Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Exaustor (e forno) do Demo - liga-se sozinho - só pode ser bruxedo - VIDEO

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Acredito nisto. Um mau contacto que faz com que a patilha fique sujeita a impulsos eléctricos que fazem isso acontecer. Chama um electricista.
    Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
    Se o selector mexe, algo mecânico o está a fazer mexer! Seja uma mola, seja uma peça com alguma acumulação de gordura que faça "escorregar" o selector... tudo depende de como é constituído o selector
    Já falei com um electricista e disse-me que não consegue dar uma explicação lógica para o selector se mexa sozinho. Às tantas tenho aqui alguém sonâmbulo ou um espírito a gozar comigo.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por bugatti Ver Post
      Phod...se, eu ia a Fátima..... se houver alguma explicação logica a este fenomeno eu quero saber
      Eu também pá.

      Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
      Como é que eu nunca tropecei neste tópico?

      O que eu já me ri!
      Eu também me ria, se não fosse comigo...

      Comentário


        #63
        Em minha casa também se notam alguns fenómenos estranhos, mas apenas e só com as torneiras das 2 casas de banho (curiosamente!). Quando as abrimos, uns segundos depois elas dão como que uma gatilhada e simplesmente deixam de correr! Tem que se abrir novamente e então correm sem qualquer problema. Outra é que, se as abrirmos apenas na água quente, começam a emitir uns guinchos que mudam de frequência (mais ou menos agudo)! E esta??

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Em minha casa também se notam alguns fenómenos estranhos, mas apenas e só com as torneiras das 2 casas de banho (curiosamente!). Quando as abrimos, uns segundos depois elas dão como que uma gatilhada e simplesmente deixam de correr! Tem que se abrir novamente e então correm sem qualquer problema. Outra é que, se as abrirmos apenas na água quente, começam a emitir uns guinchos que mudam de frequência (mais ou menos agudo)! E esta??
          Somos vizinhos?

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
            Yap, correcto.
            Então para o selector mudar de posição tem que ser alguém a ir lá mexer, não encontro outra explicação lógica.

            Nos filmes de terror costumam espalhar farinha no chão das zonas que interessa, neste caso a cozinha, antes de irem dormir para depois no dia seguinte irem ver se tem pegadas. E pelo tamanho das pegadas descobres logo quem é.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
              Em minha casa também se notam alguns fenómenos estranhos, mas apenas e só com as torneiras das 2 casas de banho (curiosamente!). Quando as abrimos, uns segundos depois elas dão como que uma gatilhada e simplesmente deixam de correr! Tem que se abrir novamente e então correm sem qualquer problema. Outra é que, se as abrirmos apenas na água quente, começam a emitir uns guinchos que mudam de frequência (mais ou menos agudo)! E esta??
              é ar no cano

              Comentário


                #67
                Tens hamsters?

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                  é ar no cano
                  Mas por que só acontece nas da casa de banho? E já acontece desde que vivo aqui (há quase 10 anos).

                  Comentário


                    #69
                    na minha acontece. as vezes sai a agua a saltar quando mudo da fria para a quente
                    eu já sei que é assim e qd faço isso meto logo a mao para nao me molhar todo
                    julgo que é do esquentador\ar que fica dentro do cano e a agua da um salto

                    Comentário


                      #70
                      Fds tou a dormir estes dias sozinho em casa e nao devia ter entrado aqui. Já fiquei a pensar *****s. Fui

                      Comentário


                        #71
                        Ecoflex, não me vou alongar muito porque estou no telemóvel e detesto escrever aqui, mas isso é mais ou menos simples de explicar: o comutador do exaustor, por mau contacto, está a fazer arco eléctrico (vulgo faísca). O forno deveria ser essencialmente imune a isso dado que todos os aparelhos no comércio são testados em compatibilidade electromagnética (EMC em inglês). Em todo o caso uma faísca é um potente interferidor (nos primórdios da Telegrafia Sem Fios era mesmo assim que se geravam os sinais de rádio, com faíscas). A razão de estar a fazer faísca pode ser uma qualquer, uma boa parte das vezes é velhice ou sujidade. O problema é que é um ciclo vicioso: a faísca ainda envelhece o material mais depressa. A faísca ainda tem um outro efeito: aquecimento. Se dentro desse comutador, quando desligado, fica uma mola sob tensão mecânica, algum amolecimento provocado pelo aquecimento pode fazer que o cursor se desloque livremente. O teu pior inimigo aqui é mesmo o calor, pois pode gerar um incêndio. Alguma vez abriste o exaustor para ver o estado disso?

                        Resumindo: troca esse comutador do exaustor quanto antes (ou, no caso mais radical, troca o exaustor). Se tiveres jeito para o bricolage nenhuma destas opções é difícil. Ou então chama alguém que faça isso.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Manteigas Ver Post
                          Tens hamsters?
                          Não tenho quaisquer animais em casa.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Ecoflex, não me vou alongar muito porque estou no telemóvel e detesto escrever aqui, mas isso é mais ou menos simples de explicar: o comutador do exaustor, por mau contacto, está a fazer arco eléctrico (vulgo faísca). O forno deveria ser essencialmente imune a isso dado que todos os aparelhos no comércio são testados em compatibilidade electromagnética (EMC em inglês). Em todo o caso uma faísca é um potente interferidor (nos primórdios da Telegrafia Sem Fios era mesmo assim que se geravam os sinais de rádio, com faíscas). A razão de estar a fazer faísca pode ser uma qualquer, uma boa parte das vezes é velhice ou sujidade. O problema é que é um ciclo vicioso: a faísca ainda envelhece o material mais depressa. A faísca ainda tem um outro efeito: aquecimento. Se dentro desse comutador, quando desligado, fica uma mola sob tensão mecânica, algum amolecimento provocado pelo aquecimento pode fazer que o cursor se desloque livremente. O teu pior inimigo aqui é mesmo o calor, pois pode gerar um incêndio. Alguma vez abriste o exaustor para ver o estado disso?

                            Resumindo: troca esse comutador do exaustor quanto antes (ou, no caso mais radical, troca o exaustor). Se tiveres jeito para o bricolage nenhuma destas opções é difícil. Ou então chama alguém que faça isso.
                            Não sei se haverá comutador para isto, dada a idade do exaustor. O que é mesmo estranho é saltar para a posição 3. Quer dizer, se eu chegasse ao pé dele e estar na posição 1 ainda era como o outro, mas na 3???? Estou mesmo a ver que tenho que lá colocar um exaustor novo.

                            Quanto a incêndios, acredita que já pensei nisso. E sim, já abri o exaustor, mas é quase como um burro a olhar para um palácio.

                            Comentário


                              #74
                              Os exaustores são dos principais culpados de incêndios domésticos, não brinques com isso.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                Os exaustores são dos principais culpados de incêndios domésticos, não brinques com isso.
                                Não brinco não, obrigado.

                                Comentário


                                  #76
                                  Hoje, à 1 da manhã, acho que apanhei o susto da minha vida.

                                  Caíram-me cerca de 20 garrafas duma altura de cerca dum metro directamente nos mosaicos...

                                  Excesso de peso aliado à robustez IKEA deu nisto.

                                  Das 20 garrafas partiram-se 15... Paz às suas almas!!!

                                  Comentário


                                    #77
                                    Lamento muito Storm, força.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Vinho? De onde?

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Manteigas Ver Post
                                        Lamento muito Storm, força.
                                        Não é fácil... Obrigado pelas palavras sinceras!

                                        Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                        Vinho? De onde?
                                        Eram vários... Vinhos era só umas 2 ou 3, o resto eram bebidas brancas.

                                        Há que ser forte e seguir em frente!

                                        Comentário


                                          #80
                                          Ecoflex, nem mais um minutos com esse exaustor ligado à corrente. Liga só quando precisares e desliga logo de seguida, até resolveres o problema.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                            Os exaustores são dos principais culpados de incêndios domésticos, não brinques com isso.
                                            Os exaustores são dos principais incêndios domésticos pela falta de limpeza dos filtros em que fica lá acumulada montes de gordura, não é por curto-circuitos.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                              Não é fácil... Obrigado pelas palavras sinceras!



                                              Eram vários... Vinhos era só umas 2 ou 3, o resto eram bebidas brancas.

                                              Há que ser forte e seguir em frente!
                                              Põe a IKEA em tribunal!
                                              isso deve ser uma dor psicológica muito forte!

                                              Comentário


                                                #83
                                                Não seria mais fácil comprar um exaustor novo?

                                                Não me parece que esse que tens agora seja muito recente, e com esses problemas todos, porque não um upgrade? Não são tão caros quanto isso.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                                  Hoje, à 1 da manhã, acho que apanhei o susto da minha vida.

                                                  Caíram-me cerca de 20 garrafas duma altura de cerca dum metro directamente nos mosaicos...

                                                  Excesso de peso aliado à robustez IKEA deu nisto.

                                                  Das 20 garrafas partiram-se 15... Paz às suas almas!!!


                                                  Na minha cozinha tenho uns armários do IKEA daqueles suspensos, têm lá dentro pratos, copos, louça diversa que pesa bastante.

                                                  Quase todos os dias olho para aquilo e imagino quando será o dia em que vem tudo abaixo

                                                  No meu caso seria catastrófico, pois cairia em cima da banca, partindo não só o conteúdo de dentro como também exaustor, placa, forno, e provavelmente o chão.


                                                  Com esse teu comentário, fiquei ainda mais paranóico. Se calhar vou pensar em comprar um de outra marca

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                    Os exaustores são dos principais incêndios domésticos pela falta de limpeza dos filtros em que fica lá acumulada montes de gordura, não é por curto-circuitos.
                                                    Acrescenta aí gordura acumulada junto à instalação eléctrica, bem como instalações eléctricas incorrectas.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Tentando abordar tudo...

                                                      Ontem de tarde já fiz contactos para trocar o exaustor, mas lembrei-me de tentar perceber o que se passa com o selector. Depois de jantar desmontei o dito e andei a limpar a gordura visível em todas as peças e também por fora do motor. Antes tinha desligado o disjuntor do quadro.





                                                      Efectivamente tinha gordura e não encontrei nada de errado com as peças. Também não é menos verdade que nem sei bem o que procurar...Continuo a achar muito estranho o selector viajar 3 posições sozinho. O video acima dá para perceber que só por acção mecânica é que acontece. Não consigo vislumbrar outra explicação possível...não quer dizer que não haja.

                                                      Lembrei-me de ir falar com uns vizinhos que têm um forno igual ao meu (já não é o que veio com a casa). E também dá esse apito entre posições. Dá ideia que faz alguma interferência na corrente eléctrica quando quer arrancar e não arranca, e como estão na mesma fase, a coisa, dá-se.

                                                      Dito isto, a minha mulher é da opinião que não vale a pena comprar outro exaustor e que, mal por mal, deixamos o disjuntor desligado e só o ligamos quando queremos usar o forno ou o exaustor. Tenho um amigo electricista e acho que lhe vou dar um telefonema para ver o que diz.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                        Tentando abordar tudo...

                                                        Ontem de tarde já fiz contactos para trocar o exaustor, mas lembrei-me de tentar perceber o que se passa com o selector. Depois de jantar desmontei o dito e andei a limpar a gordura visível em todas as peças e também por fora do motor. Antes tinha desligado o disjuntor do quadro.





                                                        Efectivamente tinha gordura e não encontrei nada de errado com as peças. Também não é menos verdade que nem sei bem o que procurar...Continuo a achar muito estranho o selector viajar 3 posições sozinho. O video acima dá para perceber que só por acção mecânica é que acontece. Não consigo vislumbrar outra explicação possível...não quer dizer que não haja.

                                                        Lembrei-me de ir falar com uns vizinhos que têm um forno igual ao meu (já não é o que veio com a casa). E também dá esse apito entre posições. Dá ideia que faz alguma interferência na corrente eléctrica quando quer arrancar e não arranca, e como estão na mesma fase, a coisa, dá-se.

                                                        Dito isto, a minha mulher é da opinião que não vale a pena comprar outro exaustor e que, mal por mal, deixamos o disjuntor desligado e só o ligamos quando queremos usar o forno ou o exaustor. Tenho um amigo electricista e acho que lhe vou dar um telefonema para ver o que diz.
                                                        Até ao dia em que alguém precisa de sair à pressa e desliga no interruptor, em vez de o fazer no disjuntor.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                          Até ao dia em que alguém precisa de sair à pressa e desliga no interruptor, em vez de o fazer no disjuntor.
                                                          Opá sim, não é um método infalível. Mas percebes a minha posição? Não se trata de uma painel electrónico a "variar"...não consigo encontrar nenhuma explicação racional para o sucedido, a não ser alguém ligar o exaustor, ou ter ficado entre posições (mal desligado) e entretanto saltar para uma posição de funcionamento. Depois há o paranormal...algum espírito que me quer chatear, só acho estranho ser só 1 vez por ano, se for essa a situação.

                                                          Se o risco de incêndio vem da acumulação de gordura, isso será válido para qualquer exaustor que esteja a trabalhar há vários anos, não é específico do meu.

                                                          Se o risco vem de perturbações na corrente eléctrica, mudando o exaustor, não estou a ir à causa do problema.

                                                          E, por fim, como é que acumulação de gordura ou perturbações na rede eléctrica fazem um selector mover-se do 0 para a posição 3?

                                                          É que estou aqui à nora com isto a tentar perceber e até agora nada...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                            Opá sim, não é um método infalível. Mas percebes a minha posição? Não se trata de uma painel electrónico a "variar"...não consigo encontrar nenhuma explicação racional para o sucedido, a não ser alguém ligar o exaustor, ou ter ficado entre posições (mal desligado) e entretanto saltar para uma posição de funcionamento. Depois há o paranormal...algum espírito que me quer chatear, só acho estranho ser só 1 vez por ano, se for essa a situação.

                                                            Se o risco de incêndio vem da acumulação de gordura, isso será válido para qualquer exaustor que esteja a trabalhar há vários anos, não é específico do meu.

                                                            Se o risco vem de perturbações na corrente eléctrica, mudando o exaustor, não estou a ir à causa do problema.

                                                            E, por fim, como é que acumulação de gordura ou perturbações na rede eléctrica fazem um selector mover-se do 0 para a posição 3?

                                                            É que estou aqui à nora com isto a tentar perceber e até agora nada...
                                                            Nessa parte não te consigo ajudar, dado que electrotecnia geral foi o meu nemesis .

                                                            Mas como já vi esses procedimentos a falhar, e a originar sinistros, alertei só.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              - Fazes bem em tentar perceber o que se passa;
                                                              - Eu não teria confiança em deixar o aparelho como está, tanto se liga às três da manhã como no fim de semana que foste de férias;
                                                              - O Ruie34 está cheio de razão, procedimentos falham;
                                                              - um seletor novo custa 7€ mais mão de obra, não vale a pena o risco: https://www.pecas-eletrodomesticos.c...8053universal/
                                                              - Se não fosses de longe até eu te ia ver isso.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X