Anúncio

Collapse
No announcement yet.

IA - O tópico da Inteligência Artificial

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    IA - O tópico da Inteligência Artificial

    Pesquisei no fórum e não encontrei nenhum tópico específico sobre inteligência artificial.
    Podemos aqui debater opiniões, que ferramentas já usam e para que fins (pessoais, profissionais, etc). Até onde acham que isto vai chegar e tudo mais.

    Da minha parte, ainda tem sido só algumas questões práticas com chatGPT, agora mais recentemente também o Gemini da google e o Bing com o Copilot também para criar algumas imagens.

    #2
    Tenho uma sugestão: gastem 2x cinco minutos a ler os primeiros parágrafos destes dois artigos:

    https://explainextended.com/2023/12/...y-new-year-15/

    https://every.to/chain-of-thought/i-...it-s-fantastic

    Penso que ficam mais bem informados do que 99.x% da população acerca do que podem esperar tirar disto.
    Editado pela última vez por A4B5; 26 February 2024, 18:59. Razão: Primeira URL corrigida

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
      Tenho uma sugestão: gastem 2x cinco minutos a ler os primeiros parágrafos destes dois artigos:

      https://explainextended.com/2023/12/...ew-year-15/​

      https://every.to/chain-of-thought/i-...it-s-fantastic

      Penso que ficam mais bem informados do que 99.x% da população acerca do que podem esperar tirar disto.
      Só dá para ler um parágrafo do primeiro artigo!

      image.png

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

        Só dá para ler um parágrafo do primeiro artigo!
        Corrigido, no corta-e-cola foram uns caracteres invisíveis a mais. Obrigado.

        Comentário


          #5
          Já agora, hoje apanhei isto aqui: https://developers.slashdot.org/stor...-learn-to-code

          Asked at the recent World Government Summit in Dubai what people should focus on when it comes to education, what should they learn, and how they should educate their kids and their societies, Nvidia CEO Jensen Huang made a counterintuitive break from tech CEOs advising youngsters to learn how to code. Huang argued that, even at this early stage of the AI revolution, programming is no longer a vital skill. With coding taken care of by AI, Huang suggested humans can instead focus on more valuable expertise like biology, education, manufacturing, or farming

          From the video: "You probably recall over the course of the last 10 years, 15 years, almost everybody who sits on a stage like this would tell you it is vital that your children learn computer science, everybody should learn how to program, and in fact it's almost exactly the opposite. It is our job to create computing technology such that nobody has to program and that the programming language, it's human, everybody in the world is now a programmer. This is the miracle, this is the miracle of artificial intelligence. For the very first time, we have closed the gap, the technology divide has been completely closed and it's the reason why so many people can engage artificial intelligence. It is the reason why every single government, every single industrial conference, every single company is talking about artificial intelligence today. Because for the very first time you can imagine everybody in your company being a technologist.​
          TL;DR: o fulano que vende as pás aos mineiros deste "gold-rush" aconselha o povo a aprender soldadura sub-aquática em vez de programação

          Comentário


            #6
            Sobre o tema da IA este episódio dp 45 graus é imperdível

            Comentário


              #7
              Eu uso todos os dias para resposta a mails , análise documental, resumos etc.

              Poupa-me algum tempo para assuntos triviais mas complica-me a vida em assuntos + complicados quando recebo testamentos de outras pessoas escritos por IA como objetivo de me persuadir a fazer alguma coisa.

              A IA é forte em poder de argumentação e dar tanga.

              O mundo evoluiu e quem não usa: está lixado.



              ​​​​​​

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por wanderoli Ver Post
                Eu uso todos os dias para resposta a mails , análise documental, resumos etc.

                Poupa-me algum tempo para assuntos triviais mas complica-me a vida em assuntos + complicados quando recebo testamentos de outras pessoas escritos por IA como objetivo de me persuadir a fazer alguma coisa.

                A IA é forte em poder de argumentação e dar tanga.

                O mundo evoluiu e quem não usa: está lixado.



                ​​​​​​
                Que tipo de ferramentas usas?
                Isto é, em termos práticos, o que é que fazes para responder a emails?

                Comentário


                  #9
                  No mail tenho copilot da Microsoft ( assinatura empresarial). Para responder a mails no Outlook. Chega e sobra.

                  Para análise PDF : ChatPDF: fazes perguntas ele responde.

                  Depois para outras coisas dia a dia uso o Chat GPT e o Gemini que me parece melhor que o primeiro.

                  Na semana passada testei para fazer um procedimento técnico mais complexo e fiquei muito bem impressionado... Penso que deve estar em testes ainda pois esse tipo de serviço de borla é um desperdício de dinheiro da Google.... Ou então o fim do emprego de muita gente.

                  Também uso ocasionalmente para fazer folhas de Excel. Digo o que quero e ele faz o script, depois corro o script no Excel e poupo horas. É impressionante também.

                  Faz tudo: fórmulas etc. O segredo é o prompt . Perco muito tempo a testar depois mas compensa largamente.








                  Comentário


                    #10
                    O segredo é pedires para te gerar um prompt que ele próprio use

                    Comentário


                      #11
                      Adoro este tema da IA mas acho q incorporá-la em tudo no dia a dia é q pode ser perigoso. Vamos acabar dependentes dela p tudo no futuro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por wanderoli Ver Post
                        No mail tenho copilot da Microsoft ( assinatura empresarial). Para responder a mails no Outlook. Chega e sobra.

                        Para análise PDF : ChatPDF: fazes perguntas ele responde.

                        Depois para outras coisas dia a dia uso o Chat GPT e o Gemini que me parece melhor que o primeiro.

                        Na semana passada testei para fazer um procedimento técnico mais complexo e fiquei muito bem impressionado... Penso que deve estar em testes ainda pois esse tipo de serviço de borla é um desperdício de dinheiro da Google.... Ou então o fim do emprego de muita gente.

                        Também uso ocasionalmente para fazer folhas de Excel. Digo o que quero e ele faz o script, depois corro o script no Excel e poupo horas. É impressionante também.

                        Faz tudo: fórmulas etc. O segredo é o prompt . Perco muito tempo a testar depois mas compensa largamente.







                        Isto explica muita coisa Wanderoli🤣🤣🤣

                        Deves andar a usar AI nas respostas a alguns tópicos do fórum😂

                        Comentário


                          #13
                          Estava numa reunião, vi uma tabela numa apresentação que achei que podia melhorar, tirei um screenshot, mandei para o Gemini e disse para me dar aquela imagem numa tabela, editei o que queria, 1 minuto, feito!


                          Se tivesse de refazer aquilo à pata?! uma horita, talvez... com o que tempo que me sobra até posso vir aqui postar

                          Comentário


                            #14
                            Esta questão da AI "assusta-me" principalmente no campo da criação artística e/ou audiovisual. Os exemplos já existentes de música criada com recurso a AI são preocupantes.
                            Certo é que num futuro próximo a performance ao vivo não deverá estar comprometida pela AI e estou certo que o humano dará sempre preferência à interação com outros humanos no processo artístico (entenda-se concerto, seja este de que género for).
                            No entanto, a facilidade com que em minutos se criam letras, sequências de acordes, orquestrações, arranjos, mixs de instrumentos, de acordo com esta ou aquela estética de captação/gravação/mistura é preocupante, já para não falar da capacidade de mimetizar vozes de cantores já falecidos ou determinados tipos de som e formas de tocar tão pessoais, ainda que para o ouvido mais treinado ou para o consumidor atento seja possível apanhar coisas menos bem conseguidas.

                            Comentário


                              #15
                              Nos anos 70 fazia-se musica com guitarras e baterias...

                              Nos anos 00 fazia-se música com auto tune e macbooks...

                              É o que é, haverá sempre espaço para quem ainda faz música a sério, com instrumentos a sério, e sabe mesmo cantar a sério!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post

                                Isto explica muita coisa Wanderoli🤣🤣🤣

                                Deves andar a usar AI nas respostas a alguns tópicos do fórum😂
                                Agradeço o elogio

                                Por acaso não.

                                Eu gosto de escrever e debater. Não tenho muitas pessoas à minha volta com interesse nestes assuntos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Outra coisas que o Chat GPT faz muito bem também são análises de contas de empresas e análise financeira. É espectacular.

                                  Copy paste das contas e pedir ratios, comparar contas de anos anteriores. Até escrever resumo por escrito para relatórios. O que se quer.

                                  (Convém perceber um pouco do assunto porque também inventa um pouco )





                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
                                    Esta questão da AI "assusta-me" principalmente no campo da criação artística e/ou audiovisual. Os exemplos já existentes de música criada com recurso a AI são preocupantes.
                                    Certo é que num futuro próximo a performance ao vivo não deverá estar comprometida pela AI e estou certo que o humano dará sempre preferência à interação com outros humanos no processo artístico (entenda-se concerto, seja este de que género for).
                                    No entanto, a facilidade com que em minutos se criam letras, sequências de acordes, orquestrações, arranjos, mixs de instrumentos, de acordo com esta ou aquela estética de captação/gravação/mistura é preocupante, já para não falar da capacidade de mimetizar vozes de cantores já falecidos ou determinados tipos de som e formas de tocar tão pessoais, ainda que para o ouvido mais treinado ou para o consumidor atento seja possível apanhar coisas menos bem conseguidas.
                                    Não tem a ver exatamente com música, mas com rádio: Ouvi há uns tempos o Luís Oliveira (radialista da Antena 3) dizer que tinha estado numa feira qualquer de rádio (salvo erro na Alemanha) e ouviu rádio feita por AI, e que se ele não soubesse que era gerada por AI, não dava por nada. Já chega a ponto de haver aqueles enganos pontuais, um erro ou outro na dicção de uma palavra para aproximar mais a coisa ao ser humano.

                                    Realmente impressionante.

                                    Bom? O tempo o dirá. Eu confesso que tenho algumas (muitas) reservas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      É deixar seguir e surfar a onda.

                                      Usar ao máximo e acompanhar de perto. Não vale pena contrariar.

                                      ​​​​​​



                                      ​​​​​​

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu sou muito entusiasta destas coisas e o meu sonho no curto prazo era ter um "assistente" que me lesse os emails, slacks e mensagens teams e respondesse sozinho aos mais óbvios. Uso Gemini, o chatGPT incluindo 2 ou 3 AI Bots com informação específica, mas por enquanto admito que ainda não dá para confiar na tecnologia. Ainda perco muito tempo a fazer fine tuning, mas mais importante que isso, a fiscalizar e evitar asneiras das grossas. Além disso noto que ainda falta consistência. O que peço para fazer hoje e dá o resultado que pretendo, amanhã pode não dar o mesmo resultado.
                                        Mas tenho a certeza absoluta que isto é um caminho sem regresso e vai ser uma revolução pelo menos semelhante ao que foi a world wide web.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sou carcaça velha de outras criações.....
                                          tudo o que faço e escrevo é de minha autoria, formação e pesquisa. Deve ser por isso que me dá vontade de rir quando falo com determinados engenheiros e arquitectos com que fui trocando e-mails.

                                          Comentário


                                            #22

                                            Comentário


                                              #23
                                              Gemini está bastante melhor que o Chat GPT 3.5.

                                              Apesar do arranque turbulento, a Google está a propor uma ferramenta melhor neste momento. Vamos ver se continua assim durante muito tempo e não fica "burro"

                                              Comentário


                                                #24
                                                Nao abdico do GPT

                                                O Gemini é um sistema desenvolvido pela AI21 Labs, e é possível que algumas pessoas prefiram sua abordagem ou suas capacidades em determinados contextos. No entanto, é importante reconhecer que diferentes sistemas de IA têm suas próprias características e podem ser mais adequados para diferentes tipos de tarefas ou preferências individuais.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ando há duas semana a testar em análise documental e elaboração de texto científico (técnico ) também, e neste momento, o Gemini está melhor e até mais pedagógico.



                                                  ​​​

                                                  Comentário


                                                    #26


                                                    "Os países do sul da Europa não podem gastar o dinheiro em copos e mulheres, e logo depois pedir ajuda".

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Uma pérola 430102718_1178238043559836_5639098214775651113_n.png

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Em termos de lógica matemática a primeira frase é negação de uma negação portanto o mesmo que dizer sim.

                                                        https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Dupla_nega%C3%A7%C3%A3o




                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X