Os tirantes são sempre em aço. Podem é ser revestidos de betão. O betão quase não resiste à tração.
'Morandi's cable-stayed bridges are characterised by very few stays, often as few as two per span, and often with the stays constructed from prestressed concrete rather than the more usual steel cables'
Tens o exemplo da Ponte Luís I no Porto. Já passei a pé muitas vezes, quer no tabuleiro de cima, quer no de baixo, e aquela porcaria abana por todo o lado. Então quando passa o metro...
Ainda bem que assim o é.. No dia que deixe de abanar vais dar um mergulho ao rio.
O Norte e o Sul de Itália na prática são dois países diferentes em termos de desenvolvimento, o Norte é mais próximo da França/Suíça, o Sul mais próximo dos Balcãs.
Até há uma imagem muito conhecida que exemplifica isso:
Mas atenção que o interior de Portugal também não é propriamente muito desenvolvido. Todos os países têm as suas zonas mais pobres.
Sim,isso já tinha reparado,e os meus amigos como são de Lecce,não podem ver os do norte,já ouvi com cada teoria e retórica[emoji23]🤣
Geralmente os pilares cedem por problemas nas fundações ou perto delas. Mas isso não tem nada a ver com o caso ( as imagen não permitem concluir nada) , é apenas o que se vê mais habitualmente em pontes e outras estruturas pesadas...
A ideia que fica de olhar para as imagens é que alguma coisa cedeu na parte de cima mas parece-me ser mai ilusão do que outra coisa.
A minha opinião geral é de que alguém(s) ( leia-se políticos, autarcas, grupos económicos etc) se atravessou para manter a estrutura em funcionamento provavelmente com base em inspecções desfavoráveis.
Mas isso é comum: se fosse tudo "by the book" com base em critérios rigorosos e objectivos puramente técnicos: podiam encerrar as pontes todas.
'Morandi's cable-stayed bridges are characterised by very few stays, often as few as two per span, and often with the stays constructed from prestressed concrete rather than the more usual steel cables'
'Morandi's cable-stayed bridges are characterised by very few stays, often as few as two per span, and often with the stays constructed from prestressed concrete rather than the more usual steel cables'
Foi daqui que tirei
Eu vi na TV mas olha que porra: ao fim de 50 anos é que perceberem que era assim construida? Obviamente que era assim pq estava calculado para ser assim.
Geralmente os pilares cedem por problemas nas fundações ou perto delas. Mas isso não tem nada a ver com o caso ( as imagen não permitem concluir nada) , é apenas o que se vê mais habitualmente em pontes e outras estruturas pesadas...
A ideia que fica de olhar para as imagens é que alguma coisa cedeu na parte de cima mas parece-me ser mai ilusão do que outra coisa.
A minha opinião geral é de que alguém(s) ( leia-se políticos, autarcas, grupos económicos etc) se atravessou para manter a estrutura em funcionamento provavelmente com base em inspecções desfavoráveis.
Mas isso é comum: se fosse tudo "by the book" com base em critérios rigorosos e objectivos puramente técnicos: podiam encerrar as pontes todas.
Também não será tanto assim. Terás análise de riscos por factor de risco e risco evidente de colapso nunca poderia ser negligenciado.
O que me parece é que uma parte do tabuleiro cedeu tendo provocado desequilíbrio nas tensões do pilar e com isso o colapso total. Tenho no meu cv muitas centenas de pontes construídas.
Eu vi na TV mas olha que porra: ao fim de 50 anos é que perceberem que era assim construida? Obviamente que era assim pq estava calculado para ser assim.
São opções técnicas ou arquitectónicas...
Durante 50 anos aguentou e há 2 anos sofreu obras de manutenção. Se calhar o sofreu é mesmo literal. Ou não.
Também não será tanto assim. Terás análise de riscos por factor de risco e risco evidente de colapso nunca poderia ser negligenciado.
O que me parece é que uma parte do tabuleiro cedeu tendo provocado desequilíbrio nas tensões do pilar e com isso o colapso total. Tenho no meu cv muitas centenas de pontes construídas.
Foi um raio que atingiu a ponte e derreteu a ligação entre um pilar e um tirante
Está explicado. Podem publicar o relatório.
Também não será tanto assim. Terás análise de riscos por factor de risco e risco evidente de colapso nunca poderia ser negligenciado.
O que me parece é que uma parte do tabuleiro cedeu tendo provocado desequilíbrio nas tensões do pilar e com isso o colapso total. Tenho no meu cv muitas centenas de pontes construídas.
Mas o risco existe sempre. Sobretudo num estrutura com 50 anos. Um relatório de inspecção facilmente demonstra os podres duma estrutura destas ( parece-me até tarefa fácil) e depois há dois caminhos: ou existe legislação clara e objectiva com critérios ( aprovado ou reprovado) e o assunto resolve-se bem. Ou então: as autoridades ( partes interessadas) atravessam-se com pareceres de peritos a favor e contra ( criando um controvérsia propositada) e a coisa vai seguindo até cair ou até que exista uma falha mais ou menos significativa.
Foi um raio que atingiu a ponte e derreteu a ligação entre um pilar e um tirante
Está explicado. Podem publicar o relatório.
Isto não é a brincar. Na primeira noticia que ouvi, falavam de um raio que atingiu a ponte imediatamente antes do colapso.
O raio ainda vai dar que falar.
A ponte Morandi colapsou esta terça-feira, em Génova, na Itália. A infraestrutura com 50 anos já foi alvo de muitas críticas e polémicas. Uma ponte da Venezuela, com o mesmo arquiteto, colapsou em 1964.
Esta noticia merecia um estalo na tromba de quem a publicou.
Se leres o texto verás que a ponte referida caíu devido ao embate de um petroleiro.
Mas o risco existe sempre. Sobretudo num estrutura com 50 anos. Um relatório de inspecção facilmente demonstra os podres duma estrutura destas ( parece-me até tarefa fácil) e depois há dois caminhos: ou existe legislação clara e objectiva com critérios ( aprovado ou reprovado) e o assunto resolve-se bem. Ou então: as autoridades ( partes interessadas) atravessam-se com pareceres de peritos a favor e contra ( criando um controvérsia propositada) e a coisa vai seguindo até cair ou até que exista uma falha mais ou menos significativa.
Por isso mesmo falei em risco evidente. Basta estar no ar para existir risco de cair. A questão é quando esse risco é elevado de forma evidente, de foi detectado, por quem, e o que foi feito, ou não feito.
Isto não é a brincar. Na primeira noticia que ouvi, falavam de um raio que atingiu a ponte imediatamente antes do colapso.
O raio ainda vai dar que falar.
Há uns anos atrás vi uma reportagem acerca da construção de varias infraestruturas em italia em que não se seguiu o que estavano projecto no que concerne a varios factores, entre eles a quantidade e qualidade de certos elementos, como betão e aço
Era a segunda passagem naquela ponte, de regresso ao armazém, depois da distribuição, basta pensar que 1Km/h mais depressa, e não estava cá para contar a história...
Era a segunda passagem naquela ponte, de regresso ao armazém, depois da distribuição, basta pensar que 1Km/h mais depressa, e não estava cá para contar a história...
E os que tinham acabado de passar e nem olharam para trás?
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