Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Impressora 3d

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Impressora 3d

    Criei este tópico com vista a partilhar ideias sobre um dos meus hobbies preferidos: a impressão 3d.

    Não encontrei nenhum tópico igual, no caso de existir acredito que o vão dizer 😉.

    No meu caso tenho um clone de uma Prusa Mk3 construía por mim com a ajuda de um colega entendido. Até agora já derreti 8km de pla e fiz muitíssimas construções cá para casa e para fora.

    Por aqui há mais alguém que queira partilhar esta paixão?

    #2
    A impressão de hoje:
    Skyline de Paris
    Fiz por menos de 0€10, se fosse a comprar em loja, rondaria 30€.

    Outras peças que acho interessantes.

    A minha impressora home made:
    Editado pela última vez por Tux; 30 December 2023, 20:25.

    Comentário


      #3
      Também tenho uma impressora mas há muito pouco tempo, só imprimi 3 objectos ainda.

      Mas vai ser difícil resistir a imprimir cenas que não servem para nada 😵‍💫

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
        Também tenho uma impressora mas há muito pouco tempo, só imprimi 3 objectos ainda.

        Mas vai ser difícil resistir a imprimir cenas que não servem para nada 😵‍💫
        Sim, é verdade que a vontade de imprimir objetos "decorativos" é grande. Em todo caso, o que mais imprimo é material util, desde caixas, cabides, x-atos, batentes, e peças específicas para reparações.
        Tenho sacado os stl do site printables.com.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Tux Ver Post

          No meu caso tenho um clone de uma Prusa Mk3 construía por mim com a ajuda de um colega entendido. Até agora já derreti 8km de pla e fiz muitíssimas construções cá para casa e para fora.
          Boa ideia, o tópico. Já olhei um par de vezes para máquinas, nos últimos anos, mas contive-me. Além de não ter necessidade, o que li de passagem sobre as emissões de funcionamento também não me tranquilizou.

          Podes dizer algo sobre o espaço e ventilação que usas, ou que são aconselhados?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post

            Boa ideia, o tópico. Já olhei um par de vezes para máquinas, nos últimos anos, mas contive-me. Além de não ter necessidade, o que li de passagem sobre as emissões de funcionamento também não me tranquilizou.

            Podes dizer algo sobre o espaço e ventilação que usas, ou que são aconselhados?
            Emissões? Como assim? Se calhar estás a falar da impressora a laser que liberta muito mau cheiro ao ser usada.
            Eu uso uma fdm exclusivamente com pla, que é um plástico 100% vegetal. Não tem cheiro nem é nocivo.
            No meu caso tenho a impressora num canto da sala.
            Para quem tem paciência é um aparelho que acaba por poupar muito dinheiro.
            Eu já me habituei a pensar que antes de comprar alguma coisa vejo se dá para imprimir. No outro dia precisava de uma saboneteira para fixar na cabine de duche, foi só escolher a cor e enviar o ficheiro para a impressora.

            Neste momento estou a imprimir bases para pôr nos pés do estendal que está a ficar todo enferrujado e a estraga o chão.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post

              Boa ideia, o tópico. Já olhei um par de vezes para máquinas, nos últimos anos, mas contive-me. Além de não ter necessidade, o que li de passagem sobre as emissões de funcionamento também não me tranquilizou.

              Podes dizer algo sobre o espaço e ventilação que usas, ou que são aconselhados?
              Fui pesquisar, e parece que sim, existe um estudo recente que fala sobre a emissões de substâncias.
              Em todo caso existem caixas para impressoras, ou podemos simplesmente pôr a trabalhar num canto da cave ou garagem.

              Comentário


                #8
                Há impressoras “fechadas” e com filtros.

                Os plásticos não são todos iguais, há uns que sim deviam ser impressos em lugares ventilados.

                Já comprei um ventilador e vou instalar para puxar o ar para a rua.

                Também o processo de imprimir está muito mais simplificado, há impressoras que não é “preciso fazer nada”, é só escolher o objecto e enviar para a impressora que ele já vai com as configurações “certas”.

                Qualquer pessoa imprime peças com uma qualidade incrivel.

                Comentário


                  #9
                  Não percebo um carapau do assunto mas já vi uns videos engraçados. Há malta a imprimir partes de carrocerias. Ainda este ano falei com um tipo que precisava de um grelha para um Boca Negra e pediam-lhe uma pequena fortuna por uma impressão em 3D...

                  Comentário


                    #10
                    É mais complicado do que esperava. Tenho tido problemas com a retração em peças com bases maiores, tanto com PLA, como com PET. Mesmo pondo laca na base.

                    Surpreendeu-me a elevada resistência das peças.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                      Não percebo um carapau do assunto mas já vi uns videos engraçados. Há malta a imprimir partes de carrocerias. Ainda este ano falei com um tipo que precisava de um grelha para um Boca Negra e pediam-lhe uma pequena fortuna por uma impressão em 3D...
                      Sim, quem vive disso pede sempre mais de 30€. O processo de impressão tem um valor insignificante, mas se a peça tem de ser desenhada, já necessita de muito trabalho.
                      A minha impressora ficou paga logo nas primeiras encomendas.
                      Um kilo de plástico pla de qualidade, fica no mínimo por 15€, as peças só usam algumas gramas. A impressora consegue construir peça extremamente fortes com pouco material.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                        É mais complicado do que esperava. Tenho tido problemas com a retração em peças com bases maiores, tanto com PLA, como com PET. Mesmo pondo laca na base.

                        Surpreendeu-me a elevada resistência das peças.
                        É só aumentar a temperatura da cama, agora com o frio, põe a cama a 60⁰ para o pla, que fica resolvido.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                          É só aumentar a temperatura da cama, agora com o frio, põe a cama a 60⁰ para o pla, que fica resolvido.
                          Tenho posto a 70. A impressora é uma Ender 3.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                            Sim, quem vive disso pede sempre mais de 30€. O processo de impressão tem um valor insignificante, mas se a peça tem de ser desenhada, já necessita de muito trabalho.
                            A minha impressora ficou paga logo nas primeiras encomendas.
                            Um kilo de plástico pla de qualidade, fica no mínimo por 15€, as peças só usam algumas gramas. A impressora consegue construir peça extremamente fortes com pouco material.
                            Pediram-lhe cento e tal euros por uma peça que fica no para-choques. Quase tanto como a peça original. Eu uma vez pedi o Brian do Family Guy a um tipo do Marketplace e era praí 40 euros... Cheguei a considerar comprar uma impressora mas nunca fui mais além da ideia inicial..

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                              Tenho posto a 70. A impressora é uma Ender 3.
                              Isso é estranho. Ou o pla é de baixa qualidade ou tens o bico pouco aproximado da cama.
                              Podes fazer o teste da folha de papel para calibrar a distância para um correto homing.
                              Eu só uso duas marcas: a sunlu da Amazon ou o Forme futura da mauser.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Picard Ver Post

                                Pediram-lhe cento e tal euros por uma peça que fica no para-choques. Quase tanto como a peça original. Eu uma vez pedi o Brian do Family Guy a um tipo do Marketplace e era praí 40 euros... Cheguei a considerar comprar uma impressora mas nunca fui mais além da ideia inicial..
                                O sítio mais barato que conheço par mandar fazer peças é a mauser, mas tens de ter já o desenho escolhido.

                                Comentário


                                  #17
                                  Hesitei muito entre a impressora 3D e uma CNC.
                                  Acabei por não investir em nenhuma...

                                  Comentário


                                    #18
                                    A Cnc é espetacular, mas já requer um espaço próprio, e sai mais caro

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                      Isso é estranho. Ou o pla é de baixa qualidade ou tens o bico pouco aproximado da cama.
                                      Podes fazer o teste da folha de papel para calibrar a distância para um correto homing.
                                      Eu só uso duas marcas: a sunlu da Amazon ou o Forme futura da mauser.
                                      Pois pode ser do pla. Tenho comprado na Mauser, mas do mais barato.
                                      Na modelação estou bem porque trabalhei alguns anos como programador de CNC. Costumo modelar na versão online gratuita do Fusion 360.
                                      Mas na impressão não tenho evoluído muito, porque não tenho com quem trocar impressões.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                                        Pois pode ser do pla. Tenho comprado na Mauser, mas do mais barato.
                                        Na modelação estou bem porque trabalhei alguns anos como programador de CNC. Costumo modelar na versão online gratuita do Fusion 360.
                                        Mas na impressão não tenho evoluído muito, porque não tenho com quem trocar impressões.
                                        Deve ser o da Tucab, no início também usava esse e tinha muitos problemas, o pior era o entupimento.
                                        Esse fio não é calibrado e vem mal enrolado. Experimenta o Formfutura, vale a diferença do preço.
                                        Ou a Sunlu
                                        https://www.amazon.es/-/pt/dp/B07XFK...d_i=B07XFKW972
                                        Editado pela última vez por Tux; 31 December 2023, 18:35.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                          Deve ser o da Tucab, no início também usava esse e tinha muitos problemas, o pior era o entupimento.
                                          Esse fio não é calibrado e vem mal enrolado. Experimenta o Formfutura, vale a diferença do preço.
                                          Ou a Sunlu
                                          https://www.amazon.es/-/pt/dp/B07XFK...d_i=B07XFKW972
                                          Sim. É o tucab.
                                          Nunca tiveste problemas de retração=? A base descolar nas pontas e ficarem levantadas?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                                            Sim. É o tucab.
                                            Nunca tiveste problemas de retração=? A base descolar nas pontas e ficarem levantadas?
                                            Sim, muito mesmo, bastava imprimir uma base com mais de 10 cm e lá via os cantos a levantar. Depois a impressão ficava toda torta.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                              Sim, muito mesmo, bastava imprimir uma base com mais de 10 cm e lá via os cantos a levantar. Depois a impressão ficava toda torta.
                                              E era da marca do PLA?

                                              Tenho uma peça grande para fazer. Vou experimentar esse formfutura. Obrigado pela dica.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                                                E era da marca do PLA?

                                                Tenho uma peça grande para fazer. Vou experimentar esse formfutura. Obrigado pela dica.
                                                No meu caso era o pla e a cama estava pouco quente.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Com uma impressora 3D dá
                                                  para imprimir partes de uma cnc e de uma laser, espero consegui isso nos próximos tempos

                                                  Também tenho experiência em desenhar em 3D, espero conseguir desenhar as minhas peças

                                                  Mas já há tanta coisa desenhada que qualquer pessoa consegue imprimir uma infinidade de coisas.
                                                  Editado pela última vez por vsr200; 01 January 2024, 13:17.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É o que eu faço. Primeiro vou ver se alguém já desenhou a peça, só depois é que eu faço o desenho no caso de não encontrar nada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Estas coisas da impressão 3D lembra um bocado aquela fase há uns anos, em que a malta fazia cópias de CD de música e vendia por um valor absurdo. Depois os CDRW tornaram-se mais baratos e todas a gente sabia e fazia as suas coletâneas em casa

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                                                        Estas coisas da impressão 3D lembra um bocado aquela fase há uns anos, em que a malta fazia cópias de CD de música e vendia por um valor absurdo. Depois os CDRW tornaram-se mais baratos e todas a gente sabia e fazia as suas coletâneas em casa
                                                        É parecido, a diferença aqui, é que é legal.
                                                        Por causa daquela história dos vapores libertados, vou avançar com a construção de uma caixa em acrílico.
                                                        Alguém sabe onde arranjar 5 placas 50 x 50 cm baratas? O melhor preço que vi para já, foi no LM a 5€ a unidade.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                                          Deve ser o da Tucab, no início também usava esse e tinha muitos problemas, o pior era o entupimento.
                                                          Esse fio não é calibrado e vem mal enrolado. Experimenta o Formfutura, vale a diferença do preço.
                                                          Ou a Sunlu
                                                          https://www.amazon.es/-/pt/dp/B07XFK...d_i=B07XFKW972
                                                          Uso esse mesmo PLA+ da Sunlu e sem queixas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                                            É parecido, a diferença aqui, é que é legal.
                                                            Por causa daquela história dos vapores libertados, vou avançar com a construção de uma caixa em acrílico.
                                                            Alguém sabe onde arranjar 5 placas 50 x 50 cm baratas? O melhor preço que vi para já, foi no LM a 5€ a unidade.
                                                            Essa situação dos vapores, está directamente ligada a impressoras de filamento? Não estariam a falar de resina em que é bem mais notório?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X