Anúncio

Collapse
No announcement yet.

acho que vem aí um novo imposto, taxar cada peça de roupa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
    Os derivados do petróleo utilizados na indústria já pagam imposto aquando da sua aquisição enquanto matérias-primas ou consumos intermédios.
    Pagar um imposto sobre o produto acabo é pagar imposto duas vezes...

    Mas nunca subestimem a capacidade inventida do ser humano quando o tema é sacar dinheiro!
    3 palavras

    Sacos de plástico

    Comentário


      #32
      1)Hoje vi um artigo interessante que dizia que ter animal de estimação é mau para o ambiente... Esta aberta a porta para o radicalismo, demagogia a favor de lobbys e argumentos para os políticos nos sacarem impostos....

      2)/ah e tal os sacos de plásticos.... Alguns supers já estão a substituir plástico por papel... Será que não sabem que para fazer sacos de papel é preciso cortar árvores?
      Editado pela última vez por Quark; 26 September 2019, 10:28.

      Comentário


        #33
        A pegada da nossa roupa



        Impulsionados por preços cada vez mais baixos e pela velocidade com que a moda chega aos consumidores — fast fashion — compramos cada vez mais roupa e usamo-la menos vezes. Por ano, em todo o mundo são fabricadas 20 peças de roupa por pessoa. A indústria têxtil é considerada uma das mais poluentes, desde a produção, fabrico, transporte e uso (lavar, secar e engomar). Os impactos ambientais sentem-se sobretudo ao nível do consumo de água, da erosão dos solos, da emissão de CO2 e dos resíduos e desperdícios resultantes. E os impactos também são sociais.

        O número de colecções aumentou de duas por ano (Primavera/Verão e Outono/Inverno) para 50 a 100 minicolecções






        E em 2017 os europeus compraram 6,4 milhões de toneladas de roupas novas, o equivalente a 12,66kg por pessoa. A Agência Europeia do Ambiente estima que entre 1996 e 2012, a quantidade de roupas compradas por pessoa na UE aumentou 40%



        A aquisição de roupa na União Europeia tem impactos noutras regiões do mundo: 85% do uso primário de matérias-primas, 93% do uso do solo e 76% das emissões de gases com efeito de estufa envolvidas na produção têxtil ocorrem fora da União Europeia. Os principais exportadores de roupa para a UE são a China, o Bangladesh, a Turquia, a Índia, o Camboja e o Vietname.

        ...


        Matérias-primas

        ALGODÃO


        O impacto ambiental das indústrias têxteis e de vestuário começa logo na produção das matérias-primas. O couro e as fibras naturais (seda, algodão, lã) são os materiais com maior impacto, mas o mesmo material pode ser mais ou menos nocivo para o ambiente, dependendo de o seu cultivo ser intensivo ou mais sustentável.

        ...

        POLIÉSTER


        O poliéster, feito a partir de combustíveis fósseis, não é biodegradável. Além disso, o seu uso contribui para o aumento das emissões de CO2 logo na fase da extracção do petróleo.
        A partir do ano 2000, o poliéster tornou-se no material favorito da fast fashion
        (milhões de toneladas)


        ...

        O poliéster é a fibra sintética mais utilizada no nosso vestuário

        ...

        As fibras de poliéster são totalmente recicláveis e têm uma pegada hídrica inferior, quando comparadas com o algodão. O poliéster reciclado, feito principalmente de garrafas plásticas, aumentou de 8% em 2007 para 14% em 2017.



        ...

        solos e pesticidas


        Apesar de a área global dedicada ao cultivo de algodão permanecer constante nos últimos 70 anos, a produção de algodão empobreceu e degradou o solo. Por ano são usadas 200 mil toneladas de pesticidas e 8 milhões de toneladas de fertilizantes, o que significa que produzir 1kg de algodão equivale ao uso de 0,35 a 1,5kg de químicos. Deste modo são contaminados solos, rios, lagos e aquíferos subterrâneos.

        ...

        Em 2030 prevê-se que a população global sejam 8,5 mil milhões de pessoas. O aumento populacional exigirá um aumento da produção agrícola, o que pode resultar num conflito entre usar os solos para produzir matérias-primas para têxteis ou cultivar alimentos.


        O consumo e a poluição da água


        A indústria têxtil gasta em média 93 mil milhões de metros cúbicos de água por ano, principalmente na produção de matérias-primas como o algodão, nas etapas de tingimento e secagem e durante o uso pelos consumidores.

        Um quinto da poluição industrial da água tem origem na fase de tingimento e tratamento têxtil. As sobras do processo de tingimento são frequentemente despejadas em lagos, ribeiros ou rios.

        ...

        O elevado consumo de água para a produção têxtil aumenta o stress hídrico, especialmente em países produtores de vestuário, como Índia e China. O mar de Aral, na Ásia Central, é um exemplo do stress hídrico provocado pelo fabrico do algodão.

        ...


        As emissões de CO2


        A emissão de gases de efeito estufa ocorre nas várias fases do ciclo de vida de uma peça de roupa, desde a produção, transporte e uso (lavagem, secagem e engomagem).


        Uma T-shirt de poliéster é responsável por cerca de duas vezes mais emissões de CO2, quando comparada com uma de algodão

        ...


        Uma grande proporção da produção de roupas ocorre em países que dependem de fábricas movidas a carvão, aumentando a pegada de cada peça de vestuário.

        A nível global, a indústria da moda é responsável por 10% de todas as emissões de CO2, o que representa mais emissões do que todos os voos internacionais e viagens de transporte marítimo juntos. Se nada mudar na indústria da moda, essa fatia de emissões poderá atingir os 26% até 2050, de acordo com um relatório de 2017 da Ellen MacArthur Foundation.

        ...

        Microplásticos libertados pela roupa

        A principal fonte de microplásticos nos oceanos é a libertação de fibras nos processos de lavagem de tecidos sintéticos. As pequenas fibras, ou microplásticos – com menos de 5 milímetros de comprimento, com diâmetros medidos em micrómetros (um milésimo de milímetro) – entram no esgoto e chegam ao oceano. Ainda não existem filtros suficientemente finos nem nas máquinas, nem nas estações de tratamento dos esgotos que possam impedir a passagem destas fibras – são normalmente de poliéster, polietileno, acrílico ou elastano.

        ...

        s roupas feitas a partir de tecidos não biodegradáveis podem ficar nesses aterros até 200 anos. Apenas 20% das roupas são recolhidas para reutilização ou reciclagem. Menos de 1% de todos os materiais utilizados no fabrico da roupa são reciclados para fazer novas peças de roupa




        Editado pela última vez por lll; 05 December 2019, 19:42.

        Comentário


          #34
          Mais um pretexto para sacar dinheiro ao cidadão comum...

          Comentário


            #35
            por acaso gosto muito de roupa velha, muito mais do que roupa nova

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
              por acaso gosto muito de roupa velha, muito mais do que roupa nova
              Foi o meu jantar ontem...

              Comentário


                #37
                Acho que já existe um imposto sobre a compra de roupa nova... chama-se de Imposto sobre o Valor Acrescentado!

                Não sei qual o Valor que o Estado Acrescenta às roupas! Mas acho que deve andar nos 23%...


                Poderiam era arranjar um novo imposto, ainda mais agravado, sobre as compras supérfluas!

                O quê? Você vai comprar um novo casaco vermelho?

                Vamos lá a sua casa ver quantos casacos você tem! Se tiver um azul não precisa desse novo vermelho! Se o quiser comprar tem de pagar o ISPS (Imposto Sobre Produtos Supérfluos) de 45%.

                Ou fazer entrar tudo no site das Finanças! E de cada vez que comprarmos um par de sapatos novo, para além dos 2 pares permitidos, temos de dar baixa do par anterior e enviar scan confirmativo que entregámos o par usado numa Instituição de Solidariedade Social.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por lll Ver Post
                  As fraldas descartaveis também estão na calha para serem abolidas

                  Vanuatu vai bani-las no final de 2019
                  E muito bem.
                  As reutilizáveis podem ser lavadas em 2 tempos, primeiro com jacto de alta pressão, depois em lavadora de ultra sons. Dá menos trabalho que deitar fora as descartáveis e ir à loja comprar outras.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                    Tudo o que contribuir para ver mulheres com menos roupa tem o meu apoio.
                    E a minha solidariedade. Sempre que vejo senhoras em fato de trabalho nas praias da ria de Vigo faço questão de ficar em igualdade de circunstâncias.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Quark Ver Post
                      1)Será que não sabem que para fazer sacos de papel é preciso cortar árvores?
                      Se se plantar outra no lugar da árvore abatida, isso até ajuda a reduzir o CO2 atmosférico.

                      Aliás, faz todo o sentido que se utilize cada vez mais madeira na economia, desde que se as árvores abatidas sejam substituídas por árvores jovens.

                      Comentário


                        #41
                        Voces semopre a dar ideias



                        A cinco dias da entrega da proposta do Orçamento de Estado para 2020, o partido Pessoas Animais Natureza (PAN) quer estender a ecotaxa (actualmente aplicada a resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, pneus e garrafas de plástico) a todos os produtos que gerem resíduos, nomeadamente a cápsulas de café, colchões, roupa e cigarros. Quem o revelou foi o líder do partido, André Silva.


                        https://executivedigest.sapo.pt/pan-...uo9hXNGo8pOxoM

                        Comentário


                          #42
                          Gostava que o PAN me explicasse como é que um colchão com um tempo de vida útil superior a 20 anos é elegível a produto que gera resíduo.....

                          De facto é o partido mais acéfalo e ignorante naquela AR

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                            Gostava que o PAN me explicasse como é que um colchão com um tempo de vida útil superior a 20 anos é elegível a produto que gera resíduo.....

                            De facto é o partido mais acéfalo e ignorante naquela AR
                            è o partido animais e natureza, tal como os meus gatos e os meus cães eles tambem tem cerebro, nao funciona é da mesma forma que a dos seres humanos

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                              Voces semopre a dar ideias



                              A cinco dias da entrega da proposta do Orçamento de Estado para 2020, o partido Pessoas Animais Natureza (PAN) quer estender a ecotaxa (actualmente aplicada a resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, pneus e garrafas de plástico) a todos os produtos que gerem resíduos, nomeadamente a cápsulas de café, colchões, roupa e cigarros. Quem o revelou foi o líder do partido, André Silva.


                              https://executivedigest.sapo.pt/pan-...uo9hXNGo8pOxoM

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                Voces semopre a dar ideias



                                A cinco dias da entrega da proposta do Orçamento de Estado para 2020, o partido Pessoas Animais Natureza (PAN) quer estender a ecotaxa (actualmente aplicada a resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, pneus e garrafas de plástico) a todos os produtos que gerem resíduos, nomeadamente a cápsulas de café, colchões, roupa e cigarros. Quem o revelou foi o líder do partido, André Silva.


                                https://executivedigest.sapo.pt/pan-...uo9hXNGo8pOxoM
                                E quem dá estas ideias devia ter ainda mais um imposto Mortágua por cima por ter dado a ideia...

                                Comentário


                                  #46
                                  Taxar as capsulas de café simbolicamente, não me parece mal. Quem bebe café 3x por dia de cápsula, estraga plástico para ....

                                  Quanto aos cigarros, faz todo o sentido, para além de que devia também proibir à porta dos estabelecimentos e na rua publica e esplanadas ou qualquer zona publica onde haja circulação de pessoas ou massas.

                                  Eu não sou contra o tabaco, só não quero levar com ele, e não, não tenho de me desviar...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                    Voces semopre a dar ideias



                                    A cinco dias da entrega da proposta do Orçamento de Estado para 2020, o partido Pessoas Animais Natureza (PAN) quer estender a ecotaxa (actualmente aplicada a resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, pneus e garrafas de plástico) a todos os produtos que gerem resíduos, nomeadamente a cápsulas de café, colchões, roupa e cigarros. Quem o revelou foi o líder do partido, André Silva.


                                    https://executivedigest.sapo.pt/pan-...uo9hXNGo8pOxoM
                                    Em estupidez, este André Silva consegue a proeza de bater aos pontos as manas Mortágua e o André Ventura.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                      Gostava que o PAN me explicasse como é que um colchão com um tempo de vida útil superior a 20 anos é elegível a produto que gera resíduo.....

                                      De facto é o partido mais acéfalo e ignorante naquela AR
                                      Tudo gera resíduos. Basicamente, mais cedo ou mais tarde, o homem vai defender que se taxe tudo (ainda mais).
                                      O Costa está a bater com a cabeça nas paredes a lamentar como não foi ele a lembrar-se disto!!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                        Tudo gera resíduos. Basicamente, mais cedo ou mais tarde, o homem vai defender que se taxe tudo (ainda mais).
                                        O Costa está a bater com a cabeça nas paredes a lamentar como não foi ele a lembrar-se disto!!
                                        Tudo gera resíduos, mas um colchão a +20 anos (ainda para mais agora que hóteis, lares, escolas/atl's, aderiram à "moda") é insignificante face a 20Kg de óxido de alumínio por ano.....o primeiro querem uma taxa, o segundo qualquer entidade pública (reguladora ou não) diz-te de fininho para enfiares no lixo doméstico.

                                        Ambientalistas simplórios, com bonús de serem políticos

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                          Os derivados do petróleo utilizados na indústria já pagam imposto aquando da sua aquisição enquanto matérias-primas ou consumos intermédios.Pagar um imposto sobre o produto acabo é pagar imposto duas vezes...Mas nunca subestimem a capacidade inventida do ser humano quando o tema é sacar dinheiro!
                                          Até pareçe que nem vives em portugal nem nada...Então e o IVA sobre o IA é o quê?Está tão impregnado que a malta até já se esqueçe.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                            Até pareçe que nem vives em portugal nem nada...Então e o IVA sobre o IA é o quê?Está tão impregnado que a malta até já se esqueçe.
                                            Se não estou em erro é ilegal, visto que é um imposto que gera outro imposto.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                              Se não estou em erro é ilegal, visto que é um imposto que gera outro imposto.
                                              A AT, legal ou ilegal, faz o que quer, mesmo com decisões judiciais em cima. É uma instituição ditatorial que passe impune dentro e fora do país.

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X