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Exames do secundário passam a ser três e português é obrigatório

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    #31
    Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Sobre os exames nacionais: perfeitamente de acordo com o pmct, deviam ser obrigatórios todos os anos e a todas as disciplinas.

    Seria uma excelente métrica para aferir a qualidade dos Professores. E depois, os bons Professores deviam ser bem pagos, pois um bom Professor tem um impacto enorme no futuro do País.
    Não me parece que seja fácil aferir a qualidade do professor pelas notas dos alunos, um bom professor pode ter azar de ter maus alunos, do mesmo modo que um bom aluno pode ter azar de ter maus professores.

    É por isso que acho que todos os anos as turmas deviam mudar de professores, inclusive no 1o ciclo.

    No fundo o que defendo acaba por retirar poder e influência aos professores, mas em contrapartida iria proteger mais os alunos. Poderia ser também solução para problemas de falta de professores que supostamente existem, e que a médio prazo tendem a agravar.
    Duvido é que eles gostassem muito disto

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    • eu
      eu commented
      Editing a comment
      A métrica não seriam as notas absolutas dos alunos, mas sim a sua evolução de um ano para o outro.

      Um bom professor consegue motivar os alunos e torná-los melhores - é esta evolução que deveria ser medida e comparada. E existem ferramentas estatísticas para o fazer.

      Falta é vontade, inclusivamente dos Professores.

    #32
    Mudar, mudar,mudar.
    Não há estabilidade no ensino, nas finanças, na justiça.
    País da treta.

    Comentário


      #33
      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

      Não me parece que seja fácil aferir a qualidade do professor pelas notas dos alunos, um bom professor pode ter azar de ter maus alunos, do mesmo modo que um bom aluno pode ter azar de ter maus professores.

      É por isso que acho que todos os anos as turmas deviam mudar de professores, inclusive no 1o ciclo.

      No fundo o que defendo acaba por retirar poder e influência aos professores, mas em contrapartida iria proteger mais os alunos. Poderia ser também solução para problemas de falta de professores que supostamente existem, e que a médio prazo tendem a agravar.
      Duvido é que eles gostassem muito disto
      Penso que não há estudo nenhum que tenha concluído que mudar de professor é benéfico para os alunos, pelo menos no ensino básico. É completamente ao contrário.

      Comentário


        #34
        Originalmente Colocado por jotaeme5450 Ver Post



        Então o primeiro exame que fiz foi o de acesso a universidade.
        Um gajo antigamente era mesmo cepo. Vejam lá que apenas tínhamos 3 disciplinas no 12º

        Que logica faz exames de português para quem vai para ciências? Ai e tal têm de saber falar e escrever. Não é com um exame que vão aprender.
        Obriguem a que os professores e as aulas tenham mais qualidade. Mas isso tá quieto.
        Não concordo com exame obrigatório a PT. Isso deve ser mais o lobby do ministro pois é da área.
        Há uns anos assisti a uma aula de 12º ano de PT e aquilo era uma tortura. Tinham que interpretar os sentimentos de um conjunto de pessoas que assistiam a um evento. Lá está, a escrita medieval.
        Importante era o currículo ser alterado, para algo como interpretar/redigir contratos, legislação e assuntos mais uteis para a vida futura.

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          #35
          Originalmente Colocado por orion Ver Post

          Não concordo com exame obrigatório a PT. Isso deve ser mais o lobby do ministro pois é da área.
          Há uns anos assisti a uma aula de 12º ano de PT e aquilo era uma tortura. Tinham que interpretar os sentimentos de um conjunto de pessoas que assistiam a um evento. Lá está, a escrita medieval.
          Importante era o currículo ser alterado, para algo como interpretar/redigir contratos, legislação e assuntos mais uteis para a vida futura.
          Ando há anos a dizer isso... Saem da escola com a tola cheia de Cesário Verde, Eça, Pessoa, Camões, etc. e nem um contrato sabem interpretar.

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            #36
            não sei

            mas um jovem que tira a licenciatura em português tem 3 saídas : por terra, por mar, e pelo ar

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              #37
              Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post

              Penso que não há estudo nenhum que tenha concluído que mudar de professor é benéfico para os alunos, pelo menos no ensino básico. É completamente ao contrário.
              Pois, sem estudos é difícil saber o que é melhor ou pior...

              Eu mudei de professora do 1° para o 2° ano, mas tive muita sorte, fui para melhor, porque outros casos que conheço foi o contrário, crianças a penar e a odiar a escolha porque têm de aguentar 4 anos com um professor que é uma porcaria.

              Ao longo do meu percurso escolar fui apanhando bons professores, mas também apanhei outros maus e gostaria de ter tido melhor. Um ano ainda se aceita, agora gramado com o mesmo 3 anos não é bom...
              Já no secundário fui para uma escola artística, e aí o que acontece é rodarem praticamente os professores e os alunos todos do 10° para o 11°, e mesmo pera o 12° também, sobretudo de áreas mais específicas. Achei ótimo.
              Na universidade igual, com a diferença de nem as turmas serem iguais para as cadeiras todas no 1° ano.

              Pessoalmente nunca me chateou as mudanças (no secundário fui para uma escola sem conhecer ninguém, nem sequer da escola anterior), mas muitos colegas seguiam "a carneirada". Lembro-me de um colega da minha turma do 9°ano que também queria ir para a escola que eu fui, mas acabou por "ter medo", e seguiu para a escola para onde foi a maioria dos amigos.

              Comentário


                #38
                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                Estou a ver que o problema do Português nas escolas é ter de ler livros...
                ​​​​​​
                Este é o tiro mais certeiro do tópico!

                Comentário


                  #39
                  Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post

                  Penso que não há estudo nenhum que tenha concluído que mudar de professor é benéfico para os alunos, pelo menos no ensino básico. É completamente ao contrário.
                  Tudo dependerá da sorte de apanharem um bom ou um mau professora na primária. Quem apanha um mau, está lixado com 4 anos daquilo

                  Os professores deviam ser rotativos para assegurar pelo menos alguma consistência no "produto final".

                  Comentário


                  • eu
                    eu commented
                    Editing a comment
                    Idealmente os maus até deviam era sair do sistema de ensino, tal o prejuízo que causam à sociedade.

                    Mas os bons... têm que ser bem pagos.

                  #40
                  Eu sou a favor dos melhores irem para as piores turmas pois são as que precisam mais deles. 😁

                  Comentário


                  • eu
                    eu commented
                    Editing a comment
                    És bom Professor? Então toma lá esta turma de mitras...

                    Que belo incentivo!

                  • brunomeleiro
                    brunomeleiro commented
                    Editing a comment
                    A brincar a brincar, um professor que consiga "reabilitar" um mau aluno ou aluno problemático tem ainda mais o meu respeito do que o bom professor que tem muito sucesso com bons alunos.

                    Esses ainda são espécie mais rara.

                  #41
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post

                  Este é o tiro mais certeiro do tópico!
                  não é bem assim

                  eu nunca li Fernando Pessoa na escola, se a memória não me falha

                  e ele tem uma obra fabulosa

                  Comentário


                    #42
                    Originalmente Colocado por Altar Ver Post

                    não é bem assim

                    eu nunca li Fernando Pessoa na escola, se a memória não me falha

                    e ele tem uma obra fabulosa
                    E fora da escola? Acho que deve ser essa a pergunta.

                    Os portugueses de um modo geral não lêem nada, acham que não precisam de ler nada, e ainda se gabam que nunca leram um livro na vida
                    ​​​​​​
                    quando assim é, é natural que lhes tenham de meter à frente coisas básicas que vão consumir tempo que podia ser utilizado para outras mais avançadas/diferentes

                    Comentário


                      #43
                      Há alguma coisa que me está a escapar…
                      Se nao querem por os melhores a trabalhar os piores, os piores serão sempre piores porque vão ter os professores com pior avaliação.
                      Nem os professores nem os alunos vão evoluir. 😁
                      Por sua vez os professores também não vão melhorar porque a matéria prima com que vão trabalhar será a pior.
                      Afinal isto de avaliar o professor pelo resultado dos alunos…

                      Comentário


                      • eu
                        eu commented
                        Editing a comment
                        Pela milésima vez: os Professores podem ser avaliados, não pelas notas absolutas dos alunos, mas sim pela evolução das suas notas de um ano para o outro, em exames nacionais.

                        Assim, um Professor que conseguisse elevar um aluno do patamar de insuficiente para suficiente, poderia ser tão bem avaliado como um que conseguisse elevar um aluno de bom para excelente. Isto é apenas um exemplo simplista, obviamente.

                        Existem ferramentas estatísticas que conseguem medir a progressão relativa de um aluno, usando como referência o desempenho de todos os outros alunos.

                        Falta é vontade política e dos Professores, para um regime de meritocracia, de busca de excelência, e pagamento adequado aos excelentes.

                      #44
                      Olha queres ver que o Ronaldo era muito bom também porque tinha os galácticos do Real Madrid a jogar para ele.
                      E se calhar, só se calhar, se jogasse no passarinhos da ribeira por muito bom que fosse não ia fazer o que fez na sua carreira.🤔🤔🤔

                      Comentário


                        #45
                        lembrei-me desta história sobre colocar os "bons e maus" na mesma turma e da motivação de cada um. (ignorar por favor qualquer comentário político que não são para aqui chamados agora)


                        "
                        Um professor de economia em uma universidade americana disse que nunca havia reprovado um só aluno, até que certa vez reprovou uma classe inteira.

                        Esta classe em particular havia insistido que o socialismo realmente funcionava: com um governo assistencialista intermediando a riqueza ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo.

                        O professor então disse, “Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas.” Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam ‘justas’. Todos receberão as mesmas notas, o que significa que em teoria ninguém será reprovado, assim como também ninguém receberá um “A”.

                        Após calculada a média da primeira prova todos receberam “B”. Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.

                        Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos – eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Já aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Como um resultado, a segunda média das provas foi “D”. Ninguém gostou.

                        Depois da terceira prova, a média geral foi um “F”. As notas não voltaram a patamares mais altos mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por ‘justiça’ dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram aquela disciplina… Para sua total surpresa.

                        O professor explicou: “o experimento socialista falhou porque quando a recompensa é grande o esforço pelo sucesso individual é grande. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros para dar aos que não batalharam por elas, então ninguém mais vai tentar ou querer fazer seu melhor. Tão simples quanto isso.”


                        1. Você não pode levar o mais pobre à prosperidade apenas tirando a prosperidade do mais rico;

                        2. Para cada um recebendo sem ter de trabalhar, há uma pessoa trabalhando sem receber;

                        3. O governo não consegue dar nada a ninguém sem que tenha tomado de outra pessoa;

                        4. Ao contrário do conhecimento, é impossível multiplicar a riqueza tentando dividí-la;

                        5. Quando metade da população entende a idéia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.

                        "

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