Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Produtos biológicos (ou talvez não)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    A mim mete-me confusão é os anti-GMO. Os GMO têm imensas vantagens mas os piolhosos do BE são contra tudo o que seja criado para melhorar e aumentar a produção de um bem alimentar.

    Ainda me lembro daquela polémica aqui há mais de 10 anos de uns piolhosos do BE que andaram no Algarve a destruir uma colheita de produtos GMO, cambada de parasitas.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
      Nem de propósito, tirei estas fotos no Lidl, no sábado.
      Bio...por mim bem podem ficar com esse monte de plástico e papel "reciclável" na loja




      Tanta coisa mal aqui

      A embalagem em plástico ainda é o menos, olha-me para o tamanho e a perfeição dessa fruta, deve ser tão BIO como eu sou indiano

      Mas as cadeias de retalho até são as menos culpadas, o problema é quem dá a certificação BIO aos produtores de forma pouco exigente e pouco transparente.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
        Isso é a mesma coisa que dizeres que todos os carros que vão fazer a inspeção periódica só passam com 50e extra deixados em cima do banco...

        Não acho justo generalizar!
        É uma generalização, é claro, mas o próprio conceito de biológico é estupido. Alias, basta ter um bocado de contacto com a agricultura e ver a quantidade de fitofarmacos que são permitidos no MPB e tirar as conclusões que aquilo não é assim tão biológico.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
          Também tenho perto de uma centena de galinhas, a produzir ovos BIO, mas como esses vem com cagadelas, não se vendem tão bem

          o que falas da diversidade de culturas está certo, aliás, podes tentar ver o filme, biggest little farm e é esse o conceito aplicado, e funciona. Mas a verdade é que para quem vive da agricultura, está questão da diversidade de culturas não é assim tão possível porque precisam sempre de alguma escala, que é o que Portugal não tem. Por exemplo, eu estou na vinha, vinho verde, e um vinha com menos de 5ha da mais trabalho que propriamente retorno. Já com 15ha, já daria para fazer vida e equacionar uma marca, etc etc. Eu já adopto algumas soluções biodinamicas, como usar ovelhas/gansos e galinhas na época de repouso vegetativo da videira, mas no resto do ano, é sempre necessário usar algum tratamento à base de sulfato de cobre. Glifosatos, recuso-me a usar nos produtos que como. É só mm para controlar algumas espécies invasivas, tipo o bamboo.

          A fruta, por exemplo, requer muito mais tratamento que a vinha. Diria que é impossível ser 100% BIO
          O dar para viver depende um bocado das expectativas e da maquinaria que se tem. No meu caso, trata-se de uns terrenos que têm transitado na família, é feito em parte pela qualidade dos produtos que se retira, associado a algum rendimento, que não é muito, mas é algum, e também por uma questão familiar de ir mantendo o que outrora foi a fonte de rendimento familiar. Dá trabalho? Sem dúvida! A maior parte das pessoas até prefere abandonar os terrenos e ir ao supermercado comprar.
          Nós não produzimos vinho, vendemos as uvas a uma cooperativa. Não temos nem de perto 5ha, mas também não vivemos disso e já dá trabalho que chegue.

          Sobre a necessidade de tratamentos também depende um bocado do clima onde se está a plantar, e no nosso caso a maior parte das coisas ou plantamos numa região, ou noutra.
          Tenho terreno na zona do Porto e em Trás-os-Montes, e nos últimos anos temos plantado horta nos 2 lados, e por exemplo batatas, no Porto a rama cresce imenso, mas precisam de sulfato de cobre com regularidade para se aguentar, já em Trás-os-Montes passam bem sem ele e por norma a rama fica bem mais pequena. No entanto a produção acaba por ser melhor em Trás-os-Montes, além de conservarem muito mais tempo. Idem para cebolas, nabos (alguns gigantescos).

          Tem de se saber o que plantar, quando plantar e onde plantar, no nosso caso já sabemos o que vai em cada lugar, mas mesmo o que dá nos 2, o resultado do produto pode ser bastante diferente em termos de características e sabor, filhos do mesmo pai.

          Na fruta por norma não colocamos qualquer tipo de tratamento, mas também aqui temos seleção de território. Citrinos e kiwis em Trás-os-Montes é para esquecer, ou cerejas ao contrário. As maçãs também estão todas em Trás-os-Montes, muito melhor para conserva e pela inexistência da mosca da fruta, que é maior praga que temos tido (este ano com a chuva tem sido menos mau).
          O tipo de terra e sobretudo clima dita tudo.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post


            Tanta coisa mal aqui

            A embalagem em plástico ainda é o menos, olha-me para o tamanho e a perfeição dessa fruta, deve ser tão BIO como eu sou indiano

            Mas as cadeias de retalho até são as menos culpadas, o problema é quem dá a certificação BIO aos produtores de forma pouco exigente e pouco transparente.
            BIO ORGANIC
            É markting, e um bom marketing mix no inicio de uma marca faz toda a diferença.

            enfim...

            Grande parte dos meus conhecidos papavam isso com descargo de consciência!

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post


              Tanta coisa mal aqui

              A embalagem em plástico ainda é o menos, olha-me para o tamanho e a perfeição dessa fruta, deve ser tão BIO como eu sou indiano

              Mas as cadeias de retalho até são as menos culpadas, o problema é quem dá a certificação BIO aos produtores de forma pouco exigente e pouco transparente.
              Isso do aspecto da fruta não vás por aí. Há muito a ideia enraizada que fruta biológica tem de ter bicho e toda defeituosa. Isso acontece quando a árvore é de má qualidade.

              Retiro muita fruta do meu pomar que encaixa nesses padrões, mas claro que uma parte não os cumpre. Mas também é preciso ir renovando e selecionando as árvores, senão ao fim de algum tempo já não dão nada de jeito.
              Das árvores que tenho plantadas de momento praticante nenhuma tem mais de 20 anos. Ainda há 2 anos mandamos abaixo umas 5 macieiras que o produto era de fraca qualidade para plantar outras no mesmo local, e que esperemos produzam melhor, caso contrário, saltam fora e vai para lá outra.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                O dar para viver depende um bocado das expectativas e da maquinaria que se tem. No meu caso, trata-se de uns terrenos que têm transitado na família, é feito em parte pela qualidade dos produtos que se retira, associado a algum rendimento, que não é muito, mas é algum, e também por uma questão familiar de ir mantendo o que outrora foi a fonte de rendimento familiar. Dá trabalho? Sem dúvida! A maior parte das pessoas até prefere abandonar os terrenos e ir ao supermercado comprar.
                Nós não produzimos vinho, vendemos as uvas a uma cooperativa. Não temos nem de perto 5ha, mas também não vivemos disso e já dá trabalho que chegue.

                Sobre a necessidade de tratamentos também depende um bocado do clima onde se está a plantar, e no nosso caso a maior parte das coisas ou plantamos numa região, ou noutra.
                Tenho terreno na zona do Porto e em Trás-os-Montes, e nos últimos anos temos plantado horta nos 2 lados, e por exemplo batatas, no Porto a rama cresce imenso, mas precisam de sulfato de cobre com regularidade para se aguentar, já em Trás-os-Montes passam bem sem ele e por norma a rama fica bem mais pequena. No entanto a produção acaba por ser melhor em Trás-os-Montes, além de conservarem muito mais tempo. Idem para cebolas, nabos (alguns gigantescos).

                Tem de se saber o que plantar, quando plantar e onde plantar, no nosso caso já sabemos o que vai em cada lugar, mas mesmo o que dá nos 2, o resultado do produto pode ser bastante diferente em termos de características e sabor, filhos do mesmo pai.

                Na fruta por norma não colocamos qualquer tipo de tratamento, mas também aqui temos seleção de território. Citrinos e kiwis em Trás-os-Montes é para esquecer, ou cerejas ao contrário. As maçãs também estão todas em Trás-os-Montes, muito melhor para conserva e pela inexistência da mosca da fruta, que é maior praga que temos tido (este ano com a chuva tem sido menos mau).
                O tipo de terra e sobretudo clima dita tudo.
                Os pais da "Maria" fazem como tu, tem uns hectares no cu de judas e tem imensa fruta variada com imensa qualidade, mas não fazem horta. Já lhes recomendei um AirBnB na casa da aldeia, facturavam largo, mas não querem saber do € e só vão para lá trabalhar.

                Eu gosto da monocultura pela questão da optimização, que é parte da minha base académica. Se tivesse terrenos a sério (10+ ha) entrava na castanha. Tem um retorno porreiro face aos encargos e é um fruto excelente e que eu adoro. De momento, tenho 70% a vinha, mas sou sincero que não tendo marca registada, não é fácil. A uva dá no máximo 0,45 €/kg, ou seja, uns 5k e qlq coisa por ha de facturação, mas se tiveres de pagar vindima, tratamentos, máquinas, etc. Não é comportável. Qualquer serviço com trator nunca fica a menos de 30€/hora + IVA. É muito difícil quando não há escala.

                Há 3 anos fiz um bussines plan para me iniciar na viticultura e posteriormente na area dos vinhos, mas cheguei à conclusão que com menos de 10h é perder dinheiro, pelo menos na area dos vinhos verdes.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                  Os pais da "Maria" fazem como tu, tem uns hectares no cu de judas e tem imensa fruta variada com imensa qualidade, mas não fazem horta. Já lhes recomendei um AirBnB na casa da aldeia, facturavam largo, mas não querem saber do € e só vão para lá trabalhar.

                  Eu gosto da monocultura pela questão da optimização, que é parte da minha base académica. Se tivesse terrenos a sério (10+ ha) entrava na castanha. Tem um retorno porreiro face aos encargos e é um fruto excelente e que eu adoro. De momento, tenho 70% a vinha, mas sou sincero que não tendo marca registada, não é fácil. A uva dá no máximo 0,45 €/kg, ou seja, uns 5k e qlq coisa por ha de facturação, mas se tiveres de pagar vindima, tratamentos, máquinas, etc. Não é comportável. Qualquer serviço com trator nunca fica a menos de 30€/hora + IVA. É muito difícil quando não há escala.

                  Há 3 anos fiz um bussines plan para me iniciar na viticultura e posteriormente na area dos vinhos, mas cheguei à conclusão que com menos de 10h é perder dinheiro, pelo menos na area dos vinhos verdes.
                  Eu também aprecio particularmente a monocultura, mas essa não é a minha área profissional nem a dos meus pais, como tal vamos apenas mantendo.
                  De momento só temos 1.2h de vinha, que foi replantada recentemente e ainda só colhemos 2 anos. A nível de rendimento está +/- de acordo com os valores que referiste e a expectativa é no futuro dar esse valor ou mais por hectare.
                  No nosso caso não contratamos ninguém para executar o trabalho, é o meu pai que tem feito praticamente tudo sozinho, mas uma coisa é certa, estás vinhas novas produzem mais mais também dão muito mais trabalho que as antigas que tínhamos.
                  Temos outro tanto de área de amendoeira e mais ainda de olival, tudo podado e colhido de modo muito tradicional com excepçao do tractor , não justifica investir em muita maquinaria, além disso o terreno, a dimensão ou dispersão dos terrenos não é favorável.

                  Admiro particularmente quem investe na agricultura a sério, é uma área que me desperta bastante interesse, desde o cultivar à maquinaria envolvida. Mais do que a agricultura biológica

                  Edit: para a área que tens não utilizas trator próprio?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                    Eu também aprecio particularmente a monocultura, mas essa não é a minha área profissional nem a dos meus pais, como tal vamos apenas mantendo.
                    De momento só temos 1.2h de vinha, que foi replantada recentemente e ainda só colhemos 2 anos. A nível de rendimento está +/- de acordo com os valores que referiste e a expectativa é no futuro dar esse valor ou mais por hectare.
                    No nosso caso não contratamos ninguém para executar o trabalho, é o meu pai que tem feito praticamente tudo sozinho, mas uma coisa é certa, estás vinhas novas produzem mais mais também dão muito mais trabalho que as antigas que tínhamos.
                    Temos outro tanto de área de amendoeira e mais ainda de olival, tudo podado e colhido de modo muito tradicional com excepçao do tractor , não justifica investir em muita maquinaria, além disso o terreno, a dimensão ou dispersão dos terrenos não é favorável.

                    Admiro particularmente quem investe na agricultura a sério, é uma área que me desperta bastante interesse, desde o cultivar à maquinaria envolvida. Mais do que a agricultura biológica

                    Edit: para a área que tens não utilizas trator próprio?
                    Vou responder-te em PM

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                      Vou responder-te em PM
                      Já nos estamos a desviar do tema do tópico, mas é uma temática interessante que se pode continuar num mais apropriado

                      Comentário


                        #41
                        Mas digam lá, esquecendo o que custam os produtos, é sempre melhor comprar estes BIO ou supostamente BIO, do que os produtos comuns, certo?

                        Pelo que custam, a probabilidade de terem coisas nocivas ou qualidade duvidosa é menor, presumo eu.

                        Sei bem a diferença de um produto realmente BIO para estes do supermercado. A minha família tem umas casas no interior e quando como ovos, batatas, verduras, e etc vindas de lá, a diferença é enorme. No caso específico das batatas, nunca consegui comprar nenhuma em supermercado que tivesse um gosto sequer parecido com aquelas. Já experimentei de todas as marcas e feitios, simplesmente não existe.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por kursk Ver Post
                          ~~
                          Esse Bio deve ler-se biodegradavel..de biológico não é de certeza!
                          Esse bio deve ler-se biodesagradável.

                          Comentário


                            #43
                            Uma boa forma de ver se é bio ou não é comparar quanto tempo demora a estragar-se por comparação com um suposto "não bio".

                            Comentário


                              #44
                              Existem 3 tipos de agricultura:

                              1 - Agricultura em massa : a que nos dá os produtos que aparecem em qualquer supermercado.
                              2 - Agricultura biológica : usa menos produtos químicos, e os que usa são mais restritos e controlados.
                              3 - Agricultura caseira, que pouco ou nada leva.

                              O problema é que as pessoas nem se preocupam em saber o que é agricultura biológica e acreditam piamente que agricultura biológica e agricultura caseira são a mesma coisa...

                              Agricultura biológica é melhor que agricultura em massa, mas não é o mesmo que agricultura caseira.

                              Comentário


                                #45
                                Notem que o rótulo Bio é uma expressão de publicidade comercial, não sendo obrigado a oferecer as garantias de um produto de produção biológica certificada.

                                É um pouco como o pacote "desportivo" num carro familiar com um pequeno motor turbodiesel.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                  Será que uma marca como o Continente, que tem por trás a SONAE, se sujeita a vender gato por lebre?

                                  É que por exemplo no caso desses ovos que eu falei, se fizerem um teste e provarem por A+B que aquilo de biológico não tem nada, é uma machadada e tanto para a imagem da marca.

                                  Será que eles se sujeitam a isso, para vender um bocado mais? Não me parece.

                                  Por outro lado, pegando novamente no caso dos ovos, onde é que há galinhas para produzir dezenas de milhares de ovos biológicos por mês? Ou eu ando muito mal informado, ou não estou a ver como nem onde o processo se desenrola...
                                  Em França uma grande cadeia de supermercados andava a vender produtos hortícolas/frutas com indicação de serem produzidos em França e eram importados, por isso eu não metia as mãos no fogo, ainda por cima eles têm sempre a desculpa de ter comprado bio, a culpa é do fornecedor.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por bruosta Ver Post
                                    Existem 3 tipos de agricultura:

                                    1 - Agricultura em massa : a que nos dá os produtos que aparecem em qualquer supermercado.
                                    2 - Agricultura biológica : usa menos produtos químicos, e os que usa são mais restritos e controlados.
                                    3 - Agricultura caseira, que pouco ou nada leva.

                                    O problema é que as pessoas nem se preocupam em saber o que é agricultura biológica e acreditam piamente que agricultura biológica e agricultura caseira são a mesma coisa...

                                    Agricultura biológica é melhor que agricultura em massa, mas não é o mesmo que agricultura caseira.
                                    Também tens a agricultura caseira, do velhote que mete químicos "a olho" de uma embalagem que já nem rótulo tem...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                      Também tens a agricultura caseira, do velhote que mete químicos "a olho" de uma embalagem que já nem rótulo tem...
                                      E calda bordalesa feita a olhometro...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                        Não percebo o que referes dos pêssegos.
                                        Então deve depender das zonas.

                                        Aqui na zona, qualquer pessegueiro sem tratamentos químicos, fica com as folhas todas enrugadas (ataques de fungos - lepra dos pessegueiros).

                                        Os poucos ramos que fiquem com alguns frutos, esses frutos são depois atacados por insetos e ficam cheios de larvas e apodrecem.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Culturas biológicas, quimicos, etc....depende muito do tipo de protudo.
                                          A batata doce não necessitad e nada, apenas água e esterco (quem quizer colocar), é tipo uma erva daninha.
                                          As cerejas, morangos.....é ver para crer!

                                          Agora 100% livre de quimicos, só em casa.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            Então deve depender das zonas.

                                            Aqui na zona, qualquer pessegueiro sem tratamentos químicos, fica com as folhas todas enrugadas (ataques de fungos - lepra dos pessegueiros).

                                            Os poucos ramos que fiquem com alguns frutos, esses frutos são depois atacados por insetos e ficam cheios de larvas e apodrecem.
                                            Sim, depende das zonas, mas isso das larvas também acontece aqui na zona do Porto. Por isso já desistimos de ter macieiras e Pessegueiros aqui, mas as clementinas e os dióspiros maçã também são afetados, menos por ser mais tardios.
                                            Este ano devido à muita chuva está a correr melhor nesse aspecto, e no caso dos dióspiros maçã, agora que estão sem folhas estão mesmo no ponto

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                              Também tens a agricultura caseira, do velhote que mete químicos "a olho" de uma embalagem que já nem rótulo tem...
                                              Com a legislação em vigor, já nem conseguem comprar sem formação/certificação......portanto isso é cenário da década passada

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                Com a legislação em vigor, já nem conseguem comprar sem formação/certificação......portanto isso é cenário da década passada
                                                Pelo que percebo tenho conhecidos que continuam a comprar sem problemas. Poderão não ser é as mesmas marcas/concentrações mas compram, lá isso compram. Desde fertilizantes químicos a herbicidas, etc.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por To Ver Post
                                                  Notem que o rótulo Bio é uma expressão de publicidade comercial, não sendo obrigado a oferecer as garantias de um produto de produção biológica certificada.

                                                  É um pouco como o pacote "desportivo" num carro familiar com um pequeno motor turbodiesel.

                                                  Essa parte não é verdade

                                                  Tirado da legislação:


                                                  "Na rotulagem e na publicidade de produtos agrícolas vivos ou nãotransformados, só podem ser utilizados termos referentes ao método
                                                  de produção biológica se, além disso, todos os ingredientes desse produto tiverem sido produzidos em conformidade com os requisitos estabelecidos no presente regulamento.


                                                  2. Os termos referidos no n.o 1 não podem ser utilizados em parte
                                                  nenhuma da Comunidade, nem em nenhuma língua comunitária, na
                                                  rotulagem, na publicidade e na documentação comercial de um produto
                                                  que não satisfaça os requisitos estabelecidos no presente regulamento, a
                                                  menos que esses termos não se apliquem a produtos agrícolas presentes
                                                  em géneros alimentícios ou alimentos para animais ou não tenham
                                                  manifestamente qualquer relação com a produção biológica.


                                                  Além disso, não podem ser utilizados na rotulagem e na publicidade
                                                  termos, designadamente termos utilizados em marcas, nem práticas susceptíveis de induzir o consumidor ou o utilizador em erro por sugerirem
                                                  que um produto ou os seus ingredientes satisfazem os requisitos estabelecidos no presente regulamento."




                                                  https://www.sativa.pt/wp-content/upl...ns20130701.pdf

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                    Com a legislação em vigor, já nem conseguem comprar sem formação/certificação......portanto isso é cenário da década passada
                                                    Eu acho que tu é que estás ainda na década passada
                                                    O que queres e quanto queres diz lá? E não tenho formação, e mesmo quem tem continua a fazer as coisas iguais, só foi á formação para comprar á vontade.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por DMEM Ver Post
                                                      Eu acho que tu é que estás ainda na década passada
                                                      O que queres e quanto queres diz lá? E não tenho formação, e mesmo quem tem continua a fazer as coisas iguais, só foi á formação para comprar á vontade.
                                                      Exatamente! A formação só ensina a respeitar as medições e a proteger o corpo dos químicos na altura da aplicação. Depois de ter o cartão é continuar a por a olho.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por kursk Ver Post
                                                        E calda bordalesa feita a olhometro...
                                                        Segundo o que sei, leio, e conheço, a calda bordalesa é dos tratamentos mais usados na agricultura biológica.

                                                        https://www.google.com/url?sa=t&sour...vMah7ntPmC_rvL

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                          Com a legislação em vigor, já nem conseguem comprar sem formação/certificação......portanto isso é cenário da década passada
                                                          Que crente... Qualquer burro que não saiba sequer fazer uma diluição ou até regra 3 simples consegue tirar essa formação. Isso é só para sacar € ao ti Zé e dar € às entidades formadoras. Eu concordo com o objetivo, mas como está a ser aplicado de nada serve.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post


                                                            Tanta coisa mal aqui

                                                            A embalagem em plástico ainda é o menos, olha-me para o tamanho e a perfeição dessa fruta, deve ser tão BIO como eu sou indiano

                                                            Mas as cadeias de retalho até são as menos culpadas, o problema é quem dá a certificação BIO aos produtores de forma pouco exigente e pouco transparente.
                                                            O que é que ser "biológico" tem a ver com a calibração da fruta

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                              Também tens a agricultura caseira, do velhote que mete químicos "a olho" de uma embalagem que já nem rótulo tem...
                                                              E também tens a agricultura caseira a usar roundup da monsanto...

                                                              Acho que percebeste a ideia que quis passar.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X