73
                            citação:Originalmente colocada por worldtiki

                            citação:Originalmente colocada por primus

                            darth vader nao te preocupes pois mesmo que nao de para fazeres o mestrado aqui no isep podes sempre ir para a feup ou outras para fazeres os restantes anos, mas quando chegares ao terceiro penso que o isep ja vai estar acreditado na ordem se tiveres duvidas fala com alguem de mecanica do isep que o povo explica-te.
                            Acreditarem um curso com 3 anos? [xx(]

                            Ainda para mais dum Politécnico?

                            Duvido muuuuito que isso aconteça.
                            Quer q eu lhe diga um curso acreditado de um politécnico?


                            1º Um curso ser acreditado apenas significa q a ordem reconhece a valia do seu programa curricular, e q ao fim de 5 anos de estudo pode increver-se na mesma prescindindo do exame.
                            2º Qquer licenciado em engenharia, pq é assim q eles nos chamam até pertencermos À corja :D:D, precisa de frequentar e pagar o curso de ética e fazer um exame.
                            3º Tem q se entregar um relatório de estágio c o apoio de um patrono, q tem de ser um engenhocas c uma determinada experiencia.

                            Quem tem o bacharel pode sempre increver-se na associação de bachareis.

                            Comentário


                              #74
                              estás errado mysterious....

                              AS novas licenciaturas de 3 anos não tem anda a ver com os antigos bachareis....

                              AS novas licenciaturas de 3 anos, são curricularmente licenciaturas, como as de 4 o foram, pelo que todos os cursos que não sejam engª são igualmente reconhecidos pelas ordens respectivas....

                              Os antigos bachareis é que não tem habilitação suficiente para serem igualados ao novo termo BACHELOR, que não é o equivalente a bacharel mas sim licenciado, como sempre foi a denominação portuguesa.

                              Um bacharel Portugues antigo não é um BACHELOR internacional, poque não tem habilitação para isso, pois não é licenciado.
                              BACHELOR=licenciado e não a bacharel!

                              licenciado=bachelor que é diferente de bacharel, bacharel não é nada deixa de existir e passa a undergraduate tecnitian.

                              Comentário


                                #75
                                citação:Originalmente colocada por AMGfan

                                citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                N tenho aqui o link.
                                Mas se procurar no google por cv europeu ou europass encontra depressa.

                                E já agora, pós colegas Eng. ou futuros, habituem-se a visitar o site da ordem e das associações estrangeiras.
                                Se forem reconhecidos pela asme(para eng. mecÂnicos) são aprovados para trabalhar no mundo inteiro.
                                ESPRIT fico grato pelo conselho!;)

                                mas já agora que associaçoes estrangeiras referes?Ordens estrangeiras...?
                                Caro user

                                Cmo podes compreender conheço melhor o caso de mecÂnica, mas sei q no caso dos E.U.A. há associações semelhantes para as outras engenharias.
                                N sao ordens cmo a nossa, mas basicamente possuem as mesmas funções de organizar e reconhecer a classe. Além disso tbem tem normas, q sao normalmente sao aceites em mtos paises no mundo.
                                Eu estive para ir trabalhar para a Arábia Saudita, e candidatei-me a várias empresas estrangeiras, e o q me perguntavam sempre era:
                                Está inscrito na ASME?

                                Estou a tratar da inscrição na ordem, e a seguir vou para a ASME, pq cmo colegas do curso já sao membros já sei q eles reconhecem o curso.

                                Aconselho a perguntar aos seus professores ou se ja acabou o curso a colegas q trabalhem no estrangeiro. Se n me engano em electrotecnia, uma das associações mais reconhecidas no mundo é francesa.

                                Comentário


                                  #76
                                  citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                  é possivel ei tirar o mestrado na feup?como faço para isso?
                                  Viva Darth,

                                  Eu licenciei-me na Universidade do Minho (terminei o curso de 1997) e neste momento estou a frequentar um Mestrado na FEUP...

                                  A minha média de licenciatura é inferior a 14 valores.. mas de qq modo fui aceite... e já só falta um ano...

                                  Se cumprir os requesitos minimos para frequentar, não terá problema nenhum...

                                  Para mais informaçóes contacte o site da FEUP.


                                  Comentário


                                    #77
                                    citação:Originalmente colocada por bbaixo

                                    citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                    é possivel ei tirar o mestrado na feup?como faço para isso?
                                    Viva Darth,

                                    Eu licenciei-me na Universidade do Minho (terminei o curso de 1997) e neste momento estou a frequentar um Mestrado na FEUP...

                                    A minha média de licenciatura é inferior a 14 valores.. mas de qq modo fui aceite... e já só falta um ano...

                                    Se cumprir os requesitos minimos para frequentar, não terá problema nenhum...

                                    Para mais informaçóes contacte o site da FEUP.


                                    qual a tua media?como tratas-te da entrada?é que eu por ser de um instituto tenho medo que não me aceitem!

                                    Comentário


                                      #78
                                      A minha média foi de 12... ou 13... não me recordo...

                                      Fui à página na NET da FEUP e fiz a candidatura...

                                      No meu curso, só 2 em 11 é que tiraram o curso na FEUP, tenho um colega do ISEP, de Coimbra... e por aí fora...

                                      Comentário


                                        #79
                                        citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                        citação:Originalmente colocada por bbaixo

                                        citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                        é possivel ei tirar o mestrado na feup?como faço para isso?
                                        Viva Darth,

                                        Eu licenciei-me na Universidade do Minho (terminei o curso de 1997) e neste momento estou a frequentar um Mestrado na FEUP...

                                        A minha média de licenciatura é inferior a 14 valores.. mas de qq modo fui aceite... e já só falta um ano...

                                        Se cumprir os requesitos minimos para frequentar, não terá problema nenhum...

                                        Para mais informaçóes contacte o site da FEUP.


                                        qual a tua media?como tratas-te da entrada?é que eu por ser de um instituto tenho medo que não me aceitem!
                                        Pelo que eu tenho lido dos teus posts, acho que tas a fazer muita confusao!

                                        Ora vamos la ver!

                                        Apesar de nao tar muito por dentro do assunto, acho que tu tens que te inscrever na Ordem mas é dos Engenheiros Técnicos.

                                        Depois, nao tens que te preocupar com isso de mudares pa FEUP...isso ja ta tudo estabelecido! Quer antes da Bolonha quer depois..ha muita gente que vem do ISEP pa FEUP acabar a licenciatura. Vai aqui que tens o plano de estudos de transição para bacharéis
                                        http://www.fe.up.pt/si/planos_estudo...mview?p_Pe=512

                                        Comentário


                                          #80
                                          citação:Originalmente colocada por Drachen

                                          citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                          citação:Originalmente colocada por bbaixo

                                          citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                          é possivel ei tirar o mestrado na feup?como faço para isso?
                                          Viva Darth,

                                          Eu licenciei-me na Universidade do Minho (terminei o curso de 1997) e neste momento estou a frequentar um Mestrado na FEUP...

                                          A minha média de licenciatura é inferior a 14 valores.. mas de qq modo fui aceite... e já só falta um ano...

                                          Se cumprir os requesitos minimos para frequentar, não terá problema nenhum...

                                          Para mais informaçóes contacte o site da FEUP.


                                          qual a tua media?como tratas-te da entrada?é que eu por ser de um instituto tenho medo que não me aceitem!
                                          Pelo que eu tenho lido dos teus posts, acho que tas a fazer muita confusao!

                                          Ora vamos la ver!

                                          Apesar de nao tar muito por dentro do assunto, acho que tu tens que te inscrever na Ordem mas é dos Engenheiros Técnicos.

                                          Depois, nao tens que te preocupar com isso de mudares pa FEUP...isso ja ta tudo estabelecido! Quer antes da Bolonha quer depois..ha muita gente que vem do ISEP pa FEUP acabar a licenciatura. Vai aqui que tens o plano de estudos de transição para bacharéis http://www.fe.up.pt/si/planos_estudo...mview?p_Pe=512
                                          Obrigado,mas a minha duvida reside,é facil ou só os melhores vão para a feup?e tem obrigatoriamente de ser fazer o 3 ano no isep,ou pode-se tentar mudar logo no 2º ano?

                                          Desculpa todas estas perguntas!

                                          Comentário


                                            #81
                                            Este plano é para quem fez os 3 anos no ISEP. Mas também podes mudar antes, penso eu...so que é um processo mais complicado e demorado..mas qualquer um pode tentar mudar..acho eu!

                                            Comentário


                                              #82
                                              citação:Originalmente colocada por Mysterious

                                              Quem estudou mais nao vai ficar prejudicado. No diploma vem o grau academico, e numa das folhas em "anexo" vem as cadeiras todas que se fez, e as areas cientificas correspondentes. O trabalho que cada um teve para tirar o curso esta lá todo em "anexo"....

                                              ps: disse "anexo" porque não me lembro do nome especifico que dão ao papel... :S


                                              A velha licenciatura continua a ser mais valiosa do que a nova licenciatura. Ou seja, com a velha licenciatura podes pertencer a ordem, e a nova licenciatura não pode.
                                              Eu dou uma ajudinha: "Suplemento ao Diploma" ;)

                                              Comentário


                                                #83
                                                http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=89757 ;)

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                                  http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=89757 ;)
                                                  Pé Leve, a minha duvida é em relação ao Acesso com mais de 23 anos apenas. Não encontrei nada por aqui!

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    citação:Originalmente colocada por Renas

                                                    citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                                    http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=89757 ;)
                                                    Pé Leve, a minha duvida é em relação ao Acesso com mais de 23 anos apenas. Não encontrei nada por aqui!
                                                    De facto tens razão! Resolve-se já!;)

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Uma coisa que dá vontade de rir são as ordens, ANET´s e afins, que se não fosse o caso de a inscrição ser obrigatória em alguns cursos, os únicos associados que tinham eram os que vivem das aparências. Eu sou Licenciado em engenharia electrotecnica tirei numa instituição publica inscrito na ordem (por obrigação), uma vez um professor meu chamou a atenção para um aspecto, em Portugal o ministério da educação é que diz que cursos é que podem ser leccionados e onde, após verificar se existe competência por parte das universidades. Andam os professores a avaliar alunos durante 5 anos, no final a universidade "entrega" (vende) um diploma e depois essa pessoa que acabou os estudos nem que tenha tido media de 20, está sujeito a um exame da ordem dos engenheiros para exercer a profissão, se chumbar no exame, não pode exercer ??????????????? Isto não é passar um atestado de estupidez aos professores, á universidade e ao Ministério da educação???
                                                      Mas se for na escola X, y ou Z, como quem manda na ordem veio de la ou dá lá aulas, tem entrada directa???????? Quando muitas vezes, as instituições partilham professores????
                                                      Isto no extremo é limitar o direito ao trabalho, isto foi dito por um professor meu doutorado no IST, e com um grande currículo em termos académicos mas ainda maior termos profissionais.
                                                      Eu acabava com as ordens...
                                                      Por isso é que portugal anda como anda, nas empresas alemãs não há cá eng. nem doutores, existem pessoas e elas são competentes ou incompetentes.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por jdpcsm Ver Post
                                                        Uma coisa que dá vontade de rir são as ordens, ANET´s e afins, que se não fosse o caso de a inscrição ser obrigatória em alguns cursos, os únicos associados que tinham eram os que vivem das aparências. Eu sou Licenciado em engenharia electrotecnica tirei numa instituição publica inscrito na ordem (por obrigação), uma vez um professor meu chamou a atenção para um aspecto, em Portugal o ministério da educação é que diz que cursos é que podem ser leccionados e onde, após verificar se existe competência por parte das universidades. Andam os professores a avaliar alunos durante 5 anos, no final a universidade "entrega" (vende) um diploma e depois essa pessoa que acabou os estudos nem que tenha tido media de 20, está sujeito a um exame da ordem dos engenheiros para exercer a profissão, se chumbar no exame, não pode exercer ??????????????? Isto não é passar um atestado de estupidez aos professores, á universidade e ao Ministério da educação???
                                                        Mas se for na escola X, y ou Z, como quem manda na ordem veio de la ou dá lá aulas, tem entrada directa???????? Quando muitas vezes, as instituições partilham professores????
                                                        Isto no extremo é limitar o direito ao trabalho, isto foi dito por um professor meu doutorado no IST, e com um grande currículo em termos académicos mas ainda maior termos profissionais.
                                                        Eu acabava com as ordens...
                                                        Por isso é que portugal anda como anda, nas empresas alemãs não há cá eng. nem doutores, existem pessoas e elas são competentes ou incompetentes.
                                                        Estás a confundir o curso com a profissão e o exercício da mesma.

                                                        Ninguem sai da universidade como Médico, Biólogo, Economista, Arquitecto, Engenheiro, ou Advogado...

                                                        Saem sim LICENCIADOS em medicina, biologia, arquitectura engenharia e direito...

                                                        Os cursos em si são regulados e fiscalizados pelos ministérios e outras entidades estatais....

                                                        O acesso e o exercício da profissão associada ao curso está regulamentado e fiscalizado pelas ORDENS, que por MANDATO definido e aprovado pelo estado, tem a função e a autoridade concedida pelo próprio estado, de regulamentar o exercício da respectiva profissão.


                                                        Portanto uma coisa é o estado autorizar que uma universidade abra um curso de engenharia, por exemplo "engenharia psicológica" que para ser autorizado só precisa de ser leccionado por uma instituição autorizada, com determinado numero de docentes, e com um plano curricular que obedeça aos criterios de uma licenciatura a nível de créditos, carga horária etc...

                                                        Outra coisa é o aluno terminado o curso querer ser engenheiro exercer engenharia. como é evidente, é o papel da ordem verificar a aplicabilidade dos critérios para se ser engenheiro, em qual dos ramos da engenharia é que se enquadra esse curso, quais as competências do mesmo, e se o conteúdo curricular do curso permite o exercício da profissão...

                                                        São como vem coisas diferentes: Abrir os cursos "qualquer um" pode abrir, e o estado não limita, desde que se cumpram os requisitos do ensino superior, a criação de novos cursos por mais inventados que sejam. A correspondência dessa formação curricular a uma profissão é definida, segundo as próprias directivas do estado, exclusivamente pelas ordens profissionais.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
                                                          eu nunca traduzi a minha licenciatura,

                                                          no meu CV diz que tenho uma "licenciatura" e ponto final.

                                                          Se perguntarem o que e' eu explico... na pratica e' semelhante ao mestrado (no estrangeiro) mas sem tese.
                                                          Então, segundo o que dizes, eu já sou mestre, (licenciatura de 5 anos), e estou inscrito no mestrado actualmente para continuar com o mesmo grau?!

                                                          No caso apresentado, normalmente diz-se apenas que se tem um degree (licenciatura) pelo menos é assim que tenho visto traduzido.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                                            Abrir os cursos "qualquer um" pode abrir, e o estado não limita, desde que se cumpram os requisitos do ensino superior, a criação de novos cursos por mais inventados que sejam. A correspondência dessa formação curricular a uma profissão é definida, segundo as próprias directivas do estado, exclusivamente pelas ordens profissionais.
                                                            O problema está e sempre esteve aí. Qualquer um abria e abre o que quer e vende. Não devia ser assim. Uma entidade quer ter um curso de engenharia? É viável abrir esse curso? Tem saída profissional? Requer certificação de uma ordem para ser reconhecido?

                                                            Apenas com estas perguntas devidamente respondidas um curso deveria abrir.

                                                            Assim, evitavam-se engenharias "cegas" e cursos de linguas e afins que estiveram abertos "n" anos só para encher os bolsos do ensino superior...

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Basta olhar para os critérios da ordem, uns não precisam de fazer nada outros têm que fazer exames?!?
                                                              De que vale um curso se não podes exercer? Queria ver a exigirem um exame de admissão á ordem aos alunos do técnico, isso era passar um atestado de estupidez a eles mesmo e isso eles não querem, não tem lógica nenhuma, a ordem é como já ouvi dizer é como um clube de golfe, tem mensalidade e tudo...

                                                              Todos os alunos que acabam um curso numa universidade estatal deveriam poder exercer a sua profissão, isto em ultima analise é uma limitação a um direito básico que é o direito ao trabalho.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X