Anúncio

Collapse
No announcement yet.

o conflito dos bombeiros com o governo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Só estou a dizer que receber esses montantes na minha prespetiva é bem diferente de voluntariado.
    E não, não sei a relação procura/oferta de voluntarios.sabes?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
      não foi essa em particular mas foi algo parecido.



      para "voluntariado" já recebem acima de muita gente.
      atenção que eu não critico e até acho que deveria ser um trabalho remunerado, mas estarem constantemente a bombardearem com a nobreza do voluntarismo…….
      Posso estar enganado mas só pagam se o bombeiro voluntário fizer horas extra. Até para compensar o facto de ter de faltar ao emprego, creio eu.

      Comentário


        #33
        Mas afinal onde é que anda o Ruie34 ? Ele é que foi bombeiro e pode-nos esclarecer.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
          Mas afinal onde é que anda o Ruie34 ? Ele é que foi bombeiro e pode-nos esclarecer.
          Esta guerra tem mais de 20 anos e é uma guerra de poder e de sobrevivência de uns quantos caciques e aspirantes a caciques.

          Até ao inicio de 2003 existiam dois serviços nacionais, o SNPC e o SNB. Os senhores do SNB sempre conviveram mal com o SNPC, porque queriam ser donos da sua "quintarola" também. Nessa altura ocorre então a fusão dos serviços e passa a denominar-se (atenta bem na ordem escolhida), Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil... Houve caciques a festejar que finalmente tinham conseguido "comer" a Protecção Civil.

          Entretanto 2003 e 2005 são dois anos negros relativamente a incêndios florestais e surge a necessidade de mudar as "moscas", aproveitando-se a moda da altura para criar uma Autoridade Nacional, de quê? De Protecção Civil. Então e os bombeiros? Pois, ficaram relegados para uma Direcção Nacional sob a alçada da ANPC

          Aos olhos dos bombeiros qual passou então a ser a entidade com que se identificam? Com a Liga dos Bombeiros Portugueses que é então "transformada" em arma de arremesso. Durante anos a coisa andou calma porque existia financiamento para as corporações, através dos serviços prestados ao estado, situação que acabou no governo do PPC... O Macedo apenas fez cumprir a lei existente, e deu ordens para se utilizarem os critérios apertados já existentes na triagem de quais serviços de ambulância eram pagos pelo SNS... Mas mesmo assim, a LBP ainda andou uns anos sossegada, porquê? Porque os cargos de comando distritais estavam entregues na sua maioria a bombeiros de carreira (boys ou não)... O que é que mudou? Nos últimos anos os lugares começaram a deixar de ser ocupados "apenas" por bombeiros de carreira e além de militares (com ou sem competência), vieram ainda mais boys. Além disso o Marta Soares passou a ter todo o tempo do mundo desde que acabou o seu mandato na CM Figueiró, e na mesa do SCP.

          Infelizmente esta malta está um bocado como os taxistas, mais preocupada em defender o seu lugar que em evoluir.

          Esta questão de não passarem dados é uma demonstração de poder, porque assim a estrutura da PC não chega a ter acesso à informação dos eventos em curso, não podendo chamar a si o comando das operações. Se isto pode causar problemas no socorro? Alguns, mas de pequena monta nesta altura do ano. Os bombeiros em vez de ligarem par ao CDOS, ligam para os "vizinhos" a pedir apoio.

          Porque é que o Costa "tem" que estar caladinho? Porque durante não sei quantos anos foi presidente da CML, depois de ter sido MAI, entidade gestora do RSBL, que há muitos anos que não comunica estatísticas e ocorrências à ANPC. E porquê?Demonstração de poder... Nas estatísticas anuais de incêndios em território nacional, não constam dados do município de Lisboa.

          Originalmente Colocado por MVA Ver Post
          O que não faz sentido é existirem bombeiros voluntários num país dito civilizado.

          Porque não médicos voluntários nos hospitais?
          Porque não engenheiros e arquitectos voluntários nas câmaras municipais?
          Porque não assistentes sociais voluntárias na segurança social?
          Porque não advogados voluntários no ministério público?

          Há uma duzia de instituições de bombeiros sapadores no país e o resto é tudo voluntário. Isto é digno de um país de terceiro mundo!
          Abordas aí uma questão importante... malta a trabalhar de borla. Há uma frase que norteia a minha vida, dita por um antigo chefe de bombeiros, "De borla nem os palhaços!!"

          No entanto, o problema de Portugal não é o que referes, que aliás, referes de forma inexacta. Existem Sapadores, Municipais, Mistos e Voluntários, e até estes últimos têm assalariados. Existem ainda as EIP, mas é outra conversa...O problema de Portugal não é ter voluntários, é ter a base do socorro diário assente em pessoas voluntárias... Os voluntários são necessários e permitem-te não alimentar uma estrutura permanente enorme, quer tenhas ocorrências ou não.

          Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
          já agora uma questão sobre os bombeiros voluntarios, sempre ouvi umas vozes mais revoltadas dizerem que esse "voluntariado" na realidade é remunerado especialmente quando em serviço ativo de combate a incêndios.
          li até uma noticia algures que nesta ultima época de incêndios o valor aumentou em 5€ passando a ser 50€ diários para bombeiros e 65€ para chefias.
          alguém confirma? é que nas minhas pesquisas é tudo muito omisso….
          Suponhamos... Um corporação tem 70 elementos no quadro activo. Durante a "época de incêndios" constitui um ECIN (5 elementos) e um ELAC (2 elementos). Ocorre um incêndio florestal/acidente/tempestade, sai 50% dos efectivos para o exterior. 7 estão a receber e 28 estão a trabalhar para a aquecer. Depois há ainda quem diga que tem 2 ou 3 equipas mas só tem uma, para receber o resto do dinheiro à mesma...

          Os valores que referes serão para 24h seguidas, nalguns casos as corporações optam por fazer turnos de 12h, com respectivo fraccionamento do valor. Quando tinha os meus 19 anos ganhei umas coroas, mas cheguei a estar 3 semanas seguidas de serviço. Até para fazer uma horinha de "apoio à família" tinha que arranjar um elemento para lá ficar por mim. A minha empregada ganha 4x esse valor horário e tem menos preocupações.

          Comentário


            #35
            Bem a minha opinião é que isto é mais uma guerra de tachos e tachinhos…
            Infelizmente Portugal neste momento tem uma grande parte do socorro assente no voluntariado, e para mim isso não me cabe na cabeça em pleno século 21.
            Falam agora em EIP,s que no fundo é um engana meninos, pois a maioria so funciona no horário diurno…
            Quantas vezes voces assistem mesmo no inverno ao toque de sirenes para chamar pessoal?
            o socorro não devia estar dependente de uma sirene…
            Portugal devia seguir o exemplo do RSB ou BSB…
            Falemos do 1º, para mim o exemplo em Portugal, em termos de meios, e equipamento de proteçao individual…

            Infelizmente os Bombeiros passam a imagem de coitadinhos e isso é que os f__e...
            Alguém ve o Inem a pedir agua no verão?
            Alguém ve GNR Gips, a pedir fruta?
            ... só um pequeno exemplo

            Comentário


              #36
              Para irem dormir durante a tempestade mais violenta que atingiu Portugal, para comandarem o combate ao fogo de Pedrogão do hospital onde estava o comandante com o filho, para deixar carros arder, (video no youtube autor processado)... etc etc etc mais vale a solução do governo.

              Por aqui se vê porque é que "os bombeiros" estão em luta.

              Acho que estão a ser manipulados, os que realmente combatem o fogo, que socorrem nos acidentes, os "first responders", esses, sabem lá sobre estatutos e etc.

              Sem nenhuma clubite, eu tinha nojo de ser representado por tal figura...

              Comentário


                #37
                A confirmar-se. É grave
                https://www.publico.pt/2018/12/14/po...ascais-1854795

                Comentário


                  #38
                  Não sei quem tem razão

                  Mas se o Marta soares está metido, estimo que se trame.

                  Comentário


                    #39
                    Não sei se haverá muitos, mas conheci um ou outro bombeiro voluntário que se recusava a passar a contrato para ter ordenado.

                    Se temos voluntários a mais ou a menos não sei, mas muita gente que faz voluntariado em diversas áreas sente-se muito bem com isso e enfim, a sociedade fica melhor com essas pessoas. Mas se passassem a receber ordenado acho que nenhum pagante de impostos se iria importar com isso.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Posso estar enganado mas só pagam se o bombeiro voluntário fizer horas extra. Até para compensar o facto de ter de faltar ao emprego, creio eu.
                      Exacto. Até porque pode acontecer a situação de um voluntário receber os tais 70 euros por dia, mas perder 100 euros de rendimento.

                      Ou seja, não só é voluntário como.ainda perde 30 euros de rendimento por dia.

                      Comentário


                        #41
                        Acho tambem é que os bombeiros deviam exigir mais meios. Incêndios à parte, faltam muitos recursos e tambem formação.

                        Há bombeiros que não sabem manobrar uma ambulância. Numa rua extremamente inclinada deixam aquilo em ponto morto e com as rodas não viradas, sem calços, enquanto metem lá os doentes.

                        Por vezes vêm 2 bombeiras de 1.65m e uns 50 kg cada uma para carregar velhotas e velhotes que mal se seguram e que pensa 100 KG ou mais. Se não for muitas vezes a ajuda de vizinhos era extremamente complicado.

                        Motores sem força ( cansados de velhice ) , embraiagens que não agarram, degraus de ambulancia inoperacionais.

                        Já me aconteceu inclusive ir numa estrada e os bombeiros cortarem-na...convinha era primeiro deixar passar os carros que ainda estavam naquele troço. Desviaram as barreias ainda mal dispostos....right

                        Muitos deles têm enormes barrigas e pode colocar em causa a sua operacionalidade ( assim como policias e gnr ).

                        Não vejo é nenhum governo com vontade de melhorar isto

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                          Exacto. Até porque pode acontecer a situação de um voluntário receber os tais 70 euros por dia, mas perder 100 euros de rendimento.

                          Ou seja, não só é voluntário como.ainda perde 30 euros de rendimento por dia.
                          Acho que têm falta justificada.

                          De qualquer forma há muito trabalho voluntário que tem alguma compensação mas está muito longe de ser uma remuneração digna desse nome.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            Acho que têm falta justificada.

                            De qualquer forma há muito trabalho voluntário que tem alguma compensação mas está muito longe de ser uma remuneração digna desse nome.
                            Falta justificada não significa falta paga.

                            Era sobre isso que falava, o prejuízo financeiro do voluntário.

                            Comentário


                              #44
                              Pois eu sei, mas tambem sei que antigamente as empresas toleravam muito isso. Hoje não sei como é.

                              Comentário


                                #45
                                ate que ponto a queda do helicopetro que ocorreu hoje estará relacionado com isto?

                                Comentário


                                  #46
                                  porque no te calas JMS??!?


                                  https://24.sapo.pt/atualidade/artigo...ervico-do-inem

                                  sempre a querer destaque

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X