Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual a vossa capital Europeia favorita e porquê?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    (...)
    *Nota: Há cidades que poderiam entrar nesta consideração mas que não são capitais (p. exemplo Zurique) ou são...não o sendo verdadeiramente (Amesterdão)
    Pois é, pois é! Já vi muito boa gente a "meter as patitas" a dizer que estiveram na capital Amesterdão... Ah é, não sabia dessa!!

    Comentário


      #32
      Amsterdão é a capital, estando contemplado na Constituição dos Países Baixos.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Pois é, pois é! Já vi muito boa gente a "meter as patitas" a dizer que estiveram na capital Amesterdão... Ah é, não sabia dessa!!

        Amsterdam is the capital of the Netherlands according to the Constitution of the Netherlands, although the States General and the Executive Branch have been situated in The Hague since 1588, along with the Supreme Court and the Council of State.

        Comentário


          #34
          Uma capital é, por definição, a cidade onde as embaixadas, o parlamento nacional, o poder executivo (governo) e o tribunal mais superior na hierarquia do sistema judicial estão situados.

          Se a constituição diz que a capital é a Amesterdão, isso já é apenas uma idiossincrasia nacional para consumo interno pois a capital, à luz do direito internacional, é mesmo Haia.

          Que é, aliás, onde vive o Rei.
          Editado pela última vez por Andre; 15 January 2020, 20:32.

          Comentário


            #35
            Fuzeta, a capital do principado da fuzeta

            https://www.principadodafuzeta.com.pt/

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
              A minha pergunta vem precisamente daqui, acho que já fui a (deixa-me contar: Madrid, Paris, Roma, Atenas, Londres, Dublin, Edinburgh, Copenhaga, Amesterdão, Bruxelas, Berlim, Varsóvia, Viena, Budapeste) 14 capitais Europeias e hoje dei por mim a achar que Berlim é provavelmente a mais interessante de todas as que conheci até hoje! Foi a 1ª vez que vim a Berlim, conheço muito bem outras cidades Alemãs (principalmente Hamburgo e Munique) mas Berlim tem sido uma surpresa muito agradável a cada esquina e tinha zero expectativas. Vou regressar com mais tempo. Via-me facilmente a viver por aqui (não fosse o alemão ).


              Budapeste está pelo lado contrário, ao lado de Atenas, são de longe as piores que me recorde!
              Curioso com Berlim. Tenho de agendar lá viagem em breve.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por mifisarte Ver Post
                Antiga Mui Nobre Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto. Capital do Norte. Mai nada!
                Mai nada...


                ...é pó buj0e!

                Antes de ter emigrado nunca liguei nada à cidade do Porto, ir ao Porto era para mim um sacrifício! Fui uma vez em 2013 visitar uns amigos que me prometeram uma boa francesinha mas uma coisa á Porto...lá fui eu de Lisboa até ao Porto só para jantar e tive a oportunidade de conhecer o Porto como deveria ter conhecido antes...

                5 estrelas! Se Lisboa se pode considerar o cérebro do país (bom no fim de contas sempre è a capital) o Porto é o coração, uma cidade que fala o que tem a dizer mas ao mesmo tempo te acarinha com uma sinceridade desconcertante. Gosto!

                Comentário


                  #38
                  Qual a vossa capital Europeia favorita e porquê?

                  Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                  Uma capital é, por definição, a cidade onde as embaixadas, o parlamento nacional, o poder executivo (governo) e o tribunal mais superior na hierarquia do sistema judicial estão situados.

                  Se a constituição diz que a capital é a Amesterdão, isso já é apenas uma idiossincrasia nacional para consumo interno pois a capital, à luz do direito internacional, é mesmo Haia.

                  Que é, aliás, onde vive o Rei.
                  Sim, é uma questão interna, mas que já vem desde inícios do século XIX. E tem algo a ver com a questão Holanda vs. Países Baixos.

                  O Rei vive em Haia, mas é entronizado em AMS. E enterrado em Delft.

                  As embaixadas em território holandês são todas em Haia, creio, mas para cima de 30 embaixadas na Holanda ficam em... Bruxelas.

                  O site oficial do país diz que a capital é AMS. O site oficial da União Europeia diz que a capital é AMS. Onde posso ver que a capital é Haia “à luz do direito internacional”?
                  Editado pela última vez por MMdC; 15 January 2020, 21:08.

                  Comentário


                    #39
                    Este link é interessante e acaba por "desfazer o empate" a favor de Amesterdão, mas por acaso sempre "aprendi" que a capital oficial seria Haia.

                    O link: https://www.sporcle.com/blog/2018/03...e-netherlands/

                    Comentário


                      #40
                      Os holandeses até podem dizer que Amesterdão fica em Marte e colocá-lo na sua constituição

                      O facto é que não há lá embaixadas, nem governo, nem residência oficial permanente do chefe de Estado, nem parlamento nacional, nem supremo tribunal. Nem nada do que define uma capital em todos os outros países do mundo.

                      À luz do direito internacional qualquer país estabelece relações diplomáticas com o governo situado em Haia. Não há qualquer instância política em Amesterdão que responda pelo país ou estabeleça relações com outros países, ou tenha poder executivo numa dimensão nacional ou poder jurídico superior.

                      Podemos andar às voltas disto mas a realidade dos conceitos políticos não muda nem é definida por um país.

                      Um outro conceito é a soberania. E se os países baixos dizem que a sua capital é Amesterdão, ela é Amesterdão.

                      Mesmo que não o seja

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                        Os holandeses até podem dizer que Amesterdão fica em Marte e colocá-lo na sua constituição

                        O facto é que não há lá embaixadas, nem governo, nem residência oficial permanente do chefe de Estado, nem parlamento nacional, nem supremo tribunal. Nem nada do que define uma capital em todos os outros países do mundo.

                        À luz do direito internacional qualquer país estabelece relações diplomáticas com o governo situado em Haia. Não há qualquer instância política em Amesterdão que responda pelo país ou estabeleça relações com outros países, ou tenha poder executivo numa dimensão nacional ou poder jurídico superior.

                        Podemos andar às voltas disto mas a realidade dos conceitos políticos não muda nem é definida por um país.

                        Um outro conceito é a soberania. E se os países baixos dizem que a sua capital é Amesterdão, ela é Amesterdão.

                        Mesmo que não o seja
                        Mais ou menos.

                        O governo pode ser de Haia, mas a capital continua a ser AMS. É até mais explícito (de forma constitucional) do que, por exemplo, Lisboa, que é tratada como capital de forma implícita.

                        A própria definição de capital não é absoluta. Não existe residência oficial permanente do chefe de estado em Ottawa, ou Camberra. No entanto, ninguém disputa o estatuto de capital. O supremo tribunal na Suíça é em Lausanne, o da Czechia é em Brno. A Alemanha tem vários ministérios em Bona, e o tribunal federal em Karlsruhe. A África do Sul tem 3 capitais, e nenhuma é a de que nos lembramos imediatamente. A Bolívia é outro caso atípico.

                        Não é uma questão meramente interna, apesar de ter nascido dessa forma: a capital reconhecida, interna e externamente, formal ou informalmente, é AMS.

                        Que por sinal, continua cheia de gente.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Eluland Ver Post
                          acho que é por causa das eslovenas
                          Nao as achei muito giras

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                            Curioso com Berlim. Tenho de agendar lá viagem em breve.
                            Berlim é de muito longe a capital mais desinteressante. Aquilo é tudo moderno, sem carácter, igual a qualquer outro sítio. Por atacado, tem as portas de Brandenburgo, que cabem no bolsinho mais pequenino do Vittorio Emanuelle.

                            Capitais favoritas:
                            1) Praga. De longe a cidade mais bonita, além de estar recheada de gajas píticas.
                            2) Roma. Além daqueles pinheiros mansos imponentes, com aquele requinte de cidade do Sul, tem o Coliseu e o monumento dos monumentos, de longe o mais bonito e mais imponente e imperial de toda a Europa. Quando se chega àquela escadaria em mármore branco com o cavalo ao meio é como se soassem as trombetas da marcha triunfal da Aida de Verdi! A Fontana de Trevi também é uma sensação. Único contra: mal iluminada de noite.
                            3) Viena, Super super aristocrática e imperial. Schoenbrunn, Hoffburg e Belvedere, Ópera e marcha Radetzky, está tudo dito.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                              Berlim é de muito longe a capital mais desinteressante. Aquilo é tudo moderno, sem carácter, igual a qualquer outro sítio. Por atacado, tem as portas de Brandenburgo, que cabem no bolsinho mais pequenino do Vittorio Emanuelle.

                              Capitais favoritas:
                              1) Praga. De longe a cidade mais bonita, além de estar recheada de gajas píticas.
                              2) Roma. Além daqueles pinheiros mansos imponentes, com aquele requinte de cidade do Sul, tem o Coliseu e o monumento dos monumentos, de longe o mais bonito e mais imponente e imperial de toda a Europa. Quando se chega àquela escadaria em mármore branco com o cavalo ao meio é como se soassem as trombetas da marcha triunfal da Aida de Verdi! A Fontana de Trevi também é uma sensação. Único contra: mal iluminada de noite.
                              3) Viena, Super super aristocrática e imperial. Schoenbrunn, Hoffburg e Belvedere, Ópera e marcha Radetzky, está tudo dito.
                              "Aristocrata e Imperial". Eu vi mesmo um comuna a elogiar uma cidade assim?

                              A tua capital favorita devia ser Pyongyang!

                              Comentário


                                #45
                                Berlin é um livro de historia recente.

                                Dos bunkers (que podem fazer visitas), dos restos da WWII (como fachadas que ficaram com marcas de balas ou igrejas incompletas). A diferença entre o ocidente e Este bem visivel nas ruas.

                                Dos edifciios novos, dos antigos, do reich, dos museus, uma mistura do passado e presente, um aeroporto abandonado que é tipo um jardim de cimento, um edificio da CIA em ruinas com vista para a cidade que estranhamente podemos caminhar livremente etc etc.

                                Uma cidade alternativa, onde quem faz vida de escritorio das 9 às 17h sente que é excepção. Todos são "freelancer", artistas, basicamente pessoas que procuram dar rumo à vida. Cheia de bares e restaurantes autenticos, mas que por só depois de recomendações sobre a qualidade da comida é que ousamos passar aquela porta com mau aspecto..

                                Berlin é tudo o que a Alemanha não é, nem quer ser, uma cidade a sério e com vida. Mas suja, alternativa, sem regras, insegura(para a Alemanha) e podre.

                                Para visitar é espectacular, não se vão fartar, adoro lá voltar.

                                Vivi lá 5 meses e o meu dia favorito foi o dia que sai de lá. Berlin é tipo um Jardim Zoologico, cheio de macacos, animações, 1001 coisas que nos entretem e nos fazem passar bons momentos, mas no final do dia não quereremos ficar lá a dormir.. Mas para visitar uns dias? Para mim na europa acima de Berlin, só Londres.

                                O Resto são cidades giras e tal, mas tirando Paris, o resto são cidades que uma vez uns quantos dias e está feito, Londres, Paris e Berlin são as unicas que têm sempre algo mais para ver. Pelo menos eu gosto disso.
                                Editado pela última vez por Hecho; 16 January 2020, 00:50.

                                Comentário


                                  #46
                                  Eu já visitei quase todas as capitais europeias, e todas elas têm os seus pontos positivos e negativos, o essencial é que haja dinheiro, com ele vive-se bem em qualquer cidade e explora-se o melhor de cada.

                                  Ora, a minha favorira é Bratislava, fiz Erasmus 6 meses em 2014 enquanto fazia Mestrado num outro curso, e para um "pobre" estudante aquela cidade era ouro.

                                  Mulheres lindíssimas, povo simpático, comida barata, restaurantes bons super baratos, cerveja barata, álcool barato, o meu dormitório custava 40e por mês e tinha cantina onde se podia comer uma refeição completa por 1,10e... (ok que aquilo era um nojo, but still, it's cheap af! )

                                  Festas em que não faltava álcool e as contas a dividir nem chegava a 1e, vodka em que as garrafas custavam menos de 2e...


                                  Enfim, muita vida boémia como devem calcular, e saudade dos tempos vividos, numa cidade fria, com um povo calmo e sossegado pois viveram muitos anos oprimidos, ali ninguém se ri ou está à conversa num autocarro por exemplo.

                                  Contudo fiz muitas amizades com pessoas de lá.

                                  Concluindo, uma cidade super barata e com alguma diversão para um estudante.


                                  Contraste enorme com Viena, que fica a 60KM's, e é das capitais mais caras da Europa.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                                    Eu já visitei quase todas as capitais europeias, e todas elas têm os seus pontos positivos e negativos, o essencial é que haja dinheiro, com ele vive-se bem em qualquer cidade e explora-se o melhor de cada.

                                    Ora, a minha favorira é Bratislava, fiz Erasmus 6 meses em 2014 enquanto fazia Mestrado num outro curso, e para um "pobre" estudante aquela cidade era ouro.

                                    Mulheres lindíssimas, povo simpático, comida barata, restaurantes bons super baratos, cerveja barata, álcool barato, o meu dormitório custava 40e por mês e tinha cantina onde se podia comer uma refeição completa por 1,10e... (ok que aquilo era um nojo, but still, it's cheap af! )

                                    Festas em que não faltava álcool e as contas a dividir nem chegava a 1e, vodka em que as garrafas custavam menos de 2e...


                                    Enfim, muita vida boémia como devem calcular, e saudade dos tempos vividos, numa cidade fria, com um povo calmo e sossegado pois viveram muitos anos oprimidos, ali ninguém se ri ou está à conversa num autocarro por exemplo.

                                    Contudo fiz muitas amizades com pessoas de lá.

                                    Concluindo, uma cidade super barata e com alguma diversão para um estudante.


                                    Contraste enorme com Viena, que fica a 60KM's, e é das capitais mais caras da Europa.
                                    Conseguiste levar duas amigas eslovacas para o teu dormitório ao mesmo tempo? É o sonho de qualquer homem estudante que faça erasmus para esses lados...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                      Conseguiste levar duas amigas eslovacas para o teu dormitório ao mesmo tempo? É o sonho de qualquer homem estudante que faça erasmus para esses lados...
                                      O meu foco eram as de Erasmus também, Italianas, Espanholas, Lituanas, Checas... mas as Loiraças das Lituanas eram as mais bonitas, por acaso foram as que fiz mais amizade.

                                      Podia ter levado 2 amigas eslovacas depois de uma festa numa discoteca lá perto, e nessa noite esteve prestes a acontecer, contudo havia segurança no dormitório e não deixavam entrar ninguém de fora, a não ser que levasse alguma amigo para lá passar uns dias e avisasse os serviços uns dias antes, ainda argumentei com o segurança mas ele não foi muito na conversa e eu estava de camisa com -13 na rua e neve por todo o lado, por isso disse bye bye e fui lá para dentro.

                                      Nessa noite a minha roomate é que tinha as chaves do quarto e ela foi para um quarto de um espanhol, por isso tive de me desenrascar e fiquei a dormir no quarto de uma Checa...

                                      Enfim, tempos muito promiscuous!

                                      Comentário


                                        #49
                                        A capital que mais gostei de visitar é Paris, ao mesmo tempo é uma das cidades que mais detesto em trabalho.

                                        Londres é a capital onde vou mais frequentemente e de cada vez tem sempre algo de novo.

                                        A capital onde me via a viver: Viena e Copenhaga.

                                        A Capital que mais me surpreendeu pela negativa: Dublin.

                                        A capital que mais me surpreendeu pela positiva: de longe Berlim.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por BmwE90 Ver Post
                                          A capital que mais gostei de visitar é Paris, ao mesmo tempo é uma das cidades que mais detesto em trabalho.

                                          Londres é a capital onde vou mais frequentemente e de cada vez tem sempre algo de novo.

                                          A capital onde me via a viver: Viena e Copenhaga.

                                          A Capital que mais me surpreendeu pela negativa: Dublin.

                                          A capital que mais me surpreendeu pela positiva: de longe Berlim.
                                          Estive em Londres no fim de semana. Já não ia lá desde 1996.
                                          Confesso que gostei bastante. Apeteceu voltar.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Não conheço muitas mas a cidade que por acaso também é capital que mais gostei de visitar foi Londres!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Nunca tinha pensado nesta questão! Não as conheço a todas, nem perto, e foram visitadas em momentos diferentes e em situações distintas: lazer, trabalho, escapadinhas…

                                              Via-me a viver em Londres, mas não em Paris. Não sou fã de Bruxelas, mas adoro o pulsar de Madrid. Atenas pela monumentalidade, mas Roma faz ainda melhor. La Valetta por ser mulharada e minúscula, mas a cidade do Mónaco também é minúscula e tem ainda mais encanto…

                                              Resumindo, não sei!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Paris e Madrid.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Conheço algumas, não todas:

                                                  Lisboa, Madrid, Paris, Londres, Dublin, Edimburgo, Berlim, Bratislava, Atenas, Helsínquia, Roma, Bruxelas, Amesterdão. Faltam-me algumas importantes como Copenhaga, Praga, Vienna e Moscovo.
                                                  Portanto, com base nas que conheço, diria que a minha escolha seria sempre entre Berlim e Amesterdão. Duas cidades com muita oferta cultural e onde parece haver muita qualidade de vida. Além disso, ambas têm bastante história.

                                                  Madrid e Dublin também são cidades interessantes, assim como Roma.

                                                  Paris e Londres não fazem propriamente o meu género. A primeira é demasiado suja e a segunda tem demasiado stress.

                                                  Atenas é horrível. Bruxelas é uma seca.

                                                  Bratislava não tem nada para ver. Mas é limpa e organizada.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Este tópico é sobre capitais, mas pessoalmente (e é um gosto muito subjetivo) em todos os países em que já estive fiquei a gostar mais de cidades mais pequenas, do que propriamente das capitais. As capitais tornaram-se demasiado globalizadas e perderam parte da sua identidade.

                                                    Eis algumas das cidades/vilas mais pequenas que fiquei a adorar: Montreux, Adelboden, Salzburgo, Munique (ok, não é pequena), Saumur, Chinon, etc. É este tipo de cidades que mais gosto de visitar.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                      Conheço algumas, não todas:

                                                      Lisboa, Madrid, Paris, Londres, Dublin, Edimburgo, Berlim, Bratislava, Atenas, Helsínquia, Roma, Bruxelas, Amesterdão. Faltam-me algumas importantes como Copenhaga, Praga, Vienna e Moscovo.
                                                      Portanto, com base nas que conheço, diria que a minha escolha seria sempre entre Berlim e Amesterdão. Duas cidades com muita oferta cultural e onde parece haver muita qualidade de vida. Além disso, ambas têm bastante história.

                                                      Madrid e Dublin também são cidades interessantes, assim como Roma.

                                                      Paris e Londres não fazem propriamente o meu género. A primeira é demasiado suja e a segunda tem demasiado stress.

                                                      Atenas é horrível. Bruxelas é uma seca.

                                                      Bratislava não tem nada para ver. Mas é limpa e organizada.

                                                      Londres e Paris em termos de sujidade devem estar em pé de igualdade, ambas são muito sujas.
                                                      Em termos de stress tenho ideia que Paris é pior, pelo menos a nível de transito penso que paris é muito pior. Londres só é stressante para quem depende de transportes públicos em hora de ponta, porque de resto não estou a ver qual o stress. Vivo cá há quase 15 anos e os principais problemas são a elevada taxa de criminalidade e a grande falta de educação e respeito por parte de algumas origens (alguns países africanos e caribenhos) principalmente.

                                                      Uma cidade que adoro mas que não é capital é Barcelona, tem práticamente tudo o que uma capital tem, está bem localizada (perto de vários paises), bom clima e praia. E gosto também do estilo de vida dos espanhois.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Eu achei Londres ligeiramente mais limpa que Paris apesar de ser uma cidade suja, mas Londres a última vez que lá fui foi em 2009 já lá vai um tempo.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                          Estão a esquecer-se de Andorra-a-Velha! De certeza que muitos já lá estiveram mas "esqueceram-se" disso!

                                                          nem me lembrava disso quando vi a perguntas, mas agora que falas, era um sítio para onde me mudaria facilmente se não fosse a dificuldade de lá chegar.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            A minha escolha pessoal talvez vá para Praga. Assim como um user que opinou mais acima, acho que o mais interessante da Europa está longe das capitais, mas se tivesse de escolher uma à força seria Praga, apesar da quantidade ridícula de turistas no centro histórico, que não é muito grande.

                                                            Mas por exemplo, quando estive na República Checa, gostei mais das cidades menores, em especial Karlovy Vary

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                                                              O meu foco eram as de Erasmus também, Italianas, Espanholas, Lituanas, Checas... mas as Loiraças das Lituanas eram as mais bonitas, por acaso foram as que fiz mais amizade.

                                                              Podia ter levado 2 amigas eslovacas depois de uma festa numa discoteca lá perto, e nessa noite esteve prestes a acontecer, contudo havia segurança no dormitório e não deixavam entrar ninguém de fora, a não ser que levasse alguma amigo para lá passar uns dias e avisasse os serviços uns dias antes, ainda argumentei com o segurança mas ele não foi muito na conversa e eu estava de camisa com -13 na rua e neve por todo o lado, por isso disse bye bye e fui lá para dentro.

                                                              Nessa noite a minha roomate é que tinha as chaves do quarto e ela foi para um quarto de um espanhol, por isso tive de me desenrascar e fiquei a dormir no quarto de uma Checa...

                                                              Enfim, tempos muito promiscuous!
                                                              "Amizade".

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X