Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Deve o Presidente da República dissolver o Parlamento? (questão em debate)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This topic is closed.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sai a notícia das cunhas do Presidente da Republica...agora esta investigação...
    Coincidências para «baralhar» o foco?
    Editado pela última vez por Sansoni7; 08 November 2023, 11:55.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Navigation Ver Post
      Se de facto a montanha parir um rato abre-se um precedente muito perigoso para a democracia.
      Mesmo não chegando a Costa as pessoas detidas são do seu gabinete, não tinha outro caminho a seguir.
      A justiça em Portugal tem um problema, está feita para não ser aplicada. Sócrates é só um dos exemplos mediáticos, mas antes tivemos vários outros tipo Pinto da Costa.
      Costa caiu agora, mas num país de 1º mundo, e nem precisava de ser uma Suécia ou Noruega, Costa nem sequer teria sido candidato a nada na sua vida depois de ser nº 2 de Socrates e muito menos estria no cargo depois de 13 demissões no seu governo em pouco mais de 1 ano..
      Embora temos Trump possivelmente candidato a presidente dos EUA... se calhar as democracias já tiveram melhores dias...

      Comentário


        Originalmente Colocado por AbreuMog Ver Post

        Isso sozinhos significa que tiraram 4/5 ao PSD.

        O PSD que façam bem as contas aos deputados que consegue.
        Precisamente!

        A direita ou deixa de ser um saco de gatos, ou não tem a mínima chance!

        Comentário


          Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
          Sai a notícia das cunhas do Presidente da Republica...agora esta investigação...
          Coincidências para «baralhar» o foco?
          Isto não sai de um dia para o outro, são anos de trabalho!

          Comentário


            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

            Isto não sai de um dia para o outro, são anos de trabalho!
            Pois...
            Podiam os resultados desse trabalho estarem a aguardar o timing de saírem para a Praça Pública; saiu um, vem o outro atrás.
            Ping pong político?

            Comentário


              Tenho uma colega de extrema esquerda (BE, Livre e outras coisas desse tipo) e hoje aplaudiu a notícia que deu conta da possível ascensão do PNS.

              Isto diz muito sobre o eleitorado de esquerda em geral, e do PS em particular, em eventuais eleições.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post

                Pois...
                Podiam os resultados desse trabalho estarem a aguardar o timing de saírem para a Praça Pública; saiu um, vem o outro atrás.
                Ping pong político?
                Coincidência?

                Presidente do STJ: "A corrupção está instalada em Portugal" (sapo.pt)

                Entrevista publicada a 03/11.​

                Comentário


                  Originalmente Colocado por paulofer Ver Post

                  Mesmo não chegando a Costa as pessoas detidas são do seu gabinete, não tinha outro caminho a seguir.
                  A justiça em Portugal tem um problema, está feita para não ser aplicada. Sócrates é só um dos exemplos mediáticos, mas antes tivemos vários outros tipo Pinto da Costa.
                  Costa caiu agora, mas num país de 1º mundo, e nem precisava de ser uma Suécia ou Noruega, Costa nem sequer teria sido candidato a nada na sua vida depois de ser nº 2 de Socrates e muito menos estria no cargo depois de 13 demissões no seu governo em pouco mais de 1 ano..
                  Embora temos Trump possivelmente candidato a presidente dos EUA... se calhar as democracias já tiveram melhores dias...
                  Tens uma ideia errada dos países do “1° mundo”.

                  Há inúmeros casos de políticos envolvidos em casos. Recordas-te de Olof Palm ?

                  Tem é que se evoluir para um eleitorado que saiba perceber o que é relevante e o que não é.

                  No concelho com o maior nível de riqueza e instrução de Portugal, o presidente da câmara já esteve preso.

                  Um trafulha dirão alguns, um tipo muito competente dirão a maioria dos que o elegeram.

                  Comentário


                    O unico que faz verdadeiramente oposicao é o ventura ponto .
                    É dar forca ao partido que ninguem viu no poder .

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post

                      Tudo certo.

                      O problema é, como diz o outro, "no final do dia nada disso importa".

                      Ouvi as palavras do Sebastião Bugalho em direto e ele não deixa de ter razão nesse aspeto.

                      Se a montanha parir um rato, o grande líder (e mais 194930302 adjetivos usados pelos boys do PS nestes dias) sai reforçado para uma futura corrida a Belém, pela perseguição que lhe fora feita e pela retidão no momento do adeus.
                      Em termos puramente pragmáticos e para uma maioria do "eleitor médio" o teu post está certeiro e analiticamente correcto ... e é o que realmente vai entrar na cabeça de muita gente.

                      O meu post seria a argumentação para alguém mais atento (que sei que é o teu caso), para mostrar como a tese de que o PM só sai por causa do STJ e do perigo extremo do episódio fazer "jurisprudência", estar recheada de falácias e omissões convenientes.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

                        Tens uma ideia errada dos países do “1° mundo”.

                        Há inúmeros casos de políticos envolvidos em casos. Recordas-te de Olof Palm ?

                        Tem é que se evoluir para um eleitorado que saiba perceber o que é relevante e o que não é.

                        No concelho com o maior nível de riqueza e instrução de Portugal, o presidente da câmara já esteve preso.

                        Um trafulha dirão alguns, um tipo muito competente dirão a maioria dos que o elegeram.
                        Nesse concelho que referes, conviria verificar com algum rigor o perfil dos votantes. Não dos residentes. Posso dizer que de certeza chegariam a resultados muito interessantes e para muitos, resultados surpreendentes....

                        Comentário


                          Não acredito que fossem prender o chefe de gabinete do 1º ministro e o seu melhor amigo sem factos concretos. Até pode não dar em nada, mas vai certamente arrastar-se muito no tempo, e a carreira politica da maioria dos envolvidos acho que está definitivamente acabada. Mesmo que o Costa não seja acusado de nada, a investigação vai durar, e vai ficar para sempre ligado a isto.
                          E eu não tenho dúvidas que são uns aldrabões, são demasiados sintomas.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por wanderoli Ver Post
                            CDS aposto em 1 a 2 deputados
                            O partido que não conseguiu eleger nenhum deputado, está moribundo e sem qualquer expressão. Tem um líder fraco que não se preocupa muito em ser oposição nem tem ideias

                            Vai agora a eleições e elege 2 deputados?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por gfrmartins Ver Post

                              O partido que não conseguiu eleger nenhum deputado, está moribundo e sem qualquer expressão. Tem um líder fraco que não se preocupa muito em ser oposição nem tem ideias

                              Vai agora a eleições e elege 2 deputados?
                              exacto, uma grande maioria já nem se lembra que esse partido ainda existe!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por gfrmartins Ver Post

                                O partido que não conseguiu eleger nenhum deputado, está moribundo e sem qualquer expressão. Tem um líder fraco que não se preocupa muito em ser oposição nem tem ideias

                                Vai agora a eleições e elege 2 deputados?
                                Mas tem alguma estrutura autárquica e local que lhe permite alguma mobilização de pessoas e obtenção de fundos.

                                Está longe de partir do zero sem meios.

                                2 deputados, 1 Lisboa e outro Porto acho bastante razoável. Em 2022 foi quase.

                                Acho que está ao alcance deles e o líder só não aparece mais porque a comunicação social dá preferência a partidos com deputados eleitos, como é lógico.



                                ​​​​​​

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por wanderoli Ver Post

                                  Mas tem alguma estrutura autárquica e local que lhe permite alguma mobilização de pessoas e obtenção de fundos.

                                  Está longe de partir do zero sem meios.

                                  2 deputados, 1 Lisboa e outro Porto acho bastante razoável. Em 2022 foi quase.

                                  Acho que está ao alcance deles e o líder só não aparece mais porque a comunicação social dá preferência a partidos com deputados eleitos, como é lógico.



                                  ​​​​​​
                                  Ok, compreendo mas não concordo.

                                  Se quando ainda tinha palco não conseguiu vai conseguir agora essa mobilização quando já nem tem assento parlamentar?

                                  E qual é o raciocínio para conseguir esses votos todos e deputados? É malta que quer votar na direita mas não quer votar PSD e então vota CDS? Quando o CDS desapareceu e tem vindo a desaparecer de eleição para eleição? É o Nuno Melo que vai roubar votos ao PSD? Porque a população quer o CDS e o Nuno Melo no poder e não quer votar PSD?

                                  Hummm, duvido
                                  Editado pela última vez por gfrmartins; 08 November 2023, 14:24.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por wanderoli Ver Post

                                    Mas tem alguma estrutura autárquica e local que lhe permite alguma mobilização de pessoas e obtenção de fundos.

                                    Está longe de partir do zero sem meios.

                                    2 deputados, 1 Lisboa e outro Porto acho bastante razoável. Em 2022 foi quase.

                                    Acho que está ao alcance deles e o líder só não aparece mais porque a comunicação social dá preferência a partidos com deputados eleitos, como é lógico.



                                    ​​​​​​
                                    Onde??

                                    Só se for Ponte de Lima, Oliveira do Bairro e pouco mais... que ainda por cima são em distritos onde dificilmente conseguem eleger 1 deputado.

                                    Comentário


                                      Nuno Melo se bem me lembro era forte nos debates televisivos, e especialmente acutilante com a extrema esquerda, pelo que se tiver tempo de antena deixará a sua marca, e este vazio político provocado pela ausência do parlamento não traz só desvantagens, aporta também consigo a dispensa de explicação sobre propostas e votos da legislatura que agora termina e que muitas vezes colocam a nu incoerências.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Mach3 Ver Post
                                        Nuno Melo se bem me lembro era forte nos debates televisivos, e especialmente acutilante com a extrema esquerda, pelo que se tiver tempo de antena deixará a sua marca, e este vazio político provocado pela ausência do parlamento não traz só desvantagens, aporta também consigo a dispensa de explicação sobre propostas e votos da legislatura que agora termina e que muitas vezes colocam a nu incoerências.
                                        E de quem é esse eleitorado ?
                                        Vai ser alguem do BE que vai deixar de votar para ir votar no CDS ?

                                        A esquerda era só o PS, a direita é que havia coligações dessas do CDS para sobrepor ao PS ... Mas isso mudou em 2015

                                        Ou a direita arranja forma de agregar para ganhar deputados eleitos (e não interessa %%) ou podem-se divertir a dispersar votos que a esquerda continua com maioria.

                                        Comentário


                                          Em debate e retórica o Nuno Melo é forte.
                                          Em termos de financiamento sei que há dinheiro para campanha mas tem que ser uma campanha focada em Lisboa, Porto e eventualmente Aveiro.

                                          ​​​​​​Se não conseguir eleger nenhum deputado, o partido acaba mesmo, o que é pena tendo em conta o seu legado histórico.

                                          Eu estou à espera de ver a campanha mas para já acredito que Nuno Melo seja eleito sim.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por AbreuMog Ver Post

                                            E de quem é esse eleitorado ?
                                            Vai ser alguem do BE que vai deixar de votar para ir votar no CDS ?

                                            A esquerda era só o PS, a direita é que havia coligações dessas do CDS para sobrepor ao PS ... Mas isso mudou em 2015

                                            Ou a direita arranja forma de agregar para ganhar deputados eleitos (e não interessa %%) ou podem-se divertir a dispersar votos que a esquerda continua com maioria.
                                            Quem vai votar na direita?
                                            Quando o anunciado sao cortes pq nao conseguimos suportar este pais com a despesa

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

                                              Tens uma ideia errada dos países do “1° mundo”.

                                              Há inúmeros casos de políticos envolvidos em casos. Recordas-te de Olof Palm ?

                                              Tem é que se evoluir para um eleitorado que saiba perceber o que é relevante e o que não é.

                                              No concelho com o maior nível de riqueza e instrução de Portugal, o presidente da câmara já esteve preso.

                                              Um trafulha dirão alguns, um tipo muito competente dirão a maioria dos que o elegeram.
                                              já compraste o omo para os proximos meses?

                                              Vais precisar de lavar muita coisa outra vez

                                              Comentário


                                                O que acho extraordinário é quererem salvar este medíocre OE, quer dizer A. Costa sempre se recusou a governar sem ser com o seu Orçamento mas o próximo Governo seja ele qual for, teria de governar com o Orçamento dos demissionários!!!

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                                  O que acho extraordinário é quererem salvar este medíocre OE, quer dizer A. Costa sempre se recusou a governar sem ser com o seu Orçamento mas o próximo Governo seja ele qual for, teria de governar com o Orçamento dos demissionários!!!
                                                  Estou por fora, porque dizes que o OE é mediocre ?

                                                  Comentário


                                                    AV a dizer que nao aceita um governo de direta em que apenas apoia o governo à semelhança do que aconteceu nos Açores, a IL deve de aceitar um acorda de base parlamentar p/ ficar independente, pronto parece que s/ o CHEGA no governo vamos mesmo p/ o pantano político porque se o PSD precisar deles p/ a maioria vai ter mesmo de aceitar ou então ninguem governa,

                                                    Quanto ao CDS se eleger deputados poderá ser em Lisboa ou Aveiro, no Porto não acredito) Não sei o PAN elege um deputado, o Livre talvez consiga voltar a eleger em Lisboa, mas nao sei se consegue no Porto.

                                                    O PS perderá muitos votos p/ o PSD e mesmo p/ o PCP e o BE.

                                                    o PNS não sei se irá a votos, ele quer ser PM, mas não agora, ir p/ líder do PS e perder as eleições ficará queimado por muitos anos. O melhor que ele fazia se quer ser PM é mesmo esperar, mas oxalá ele se queime já p/ não ser PM nem agora nem mais tarde

                                                    E vamos ver se o Montenegro se aguenta no PSD, se os velhos do restelo como se diz não o demitem e vão buscar o PPC p/ ir a eleições, não me parece assim tão descabido
                                                    Editado pela última vez por flalex; 08 November 2023, 16:30.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

                                                      Estou por fora, porque dizes que o OE é mediocre ?
                                                      Aumento dos impostos indiretos é o dobro da "borla" no IRS só um exemplo, o estado do SNS é outro, se o SNS estivesse neste estado no tempo do PPC queria ver o que diriam PCP e BE, falam no estado do SNS mas pouco.

                                                      Aumento do IUC, já se fala no aumento do IMI através de revisão não sei do que

                                                      O OE não faz sentido nenhum ser aprovado a meu ver.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por gfrmartins Ver Post

                                                        O partido que não conseguiu eleger nenhum deputado, está moribundo e sem qualquer expressão. Tem um líder fraco que não se preocupa muito em ser oposição nem tem ideias

                                                        Vai agora a eleições e elege 2 deputados?
                                                        Acho que o Nuno Melo tem-se reservado (e bem). Não fazia muito sentido (antes de ontem) de andar por aí a desgastar a sua imagem por 3 ou 4 anos, para que depois quando chegasse altura de eleições "já não tinha coisas novas para dizer".

                                                        Assim, guarda-se para as alturas de campanha eleitoral (em termos práticos e para todos os efeitos ele até tem um "emprego" em Bruxelas e lá os deputados não podem estar sempre a faltar como é aqui na bandalheira do burgo; por isso não pode estar aí na rua e manifestar-se em tudo o que é tema da política nacional).

                                                        E não é por não ter agora deputados que faz com que não possa voltar a elegir 1 ou 2 anos. Se fosse assim, não havia hipótese de surgirem novos partidos do zero e que ganham deputados
                                                        .
                                                        Eu não vou votar CDS (já o cheguei a fazer 1x) mas acho que ainda há muita gente que se revê nos principios do CDS (centro-direita, católicos, etc) mas moderados/ponderados e que acharão o Ventura demasiado extremista/charlatão. Será uma franja da população pequena e mais velha e que não ia à bola com o "jovem" Chicão, mas agora com os cabelos brancos do Nuno Melo acho que alguns deles vão voltar a essa base.

                                                        Portanto sim, acho que o CDS poderá recuperar pelo menos 1 ou 2 deputados (Lisboa e Porto).

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Irascivel Ver Post

                                                          Acho que o Nuno Melo tem-se reservado (e bem). Não fazia muito sentido (antes de ontem) de andar por aí a desgastar a sua imagem por 3 ou 4 anos, para que depois quando chegasse altura de eleições "já não tinha coisas novas para dizer".

                                                          Assim, guarda-se para as alturas de campanha eleitoral (em termos práticos e para todos os efeitos ele até tem um "emprego" em Bruxelas e lá os deputados não podem estar sempre a faltar como é aqui na bandalheira do burgo; por isso não pode estar aí na rua e manifestar-se em tudo o que é tema da política nacional).

                                                          E não é por não ter agora deputados que faz com que não possa voltar a elegir 1 ou 2 anos. Se fosse assim, não havia hipótese de surgirem novos partidos do zero e que ganham deputados
                                                          .
                                                          Eu não vou votar CDS (já o cheguei a fazer 1x) mas acho que ainda há muita gente que se revê nos principios do CDS (centro-direita, católicos, etc) mas moderados/ponderados e que acharão o Ventura demasiado extremista/charlatão. Será uma franja da população pequena e mais velha e que não ia à bola com o "jovem" Chicão, mas agora com os cabelos brancos do Nuno Melo acho que alguns deles vão voltar a essa base.

                                                          Portanto sim, acho que o CDS poderá recuperar pelo menos 1 ou 2 deputados (Lisboa e Porto).
                                                          Primeiro é preciso que lhe dêem palco outra vez, a um partido sem assento parlamentar que não é novo, é bafiento, não é uma questão de ser um partido novo com ideias novas é um partido antigo que foi desaparecendo por culpa própria. O Nuno Melo não se tem reservado, não tinha nem tem é nada para dizer nem lhe dão Palco, não é uma estratégia é uma consequência.

                                                          E é um CDS que tinha vindo sempre a tornar-se cada vez mais irrelevante, não foi apenas nas últimas eleições era um percurso descendente que estava a acontecer, quer no Parlamento quer nas câmaras, foi absorvido pelo PSD.

                                                          Mas outra questão para mim é, ok o Ventura é demasiado "extremista" e é uma grande parte do eleitorado que não votou CDS mas agora não vai votar PSD ou IL e que vai votar CDS? Ou foi malta que votou PS que agora vai votar CDS?

                                                          Até pode acontecer mas acho muito improvável um regresso assim tão vitorioso.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por flalex Ver Post

                                                            Aumento dos impostos indiretos é o dobro da "borla" no IRS só um exemplo, o estado do SNS é outro, se o SNS estivesse neste estado no tempo do PPC queria ver o que diriam PCP e BE, falam no estado do SNS mas pouco.

                                                            Aumento do IUC, já se fala no aumento do IMI através de revisão não sei do que

                                                            O OE não faz sentido nenhum ser aprovado a meu ver.
                                                            Não estou mesmo por dentro, não vi nem por alto o OE.

                                                            Mas quando referes o estado do SNS !? Como é que isso se reflecte no OE ?

                                                            O IUC aumentar progressivamente para carros anteriores a 2007 não me choca.

                                                            Comentário


                                                              Acho que era positivo que o CDS voltasse a ter representação parlamentar.

                                                              Creio que são mais sérios e responsáveis que os atuais dois partidos de direita A IL gostava do anterior líder. Este que era um troll dos blogs politicos é muito fraquinho e depois o Chega com o inenarrável André Ventura, um aldrabão populista, valha-nos Nossa Senhora

                                                              Gosto do Hugo Soares do PSD e gostava do Rui Rio, já o Montenegro ... não me tem impressionado muito.

                                                              Mas mais do que os partidos será necessário ver a proposta de cada um e nomeadamente a proposta de orçamento, estou curioso.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X