Anúncio

Collapse
No announcement yet.

alunos do profissional vão poder entrar na faculdade sem exames

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Mas a universidade não recebe apenas o valor da propina do estudante, também recebe transferências do estado, e quanto mais alunos tiver mais recebe. Além disso, em muitos casos, mesmo que só recebesse mais esses 1000€ já é bom, porque são cursos que não têm custos extra para a universidade, basta haver mais um lugar disponível na sala.
    Boa, não tinha pensado nisso. Por cada aluno recebem mais mas acabam sempre por " lucar " porque apesar da verba ser curta, um aluno tambem não causa grande despesa. Apenas mais uma refeição quando o é e tem de a pagar ainda que a baixo preço, e mais uns litros de água por ano para a WC

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
      Boa, não tinha pensado nisso. Por cada aluno recebem mais mas acabam sempre por " lucar " porque apesar da verba ser curta, um aluno tambem não causa grande despesa. Apenas mais uma refeição quando o é e tem de a pagar ainda que a baixo preço, e mais uns litros de água por ano para a WC
      A 2,75€ a refeição, acho que é esse preço, duvido que a universidade tenha prejuizo com as refeições.

      Comentário


        #63
        O meu contacto com algumas escolas profissionais, na área do turismo, hotelaria, restauração e agricultura é confrangedor. Nota-se, claramente, que são, na generalidade, miúdos que vêm de famílias desestruturadas, sem pingo de educação e vontade de ali estarem. Foram empurrados para ali para andarem fora das ruas, tipo ATL. É um gigante problema para o futuro, porque são miúdos que não têm qualquer hábito de trabalho.... O que é que essa malta vai fazer no futuro...
        Geralmente aproveitam-se 2 ou 3 por turma, que até arranjam logo trabalho. Não estou a ver essa a malta a aguentar ou a querer frequentar um curso superior, pelo menos naquelas faculdades que não brincam em serviço.
        Tenho pena dos professores, que se desgastam a controlar a turbe.

        Comentário


          #64
          É o admirável homem novo.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
            Sim claro, aliás o objectivo dos cursos profissionais até era isso de preparar melhor as pessoas tanto para o mercado de trabalho como para a universidade sem ter grandes desvantagens na mesma.

            Só que como vês, em muitas escolas profissionais nem os preparam para uma coisa nem para a outra.
            Sobre o último parágrafo... o problema é que grande parte dos cursos profissionais foram criados à semelhança dos bairros sociais recentes: vamos juntar tudo o que mau no mesmo sitio e eles que se desenrasquem.

            Felizmente há bons exemplos de cursos profissionais (e respetivos alunos) em várias áreas de estudo.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
              Sobre o último parágrafo... o problema é que grande parte dos cursos profissionais foram criados à semelhança dos bairros sociais recentes: vamos juntar tudo o que mau no mesmo sitio e eles que se desenrasquem.

              Felizmente há bons exemplos de cursos profissionais (e respetivos alunos) em várias áreas de estudo.
              Por isso é que antigamente , até 2006 salvo erro, existia os chamados Cursos Tecnológicos ( que ficava entre o secundário normal e os cursos profissionais ) .

              Digamos que era 10, 11º e 12º com as principais disciplinas exactamente iguais aos do secundário normal ( era nas mesmas escolas secundárias e por vezes aulas partilhadas com turmas do normal ) e retiravam 3 disciplinas ( como química, história, e TLQ maybe, ou algo assim , era conforme ) e eram substituidas por 3 disciplinas de informática.

              Depois isso acabou e já não me afectou a mim mas falava com malta de turmas em que passaram do tecnológico para o profissional ainda que na mesma escola e a dificuldade baixou drasticamente.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por fhff Ver Post
                O meu contacto com algumas escolas profissionais, na área do turismo, hotelaria, restauração e agricultura é confrangedor. Nota-se, claramente, que são, na generalidade, miúdos que vêm de famílias desestruturadas, sem pingo de educação e vontade de ali estarem. Foram empurrados para ali para andarem fora das ruas, tipo ATL. É um gigante problema para o futuro, porque são miúdos que não têm qualquer hábito de trabalho.... O que é que essa malta vai fazer no futuro...
                Geralmente aproveitam-se 2 ou 3 por turma, que até arranjam logo trabalho. Não estou a ver essa a malta a aguentar ou a querer frequentar um curso superior, pelo menos naquelas faculdades que não brincam em serviço.
                Tenho pena dos professores, que se desgastam a controlar a turbe.
                E o pior é que a culpa nem é dos miudos....porque com 14 / 15 anos não se é mais que um miudo grande.

                A cena é que os empurram e vendem a ideia de " não gostas de estudar nem queres ir para a universidade, então vais para esse curso, ficas com equivalência ao 12º e sais de lá a saber exercer uma profissão "......

                Pois sim...

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  E o pior é que a culpa nem é dos miudos....porque com 14 / 15 anos não se é mais que um miudo grande.

                  A cena é que os empurram e vendem a ideia de " não gostas de estudar nem queres ir para a universidade, então vais para esse curso, ficas com equivalência ao 12º e sais de lá a saber exercer uma profissão "......

                  Pois sim...
                  Exactamente!

                  Depois os putos chegam lá, vêem que têm de estudar para matemática e português para metalurgia, cozinha, cabeleireiro ou outra qualquer vertente, e passam-se... depois os únicos 2 ou 3 que realmente querem seguir a profissão e aprender algo, saõ arrastanos na lama da "nivelação por baixo", porque os professores não podem "puxar" pela turma sob o risco de metade desistir ou chumbar (depois têm o Xôr Director da escola a apertar).

                  Comentário


                    #69
                    não acho esta medida justa simplesmente porque não lhes é pedida a mesma exigência que aqueles que estão em ciências

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                      Exactamente!

                      Depois os putos chegam lá, vêem que têm de estudar para matemática e português para metalurgia, cozinha, cabeleireiro ou outra qualquer vertente, e passam-se... depois os únicos 2 ou 3 que realmente querem seguir a profissão e aprender algo, saõ arrastanos na lama da "nivelação por baixo", porque os professores não podem "puxar" pela turma sob o risco de metade desistir ou chumbar (depois têm o Xôr Director da escola a apertar).
                      Tadinhos, terem de estudar matemática....hahaha.

                      Alguem que lhes diga que a vida não é só cor de rosa.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por fhff Ver Post
                        O meu contacto com algumas escolas profissionais, na área do turismo, hotelaria, restauração e agricultura é confrangedor. Nota-se, claramente, que são, na generalidade, miúdos que vêm de famílias desestruturadas, sem pingo de educação e vontade de ali estarem. Foram empurrados para ali para andarem fora das ruas, tipo ATL. É um gigante problema para o futuro, porque são miúdos que não têm qualquer hábito de trabalho.... O que é que essa malta vai fazer no futuro...
                        Geralmente aproveitam-se 2 ou 3 por turma, que até arranjam logo trabalho. Não estou a ver essa a malta a aguentar ou a querer frequentar um curso superior, pelo menos naquelas faculdades que não brincam em serviço.
                        Tenho pena dos professores, que se desgastam a controlar a turbe.
                        É da idade.Não é por aí, digo o mesmo de lics e mestres por ex. O ES hoje em dia é diferente. Já estou a ir para velhote ehee, os miúdos que vejo... meu deus, nem sei como tiraram o curso.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                          É da idade.Não é por aí, digo o mesmo de lics e mestres por ex. O ES hoje em dia é diferente. Já estou a ir para velhote ehee, os miúdos que vejo... meu deus, nem sei como tiraram o curso.
                          Mas estes cursos pioram ainda mais.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            Tadinhos, terem de estudar matemática....hahaha.

                            Alguem que lhes diga que a vida não é só cor de rosa.
                            O problema é esse, dizem que aquele curso é um passeio no parque, para os motivar a ir, e depois vê-se...

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                              Mas a universidade não recebe apenas o valor da propina do estudante, também recebe transferências do estado, e quanto mais alunos tiver mais recebe. Além disso, em muitos casos, mesmo que só recebesse mais esses 1000€ já é bom, porque são cursos que não têm custos extra para a universidade, basta haver mais um lugar disponível na sala.
                              Mas isso é lógico, o conceito de Taxas Compensadores é isso mesmo...

                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                              A 2,75€ a refeição, acho que é esse preço, duvido que a universidade tenha prejuizo com as refeições.
                              Daquilo que conheço, pelo menos em Coimbra, a refeição social tem um custo de 2,4e.

                              Que haja lucro? acredito que sim, mas 2,4e por uma Sopa, Pão, Sobremesa e Prato Principal não me parece assim tão lucrativo, apesar da qualidade questionável da comida...

                              Comentário


                                #75
                                a universidade precisa de pessoal para sustentar os professores e mil funcionarios publicos
                                os mercedes e bmws não andam a água
                                se o curso serve ou se ha emprego
                                pouco interessa

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Tambem se podem depois fazer cadeiras ao domingo ?
                                  Só se pertencerem ao PS.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por fhff Ver Post
                                    O meu contacto com algumas escolas profissionais, na área do turismo, hotelaria, restauração e agricultura é confrangedor. Nota-se, claramente, que são, na generalidade, miúdos que vêm de famílias desestruturadas, sem pingo de educação e vontade de ali estarem. Foram empurrados para ali para andarem fora das ruas, tipo ATL. É um gigante problema para o futuro, porque são miúdos que não têm qualquer hábito de trabalho.... O que é que essa malta vai fazer no futuro...
                                    Geralmente aproveitam-se 2 ou 3 por turma, que até arranjam logo trabalho. Não estou a ver essa a malta a aguentar ou a querer frequentar um curso superior, pelo menos naquelas faculdades que não brincam em serviço.
                                    Tenho pena dos professores, que se desgastam a controlar a turbe.
                                    Acredita que dar aulas em escolas profissionais, sobretudo de disciplinas teóricas, é f*dido! Chega-se ao final do ano com um nível de misantropia e cinismo que rebenta a escala. Ao que os professores em início de carreira se submetem, para ganhar 3 tostões furados...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Jossy Ver Post
                                      Acredita que dar aulas em escolas profissionais, sobretudo de disciplinas teóricas, é f*dido! Chega-se ao final do ano com um nível de misantropia e cinismo que rebenta a escala. Ao que os professores em início de carreira se submetem, para ganhar 3 tostões furados...
                                      Então imagina na tão amada e compreendida Matemática

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                        Então imagina na tão amada e compreendida Matemática
                                        *recomendações informais dos conselhos 'pedagógicos': uns testezitos de consulta. Talvez umas equações para colorir.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          Por isso é que antigamente , até 2006 salvo erro, existia os chamados Cursos Tecnológicos ( que ficava entre o secundário normal e os cursos profissionais ) .

                                          Digamos que era 10, 11º e 12º com as principais disciplinas exactamente iguais aos do secundário normal ( era nas mesmas escolas secundárias e por vezes aulas partilhadas com turmas do normal ) e retiravam 3 disciplinas ( como química, história, e TLQ maybe, ou algo assim , era conforme ) e eram substituidas por 3 disciplinas de informática.

                                          Depois isso acabou e já não me afectou a mim mas falava com malta de turmas em que passaram do tecnológico para o profissional ainda que na mesma escola e a dificuldade baixou drasticamente.
                                          Eu fiz o tecnológico de informática e acabei em 2006/2007.

                                          Tudo era igual, exceto exatamente as disciplinas informáticas.

                                          Fiz os exames de mat A e física e entrei para a faculdade onde fiz licenciatura e mestrado em mecânica.

                                          Se tivesse aprendido biologia e físico química não me ia servir de nada, desta forma aprendi a programar, bases de dados e outras coisas que foram e são bastante úteis hoje em dia.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Fiz o meu 10 11 e 12 por via de curso profissional, pois já sabia que era o caminho mais fácil, sim, aquilo 80% é um enterro de alunos problemáticos ou "fartos" de estudar e querem trabalhar, mas eu sempre tive em mente continuar estudos para o ensino superior, e o preço que tive que pagar foi ficar 1 ano "parado" a dar matemática A de 3 anos em 1 com um explicador, fazer o exame nacional e prosseguir, neste estudei mesmo a fundo até que acabei por ganhar gosto por Matemática e já não era um esforço, chegou o dia D e lá consegui passar no exame, até fui a segunda fase para melhorar e também consegui, agora o que me pergunto é, o nível de matemática nestes cursos profissionais é tão baixo, como é que se vão safar na universidade? com cadeiras de Matemática e Estatística etc?!

                                            No meu curso profissional não tive Matematica A, mas sim Matematica B. (Curso de informática)
                                            Editado pela última vez por DiogoFilipe; 28 March 2019, 22:11.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Eu tirei um curso profissional à 17 anos e um CET à 8, ambos na mesma escola profissional, e se é verdade que havia algum favorecimento, era essencialmente para passar, não necessariamente para ter notas altas.

                                              Após o CET ainda tirei uma licenciatura em Engenharia Mecânica numa escola pública do Porto em 4 anos e em regime pós laboral. Alguns amigos com o mesmo percurso fizeram a licenciatura nos 3 anos, por isso nem tudo é mau.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por DiogoFilipe Ver Post
                                                Fiz o meu 10 11 e 12 por via de curso profissional, pois já sabia que era o caminho mais fácil, sim, aquilo 80% é um enterro de alunos problemáticos ou "fartos" de estudar e querem trabalhar, mas eu sempre tive em mente continuar estudos para o ensino superior, e o preço que tive que pagar foi ficar 1 ano "parado" a dar matemática A de 3 anos em 1 com um explicador, fazer o exame nacional e prosseguir, neste estudei mesmo a fundo até que acabei por ganhar gosto por Matemática e já não era um esforço, chegou o dia D e lá consegui passar no exame, até fui a segunda fase para melhorar e também consegui, agora o que me pergunto é, o nível de matemática nestes cursos profissionais é tão baixo, como é que se vão safar na universidade? com cadeiras de Matemática e Estatística etc?!

                                                No meu curso profissional não tive Matematica A, mas sim Matematica B. (Curso de informática)
                                                Pois, lá está, eu ainda só não percebi porque é que os cursos profissionais não têm matemática A. Pelo menos os cursos de tecnologias.

                                                E é assim temos pena ou seja, é 12º é 12º, não tem de ser 12º facilitado, e os alunos têm mais que se esforçar. Até porque depois acontece como tu que na prática foste afectado por este sistema , tiveste um ano " parado " e a pagar a explicador.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                  Eu fiz o tecnológico de informática e acabei em 2006/2007.

                                                  Tudo era igual, exceto exatamente as disciplinas informáticas.

                                                  Fiz os exames de mat A e física e entrei para a faculdade onde fiz licenciatura e mestrado em mecânica.

                                                  Se tivesse aprendido biologia e físico química não me ia servir de nada, desta forma aprendi a programar, bases de dados e outras coisas que foram e são bastante úteis hoje em dia.
                                                  Sim sim, é como eu, foi o curso tecnológico. No ano eguinte acabou isso e esse bom curso, desapareceu. Foi uma pena.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X