Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viciados no Racismo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Hmmm, mas onde é que a segurança vai comprometer a nossa privacidade ? Mais policiamento e mais video-vigilância não deveriam ser comprometedores da privacidade.
    Afinal, que outra forma temos para nos proteger?
    A Amadora já tem muita zona com video vigilância.
    Por exemplo as bombas de combustivel também têm isso e nunca me senti prejudicado.
    Refiro-me a esta questão visto que é um tema algo controverso no compate à insegurança.

    EscapeLivre,
    Segurança consegue-se fazendo letra viva da Constituição e das Leis.
    Segurança consegue-se dignificando, sem medos e sem tabus, as forças de segurança, PSP e GNR, genericamente falando ( aqui não consigo deixar de referir que em questões de segurança, não deveria haver tantas concessões aos privados... o Estado não se devia demitir dessa sua função).
    Quanto a mim, a videovigilancia é algo que começamos a aceitar, vai entrando de mansinho e contribuirá, no final, juntamente com outras concessões à compressão das liberdades e da privacidade, para transformarmos as mentalidades e a sociedade, a noção do que é andar livremente na rua sem escrutínio sabe-se lá por quem, de que forma ou para quê. Tenho uma noção de liberdade que coabita mal com a de vigilância, porque acho que a vigilância é uma mau sucedâneo da segurança.
    Como disse antes, é mesmo assim que a história nos mostras que as ditaduras e, por causa dessas ditaduras, algumas guerras, começam... a insegurança é algo que afecta tremendamente o individuo e a comunidade... quando dás por ela
    começas a aceitar que te filmem, que te cadastrem, que te rastreiem... não que promova esse estilo de vida, mas já te deste conta de como era fácil ao pater familias na década de 50 ter uma amante e de como isso hoje em dia é quase impossível, de tão rastreado que andas por telemóveis, pórticos de auto-estradas, camaras aqui, ali e acolá, utilização de cartão multi-banco... claro que é um exemplo caricatural... mas estás a ver como a liberdade individual (aqui exemplificada de forma até censurável) vai sendo posta em causa?
    Mas a sociedade vai aceitando camaras... afinal, até dá na televisão programas em horários nobre em que meia dúzia da artolas, com um estilo fácil e sedutor, que entra bem na cabeça das pessoas e no seu imaginário, passam o dia a ser filmados... a comer, a mijar, a conversar, a tomar banho, a revelar o que me parece ser do foro intimo e da reserva de cada um... entre muitas outras coisas ...acredita, tudo isso formata muito as mentalidades...
    Mas, claro, isto é a minha maneira de ver as coisas.
    Cumpts,

    Comentário


      Originalmente Colocado por LuisCastro Ver Post
      EscapeLivre,
      Segurança consegue-se fazendo letra viva da Constituição e das Leis.
      Segurança consegue-se dignificando, sem medos e sem tabus, as forças de segurança, PSP e GNR, genericamente falando ( aqui não consigo deixar de referir que em questões de segurança, não deveria haver tantas concessões aos privados... o Estado não se devia demitir dessa sua função).
      Quanto a mim, a videovigilancia é algo que começamos a aceitar, vai entrando de mansinho e contribuirá, no final, juntamente com outras concessões à compressão das liberdades e da privacidade, para transformarmos as mentalidades e a sociedade, a noção do que é andar livremente na rua sem escrutínio sabe-se lá por quem, de que forma ou para quê. Tenho uma noção de liberdade que coabita mal com a de vigilância, porque acho que a vigilância é uma mau sucedâneo da segurança.
      Como disse antes, é mesmo assim que a história nos mostras que as ditaduras e, por causa dessas ditaduras, algumas guerras, começam... a insegurança é algo que afecta tremendamente o individuo e a comunidade... quando dás por ela
      começas a aceitar que te filmem, que te cadastrem, que te rastreiem... não que promova esse estilo de vida, mas já te deste conta de como era fácil ao pater familias na década de 50 ter uma amante e de como isso hoje em dia é quase impossível, de tão rastreado que andas por telemóveis, pórticos de auto-estradas, camaras aqui, ali e acolá, utilização de cartão multi-banco... claro que é um exemplo caricatural... mas estás a ver como a liberdade individual (aqui exemplificada de forma até censurável) vai sendo posta em causa?
      Mas a sociedade vai aceitando camaras... afinal, até dá na televisão programas em horários nobre em que meia dúzia da artolas, com um estilo fácil e sedutor, que entra bem na cabeça das pessoas e no seu imaginário, passam o dia a ser filmados... a comer, a mijar, a conversar, a tomar banho, a revelar o que me parece ser do foro intimo e da reserva de cada um... entre muitas outras coisas ...acredita, tudo isso formata muito as mentalidades...
      Mas, claro, isto é a minha maneira de ver as coisas.
      Cumpts,
      Compreendo, mas eu penso que a questão da vigilância no séc XXI é um tema diferente daqueles temas que no passado nos mostraram estar errados.
      Quero eu dizer com isto que há video vigilância e video vigilância.
      Não há métodos perfeitos, e eu e muita gente não nos sentimos afectados ao entrar num aeroporto, numa bomba de gasolina ou qualquer outro sítio vigiado.
      Eu como trabalhador, quero é que os ladrões sejam apanhados depressa, eu não devo e não temo, logo, ninguém vai ganhar nada a ver-me na câmera, à partida.
      E se isso contribui para que tudo seja mais seguro, pois que avance.
      Imagina agora o que seria se retirassem as câmaras de aeroportos, autocarros, comboios, etc. Achas que alguém ia ficar contente? Só os larápios.

      Comentário


        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
        Compreendo, mas eu penso que a questão da vigilância no séc XXI é um tema diferente daqueles temas que no passado nos mostraram estar errados.
        Quero eu dizer com isto que há video vigilância e video vigilância.
        Não há métodos perfeitos, e eu e muita gente não nos sentimos afectados ao entrar num aeroporto, numa bomba de gasolina ou qualquer outro sítio vigiado.
        Eu como trabalhador, quero é que os ladrões sejam apanhados depressa, eu não devo e não temo, logo, ninguém vai ganhar nada a ver-me na câmera, à partida.
        E se isso contribui para que tudo seja mais seguro, pois que avance.
        Imagina agora o que seria se retirassem as câmaras de aeroportos, autocarros, comboios, etc. Achas que alguém ia ficar contente? Só os larápios.

        Eu também não me sinto ameaçado... se for num aeroporto, ou numa bomba da gasolina... agora se começar a ser por todo o lado, cheira-me a esturro.
        Mas também acho que eu não sou a medida para tudo. Esse tipo de coisas tem de fazer sentido de forma geral e abstracta.
        Mas é uma discussão muito difícil.
        Quanto ao que dizes na tua 1.ª frase, não tenhas ilusões... roupas novas em velhos vícios.
        Cumpts,

        Comentário


          Uma bodycam em cada policia em patrulha e a coisa estava bem mais calma, com tudo o que de bom e de mal tenha.

          Comentário


            Comentário


              é interessante ver que enquanto a morte do negro americano por asfixia provocada por um policia para o deter agitou a internet por esse mundo fora e aqui apenas uns poucos comentários no megatopico da crise foram ditos

              aliás aqui raramente se cria um topico para um assunto especifico, aproveitam-se megatopicos muito generalistas

              o resultado final no longo prazo parece-me ser o que se vê... um desinteresse pelos assuntos da atualidade

              Comentário


                Originalmente Colocado por lll Ver Post
                é interessante ver que enquanto a morte do negro americano por asfixia provocada por um policia para o deter agitou a internet por esse mundo fora e aqui apenas uns poucos comentários no megatopico da crise foram ditos

                aliás aqui raramente se cria um topico para um assunto especifico, aproveitam-se megatopicos muito generalistas

                o resultado final no longo prazo parece-me ser o que se vê... um desinteresse pelos assuntos da atualidade
                "Temos o melhor país do mundo!"

                Aqui não há nada para criticar.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                  "Temos o melhor país do mundo!"

                  Aqui não há nada para criticar.
                  o melhor nao
                  mas nao temos os problemas do EUA nem tem nada que ser importados pq as realdiades sao diferentes
                  aqui tens alguns autoexcluidos em lisboa e pouco mais
                  nao é uma realidade nossa

                  nos states as pessoas sao logo catalogadas: negros, hispanicos e o racismo sp foi algo mto entranhado, ainda ha 40 anos nao podiam usar os mesmo meios transporte\escolas, por ca nao é assim

                  Comentário


                    Parece-me que foi mesmo uma particularidade deste fórum
                    Noutros fóruns, noutras redes sociais, o assunto foi amplamente comentado


                    Neste fórum apesar de ter algumas visualizações práticamente quase ninguém comenta a atualidade

                    Aliás parece que cada vez menos pessoas por cá comentam a atualidade

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por lll Ver Post
                      Parece-me que foi mesmo uma particularidade deste fórum
                      Noutros fóruns, noutras redes sociais, o assunto foi amplamente comentado


                      Neste fórum apesar de ter algumas visualizações práticamente quase ninguém comenta a atualidade

                      Aliás parece que cada vez menos pessoas por cá comentam a atualidade
                      Que actualidade?
                      Por ex. a pena de morte nos EUA?
                      As prisões privadas?
                      Putos de 11 anos a serem julgados como adultos?
                      Isso que aconteceu nos EUA é uma realidade de lá, outro contexto... não dá para importar\comentar , não é nada de mais, é um problema que sp tiveram lá.
                      Porque agora se lembraram?
                      Já agora.. a policia de lá é super agressiva contra todos. És branco, mandado parar , armaste em espertinho levas logo. Em mais nenhum pais do mundo tens assim uma força policial tao agressiva.
                      Alias o proprio povo, average joe de lá gosta assim.Policia dura, penas duras... E como estes cargos sao de eleição é normal que se siga logo a vontade do povo.

                      Comentário


                        Sim, sei, concordo

                        Mas também sei que as pessoas são muito manipuláveis e fizeram por cá manifestações mais participadas que por ocasião de casos ocorridos cá

                        Aliás quando polícias do sef mataram um ucraniano algemado não passou nada

                        E a questão é que este episódio suscitou muito debate na net portuguesa, e por aqui debate nenhum

                        Comentário


                          Em que net?

                          Comentário


                            Só quem não conhece a realidade americana fica espantado. Vais ao youtube e procura por videos de paragens stop.Ves brancos, amarelos, vermelhos , pretos a levarem logo nas trombas da policia.
                            Lá primeiro faz-se , depois que se pergunta.

                            Comentário


                              Em que net?
                              Outros foruns, no Twitter

                              Eu sei que nos USA é assim e que isto deu a polémica que deu porque há o vídeo e o homem morreu...

                              E também porque existem grupos políticos, lá e cá, que lucram com isto e por isso deitaram lenha para a fogueira

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                Em que net?
                                Outros foruns, no Twitter

                                Eu sei que nos USA é assim e que isto deu a polémica que deu porque há o vídeo e o homem morreu...

                                E também porque existem grupos políticos, lá e cá, que lucram com isto e por isso deitaram lenha para a fogueira
                                É hype da comunicação e o povo vai atrás sem conhecer a realidade.
                                Ora, é ridículo dizer que ha racismo em portugal com base num video de uma cena que aconteceu numa sociedade completamente diferente.
                                É absurdo.
                                Por outro lado tens um cigano a matar um gajo em directo e não se passa nada. Que comédia.
                                E olha que eu nem ligo muito a estas coisas ,mas é até triste e cómico ao mesmo tempo. Hoje com a internet e comunicação rápida tens uma sociedade tipo o south park. O average joe é facilmente aldrabado e vai atrás das trends todas.
                                Tempos estranhos.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                  Em que net?
                                  Outros foruns, no Twitter

                                  Eu sei que nos USA é assim e que isto deu a polémica que deu porque há o vídeo e o homem morreu...

                                  E também porque existem grupos políticos, lá e cá, que lucram com isto e por isso deitaram lenha para a fogueira
                                  Recomendaram-me recentemente uns tweets e desconfiei

                                  Comentário


                                    Acho ridículo o que a mídia faz quando matam um negro. Tudo bem que foi por racismo e nada justifica mas fazem um mafuá danado. O contrário ninguém fala nada. Agem como se a vida dos negros valessem mais que as outras. Ridículo. E a vítima nem era santa estava cometendo crime. Se tivesse trabalhando estaria vivo. Me lembro de um caso no programa medical detectives de uma afroamericana lésbica que esquartejou uma mulher branca e heterossexual ( Darlene VanderGiesen)
                                    com uma motosserra por achar que ela tinha algo com sua namorada. Ela se livrou da pena de morte e é lésbica e negra. Provavelmente por isso a livraram da pena de morte. Quantos brancos receberam pena de morte nos Estados Unidos por crimes não tão bárbaros? Vários.
                                    Editado pela última vez por katsura; 10 June 2020, 23:22.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                      o melhor nao
                                      mas nao temos os problemas do EUA nem tem nada que ser importados pq as realdiades sao diferentes
                                      aqui tens alguns autoexcluidos em lisboa e pouco mais
                                      nao é uma realidade nossa


                                      nos states as pessoas sao logo catalogadas: negros, hispanicos e o racismo sp foi algo mto entranhado, ainda ha 40 anos nao podiam usar os mesmo meios transporte\escolas, por ca nao é assim


                                      És de Cascais?

                                      Comentário


                                        O fenômeno inverso, estou-me a tornar racista, sem o ser. Estes movimentos do black lives matter, faz-me cada vez mais, apoiar gajos como o Ventura e o efeito em mim, está a ser contrário, ao que os anti-racismo querem.

                                        Sem quererem, estão a dividir e a moldar, ou a construir preconceitos, se quiserem ter razão, perderam-na toda, com os roubos, vandalismos, assassinatos, é de uma hipocrisia atroz e é assim que eles acham que vão ter razão.

                                        Mais racista é quem grita, por racismo.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Manteigas Ver Post


                                          És de Cascais?
                                          aqui no pais todo
                                          eu sou do interior profundo

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                            aqui no pais todo
                                            eu sou do interior profundo
                                            Então não digas essas coisas.

                                            Nós temos é o hábito genial de não nos classificarmos como racistas.

                                            Já vi demasiados para ir na conversa..

                                            Aqui no Algarve temos cá muitos nepaleses na agricultura.
                                            Numa esplanada (contexto Covid): " Deixam entrar cá esta m..... toda, vivem todos porcos uns em cima dos outros... e foi por aí fora, que eles traziam covids e a cultura deles éra nojenta... "
                                            MAS não, sem a pontuação do costume "não é nada contra eles" " eu não sou racista, mas"

                                            Se prestares atenção.. até nos programas de apanhados e entrevistas de rua, vem tudo á tona..

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Manteigas Ver Post
                                              Então não digas essas coisas.

                                              Nós temos é o hábito genial de não nos classificarmos como racistas.

                                              Já vi demasiados para ir na conversa..

                                              Aqui no Algarve temos cá muitos nepaleses na agricultura.
                                              Numa esplanada (contexto Covid): " Deixam entrar cá esta m..... toda, vivem todos porcos uns em cima dos outros... e foi por aí fora, que eles traziam covids e a cultura deles éra nojenta... "
                                              MAS não, sem a pontuação do costume "não é nada contra eles" " eu não sou racista, mas"

                                              Se prestares atenção.. até nos programas de apanhados e entrevistas de rua, vem tudo á tona..
                                              Nao é bem assim, nao sei se sera racismo.
                                              Tb qd ia para fora para o campo ouvia bocas do pessoal de la e dos filhos do patrao... que eramos tipo animais para eles.
                                              Por isso..sao as coisas da vida. E por vezes dizem isso na treta mesmo.
                                              Podes ter bocas, mas assim racismo como nos eua nao tens nada disso. Com os ciganos sim, nao gostamos deles e pode ser racismo, c\ os pretos nao acontece.
                                              É filme deles.
                                              E nao gostamos de ciganos pq sao ciganos, mas pq nao valem um gato morto.
                                              É pelas atitudes nao pela raça.

                                              Comentário


                                                Aí está.., coerências

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Manteigas Ver Post
                                                  Aí está.., coerências
                                                  Mas as coisas sao o que sao.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                                    O fenômeno inverso, estou-me a tornar racista, sem o ser. Estes movimentos do black lives matter, faz-me cada vez mais, apoiar gajos como o Ventura e o efeito em mim, está a ser contrário, ao que os anti-racismo querem.

                                                    Sem quererem, estão a dividir e a moldar, ou a construir preconceitos, se quiserem ter razão, perderam-na toda, com os roubos, vandalismos, assassinatos, é de uma hipocrisia atroz e é assim que eles acham que vão ter razão.

                                                    Mais racista é quem grita, por racismo.

                                                    mas é isso mesmo que alguns grupos pretendem

                                                    se o racismo acabar ou se tornar insignificante de que vão viver os ativistas "antiracistas" que são principescamente pagos pelo seu ativismo?

                                                    este caso em si nem sequer é propriamente provocado por racismo, fosse a vitima da raça que fosse o policia agiria da mesma forma

                                                    quanto aos ciganos, não se podem classificar como raça, são sim uma etnia, com costumes, tradições e uma mentalidade que diferem da dominante

                                                    são o grupo etnico/racial que mais racismo desperta em portugal
                                                    conheço alguns, uns melhor outros superficialmente. Uns são realmente problematicos, outros são boas pessoas, mas como num contacto superficial ninguém saberá quem é quem é natural o receio que as pessoas têm em relação a eles

                                                    têm algumas tradições que dificultam a sua integração.

                                                    Comentário


                                                      Isto também podia ter corrido mal:

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                                        Sim, sei, concordo

                                                        Mas também sei que as pessoas são muito manipuláveis e fizeram por cá manifestações mais participadas que por ocasião de casos ocorridos cá

                                                        Aliás quando polícias do sef mataram um ucraniano algemado não passou nada

                                                        E a questão é que este episódio suscitou muito debate na net portuguesa, e por aqui debate nenhum
                                                        É tudo agenda política. Tudo o que sirva para criticar Trump ou Bolsonaro é utilizado pelos partidos de esquerda no poder.
                                                        Por cá o SEF mata um ucraniano com pancada ou um cigano abate um preto com três tiros, e é tudo abafado!
                                                        Mera agenda política! Infelizmente as redes sociais estão completamente controladas pelas centrais de propaganda dos partidos da geringonça.

                                                        Comentário


                                                          Neste caso do Floyd não vejo um episódio de racismo. Vejo um caso de abuso de poder e violência policial.
                                                          Poderá ser um caso de racismo? Sim. Depende da mentalidade de Chauvin. Há indícios de que o Chauvin é racista?
                                                          Relembro que nos policias preso nem todos são "brancos".

                                                          Comentário


                                                            Por falar em racismo, não há uma entrevista de rua onde não saia um brasileiro na rifa. Se for na praia então....

                                                            Dito por um brasileiro a outro:"brasileiro em Portugal é como erva daninha"

                                                            Comentário


                                                              Já viram as declarações da Joacines Katar Moreira na manifestação de Sábado? Afirmou quem devia de estar na manifestação eram os brancos/brancas, porque são esses os racistas e o problema.

                                                              Se isto na minha terra não é ser racista não sei... este tipo de discurso de odeio ainda consegue ser mais perigoso que as larachas do “monstro” Ventura.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X