Anúncio

Collapse
No announcement yet.

professores

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    citação:Originalmente colocada por xicos perto

    Não fui abusado no sentido do termo que o pretendes colocar.
    Mas fui abusado em termos de violencia, sim sim, ainda sou do tempo em que se levava porrada na escola.
    Fui abusado qdo tive professores no secundario que se desleixavam com as aulas e preferiam sair mais cedo das aulas para ir até ao café (eu na altura achava mto giro, mas agora vejo que não tem graça nenhuma), qdo me escreviam a resposta dos testes no quadro para nos "facilitar" a sua resolução, depois qdo passei de ano e tive um professor em condições tive negativa logo no 1º teste

    Somos todos abusados qdo vemos as nossas crianças no secundario, ano após ano com notas desgraçadas e ninguem quer saber de nada e continuadamente apontam o dedo uns aos outros e até aos pais que passam o dia longe dos seus filhos.
    OK, assim começamos a falar como gente séria.

    Olha, antes de mais nada, o meu comentário anterior pode ter sido um bocado rude. Se te ofendeu, as minhas sinceras desculpas! ;)

    Pois, eu também sou do tempo em que se levava porrada na escola. Tive sorte que nem "enfardei" muito (era um aluno razoável). Nessa altura isso era razoavelmente aceite, embora fosse tremendamente desumano para lguns miúdos (havia miúdos que se urinavam pelas pernas abaixo só de pensar na escola).

    Os casos que tu contas (de sair mais cedo para ir ao café ou escrever as respostas no quadro para despachar o teste) são reprováveis. Gritantemente reprováveis. Pena é que ninguém tenha denunciado esses casos. Se não fosse algum aluno, pelo menos alguns pais que tivessem conhecimento do assunto. De certa forma, um certo controlo do abuso.

    Por outro lado, de certeza que, nem de perto nem de longe, a maioria dos teus professores era assim, pois não? Eu tive professores fraquinhos, mas também tive alguns muito bons de que ainda hoje me lembro e lhes estou grato. E tu, de certeza, também tiveste bons professores e até te lembras deles.

    Do insucesso que falas e de apontar o dedo uns aos outros e a coisa não se resolve, tenho várias coisas a dizer:

    - Sim, os pais TAMBÉM têm culpa. Os professores têm, como alguém disse, de desempenhar a quota parte de educadores, de psicólogos, de assistentes sociais e afins. Mas, acima de tudo, o professor tem que ENSINAR. É óbvio que deve haver respeito e educação dentro da sala de aula para que o professor possa ensinar. E muitas vezes respeito não há e educação também não. Isto porque muitos pais não ensinam esses valores aos filhos de raiz, não os ensinam a ser educados, não os ensinam a repeitar as pessoas, não os ensinam a admitir os erros nem a tomar atitudes correctivas. (Se acima te pedi desculpa por uma possível ofensa, foi porque os meus pais assim mo ensinaram, não foi nenhu professor). Muitos pais ainda vão à escola amesquinhar os professores e incentivar as asneiras dos filhos, o que é revoltante.

    - Sim, o ministério tem culpa, porque emana todos os anos programas desadequados, remendos, ordens contrárias, novos processos, diplomas cheios de "eduquês" que depois de espremidos não trazem nada de novo. Os programas são alterados a meio do ano, aparecem novas proveas, exames, mudam as regras de avaliação. O ministério também é culpado pela estupidez de muitas regras de avaliação que permite às "criancinhas" (muito delas com muito mais "escola da ronha" que os professores) passar de ano sem saber um chavo. Mas as estatísticas para inglês ver obrigam...

    - Por fim, os professores também têm culpa quando as aulas são mal preparadas e quando se estão a baldar para o que fazem. Porque há profissionais que, se não estiverem sempre em cima desles, não fazem nada de jeito. Daí a avaliação dos professores ser uma coisa positiva, falta é saber em que moldes e que tipo de apadrinhamentos isso poderá proporcionar. E, com tanta preocupação do Ministério quanto à avaliação, falta saber quem é que há-de avaliar a obra do Ministério...

    Concluindo:

    - Há bons e maus pais, há bons e maus professores, há boas e más medidas do Ministério. Sim, a culpa é de todos... ;)

    Comentário


      #62
      Excelente análise Clio II! Como professor, sou inteiramente a favor de avaliação! E olha, tive professores mesmo muito maus! Por exemplo, engenheiros agrónomos a leccionar matemática...! [8)] E posso-te dizer que fui aluno até há pouco tempo atrás! Venha a avaliação, quem não deve não teme!

      Comentário


        #63
        citação:Originalmente colocada por Taveirada

        Ele estava correcto?

        O comprimento de um km ser maior que uma milha? Tá tudo tolo?
        "Although he was correct"?! [:0]

        Vocês não sei, mas eu preferia que a minha filha questionasse o que lhe ensinassem em vez de aceitar tudo passivamente, sem discutir claro. Especialmente se tivesse razão.. o que não é o caso.

        Comentário


          #64
          citação:Originalmente colocada por PDCouto

          citação:Originalmente colocada por Taveirada

          Ele estava correcto?

          O comprimento de um km ser maior que uma milha? Tá tudo tolo?
          "Although he was correct"?! [:0]

          Vocês não sei, mas eu preferia que a minha filha questionasse o que lhe ensinassem em vez de aceitar tudo passivamente, sem discutir claro. Especialmente se tivesse razão.. o que não é o caso.
          Obviamente que gostaria que filho meu tivesse espírito crítico sobre o que lhe é ensinado. Obviamente que gostaria também que filho meu apontasse o erro educadamente em vez de chamar mentiroso ao professor alto e bom som.

          Comentário


            #65
            citação:Originalmente colocada por jcpr

            Uma professora minha teimou que as cobras são animais invertebrados!

            Lá trouxe a enciclopédia de casa e mostrei-lhe.
            [}][}][}][}] É cada uma! :D

            Comentário


              #66
              citação:Originalmente colocada por ClioII

              citação:Originalmente colocada por PDCouto

              citação:Originalmente colocada por Taveirada

              Ele estava correcto?

              O comprimento de um km ser maior que uma milha? Tá tudo tolo?
              "Although he was correct"?! [:0]

              Vocês não sei, mas eu preferia que a minha filha questionasse o que lhe ensinassem em vez de aceitar tudo passivamente, sem discutir claro. Especialmente se tivesse razão.. o que não é o caso.
              Obviamente que gostaria que filho meu tivesse espírito crítico sobre o que lhe é ensinado. Obviamente que gostaria também que filho meu apontasse o erro educadamente em vez de chamar mentiroso ao professor alto e bom som.
              Claro, sempre com educação. Ai dela!

              Comentário


                #67
                citação:Originalmente colocada por PDCouto

                Claro, sempre com educação. Ai dela!
                Pois, mas foi uma das coisas de que o professor se queixou e em que tinha razão: que o aluno chamou mentiroso e que pôs em causa o seu currículo, armando um motim dentro da sala. ;)

                Noutros aspectos, o "prof" não teve razão rigorosamente nenhuma.

                Comentário


                  #68
                  citação:Originalmente colocada por xicos perto


                  (...)
                  Agora uma coisa que tem que mudar é o sistema actual em que vocês se inserem, demasiadas regalias para o pouco que fazem e que em muitos casos é mesmo nada.

                  (...)
                  Isso é um ponto de vista extremamente egoísta...

                  Em vez de "defender" o "corte" nas regalias e direitos dos trabalhadores, procure lutar pelo seu alargamento a todos de um modo equitativo. Até porque não são os professores que mais regalias têm... [|)]

                  Comentário


                    #69
                    citação:Originalmente colocada por xicos perto

                    Uma boa solução para melhorar o nosso ensino seria aumentar a média exigida para o acesso a qqr curso de ensino.
                    Se só entrassem alunos com médias superiores a 16 ou 17, de certeza que as coisas se alteravam e a grande problematica que temos a nivel de produtividade dos alunos pelo menos melhorava.

                    (...)
                    Colega esse ponto de vista é incorrectíssimo.

                    Um aluno pode ser excelente no secundário ou até na componente teórica da faculdade e, depois, na prática ser um péssimo professor ao ser incapaz de controlar a (in)disciplina, motivar os seus alunos, fomentar o espírito crítico nos mesmos, incentivá-los ao sucesso escolar, etc...

                    Comentário


                      #70
                      Isto começou por um professor que não aceitou ser contrariado mesmo não tendo razão e agora já se põem os professores todos como sendo uma m****. Eu sou formador de adultos e se há coisa que me dá gozo é quando me desafiam (no bom sentido) e com argumentos válidos. Mesmo quando sei absolutamente que tenho razão, gosto da discussão. Já aconteceu não ter razão e admiti-lo fosse na própria sessão ou na seguinte após verificação. Nunca deixei um desafio influenciar uma nota. Concordo é que principalmente os professores universitários se julgam donos da verdade absoluta.
                      Quanto à mais recente discussão, tenho uma professora em casa (a minha esposa) que está neste momento sem colocação e é das pessoas que mais se esforça, muitas vezes contra tudo e todos e entrou em Inglês/Alemão por gosto, sendo que foi a 2.ª melhor nas específicas no distrito de Aveiro.
                      Como já foi dito, e pela décima milionésima vez, há maus profissionais em todos os sectores.
                      Quem disse que os professores são os principais modelos dos alunos (acho que foi o xicos) deve pensar que os bebés depois de nascer são entregues à escola e recuperados quando arranjam emprego. A família intervem na educação (e assim tem que ser, só que às vezes dá trabalho educar) muito mais do que os profs. Se calhar bem estaríamos se os modelos fossem realmente os professores. Se vocês soubessem de coisas que se passam nas escolas por culpa dos pais sem formação cívica e que se abstêm da educação dos seus filhos, talvez mudassem de opinião.
                      Esse ódio aos professores não é lógico e, tenho que dizer, é imoral.
                      Em relação ao famoso estudo, uma amostra de 500 professores num universo de cerca de 150000 que todos os anos concorrem (mais os que não precisam de concorrer) não me parece muito credível.
                      Acreditem no que vos digo: o que está acontecer em Inglaterra vai acontecer aqui. Por causa destes preconceitos e maltratamento dos professores, já hoje os cursos de ensino estão às moscas. Virá o tempo em que os profs. serão pagos a peso de ouro porque não haverá quem o queira ser.

                      Comentário


                        #71
                        Boas, colegas!

                        Realmente este "professor" pouco sabe sobre o q lecciona. Tem que ter o cuidado de se preparar. Infelizmente não é caso único. Existe em Portugal assim como no mundo.

                        Quanto á questão da avaliação concordo com restrições. Quem nos avalia, tem competencia para tal? Se sim concordo, se não, não concordo.

                        Mas mto mais haveria para falar sobre este assunto.

                        Boas aulas a todos os professores.

                        Comentário


                          #72
                          Obrigado Bizo!

                          Comentário


                            #73
                            citação:Originalmente colocada por xicos perto


                            (...)

                            Agora não venham dizer a o problema da falta de produtividade dos alunos não é da vossa responsabilidade, porque é. Eles passam a maior parte do tempo na escola e tendo como unicos exemplos adultos os professores.

                            Sempre que me deparo perante uma afirmação "destas"... [8]

                            Sinceramente xicos perto, não sei se é sua intenção, mas começo a ver as suas opiniões como ofensas.

                            Por mim, e pelo trabalho que vejo que é desenvolvido por vários colegas (independentemente da idade, experiência, etc.) só não fazemos pelos alunos o que não podemos.

                            O sucesso escolar está dependente de vários agentes, sobretudo de 3: docentes, discentes e encarregados de educação.

                            Pessoalmente, considero que a motivação do aluno é a parte em que pode ser exigida maior responsabilidade ao professor. Todavia, mesmo que eu consiga motivar um aluno, também preciso do seu trabalho e do envolvimento constante dos pais do processo de ensino-aprendizagem.

                            Sabe quantos pais costumam acompanhar atenta e cuidadosamente o percurso e quotidiano escolar dos seus educandos?!
                            Uma minoria![8)]

                            Infelizmente, para muitos pais, a escola é aquele edifício que fica para lá das grades onde os deixam diariamente.




                            citação:Originalmente colocada por xicos perto


                            (...)

                            [u]Se nos intervalos vocês se feham numa sala a fumar a discutir a bola e a telenovela das 10 claro que não lhes poderão dar a atenção necessária e depois eles desviam-se para comportamentos menos proprios.</u> É uma questão de mentalização da realidade e responsabilização propria pelo futuro das nossas crianças, pois serão eles mais tarde que irão a pagar as nossas reformas.
                            :D

                            Xicos perto a afirmação que acabo de destacar só demonstra o quão distorcida é a sua visão acerca do que é e se passa numa escola.

                            Quanto ao futuro das crianças... Não responsabilize os professores, mas sim o sistema em si. Estudei durante 17 anos consecutivos, sempre com aproveitamento, e nunca tive a "vida" tão facilitada como eles hoje têm.

                            Comentário


                              #74
                              citação:Originalmente colocada por xicos perto

                              citação:Originalmente colocada por Jota17

                              Tu é que tens que fazer a correcção! Não eu...
                              E estou a aguardar pelo estudo...[:I]
                              Em relação ao estudo, já te disse que publico e só não tem acesso quem não quer.

                              Não tenho que te provar nada, a realidade está a vista e só não vê quem não quer, esse estudo só vem comprovar algo que a partida todos sabemos.
                              Qua a baixa produtividade dos nossos alunos é devida a falta de competencia dos professores e não dos pais, porque esses passam o dia longe deles.
                              (In)felizmente, não consegui encontrar nenhum estudo nesse sentido...
                              Se bem que, a experiência que vou tendo com as pesquisas que efectuo só me provam uma coisa - um estudo só tem validade enquanto não surge outro a destroná-lo.

                              A título de exemplo, há cerca de 1/2 meses surgiu um estudo que afirmava que a quantidade de actividades e disciplinas em que as crianças se envolvem, actualmente, era nefasta para o seu saudável desenvolvimento. Até que, há cerca de escassas semanas, um outro estudo veio contrariar esta tese, concluindo que esta multiplicidade de actividade era benéfica, já que as crianças desde cedo ganhavam destrezas perante situações de maior stress...

                              Comentário


                                #75
                                citação:Originalmente colocada por xicos perto



                                Não fui abusado no sentido do termo que o pretendes colocar.
                                Mas fui abusado em termos de violencia, sim sim, ainda sou do tempo em que se levava porrada na escola.
                                Fui abusado qdo tive professores no secundario que se desleixavam com as aulas e preferiam sair mais cedo das aulas para ir até ao café (eu na altura achava mto giro, mas agora vejo que não tem graça nenhuma), qdo me escreviam a resposta dos testes no quadro para nos "facilitar" a sua resolução, depois qdo passei de ano e tive um professor em condições tive negativa logo no 1º teste

                                Somos todos abusados qdo vemos as nossas crianças no secundario, ano após ano com notas desgraçadas e ninguem quer saber de nada e continuadamente apontam o dedo uns aos outros e até aos pais que passam o dia longe dos seus filhos.

                                Mas ainda me IRRITA mais, tentarem fazerer passar a imagem de santinhos e coitadinhos, qdo na realidade eles, juntamente com o seu sindicato e os nossos antigos queridos governos, são o grande buraco que não parece ter fundo.
                                Porque viu-se qdo este governo tentou alterar algumas coisas, e a rebelião que foi.
                                É certo que tambem não concordo com todas as medidas que o governo tenta implementar, mas o que é certo é que qdo o grande polvo se mexe é dificil ser derrubado.
                                Não é preciso ser "do tempo de..." para se ter levado umas reguadas ou palmadas na escola. Eu também levei e não foi pelo meu comportamento ou respostas incorrectas - bastava alguém fazer asneira e levavamos todos em igual medida! :D
                                E... Não foi por isso que deixei de seguir esta profissão!
                                Já agora... Diga-me, a violência para si só existe da parte do professor-aluno ou acredita na violência aluno-professor? Se sim, para si o culpado continua a ser o professor? Que medidas aponta para combater esta situação?


                                Quanto aos professores "baldas", ninguém pode dizer que não os há... Mas, felizmente são uma minoria. E no "seu" mundo, alunos "baldas", não os há?!

                                Quanto ao (in)sucesso escolar já me pronunciei e creio que o colega só irá mudar de opinião do dia em que acompanhar de perto o quotidiano de um professor numa turma complicada...


                                Em relação aos sindicatos, desengane-se xicos perto! Sou sindicalizada pelo SPGL e posso dizer-lhe que não me sinto nada representada nesta luta. Pessoalmente, sou a favor da criação de uma Ordem dos Professores - vá venha lá dizer agora que também não concorda com as ordens, sejam elas dos Médicos, Engenheiros, Enfermeiros, etc.

                                Fiquei com curiosidade em relação às medidas correctas com que o Governo avançou e que veio provocar o "rebelião" no seio da classe docente. Se me vem falar na questão da avaliação (incluindo por parte dos encarregados de educação)... Que venha ela! :D

                                Comentário


                                  #76
                                  citação:Originalmente colocada por ClioII



                                  (...)


                                  Do insucesso que falas e de apontar o dedo uns aos outros e a coisa não se resolve, tenho várias coisas a dizer:

                                  - Sim, os pais TAMBÉM têm culpa. Os professores têm, como alguém disse, de desempenhar a quota parte de educadores, de psicólogos, de assistentes sociais e afins. Mas, acima de tudo, o professor tem que ENSINAR. É óbvio que deve haver respeito e educação dentro da sala de aula para que o professor possa ensinar. E muitas vezes respeito não há e educação também não. Isto porque muitos pais não ensinam esses valores aos filhos de raiz, não os ensinam a ser educados, não os ensinam a repeitar as pessoas, não os ensinam a admitir os erros nem a tomar atitudes correctivas. (Se acima te pedi desculpa por uma possível ofensa, foi porque os meus pais assim mo ensinaram, não foi nenhu professor). Muitos pais ainda vão à escola amesquinhar os professores e incentivar as asneiras dos filhos, o que é revoltante.

                                  - Sim, o ministério tem culpa, porque emana todos os anos programas desadequados, remendos, ordens contrárias, novos processos, diplomas cheios de "eduquês" que depois de espremidos não trazem nada de novo. Os programas são alterados a meio do ano, aparecem novas proveas, exames, mudam as regras de avaliação. O ministério também é culpado pela estupidez de muitas regras de avaliação que permite às "criancinhas" (muito delas com muito mais "escola da ronha" que os professores) passar de ano sem saber um chavo. Mas as estatísticas para inglês ver obrigam...

                                  - Por fim, os professores também têm culpa quando as aulas são mal preparadas e quando se estão a baldar para o que fazem. Porque há profissionais que, se não estiverem sempre em cima desles, não fazem nada de jeito. Daí a avaliação dos professores ser uma coisa positiva, [u]falta é saber em que moldes e que tipo de apadrinhamentos isso poderá proporcionar.</u> E, com tanta preocupação do Ministério quanto à avaliação, falta saber quem é que há-de avaliar a obra do Ministério...

                                  Concluindo:

                                  - Há bons e maus pais, há bons e maus professores, há boas e más medidas do Ministério. Sim, a culpa é de todos... ;)

                                  [^][^][^]

                                  "Todos" gostam de criticar os professores no sentido de serem maus profissionais, incompetentes, que só vão para ensino pela limitação das ofertas do mercado de trabalho, que entram com médias baixas, etc. Todavia, nunca me recordo de ler uma opinião a incitar à avaliação dos docentes e currículos do Ensino Superior. É que [u]em parte</u>, os professores são aquilo que lhes é transmitido e indicado pelos seus superiores.


                                  Clio II essa sua reflexão em relação à avaliação dos docentes é bastante assertiva. [^] Sem dúvida, que aceito bem a avaliação dependendo dos critérios a levar em consideração. Por exemplo, uma prova escrita e/ou entrevista não deve avaliar exclusivamente os conhecimentos de um professor, mas igualmente o saber-fazer e o saber-ser do mesmo.
                                  De igual modo, a avaliação dos docentes pela parte dos encarregados de educação deverá nortear-se por critérios cuidados, tendo em conta o tipo de envolvimento que o próprio pai tem com a própria escola. Nunca poderei aceitar de bom grado que um pai se vá pronunciar sobre o meu trabalho ou àcerca da minha relação com o grupo-turma quando confunde o nome da professora de matemática com a de ciências ou pensa que o filho estava certo numa questão da aula de geografia relativa às chuvas ácidas e vai avaliar com base nestes dados a professora de fisico-química.

                                  Comentário


                                    #77
                                    citação:Originalmente colocada por antoniop

                                    Isto começou por um professor que não aceitou ser contrariado mesmo não tendo razão e agora já se põem os professores todos como sendo uma m****. Eu sou formador de adultos e se há coisa que me dá gozo é quando me desafiam (no bom sentido) e com argumentos válidos. Mesmo quando sei absolutamente que tenho razão, gosto da discussão. Já aconteceu não ter razão e admiti-lo fosse na própria sessão ou na seguinte após verificação. Nunca deixei um desafio influenciar uma nota. Concordo é que principalmente os professores universitários se julgam donos da verdade absoluta.
                                    Quanto à mais recente discussão, tenho uma professora em casa (a minha esposa) que está neste momento sem colocação e é das pessoas que mais se esforça, muitas vezes contra tudo e todos e entrou em Inglês/Alemão por gosto, sendo que foi a 2.ª melhor nas específicas no distrito de Aveiro.
                                    Como já foi dito, e pela décima milionésima vez, há maus profissionais em todos os sectores.
                                    Quem disse que os professores são os principais modelos dos alunos (acho que foi o xicos) deve pensar que os bebés depois de nascer são entregues à escola e recuperados quando arranjam emprego. A família intervem na educação (e assim tem que ser, só que às vezes dá trabalho educar) muito mais do que os profs. Se calhar bem estaríamos se os modelos fossem realmente os professores. Se vocês soubessem de coisas que se passam nas escolas por culpa dos pais sem formação cívica e que se abstêm da educação dos seus filhos, talvez mudassem de opinião.
                                    Esse ódio aos professores não é lógico e, tenho que dizer, é imoral.
                                    Em relação ao famoso estudo, uma amostra de 500 professores num universo de cerca de 150000 que todos os anos concorrem (mais os que não precisam de concorrer) não me parece muito credível.
                                    Acreditem no que vos digo: o que está acontecer em Inglaterra vai acontecer aqui. Por causa destes preconceitos e maltratamento dos professores, já hoje os cursos de ensino estão às moscas. Virá o tempo em que os profs. serão pagos a peso de ouro porque não haverá quem o queira ser.


                                    Plenamente de acordo!

                                    Infelizmente, há por aí muito preconceito em relação à classe docente.
                                    Pensam que nesta profissão dominam as regalias, mas esquecem que o trabalho de um professor continua para lá do muro da escola.
                                    O meu trabalho não se resume a um entrar às 9h e regressar a casa às 19h. Já cheguei a ir para a escola vários dias durante a semana com 2 horas dormidas. Isto para não falar nas largas e largas dezenas de euros (250 euros mensais em média) que gastei para construir materiais que podem fomentar a motivação nos alunos... Não esquecendo que quando atingimos o limite de fotocópias na escola (cada vez mais restrito) quem paga as fotocópias dos testes, fichas de actividade, etc., é o professor.

                                    E quantas vezes, apesar da existência de psicólogos na escola o aluno prefere abrir-se com um certo professor?

                                    Quantas vezes um aluno vai ter com um professor e lhe pede que, fora do seu horário laboral, disponha de algum tempo para o ajudar no estudo? Ao que ele acede pronta e gratuitamente!

                                    Será que eu ao cumprir exclusivamente o que consta no meu horário serei uma óptima profissional?
                                    Talvez aos olhos de alguns, mas eu não me sentiria realizada...

                                    A melhor recompensa que posso ter é quando no final de uma aula me dizem "obrigado pela aula" ou um "eu vou querer ser geógrafo"! Como eu costumo dizer, até poderão não o ser, mas só o facto de o pensarem já valeu o facto de estar ali, faz-me sentir recompensada pelas horas que não dormi, pelas refeições que não efectuei, e pelos euros na carteira...

                                    Ainda seremos assim os maus profissionais? Mesmo quando estamos dispostos a estar longe do nosso namorado, marido e filhos para acarinharmos os vossos?!

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X