Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Licenciados pré-Bolonha já não vão ser equiparados a mestres

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
    Economia e gestão eram cursos de 4 anos em 95% das faculdades.
    95%? Em Lisboa, nas principais universidades (Católica, Nova, ISCTE, ISEG) eram cursos de 5 anos.

    Comentário


      #62
      Em relação à exigência não resisto a puxar a brasa à minha sardinha, à sardinha dos cotas.

      Vão-me desculpa mas... Exigência? Dificuldade?

      No meu tempo (década de 80) quase não existiam computadores para escrever com corretor ortográfico ou fazer contas. Não podíamos copiar da net, tínhamos de ir lamber papel para as bibliotecas. E no tempo do meu pai pior ainda! Esses coitados nem calculadoras tinham.

      Não digam que antigamente era mais fácil porque vos fica mal. Da mesma maneira que eu tenho a humildade de reconhecer que no tempo do meu pai era bem mais difícil do que no meu.

      edit:
      Originalmente Colocado por CivicES5 Ver Post
      95%? Em Lisboa, nas principais universidades (Católica, Nova, ISCTE, ISEG) eram cursos de 5 anos.
      Economia 4, gestão 5.
      Editado pela última vez por Jbranco; 27 September 2018, 10:20.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por MVA Ver Post
        Estes são de longe os mais injustiçados de todos e pouco se fala deles:

        1) o mestrado antigo durava 2 anos (em cima da licenciatura de 4/5 anos) e tinha propinas altissimas, na ordem dos 2500 euros/ano nas universidades publicas;

        2) só entravam nestes mestrados antigos quem tivesse concluiso a licenciatura com pelo menos 14 valores;

        3) o grau de exigencia das cadeiras e da própria tese era muito superior ao dos actuais mestrados, uma vez que os alunos já eram engenheiros, médicos, advogados, gestores, etc.


        Quem tirou um mestrado antigo, fez um investimento brutal em termos de dinheiro (uns 4 a 5 mil euros só em propinas para 2 anos de curso), teve cadeiras mais exigentes que as actuais e teve de ter mérito para conseguir ter vaga no curso. E hoje em dia são equiparados a tipos que mesmo com 10 valores na licenciatura conseguem entrar no mestrado, pagam o mesmo valor de propina que na licenciatura e as cadeiras não passam de meras extensões da licenciatura em termos de exigencia e dificuladade.
        Nem mais....

        É muito mais próximo um Licenciado Pré de um Mestre Pós. Do que um Mestre-Pré e um Mestre-Pós.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
          Em relação à exigência não resisto a puxar a brasa à minha sardinha, à sardinha dos cotas.

          Vão-me desculpa mas... Exigência? Dificuldade?

          No meu tempo (década de 80) quase não existiam computadores para escrever com corretor ortográfico ou fazer contas. Não podíamos copiar da net, tínhamos de ir lamber papel para as bibliotecas. E no tempo do meu pai pior ainda! Esses coitados nem calculadoras tinham.

          Não digam que antigamente era mais fácil porque vos fica mal. Da mesma maneira que eu tenho a humildade de reconhecer que no tempo do meu pai era bem mais difícil do que no meu.

          edit:
          Economia 4, gestão 5.
          Pelo menos, na Católica e no ISEG Economia era 5. Não tenho a certeza em relação à Nova.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por LIC Ver Post
            Completando:
            Antigamente, para os cursos de 5 anos era: Engenharias, Ciências Farmacêuticas, Direito e penso que: Matemática e Arquitectura.
            Quatro anos: Todos os outros.
            Medicina: 6 anos.
            Quão antigamente? Matemática é de 4, desde 1996, pelo menos, no Porto.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por CivicES5 Ver Post
              Pelo menos, na Católica e no ISEG Economia era 5. Não tenho a certeza em relação à Nova.
              Na Católica não sei. No meu tempo (anos 80) economia no ISEG era efetivamente um curso de 5 anos, disso tenho a certeza, mas tenho a ideia de que antes ou depois disso ter sido de 4 anos. Mas admito poder estar errado.

              Comentário


                #67
                Vocês estão a comparar a qualidade de cursos à 30 anos atrás com agora?

                Com tudo o que mudou na sociedade e com o foco em problemas hoje em dia porque já n se precisa de decorar tudo?

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                  Estes são de longe os mais injustiçados de todos e pouco se fala deles:

                  1) o mestrado antigo durava 2 anos (em cima da licenciatura de 4/5 anos) e tinha propinas altissimas, na ordem dos 2500 euros/ano nas universidades publicas;

                  2) só entravam nestes mestrados antigos quem tivesse concluiso a licenciatura com pelo menos 14 valores;

                  3) o grau de exigencia das cadeiras e da própria tese era muito superior ao dos actuais mestrados, uma vez que os alunos já eram engenheiros, médicos, advogados, gestores, etc.


                  Quem tirou um mestrado antigo, fez um investimento brutal em termos de dinheiro (uns 4 a 5 mil euros só em propinas para 2 anos de curso), teve cadeiras mais exigentes que as actuais e teve de ter mérito para conseguir ter vaga no curso. E hoje em dia são equiparados a tipos que mesmo com 10 valores na licenciatura conseguem entrar no mestrado, pagam o mesmo valor de propina que na licenciatura e as cadeiras não passam de meras extensões da licenciatura em termos de exigencia e dificuladade.
                  A lic em direito pos bolonha sao 4 anos
                  e o mestrado sao 2 na mesma
                  1000€+650€
                  e nos de especialidade é preciso média de 14 na mesma
                  média que quem andou a estudar no regime antigo pode nao a ter e outros que aparecem de privadas que nao valem um gato morto tem e ocupam as vagas, mas isto é outra conversa
                  a tese sendo dif. ou mais facil é uma tese que da trabalho


                  4+2 =6
                  a lic antiga eram 5
                  falta um ano...

                  - quem tem o mestrado antigo é que ficou prejudicado
                  porque o mestrado antigo pelo menos na minha area nao era assim com "duas tretas"
                  a lic de 5 anos nao equivale a 4+2 = 6 ( com cadeiras no 1º ano como no 5º mais uma tese.)
                  se fizerem essa equivalencia devem compensar quem gastou dinheiro no mestrado, i.e quem se inscreveu para 5 anos e no fim a instituição nao deixou transitar para o 5, obrigando a tirar mestrado e agora afinal não é preciso!
                  Editado pela última vez por jktfah; 27 September 2018, 12:41.

                  Comentário


                    #69
                    na transição deviam ter permitdo os alunos terminarem os planos de estudos a que se matricularam
                    isso não aconteceu em algumas instituições
                    o que gerou verdadeiras injustiças
                    agravadas futuramente com equivalências manhosas de licenciaturas a mestrados, licenciaturas essas que quem tinha expectativa de as concluir foi impedido pela instituição.
                    mais ano menos ano, meio ano, tem um custo estimado (numa instituição deslocado) de uns 8000€ + os transtornos + a possibilidade de a tese ser reprovada!

                    Comentário


                      #70
                      O que é que a tese tem a haver com o processo de transição?

                      A tese sempre foi um ano.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                        Vocês estão a comparar a qualidade de cursos à 30 anos atrás com agora?

                        Com tudo o que mudou na sociedade e com o foco em problemas hoje em dia porque já n se precisa de decorar tudo?
                        Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                        O que é que a tese tem a haver com o processo de transição?

                        A tese sempre foi um ano.
                        Por exemplo, há 30 anos tinha-se de saber escrever sem erros de ortografia, porque não havia pc's com corretor ortográfico.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                          No meu tempo (década de 80) quase não existiam computadores para escrever com corretor ortográfico ou fazer contas. Não podíamos copiar da net, tínhamos de ir lamber papel para as bibliotecas. E no tempo do meu pai pior ainda! Esses coitados nem calculadoras tinham.

                          Não digam que antigamente era mais fácil porque vos fica mal. Da mesma maneira que eu tenho a humildade de reconhecer que no tempo do meu pai era bem mais difícil do que no meu.
                          Mas por outro lado, agora a matéria é mais extensa e complexa.

                          Comentário


                            #73
                            Nisso da dificuldade, tanto eu como a minha irma chegámos á conclusao que o grau de dificuldade dos cursos aumentava com a passagem dos anos. Ela até nota isso na escola dos meus sobrinhos.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Mas por outro lado, agora a matéria é mais extensa e complexa.
                              Tanta coisa que se descobriu após 1980... especialmente na área da Biologia.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                na transição deviam ter permitdo os alunos terminarem os planos de estudos a que se matricularam
                                isso não aconteceu em algumas instituições
                                o que gerou verdadeiras injustiças
                                agravadas futuramente com equivalências manhosas de licenciaturas a mestrados, licenciaturas essas que quem tinha expectativa de as concluir foi impedido pela instituição.
                                mais ano menos ano, meio ano, tem um custo estimado (numa instituição deslocado) de uns 8000€ + os transtornos + a possibilidade de a tese ser reprovada!
                                e havia um regime de transição, regulado por DL em Diário da República.
                                em mestrados há dissertação, não tese (é um preciosismo). o pedido de provas públicas subentende sempre uma declaração do orientador em como está conforme, bem como a declaração dos elementos do júri em como as provas se devem realizar. posto isto, parece complicado uma dissertação ser reprovada...

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                  Por exemplo, há 30 anos tinha-se de saber escrever sem erros de ortografia, porque não havia pc's com corretor ortográfico.
                                  Eu costumo desligar o corrector ortográfico para ir treinando, se não há-de ser uma coisa boa

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                    Por exemplo, há 30 anos tinha-se de saber escrever sem erros de ortografia, porque não havia pc's com corretor ortográfico.
                                    Ai esse apóstrofo...

                                    Comentário


                                      #78
                                      E os bacharelatos pré bolonha, passaram a licenciaturas?

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                        O que é que a tese tem a haver com o processo de transição?

                                        A tese sempre foi um ano.
                                        são dois anos ao todo
                                        1- ano curricular
                                        2- tese

                                        a tese tem que ser feita
                                        se uma lic por ex. de 5 anos vale um mestrado de 6 (4+2 com tese) é injusto

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                          são dois anos ao todo
                                          1- ano curricular
                                          2- tese

                                          a tese tem que ser feita
                                          se uma lic por ex. de 5 anos vale um mestrado de 6 (4+2 com tese) é injusto
                                          Uma licenciatura de 4/5 anos não equivale a um mestrado.

                                          Equivale a uma licenciatura pós bolonha, que é de facto um bacharelato (BSc).

                                          Talvez algumas universidades consigam converter em BSc+pós graduação.


                                          Mas jamais serão mestres sem a tese. Logo o processo de transição não afectou nada.

                                          Comentário


                                            #81
                                            alunos matricularam para uma licenciatura de 5 e no fim 4
                                            outros matricularam na mesma de 5 no fim 5
                                            os primeiros estudaram mais um ano e fizeram uma tese (2 anos)
                                            os segundos vão ser mestres só porque sim
                                            isto é parvo

                                            nao equivale mas vai equivaler um dia destes
                                            é do que trata a thread
                                            Editado pela última vez por jktfah; 27 September 2018, 21:35.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Se fizeram mais um ano e esse ano completo foi uma tese, então sim deve dar equivalencia a mestrado.

                                              Nos outros casos que falo, ficam por 4 anos com um "projecto" de um semestre.

                                              Comentário


                                                #83
                                                sim, mas a questão nao é essa
                                                é os lic antes de 2006 ficarem todos com o titulo de mestre
                                                sem qualquer tese e com menos um ano efectivo

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X