Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[AJUDA] Placa Vitrocerâmica/Indução medida "esquisita"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [AJUDA] Placa Vitrocerâmica/Indução medida "esquisita"

    Apesar de haver um tópico de eletrodomésticos, abro este tópico para tentar ter mais visibilidade, e posteriormente fundo com o principal.

    A minha placa vitrocerâmica precisa de substituição urgente pois já tinha dois "bicos" avariados, o que era pacifico, mas ontem foi-se o terceiro, pelo que agora é urgente.

    O problema é que a zona de encastre, ou seja, o buraco da pedra tem apenas 54cm x 47cm (mais uns 4mm de cada lado), o que me está a dar cabo da cabeça para a substituir sem ter que cortar a pedra.

    A placa é uma Nardi com 20 anos e atualmente nas pesquisas que fiz não consigo encontrar nada nesta medida.

    Alguém por aqui trabalha com estes equipamentos, ou tem conhecimento de placas com esta dimensão?

    Obrigado

    #2
    Isso deve ser como achar agulha em palheiro. Estão quase todas normalizadas para os 59 cm.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
      Isso deve ser como achar agulha em palheiro. Estão quase todas normalizadas para os 59 cm.
      Pois, já percebi, e estou a tentar encontrar a dita agulha.

      Comentário


        #4
        Não pude por uma placa elétrica no lugar da minha placa a gás por uma questão semelhante. Apenas 1cm.
        Resultado, troquei por outra a gás.
        Vizinhos meus, chamaram uma pessoa para cortar a pedra e dizem que 1 semana depois ainda tinham pó pela casa.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post

          Pois, já percebi, e estou a tentar encontrar a dita agulha.
          Noutros tempos havia placas com n medidas diferentes. Depois normalizaram a coisa. Mais fácil encontrar quem te corte a pedra para as medidas normalizadas. E depois ficas com resmas de opções para todos os preços.

          Comentário


            #6
            Eu pedia para cortar a pedra, senão vais andar sempre nisto.
            Só uma pergunta tu estás a ver as medidas do interior da placa, certo? É que há placas em que o vidro tem a medida normalizada, mas o interior é muito mais reduzido.

            Comentário


              #7
              AEG recomenda 56x49 no esquema mas era capaz de apostar que que tem menos. Eu instalei uma no ano passado e ficou com bastante folga portanto tem menos em real.

              O melhor é comprar, se não dá devolve.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Almadense Ver Post
                Não pude por uma placa elétrica no lugar da minha placa a gás por uma questão semelhante. Apenas 1cm.
                Resultado, troquei por outra a gás.
                Vizinhos meus, chamaram uma pessoa para cortar a pedra e dizem que 1 semana depois ainda tinham pó pela casa.
                Pois, esse é mesmo o meu problema, queria evitar mandar cortar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                  Noutros tempos havia placas com n medidas diferentes. Depois normalizaram a coisa. Mais fácil encontrar quem te corte a pedra para as medidas normalizadas. E depois ficas com resmas de opções para todos os preços.
                  Eu até tenho uma pessoa da área que me corta a pedra, a bom preço e ao sábado, mas queria evitar a javardice do pó.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                    Eu pedia para cortar a pedra, senão vais andar sempre nisto.
                    Só uma pergunta tu estás a ver as medidas do interior da placa, certo? É que há placas em que o vidro tem a medida normalizada, mas o interior é muito mais reduzido.
                    Eu queria ver se não, esta durou 20 anos, se a próxima durar 10 já não é mau.

                    As medidas são mesmo do buraco (já a descolei).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por wanderoli Ver Post
                      AEG recomenda 56x49 no esquema mas era capaz de apostar que que tem menos. Eu instalei uma no ano passado e ficou com bastante folga portanto tem menos em real.

                      O melhor é comprar, se não dá devolve.
                      Já o fiz uma vez, há cerca de 1 ano. Comprei uma Teka e só ai dei com o gato. Esteve aqui em casa sempre a adiar a montagem, entretanto a dos meus sogros avariou e montei-a em casa deles (casa mais recente, medida standard).

                      Comprar e devolver uma vez, ok, mais do que isso é perda de tempo. Posso é ir de fita na mão e medir meia dúzia e ver se alguma é adequada.

                      Comentário


                        #12
                        Não digo que não exista, mas nos últimos anos nunca apanhei nenhuma com essas medidas. Tudo 56*49. Gás talvez haja, o encaixe é diferente, indução ou vitro duvido que encontres, até porque eles entram por encaixe apenas e não são presas por baixo, pelo que a margem que sobra é muito pequena.

                        No teu lugar cortava a pedra e está a andar.
                        Cortei há umas semanas uma, foi duro com tanto pó e fiz o serviço sozinho. Meti uns plásticos, pode ser dos que os pintores usam, aspirador junto à pedra e lá se fez. Se for um compac ou silestone é bem mais rápido que pedra natural.

                        Comentário


                          #13
                          Uma solução para a pedra não fazer tanto pó, é alguém ir colocando um pouco de água enquanto é feito o corte.

                          Comentário


                            #14
                            Usar aspirador enquanto cortam

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post

                              Eu até tenho uma pessoa da área que me corta a pedra, a bom preço e ao sábado, mas queria evitar a javardice do pó.


                              Receita:

                              Compra plastico de proteção no Leroy Merlin, do género deste:

                              https://www.leroymerlin.pt/produtos/...-82261722.html


                              Compra também fita de pintura, daquelas que não arrancam tinta.


                              Prende o plástico ao teto e cria uma "bolha" na zona onde vais cortar. Na cozinha isso é relativamente fácil, por exemplo separando a zona da banca do resto. A única parte chata é que esse plástico é muito leve e algo difícil de manusear, por isso tens de ter paciência. Mas não é nada que não se faça em alguns minutos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                Isso deve ser como achar agulha em palheiro. Estão quase todas normalizadas para os 59 cm.
                                Pois, também tive essa dificuldade quando, há cerca de uns quatro anos, me deparei com apenas essa medida (59 cm) e tive de trocar a placa. Resolvi fazer eu a coisa e decidi cortar a pedra mas ía ****ndo um dedo quando a lámina bateu contra um pequeno prego, que estava escondido na moldura de madeira debaixo da pedra, e saltou para o meu polegar direito... Felizmente "cortou" levemente apenas a zona digital do dedo, resolvido que foi o incidente com três pontos... Tive muita sorte...

                                Mas montei a **** da placa () e ainda lá está hoje, funcional...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post

                                  Eu até tenho uma pessoa da área que me corta a pedra, a bom preço e ao sábado, mas queria evitar a javardice do pó.
                                  Com preparação prévia a limpeza do pó pode ser mais fácil.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não há preparação que previna a nuvem de pó super fino que fica no ar em toda a casa quando se corta uma pedra. É complicado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Almadense Ver Post
                                      Não há preparação que previna a nuvem de pó super fino que fica no ar em toda a casa quando se corta uma pedra. É complicado.
                                      Então não há pá!

                                      É calafetar portas, janelas e todas as frestas da divisão, e cobrir a maioria das superfícies com plástico de pintura. Por essa ordem de ideias ninguém fazia nada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Em teoria é isso.
                                        Na prática, experimenta.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Almadense Ver Post
                                          Em teoria é isso.
                                          Na prática, experimenta.
                                          Já experimentei várias vezes. É como digo, uma questão de preparação prévia.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Várias vezes. OK. O amigo deve trabalhar com corte de pedra ao domicílio.
                                            Leve lá a bicicleta.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Assim já não há pó. 😂



                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Almadense Ver Post
                                                Várias vezes. OK. O amigo deve trabalhar com corte de pedra ao domicílio.
                                                Leve lá a bicicleta.
                                                Eu trabalho no sector das obras.E sim, envolve tarefas poeirentas como corte de pedra e lixagem de juntas de paredes de pladur. MUitas vezes em reparações pós-venda.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já cheguei a cortar a pedra da bancada, no meu caso foi para colocar uma pia maior. Tapámos as coisas mais ao lado, tirámos tudo de dentro do armário, e enquanto uma pessoa estava a cortar, outra estava com o aspirador a poucos cm do disco a tentar apanhar o grosso do pó. Sujou sempre alguma coisa, mas a maioria foi para dentro do aspirador.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X