Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Governo quer monitorizar discurso de ódio na Internet

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
    Já mostraste tu e muitos outros que assim é...

    Bem, no more food troll...
    Tu pareces este GNR:



    Comentário


      para o turboyoda ler e passar pano, ah mas são casos isolados, já me esquecia, simplesmente o pessoal reaolveu cascar nesta gente só porque sim


      https://diariodistrito.pt/populacao-...m-pinhal-novo/

      Comentário


        lembrei-me de que o turboyoda é ateu, mas daqueles que já escreveu por aqui ataques à igreja, generalizando tal e qual ele agora critica, aquilo que ele proprio denuncia ele já fez, só o alvo do discurso de ódio é/era diferente

        se a cor do governo mudar e nomearem um censor crente ele ainda vai ter de responder em tribunal pelo discurso de ódio que ele faz contra as religiões

        Comentário


          Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
          para o turboyoda ler e passar pano, ah mas são casos isolados, já me esquecia, simplesmente o pessoal reaolveu cascar nesta gente só porque sim


          https://diariodistrito.pt/populacao-...m-pinhal-novo/

          Obviamente, se fosse um carro branco com 4 individuos de fato e gravata nao causaria qualquer tipo de alarme a populacao.

          Como aparentemente sao ciganos, já é um prolema, no entanto há uma coisa a resalvar, nao foram feitas queixas a policia, no entanto tiveram de fazer queixa a um jornal qualquer.


          Nao, sei, eu pelo menos, se achar suspeito qualquer movimento próximo de minha casa ligo para a policia para eles investigarem.

          Comentário


            Originalmente Colocado por lll Ver Post
            lembrei-me de que o turboyoda é ateu, mas daqueles que já escreveu por aqui ataques à igreja, generalizando tal e qual ele agora critica, aquilo que ele proprio denuncia ele já fez, só o alvo do discurso de ódio é/era diferente

            se a cor do governo mudar e nomearem um censor crente ele ainda vai ter de responder em tribunal pelo discurso de ódio que ele faz contra as religiões
            Tu realmente nao sabes como tentar criar um problema, apesar de espalhares aos 4 ventos as tuas "crencas religiosas" pareces ter muitas duvidas acerca das mesmas, pois estas de forma constante e em quase todos os posts a invocar a igreja como forma de tentares criar uma nova versao da mesma discussao que já tiveste durante diversas vezes. Eu tinha dito que nao iria responder a mais posts teus que fossem nitidamente offtopic e provocacoes reles e baixas tuas no entanto quando me acusas de algo que nao sou, sinto a necessidade de clarificar a situacao e mais uma vez mostrar o quao baixo és... Quando frequentava a igreja e a religiao, quando era enganado pelos mesmos, nao sentia na verdade a necessidade de estar a criar discussoes sobre o assunto a toda a hora nem por todo e qualquer proposito como constantemente tentas fazer, aliás uma das coisas que menos se quer na igreja é criar discussao, pois a discussao faz com que as pessoas troquem ideias e isso é mau para a igreja que tu tanto defendes.

            Primeiro,
            eu nao sou ateu,
            Segundo,
            eu nao escrevi ataques a pessoas que sejam crentes, por diversas vezes escrevi ataques á corja que está dentro da igreja que tu tanto idolatas e mesmo nisso, por diversas vezes tive o cuidado de resalvar que conhecia pessoas dentro da igreja que sao na verdade muito boas pessoas e que tem nelas a vontade de ajudar os restantes sem esperar nada em troca.
            Terceiro,
            O que eu critico é a atitude da igreja como um todo, nunca me viste a dizer que "Todos os padres sao pedofilos", disse sim que a igreja os encobriu e isso é facto. Nunca disse que todos os padres eram corruptos, disse sim que foram encobertos e isso é facto.
            Dá para perceber?



            Já tu, por outro lado, dizes que és muito boa pessoa, que ajudas muito, que fazes e aconteces, tudo através da tua magnifica igreja, no entanto depois andas aqui e em outros lados a criticar de forma constante aqueles que tu próprio dizes ajudar. Todos os ciganos sao estes e aqueles, todos os estrangeiros sao isto e aquilo, os muculmanos, eras capaz de eleger um no entanto terias muitas questoes e precausao relativamente ao assunto.

            Sabes qual é a razao? Porque és preconceituoso, porque apesar de quando vais a igreja, dizeres amen quando o padre diz que todos sao filhos de deus e que todos sao iguais, na verdade nao é o que tu sentes pois na tua opiniao, para ti, tu e os iguais a ti sao melhores que todos os outros.

            Logo no inicio, ainda poucos posts tinha visto teus, disse logo que tu pela tua conversa, terias um envolvimento mais "profundo" na igreja e que isso teria a ver com dinheiro, tu acabaste por confirmar mais tarde pertenceres a antiga comissao fabriqueira da igreja da tua freguesia, o que me explicou muita coisa.

            Depois disso, muitas outras coisas disse acerca de ti, algumas tu negaste, outras confirmaste, a maioria foram confirmadas e já te disse antes, já levo muitos anos a lidar com pessoas, desde religiosos, nao religiosos e cristaos, muculmanos, pessoas altas, baixas, portugueses,espanhois, franceseses, paquistaneses, indianos entre muitos outros, com o tempo comecas a desenvolver aquele sentido a que eu muitas vezes chamo de cheiro e a cada dia que passa o mesmo fica mais e mais apurado é na verdade para mim como treinar o cerebro para fazer contas sem calculadora.

            Deixa lá esse teu complexo de que és religioso, tu na verdade achas ser inferior a todos, por isso é que tens a necessidade de enaltecer isso, a ver se pelo menos no teu consciente pareces ser superior.


            Já agora... e para nao fugir assim tanto ao tópico.
            https://rr.sapo.pt/2015/06/23/pais/g...noticia/17146/


            EDIT: porque me tinha esquecido de responder a esta parte.

            Se tens assim tanto problema com o que eu disse, poderás se quiser me meter em tribunal pelo tal discurso de odio que dizes que eu faco contra as religioes terei todo o gosto em nao só me defender como a seguir a nao serem provadas as tuas afirmacoes, em mover um processo contra ti por difamacao...
            Editado pela última vez por turboyoda; 20 July 2020, 09:00.

            Comentário


              Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
              Tu

              Já agora... e para nao fugir assim tanto ao tópico.
              https://rr.sapo.pt/2015/06/23/pais/g...noticia/17146/

              Um estudo pouco claro por não esclarecerem o que é “uma grande percentagem”. Até posso acreditar que a maioria trabalha e não depende de subsídios, mas qual a proporção? Isso é que diria ser o interessante saber... se 30-40% não trabalhar e depender de subsídios, diria que há um problema na comunidade cigana.

              Depois, dos 3 grupos, basicamente só 1, a maioria trabalha e em empregos conhecidos por todos e caracteriza os ciganos: venda ambulante. Nada contra, mas também há que apurar o que é e como é feita essa venda, todos conhecemos a fuga ao fisco e venda de material contrafeito e algumas vezes roubado.

              Para concluir, um problema e uma esperança de o grupo mais novo, é o que está mais aberto a novas amizades fora da comunidade cigana: um problema porque se está a afirmar que há uma grande massa da comunidade que nem aceita amizades fora da mesma, o que torna a integração bastante complicada ou ate impossível, depois a esperança que a geração mais nova está a alterar esse comportamento o que é positivo para uma possível integração e melhorar das condições de vida dos mesmos.

              Infelizmente, apesar do populismo do Ventura, não se pode negar que há um problema na comunidade cigana que tem de ser visto e tentado resolver, ignorar a maioria do tempo e defender os mesmos quando há problemas como estás esquerdas tanto gostam de fazer, não resolve nada e só agrava.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                Um estudo pouco claro por não esclarecerem o que é “uma grande percentagem”. Até posso acreditar que a maioria trabalha e não depende de subsídios, mas qual a proporção? Isso é que diria ser o interessante saber... se 30-40% não trabalhar e depender de subsídios, diria que há um problema na comunidade cigana.

                Depois, dos 3 grupos, basicamente só 1, a maioria trabalha e em empregos conhecidos por todos e caracteriza os ciganos: venda ambulante. Nada contra, mas também há que apurar o que é e como é feita essa venda, todos conhecemos a fuga ao fisco e venda de material contrafeito e algumas vezes roubado.

                Para concluir, um problema e uma esperança de o grupo mais novo, é o que está mais aberto a novas amizades fora da comunidade cigana: um problema porque se está a afirmar que há uma grande massa da comunidade que nem aceita amizades fora da mesma, o que torna a integração bastante complicada ou ate impossível, depois a esperança que a geração mais nova está a alterar esse comportamento o que é positivo para uma possível integração e melhorar das condições de vida dos mesmos.

                Infelizmente, apesar do populismo do Ventura, não se pode negar que há um problema na comunidade cigana que tem de ser visto e tentado resolver, ignorar a maioria do tempo e defender os mesmos quando há problemas como estás esquerdas tanto gostam de fazer, não resolve nada e só agrava.
                O "estudo" peca sim claro pela falta de variaveis tais como as que tu, e muito bem, referes, no entanto há efectivamente de fazer esse tipo de estudo?É que se comecamos por aí, daqui a nada, e pelo bem da igualdade, estamos a fazer estudos similares para pessoas com com cabelo claro, cabelo assim asim e cabelo escuro, vamos também fazer um estudo onde defenimos o mesmo para pessoas que tenham conduzam Fiat, BMW, Mercedes e por aí fora.

                Eu percebo e sou todo de acordo que este tipo de estatisticas sejam feitas em determinadas situacoes por forma a informar a populacao, no entanto é mesmo necessário?


                Também tenho de concordar que há efectivamente um problema na comunidade cigana, e nao coloco sequer isso em questao, acho que todos sabemos e que todos temos a nocao disso, no entanto também na minha maneira de ver, a culpa nao é deles, é do Governo/Estado/Instituicao governamental (para nao entrarmos em preciosismos que estes ou aqueles é que tem de fazer), pois durante anos andamos a cultivar esta porcaria.

                Casamentos precoses, desde que na idade permitida por lei e com as respectivos requerimentos para tal, nao vejo onde está o problema, se acham que está mal que se possam casar tao cedo, entao mudem a lei, mas a lei terá de ser para todos e nao aplicada apenas a ciganos.

                Roubam, claro que roubam, entao que os prendam, mas prendam todos, que roubem, sejam ciganos ou nao.

                Andam a fugir aos impostos, claro que andam, mas entao investiguem todos, nao vao a uma feira e vao direitos a ciganos, vao a todos os que lá estao.

                Vivem do RSI e por aí fora, claro que vivem, entao mudem as regras para que isso nao seja possível, tenham de renovar o acesso a esses apoios sociais todos os anos, caso qualifiquem ainda, tudo bem, caso nao qualifiquem retirem.
                Obriguem a apresentar documentacao que sustente o acesso a esses mesmos apoios sociais, mas é para todos, nao é só para os ciganos.

                E se nao querem problemas com eles se juntarem todos, epah, se é verdade que a maioria vive em casas camarárias, é simples, as autarquias tem a faca e o queijo na mao, nao os coloquem todos no mesmo local, há casas camarárias vazias espalhadas por todo lado, separem para os tornar menos fortes como um grupo e caso causem problemas ás pessoas a volta, é simples, apliquem a lei, multem, retirem apoios sociais... mas é para todos, nao é só para os ciganos.

                O ventura, tal como já disse, apesar de tudo o que diz ser efectivamente para campanha eleitoral e apenas ser "da boca para fora", tem de se dar o braco a torcer que muito do que ele diz é verdade, no entanto como politico em busca desesperada de votos é evidente que esse desespero que o leva ao exagero nas palavras e ataques que faz.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                  Tu realmente nao sabes como tentar criar um problema, apesar de espalhares aos 4 ventos as tuas "crencas religiosas" pareces ter muitas duvidas acerca das mesmas, pois estas de forma constante e em quase todos os posts a invocar a igreja como forma de tentares criar uma nova versao da mesma discussao que já tiveste durante diversas vezes. Eu tinha dito que nao iria responder a mais posts teus que fossem nitidamente offtopic e provocacoes reles e baixas tuas no entanto quando me acusas de algo que nao sou, sinto a necessidade de clarificar a situacao e mais uma vez mostrar o quao baixo és... Quando frequentava a igreja e a religiao, quando era enganado pelos mesmos, nao sentia na verdade a necessidade de estar a criar discussoes sobre o assunto a toda a hora nem por todo e qualquer proposito como constantemente tentas fazer, aliás uma das coisas que menos se quer na igreja é criar discussao, pois a discussao faz com que as pessoas troquem ideias e isso é mau para a igreja que tu tanto defendes.

                  Primeiro,
                  eu nao sou ateu,
                  Segundo,
                  eu nao escrevi ataques a pessoas que sejam crentes, por diversas vezes escrevi ataques á corja que está dentro da igreja que tu tanto idolatas e mesmo nisso, por diversas vezes tive o cuidado de resalvar que conhecia pessoas dentro da igreja que sao na verdade muito boas pessoas e que tem nelas a vontade de ajudar os restantes sem esperar nada em troca.
                  Terceiro,
                  O que eu critico é a atitude da igreja como um todo, nunca me viste a dizer que "Todos os padres sao pedofilos", disse sim que a igreja os encobriu e isso é facto. Nunca disse que todos os padres eram corruptos, disse sim que foram encobertos e isso é facto.
                  Dá para perceber?



                  Já tu, por outro lado, dizes que és muito boa pessoa, que ajudas muito, que fazes e aconteces, tudo através da tua magnifica igreja, no entanto depois andas aqui e em outros lados a criticar de forma constante aqueles que tu próprio dizes ajudar. Todos os ciganos sao estes e aqueles, todos os estrangeiros sao isto e aquilo, os muculmanos, eras capaz de eleger um no entanto terias muitas questoes e precausao relativamente ao assunto.

                  Sabes qual é a razao? Porque és preconceituoso, porque apesar de quando vais a igreja, dizeres amen quando o padre diz que todos sao filhos de deus e que todos sao iguais, na verdade nao é o que tu sentes pois na tua opiniao, para ti, tu e os iguais a ti sao melhores que todos os outros.

                  Logo no inicio, ainda poucos posts tinha visto teus, disse logo que tu pela tua conversa, terias um envolvimento mais "profundo" na igreja e que isso teria a ver com dinheiro, tu acabaste por confirmar mais tarde pertenceres a antiga comissao fabriqueira da igreja da tua freguesia, o que me explicou muita coisa.

                  Depois disso, muitas outras coisas disse acerca de ti, algumas tu negaste, outras confirmaste, a maioria foram confirmadas e já te disse antes, já levo muitos anos a lidar com pessoas, desde religiosos, nao religiosos e cristaos, muculmanos, pessoas altas, baixas, portugueses,espanhois, franceseses, paquistaneses, indianos entre muitos outros, com o tempo comecas a desenvolver aquele sentido a que eu muitas vezes chamo de cheiro e a cada dia que passa o mesmo fica mais e mais apurado é na verdade para mim como treinar o cerebro para fazer contas sem calculadora.

                  Deixa lá esse teu complexo de que és religioso, tu na verdade achas ser inferior a todos, por isso é que tens a necessidade de enaltecer isso, a ver se pelo menos no teu consciente pareces ser superior.


                  Já agora... e para nao fugir assim tanto ao tópico.
                  https://rr.sapo.pt/2015/06/23/pais/g...noticia/17146/


                  EDIT: porque me tinha esquecido de responder a esta parte.

                  Se tens assim tanto problema com o que eu disse, poderás se quiser me meter em tribunal pelo tal discurso de odio que dizes que eu faco contra as religioes terei todo o gosto em nao só me defender como a seguir a nao serem provadas as tuas afirmacoes, em mover um processo contra ti por difamacao...

                  repito o que dizes, tu colocas na boca dos outros coisas que eles não dizes, mas que pensas pelas sistematicas generalizações que fazes que os outros pensam

                  tiras conclusões completamente disparatadas e mostras ser muito precipitado a julgar as pessoas

                  quanto à corja que está dentro da igreja... confirmas o que eu disse, se alguém dissesse a corja dos ciganos tu concordarias que é discurso de ódio e uma generalização injusta, ciganofobia
                  ou a a corja dos muçulmanos, a corja dos negros, etc

                  e terias razão... parcialmente, porque há várias problemas, uns mais generalizados, outros menos na comunidade cigana, assim como há noutras culturas, incluindo a portuguesa

                  mas o que estou a dizer é que cometes exatamente o erro que vês nos outros quando falas da corja da igreja e pela posição que defendes podias ir parar ao tribunal por discurso de ódio... quando vemos que em França em 2018 foram incendiadas 26 igrejas... esses ataques criminosos foram incentivados por discursos de ódio feitos por pessoas como tu

                  aplicando a ti os criterios que queres aplicar aos outros, podes ir para a tribunal por discurso de ódio
                  Editado pela última vez por lll; 20 July 2020, 11:24.

                  Comentário


                    repetido
                    Editado pela última vez por lll; 20 July 2020, 11:50. Razão: repetido

                    Comentário


                      quantos aos ciganos e RIS coloquei alguns dados aqui:

                      https://forum.motorguia.net/off-topi...-insercao.html

                      mas o essencial está aqui:

                      Ciganos portugueses são os mais pobres da Europa. Dependência do RSI preocupa

                      A pobreza extrema é um traço comum na maioria das famílias ciganas, onde o recurso ao Rendimento Social de Inserção (RSI) é a principal fonte de subsistência. Mais de metade tem este apoio social como rendimento.

                      Não existem estatísticas oficiais sobre a dimensão da comunidade cigana no país. Há apenas aproximações. No início deste século, o SOS Racismo realizou um inquérito junto das câmaras municipais e estimou que havia em Portugal 21.831 cidadãos ciganos. O valor mais recente é do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, que aponta para um número entre 40 mil e 60 mil indivíduos.
                      ...

                      Cerca de um terço dos inquiridos não ultrapassava o 1º ciclo do ensino básico – tinha apenas quatro anos de escola. Apenas 2,8% tinham o ensino secundário e superior. E esta falta de competências perpetua a exclusão social e a pobreza.
                      Um estudo levado a cabo pela Agência Europeia dos Direitos Fundamentais, junto de 11 Estados-membros, mostrou que 80% dos entrevistados de origem cigana estavam em risco de pobreza na Europa. Os níveis mais elevados eram em Itália, França e Portugal, onde quase 100% da população estava naquele patamar de carência.
                      Segundo o mesmo estudo, apenas cerca de uma em cada 10 pessoas ciganas com idades entre os 20 e os 64 anos exercia um emprego remunerado. Os ciganos estão numa posição de desvantagem no emprego não só devido à falta de credenciais escolares e profissionais, mas também também devido à discriminação. “Estamos perante pessoas e famílias marcadas por um ciclo incontornável em que há uma espécie de auto perpetuação de desigualdades de oportunidades, práticas discriminatórias e aspirações inconcretizadas”, frisa Manuela Mendes.
                      Com falta de trabalho, a carência material torna-se evidente. No acesso a alimentos, um terço dos indivíduos revelou ter passado algum ou vários momentos de fome no último ano. Estas dificuldades eram mais frequentes na população menos escolarizada, mais velha e da região do Algarve. Nestas situações, a sobrevivência consegue-se com apoio da família, com a ajuda de vizinhos e de instituições, além dos apoios públicos.
                      Crise nos negócios tradicionais A imagem tradicional dos ciganos está associada ao comércio nas feiras e, embora seja uma atividade ainda praticada na comunidade, a crise tem vindo a afastar um número crescente de famílias desta atividade.
                      Segundo os técnicos de inserção social ouvidos no estudo do Alto Comissariado, há ainda “um número não negligenciável de trabalhadores” por conta própria, como feirantes ou vendedores ambulantes. “Porém, pelo retraimento de os negócios nas feiras com a crise económica, muitos já desistiram dessa atividade. Há outros que estão em efetiva situação de desemprego ou desocupação”, refere o documento.O perfil dos ciganos entrevistados no estudo mais recente ostra uma fraca inserção laboral. “Dominam os que não sabem ler nem escrever e mais de metade dos sujeitos inquiridos não possui o primeiro ciclo do ensino básico completo. Quanto às principais fontes de rendimento, mais de metade depende do RSI, e 15% do seu trabalho”. Mais de 60% encontra-se inscrito nos centros de emprego, embora muitos não tenham procurado trabalho recentemente.
                      ...
                      Editado pela última vez por lll; 20 July 2020, 11:49.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por lll Ver Post
                        repito o que dizes, tu colocas na boca dos outros coisas que eles não dizes, mas que pensas pelas sistematicas generalizações que fazes que os outros pensam

                        tiras conclusões completamente disparatadas e mostras ser muito precipitado a julgar as pessoas

                        quanto à corja que está dentro da igreja... confirmas o que eu disse, se alguém dissesse a corja dos ciganos tu concordarias que é discurso de ódio e uma generalização injusta, ciganofobia
                        ou a a corja dos muçulmanos, a corja dos negros, etc

                        e terias razão... parcialmente, porque há várias problemas, uns mais generalizados, outros menos na comunidade cigana, assim como há noutras culturas, incluindo a portuguesa

                        mas o que estou a dizer é que cometes exatamente o erro que vês nos outros quando falas da corja da igreja e pela posição que defendes podias ir parar ao tribunal por discurso de ódio... quando vemos que em França em 2018 foram incendiadas 26 igrejas... esses ataques criminosos foram incentivados por discursos de ódio feitos por pessoas como tu

                        aplicando a ti os criterios que queres aplicar aos outros, podes ir para a tribunal por discurso de ódio

                        Mais uma vez tentas fazer de cego, ou será que és?

                        Dizer a corja dos ciganos, nao significa que estejas a falar dos mesmos, estás a falar de um grupo de ciganos os quais nao tem atitudes condignas nos valores que tu próprio ou mesmo a sociedade aceita como correctos.

                        No mesmo post que tu citas, até faco questao de dizer que existem pessoas boas e que ajudam mesmo por isso mesmo, por serem boas pessoas e na realidade nao estarao a espera de absolutamente nada em troca, já tu, dizes "os ciganos", "os negros", "os muculmanos", "os estrangeiros", metes absolutamente todos no mesmo saco porque sao diferentes de ti.

                        A corja dentro da igreja, sao aqueles que directa ou indirectamente defendem a pedofilia, nao porque a tenham necessáriamente cometido mas sim porque a ocultaram ao invés de denunciar.
                        A corja dentro da igreja, sao aqueles que directa ou indirectamente defendem a corrupcao, nao porque necessáriamente tenham sido corruptos mas sim porque a ocultaram ao invés de a denunciar.
                        A corja dentro da igreja, sao aqueles que se aproveitam de cargos os quais lhes foram atribuidos, inclundo as antigas comissoes fabriqueiras e por aí fora, para desviar fundos os quais foram pedidos aos fieis e que os usam para seu beneficio próprio, incluindo o seu próprio enrriqueciemento e apenas fazem isso porque tem outros membros da corja, que mesmo sabendo nada fazem para parar e porque sabem que dentro da igreja, nao há controlo algum sob aquilo que lá vai parar.
                        A corja da igreja, sao aqueles que vivem as custas de uma mentira, que tentam moldar o comportamento das pessoas nessa mesma mentira e que a negam a pés juntos.


                        Quanto a poder ir parar a tribunal, já te disse, tens bom remédio, se te sentes ofendido com aquilo que e eu digo, tens boa solucao, move um processo em tribunal contra mim, é o teu direito e terei todo o gosto em responder ao mesmo tal como é minha obrigacao.


                        Quanto ao queimarem igrejas, mais uma vez estás a tentar levar a tua mesquinhes e vitimizacao para o extremo a ver se consegues dar a volta a situacao, eu disse há uns tempos atrás, que qualquer tipo de promossao religiosa deveria de ser proibida e que as igrejas/religioes deveriam de ser tratadas do ponto de vista de um governo laico (tal como é o caso de Portugal) e que deveriam de usar um sistema de equalidade, tem bens, recebem oferendas entao deveriam de pagar impostos como todo e qualquer outro cidadao tem de pagar.
                        Aí, quando deixasse de ser fácil de esconder umas notas no bolso esquerdo e umas moedas no bolso direito é que se iria perceber quem é que realmente estava alí porque realmente acreditava naquilo e em fazer o bem pelos restantes ou entao estavam ali porque tinham alguma contrapartida.

                        Nunca disse que deveriam de queimar igrejas, nunca disse que deveriam de queimar em praca publica pessoas, ao contrário do que a igreja defendeu no que parece ser há muito tempo atrás, mas que na verdade ainda foi ontem.

                        No entanto, tenho de confessar, se nao matarem pessoas, por mim nao me faria assim tanta diferenca quanto isso que igrejas fossem queimadas pois ficaria mais triste e preocupado caso tivessem sido queimadas residencias e que quem lá vivia tivesse ficado desalojado e sem nada.

                        De grandes homens sempre estiveram cheias as igrejas, homens como Tomás de Torquemada, Diego de Deza Tavera, Diego Guzmán, Francico Cisneros, Gerónimo Castillón y Salas, Cristóbal Rodríguez, Diogo da Silva sao nomes que tal como o sangue de todos aqueles que nao se quiseram converter ao cristianismo ficarao espalhados pelas igrejas de Portugal e Espanha bem como pelas igrejas cristas de todo o mundo.

                        Queimar as mesmas (concorde eu ou nao), é só tentar acabar com um pedaco da nossa história que nao deveria de nos orgulhar absolutamente nada, muito menos um cristao tao devoto como tu dizes ser.


                        Bem, já chega de offtopic, se queres discutir isso há tópicos para isso, nao poluas outros tópicos com as teus medos e duvidas acerca daquilo que tu acreditas.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por lll Ver Post
                          Para que fique claro, e sao só os ciganos a usufruir/ludibriar o sistema para receber RSI e/ou outros apoios sociais?

                          Comentário


                            um bom exemplo de discurso de ódio, com seleção de exemplos de pessoas e atos

                            qualquer grupos pode distorcidamente ser caracterizado desta forma

                            uns são os que fazem ataques fisicos, outros fazem discursos de ódio que acabam por levar outros a fazer atques fisicos... é a chamada responsabilidade moral...

                            Queimar as mesmas (concorde eu ou nao), é só tentar acabar com um pedaco da nossa história que nao deveria de nos orgulhar absolutamente nada
                            acabar com um pedaço da nossa historia que não deveria orgulhar, ou seja seria bom acabar com esse pedaço de historia... logo queimar as igrejas é aceitável... nem sequer dizes que não concordas

                            autentico e puro discurso de ódio... pelos teus criterios estás condenado

                            pelos meus podes continuar... claro que a divulgação deste tipo de discurso vai incentivar outros, mais dados à ação que à palavra, a queimar igrejas... responsabilidade moral, mas é preciso equilibrar com a liberdade de opinião
                            Editado pela última vez por lll; 20 July 2020, 12:21.

                            Comentário


                              Enoja-me cada vez mais o rumo que esta sociedade está a tomar.

                              Um gajo que só quer viver a sua vida descansada, tem que andar sempre a comer com este tipo de coisas.

                              Mais uma comissão, mais um organismo público, mais N tachos para preencher pelos do costume, pagos a peso de ouro...

                              Os guerreiros do facebook são claramente o maior problema que a nossa sociedade enfrenta.

                              Que mundo estúpido, fútil e imbecilizado a que chegámos.
                              Editado pela última vez por MartinsTM; 20 July 2020, 12:24.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                um bom exemplo de discurso de ódio, com seleção de exemplos de pessoas e atos

                                qualquer grupos pode distorcidamente ser caracterizado desta forma

                                uns são os que fazem ataques fisicos, outros fazem discursos de ódio que acabam por levar outros a fazer atques fisicos... é a chamada responsabilidade moral...



                                acabar com um pedaço da nossa historia que não deveria orgulhar, ou seja seria bom acabar com esse pedaço de historia... logo queimar as igrejas é aceitável... nem sequer dizes que não concordas

                                autentico e puro discurso de ódio... pelos teus criterios estás condenado

                                pelos meus podes continuar... claro que a divulgação deste tipo de discurso vai incentivar outros, mais dados à ação que à palavra, a queimar igrejas... responsabilidade moral, mas é preciso equilibrar com a liberdade de opinião

                                Como sempre pegas num pedaco daquilo que os outros dizem, pegas nesse bocadinho mesmo que fora de contexto e fazes um escoforco desumano (tal como qualquer pessoa com cólicas e que queira defecar) e lá vens tu munido das tuas vitimizacoes habituais para ver se passas entre as pingas acusando os outros de serem aquilo que tu és.

                                Já dizia o meu pai quando eu era mais novo, chama aos outros aquilo que tu és, antes que eles te chamem a ti.

                                Eu por acaso tenho de dizer se concordo ou nao com queimarem as igrejas? apenas disse que é um pedaco da nossa história do qual nao nos devemos de orgulhar absolutamente nada, muito menos um cristao.

                                Da mesma forma como sao proibidos exibir simbos do Nazismo e muitos forma destruidos ao longo dos tempos também nao vejo qual é o problema em fazer o mesmo com as igrejas, já que tantas ou mais pessoas foram mortas de forma macabra pela mesma.

                                Mais uma vez, nao quer dizer que concorde com um , com o outro ou até mesmo que concorde ou discorde dos dois, nao é o lugar adequado para dar a minha opiniao relativamente ao assunto.

                                Já tu, é nao é só o discurso de odio que está implicito e por de trás de muitos dos teus comentários, contra quem é diferente de ti, até mesmo contra mim por achares que sou ateu, é a forma como o fazes, o egoismo e o cinismo de falares mal daqueles que tu dizes e te gloreias dizendo aos 4 ventos que ajudas.

                                Devias de comecar a fazer ums videos e colocar nas redes sociais de cada vez que vais ajudar os ciganos ou outras familias pobres que dizes ajudar... levas alguém para segurar no telemóvel e enquanto filmam tu vais masturbando o teu ego mostrando a todos a quanta bondade que tens em ajudar aqueles que tu próprio apelidas do mais baixo da sociedade e pedes ao governo que tome medidas para os tirar daí para fora.
                                Talvez estejas apenas a espera que haja mais pessoas na mesma situacao para depois poderes "fazer mais uns tantos videos" e a masturbacao ao ego nao acabe.


                                Continuemos a tratar os outros que sao diferentes de nós como aliens, continuemos a jugar uma sociedade inteira apenas por aquilo que uma parte da sociedade faz.
                                Sigamos sozinhos nesta jornada que nos levará a mais lado nenhum, sozinhos exibindo os galhardoes de sermos os melhores, quando na verdade nao valemos m**** nenhuma, afinal de contas nao importa se todos podemos ser melhores, o que importa é que os outros sejam piores que nós.


                                Por cá me fico relativamente a responder a este teu tipo de comentários neste post, fico ansiosamente a espera do processo em tribunal relativamente ao meu suposto discurso de odio contra a tua igreja assasina e opressora.

                                Comentário


                                  realmente o ódio cega

                                  e tu estás cheio de ódio

                                  acabaste de dizer que não vês problema em fazer com as igrejas o mesmo que fizeram com os simbolos nazis, ou seja não vês problemas em destrui-las

                                  tu ficas pelas palavras, mas a repetição deste tipo de discurso leva alguns a passar aos atos e incendiar as igrejas... resultado do discurso do ódio

                                  já agora aonde vês um discurso de ódio em qualquer coisa que eu diga? Isto partindo do principio que entendes minimamente o que lês, estás tão cego de ódio que fazes interpretações do que digo que nunca me passaram pela cabeça
                                  não sou só eu que digo, já vários te disseram isso, distorces de forma absurda o que lês

                                  e aonde é que eu exibi seja o que for? acaso devo ser proibido também de dizer alguma coisa do que faço, seja a que nivel for?
                                  Editado pela última vez por lll; 20 July 2020, 14:53.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                    realmente o ódio cega

                                    e tu estás cheio de ódio

                                    acabaste de dizer que não vês problema em fazer com as igrejas o mesm que fizera com os simbolos nazis, ou seja não vês problemas em destrui-las
                                    já agora aonde vês um discurso de ódio em qualquer coisa que eu diga? Isto partindo do principio que entendes minimamente o que lês, estás tão cego de ódio que fazer interpretações do que digo que nunca me passaram pela cabeça

                                    e aonde é que eu exibi seja o que for? acaso devo ser proibido também de dizer alguma coisa do que faço?

                                    as melhoras
                                    Em resposta a tua tentativa de adivinhacao...

                                    Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                    (..)
                                    Eu por acaso tenho de dizer se concordo ou nao com queimarem as igrejas? apenas disse que é um pedaco da nossa história do qual nao nos devemos de orgulhar absolutamente nada, muito menos um cristao.

                                    Da mesma forma como sao proibidos exibir simbos do Nazismo e muitos forma destruidos ao longo dos tempos também nao vejo qual é o problema em fazer o mesmo com as igrejas, já que tantas ou mais pessoas foram mortas de forma macabra pela mesma.

                                    Mais uma vez, nao quer dizer que concorde com um , com o outro ou até mesmo que concorde ou discorde dos dois, nao é o lugar adequado para dar a minha opiniao relativamente ao assunto.

                                    (...)
                                    Em resposta a segunda parte do teu comentario.

                                    Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                    Devias de comecar a fazer ums videos e colocar nas redes sociais de cada vez que vais ajudar os ciganos ou outras familias pobres que dizes ajudar... levas alguém para segurar no telemóvel e enquanto filmam tu vais masturbando o teu ego mostrando a todos a quanta bondade que tens em ajudar aqueles que tu próprio apelidas do mais baixo da sociedade e pedes ao governo que tome medidas para os tirar daí para fora.
                                    Talvez estejas apenas a espera que haja mais pessoas na mesma situacao para depois poderes "fazer mais uns tantos videos" e a masturbacao ao ego nao acabe.

                                    (...)
                                    Nao sou eu que ando aí a apregoar a desiniao, que sejam expulsos aqueles que nao sao iguais, que nao fazem parte do clube...

                                    Eu nao tenho odio por nada nem por ninguém, já tu, nao parece ser o caso, daí me tentares atacar quase de forma constante por achares que eu sou ateu, leia-se, nao sou do teu clube.

                                    Comentário


                                      eu não te ataco, tenho opiniões diferentes

                                      aliás o defensor da censura aqui és tu, não eu

                                      e nunca defendi a expulsão seja de quem for, exceptuando quem tiver praticado crimes graves... estás a confundir-me com outro

                                      e quem é que eu apelidei do mais baixo da sociedade?

                                      realmente és um bom exemplo do discurso do odio que dizes que devia ser proibido, só o alvo muda, em vez dos ciganos ou dos negros, o teu alvo é a corja religiosa

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                        eu não te ataco, tenho opiniões diferentes

                                        aliás o defensor da censura aqui és tu, não eu

                                        e nunca defendi a expulsão seja de quem for, exceptuando quem tiver praticado crimes graves... estás a confundir-me com outro

                                        e quem é que eu apelidei do mais baixo da sociedade?

                                        realmente és um bom exemplo do discurso do odio que dizes que devia ser proibido, só o alvo muda, em vez dos ciganos ou dos negros, o teu alvo é a corja religiosa
                                        De um lado temos o "agora é tudo racismo" do outro lado temos o "tu defendes a censura", nao nao defendo, estás muito engando... nao me viste a defender tal coisa.

                                        Defendeste que as pessoas nao possam ter os mesmos direitos que os locais, logo estás a defender que possam ser mandados embora a qualquer altura que "te" apetecer.

                                        Se nao lhes dás os mesmos direitos é porque te consideras superior, logo para ti eles sao o mais baixo da sociedade.

                                        quanto ao meu alvo ser a corja da religiosa, nao me viste a defender que os religiosos sao inferiores a outros, bem pelo contrário, também nao me viste a defender que os religiosos deveriam de ter menos direitos que os nao religiosos.

                                        Mais uma vez a tua vitimizacao, tenho a dar-te os parabéns, mais uma vez conseguiste minar mais um post com as tuas professias religiosas... só alguem com muitas incertezas é que leva a isto.

                                        Comentário


                                          a lógica não é o teu forte, é com cada raciocinio mais disparatado que até mete dó

                                          defendo que só deva ter uma dada nacionalidade quem nutrir sentimentos pelo país e tiver ligação com ele

                                          o contrário seria a abolição da existencia do país enquanto país, eu até sou favoravel à criação de uma federação europeia e consequentemente da existencia de uma nacionalidade europeia, mas enquanto não existir há diferenças entre ser nacional de um país e não o ser

                                          não estou a defender que possam ser mandados embora quando apetecer, mesmo os estrangeiros devem ter direitos, não têm os mesmo direitos que os nacionais, nomeadamente não têm os mesmos direitos politicos, ser eleitos para determinados cargos, aliás não conheço país aonde não seja assim... se conheceres indica

                                          e não me considero superior por isso, eu proprio também acho que não tenho direito a ter a nacionalidade doutro país com o qual não tenho ligação, não sou inferior a eles por isso, nem eles inferiores a mim por não terem a minha nacionalidade

                                          apenas defendi que devia existir rigor na atribuição da nacionalidade, atualmente o processo é facilmente alddrabado, é facil de falsificar
                                          e que se devia dar a nacionalidade portuguesa apenas a quem se senta portugues, abrir as portas a quem nos odeia pode dar mau resultado, já deu no passado e pode vir a dar no futuro

                                          quanto à corja religiosa, o simples facto de a considerares corja é insulto que em rigor podia ser punido em tribunal, além de ser uma generalização, atribuis a todos as culpas de uma pequena parte, e é claramente discurso de ódio

                                          e sim, defendes a censura porque defendes que o estado ande à cata na net de pessoas que façam discursos de ódio para os levar a tribunal, ou sejam pretendes silenciar quem tenha opiniões divergentes.
                                          Mas por aqui até agora apenas vejo uma pessoa que tem claramente um discurso de ódio, e és tu

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                            a lógica não é o teu forte, é com cada raciocinio mais disparatado que até mete dó
                                            Sim a tua lógica é que está correcta, tu és sem duvida o supra sumo da compreensao e lógica...


                                            Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                            defendo que só deva ter uma dada nacionalidade quem nutrir sentimentos pelo país e tiver ligação com ele
                                            Viver e contribuir para o teu país durante anos, ter de passar pelo processo de aplicacao nao conta como nutrir sentimentos pelo país? lolol

                                            Como te disse, pela tua lógica entao eu nao deveria de ter nacionalidade Portuguesa, porque como já admiti várias vezes nao nutro qualquer tipo de sentimento por Portugal, tenho nacionalidade Portuguesa porque me foi dada a mesma por causa dos meus antepassados serem portugueses.

                                            Mesmo as minhas filhas, tenho sérias duvidas que nutram qualquer tipo de sentimento por Portugal, tem nacionalidade Portuguesa no entanto a maior parte da vida delas viveram fora do país e a unica coisa que tem no país é alguns membros da familia.

                                            Devem de nao ter nacionalidade entao?


                                            Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                            o contrário seria a abolição da existencia do país enquanto país, eu até sou favoravel à criação de uma federação europeia e consequentemente da existencia de uma nacionalidade europeia, mas enquanto não existir há diferenças entre ser nacional de um país e não o ser
                                            A lógica nao é o meu forte e tenho cada raciocinio que até dá dó, mas depois vens com perolas destas...

                                            Só quem tem sentimentos pelo país deveria de ter direito a ter nacionalidade (deve de ser requisito fazer uma tatuagem com a bandeira do país, quanto mais visivel mais pontos), és contra a abolicao de fronteiras mas és farovável a criacao de uma federacao europeia e a existencia de uma nacionalidade Europeia...

                                            Onde está a lógica? Pois... nao está lolol


                                            Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                            não estou a defender que possam ser mandados embora quando apetecer, mesmo os estrangeiros devem ter direitos, não têm os mesmo direitos que os nacionais, nomeadamente não têm os mesmos direitos politicos, ser eleitos para determinados cargos, aliás não conheço país aonde não seja assim... se conheceres indica
                                            Tu nao tens a nocao, é normal, nem toda a gente é informada acerca desse tipo de coisas e nada de mal, a ignorancia muitas vezes na verdade é uma dádiva.

                                            Nao sei, mas secalhar aquilo que te vou dizer é uma novidade, mas dependendo do país, enquanto nao tens nacionalidade do mesmo nao tens direitos absolutamente nenhuns e podes ser mandado embora a qualquer altura, basta que entre para o governo um novo partido que seja contra os imigrantes e voilá...

                                            Enquanto isso, em muitos casos podes mas estás impedido psicologicamente de poder fazer a tua vida nesse país, e quando digo fazer vida, digo investir no país, tal como manter contas bancárias com poupancas, comprar casa e mesmo investir em outras coisas.

                                            Em países economicamente mais desenvolvidos, isso nao será de todo um problema de maior, mas em países em que o dinheiro nao abunda tal como é o caso de Portugal, há que todos os poucos que decidem ficar no país se sintam confortáveis em investir no país e nao mandar o dinheiro todo que conseguem poupar para os seus países de origem para depois lá investir.

                                            Eu sei que tu nao percebes isso, nao pareces ter nocao de como funcionam as coisas do ponto de vista financeiro, e nao tens de ter.


                                            Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                            e não me considero superior por isso, eu proprio também acho que não tenho direito a ter a nacionalidade doutro país com o qual não tenho ligação, não sou inferior a eles por isso, nem eles inferiores a mim por não terem a minha nacionalidade
                                            Nao achas que tens de ter acesso a nacionalidade de outro país porque nao estás na situacao de querer fazer a tua vida em outro país e vives no receio de te poderem mandar embora a qualquer altura.
                                            É a mesma coisa que eu, eu me importo de nao ter nacionalidade britanica, se quiser ter, basta aplicar, fazer os testes, pagar claro e está feito, no entanto nao estou a pensar em fazer porque de momento nao tenho necessidade e apesar de ter cá comprado casa, nao tenciono cá ficar até morrer, no entanto por exemplo apliquei para as minhas filhas terem nacionalidade britanica, porque nao sei o que elas vao querer no futuro e considerando que grande parte da vida delas foi cá passada, possivelmente irao cá querer ficar porque consideram isto o país delas, apesar de terem nascido em Portugal e terem nacionalidade Portuguesa.

                                            Viveres num país onde tu trabalhas e contribuis para a economia tal como qualquer outro local e nao te darem os mesmos direitos que um local (mesmo que tenhas de passar por um periodo)


                                            Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                            apenas defendi que devia existir rigor na atribuição da nacionalidade, atualmente o processo é facilmente alddrabado, é facil de falsificar
                                            e que se devia dar a nacionalidade portuguesa apenas a quem se senta portugues, abrir as portas a quem nos odeia pode dar mau resultado, já deu no passado e pode vir a dar no futuro
                                            O processo de obtencao de nacionalidade em Portugal é em tudo similar a outros países, similar a Espanha, Franca, UK, haverá uma ou outra regra que poderá fazer com que seja mais ou menos simples de a obter, no entanto o processo e os termos sao bastante similares e nao há nenhum país que te obrigue a sentir do país ou que tenhas qualquer tipo de amor pelo mesmo, até porque isso para além de parvo seria extremamente dificil de controlar.

                                            Quanto a falsificar os pontos chave nao sao de todo simples de serem falsificados, tais como o residir no país pelo menos há 6 anos, e o outro requisito mais complicado que tem a ver com o certificado linguistico, na maioria dos casos as pessoas que aplicam para nacionalidade Portuguesa é pessoal que vem do Brasil e de países onde o idioma oficila já é portugues logo nao necessitam de tal coisa.

                                            Podes dizer que deveria de ser necessário um teste sobre cultura geral acerca da história do país e até concordaria com tal, mas deixa de ser algo propriemente válido quando tens locais que nao conhecem a história da sua própria casa quanto mais a história do país.


                                            Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                            quanto à corja religiosa, o simples facto de a considerares corja é insulto que em rigor podia ser punido em tribunal, além de ser uma generalização, atribuis a todos as culpas de uma pequena parte, e é claramente discurso de ódio
                                            Dizer a corja que está dentro da igreja, é insulto e discurso de ódio, dizer que os ciganos vivem todos de subsidios e que fazem isto e aquilo, nao é generalizacao nem tao pouco é discurso de ódio...

                                            Já pensaste em ir a loja da esquina comprar um pouco de nocao? Pode ser que esteja em promocao e consigas um bom negócio.

                                            Se achas que é insultuoso, é porque te serviu a carapuca, caso contrário fazias como por exemplo o LuisCastro que já por diversas vezes admitiu que haverá lá pessoas que sao efectivamente o que eu digo e que tal como eu diz que nem todos serao iguais e que haverá lá boa gente. Percebes a diferenca?

                                            Podes dizer que sao todos muito bons e bla bla bla, mas nao podes desmentir aquilo que eu vi com os meus próprios olhos... como já disse em outro post, a mim próprio me foi apontado o dedo por nao me aproveitar da situacao para enriquecer e obter vantagens para mim próprio. Como te disse antes, já vi tantos, que já os consigo cheirar á distancia.

                                            O modus operandi é sempre o mesmo, a forma como falam é sempre a mesma, as coisas que defendem e a forma como as defendem é sempre a mesma.

                                            Nao há que enganar.


                                            Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                            e sim, defendes a censura porque defendes que o estado ande à cata na net de pessoas que façam discursos de ódio para os levar a tribunal, ou sejam pretendes silenciar quem tenha opiniões divergentes.
                                            Mas por aqui até agora apenas vejo uma pessoa que tem claramente um discurso de ódio, e és tu
                                            Se nao consegues perceber textos simples de opiniao e nao te dás ao trabalho de ler as coisas sem ser com a intencao de ataque pessoal aos outros users é um pouco complicado demais... pois chegas a uma certa altura que como já aconteceu em vários posts em que por mais factos te coloquem a frente, tu nao és capaz de desligar da tua opiniao por uns segundos e pensar na possibilidade de esses factos estarem correctos e que a tua opiniao esteja errada.
                                            Isso já aconteceu nao só comigo, como com outros utilizadores que tal como eu usam um sentido logico pelo que me parece especifico e baseado em factos, algo que tu aparentas ter muita dificuldade em lidar com.

                                            Para pessoas como tu, que nao estao interessadas em por em consideracao que poderao estar erradas e que depois inventam histórias do arco da velha, tentando disparar em todo e qualquer sentido numa necessidade quase faminta de ter razao a todo o custo... Nao tenho tempo para discutir ou colocar a minha opiniao em causa (que poderá estar errada), portanto tens razao.

                                            Eu é que sou xenofobo e tenho discurso de ódio, eu é que estou a apoiar a censura... Ganhas-te.

                                            Comentário


                                              Grande Angular - Monitorizar o pensamento


                                              Por António Barreto

                                              Talvez seja coincidência, mas não parece! Um dia, por causa de um livro, seis dúzias de académicos empenhados subscrevem um manifesto no qual protestam contra a academia que protege a direita, dizem eles, que branqueia a extrema-direita, garantem, que ajuda o racismo, afirmam. Em poucas palavras, contra uma academia que não denuncia o discurso de ódio, resumem. No dia seguinte, são desvendados rumores de planos que o governo faz para encomendar às universidades que vigiem o discurso do ódio, que supervisionem as redes sociais e que acompanhem as narrativas públicas sobre estrangeiros. Nada, lei ou palavra de ministro, é seguro. Por enquanto, “diz-se”, “vai pensar-se”… Mas o caminho está desbravado.

                                              Na verdade, o que se anuncia é um dos mais violentos atentados contra a liberdade de expressão que Portugal conhece há décadas! Como quase sempre, sob a aparência de causas nobres (contra o racismo) e de sentimentos elevados (contra o ódio), o que na verdade se propõe é o estabelecimento de um cânone de virtudes e de um catecismo de valores. Os governantes e os cientistas sociais que assim se exprimem pretendem a “monitorização” dos discursos, actividade aparentemente inócua. O que na verdade querem é o estabelecimento de uma ordem. Para que serve “monitorizar”? Não tenhamos dúvidas: é um eufemismo para vigiar, policiar, registar e fiscalizar. É o que fazem as polícias, a PIDE, a KGB, a STASI e outras, vivas ou defuntas. É o que sempre fizeram as censuras. De repente, estas pessoas encontram o pretexto ideal: um partido fascista e um deputado xenófobo! Contra esse mal, desembainham espadas e alinham artilharia. Revelam-se os censores que são.

                                              Os signatários do manifesto não escondem ao que vêm: impedir a universidade livre e plural, a fim de defender uma academia empenhada e vigilante! Os manifestantes não discutem o livro, não contestam as conclusões. Talvez nem sequer o tenham lido! Limitam-se a denunciar o autor, a sugerir a proibição, a recomendar o saneamento e a definir fronteiras para o pensamento admissível!

                                              É pena ver entre aqueles signatários pessoas que não julgávamos capazes disto. Engano nosso! É uma desilusão contar entre os manifestantes pessoas que em tempos deram o seu nome a combates pela liberdade de expressão. Erro nosso! Eles lutavam pela sua liberdade, não pela de todos.

                                              Depois do manifesto inquisitório, os pezinhos de lã do governo disfarçam as botifarras da censura. Parece que o governo vai abrir democrático concurso para aprovar cinco projectos de monitorização das expressões e das narrativas! Sempre com motivos nobres, claro: denunciar o ódio e observar o racismo!

                                              É bem possível que estes planos alucinados não sejam mais do que isso, planos alucinados! Mas é melhor estarmos prevenidos. Há coisas que se fazem, rumores que se deixam correr e vagas intenções que chegam ao público com a missão de sondar os espíritos. Logo se verá depois se as coisas correm bem ou mal.




                                              O mais provável é que estejamos diante da ambição de experimentar práticas de controlo da expressão, de censura e de intoxicação. Os pretextos, o racismo e a xenofobia, são tão consensuais que podem ser aproveitados para a criação de uma censura política e moral, que acabará por ser muito mais vasta do que aquelas perversões do espírito. Outras formas de expressão virão a seguir.

                                              Tudo o que se descreve acima é selectivo. Evidentemente. O racismo, a xenofobia e a desigualdade são consideradas nefastas ou toleradas, conforme as conveniências políticas. A retórica da violência também: se destinada a inimigos de classe é aceitável; se dirigida a forças reaccionárias é valorizada; se endereçada a certas etnias é justa luta, mas se forem outras, será considerada incitação ao ódio…

                                              Entre governantes, grupos fanáticos e académicos apostados em destruir a universidade e substitui-la por fuzileiros do pensamento, está a criar-se um clima que faz lembrar a Censura salazarista, o Macarthismo, o Jdanovismo soviético… Com algumas diferenças. Antes, eram as polícias e os tribunais. Hoje, são agências de comunicação e universidades que se prestem a tal serviço.

                                              É seguramente a tentativa de atentado à liberdade de expressão mais detestável da democracia portuguesa, só comparável às leis salazaristas, fascistas e comunistas. O governo prepara. O Parlamento espera. Há Universidades que se prestam e faculdades, institutos e centros de estudos que se perfilam para cuidar da virtude publica…

                                              Mal vai um país quando se começa a olhar, não para o que as pessoas fazem, mas sim para o que pensam, sentem e dizem! Muito mal vai um povo quando as autoridades pretendem estabelecer códigos morais, linhas divisórias de atitude e barreiras para os sentimentos! É tudo por boas causas: os governantes e as universidades empenhadas só pretendem que não haja racismo, só se esforçam por que não haja ódio, só pretendem que as pessoas sejam boas! Sabemos que as autoridades e os académicos empenhados só querem o nosso bem! Mas esse é mesmo o ponto: quem é livre não quer que as autoridades se ocupem do seu bem! Nem que seja para “monitorizar”. Sabemos que quando as autoridades se ocupam do nosso bem dá asneira.

                                              É realmente inquietante ver que há universidades que se prestam, académicos que se candidatam, governantes que se preparam e intelectuais que não se importam. E um partido cujo comportamento se estranha. Onde está o Partido Socialista para quem o golpe do jornal República foi o sinal de alarme para a campanha da liberdade de 1975? Que é feito dos socialistas que não se deixavam enredar nas teias que põem em causa a liberdade de expressão? Que aconteceu ao PS de Mário Soares cujo primeiro livro tinha como título “Portugal amordaçado”? Donde vieram os socialistas que fecham os olhos e tapam os ouvidos diante desta ofensiva contra a liberdade que se propõe monitorizar o discurso e a narrativa? Como é possível que as últimas gerações de socialistas não resistam a tentar comprar ou calar jornais e jornalistas, redes sociais e televisões? E como se pode imaginar que haja universitários prontos para se transformarem em sacerdotes da monitorização e sargentos do Grande Irmão?

                                              Estes senhores não querem apenas combater o que entendem ser o fascismo, o racismo ou o populismo. Querem também destruir a democracia plural, a liberdade de expressão e o livre pensamento. São mesmo perigosos, não é só conversa!

                                              Comentário


                                                O António Barreto anda bastante empenhado nesta questão e tem dado a cara em público. Tiro o meu chapéu, porque facilmente pode sofrer um "assassinato" da sua figura pública.

                                                Comentário


                                                  agora é a turquia, esse mui democratico país a tentar implementar a censura usando estas desculpa

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por DMA Ver Post
                                                    O António Barreto anda bastante empenhado nesta questão e tem dado a cara em público. Tiro o meu chapéu, porque facilmente pode sofrer um "assassinato" da sua figura pública.

                                                    O texto que ele publicou há cerca de 1 ou 2 semanas é magistral.
                                                    Mas é uma geração que se está a acabar... agora ou são tecnocratas ou são desinteressados e alheados... mesmo ao jeito de déspotas e ditadorzecos...


                                                    Edição/PS: o texto é o que o III tinha acabado de colocar aqui...

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X