Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sondagem: Regionalização - Maioria do país a favor, só Lisboa é contra

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Regionalização?
    Mais uns tachos para os familiares do PS?

    Para resolver os problemas das regiões não é necessário criar novas estruturas administrativas, as que existem servem perfeitamente. É só uma questão de dar maiores apoios e dar autonomia fiscal (como no IMI).

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
      Se é a capital é natural, para isso é que serve uma capital para concentrar os principais centros de decisão.

      Se querem mudar os centros de decisão, deveriam primeiro mudar a capital de sítio. Alguns países já o fizeram, como o Brasil (Brasília) ou a Turquia (Ankara), capitais que foram recolocadas no interior desses países com o objetivo de os descentralizarem.
      A questão de Brasília não tem nada a ver com descentralização.... Tem a ver com a criação de uma capital Federal no centro geodésico de um país dividido em estados.... De maneira a unficar o país....

      Não vejo porque a capital tem de concentrar todos centros de decisão é um paradigma que não faz sentido. O próprio Costa tentou mexer nisso através do Infarmed.... mas não conseguiu....

      Não faz sentido estar tudo em Lisboa....

      Comentário


        #33
        Metade da população mas praticamente a mesma área que Portugal, a Escócia só tem 32 councils (equivalente a municípios) e não há juntas de freguesia. Qq “problema” podes contatar directamente o representante da tua área no council, ou então o departamento respectivo.
        Qualquer serviço, tratas tudo online/telefone. A única vez que tive que ir ao council, foi quando vim para Glasgow em 2002, para pedir como estudante a isenção da council tax.

        Portugal tem e mais de 300 municípios e 3000 freguesias

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
          as autarquias e o poder local são um dos maiores cancros do país.

          são conglomerados de inúteis, incompetentes, gatunos, vigaristas, que se organizam em bandos, e usam o dinheiro público para enriquecerem, para corrupção, para tráfico de influências, para nepotismo e para darem emprego público a quem lhes interessa.

          o grande motivo por detrás destes urros à regionalização, é fazer mais uma camada de inúteis, de emprego público desnecessário, uma nova camada de deputados, de executivo, de acessores, de administrativos. Uma nova camada para albergar as centenas de boys que já não arranjam tacho nas autarquias, e para albergar os milhares de inúteis que não arranjam emprego em lado nenhum e se vão acumular nas pregas destes organismos.

          o Estado já é enorme o suficiente para não precisar destas m**das.
          É por isso que uma regionalização só faria sentido reduzindo drasticamente essas estruturas. Por cada cargo novo criado teriam de eliminar dois existentes.

          Comentário


            #35
            Para mim, mudava-se a capital para o Porto, para eles verem "o que é bom" ��

            Comentário


              #36
              Existem países mais pequenos que Portugal como a Bélgica e a Suiça que estão divididos em regiões ou até estados federados, Portugal e Grécia são os únicos países da antiga CEE que não são regionalizados, eu penso que seria vantajoso para criar meios de desenvolvimento mais perto dos cidadãos , falam mal da Madeira mas a mesma evoluiu imenso estando regionalizada, o mesmo destino decerto desejaria o Alto Alentejo e o Interior Norte.
              Para mim a regionalização é inevitável, a questão é apenas no numero de regiões, a quem defenda as 5 actuais que coincidem com as CCDR ou 3 do tipo Norte, Centro e Sul.

              Comentário


                #37
                Oeiras evoluiu imenso e não foi necessária regionalização.

                Os meios mais perto dos cidadãos existem: chamam-se municípios e freguesias.

                Regionalização é um expediente para aumentar os tachos.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                  Oeiras evoluiu imenso e não foi necessária regionalização.

                  Os meios mais perto dos cidadãos existem: chamam-se municípios e freguesias.

                  Regionalização é um expediente para aumentar os tachos.
                  Oeiras não tem nada a ver com regionalização... Pertence à área metropolitana de Lisboa e está colada a capital...Oeiras e um dos municípios que mais beneficia precisamente com o centralismo....

                  Enviado do meu RAINBOW LITE através do Tapatalk

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                    Oeiras evoluiu imenso e não foi necessária regionalização.

                    Os meios mais perto dos cidadãos existem: chamam-se municípios e freguesias.

                    Regionalização é um expediente para aumentar os tachos.
                    Oeiras sendo um concelho colado ao concelho da capital também mal era se não se tinha desenvolvido...ainda para mais estando integrada numa das primeiras zonas coordenação municipal que existiram no nosso país que é a AML.


                    Eu não acredito no municipalismo, tem que existir uma dada dimensão critica para coordenar politicas, se todos os municípios tiverem politicas diferentes vais obter uma manta de retalho que não leva a lado nenhum... O argumento dos tachos não me impressiona também o facto de ter inveja que alguém que esteja melhor que eu nunca melhorou a minha vida, é algo que sempre existirá, haver alguma forma de clientelismo em estruturas públicas.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
                      Eu não acredito no municipalismo, tem que existir uma dada dimensão critica para coordenar politicas, se todos os municípios tiverem politicas diferentes vais obter uma manta de retalho que não leva a lado nenhum...
                      Então, mas afinal retalhar o País é bom ou mau?

                      Comentário


                        #41
                        O povo mais estupidificado da Europa quer sustentar ainda mais burocratas tachistas e medíocres. O futuro deste país não augura nada de bom.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                          Para mim, mudava-se a capital para o Porto, para eles verem "o que é bom" ��
                          Já não podia faltar o teu ódiozinho de estimação...

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Quark Ver Post
                            Oeiras não tem nada a ver com regionalização... Pertence à área metropolitana de Lisboa e está colada a capital...Oeiras e um dos municípios que mais beneficia precisamente com o centralismo....

                            Enviado do meu RAINBOW LITE através do Tapatalk
                            Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
                            Oeiras sendo um concelho colado ao concelho da capital também mal era se não se tinha desenvolvido...ainda para mais estando integrada numa das primeiras zonas coordenação municipal que existiram no nosso país que é a AML.


                            Eu não acredito no municipalismo, tem que existir uma dada dimensão critica para coordenar politicas, se todos os municípios tiverem politicas diferentes vais obter uma manta de retalho que não leva a lado nenhum... O argumento dos tachos não me impressiona também o facto de ter inveja que alguém que esteja melhor que eu nunca melhorou a minha vida, é algo que sempre existirá, haver alguma forma de clientelismo em estruturas públicas.

                            Já vi que vocês não são da zona, ou são demasiado novos, ou andaram desatentos, ou dá jeito fazer de conta para a agenda política.

                            Concelhos colados à capital:
                            — Odivelas
                            — Loures
                            — Amadora
                            — etc.

                            No entanto Oeiras foi aquele que conseguiu ter tudo o que são empresas de topo.
                            Os outros não conseguiram porquê?

                            Regionalização é mrd.
                            Regionalização é um interesse meramente de tacho.
                            Não existe nenhuma vantagem legítima para a população que possa ser obtida através da regionalização que não possa ser obtida sem ela.
                            Zero!

                            Comentário


                              #44
                              Regionalização num país em que a maior falta de regras é claramente nos organismos regionais!
                              Estas invejas entre zonas é coisa que nunca irei entender.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                Não existe nenhuma vantagem legítima para a população que possa ser obtida através da regionalização que não possa ser obtida sem ela.
                                Zero!
                                Então e o Presidente da região, os deputados do parlamento regional, e demais "tachistas", também não são população ?

                                Comentário


                                  #46
                                  Temos os municípios carregados de corrupção e tachos, mas vamos criar mais uns quantos... embora regionalizar

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                    Já não podia faltar o teu ódiozinho de estimação...
                                    É...

                                    Eu é que tenho "ódiozinho de estimação" mas são tipos como tu que têm inveja da vida de Lisboa e capital de Portugal. Se soubessem a porcaria que é, deixavam-s de mredras como a regionalização e outras tretas.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                      Já vi que vocês não são da zona, ou são demasiado novos, ou andaram desatentos, ou dá jeito fazer de conta para a agenda política.

                                      Concelhos colados à capital:
                                      — Odivelas
                                      — Loures
                                      — Amadora
                                      — etc.

                                      No entanto Oeiras foi aquele que conseguiu ter tudo o que são empresas de topo.
                                      Os outros não conseguiram porquê?

                                      Regionalização é mrd.
                                      Regionalização é um interesse meramente de tacho.
                                      Não existe nenhuma vantagem legítima para a população que possa ser obtida através da regionalização que não possa ser obtida sem ela.
                                      Zero!
                                      Não sou da região e isso talvez me dê a vantagem sobre quem é no que toca a uma perspectiva que existe um país para lá da AML....

                                      Quanto ao desenvolvimento de Oeiras está ligada ao facto de estar colada Lisboa... Não é por acaso que algumas multinacionais foram ai parar......

                                      Depois o facto de estarem colados a Lisboa usufruem de todos serviços e oportunidades que a capital oferece....

                                      Oeiras e todos municípios da AML fazem parte do centralismo... Não se pode desligar Oeiras de Lisboa de Loures.....

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                        Já vi que vocês não são da zona, ou são demasiado novos, ou andaram desatentos, ou dá jeito fazer de conta para a agenda política.

                                        Concelhos colados à capital:
                                        — Odivelas
                                        — Loures
                                        — Amadora
                                        — etc.

                                        No entanto Oeiras foi aquele que conseguiu ter tudo o que são empresas de topo.
                                        Os outros não conseguiram porquê?

                                        Regionalização é mrd.
                                        Regionalização é um interesse meramente de tacho.
                                        Não existe nenhuma vantagem legítima para a população que possa ser obtida através da regionalização que não possa ser obtida sem ela.
                                        Zero!
                                        Histórico de influencias junto do poder de decisão, localização geográfica (Oeiras é mais apelativo por ser a beira mar que Odivelas), por esse motivo as famílias mais influentes escolheram a linha do Estoril... Embora nunca irei perceber como uma população com elevados níveis de qualificação vota no Isaltino depois de ser condenado...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                          Então, mas afinal retalhar o País é bom ou mau?

                                          É mau se for feita em fracções muito pequenas como os concelhos no que toca a definição de caminhos a seguir para o desenvolvimento de um todo,
                                          Editado pela última vez por Martins79; 08 September 2019, 16:29.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                            Pior que a Madeira, são os Açores.
                                            Enquanto aqui no burgo durante a troika todos levamos cortes, lá continuou-se a viver à grande e à francesa...
                                            Em relação ao tópico: nem pensar.
                                            Deveriam era eliminar a maior parte das câmaras e juntas de freguesia.
                                            Já agora porque? Os funcionários públicos não levaram corte? Não faço a mínima, já que ninguém da minha familia trabalha na função pública. Por outro lado, sei bem o que alguns passaram por causa da crise.

                                            ja agora, compara a dívida pública dos Açores com o PIB (~40%) ou então em valores absolutos que é 5x menor que o da Madeira...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Acho que se confunde um bocado regionalização com descentralização. Regionalização implica a existência de organismos regionais formais, administrativos e funcionais, eventualmente até eleitos. Isto é, implica criar mais uma camada intermédia. Num país que é uma só nação, não vejo sentido nenhum.
                                              Se houver vontade política e popular a sério de dispersar os órgãos de poder pelo país, isso faz-se perfeitamente com descentralização. Mas já se viu que não há vontade nenhuma. O caso do Infarmed foi paradigmático. Foi logo castrado pela base.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                Acho que se confunde um bocado regionalização com descentralização. Regionalização implica a existência de organismos regionais formais, administrativos e funcionais, eventualmente até eleitos. Isto é, implica criar mais uma camada intermédia. Num país que é uma só nação, não vejo sentido nenhum.
                                                Se houver vontade política e popular a sério de dispersar os órgãos de poder pelo país, isso faz-se perfeitamente com descentralização. Mas já se viu que não há vontade nenhuma. O caso do Infarmed foi paradigmático. Foi logo castrado pela base.
                                                Todas as tentativas fracassaram, o Infarmed um ministério que o Governo de Santana Lopes transferiu para outra zona do pais.

                                                Eu até ponho a hipotese de se manterem os distritos como eles estão , tendo os mesmo órgãos eleitos pela respectiva população e não nomeados, agora ponho a questão um distrito tem uma dimensao critica a nivel de tamanho para definir correctamente esse tipo de políticas...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                  Acho que se confunde um bocado regionalização com descentralização. Regionalização implica a existência de organismos regionais formais, administrativos e funcionais, eventualmente até eleitos. Isto é, implica criar mais uma camada intermédia. Num país que é uma só nação, não vejo sentido nenhum.
                                                  Se houver vontade política e popular a sério de dispersar os órgãos de poder pelo país, isso faz-se perfeitamente com descentralização. Mas já se viu que não há vontade nenhuma. O caso do Infarmed foi paradigmático. Foi logo castrado pela base.
                                                  qd ouço falar em regionalização tenho o mesmo gut feeling que tenho qd ouço falar em "reformas estruturais".
                                                  É daquelas coisas para se ir falando mas nunca fazer. Se não perde-se um tema para encher choruiços.
                                                  É que se calhar se fosse mesmo para fazer, nem se sabia bem o que fazer


                                                  Portugal precisa de "reformas estruturais" desde o dia 26 de abril (a julgar pelo discurso dos políticos) mas pelos visto ainda nao fizemos nenhuma pq continuam a dizer que precisamos de "grandes reformas estruturais".

                                                  A regionalização também é um desses #agora é que vai ser se fizermos isto".


                                                  Pode ser que esta semana o joão féliz faça um hat trick ou haja um grande incêndio e pronto...assunto resolvido para mais uns tempos

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                                    Portugal precisa de "reformas estruturais" desde o dia 26 de abril (a julgar pelo discurso dos políticos) mas pelos visto ainda nao fizemos nenhuma pq continuam a dizer que precisamos de "grandes reformas estruturais".
                                                    As únicas reformas estruturais em que são eficazes é no sistema fiscal.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Bora lá fazer a regionalização.

                                                      Contudo limita-se o financiamento central a 10% do orçamento de cada região e 90% dos impostos colectados em cada região ficam lá.

                                                      Quero ver quem quer a regionalização assim.

                                                      Porque o que o pessoal quer é fazê-la à la Madeira e Açores. Financiarem a maior do orçamento com os impostos de outras regiões, ficarem com todos os impostos que colectam, elegerem um séquito próprio de tachistas e não contribuirem com um euro para as funções de Estado que são financiadas pelos outros. Assim é fácil.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Não querem as regiões porque seriam mais uma cambada de tachistas, mas atualmente temos as pseudo-regiões para Bruxelas ver (comissões de coordenação), aonde são colocados boys pelo governo central, que decidem uma grande parte dos dinheiros de Bruxelas, boys que nós nunca elegemos e que quase ninguém sabe quem é. É tudo obscuro, é tudo às escuras...

                                                        Se é para ter peseudo-regiões geridas por boys nomeados pelo governo central, então que façam regiões a sério com orgãos eleitos. O que se passa atualmente é ridiculo, é tudo faz-de-conta, como muita coisa em Portugal.
                                                        As provincias foram eliminadas, os distritos é como se não existissem (só contam para eleger deputados), é tudo virtual.
                                                        Para que é que os deputados são eleitos por distritos, se os distritos não tem qualqeur valor politico. Porque é que os deputados não são eleitos por concelho ou por região? E porque é que as regiões não têm orgãos eleitos?
                                                        A nossa democracia representiva é uma verdadeira treta, está tudo mal, tudo aldrabado, tudo desconexo e sem lógica.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                          Regionalização num país em que a maior falta de regras é claramente nos organismos regionais!
                                                          Estas invejas entre zonas é coisa que nunca irei entender.
                                                          Dividir para reinar! Uma tática política bem velha, mas bastante eficaz.
                                                          Estes bairrismos tolos usam-se para sacar votos. Da mesma forma que se usa o patriotismo pra justificar guerras.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            As autarquias são antros de tachismo, incompetência e corrupção. Em vez de as pôr a funcionar, bora lá criar mais uns organismos cheios de tachos para boys partidários.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                              Para mim, mudava-se a capital para o Porto, para eles verem "o que é bom" ��
                                                              Não gosto muito de coimbra, acho que é uma cidade muito feia, mas a capital é lá e devia ser "deslocada" para lá. Tem a vantagem de estar no meio do pais.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X