Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Movimentos cívicos para travar minas de lítio - contra os atentados ao meio ambiente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Já se pode pagar as contas em paisagens e bem estar?
    É que se puder, tudo bem.

    Passámos 800 anos a queixarmo-nos que este país não tem riquezas naturais e somos pobres por causa disso. Até inventámos os descobrimentos para ir roubá-las a outros povos.

    Agora que temos das maiores reservas da Europa de um potencial novo petróleo, ai que fica mal na paisagem.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
      A hipocrisia está acima de 9000 por estas bandas.

      Quantos vídeos querem de derrame de petróleo? Querem fotos de aves cobertas em crude? Quantas toneladas de peixe querem ver a boiar?

      Devem haver centenas de reportagens sobre derrames de petróleo que causaram enormes danos ao ambiente.

      Mas continuem a consumir electrodomésticos com baterias, que a vossa consciência é tipo gelatina.

      Mas siga, mais um tópico que é um hino à casmurrise e estupidez humana.
      Preocupam-se com o impacto ambiental da exploração de lítio, mas ignoram esses mesmos problemas e outros mais graves como a exploração infantil, no Congo, onde a mineração não tem o mesmo nível de controlo e fiscalização que... bem, um país de primeiro mundo como é Portugal.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Avant Ver Post
        Já se pode pagar as contas em paisagens e bem estar?
        É que se puder, tudo bem.

        Passámos 800 anos a queixarmo-nos que este país não tem riquezas naturais e somos pobres por causa disso. Até inventámos os descobrimentos para ir roubá-las a outros povos.

        Agora que temos das maiores reservas da Europa de um potencial novo petróleo, ai que fica mal na paisagem.
        Claro que fica mal, o lítio, os eólicos, as barragens, os furos do pitróile, epah eu sempre disse que os ambientalistas simplórios pensam que a electricidade nasce nas tomadas eléctricas em casa.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Progressive Ver Post
          Um desastre ambiental, só que este tem uma grande diferença, é planeado e premeditado

          E os unicos que não lucram absolutamente nada, antes pelo contrario, são os que mais sofrem, são os "donos" das terras e os habitantes que têm que sofrer na pele com este atentado

          Uma vergonha
          Abaixo as minas, abaixo os poços de petróleo, abaixo as pedreiras - vamos voltar ao paleolítico.

          Comentário


            #65
            O que eu não entendo é a entrega das explorações a empresas que não pagam cá os impostos.... Isso é que eu não entendo!
            A exploração é essencial se queremos evoluir economicamente e não estarmos dependentes exclusivamente do turismo! Eu quero um país que tenha alguma sustentabilidade e que não viva exclusivamente dos impostos aos serviços! Para aumentar ordenados é preciso melhorar a balança comercial e essa só melhora quando temos produtos (fabricados ou matéria prima) que valha a pena exportar!

            O ideal era fabricar as nossas próprias baterias, mas isso já era pedir muito, se calhar...
            Editado pela última vez por Spinnaker; 31 October 2019, 11:28.

            Comentário


              #66
              Um país riquíssimo como o nosso não precisa de litios pa nada tão....isto é riqueza por todo o lado.

              É preciso muito cuidado com ambientalistas de bancada......qualquer dia até lhes faz confusão um painel solar.

              Um pouco como os vegans de bancada...que qualquer dia nem se pode cortar erva para comer

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                Claro que fica mal, o lítio, os eólicos, as barragens, os furos do pitróile, epah eu sempre disse que os ambientalistas simplórios pensam que a electricidade nasce nas tomadas eléctricas em casa.
                Ou isso ou a cantar o "Kumbaya my lord" à volta da fogueira

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                  O que eu não entendo é a entrega das explorações a empresas que não pagam cá os impostos.... Isso é que eu não entendo!
                  A exploração é essencial se queremos evoluir economicamente e não estarmos dependentes exclusivamente do turismo! Eu quero um país que tenha alguma sustentabilidade e que não viva exclusivamente dos impostos aos serviços! Para aumentar ordenados é preciso melhorar a balança comercial e essa só melhora quando temos produtos (fabricados ou matéria prima) que valha a pena exportar!

                  O ideal era fabricar as nossas próprias baterias, mas isso já era pedir muito, se calhar...
                  Essa solução seria o ideal (explorador a pagar impostos cá e as baterias serem todas fabricadas cá), mas já sabemos que nenhum dos dois vai acontecer. A única riqueza que será produzida para o país será directamente em trabalhadores e indirectamente em alojamento, alimentação e derivados naquela região que é bastante pobre.

                  Comentário


                    #69
                    https://www.publico.pt/2019/10/30/ci...inutos-1891821

                    Não sei se se enquadra aqui

                    Mas se Portugal têm o novo "ouro" há que explorar ao máximo!
                    Editado pela última vez por Pittboxer; 31 October 2019, 09:43.

                    Comentário


                      #70
                      Explorar ao máximo, claro está com os devidos estudos de impacto e claro com limites, mas sim há que não fechar a porta, e eu acho engraçado que hoje em dia a palavra equilíbrio parece andar pelas ruas da amargura.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        Explorar ao máximo, claro está com os devidos estudos de impacto e claro com limites, mas sim há que não fechar a porta, e eu acho engraçado que hoje em dia a palavra equilíbrio parece andar pelas ruas da amargura.
                        Ora nem mais, ora nem mais... os pessoal que fala d desastres ambientais pensa que aquilo é meia dúzia de gajos com umas pás a tirar lítio sem controlo, fiscalização, nem nada...

                        Há que ter os devidos controlos, limites, estudos de impacto ambiental etc, mas como o mundo está a evoluir para um cada vez maior uso de baterias, a exploração de lítio era uma mais valia económica para Portugal e uma oportunidade de riqueza.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                          Já se pode pagar as contas em paisagens e bem estar?
                          É que se puder, tudo bem.

                          Passámos 800 anos a queixarmo-nos que este país não tem riquezas naturais e somos pobres por causa disso. Até inventámos os descobrimentos para ir roubá-las a outros povos.

                          Agora que temos das maiores reservas da Europa de um potencial novo petróleo, ai que fica mal na paisagem.
                          A nossa tradição é queixarmo-nos do que não temos e não aproveitar o que temos, mas neste caso do litio, acho que no final, se houver algum final, alguém vai lucrar, e o país vai arcar com os prejuizos.

                          Nós temos recursos naturais já bastante bons em termos de energia, energia solar, eólica e hidrica, e estamos muito longe de aproveitar a energia solar que temos. Esta é a nossa maior riqueza.

                          Num país em que nem as pedreiras consegue controlar, em que estão muitas a operar ilegalmente, em que trabalham até ao limite das estradas sem qualquer inspeção, em que caem estradas por falta de um estado que faça a sua função de regulador, como é que vão verificar e inspecionar minas de litio? Ainda por cima quando estão combinados com os amigos xuxalistas?

                          Comentário


                            #73
                            Se o lítio vier de outro país qualquer já não há problema? Só faz mal extraí-lo cá?

                            Podemos comprá-lo mas não o podemos vender?

                            O planeta começa e acaba no meu quintal?

                            Saiam mas é das tamanquinhas e vão acompanhar a realização do estudo de impacto ambiental e controlar a sua implementação no terreno. Isso dá muito trabalho, não é? É muito mais confortável protestar através do telemóvel com baterias de lítio importado.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                              Se o lítio vier de outro país qualquer já não há problema? Só faz mal extraí-lo cá?

                              Podemos comprá-lo mas não o podemos vender?

                              O planeta começa e acaba no meu quintal?

                              Saiam mas é das tamanquinhas e vão acompanhar a realização do estudo de impacto ambiental e controlar a sua implementação no terreno. Isso dá muito trabalho, não é? É muito mais confortável protestar através do telemóvel com baterias de lítio importado.
                              Mas o quê? Sou eu que tenho que sair da minha cadeira para ir controlar as minas? Não pago os meus impostos para outros fazerem isso por mim? Porque é que os nossos impostos são despejados todos os dias em cima de gente incompetente?

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                Já se pode pagar as contas em paisagens e bem estar?
                                É que se puder, tudo bem.

                                Passámos 800 anos a queixarmo-nos que este país não tem riquezas naturais e somos pobres por causa disso. Até inventámos os descobrimentos para ir roubá-las a outros povos.

                                Agora que temos das maiores reservas da Europa de um potencial novo petróleo, ai que fica mal na paisagem.
                                Quem está de fora racha lenha, é sempre o mesmo. O que é que Portugal vai mesmo ganhar com o lítio? Eu não acredito que venha a ganhar nada a não ser uns tachinhos para xuxas e uns guitos para privados...

                                Não sou contra a exploração do minério, sou contra a forma como o querem fazer

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                  A nossa tradição é queixarmo-nos do que não temos e não aproveitar o que temos, mas neste caso do litio, acho que no final, se houver algum final, alguém vai lucrar, e o país vai arcar com os prejuizos.

                                  Nós temos recursos naturais já bastante bons em termos de energia, energia solar, eólica e hidrica, e estamos muito longe de aproveitar a energia solar que temos. Esta é a nossa maior riqueza.

                                  Num país em que nem as pedreiras consegue controlar, em que estão muitas a operar ilegalmente, em que trabalham até ao limite das estradas sem qualquer inspeção, em que caem estradas por falta de um estado que faça a sua função de regulador, como é que vão verificar e inspecionar minas de litio? Ainda por cima quando estão combinados com os amigos xuxalistas?
                                  Não sei, minas de neves corvo, pescadores, agricultores, etc não têm forte fiscalizção? Quero pensar que sim.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                    Saiam mas é das tamanquinhas e vão acompanhar a realização do estudo de impacto ambiental e controlar a sua implementação no terreno. Isso dá muito trabalho, não é? É muito mais confortável protestar através do telemóvel com baterias de lítio importado.
                                    Tal qual

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                      O que eu não entendo é a entrega das explorações a empresas que não pagam cá os impostos.... Isso é que eu não entendo!
                                      Essas empresas pagam imposto sim, mas não é o imposto que pensas...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        Não sei, minas de neves corvo, pescadores, agricultores, etc não têm forte fiscalizção? Quero pensar que sim.
                                        Quando caiu aquela estrada em Borba não disseram na altura que havia uma série de pedreiras ilegais a operar?
                                        Não disseram que a inspeção era pouca? Não disseram que a distância à estrada não cumpria os requisitos legais?
                                        Tenho a impressão de terem dito isso tudo.

                                        Normalmente em Portugal funciona assim, se queres fazer tudo dentro da lei estás lixado, demora uma enormidade de tempo, e depois tens que cumprir não sei quantos regulamentos, e se tiveres tudo dentro da lei é muito provável que os organismos responsáveis te inspecionem. Se não estiveres dentro da lei ninguém quer saber.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                          Quando caiu aquela estrada em Borba não disseram na altura que havia uma série de pedreiras ilegais a operar?
                                          Não disseram que a inspeção era pouca? Não disseram que a distância à estrada não cumpria os requisitos legais?
                                          Tenho a impressão de terem dito isso tudo.

                                          Normalmente em Portugal funciona assim, se queres fazer tudo dentro da lei estás lixado, demora uma enormidade de tempo, e depois tens que cumprir não sei quantos regulamentos, e se tiveres tudo dentro da lei é muito provável que os organismos responsáveis te inspecionem. Se não estiveres dentro da lei ninguém quer saber.
                                          Eu sei mas tenho ideia que minas são muito fiscalizadas. Ouve, tenho ideia, e espero que assim seja mas infelizmente não me espanta se assim não for.

                                          Comentário


                                            #81
                                            É destruir tudo, já se sabe que contará com o forte apoio dos gordos das cidades que estão constantemente presos dentro de um cubículo e que não conseguem viver sem o novo gadget do momento, esses não estão nem aí se a exploração de minério vai afectar a paisagem, dezenas de espécies, lençóis de água, a vida de pessoas que por interesses de outros vêem do nada o seu modo de vida ameaçado. Ai ui mas a economía, ai ui mas os empregos, como se isso justificasse alguma coisa, Portugal continuará a ser a m*rda que sempre foi só que desta vez a pouca riqueza que lhe resta terá desaparecido.
                                            Isso e a escumalha das energias verdes que o que querem é uma desculpa para continuar a consumir de forma insustentável como o temos feito até aqui.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por DuvidaPoeta Ver Post
                                              É destruir tudo, já se sabe que contará com o forte apoio dos gordos das cidades que estão constantemente presos dentro de um cubículo e que não conseguem viver sem o novo gadget do momento, esses não estão nem aí se a exploração de minério vai afectar a paisagem, dezenas de espécies, lençóis de água, a vida de pessoas que por interesses de outros vêem do nada o seu modo de vida ameaçado. Ai ui mas a economía, ai ui mas os empregos, como se isso justificasse alguma coisa, Portugal continuará a ser a m*rda que sempre foi só que desta vez a pouca riqueza que lhe resta terá desaparecido.
                                              Isso e a escumalha das energias verdes que o que querem é uma desculpa para continuar a consumir de forma insustentável como o temos feito até aqui.
                                              Se lesses um pouco os posts deste tópico, em vez de destilar ódio talvez conseguisses perceber que ninguém está a defender um atentado ambiental.
                                              Vê lá se nunca compras roupa fabricada na china por quem trabalha e vive na miséria.
                                              Olha aí a hipocrisia.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                                Se o lítio vier de outro país qualquer já não há problema? Só faz mal extraí-lo cá?

                                                Podemos comprá-lo mas não o podemos vender?

                                                O planeta começa e acaba no meu quintal?

                                                Saiam mas é das tamanquinhas e vão acompanhar a realização do estudo de impacto ambiental e controlar a sua implementação no terreno. Isso dá muito trabalho, não é? É muito mais confortável protestar através do telemóvel com baterias de lítio importado.
                                                É isto que me mete espécie, são contra a exploração de lítio mas querem telemóveis, portáteis etc com baterias... de lítio. Ele tem de vir de algum lado, é utópico pensar o contrário, e entre o terceiro mundo a minar com exploração infantil e o primeiro mundo a explorar com controlo de fiscalização...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por DuvidaPoeta Ver Post
                                                  É destruir tudo, já se sabe que contará com o forte apoio dos gordos das cidades que estão constantemente presos dentro de um cubículo e que não conseguem viver sem o novo gadget do momento, esses não estão nem aí se a exploração de minério vai afectar a paisagem, dezenas de espécies, lençóis de água, a vida de pessoas que por interesses de outros vêem do nada o seu modo de vida ameaçado. Ai ui mas a economía, ai ui mas os empregos, como se isso justificasse alguma coisa, Portugal continuará a ser a m*rda que sempre foi só que desta vez a pouca riqueza que lhe resta terá desaparecido.
                                                  Isso e a escumalha das energias verdes que o que querem é uma desculpa para continuar a consumir de forma insustentável como o temos feito até aqui.
                                                  Melhor irmos comprar ao Congo com explorar infantil é isso?

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Movimentos cívicos para travar minas de lítio - contra os atentados ao meio ambiente

                                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                    Se lesses um pouco os posts deste tópico, em vez de destilar ódio talvez conseguisses perceber que ninguém está a defender um atentado ambiental.
                                                    Vê lá se nunca compras roupa fabricada na china por quem trabalha e vive na miséria.
                                                    Olha aí a hipocrisia.
                                                    Lítio = atentado ao ambiente. É um bocado o que vejo os contra a defender... mas essa preocupação com o ambiente é se prejudicar o seu quintal, o do vizinho já não querem saber... no final, desde que não vejam de onde vem o lítio, está tudo bem.

                                                    Aliás, o mesmo que se passa com o petróleo.

                                                    Infelizmente o povo Português é muito: desde que não me afecte a mim, siga a marinha.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      "O ministro do Ambiente ouviu esta quarta-feira críticas desde a direita à esquerda ao processo de concessão da exploração de lítio, com João Pedro Matos Fernandes a contrapor que esse recurso é essencial para a transição energética.

                                                      Na Assembleia da República, no período da tarde do primeiro de dois dias de debate do programa do Governo, o antigo secretário de Estado social-democrata Emídio Guerreiro abriu a série de críticas ao considerar estranho que o executivo socialista não siga para as explorações do lítio a mesma metodologia que aplicou no caso dos hidrocarbonetos.

                                                      Emídio Guerreiro afirmou também estranhar que o Governo alegue que não lhe compete averiguar a idoneidade dos acionistas da empresa concessionária de uma exploração em Montalegre.

                                                      Pouco depois foi a deputada do Bloco de Esquerda Maria Manuel Rola a sugerir a gestão publica do lítio, levantando igualmente dúvidas sobre a entrega de uma das explorações a uma empresa recentemente constituída.

                                                      "Estes assuntos não podem ser tratados com essa leviandade", advertiu, antes de a nova deputada dos Verdes (PEV) Mariana Silva ter desafiado o executivo a "apresentar publicamente os locais onde pretende autorizar a prospeção de lítio".

                                                      "O Ministério do Ambiente, que deveria ser o guardião do equilíbrio ambiental, está na origem da assinatura de um contrato de concessão de uma mina a céu aberto num território de grande sensibilidade ambiental, sem qualquer estudo de impacto ambiental prévio, declarou Mariana Silva.

                                                      Após esta série críticas, o titular da pasta do Ambiente defendeu que "o lítio é absolutamente fundamental para a transição energética e sem o qual Portugal não terá capacidade de armazenar uma parte muito expressiva da eletricidade produzida a partir de fontes renováveis".

                                                      "Precisamos de lítio, é esta a tecnologia que temos e que se desenvolverá no futuro próximo", justificou, antes de apontar que foi o anterior executivo PSD/CDS-PP quem atribuiu a "autorização para a pesquisa, prospeção e consequente exploração" da mina de lítio em Montalegre.

                                                      João Pedro Matos Fernandes procurou depois deixar a garantia de que "não haverá exploração sem haver uma avaliação de impacto ambiental".

                                                      "Pensam mesmo muito mal quando comparam esta exploração com uma outra em que foi negada a exploração a título experimental. Não há exploração nenhuma, seja a título definitivo ou experimental, sem haver avaliação de impacto ambiental. Este processo é absolutamente claro", sustentou.

                                                      João Pedro Matos Fernandes desvalorizou também o facto de a empresa escolhida em concurso ter sido constituída poucos dias antes, argumentando que, no caso do concurso do solar, também grandes consórcios mundiais criaram para o efeito empresas.

                                                      "É sempre assim que as coisas funcionam", assegurou o membro do executivo, que desvalorizou igualmente o capital social da empresa escolhida.

                                                      "A desta é de 50 mil euros e o da anterior, que agora alguns choram lágrimas de crocodilo, era de cinco mil euros. Não consigo entender como não se percebe que a lei foi cumprida com todo o rigor", advogou.

                                                      Neste debate, o ministro do Ambiente foi também confrontado com a exigência do deputado do PCP Duarte Alves para a redução do IVA da energia e com protesto da deputada do PAN Cristina Rodrigues sobre a ausência de uma avaliação estratégica ambiental à construção do aeroporto complementar do Montijo.

                                                      "O aeroporto é um projeto e não um plano. A avaliação estratégica é sempre mais vaga do que avaliação de um projeto em concreto. Ou seja, a avaliação ambiental estratégica faz-se em função de um plano e não de um projeto. Ora, no caso do aeroporto do Montijo, estamos perante um projeto", argumentou João Pedro Matos Fernandes.

                                                      João Pedro Matos Fernandes escutou ainda o social-democrata Emídio Guerreiro considerar propaganda política a decisão do Governo de antecipar o encerramento das centrais do Pego para 2021 e de Sines para 2023.
                                                      "É o mesmo que o comerciante que aumenta os preços antes da época dos saldos para depois os baixar", observou o deputado do PSD, com o ministro do Ambiente a contrapor que a antecipação do fecho dessas duas centrais resulta "da coisa nova que é o sucesso do Governo ao atrair um conjunto de promotores para a produção eletricidade a partir do solar".

                                                      "Tal permite hoje encerrar com tranquilidade o encerramento de Sines em 2021, cumprindo-se duas condições: A entrada em funcionamento das barragens do Alto Tâmega e a construção de uma nova linha de alta tensão que sirva o Algarve", especificou."

                                                      PSD, BE e Verdes criticam exploração do lítio, ministro do Ambiente considera-a essencial

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Mesmo o petróleo não é aquele monstro que muitos pintam , em termos de derrames.

                                                        Mas pronto

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Sou pela exploração de hidrocarbonetos, de litio, de volframio e pela instalação de uma central nuclear nas zonas queabragem o maciço centrral , onde a problidade de terramotos violentos é quase nula

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Isto de querer os telemóveis mas não a exploração do lítio "mal acomparado" é como querer c@g@r sem sujar o cu. Isso simplesmente não existe.

                                                            Para terem o iPhone XPTO alguém vai ter de esgravatar na terra e sujar as mãozinhas. E digo mãozinhas porque, muitas vezes, são mesmo crianças que fazem esses trabalhos, tal como confeccionam a roupa barata das Primarks e quejandas. Mas esse é o lado para que dormem melhor as consciências ocidentais, eivadas de consciência ambiental mas borrifando-se para o próximo.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              como diz o jfktah, é do outro lado do mundo, que é que importa se há crianças a ganhar 1 dolar por dia a trabalhas 14h seguidas?
                                                              Quer-se é as tshirts a 3 euros.
                                                              Direitos? Sim, no Ocidente.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X