Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Herança e Artimanhas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    É caro, é. Com os meus avós que morreram de velhos, portanto sem doenças a complicar, já há 20 anos não se gastava menos de 2000€ com os dois em casa.
    Certo, em casa. Porque eles queriam ou porque os filhos queriam? E quem pagava?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      Não mais do que 1.000 euros que é um valor acima do que cobra uma Unidade de Cuidados Continuados, ou mesmo cerca de 800 euros que será o que cobra em média uma estrutura residencial para idosos.

      Se a tua família não arranjou nada a menos do que 3k por mês é porque não procurou muito longe. Eu diria mesmo que nem quiseram sair de casa e daí a três empregadas que referes...
      Tens procurado residências para idosos recentemente?
      E em que zonas?

      A experiência que tenho é diferente dessa.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
        Conheço ambas as situações: cuidar em casa e num lar.

        Se tens capital para cuidar em casa, siga. Se não tens capital para cuidar em casa, siga para um lar.

        O que não faz sentido é um familiar querer cobrar 3k para tomar conta de um idoso. Se o idoso faz questão disso, das duas uma, ou existe muito boa vontade do familiar que acolhe, ou o idoso tem de bancar a despesa de eventualmente contratar empregadas.

        Até porque isso inquina logo qualquer processo de decisão de acolhimento entre vários filhos. Se alguém está a receber 3k para ter o familiar em casa não está a fazer favor nenhum.
        Já concordamos mais, no entanto, não é o familiar que recebe 3k, é a família toda, inclusive esse familiar que vive cm o idoso e recebe os 3k para pagar às empregadas.

        o que existiu na minha família foi sempre uma excelente vontade... No entanto, entre pagar a empregadas ou pagar a um familiar, no caso da família concordar, sempre pagar ao familiar.
        Nisto das partilhas, eu sou mesmo honesto, acho que quem faz a velhice aos pais (em casa) acho que deve ficar com uma parte superior dos bens.

        De qualquer das formas este problema acaba este século, daqui pra frente as pessoas vivem todas em T2 com um filho numa cidade urbana qualquer e os pais depois dos 70's são colocados num lar a definhar. É mais fixe cuidar do labrador bobi que do pai e da mãe. Já não vão existir famílias a coexistir numa mesma habitação, mesmo que possível.
        Atencao que isto é só uma análise, pois eu também não pretendo ter pais em casa, dado que isso influencia imenso a privacidade, o conforto da vida do dia a dia, e até em demasia a educação dos netos. É só mm o que constato.

        Eu podendo, gostaria de poder pagar a alguém que fique fique com eles na sua propria casa até ao fim, que acho que é a situação ideal

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
          É caro, é. Com os meus avós que morreram de velhos, portanto sem doenças a complicar, já há mais de 20 anos não se gastava menos de 2000€ com os dois em casa.
          O obtuso neste assunto vê-se perfeitamente que está de fora, e por isso, racha lenha!!!

          E não acredito que sequer com esses 2k os empregados fizessem as 24h diárias, todos os dias da semana, é demasiado pouco.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
            Tens procurado residências para idosos recentemente?
            E em que zonas?

            A experiência que tenho é diferente dessa.
            Em Braga sei os valores e por menos de 2k mês não arranja sempre nada de jeito em lares +/-, se for um casal é mais fácil porque partilham quarto, mas é uma vida extremamente triste. Eu espero ir de vela quando já não puder conduzir e der trabalho os outros...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
              Tens procurado residências para idosos recentemente?
              E em que zonas?

              A experiência que tenho é diferente dessa.
              Sim tenho, se precisares de lares a 800 euros manda PM.

              Comentário


                #37
                E já agora, desculpas ao Vasco por ter levado isto para o offtopic, mas dei-te as minhas sugestões, se não te satisfazes com uma casa e 1/3 do guito existente, siga com advogado e fecha o tópico, daqui por 15 anos vem dar os updates

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                  Sim tenho, se precisares de lares a 800 euros manda PM.
                  Esse idoso que vai para esse lar deve ter menos condições que o meu cão, e é um cão rural!!!
                  Por 800€, não consigo acreditar que arranjes um lar digno para a velhice de alguém. Mas a palavra digno também tem muito que se lhe diga...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                    Já concordamos mais, no entanto, não é o familiar que recebe 3k, é a família toda, inclusive esse familiar que vive cm o idoso e recebe os 3k para pagar às empregadas.

                    o que existiu na minha família foi sempre uma excelente vontade... No entanto, entre pagar a empregadas ou pagar a um familiar, no caso da família concordar, sempre pagar ao familiar.
                    Nisto das partilhas, eu sou mesmo honesto, acho que quem faz a velhice aos pais (em casa) acho que deve ficar com uma parte superior dos bens.

                    De qualquer das formas este problema acaba este século, daqui pra frente as pessoas vivem todas em T2 com um filho numa cidade urbana qualquer e os pais depois dos 70's são colocados num lar a definhar. É mais fixe cuidar do labrador bobi que do pai e da mãe. Já não vão existir famílias a coexistir numa mesma habitação, mesmo que possível.
                    Atencao que isto é só uma análise, pois eu também não pretendo ter pais em casa, dado que isso influencia imenso a privacidade, o conforto da vida do dia a dia, e até em demasia a educação dos netos. É só mm o que constato.

                    Eu podendo, gostaria de poder pagar a alguém que fique fique com eles na sua propria casa até ao fim, que acho que é a situação ideal
                    Mas isso já é diferente, os 3k são para gerir os custos de apoio externo. Normal.

                    Nessa sugestão que dás, como resolver quando 7 filhos querem todos ser o escolhido para tomar conta dos pais e ficarem com uma parte superior do bens?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                      Tens procurado residências para idosos recentemente?
                      E em que zonas?

                      A experiência que tenho é diferente dessa.
                      Em parte o que o Obtuso refere têm cota parte de verdade. A 8 anos atrás familiares meus tiveram também que por o meu avô no lar e cobrava 750€ mensais com condições dignas. Era um lar apoiado pela Santa Casa

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                        O obtuso neste assunto vê-se perfeitamente que está de fora, e por isso, racha lenha!!!

                        E não acredito que sequer com esses 2k os empregados fizessem as 24h diárias, todos os dias da semana, é demasiado pouco.
                        Não sei como é que vês isso assim tão perfeitamente.

                        Como disse, tenho experiência de ambas as situações.

                        Ao ter um idoso em casa podes gastar de 0 até 5k de forma tranquila, dependendo muito do que contratares. Se quiseres um médico 24/24 também tens de esticar o orçamento.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                          Esse idoso que vai para esse lar deve ter menos condições que o meu cão, e é um cão rural!!!
                          Por 800€, não consigo acreditar que arranjes um lar digno para a velhice de alguém. Mas a palavra digno também tem muito que se lhe diga...
                          Qual é a habitação do teu cão por 800 euros mensais?

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                            Em parte o que o Obtuso refere têm cota parte de verdade. A 8 anos atrás familiares meus tiveram também que por o meu avô no lar e cobrava 750€ mensais com condições dignas. Era um lar apoiado pela Santa Casa
                            Com apoio da Santa Casa não sei, mas com apoio da SS os valores podem ainda baixar mais naturalmente.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              Qual é a habitação do teu cão por 800 euros mensais?
                              200m2 de implantação
                              Fonte de agua solar constante
                              escorrega para o lago
                              gaiola individual para a namorada
                              gaiola individual para as amantes
                              3kg de bife wagyu ao dia 9 de cada mês
                              camera de vídeo vigilância tipo baby security
                              ginasio atras de coelhos bravos que compro mensalmente para que ele saiba que também se terá de esforçar a correr atrás de um possível ladrao, e que terá que o desfazer todo da mesma forma que desfaz o coelho!!!

                              É um sr cão obtuso!

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                Sem que me leves a mal, falas de ganância e tu és o mais ganancioso aqui. Porque não ajustaste as contas no momento de falecimento? A tua mãe tem alguma incapacidade mental ou é só "desleixada"?
                                a bem, isso não vai lá? Vocês não se davam todos bem antes da morte do teu avô?

                                Eu acho que te podes estar a esquecer duma coisa, a tua tia da primeira casa foi provavelmente quem cuidou do teu avô nos últimos anos de vida. Isto para mim vale mais de quaisquer 100k, só sabe o trabalho que é quem passa por isso.
                                Tu parece-me que estiveste sempre de fora, e quem está de fora racha lenha!
                                Claro que nao levo a mal. Tu falas na tua opiniao e naquilo que te parece por este meio escrito. Isto nao é uma audiencia de tribunal e nao estao todos os dados em cima da mesa
                                Como indiquei acima, eu nao fiz nada quando o falecimento porque nao sou herdeiro e porque achei que tudo iria ser feito de acordo com a lei, transparencia e bom senso

                                Ha muito tempo que o meu irmão me anda a avisar que nao confia nelas
                                Como disse tambem, a minha mãe tem um longo historial psiquiatrico. Bastou a irmã lhe dizer que nao se importava que a minhã mãe ficasse com a casa nova, para a minha mãe ficar feliz da vida. Nao faz a minima ideia da lei, dos seus direitos e pior.... do valor das coisas

                                Até hoje foi dificil convencer a minha mãe a passar-me a procuração, porque diz que nao quer que eu maltrate as minhas tias. A minha mãe ainda vive na ilusão de que as manas sao verdadeiramente manas
                                Quando estão as 3, a esperta está sempre a fazer o choradinho de que nao quer chatices, e que nao levamos nada desta vida... e a minha mãe papa tudo.
                                Se lhe dissessem que o $$$ acabou todo e que cada uma fica com uma casa e sao amigas para sempre, a minha mae nao questiona nada. Sabe la ela o que sao tornas, juros, piscinas, etc

                                Embora eu tenha vindo pedir opiniões, não me tomam por parvo e tenho a noção das coisas
                                - Essa do quem está fora racha lenha nao existe e é conversa de tasca. A lei é lei e os direitos da minha mãe podiam ser defendidos por mim nem que estivesse na China (e nao, nao estive fora)
                                - A minha tia da 1ª casa nao cuidou do meu avô. Foi sim cuidada por ele desde que ela se divorciou. Aguas, Luz, alimentação, 2 carros, emprestimo avultado que nunca voltou, e sei la eu mais o que.
                                - O meu avô foi super independente ate super tarde. Deixou de trabalhar com 80 e muitos. Esteve limitado talvez nos ultimos 2 anos e pagava-se a terceiros para lhe tratar da alimentaçao diaria
                                - Ainda que ela tivesse tomado conta dele, isso nao é um emprego. Ou aceita de boa vontade, ou aceita com condições ou nao aceita e pagam todos por alguem que tome conta dele.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                  Com apoio da Santa Casa não sei, mas com apoio da SS os valores podem ainda baixar mais naturalmente.
                                  Exacto. Agora também não sei dizer, não estive por dentro das negociações, sei apenas o valor final que tinham que pagar, e era esses 750€ em que era repartido pela miséria de reforma do avô, e o restante eram os familiares que entravam com o dinheiro

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Gambuzino Ver Post
                                    Claro que nao levo a mal. Tu falas na tua opiniao e naquilo que te parece por este meio escrito. Isto nao é uma audiencia de tribunal e nao estao todos os dados em cima da mesa
                                    Como indiquei acima, eu nao fiz nada quando o falecimento porque nao sou herdeiro e porque achei que tudo iria ser feito de acordo com a lei, transparencia e bom senso

                                    Ha muito tempo que o meu irmão me anda a avisar que nao confia nelas
                                    Como disse tambem, a minha mãe tem um longo historial psiquiatrico. Bastou a irmã lhe dizer que nao se importava que a minhã mãe ficasse com a casa nova, para a minha mãe ficar feliz da vida. Nao faz a minima ideia da lei, dos seus direitos e pior.... do valor das coisas

                                    Até hoje foi dificil convencer a minha mãe a passar-me a procuração, porque diz que nao quer que eu maltrate as minhas tias. A minha mãe ainda vive na ilusão de que as manas sao verdadeiramente manas
                                    Quando estão as 3, a esperta está sempre a fazer o choradinho de que nao quer chatices, e que nao levamos nada desta vida... e a minha mãe papa tudo.
                                    Se lhe dissessem que o $$$ acabou todo e que cada uma fica com uma casa e sao amigas para sempre, a minha mae nao questiona nada. Sabe la ela o que sao tornas, juros, piscinas, etc

                                    Embora eu tenha vindo pedir opiniões, não me tomam por parvo e tenho a noção das coisas
                                    - Essa do quem está fora racha lenha nao existe e é conversa de tasca. A lei é lei e os direitos da minha mãe podiam ser defendidos por mim nem que estivesse na China (e nao, nao estive fora)
                                    - A minha tia da 1ª casa nao cuidou do meu avô. Foi sim cuidada por ele desde que ela se divorciou. Aguas, Luz, alimentação, 2 carros, emprestimo avultado que nunca voltou, e sei la eu mais o que.
                                    - O meu avô foi super independente ate super tarde. Deixou de trabalhar com 80 e muitos. Esteve limitado talvez nos ultimos 2 anos e pagava-se a terceiros para lhe tratar da alimentaçao diaria
                                    - Ainda que ela tivesse tomado conta dele, isso nao é um emprego. Ou aceita de boa vontade, ou aceita com condições ou nao aceita e pagam todos por alguem que tome conta dele.
                                    Aí deja vu! Onde é que eu já vi esta história?!
                                    Não sabendo do outro lado da história e confiando que tens toda a razão do mundo..... Aperta com elas! Vai até ao último osso!
                                    Bem pena tive de quando foi no meu caso, eu ter apenas 18 anos e não pescar nada do assunto e apenas estar a ser espectador do sofrimento dos meus pais por causa de partilhas (não envolveu 3 casas que isto é só pessoal pobre )
                                    Se fosse hoje a coisa tinha cantado de forma diferente!
                                    Editado pela última vez por Pittboxer; 21 October 2019, 15:37.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Daquilo que vejo enquanto não existe partilhas esta tudo bem, todos se dão bem é uma alegria, no momento em que isso chega começam os problemas e não pensam que só onde existe muito dinheiro e bens é que acontecem os atritos, conheço casos onde pouco tem para dividir e é um stress.

                                      Cumps

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                        Passa-se em todo o mundo é quando menos esperas poderá estar a acontecer com o teu primo...

                                        Eu tenho uns primos meus numa situação em que há uma empresa que factura uns 800k ano, e umas gaiolecas arrendadas no centro de uma vila. O pai já andou a dar dinheiro a um, depois deu mais a outro passado x anos. E diz que o dinheiro no tempo não interessa, que se deu 30k em 208 e 35k a outro em 2016 que ainda tem de dar 5k ao primeiro. Estás partilhas é que vão ser lindas, ainda por cima um trabalha na empresa, outro não, e no fim, são todos uns burros.

                                        Eu já lhe disse se não me quer emprestar 40k em 2019 e que de dou 45k em 2030... mas ele diz que eu só sou sobrinho ://
                                        Enquanto é vivo ele não pode dar dinheiro a um e não dar a outro?

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                          Nisto nada como gastar algum dinheiro com um bom advogado habituado a tratar destes casos.

                                          E consequentemente prepararem-se para ir para tribunal.
                                          daqueles que roubam mesmo

                                          Comentário


                                            #51
                                            O meu pai foi roubado pelos irmãos, dias antes de ter sido declarado inimputável em processo crime. Sabiam perfeitamente do estado dele, mal andava e estava super debilitado.

                                            Apanharam-no, puseram numa carrinha e foi assim.

                                            Deram-lhe um papel para assinar e foi assim que se fez. Soube há uns meses.

                                            Não foi uma questão juridica, foi simplesmente assim. Por isso de pouco ou nada vale saber das leis. As partilhas nas aldeias é assim que se faz. Leva-se os mais ignorantes/bebados/doentes mentais a um advogado já batido nisto e são assim limpos.

                                            Andava eu com as matérias da faculdade e código civil e batia de frente com a realidade. Já comentei até aqui no forum acerca destas matérias ( jurídicas ).Estas coisas já ultrapassam o jurídico. Por isso é que volta e meia as pessoas se matam. Eu já entendia o motivo , agora entendo melhor.

                                            Quem o roubou está "bem" na vida e não precisava, mas é assim a ganancia. Por estas questões já deixei de me meter nestes assuntos e já sei até como se faz "partilhas" old school.
                                            Editado pela última vez por jktfah; 21 October 2019, 19:33.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Há aqui um senhor que vive numa garagem ( surdo e tal ) e outros que foram assim limpos. Fácil.
                                              É o costume da terra.
                                              Só há uma maneira de resolver isto.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                                O meu pai foi roubado pelos irmãos, dias antes de ter sido declarado inimputável em processo crime. Sabiam perfeitamente do estado dele, mal andava e estava super debilitado.

                                                Apanharam-no, puseram numa carrinha e foi assim.

                                                Deram-lhe um papel para assinar e foi assim que se fez. Soube há uns meses.
                                                Mas... as assinaturas valem o que valem. Qualquer assinatura pode ser revertida em 7 dias julgo (se for na presença de um notario acho que ja nao)
                                                Ainda assim, duvido que nao se possa voltar atras se provarem que foi obrigado/aliciado/etc etc

                                                Mas ele foi assinar o que ? Que renunciava os seus direitos ? Se for numa herança, se o teu ascendente renunciar uma herança, tu tens direito a ela

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Gambuzino Ver Post
                                                  Mas... as assinaturas valem o que valem. Qualquer assinatura pode ser revertida em 7 dias julgo (se for na presença de um notario acho que ja nao)
                                                  Ainda assim, duvido que nao se possa voltar atras se provarem que foi obrigado/aliciado/etc etc

                                                  Mas ele foi assinar o que ? Que renunciava os seus direitos ? Se for numa herança, se o teu ascendente renunciar uma herança, tu tens direito a ela
                                                  Eu sei [sei nada lol] o direito ( é a minha área ).
                                                  Sim que renunciava, não foi repudio ( se fosse repudio vinha para mim). Foi roubado, foi o que foi.
                                                  É assim que se faz. Sabia que era, mas não contava que fizessem isso, mas foi logo a seguir e não deu hipótese. Tudo as escondidas. Meu amigo, vivendo e aprendendo. Isto não é direito nem leis. É super normal fazerem isto. Eu já sabia até [e comentei aqui sempre] ( mas com o mal dos outros podemos bem). É o próprio notário / advogado que faz isso. É só ir aos certos.
                                                  Editado pela última vez por jktfah; 21 October 2019, 19:43.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Ao fim de 6 anos não era agora que vinha à praça....com cada uma

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                      Ao fim de 6 anos não era agora que vinha à praça....com cada uma
                                                      ??? Nao percebi

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                                        O meu pai foi roubado pelos irmãos, dias antes de ter sido declarado inimputável em processo crime. Sabiam perfeitamente do estado dele, mal andava e estava super debilitado.

                                                        Apanharam-no, puseram numa carrinha e foi assim.

                                                        Deram-lhe um papel para assinar e foi assim que se fez. Soube há uns meses.

                                                        Não foi uma questão juridica, foi simplesmente assim. Por isso de pouco ou nada vale saber das leis. As partilhas nas aldeias é assim que se faz. Leva-se os mais ignorantes/bebados/doentes mentais a um advogado já batido nisto e são assim limpos.

                                                        Andava eu com as matérias da faculdade e código civil e batia de frente com a realidade. Já comentei até aqui no forum acerca destas matérias ( jurídicas ).Estas coisas já ultrapassam o jurídico. Por isso é que volta e meia as pessoas se matam. Eu já entendia o motivo , agora entendo melhor.

                                                        Quem o roubou está "bem" na vida e não precisava, mas é assim a ganancia. Por estas questões já deixei de me meter nestes assuntos e já sei até como se faz "partilhas" old school.
                                                        E não dá para impugnar porquê?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          apagar
                                                          Editado pela última vez por Jacc; 22 October 2019, 16:22.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Gambuzino Não sei se alguém mencionou isso, mas a tua mãe foi "anjinha", ela como "cabeça de casal" por ser filha mais velha, era a ela que cabia de tomar as rédeas do processo das partilhas...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Parece-me que há aqui pessoas que ainda não leram que a senhora tem antecedentes psiquiátricos. O gambozino apenas tentou fazer a vontade à mãe e foi apanho da curva. É mandar isso para advogado e fazer tudo por tudo para lixar os espertalhões.

                                                              A minha mãe trabalhava, o meu pai também e eu também e cuidámos do meu avô que chorava a dizer para não se por num lar,tinha alzheimer e ninguém precisou de chular ninguém. Os meus tios ainda vieram com histórias mas eu tinha tudo guardado, desde faturas de medicação, até pagamentos de coisas que se tiveram que fazer quando ele se pôs a fazer negócios quando já não tinha cabeça para tal. Quem não deve não teme e as tias dele parecem temer muito, mesmo muito.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X