Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Rendimento básico incondicional

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    Julgo que não estás 100% a par... Em Portugal tu podes trabalhar e ter um rendimento per-capita tão reduzido em que ainda podes auferir uma comparticipação do RSI, habitação social, isenção de taxas moderadoras, abono de familia, etc.

    Considero que esse RBI já por cá existe, porque no final do dia o estado providencia um tecto a todos os que não o têm, e estão dispostos a cumprir as regras da sociedade (e até para muitos que não estão dispostos), tens ajuda alimentar diária (cantinas sociais), escolaridade gratuita, RSI, etc.
    Creio que nao estejas a par daquilo que é efectivamente o RBI ou do que poderá ser.

    Como dizes o estado providencia a quem nao tem, o que faz de ti trabalhador, alguém que os sustenta.


    Estamos a falar de um "apoio social" unico, nao de um acrescento a apoios sociais já existentes.

    Comentário


      #32
      Os subsídios quando foram pensados era para situações temporárias em que pessoas num determinado momento da sua vida estivessem com dificuldades financeiras e em situação de desemprego, eram atribuídos até a pessoa se conseguir orientar novamente, não a pouca vergonha que vemos, uns a esfolarem-se para querer trabalhar ter uma vida digna, outros a dar ao coiro todos dos dias para andar a descontar para aqueles que criaram um vida de comodismo viver à custa dos subsídios e nada fazem nem querem.

      Por isso é que isto não anda para frente.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
        Os testes ao RBI permitem umas conclusoes muito limitadas porque as pessoas continuam a viver numa economia onde o RBI nao existe e onde existe sempre um acrescimo de rendimento das pessoas que entram no teste.
        Precisamente, por isso mesmo é que para se tirar conclusoes existem estudos e também só seria visionado se beneficiador ou nao, caso fosse colocado em prática.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
          Os subsídios quando foram pensados era para situações temporárias em que pessoas num determinado momento da sua vida estivessem com dificuldades financeiras e em situação de desemprego, eram atribuídos até a pessoa se conseguir orientar novamente, não a pouca vergonha que vemos, uns a esfolarem-se para querer trabalhar ter uma vida digna, outros a dar ao coiro todos dos dias para andar a descontar para aqueles que criaram um vida de comodismo viver à custa dos subsídios e nada fazem nem querem.

          Por isso é que isto não anda para frente.
          100% de acordo, mas se tiveres um rendimento que é incondicional nao vais olhar para o esforco como uma benece, sempre?

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
            Gostava que o pessoal que diz ser contra elaborasse, mas acho que há algumas coisas acerca disto que muita gente nao percebe.



            Vamos lá por partes, o RBI na minha opiniao tem obrigatoriemente de subsitituir tudo o que for apoios sociais do estado, desde os RSI, subsidio de desemprego e por aí fora.

            O valor a ser pago, deverá ser nao o suficiente para viveres mas sim o suficiente para poderes ter dignidade (por exemplo, o suficiente para poderes pagar a tua comida).




            Hoje o que acontece (em Portugal e nao só) é pessoal a receber subsidios do estado tipo RSI, para o estado nao trabalham porque na realidade ninguém no seu perfeito juizo vai trabalhar para ficar numa situacao financeira igual ou inferior aquela que estava anteriormente.


            Vamos por partes, o Manuel recebe de RSI 400Euros (nem sei se sao esses os valores), com isso tem direito a uma casa da camara onde praticamente nao paga renda.

            Se o Manuel for trabalhar, vai perder o RSI e possivelmente a casa da camara, sabendo que provavelmente o Manuel nao vai conseguir arranjar um trabalho onde lhe seja pago muito mais que o salario minimo, qual é o incentivo que o Manuel tem em ir trabalhar?

            Secalhar o Manuel até vai trabalhar, faz uns biscates e recebe por fora, nao paga impostos porque se os pagar, vai perder os beneficios que tem, ou seja, acaba por receber do estado e contribuir com zero, só porque sim.

            É isso que preferem?
            CAda um é responsavel por satisfazer na integra as suas ncesidades
            Por isso sou contra o RBI e contra todas as formas de subsidiação por princpio , apenas favoravel aos apoios sociais baseados numa carreira contributiva.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
              Precisamente, por isso mesmo é que para se tirar conclusoes existem estudos e também só seria visionado se beneficiador ou nao, caso fosse colocado em prática.
              E' impossivel fazer um estudo conclusivo para uma medida tao abrangente. Dai' que nenhum pais tenha grande interesse em implementar um RBI.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                Creio que nao estejas a par daquilo que é efectivamente o RBI ou do que poderá ser.

                Como dizes o estado providencia a quem nao tem, o que faz de ti trabalhador, alguém que os sustenta.


                Estamos a falar de um "apoio social" unico, nao de um acrescento a apoios sociais já existentes.
                No fim vai ser sempre assim, quem trabalha a sustentar quem trabalha mas não aufere o suficiente, ou quem não trabalha porque não quer ou não pode.

                Além disso, falar de RBI num contexto de liberdade de circulação de bens e pessoas, e das facilidades existentes na imigração, só provoca uma coisa... crescimento da extrema direita, o que não me parece nada saudável. Falar de RBI num momento em que tens uma boa parte da agricultura intensiva (estufas) alicerçadas em trabalhadores asiáticos, não me faz grande sentido, por exemplo...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                  CAda um é responsavel por satisfazer na integra as suas ncesidades
                  Por isso sou contra o RBI e contra todas as formas de subsidiação por princpio , apenas favoravel aos apoios sociais baseados numa carreira contributiva.
                  Existem pessoas que por mais que queiram e tentem nunca irao conseguir muito mais que o salário minimo e isso nao é só devido a nao terem capacidade para mais, grande parte nao conseguem porque os trabalhos que sabem/podem realizar pagam o salário minimo e esses trabalhos, só pagam o salário minimo porque nao precisam de se preocupar, se este nao quiser, haverá certamente mais dois ou tres a bater a porta para vir trabalhar.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                    E' impossivel fazer um estudo conclusivo para uma medida tao abrangente. Dai' que nenhum pais tenha grande interesse em implementar um RBI.
                    Tem vindo a ganhar alguma traccao e apoio um pouco por todo o lado, possivelmente iremos assistir em breve a algum país a implementar e se com sucesso, muitos outros a seguir o exemplo.


                    No outro post (que nao tinha visto antes) vi que fizeste umas contas e que chegaste a conclusao que era mais justo e possivelmente até mais barato implementar um RBI do que o sistema que temos hoje.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                      No fim vai ser sempre assim, quem trabalha a sustentar quem trabalha mas não aufere o suficiente, ou quem não trabalha porque não quer ou não pode.

                      Além disso, falar de RBI num contexto de liberdade de circulação de bens e pessoas, e das facilidades existentes na imigração, só provoca uma coisa... crescimento da extrema direita, o que não me parece nada saudável. Falar de RBI num momento em que tens uma boa parte da agricultura intensiva (estufas) alicerçadas em trabalhadores asiáticos, não me faz grande sentido, por exemplo...
                      Percebo o que dizes acerca do contexto das facilidades de imigracao e liberdade de circulacao, claro que isso teria de ser controlado para que as pessoas nao emigrassem para Espanha porque lá pagavam mais, no entanto nao percebo a questao dos trabalhadores asiaticos...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                        Percebo o que dizes acerca do contexto das facilidades de imigracao e liberdade de circulacao, claro que isso teria de ser controlado para que as pessoas nao emigrassem para Espanha porque lá pagavam mais, no entanto nao percebo a questao dos trabalhadores asiaticos...
                        Que sentido faz teres pessoas improdutivas no teu pais, sustentando-as com o dinheiro dos que produzem, através do RSI/RBI/o que queiras, e depois facilitares a entrada de exteriores não qualificados? Eu sei que isto é um argumento pouco popular, e a 1ª tentação de muita gente é logo mandar pedras, mas faz algum sentido... e enquanto não se achar uma resposta a isto, vai dar sempre ao mesmo, crescimento da extrema direita.

                        Fomentando o ingresso dos improdutivos, alivias as despesas com prestações sociais, asseguradas pelos produtivos, não necessitando tanto de recrutar no exterior.

                        Tu não te deves preocupar com os que emigram, a menos que sejam qualificados e te façam realmente falta. Deves preocupar-te com os que imigram, e suas características... regulando o fluxo de entrada, alteras o comportamento do fluxo de saída. Mas isto é algo que, na minha opinião, deve ser feito ao nível europeu vs. resto do mundo.

                        Além disso, enquanto não demonstrarem competências reais de fiscalização e punição dos abusos no recebimento de subsídios, ou qualquer outra prestação pública, pior ainda...
                        Editado pela última vez por Ruie34; 07 September 2020, 12:10.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                          Tem vindo a ganhar alguma traccao e apoio um pouco por todo o lado, possivelmente iremos assistir em breve a algum país a implementar e se com sucesso, muitos outros a seguir o exemplo.


                          No outro post (que nao tinha visto antes) vi que fizeste umas contas e que chegaste a conclusao que era mais justo e possivelmente até mais barato implementar um RBI do que o sistema que temos hoje.
                          Tenho de ver esse post. E tenho de ver que numeros foram usados.
                          Basicamente na seguranca social metade da despesa sao pensoes. O que fazer? O valor das pensoes e' absorvido pelo RBI e todos os pensionistas passam a receber so' o RBI? Os pensionistas continua a receber a reforma e o RBI? Assim o pouco dinheiro que sobra mal deve chegar a uns 100€/mes a cada portugues.

                          Comentário


                            #43
                            Contra!!

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                              100% de acordo, mas se tiveres um rendimento que é incondicional nao vais olhar para o esforco como uma benece, sempre?

                              Não, pois não fui educado para ver as coisas nesse sentido, ao contrario daqueles que foram e depois é o que se vê, ter trabalho para quê? se me dão, que é exatamente o problema.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                Ok, entao assumimos uma derrota logo a partida?

                                "eh lá..... não me parece seguro beberes esse copo de veneno!!!!!! Até agora toda a gente que bebeu morreu !!!!!"

                                "Ok, entao assumimos uma derrota logo a partida?"

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                  Que sentido faz teres pessoas improdutivas no teu pais, sustentando-as com o dinheiro dos que produzem, através do RSI/RBI/o que queiras, e depois facilitares a entrada de exteriores não qualificados? Eu sei que isto é um argumento pouco popular, e a 1ª tentação de muita gente é logo mandar pedras, mas faz algum sentido... e enquanto não se achar uma resposta a isto, vai dar sempre ao mesmo, crescimento da extrema direita.

                                  Fomentando o ingresso dos improdutivos, alivias as despesas com prestações sociais, asseguradas pelos produtivos, não necessitando tanto de recrutar no exterior.

                                  Tu não te deves preocupar com os que emigram, a menos que sejam qualificados e te façam realmente falta. Deves preocupar-te com os que imigram, e suas características... regulando o fluxo de entrada, alteras o comportamento do fluxo de saída. Mas isto é algo que, na minha opinião, deve ser feito ao nível europeu vs. resto do mundo.

                                  Além disso, enquanto não demonstrarem competências reais de fiscalização e punição dos abusos no recebimento de subsídios, ou qualquer outra prestação pública, pior ainda...

                                  Ao longo do tempo tenho visto uma coisa que é bastante comum entre os Portugueses, que é eu nao quero melhorar, quero é que tu deixes de estar tao bem como estás, é transversal a outras culturas claro mas aqui estamos a falar de portugueses.

                                  O que eu defendo, com um RBI é algo unico, algo que iria subsitituir tudo o que forem prestacoes sociais existentes, acabamos com RSI, abonos familiares e por aí fora e passamos a pagar uma prestacao unica, que é igual para todos independentemente de estarem ou nao a trabalhar ou mesmo de quanto ganham.

                                  Imagina que neste momento entre todas estas prestacoes que sao pagas apenas a alguns, o estado tem um custo de 100 milhoes, mas esses 100 milhoes vao apenas parar aos bolsos daqueles que recebem essas mesmas prestacoes, seja de forma legitima ou nao.

                                  Porque nao dividirmos esse mesmo valor, por toda a populacao de forma igual?

                                  Claro que ao fazer isto iria baixar as prestacoes sociais de muitos, o que faria com que eles invariavelmente tivessem de comecar a pensar em trabalhar, e já que a unica hipotese ao irem trabalhar é sempre um aumento do seu rendimento, só teriam a ganhar com isso, eles e todos nós.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                    Tenho de ver esse post. E tenho de ver que numeros foram usados.
                                    Basicamente na seguranca social metade da despesa sao pensoes. O que fazer? O valor das pensoes e' absorvido pelo RBI e todos os pensionistas passam a receber so' o RBI? Os pensionistas continua a receber a reforma e o RBI? Assim o pouco dinheiro que sobra mal deve chegar a uns 100€/mes a cada portugues.
                                    Ve as contas que fizeste na altura.

                                    Mas sim, acho que as reformas deveriam de ser um valor fixo, sendo irrelevante o que descontaste ao longo da tua vida.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                      Não, pois não fui educado para ver as coisas nesse sentido, ao contrario daqueles que foram e depois é o que se vê, ter trabalho para quê? se me dão, que é exatamente o problema.
                                      Se te dao, nao vais querer mais?Nao queres melhor qualidade de vida?

                                      Em todo o lado, quando entras no sistema social, é extremamente dificil de conseguir sair, muitas vezes nao por tua vontade mas sim porque fazeres mais, nao significa obrigatoriemente mais rendimento.

                                      E aí é que está o problema, fazeres mais, tem de corresponder sempre a melhor rendimento.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                        já há um tópico para esta parvoíce, é só procurar.

                                        a minha opinião é que já sustento parasitas suficientes.

                                        Se automação entrar em força (como tu queres) vais fazer o quê? A quem perder o trabalho? Meter nessas bermas das estradas nacionais a espera de clientes?

                                        muito bonito, blablabla. Eu ja sustento parasitas suficientes, mas esquecem-se que alguns parasitas como alguns dizem, ja trabalharam na vida, vieram para o desemprego porque infelizmente a mentalidade tuga, e da classe empresarial tuga, é uma m€rd@.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                          "eh lá..... não me parece seguro beberes esse copo de veneno!!!!!! Até agora toda a gente que bebeu morreu !!!!!"

                                          "Ok, entao assumimos uma derrota logo a partida?"
                                          Uma comparacao um pouco parva, estamos entao a assumir logo a partida que todos os Portugueses sao carrascoes e nao querem fazer nenhum?

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                            Existem pessoas que por mais que queiram e tentem nunca irao conseguir muito mais que o salário minimo e isso nao é só devido a nao terem capacidade para mais, grande parte nao conseguem porque os trabalhos que sabem/podem realizar pagam o salário minimo e esses trabalhos, só pagam o salário minimo porque nao precisam de se preocupar, se este nao quiser, haverá certamente mais dois ou tres a bater a porta para vir trabalhar.
                                            NAo acredito nisso, se as pessoas nao sabem fazer algo mais valorizado pelo mercado, vao aprender, chama-se a isso investir em si, se nao qurem não é problema meu , nao quero nem saber e sobretudo nao quero pagar

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por novocarro Ver Post
                                              Se automação entrar em força (como tu queres) vais fazer o quê? A quem perder o trabalho? Meter nessas bermas das estradas nacionais a espera de clientes?

                                              muito bonito, blablabla. Eu ja sustento parasitas suficientes, mas esquecem-se que alguns parasitas como alguns dizem, ja trabalharam na vida, vieram para o desemprego porque infelizmente a mentalidade tuga, e da classe empresarial tuga, é uma m€rd@.
                                              Apesar de que isto a ser implementado individualmente em cada país, nao podemos individualizar e dizer que no país X ou Y é uma ***** e no país Z ou P é excelente.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                NAo acredito nisso, se as pessoas nao sabem fazer algo mais valorizado pelo mercado, vao aprender, chama-se a isso investir em si, se nao qurem não é problema meu , nao quero nem saber e sobretudo nao quero pagar
                                                Vai dizer a um trolha ou um operador maquinas com 55 anos de idade para investir em si.

                                                Ele investe é ir para reforma o mais rapido possivel. Ponto final

                                                è que pelo caminho que levamos até de andarilho andamos a trabalhar.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                  NAo acredito nisso, se as pessoas nao sabem fazer algo mais valorizado pelo mercado, vao aprender, chama-se a isso investir em si, se nao qurem não é problema meu , nao quero nem saber e sobretudo nao quero pagar
                                                  Para poderes ir aprender é necessário teres capacidades nao só psicologicas, fisicas e até muitas vezes monetárias para isso.

                                                  Nao é só decidir fazer, por isso é que há tanta gente que se ficou por trabalhos que pagam o minimo, nao conseguem mais que isso e dificilmente algum dia irao conseguir.


                                                  É bonito dizer algo do genero quando ainda somos novos, mas quando a idade aumenta, por norma aumentam também as responsabilidades (maioritariamente familiares) e nao dá.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por novocarro Ver Post
                                                    Vai dizer a um trolha ou um operador maquinas com 55 anos de idade para investir em si.

                                                    Ele investe é ir para reforma o mais rapido possivel. Ponto final

                                                    è que pelo caminho que levamos até de andarilho andamos a trabalhar.
                                                    Ambos ganha relativamente bem, ambos tem um profissao que faz falta.
                                                    e sei isso com conhecimento de causa

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                      Ambos ganha relativamente bem, ambos tem um profissao que faz falta.
                                                      e sei isso com conhecimento de causa
                                                      Mas e os taxistas? Tesla etc. Vais dizer o que? Olhe voce tem 60 anos, mas va estudar, porque voce agora nao vai ser preciso.



                                                      Ele estuda é para reforma.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                                        Para poderes ir aprender é necessário teres capacidades nao só psicologicas, fisicas e até muitas vezes monetárias para isso.

                                                        Nao é só decidir fazer, por isso é que há tanta gente que se ficou por trabalhos que pagam o minimo, nao conseguem mais que isso e dificilmente algum dia irao conseguir.


                                                        É bonito dizer algo do genero quando ainda somos novos, mas quando a idade aumenta, por norma aumentam também as responsabilidades (maioritariamente familiares) e nao dá.
                                                        E de pequenino que se toce o pepino, quando estas na fase aprender defines o teu futuro .
                                                        se optaram por nao o fazer continua a nao ser problema meu .

                                                        Eu aceito o RBI , se aquelas que prescidirem deles ficarem isentos de impostos , parece-te bem?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por novocarro Ver Post
                                                          Mas e os taxistas? Tesla etc. Vais dizer o que? Olhe voce tem 60 anos, mas va estudar, porque voce agora nao vai ser preciso.



                                                          Ele estuda é para reforma.
                                                          NEssa idade ja estas perto da reforma, tendo uma carreira contributiva grande , o RBI ja nao faz falta

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                                            Se te dao, nao vais querer mais?Nao queres melhor qualidade de vida?

                                                            Em todo o lado, quando entras no sistema social, é extremamente dificil de conseguir sair, muitas vezes nao por tua vontade mas sim porque fazeres mais, nao significa obrigatoriemente mais rendimento.

                                                            E aí é que está o problema, fazeres mais, tem de corresponder sempre a melhor rendimento.
                                                            acho que tu estás a ver as coisas de uma forma diferente da minha, ter mais não significa mais qualidade de vida, muitas vezes é o inverso tenho mais e péssima qualidade de vida, quando a sair do sistema social não é difícil, difícil é mentalizar-se para ir mais além, tem de se trabalhar, existir esforço e vontade para tal, pois os que nunca moveram um dedo para se esforçar para ter seja o que for, acomodam-se e nem se estão para chatear.

                                                            Não existe problema nenhum em fazer mais, tem é de se começar, se existe um objetivo a atingir como um melhor rendimento, logo sem esforço não se faz nada.

                                                            basicamente o mal foi estes subsídios terem sidos criados e não estava-mos sequer agora a ter esta conversa, a malta que vive à custa dos mesmos estava agora a trabalhar como qualquer outro e não no café a ver o tempo passar.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por novocarro Ver Post
                                                              Se automação entrar em força (como tu queres) vais fazer o quê? A quem perder o trabalho? Meter nessas bermas das estradas nacionais a espera de clientes?

                                                              muito bonito, blablabla. Eu ja sustento parasitas suficientes, mas esquecem-se que alguns parasitas como alguns dizem, ja trabalharam na vida, vieram para o desemprego porque infelizmente a mentalidade tuga, e da classe empresarial tuga, é uma m€rd@.
                                                              Alguns andam uma vida inteira a vir para o desemprego, porque não acrescentam nada ao mercado de trabalho....nem mesmo a vontade e capacidade laboral

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X