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Para q serve a prometida linha de metro de superfície entre cruz-quebrada e Sacavém?

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    #31





    Lisboa: PSP apanha sete carteiristas no eléctrico 15

    https://sol.sapo.pt/artigo/37028/lis...o-electrico-15


    Olhá o Metro:



    The Métro is operated by the Régie autonome des transports parisiens (RATP), a public transport authority that also operates part of the RER network, bus services, light rail lines and many bus routes. The name métro was adopted in many languages, making it the most used word for a (generally underground) urban transit system. It is possible that "Compagnie du chemin de fer métropolitain" was copied from the name of London's pioneering underground railway company,[citation needed] the Metropolitan Railway, which had been in business for almost 40 years prior to the inauguration of Paris's first line.

    Agora que quiseres chamar Asno ao Burro isso é lá contigo.

    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Não é "eléctrico", é "metropolitano".

    "Metropolitano" é uma redução de "comboio metropolitano", que também é habitualmente reduzido para "metro".
    "Eléctrico" é uma redução de "carro eléctrico" (actualmente chamamos carruagem ao que antigamente se chamava carro).

    Chama-se "comboio" a dois ou mais "carros" ligados.

    Portanto, se o teu "eléctrico" tiver mais que um "carro" (carruagem), não é "carro eléctrico", é "comboio".
    Se o "comboio" circula dentro de uma metrópole, é "comboio metropolitano" (metro).
    Editado pela última vez por pgainf; 30 July 2020, 12:16.

    Comentário


      #32
      Ninguém chama metro a isto e têm quase sempre carruagens:
      Vão fazer quase igual em Lisboa.

      Editado pela última vez por pgainf; 30 July 2020, 16:05.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por pgainf Ver Post




        https://sol.sapo.pt/artigo/37028/lis...o-electrico-15


        Olhá o Metro:



        The Métro is operated by the Régie autonome des transports parisiens (RATP), a public transport authority that also operates part of the RER network, bus services, light rail lines and many bus routes. The name métro was adopted in many languages, making it the most used word for a (generally underground) urban transit system. It is possible that "Compagnie du chemin de fer métropolitain" was copied from the name of London's pioneering underground railway company,[citation needed] the Metropolitan Railway, which had been in business for almost 40 years prior to the inauguration of Paris's first line.

        Agora que quiseres chamar Asno ao Burro isso é lá contigo.
        cp1400 to the rescue

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
          Nas mesmas condicoes de um electrico ou metro de superficie? Claro que e'.

          Só um dia normal nas ruas de Lisboa

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
            Nas mesmas condicoes de um electrico ou metro de superficie? Claro que e'.

            Não é a mesma, mas sim, é bem diferente se for uma linha dedicada, ou seja não sendo o chamado tram ou tram train e apenas train.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Nelson1003 Ver Post
              Só faltou escrever isso de acordo com o novo acordo ortográfico e estava perfeito.
              Perfeito seria sem AO90 e com os "ph" e "y", como em "pharmácia", "physica", e "phylosophia".

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                Não é a mesma, mas sim, é bem diferente se for uma linha dedicada, ou seja não sendo o chamado tram ou tram train e apenas train.
                Teres um autocarro ou um metro a circular ali vai dar ao mesmo. Eu ate acho que o metro da' menos medo aos transeuntes porque a parte frontal e' mais pequena e faz menos barulho.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por pgainf Ver Post

                  Lisboa: PSP apanha sete carteiristas no eléctrico 15

                  https://sol.sapo.pt/artigo/37028/lis...o-electrico-15


                  Olhá o Metro:


                  The Métro is operated by the Régie autonome des transports parisiens (RATP), a public transport authority that also operates part of the RER network, bus services, light rail lines and many bus routes. The name métro was adopted in many languages, making it the most used word for a (generally underground) urban transit system. It is possible that "Compagnie du chemin de fer métropolitain" was copied from the name of London's pioneering underground railway company,[citation needed] the Metropolitan Railway, which had been in business for almost 40 years prior to the inauguration of Paris's first line.

                  Agora que quiseres chamar Asno ao Burro isso é lá contigo.

                  Está bem explícito no texto que citaste, mas imagino que seja um problema de interpretação...


                  Quanto ao resto, não muda rigorosamente nada do que eu disse.



                  A isto chama-se AUTOCARRO ARTICULADO, não se chama comboio de rodas:





                  Para além dos comboios (metropolitanos ou não) de superfície e subterrâneos ("subway" nos EUA, e "underground" no UK), que todos conhecem bem, também tens os comboios elevados ( "L" nos EUA, de "elevated"):





                  Se tens problemas com termos e definições, não é meu problema.

                  Chamar eléctrico a um comboio não deixa de ser ridículo.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Nelson1003 Ver Post
                    Só faltou escrever isso de acordo com o novo acordo ortográfico e estava perfeito.
                    A dizeres ao Nuno156 para usar o AO90 tornas-te candidato às bastonadas e com prioridade sobre quem não usa máscara.

                    Comentário


                      #40
                      Eu acho excelente a ideia.

                      Existir diferentes formas de transporte urbano NÃO Poluente, com vários interfaces entre eles.


                      Até parece que a malta não conhece Barcelona e Londres, só para dar 2 exemplos. Coexistem diferentes tipos de transporte urbano. O pesado, comboio. Metro e Metro de superficie. Para além do BUS.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                        Teres um autocarro ou um metro a circular ali vai dar ao mesmo. Eu ate acho que o metro da' menos medo aos transeuntes porque a parte frontal e' mais pequena e faz menos barulho.
                        Nessa parte sim, de embates, mas, de condução em si muito mais facilmente se despista um autocarro que um electrico.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                          A dizeres ao Nuno156 para usar o AO90 tornas-te candidato às bastonadas e com prioridade sobre quem não usa máscara.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                            Eu acho excelente a ideia.

                            Existir diferentes formas de transporte urbano NÃO Poluente, com vários interfaces entre eles.


                            Até parece que a malta não conhece Barcelona e Londres, só para dar 2 exemplos. Coexistem diferentes tipos de transporte urbano. O pesado, comboio. Metro e Metro de superficie. Para além do BUS.
                            Certíssimo.
                            E eu, desconheço a eventual utilidade deste projecto.
                            Desconheço no sentido em que de facto não sei se vai ser bom ou mau.

                            Vejo algumas críticas mas não sei se são construtivas ou não.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              Nessa parte sim, de embates, mas, de condução em si muito mais facilmente se despista um autocarro que um electrico.
                              Um autocarro urbano a circular numa via propria? Muito raramente. Existe uma maior probabilidade, mas nao e' problematica ao ponto de se escolher um meio de transporte diferente so' por causa disso.

                              Comentário


                                #45
                                Mais uma vez Loures fica esquecido para mim vou continuar a levar carro para ir trabalhar

                                Comentário


                                  #46
                                  Tróleis com pequenas baterias é que era.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                    Um autocarro urbano a circular numa via propria? Muito raramente. Existe uma maior probabilidade, mas nao e' problematica ao ponto de se escolher um meio de transporte diferente so' por causa disso.
                                    Sim, a minha comparação inicial era mais com a linha férrea dedicada.
                                    Mas a relação preço/segurança de um autocarro com via dedicada deve ser superior a um electrico.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Next Ver Post
                                      Mais uma vez Loures fica esquecido para mim vou continuar a levar carro para ir trabalhar
                                      Confesso que ainda não percebi a tara de Loures continuar esquecido....enfim, política.
                                      Mas está lá a rodoviária de lisboa, essa maravilha

                                      Comentário


                                        #49
                                        Ah e com esse orçamento vai dar para boa corrupção, também

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                          Ah e com esse orçamento vai dar para boa corrupção, também
                                          O propósito é apenas esse.
                                          As linhas estão no projecto só para disfarçar.

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                                            #51
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Se nao tem muita procura, naturalmente que transforte de rodas de ferro pode não ser viável.
                                            Mas não digas que é a mesma segurança, porque não é nem pode ser.
                                            Um metrobus em linha dedicada o que perde em segurança para um metro em carris?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Nessa parte sim, de embates, mas, de condução em si muito mais facilmente se despista um autocarro que um electrico.
                                              Os metrobus podem ser totalmente autonomizados. Diria que a probabilidade de despiste não será muito diferente.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Claro que é diferente. Mas conforme o karma tambem estava a dizer , pode não justificar a diferença face ao preço., até porque estamos a falar de linhas urbanas.
                                                Uma linha de metro tradicional ainda que de superficie é que é muitíssimo mais seguro, mas claro é um investimento muito maior.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Metro de superfície na cidade: passo 1 criar a linhas, passo dois atropelamentos, passo três criar muros e passagens de nível...
                                                  É uma super ideia sim.... só que não.

                                                  Usar o que há nunca tem a mesma piada.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                    Ja existe uma especie de metro de superficie entre Alges e a Praca da Figueira. Nao percebo o interesse de mais outra coisa parecida.
                                                    Fazia mais sentido uma linha que fosse do Cacem e passasse por Sao Marcos, Tagus Parque, Porto Salvo, Lagoas Parque, Quinta da Fonte, Oeiras Parque e Paco de Arcos. Mas nao sei se isso sera' possivel devido 'a orografia e/ou malha urbana actual.
                                                    O ''elefante branco'' do SATU seria para fazer a ligação da Estação de Paço D'Arcos ao TagusPark, mas morreu, e neste momento é uma estrutura de betão ao abandono.
                                                    Editado pela última vez por MetalKing; 30 July 2020, 20:59.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      A ideia do SATU não era ir até Cacém?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                        O ''elefante branco'' do SATU seria para fazer a ligação da Estação de Paço D'Arcos ao TagusPark, mas morreu, e neste momento é uma estrutura de betão ao abandono.
                                                        41,65% dos eleitores que foram às urnas em Oeiras em 2017 acham que está ali uma obra que sim senhor

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                                          Metro de superfície na cidade: passo 1 criar a linhas, passo dois atropelamentos, passo três criar muros e passagens de nível...
                                                          É uma super ideia sim.... só que não.

                                                          Usar o que há nunca tem a mesma piada.
                                                          Olhemos para o Metro do Porto ou o Metro Sul do Tejo.

                                                          Exemplos de obras que podem ou não ser necessárias ( diria que o do Porto sim ) mas no caso do ST talvez não segundo oiço quem lá mora.

                                                          Seja como for, temos que tirar daí lições acerca dos cursos brutais em termos financeiros.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                                            Metro de superfície na cidade: passo 1 criar a linhas, passo dois atropelamentos, passo três criar muros e passagens de nível...
                                                            É uma super ideia sim.... só que não.

                                                            Usar o que há nunca tem a mesma piada.
                                                            faltam os acidentes relacionados com automóveis... e sim,ja assisti

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                              A ideia do SATU não era ir até Cacém?
                                                              Sim, e servir os parques empresariais do concelho de Oeiras, mas penso que os utilizadores se queixavam devido 'a seguranca porque era um transporte automatico (sem condutor).

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