Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quem vai ao churrasco da Universidade de Coimbra? 25 de Novembro às 12 horas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Quem diria que as futuras ditaduras iriam partir das escolas

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      O capitalismo fez mal a alguém?
      Estava a ser irónico

      Comentário


        #63
        faz mal sim, a quem não quer fazer um chavelho

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
          "(...)Em declarações à Lusa, a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, realçou a importância de uma dieta vegetariana equilibrada e variada: “O crescimento e desenvolvimento cognitivo das crianças e jovens podem ficar condicionados”.

          Refeições com baixos níveis proteicos ou de outros nutrientes “são situações muito graves que exigem uma intervenção forte e imediata”, defendeu, lembrando que as crianças passam grande parte do dia na escola.(...)

          O problema é corroborado por Pedro Costa, aluno da Faculdade de Ciências a Tecnologia (FCT), da Universidade Nova de Lisboa: “Os pratos servidos são repetitivos e consistem em arroz branco ou massa com legumes. Além disso são quase sempre os mesmos legumes e poucas ou nenhumas leguminosas”.

          O estudante disse ainda que são “pratos pobres nutricionalmente” e que por vezes “a ementa afixada nem sequer corresponde ao prato que é efetivamente servido”.

          Curiosamente, quando Pedro chegou à Universidade já existia a opção vegetariana, apesar de ainda não ser obrigatória por lei. Mas o jovem diz que a qualidade tem “vindo a degradar-se”: “Inicialmente serviam pratos mais variados, com seitan, tofu, chouriço de soja. Mas nos últimos três anos, a qualidade piorou muito”."

          Alunos queixam-se de refeições vegetarianas pobres

          Não é totalmente verdade. Isto presenciado por mim, que frequentei essa Universidade até há bem pouco tempo. Ainda que se queixasse da falta de qualidade da comida em geral, e durante algum tempo, mas depois até melhorou.
          Esse rapaz, aluno, é um dos maluquinhos extremistas do ambiente, animais e vegetarianos...

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por VirgilSollozzo Ver Post
            Quem diria que as futuras ditaduras iriam partir das escolas
            Quem?
            Pessoas exageradas e que gostam de dramatizar tudo o que lhes pareça mal

            Comentário


              #66
              A partida irei estar por Coimbra nesse dia. Podemos levar a carne que quisermos ou tem que ser só de vaca?

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por fancyO Ver Post
                A partida irei estar por Coimbra nesse dia. Podemos levar a carne que quisermos ou tem que ser só de vaca?
                Pode-se levar hamburgers de soja?

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por gfrmartins Ver Post
                  Pode-se levar hamburgers de soja?
                  Se fosse eu, dava-te com os hambúrgueres na trom... na cara!

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                    Se fosse eu, dava-te com os hambúrgueres na trom... na cara!
                    Então não estão a lutar para que cada tenha a liberdade de comer o que quer?

                    Comentário


                      #70
                      A carne de vaca é cara, não é para servir em cantinas das escolas.
                      Comam frango que é bom e barato.

                      Comentário


                        #71
                        Esta medida foi uma tentativa de jogada de mestre do Reitor (que é conhecido meu e já o apreciei mais), no sentido de poupar uns trocos na compra de alimentação e ficar na moda com esta medida mais populista e fazer com que a UC se destaque.

                        Como sabem a carne de vaca é cara, só 1x por semana era servida carne de vaca nas cantinas e carne essa de pouca qualidade, muito pouca mesmo!

                        Assim juntou-se o útil ao agradável.

                        Quando ao churrasco, quem quiser ir beber 1 fino e falar sobre o fórum e carros que manda PM.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por gfrmartins Ver Post
                          Então não estão a lutar para que cada tenha a liberdade de comer o que quer?
                          Eles sim, eu não

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                            Esta medida foi uma tentativa de jogada de mestre do Reitor (que é conhecido meu e já o apreciei mais), no sentido de poupar uns trocos na compra de alimentação e ficar na moda com esta medida mais populista e fazer com que a UC se destaque.

                            Como sabem a carne de vaca é cara, só 1x por semana era servida carne de vaca nas cantinas e carne essa de pouca qualidade, muito pouca mesmo!

                            Assim juntou-se o útil ao agradável.

                            Quando ao churrasco, quem quiser ir beber 1 fino e falar sobre o fórum e carros que manda PM.
                            A partir do momento q pagam propinas não podem impor aos alunos o q bem lhes apetece. Qualquer dia acabam com a carne nas cantinas e passam todos a essa TRETA dos vegetarianos.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                              A partir do momento q pagam propinas não podem impor aos alunos o q bem lhes apetece. Qualquer dia acabam com a carne nas cantinas e passam todos a essa TRETA dos vegetarianos.
                              As propinas são uma percentagem muito diminuta face à real despesa que o Estado tem com um aluno no ensino superior.

                              Propinas essas que baixaram quase 200e este ano.

                              As propinas e o serviço das cantinas são negócios diferentes.


                              Honestamente a mim não me aquece nem arrefece, a comida das cantinas, na minha opinião, (químicas e azuis) são um nojo, a carne de vaca era de péssima qualidade (o resto dos restos dos restos), e por 2,40e não se pode pedir muito mais, até existe alguma variedade.

                              Continua na mesma a haver carne, ninguém vai impingir o prato vegetariano a ninguém, que verdade seja dita, até é bastante agradável.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                A partir do momento q pagam propinas não podem impor aos alunos o q bem lhes apetece. Qualquer dia acabam com a carne nas cantinas e passam todos a essa TRETA dos vegetarianos.

                                Acho que tens que rever a definição de "impor"

                                Eu quando andava na escola as cantinas também impunham não me servir Leitão, nem lagosta, nem Filet Mignon, nem lagartos de Porco preto, nem Tomahwaks maturados

                                Esse argumento do "qualquer dia" então mata-me.
                                É só uma medida para inglês ver, get over it. Nada mais que isso.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por DMEM Ver Post
                                  A carne de vaca é cara, não é para servir em cantinas das escolas.
                                  Comam frango que é bom e barato.
                                  E já vem com hormonas e antibióticos incluídos, no charge

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por RepleteCell Ver Post
                                    E já vem com hormonas e antibióticos incluídos, no charge
                                    E depois? Qual o problema?
                                    O porco, vaca e ovelhas, etc... lá servidos devem ser alimentados a pasto e bolota

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                      A partir do momento q pagam propinas não podem impor aos alunos o q bem lhes apetece. Qualquer dia acabam com a carne nas cantinas e passam todos a essa TRETA dos vegetarianos.
                                      Impor?

                                      Não estão a impor nada, estão apenas a reduzir opções.

                                      Há sempre a opção de não comer lá...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Epah até ia, e depois passava no moelas e bigorna para matar saudades...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Blue16v Ver Post
                                          Epah até ia, e depois passava no moelas e bigorna para matar saudades...
                                          Isso ainda existe? Há algum tempo que não vou a Coimbra.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Pena não estar por essas bandas… Eu até gosto de vacas, mas só de algumas!!!

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                                              Esta medida foi uma tentativa de jogada de mestre do Reitor (que é conhecido meu e já o apreciei mais), no sentido de poupar uns trocos na compra de alimentação e ficar na moda com esta medida mais populista e fazer com que a UC se destaque.

                                              Como sabem a carne de vaca é cara, só 1x por semana era servida carne de vaca nas cantinas e carne essa de pouca qualidade, muito pouca mesmo!
                                              Tens a certeza?
                                              Hoje em dia, nas químicas não sei. Alteraram a forma das caixas e não sei se deixaram de ter os "combinados". Um desses era de porco, que sai mais. E depois tinhas (ou ainda tens um bife de vaca, que sai pouco): Em 100 refeições, deves ter no máximo uns 5 combinados e talvez 1 desses 5 seja o de vaca.
                                              De resto tens vitela, de vez em quando! Ultimamente até tem sido mais regular.
                                              E por fim tens os hambúrgueres e almôndegas. Esses sim, é que é praticamente dia sim, dia sim ao almoço e jantar.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                Isso ainda existe? Há algum tempo que não vou a Coimbra.
                                                Ainda!
                                                Agora são os filhos do Sr. Pessoa que estão à frente do Moelas. Também já há bastante tempo que não vou lá! Aquela Sangria com aguardente

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por DMEM Ver Post
                                                  E depois? Qual o problema?
                                                  O porco, vaca e ovelhas, etc... lá servidos devem ser alimentados a pasto e bolota

                                                  Apesar de haver uma maioria não é criada no pasto, ovelhas talvez seja exepção, mas mesmo os que não são não levam bombardeamentos de quimicos para crescerem e irem para o abate em 2 meses como os frangos de aviario. O frango de aviario é a pior comida que se pode ingerir

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por RepleteCell Ver Post
                                                    Apesar de haver uma maioria não é criada no pasto, ovelhas talvez seja exepção, mas mesmo os que não são não levam bombardeamentos de quimicos para crescerem e irem para o abate em 2 meses como os frangos de aviario. O frango de aviario é a pior comida que se pode ingerir
                                                    Eh lá exagero aí...Pior em quê?

                                                    Gordura - Não
                                                    Preço - Não
                                                    Açúcar - Não
                                                    Sódio - Não

                                                    "Químicos" - Talvez, mas quais? Não existe regulamentação e controlo?

                                                    Sim, um frango caseiro é melhor, e não é "natural" o seu crescimento, etc - mas daí a ser "a pior comida" ... alto lá, tens que fundamentar.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Ninguem falou em frangos caseiros. Falei no que se come com regularidade nos restaurantes

                                                      Mas mesma no caso da criação caseira, até a raçãozita que a ti maria da aldeia compra na cooperativa e deita às galinhas tem produtos de engorda e crescimento rapido

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                        Tens a certeza?
                                                        Hoje em dia, nas químicas não sei. Alteraram a forma das caixas e não sei se deixaram de ter os "combinados". Um desses era de porco, que sai mais. E depois tinhas (ou ainda tens um bife de vaca, que sai pouco): Em 100 refeições, deves ter no máximo uns 5 combinados e talvez 1 desses 5 seja o de vaca.
                                                        De resto tens vitela, de vez em quando! Ultimamente até tem sido mais regular.
                                                        E por fim tens os hambúrgueres e almôndegas. Esses sim, é que é praticamente dia sim, dia sim ao almoço e jantar.
                                                        É bem capaz de ser isso. Eu tento evitar ir lá desde o meu primeiro ano, a partir do momento em que o arroz doce tinha 3 ou 4 formigas lá dentro eu cortei com as Químicas, prefiro gastar mais algum e ir às Matemáticas que aquele senhor é a maior simpatia deste mundo, dá gosto ir lá só pela educação do homem.

                                                        Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                        Ainda!
                                                        Agora são os filhos do Sr. Pessoa que estão à frente do Moelas. Também já há bastante tempo que não vou lá! Aquela Sangria com aguardente
                                                        Eu gosto muito do Moelas e é uma 2º casa hoje em dia.

                                                        Mas Sangria com aguardente?

                                                        A primeira vez que lá fui e pedi uma sangria com bagaço eu cheguei ao balcão e disse para deitarem fora, estava horrível, e eu nem sou esquisito!

                                                        De resto o staff é simpático e disponível, nada a dizer!

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Carne de vaca. E porque não? – Manuel Cancela d’Abreu

                                                          Fonte: UELine

                                                          Fiquei muito surpreendido quando vi a notícia de que o Reitor da Universidade de Coimbra anunciou que, a partir de 2020, aquela Universidade iria eliminar o consumo de carne de vaca nas suas cantinas por ser a carne com maior produção de CO2. Surpreendi-me porque sempre considerei que as decisões tomadas a nível universitário deveriam ser tomadas com base em evidências científicas e, como alguém que estuda e trabalha há mais de 40 anos em nutrição de ruminantes, não é tão evidente assim o efeito maléfico da produção de bovinos sobre o ambiente e o seu contributo para o aquecimento global.

                                                          Não se pode negar que os bovinos, como qualquer ruminante, produzem CO2 e Metano, durante o processo digestivo, em quantidades superiores aos outros animais. Esta produção é devida à utilização de alimentos fibrosos que não são digeríveis pelos monogástricos. Só os ruminantes conseguem utilizar grandes quantidades deste tipo de alimentos, com baixo valor nutritivo, transformando-os em proteína de alta qualidade para a alimentação humana e fazem-no com uma eficiência relativamente elevada. Em termos médios, a produção de CO2 de uma vaca é cerca de 3 toneladas por ano. Contudo não devemos considerar apenas a produção total de gases com efeito de estufa, mas o balanço destes gases no sistema de produção.

                                                          A maior parte dos alimentos dos ruminantes provêm de pastagens e forragens que são grandes fixadores de CO2.. Uma pastagem com uma produtividade média fixa cerca de 9 toneladas por hectare e ano, na parte aérea das plantas, e mais 4,5 toneladas no solo. Considerando uma relação média de 2 ha de pastagem por vaca e ano, a quantidade de carbono fixado suplanta largamente a produção.

                                                          Devemos ainda considerar que o pastoreio tem a grande vantagem de reciclar um grande volume de nutrientes, como o azoto ou fósforo, sendo a sua exportação muito baixa. É ainda dos poucos sistemas agrícolas que promove uma melhoria das funções do solo, nomeadamente um aumento da infiltração e da retenção de água e um aumento da fertilidade. É por estes factos que as pastagens têm mostrado uma grande adaptação às alterações climáticas, o que é ainda mais notório nos sistemas agro-silvo-pastoris como o Montado ou os lameiros e os baldios do Norte do país.

                                                          Só no espaço da União Europeia existem mais de 57 milhões de hectares de pastagens permanentes e cerca de 10 milhões de pastagens temporárias, dos quais mais de1,8 milhões em Portugal, representando no total cerca de 39% da superfície agrícola útil. Estas pastagens utilizam os solos marginais, menos férteis e produtivos, com fraca aptidão agrícola e que, quanto muito, poderão ter uma aptidão florestal. As previsões, devido à maior resistência às alterações climáticas, são de que esta área venha a aumentar à custa de áreas anteriormente utilizadas na produção vegetal que venham a perder a sua capacidade produtiva, tornando-se numa medida de adaptação às novas condições climáticas. O que fazer então aos milhões de toneladas de alimentos fibrosos que, todos os anos, se transformam em carne e leite, produtos ricos em proteína de elevado valor biológico, vitaminas do complexo B e minerais de que o homem necessita na sua alimentação? Vamos abandonar as pastagens aos matos e à floresta desordenada? Este abandono tem como principal consequência o aumento do risco de incêndio e da área ardida, como temos visto no Norte e Centro de Portugal. Gostaria de acrescentar que sou totalmente contra a desmatação de florestas, como tem vindo a ser praticada na Amazónia, para a criação de novas zonas de pastagem ou para a cultura da soja.

                                                          Ao contrário do que alguns afirmam, há muitos trabalhos científicos que demonstram que o pastoreio por ruminantes, quando bem conduzido, contribui para um aumento da biodiversidade tanto vegetal como animal. Por outro lado, há bastantes anos que se estudam medidas de mitigação da produção de gases com efeito de estufa pelos ruminantes como a melhoria da qualidade dos alimentos, manipulação da população microbiana ruminal, utilização de aditivos e seleção de animais mais eficientes. Só com esta última medida estima-se que se possa reduzir em cerca de 25% a produção de Metano. Os ruminantes também consomem e valorizam ou volume elevado de subprodutos da indústria alimentar como as sêmeas, bagaços e polpas, que de outra forma seriam queimados.

                                                          É por conhecer bem os sistemas de produção de bovinos e pelas razões acima aduzidas, que continuo a comer carne de vaca, sem me pesar na consciência, pois sei que estou a ajudar à sustentabilidade de uma produção que, quando orientada por bases técnicas e científicas corretas, poderá contribuir para um planeta mais saudável e equilibrado.



                                                          Manuel Cancela d’Abreu

                                                          Professor do Departamento de Zootecnia da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, investigador do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM)

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Desde que a febra seja boa tanto me fez que ela seja porca ou vaca. Logo que esteja caladinha

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                              “É isto que defendemos, política com Coragem!”. O líder do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), André Silva, reagiu na sua página de Facebook à notícia sobre a retirada da carne de vaca das cantinas da Universidade de Coimbra, elogiando a medida.

                                                              André Silva mostrou o seu apoio à medida do Reitor da Universidade de Coimbra, sublinhando que é esta a política “com coragem” que o PAN defende.

                                                              A Universidade de Coimbra (UC) anunciou esta terça-feira que vai eliminar o consumo de carne de vaca nas cantinas universitárias a partir de janeiro de 2020.

                                                              “Vivemos um tempo de emergência climática e temos de colocar travão nesta catástrofe ambiental anunciada”,
                                                              sublinhou o Reitor Amílcar Falcão, na sua intervenção, perante centenas de alunos, citada pela Lusa."

                                                              A carne de vaca será substituída “por outros nutrientes que irão ser estudados, mas que será também uma forma de diminuir aquela que é a fonte de maior produção de CO2 que existe ao nível da produção de carne animal”.

                                                              Eu creio que o maior impacto é a consciencialização das pessoas para o problema. Aquilo que é mais dramático é ver os líderes mundiais a não perceberem que está em causa o futuro do planeta e dos nossos jovens, dos nossos filhos e netos e, isso, é demasiado preocupante para não alertarmos para o problema, mesmo que sejam pequenos gestos”, disse, aos jornalistas

                                                              Por ano, cerca de 20 toneladas de carne de vaca são consumidas nas 14 cantinas universitárias da UC.(...)"

                                                              PAN. "É isto que defendemos, política com coragem"

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X