Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Registo de marca ou logotipo para estabelecimento de restauração?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Registo de marca ou logotipo para estabelecimento de restauração?

    Criei recentemente uma empresa cuja atividade se irá centrar, entre outras afins, na área da restauração.

    O nome da firma não coincide com o nome do estabelecimento comercial (restaurante). Para este temos já um nome que, pela pesquisa no INPI que já fizemos, não deverá representar grande problema no que diz respeito à sua unicidade e cumprimento das regras publicadas pelo INPI.

    A minha dúvida reside no tipo de registo que eu devo fazer para o efeito pretendido. Na prática o nome que pretendo registar será aquele pelo qual o restaurante será conhecido, pelo que identifica o estabelecimento. Por isso não sei se o registo de "logotipo" não será o mais adequado em vez de fazer o registo de "marca".

    Que sugerem que faça? Devo em primeira instância registar logotipo ou marca (penso que atualmente o tipo "nome de estabelecimento" já não se aplica para novos registos)?

    A ser logotipo, fará sentido acrescentar o termo "Restaurante Take Away" no mesmo (será um logotipo misto, com texto e grafismo), ou bastará o nome sem essa "especialização" (o nome relaciona-se com o ato de comer, embora não use palavras da família de "restaurante")?

    Há por aqui alguém entendido no tema que me possa ajudar a esclarecer estas questões?

    #2
    Podes registar marca e logotipo, assim não restam dúvidas.

    É que podes correr o risco de existirem logos parecidos apesar de marcas diferentes.

    Comentário


      #3
      Só um heads-up:

      Sempre que registas uma marca ou logo,a informação do registo é publicada para consulta livre.
      É quase certo de que, passadas umas semanas, recebas uma carta de uma suposta entidade a pedir um pagamento para finalizar o processo de registo. Esse pagamento (~750€) é feito por transferência para um IBAN, por norma estrangeiro.
      É scam!, não há absolutamente nada a pagar depois de fazer o registo.
      Minha esposa registou várias marcas nos últimos anos e a cartinha vinha sempre. É bastante bem escrita e convincente. Da primeira vez só não caiu porque a assistente estava a tentar fazer como transferência nacional e o IBAN era da Polónia (PLxx e não PT50), ao inserir os restantes números, batia na trave. Lá acabou por perceber que era uma conta estrangeira e não fazia sentido, ligou ao INPI e informaram que o esquema é recorrente e muita malta cai.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
        Só um heads-up:

        Sempre que registas uma marca ou logo,a informação do registo é publicada para consulta livre.
        É quase certo de que, passadas umas semanas, recebas uma carta de uma suposta entidade a pedir um pagamento para finalizar o processo de registo. Esse pagamento (~750€) é feito por transferência para um IBAN, por norma estrangeiro.
        É scam!, não há absolutamente nada a pagar depois de fazer o registo.
        Minha esposa registou várias marcas nos últimos anos e a cartinha vinha sempre. É bastante bem escrita e convincente. Da primeira vez só não caiu porque a assistente estava a tentar fazer como transferência nacional e o IBAN era da Polónia (PLxx e não PT50), ao inserir os restantes números, batia na trave. Lá acabou por perceber que era uma conta estrangeira e não fazia sentido, ligou ao INPI e informaram que o esquema é recorrente e muita malta cai.

        Então e a malta do INPI não pode alertar, já que é recorrente..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por afc Ver Post
          Então e a malta do INPI não pode alertar, já que é recorrente..
          Podiam, mas não fazem...
          4 marcas, 4 cartinhas...

          Comentário


            #6
            E nas renovações também aparecem essas aldrabices. Alguma correspondência até parece do Inpi. Tratar sempre desses assuntos directamente com o INPI e nunca com terceiros.

            No teu caso talvez fizesse mais sentido fazer um registo misto.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
              Podiam, mas não fazem...
              4 marcas, 4 cartinhas...
              1 marca, 1 carta (da Grécia) nos mesmos "preparos" e uns mails da China a acusar de cópia :D

              Comentário


                #8
                Já recebi esse scam mas de Portugal. Na verdade nem é bem scam mas sim um fee para tratarem do processo e quase parece oficial. É preciso ter cuidado.

                Comentário


                  #9
                  Obrigado a todos pela ajuda.
                  O pedido de registo de logotipo já está feito, agora é aguardar que o processo siga o seu percurso .

                  Comentário


                    #10
                    Deves fazer o registo de ambos (Logo e Marca) pedires a protecção da mesma, e volta e meia monitorizares essa proteção e direitos.

                    Tenho uma marca com 20 anos, e há cerca de 10 anos uma empresa concorrente da região replicou descaradamente a minha marca (mas não o Logo). Andei um ano a correr para o INPI, até conseguir que me garantissem a extinção da empresa réplica e da marca.

                    Consegui, e faliram no ano seguinte, mas custou-me dinheiro, tempo e stress.

                    Comentário


                      #11
                      Até que ponto é que um logotipo misto (com imagem e texto) pode ser reproduzido como marca por uma outra empresa que não tenha os direitos sobre o logotipo?

                      O logotipo acaba por ser a "cara" de um negócio e a única razão que eu vejo para o INPI permitir (se é que o permite) a utilização de uma marca que se assemelhe a um logotipo já registado é apenas para sacar mais uns trocos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nfh Ver Post
                        Até que ponto é que um logotipo misto (com imagem e texto) pode ser reproduzido como marca por uma outra empresa que não tenha os direitos sobre o logotipo?

                        O logotipo acaba por ser a "cara" de um negócio e a única razão que eu vejo para o INPI permitir (se é que o permite) a utilização de uma marca que se assemelhe a um logotipo já registado é apenas para sacar mais uns trocos.

                        Precisas de registar os dois. São dois registos independentes

                        Nem imaginas o que se faz nos sectores mais generalistas e indiferenciados. Uns por pura ignorancia, outros por maldade e falta de valores

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X